Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011


Joao
 Share

Recommended Posts

De todas as grandes ondas de frio que eu acompanhei não me lembro de nenhuma colocando -6oC em 850 para São Joaquim, somente julho de 2000 indicava tal patamar. Para os outros níveis, até 650mb a ultima onda de frio desse mês dupera até o momento (-12 em 650), mas para o nível de 850 repito, não me recordo outra que não seja julho de 2000 para a latitude de São Joaquim como referencia.

 

É a tão esperada BOMBA do ano!

Link to comment
Share on other sites

TODOS os modelos concordam, o mais frio é o GFS e o mais "ameno" é o Europeu. Como disse aqui desde que esse evento era só um rabisco no horizonte, a consistência e estabilidade do GFS dão muita confiança ao prognostico.

 

Outro destaque é o gradiente de meros 80mb (!!!) entre os 952mb do Superciclone no Atlântico e os 1032mb do anticiclone polar cruzando os Andes! Vem muito evento severo por aí, principalmente ressaca e vento raramente observados.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se é por ser fins de agosto as características atmosféricas se acentuam, mas os amigos Caco e Marcos muito bem relacionaram a set 2002 e set 2006. Ambas ocorreram nos primeiros dias de setembro, e pelo que eu me lembro guardam um desenho sinótico semelhante com o que poderá ocorrer, especialmente set 2006. Mas repito que naquelas ocasiões não lembro do modelo colocar -6oC em 850 sobre São Joaquim, como referencia. Entre -5oC e -4oC é o valor mais intenso que aparece nos modelos na véspera da entrada das mais fortes ondas de frio.

 

Obs: AAO voltou a afundar e assim deve permanecer por mais alguns poucos dias. O valor de hoje está em

Incríveis -3.

Link to comment
Share on other sites

O potencial para tempo severo na entrada dessa SUPER FRENTE FRIA é muito grande, podendo chegar até no centro-oeste a área de risco. Isso falando apenas em rápida troca de poderosas massas de ar, existirão outros fatores também. Acho que não dá pra descartar atividade tornádica. Preocupante..

Link to comment
Share on other sites

O QUE IMPRESSIONA É A CONSTÂNCIA DOS MODELOS.

 

E O QUE PREOCUPA É O ESTRAGO QUE TEREMOS, VIDAS E ECONÔMICO.

 

O INVERNO AQUI JÁ ESTÁ CHEGANDO MAIS CEDO E INDO MAIS TARDE E O VERÃO ESTÁ MAIS CURTO, AS VEZES GROSSO.

 

NESTE ANO O FRIO IRÁ ATÉ TARDE E O VERÃO TENDE A SER CURTO E GROSSO.

 

Pois é Ronaldo uma forte tendência de la niña, e que deverá se intensificar nos próximos meses. Digo isto graças aos post's do Caio e Mafili!

Link to comment
Share on other sites

O potencial para tempo severo na entrada dessa SUPER FRENTE FRIA é muito grande, podendo chegar até no centro-oeste a área de risco. Isso falando apenas em rápida troca de poderosas massas de ar, existirão outros fatores também. Acho que não dá pra descartar atividade tornádica. Preocupante..

 

Foi isso o que eu pensei também. Ocorrerá um gradiente térmico muito intenso, fator que favorece a formação de super-células.

Link to comment
Share on other sites

Agosto de 1999 foi a 32,4oC segundo o jornal A Noticia do dia 12/08/1999 http://www1.an.com.br/1999/ago/12/0ger.htm . Tem até o Sr. Ronaldo Coutinho na matéria. Desse modo é muito provável que Florianópolis tenha registrado ontem sua máxima absoluta histórica para o mês de agosto no Inmet de São José com 33,5oC.

Link to comment
Share on other sites

Que porrada: o GFS dá para o sábado o dia todo com 10° em SP caindo para 3° na manhã de domingo. Quero só ver o frio que vai fazer em CJ. O frio entra em POA na sexta. Para verem a velocidade desse ar frio. Para POA chega a -5,7° em 850 hpa e em SJ a -6,2° em 850 hpa!!

 

Aqui nublado com 16,0° e 73%. Mínima de 13,5°. Venta de ESE a 5,3 km/h. Bem fresquinho.

Link to comment
Share on other sites

Que porrada: o GFS dá para o sábado o dia todo com 10° em SP caindo para 3° na manhã de domingo. Quero só ver o frio que vai fazer em CJ. O frio entra em POA na sexta. Para verem a velocidade desse ar frio. Para POA chega a -5,7° em 850 hpa e em SJ a -6,2° em 850 hpa!!

 

Aqui nublado com 16,0° e 73%. Mínima de 13,5°. Venta de ESE a 5,3 km/h. Bem fresquinho.

 

O que está mais me chamando a atenção deste frio até o momento, é que além de ser muito intenso, este vai atingir uma grande área do Brasil. Realmente um revival dos anos 90.

Link to comment
Share on other sites

O potencial para tempo severo na entrada dessa SUPER FRENTE FRIA é muito grande, podendo chegar até no centro-oeste a área de risco. Isso falando apenas em rápida troca de poderosas massas de ar, existirão outros fatores também. Acho que não dá pra descartar atividade tornádica. Preocupante..

 

O Oeste do Paraná quase nunca passa em branco nesses eventos... estragos podem ser grandes!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pela 06Z teremos em Juiz de Fora a tarde mais fria de muitos anos (desde 2000), não passando dos 11ºC :shok:

 

Nossa, impressionante, será q vai gear no sul de Minas de novo?? A última geada do começo de agosto foi a primeira em algumas cidades da região desde 1994, e parece que agora o sinal amarelo se abre novamente!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Vem coisa forte mesmo! Me empolguei! Não acompanhava modelos em 2000, mas, peos modelos atuais do Inpe até agora, está para ser a onda mais forte do ano, e pelo que sei, nos mesmo moldes de set/2002, que, na minha opinião, ainda foi mais forte do que todas as MP´s que tivémos esse ano.

 

Em setembro/2002 chegou a baixar de 5C em São Paulo, ou ficou bem perto disso, não? Foi incrível aquele frio tardio, num ano em que o frio foi quase nulo...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Tenho acompanhado a discussão sobre a nova MP e como eu uso o programa WXSIM para calcular a previsão do tempo

para Apucarana, resolvi "fuçar" um pouco nos dados que ele fornece além do texto da referida previsão. Achei os seguintes

números para 21/08/2011 à partir da zero hora até as 13 horas. Os dados são gerados baseados em dados do GFS recebidos

via internet automaticamente.

No dia anterior (20/08) às 05:00 hs Temperatura 12.8 e Umidade = 95 , são os menores indices.

previsao21082011.jpg.1fa34e0b485c135e0d6bb7150bb2cd24.jpg

Link to comment
Share on other sites

OliMac, o frio tem dificuldade de entrar nas serras de Minas pq já chega raso nessas latitudes, logo qualquer obstáculo natural se transforma numa grande barreira. Pelo interior do continente o caminho é livre. O frio tropical ou é por perda de radiação em grandes altitudes ou é bastante raso em locais onde há a possibilidade de ele chegar, como no Acre, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

OliMac, o frio tem dificuldade de entrar nas serras de Minas pq já chega raso nessas latitudes, logo qualquer obstáculo natural se transforma numa grande barreira. Pelo interior do continente o caminho é livre. O frio tropical ou é por perda de radiação em grandes altitudes ou é bastante raso em locais onde há a possibilidade de ele chegar, como no Acre, por exemplo.

O pessoal do Acre tem que dar graças a Deus que existe uma região chamada Bacia do Paraná. É ali que o frio entra. Muito bom, Bruno. É por isso que praticamente não faz frio algum em Porto Velho. Há elevação de 200 a 500 m no S de RO e o frio raso pára ali.

 

Aqui chove fraco e ficou um pouco mais frio. Mais um dia lindo de morrer, tradicional nesse inverno 2011. Faz 13,7° com 81% e acumulado de +-1 mm. Vento E a 7,7 km/h.

 

Rumo a uma semana doida, onde terá de TUDO: calorão, tempestade, onda de frio, quem sabe até neve.

 

Abraços geográficos!

Link to comment
Share on other sites

As rodadas das 12Z impressionam e me levam a começar a crer na primeira negativa de dois dígitos em anos. Surge também a chance de máximas baixíssimas, quiçá alguma negativa no sábado. O ETA 20 já mostra quase -10 para São Joaquim com máxima próxima de 0oC. E o GFS colocando -7oC em 850 sobre São Chico? Absurdo de frio!!!

Link to comment
Share on other sites

O ETA dá máxima de 10° ou menos para praticamente todo o RS e SC (à exceção do litoral) e S do PR. O GFS parece subestimar as mínimas na serra, mas dá neve na madrugada de sexta para sábado no RS, na serra e no Planlato Médio, e em SC na serra e no meio-oeste.

 

Sábado é o dia chave para a neve o frio intenso, e o domingo para as mínimas.

 

O ciclone vira um MONSTRO de 947 hpa no litoral da Patagônia!!! Vai ter peixe voando na África!!

 

Agora chove fraco e faz 13,3° com 83%.

Link to comment
Share on other sites

OliMac, o frio tem dificuldade de entrar nas serras de Minas pq já chega raso nessas latitudes, logo qualquer obstáculo natural se transforma numa grande barreira. Pelo interior do continente o caminho é livre. O frio tropical ou é por perda de radiação em grandes altitudes ou é bastante raso em locais onde há a possibilidade de ele chegar, como no Acre, por exemplo.

O pessoal do Acre tem que dar graças a Deus que existe uma região chamada Bacia do Paraná. É ali que o frio entra. Muito bom, Bruno. É por isso que praticamente não faz frio algum em Porto Velho. Há elevação de 200 a 500 m no S de RO e o frio raso pára ali.

 

Aqui chove fraco e ficou um pouco mais frio. Mais um dia lindo de morrer, tradicional nesse inverno 2011. Faz 13,7° com 81% e acumulado de +-1 mm. Vento E a 7,7 km/h.

 

Rumo a uma semana doida, onde terá de TUDO: calorão, tempestade, onda de frio, quem sabe até neve.

 

Abraços geográficos!

 

Perfeita explicação de vocês dois. As serras de Minas têm um duplo efeito ao frio, podem atrapalhar (quando é frio de advecção) ou ajudar (sob ar bem seco, forte perda de calor por re-irradiação).

 

Para esta próxima onda de frio, pelo menos até o momento, as únicas zonas do estado a contemplar uma maior influência do anticiclone serão o sul de Minas e zona da mata. Uma máxima

bastante baixa é esperada para JF no Domingo. Pelas últimas projeções o ar frio aqui seria úmido, bloqueado por esta latitude. BH vai sentir algum efeito também.

Link to comment
Share on other sites

As rodadas das 12Z impressionam e me levam a começar a crer na primeira negativa de dois dígitos em anos. Surge também a chance de máximas baixíssimas, quiçá alguma negativa no sábado. O ETA 20 já mostra quase -10 para São Joaquim com máxima próxima de 0oC. E o GFS colocando -7oC em 850 sobre São Chico? Absurdo de frio!!!

 

Acho que chegou a hora do nosso cavalo tão esperado! :good:

Link to comment
Share on other sites

Aqui dois dias bastante distintos, ontem sol e calor, hoje friosinho e nublado. Parece que o frio do final de semana pega MS e SP ainda bem forte tambem!

 

Desta vez o destaque poderá ser não somente do MS. O MT será pego de cheio. No norte provavelmente será a friagem mais intensa do ano.

O que chama a atenção é frio em 850hpa previsto pelo ETA.Incrível.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

--------------------------------------------------------------------------------

 

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2010

por Caio César » Seg Ago 02, 2010 1:59 pm

 

12Z ligeiramente melhor. Sinal verde para a neve entre 18h00 de terça e 12h00 de quinta, com menor chance até as 12h00 de sexta. Pequena chance de acumulação nos pontos mais altos. Oremos!

 

................................................................................

 

Olha aí Caio Recordar é viver, hehehehehe

Link to comment
Share on other sites

Hoje em Curitiba parecia até que ía ficar quente. Só que nublou e a temperatura máxima foi de 19oC a 1 hora da tarde. Depois caiu rápido e já era de 13oC às 5 da tarde e 12oC às 6. Sensação de inverno voltou depois de um dia de verão ontem (só a mínima de 10oC fazia lembrar que não era verão!), mas já vai embora amanhã, naquela que promete ser a semana mais louca dos últimos anos :prankster: , sendo fechada com chave de ouro por um provável elefante polar! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, em êxtase lendo as mensagens do povo aqui!! Confesso que fiquei empolgado agora!!

 

Fim de semana antagônico!

 

Ontem estive em BC e peguei um baita sol na praia...dia magistral, com calor e ideal para uma cervejinha!

Sai de lá rumo a Campo Alegre, que estava tendo uma noite relativamente quente, pois as 20:00 ainda registrava altos 16 graus. Só que hoje, ao amanhecer, pensei que a neblina ia se dissipar e o sol ia rachar, no entanto o dia ficou nublado, muito vento e sensação de bastante frio!!Sai demlá as 17:00 de hoje, com o carro marcando 10 graus e ventando durante todo o trajeto até o início da descida da serra aqui em Joinville.

 

Sai de mais de 30 graus ontem para 10 graus hoje, com muito vento! Muito interessante!

 

E ontem Joinville variou de 13,8 graus até 32,8 na minha estação!! Mas Joinville já chegou a registrar, se não me engano, 38 graus em agosto!!!

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Olha, eu só tenho visto o GFS e o Europeu... A 12Z deste último é muito diferente da 12Z do GFS. Eu diria que o Europeu fala em forte MP para agosto e o GFS fala de forte MP para a década... Algum dos dois vai ter de dar o braço a torcer de novo! Espero que o Europeu peça arrego como da última vez, e não aconteça o mesmo que no feriado de Corpus Christi, quando o GFS arregou na última hora a nosso favor!!!

 

Caio, can you help us with this!? Como andam os demais modelos? Mais para o GFS ou mais para o Europeu? O ETA tá mais pro GFS, mas o ETA é louco, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Olha, eu só tenho visto o GFS e o Europeu... A 12Z deste último é muito diferente da 12Z do GFS. Eu diria que o Europeu fala em forte MP para agosto e o GFS fala de forte MP para a década... Algum dos dois vai ter de dar o braço a torcer de novo! Espero que o Europeu peça arrego como da última vez, e não aconteça o mesmo que no feriado de Corpus Christi, quando o GFS arregou na última hora a nosso favor!!!

 

Caio, can you help us with this!? Como andam os demais modelos? Mais para o GFS ou mais para o Europeu? O ETA tá mais pro GFS, mas o ETA é louco, he he he!

Zé, olha os outros modelos nesse link: comp_modelos.php

Lá pelas 21:00h a rodada 12z tá pronta!

Link to comment
Share on other sites

Hehehe boa Longobucco. Tempo bom, lembrança de um momento histórico.

 

Duas pulgas ainda me incomodam. E deverão continuar variando ao longo da semana:

 

- O Europeu, que é o patinho feio dos modelos para o frio, guardadas as devidas proporções. Pois o modelo também mostra muito frio, mas direcionado para mínimas espetaculares no domingo e na segunda do que para advecção e umidade para a neve no sábado. O tiro em 850 é curto pelo europeu.

 

- O GFS é muito frio em 850, histórico em alguns locais. Mas alguma inversão aparece vez ou outra em São Joaquim.

 

No geral o negócio está entre o intenso e o monstruoso. Uma onda de frio intensa clássica, com 4 a 5 dias de duração. O frio será de lascar na sexta RS/SC, sábado, domingo, segunda e amanhecer de terça em todo o centro-sul. E como colocou o Anselmi teremos prejuízos a vista, As mais diversas culturas de todos os estados do centro-sul podem ser afetadas. O frio que alegra alguns prejudica muitos outros.

 

Zé, a maioria absoluta segue o GFS, que apresenta uma consistência poucas vezes observada. Continuo confiando muito nos prognósticos do modelo americano.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.