Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011


Joao
 Share

Recommended Posts

Comentário sobre o Rindat: PQP!!

 

Todo o centro, oeste e norte do RS e o centro e oeste de SC estão TAPADOS de raios!!

 

A MetSul acabou de alertar para a possibilidade de chuva torrencial e granizo em POA nas próximas horas!!

 

Aqui faz 16,0° com vento ENE a 12,6 km/h. Relãmpagos e trovoadas aumentando!!

Link to comment
Share on other sites

Estou em Curitiba a dois dias com temperatura super agradável, muito diferente da semana passada uma friaca monstra!!!

O inverno começa a se despedir!!!

 

Não é o fim do inverno, é o início de agosto, o mês do cachorro louco, he he he!!!

 

Vamos ter friaca forte ainda!! Mas esta semana só um friozinho marítimo básico a partir de amanhã e ate quinta, um calorão animal no final de semana, um outro provável friozinho marítimo básico em seguida, outro calorão animal na sequência e aí.... O MONSTRO!!! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Que m..! Se eu não soubesse e alguém me dissesse que estamos numa noite de janeiro eu acreditaria. Faz 25,5°C e são quase 23h00 de uma noite de inverno! Acho que para o interior do PR os temporais podem ocorrer na madrugada. Segunda-feira passada neste mesmo horário eu já estava na casa dos 10°C e amanheceria a terça com 6°C e garoa..hehe..

Link to comment
Share on other sites

A Bovespa passa Urupema com -09,4 neste momento.....

É mocada, acabou a brincadeira... Estão desmontando o mercado agora a noite na Ásia, vou ter que trabalhar a noite... Quem aproveitou esses anos de fanfarronismo no Brasil e na Bolsa aproveitou. Agora chegou a hora da verdade, vamos torcer mas o cenário é negro!

Link to comment
Share on other sites

O mais impressionante nessa crise é sber como o pessoal do mercado continua prezando as agências de classificação.

Não tem nada a ver com agencias, é slow down econômico across the board e possibilidade muito real de recessão num mundo endividado ate o talo. Vai sofrer mais, ainda tem gordura no mercado.

Link to comment
Share on other sites

O mais impressionante nessa crise é sber como o pessoal do mercado continua prezando as agências de classificação.

Não tem nada a ver com agencias, é slow down econômico across the board e possibilidade muito real de recessão num mundo endividado ate o talo. Vai sofrer mais, ainda tem gordura no mercado.

Não nego o momento ruim. Tudo o que estamos vendo a nossa volta é mais do mesmo. Não vi nenhuma novidade na ultima semana. Nenhuma! Crise fiscal na Europa? Pedalada da economia americana? Isso tudo tá no preço há no mínimo um ano. A grande novidade da semana foi rebaixamento dos EUA. Razão? A politicagem americana envolvendo uma questão importante, porém nada aterrorizante: o limite de endividamento. O mercado entrou em alvoroço.

 

Minha opinião é de que essa será mais um crise que será resolvida com atitudes governamentais sérias depois que os países começarem a se dar conta que chegou a hora de pôr as vaidades políticas de lado. O mundo desenvolvido vai ter crescimento nulo por algum tempo e os emergentes continuarão no mesmo ritmo. O mundo não acabará, tal como toda a crise prevê no seu estopim.

 

A velha teoria dos ciclos econômicos é aplicada de forma clássica no momento atual. Os países desenvolvidos, após anos de bonança, tornaram-se negligentes. Os países emergentes atuais, após anos de sofrimento, tornaram-se precavidos. O mundo gira. A transferência de poder idem. Essa reorganização econômica gera estresse, porém está longe de estar apontando o fim do mundo, tal como toda crise tenta antever.

 

Pronto! Falei! Embora esteja desautorizado para isso!

Link to comment
Share on other sites

O humor do mercado se refletindo nesse temporal! Do sul do RS até lá no Clóvis só o que se ouvem são trovoadas!! Que diazinho hein! Amanhã tem mais... na bolsa e no tempo!

 

 

O dia hoje foi negro em Chicago em todos os sentidos... Choveu de manhãzinha, o sol saiu em curtos períodos, ficou nublado quase todo o resto do dia, e faz 3 ou 4 horas que temos relâmpagos e trovões, mas só garoa e pára...

 

As notíias de fim do mundo circularam por todo o dia, aliadas aos estranhíssimos atentados e protestos na Inglaterra, com saques e vandalismo que resultaram em um prédio incendiado.

 

Tenso, hehehe...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A velha teoria dos ciclos econômicos é aplicada de forma clássica no momento atual. Os países desenvolvidos, após anos de bonança, tornaram-se negligentes. Os países emergentes atuais, após anos de sofrimento, tornaram-se precavidos. O mundo gira. A transferência de poder idem. Essa reorganização econômica gera estresse, porém está longe de estar apontando o fim do mundo, tal como toda crise tenta antever.

 

Pronto! Falei! Embora esteja desautorizado para isso!

 

Perfeito Bruno, concordo plenamente com este parágrafo. Os mesmos analistas e investidores que agora estão em pânico e vendendo todas as posicões, a 3 meses atrás impulsionaram o petróleo a mais de 100 dólares, a soja a 14$(segunda maior da história), e o milho a 8 dolares, a maior da historia. São os mesmos que a 3 meses pregavam que o mundo estava "recuperado" pesadelo de 2008. O que mudou na prática em relacão aos fundamentos?? ...Naaaaada...

 

Porém, temos que admitir que o rebaixamento do rating foi o "estopim", o querosene, a gota d'água que faltava para transbordar o copo, ou incendiar a fogueira... Os E.U.A se mostraram extremamente incompetentes em realizar as reformas que clamavam por ser feitas já quando Barack tomou posse.

 

Esperava-se uma recuperacão bem mais rápida da economia americana, ou pelo menos inércia dos poderosos. O que se vê aqui é um marasmo da economia, e um governo que não "entende" que mesmo ricos e milionários tem que aprender a cortar "gastos" durante as vacas magras.

 

...Quanto a Europa, o que dizer de um país como a Grécia, que quer ter o estilo de vida dos Americanos, canadenses... Itália, Espanha, Portugal estão com o mesmo problema, não tem a economia que a Alemanha tem, mas querem viver como as classes altas de Berlin e Munique...

 

O calote das dívidas dessas economias é com certeza um medo razoável por parte dos investidores, e perfeitamente aceitável.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O mais impressionante nessa crise é sber como o pessoal do mercado continua prezando as agências de classificação.

Não tem nada a ver com agencias, é slow down econômico across the board e possibilidade muito real de recessão num mundo endividado ate o talo. Vai sofrer mais, ainda tem gordura no mercado.

Não nego o momento ruim. Tudo o que estamos vendo a nossa volta é mais do mesmo. Não vi nenhuma novidade na ultima semana. Nenhuma! Crise fiscal na Europa? Pedalada da economia americana? Isso tudo tá no preço há no mínimo um ano.

há um ano a previsão é que os USA cresceria 3.5 a 4pct. Hoje 1.5eh teto. Há um ano o Brasil cresceria 5 pct em 2011. Hoje torce pra dar 3.5pct. O mundo nunca deveu tanto, nem no final da segunda guerra estava tão endividado. 30 anos de fanfarronismo de credito. Iminência de guerra cambial onde o principal player que pode ajudar, China, nao esta nem aí para o resto. O endividamento permite dizer que Nao há mais possibilidade de socorro soberano. Essa nao é uma crise comum.

Link to comment
Share on other sites

Em épocas de crise a transferência de poder (dinheiro) sai das mãos das crianças (classe média/pobre) e vai para aqueles que já tem dinheiro, consequência? O rico ficando cada vez mais rico e o pobre ficando cada vez mais pobre. A tendência dos EUA, no Brasil ainda vai levar um tempinho, é da classe média ficar cada vez menor e as diferenças sociais aumentarem. Não que os ricos sejam corruptos ou má pessoas, e sim o diferencial se chama "instrução financeira", e isso meu amigo, tu não aprende na escola nem na faculdade. O mundo ocidente está se encaminhando para uma sociedade altamente instruída, mas pobre.

 

As pessoas tem que acordar que a era industrial is over! A era da informação está aí e está cada vez mais comum jovens milionários da noite pro dia, onde as massas dizem a mesma coisa é porque tem algo de errado, think out of the box.

 

Eu sei que os moderadores já avisaram para cortar cortar essas opiniões sobre a crise econômica aqui nesse espaço, mas já que todo mundo deu seu pitaco, eu não resisti :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Agora em Joinville...esta parecido ai em Poa, Marcos??

Vendo essa foto, lembrei que ontem aqui o RJ amanheceu com um nevoeiro muito forte também. Não dava pra enxergar nada praticamente. Indo para o trabalho, normalmente gosto de olhar a Baía de Guanabara pela janela do ônibus na Ponte Rio-Niterói, mas hoje só enxergava uma "parede" branca, nem o mar logo abaixo da ponte dava para ver. Engraçado que quando o ônibus subiu o vão central deu pra ver o tempo limpo por cima do nevoeiro, como se estivesse voando. A cidade literalmente sumiu!

Link to comment
Share on other sites

amanhecemos sem nuvens aqui em SP mas o tempo já fechou. Tem trovoadas no interior, a caminho da capital!

 

Como tem sido o inverno desse ano na capital paulista de forma geral?

Sds.

 

São Paulo SP (Mirante de Santana - Aut): 20,1 Media Acum 1.160,2 mm

 

Jan11: (+02,4) 23,5 (20,2 / 29,5 / 18,0 / 33,7 / 24,8) – 487,0 mm

Fev11: (+01,7) 24,1 (20,2 / 30,5 / 16,9 / 33,1 / 25,3) - 350,8 mm

Mar11: (-00,1) 21,6 (18,8 / 25,6 / 16,2 / 31,6 / 22,2) - 87,8 mm

Abr11: (+01,5) 21,2 (17,9 / 26,7 / 13,6 / 31,9 / 22,3) - 127,0 mm

Mai11: (-00,2) 17,4 (14,2 / 22,6 / 09,8 / 27,0 / 18,4) - 26,2 mm

Jun11: (-00,7) 15,8 (11,7 / 21,7 / 06,2 / 26,7 / 16,7) - 76,8 mm

Jul11: (+01,6) 17,4 (13,2 / 23,2 / 08,0 / 28,9 / 18,2) - 04,6 mm

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Essa média de 17,4° no Mirante Santa é de qual período? Muito alta, ao meu ver.

 

Ninguém comentou das tempestades dessa madrugada: Xanxerê teve rajada de 118 km/h e Erechim de 93!!!

 

Aqui em POA tivemos muitas trovoadas e relâmpagos de madrugada, mas pouco choveu. Desde à meia-noite foram 7 mm, e foram 11,3 mm nas últimas 24 h. Agora temos mais um dia lindo de morrer. Estou quase chorando. Faz 16,1° com + de 90% e chuvisca. Venta de SE a 12,1 km/h. Pressão em 1015,9 mb.

 

A MetSul disse que podemos até ter um pouco de sol no fim do dia.

Link to comment
Share on other sites

No dia 20 e no dia 17, Renan. Europeu e GFS concordando. A do dia 20 seria "a paulada". :mosking:

 

Pois é ! Para quem acha que o inverno acabou, estão muito enganados. Uma pena que a natureza não olha previsão do tempo,

pois todas as árvores frutíferas começaram a florar aqui em JF. Pode se tornar um grande fracasso se chegar uma mp potente,

e isso não é de se descartar.

Link to comment
Share on other sites

No dia 20 e no dia 17, Renan. Europeu e GFS concordando. A do dia 20 seria "a paulada". :mosking:

 

Pois é ! Para quem acha que o inverno acabou, estão muito enganados. Uma pena que a natureza não olha previsão do tempo,

pois todas as árvores frutíferas começaram a florar aqui em JF. Pode se tornar um grande fracasso se chegar uma mp potente,

e isso não é de se descartar.

 

 

Não sei quanto ao Europeu, mas a invasão polar em 280 horas pelo GFS (dia 20 aprox.) é mais uma MP com potencial isobárico baixo (1024hpa). Ou seja, ainda não é agora que vamos ter "aquela" invasão polar a la 2000, 1996, 1994, 1990, etc.. Mas teríamos neve nas Serras de SC e RS e as negativas em 850 hpa até o limite sul da Região Metropolitana de Curitiba!

Link to comment
Share on other sites

No dia 20 e no dia 17, Renan. Europeu e GFS concordando. A do dia 20 seria "a paulada". :mosking:

 

Pois é ! Para quem acha que o inverno acabou, estão muito enganados. Uma pena que a natureza não olha previsão do tempo,

pois todas as árvores frutíferas começaram a florar aqui em JF. Pode se tornar um grande fracasso se chegar uma mp potente,

e isso não é de se descartar.

 

 

Não sei quanto ao Europeu, mas a invasão polar em 280 horas pelo GFS (dia 20 aprox.) é mais uma MP com potencial isobárico baixo (1024hpa). Ou seja, ainda não é agora que vamos ter "aquela" invasão polar a la 2000, 1996, 1994, 1990, etc.. Mas teríamos neve nas Serras de SC e RS e as negativas em 850 hpa até o limite sul da Região Metropolitana de Curitiba!

 

 

Zé, infelizmente o "cuore" do inverno acabou! Ondas de frio como esta de 94, 96, 1990, aconteceram quase sempre ou em Junho, ou em Julho, e um pequeno percentual nos primeiros dias de Agosto.

Agosto de 1965 foi uma rara excecão. Já ocorreram grandes episódios de neve no final de agosto e em setembro, mas eles representam um pequeno percentual das nevadas historicamente.

 

Eu já acho 20 de agosto muito tarde para esperar alguma coisa forte e abrangente, a la 94, 96, como voce disse. A chance de ocorrer algo assim já no final de agosto é pequena. Os número não jogam a nosso favor, infelizmente. Se pegar as grandes nevadas do séc XX, final de agosto e setembro teve poucas em mais de 50 anos... :sad:

 

Tomara que eu queime a língua, mas...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

[quote name=Zé' date=' infelizmente o "cuore" do inverno acabou! Ondas de frio como esta de 94, 96, 1990, aconteceram quase sempre ou em Junho, ou em Julho, e um pequeno percentual nos primeiros dias de Agosto.

Agosto de 1965 foi uma rara excecão. Já ocorreram grandes episódios de neve no final de agosto e em setembro, mas eles representam um pequeno percentual das nevadas historicamente.

 

Eu já acho 20 de agosto muito tarde para esperar alguma coisa forte e abrangente, a la 94, 96, como voce disse. A chance de ocorrer algo assim já no final de agosto é pequena. Os número não jogam a nosso favor, infelizmente. Se pegar as grandes nevadas do séc XX, final de agosto e setembro teve poucas em mais de 50 anos... :sad:

 

Tomara que eu queime a língua, mas...

 

Sds.[/quote]

 

de onde você tirou que os episódios não são tão comuns em agosto?

houveram grandes eventos em agosto.

nem foram tão poucos assim.

julho, é um mês de muitas geadas. agosto, muitas vezes, está mais propício ao fenômeno. Pois, já há bem mais sol e umidade.

Link to comment
Share on other sites

[quote name=Zé' date=' infelizmente o "cuore" do inverno acabou! Ondas de frio como esta de 94, 96, 1990, aconteceram quase sempre ou em Junho, ou em Julho, e um pequeno percentual nos primeiros dias de Agosto.

Agosto de 1965 foi uma rara excecão. Já ocorreram grandes episódios de neve no final de agosto e em setembro, mas eles representam um pequeno percentual das nevadas historicamente.

 

Eu já acho 20 de agosto muito tarde para esperar alguma coisa forte e abrangente, a la 94, 96, como voce disse. A chance de ocorrer algo assim já no final de agosto é pequena. Os número não jogam a nosso favor, infelizmente. Se pegar as grandes nevadas do séc XX, final de agosto e setembro teve poucas em mais de 50 anos... :sad:

 

Tomara que eu queime a língua, mas...

 

Sds.[/quote]

 

de onde você tirou que os episódios não são tão comuns em agosto?

houveram grandes eventos em agosto.

nem foram tão poucos assim.

julho, é um mês de muitas geadas. agosto, muitas vezes, está mais propício ao fenômeno. Pois, já há bem mais sol e umidade.

 

Grande Gamboa, leia atentamente minha mensagem, eu disse final de agosto(a partir do dia 20) e Setembro. Além disso, me referi apenas a episódios A la 1994, 1996, 1990, como esta citado na mensagem do Ze Vicente, ou seja, grandes nevadas e frio abrangente...

 

Segunda quinzena de agosto e setembro o percentual desse tipo de evento é pequeno...

 

A grande maioria dos episódios fortes de agosto, aconteceram na primeira quinzena, agosto de 91, agosto de 99, agosto de 1963, agosto de 66, agosto de 1970, todos esses episódios fortes ocorreram na primeira quinzena de agosto.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção a formação de uma baixa em 24 horas com centro a 25oS e na longitude de Natal-RN. A mesma se aprofunda bastante em 48 horas e joga um bom frio para o sudeste e até para o litoral sul do Nordeste. Espírito Santo e Bahia terão as menores temperaturas do ano e o final de semana será mais "frio" por lá do que no sul do país!

 

Detalhe para a consistência animadora do GFS: as linhas gerais desta situação já eram mostradas desde meados da semana passada, quando estávamos em meio a onda de frio e o GFS tirou o canhão desta semana! Será que podemos esperar algo similar para o ouro final de semana? A MP continental e com temperaturas abaixo de 0oC em 850 hpa continua lá, com algumas rodadas o frio subindo até 25S e em outras ficando em 28S! O ruim é que até lá teremos muito calor para a época :cray: e MUITA, MAS MUITA CHUVA!!!! :sad:

Link to comment
Share on other sites

1965 foi exceção, pois a grande onda de frio entrou no dia 19 e maioria das cidades que tiveram neve atípica a tiveram no dia 20!!!

 

E olha o tamanho da exceção: foi o maior evento de neve de todo o norte gaúcho do século XX e quiçá de vários séculos. Aliás, alguém tem notícia de algo de tamanha magnitude em período anterior a 65?

Link to comment
Share on other sites

1965 foi exceção, pois a grande onda de frio entrou no dia 19 e maioria das cidades que tiveram neve atípica a tiveram no dia 20!!!

 

E olha o tamanho da exceção: foi o maior evento de neve de todo o norte gaúcho do século XX e quiçá de vários séculos. Aliás, alguém tem notícia de algo de tamanha magnitude em período anterior a 65?

 

Em 1955 não houve uma baita nevada sendo que ocorreu em Julho???

Link to comment
Share on other sites

Em 1955 houve a poderosa onda de frio na virada de julho para agosta, quando o RS (-9,8° em Bom Jesus), São Paulo (-2,0°) e Santos (4,2°) tiveram seus recordes de frio. Creio que foi nesses dias do final de julho que houve a grande nevada.

 

Também foi a última mínima negativa em POA (-1,2°) até o -0,2° de 16/7/1993.

 

Na últimas 24 h choveram 13,4 mm aqui. A máxima ficou em 16,6°. Agora faz 15,1° com vento ENE a 11,1 km/h.

Link to comment
Share on other sites

A rajada máxima de vento ontem foi de 87 km/h e na madrugada de hoje 77 km/h! :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

Em apenas 9 dias, Soledade já tem 144 mm de chuva acumulados, o que representa mais que a média esperada para o mês de agosto!!!

Aqui choveu pouco, para a sorte de POA, mas foi um dia feio de dar dó: tivemos chuva moderada na primeira metade da tarde e muito chuvisco.

 

A estação da RBS de Erechim teve rajada de 99,8 km/h no final da madrugada!!

 

Agora 15,0°, igualando a mínima das 20:48.

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.