Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011


Joao
 Share

Recommended Posts

Europeu 12Z na mesma balada do GFS 12Z. Forte erupção polar a caminho em 168h!!!

 

Ótima notícia, Caio!! :clapping: Apesar de ainda ser muito cedo, a constância do GFS e acompanhamento pelo Europeu insinuam uma bela onda de frio! Parece que de repente os modelos pararam de oscilar tanto... Será? Só as próximas 48-72 horas dirão, pois é só na segunda-feira que poderemos ter uma melhor idéia do que virá no outro findi. Apesar da pouca variabilidade e do grande acerto recente dos modelos, temos de lembrar que a menos de um mês eles estavam errando feito em 120 horas! :russian:

Link to comment
Share on other sites

Faltam os detalhes, mas no macro TODOS os importantes modelos globais convergem para a explosiva ciclogenese na Patagônia/Pca. Buenos Aires impulsionando um potente anticiclone polar pelo interior do continente, inclusive o Inpe agora as 12Z.

 

Estou pensando em curtir um dos últimos pulsos mais gelados do ano no maravilhoso Rio do Rastro Eco Resort. Vai cair bem no final de semana!

 

Zé, o cenário está muito, muito consistente. Teremos ajustes, mas não acredito em retrocesso. Agora são finos ajustes para saber se a erupção ficará entre moderada e forte, e quais eventos ocorrerão no bojo do frio. Não acredito em algo fraco, como já venho observando há alguns dias.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Também reparei a ciclogenese próximo a patagonia argentina, pode ser algo realmente grande capaz de detornar com o bloqueio do centro do continente, quem sabe dar uma aliviada no centro oeste que vem sendo castigado com URA baixíssima e calor infernal!

O problema seria a distância do evento, os modelos podem variar muito ainda!

Link to comment
Share on other sites

Faltam os detalhes, mas no macro TODOS os importantes modelos globais convergem para a explosiva ciclogenese na Patagônia/Pca. Buenos Aires impulsionando um potente anticiclone polar pelo interior do continente, inclusive o Inpe agora as 12Z.

 

Estou pensando em curtir um dos últimos pulsos mais gelados do ano no maravilhoso Rio do Rastro Eco Resort. Vai cair bem no final de semana!

 

Caio depois me passa por email ou msg o tel do ECO Resort? longobucco@globo.com

Link to comment
Share on other sites

QUE VEM, VEM.O QUE FALTA VER É OS DETALHES.

 

 

Acho que é por aí, Ronaldo! :good2:

 

Estamos entre uma MP tipo "linha de 0oC a 850 nos limites do paralelo 30/28oS mais a leste, com -1oC/-2oC em 850 hpa no RS no auge da mesma, mas ficando rapidamente acima de 0oC" e uma "mega MP com linha de 0oC novamente chegando a divisa de SP e PR e locais com -4oC/-6oC em 850 hpa em RS e SC e neve nos locais propícios se houver umidade de cavados / baixas"!!

 

Então não nos resta mais anda além de acompanhar a la " Uma Thurmann e John Travolta em Pulp Fiction" he he he!!!! :dance:

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive minha primeira máxima em 30° desde o dia 22 de abril: 30,3°! A u.r. não baixou dos 50%. Depois de uma mínima de 15,0°, isso dá amplitude de 15,3° no dia de hoje.

 

Passei a tarde na rua e já pude sentir aquele surzinho maldito do verão. Basta um calor assim e ter a sensação de desagrado no corpo para já sentir saudades do frio.

 

Agora faz 27,8° com 56% e pressão em 1005,6 mb.

Link to comment
Share on other sites

Analisando a 12Z mais profundamente fiquei pasmo com os valores em 850 para a serra gaúcha, chegando a -5oC sobre São Chico. Com certeza a mais forte bomba do ano, fosse hoje!

 

Valeu Caio, quanto a essa última saída do GFS e dados os descontos da distância do evento poderá ser onda de frio com maior abrangência do ano?

Link to comment
Share on other sites

Também reparei a ciclogenese próximo a patagonia argentina, pode ser algo realmente grande capaz de detornar com o bloqueio do centro do continente, quem sabe dar uma aliviada no centro oeste que vem sendo castigado com URA baixíssima e calor infernal!

O problema seria a distância do evento, os modelos podem variar muito ainda!

 

 

Pois é, parte do Centro-oeste e da região norte, vão flertar com os 40C nos próximos dias, e sem chuva relevante no curto prazo...

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Urupema tem 97%, Silvio. As baixadas são sempre úmidas, por mais seco que seja o dia. Se tu pegar uma baixada em Brasília, agora, não será diferente. A secura fica em altos níveis. A Climaterra tem 53% agora, por exemplo. O INMET de SJ deve estar ainda mais seco.

 

Falando em secura, vcs viram a UR de Manaus hoje? Bateu em 18% !!! Menor valor em 102 anos de medição!! Desmatamento rules.

Link to comment
Share on other sites

Que imponente essa baixa que os modelos projetam para 168 hrs!! Antes, porém, a coisa poderia ficar muito feia devido ao forte contraste de temperatura em poucos KMs. Um grande choque de gigantes que descontariam toda a sua energia com granizo, vendavais e possivelmente até tornado! Ao menos aqui no PR teríamos um forte aquecimento, o maior em meses, possivelmente beirando os 35°C no interior e até 30°C na RMC na aproximação do sistema e no dia seguinte com geada.. Se isso realmente se concretizar poderemos sacramentar a volta dos grandes eventos de décadas atrás que muitos aqui comentam.

Link to comment
Share on other sites

Urupema tem 97%, Silvio. As baixadas são sempre úmidas, por mais seco que seja o dia. Se tu pegar uma baixada em Brasília, agora, não será diferente. A secura fica em altos níveis. A Climaterra tem 53% agora, por exemplo. O INMET de SJ deve estar ainda mais seco.

 

Falando em secura, vcs viram a UR de Manaus hoje? Bateu em 18% !!! Menor valor em 102 anos de medição!! Desmatamento rules.

Eu ia dizer que é o jato atuando na Climaterra, mas não. O vento lá agora é zero e a biruta está virada para NE. Só se tem algum problema na medição (parece que tinha, não é?).

 

Essa umidade de Manaus é a bizarrice completa. Matou todo mundo, hehe. Não sei o que houve, porque a simples penetração de vento seco se umedeceria até atingir a cidade. Talvez houvesse uma subsidência.

 

Depois da minha máxima de 30,3°, temos uma noite bem quente. Agora faz 21,1° com 81% e pressão em 1006,9 mb.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

 

Falando em secura, vcs viram a UR de Manaus hoje? Bateu em 18% !!! Menor valor em 102 anos de medição!! Desmatamento rules.

 

 

IMPRESSIONANTE ! Certamente pode ter relação com o desmatamento, porém não é a causa principal, pois esta é uma das primeiras vezes que a UR

cai a este valor. Alguma rara subsidência do ar esteve hoje presente na atmosfera sobre Manaus.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim não é o desmatamento o grande responsável pela umidade baixa em Manaus. Se é um recorde de 102 anos, em 1909 a umidade baixou tanto como agora e que eu saiba naquela época o desmatamento era infinitamente menor.

Se disse asneira corrijam-me. :good2:

PS: noite dezembrina na fronteira, 21 graus no momento, uma nojeira!! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Urupema tem 97%, Silvio. As baixadas são sempre úmidas, por mais seco que seja o dia. Se tu pegar uma baixada em Brasília, agora, não será diferente. A secura fica em altos níveis. A Climaterra tem 53% agora, por exemplo. O INMET de SJ deve estar ainda mais seco.

 

Falando em secura, vcs viram a UR de Manaus hoje? Bateu em 18% !!! Menor valor em 102 anos de medição!! Desmatamento rules.

 

 

Impressionante, não sabia desse detalhe sobre as baixadas, na verdade sabia, mas não que fosse assim tão pronunciado! Quanto ao dado de Manaus, sei que a região Norte tem passado por uma espécie de estiagem, como aquela de 2005 que foi tão comentada pelos aquecimentistas, mas teria que haver alguma explicação além da estiagem para uma u.r. tão baixa em meio a uma floresta equatorial...

Tavez o Diego ou o jordan possam nos ajudar!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Que imponente essa baixa que os modelos projetam para 168 hrs!! Antes, porém, a coisa poderia ficar muito feia devido ao forte contraste de temperatura em poucos KMs. Um grande choque de gigantes que descontariam toda a sua energia com granizo, vendavais e possivelmente até tornado! Ao menos aqui no PR teríamos um forte aquecimento, o maior em meses, possivelmente beirando os 35°C no interior e até 30°C na RMC na aproximação do sistema e no dia seguinte com geada.. Se isso realmente se concretizar poderemos sacramentar a volta dos grandes eventos de décadas atrás que muitos aqui comentam.

 

 

Agosto com veranico forte e depois frio generalizado!? 70's again... :clapping:

 

Há muito tempo esperamos por isso!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Tendência de frio forte mantida em TODOS os principais modelos globais. Pelo GFS 06Z a erupção é mais ampla e duradoura, apresentando dois momentos importantes de avanço polar. Pelo Europeu ela é mais restrita ao Sul do Brasil.

 

Pelo tamanho do anticiclone e seu deslocamento apresentado, estou confiando mais nas saídas do GFS neste momento.

Link to comment
Share on other sites

Na numérica 06Z o GFS mostra condições de neve em São Joaquim entre 204h e 252h, uma enorme janela. Zera em 850 a partir de 168h, esquenta ligeiramente e volta a negativar bem até o final da janela da neve. Por essa rodada será uma onda de frio muito intensa e longa.

 

Impressionante, rodada dos sonhos!!!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos, verifiquei cuidadosamente vários modelos antes de postar, e tenho que concordar com o Caio; Vem algo forte e abrangente por aí!

Claro que teremos alguns ajustes até o próximo findin, mais é certo que vem friaca forte.

Outra coisa interessante são as pessoas achando que o inverno acabou por conta desse aquecimento, semana que vem será uma surpresa e tanto!!!

Link to comment
Share on other sites

Bela mínima de 1,3oC em Campos do Jordão, Vila Inglesa. Essa será uma semana de boas mínimas no Tucci. Depois vem o troco com juros e correção...

 

Bruno, esqueci de perguntar sobre o fan. Essa semana eu peço, pois nós já enchemos o homem de tarefas nos últimos dias hehehe.

 

Caio, outra coisa. Não esqueça que a temperatura em 850 hpa em Urupema está em 19C neste momento, um dado típico de verão. A diferença é que, quando isso ocorre em agosto, normalmente vem acompanhado de vento norte e muito seco, o que torna muito fácil a disparada da temperatura.

 

Está tudo dentro dos conformes :good2:

Link to comment
Share on other sites

Acabei de pousar no aero aqui de POA, Salgado Filho! Impressionante a dificuldade para aterrisagem, vento fortíssimo logo na descida e depois avião derrapando na pista por bater muito forte no chão.. pra quem gosta de emoção.. acho que nunca vou acostumar! hehe

 

É o tal do vento norte que faz esse calorão aqui, sempre que temos esse calor fora de época a aterrisagem complica um pouco!

Link to comment
Share on other sites

Acabei de pousar no aero aqui de POA, Salgado Filho! Impressionante a dificuldade para aterrisagem, vento fortíssimo logo na descida e depois avião derrapando na pista por bater muito forte no chão.. pra quem gosta de emoção.. acho que nunca vou acostumar! hehe

 

É o tal do vento norte que faz esse calorão aqui, sempre que temos esse calor fora de época a aterrisagem complica um pouco!

 

Temos os pilotos mais barbeiros do mundo para pousar. Isso é fato.

Link to comment
Share on other sites

As rodadas do final de semana e segunda-feira serão decisivas para avaliarmos melhor os eventos que poderão ocorrer associados ao frio que certamente virá. Falar em mínimas, máximas, geada, neve e congelamento neste momento é ainda como jogar na loteria. Confirmo que acompanharei esta onda de frio diretamente da serra, como descanso, recuperação pessoal e despedida de um inverno excelente na minha opinião. Acredito que talvez ainda não seja a última grande onda de frio do ano, os índices estão a nosso favor. Mas estamos diante de uma excelente oportunidade em fins de agosto. Estarei a 1400m de altitude, no topo do Rio do Rastro mandando notícias. Com a minha confirmação na serra, espero que o frio vá se confirmando também e que possamos ter um monitoramento de gala de uma das últimas ondas de frio intensas que entrarão neste ano.

 

Teremos o grande lago congelado como ocorreu em 2000 quando estive lá em julho? Só a natureza nos dirá nesta semana. O pessoal do resort registrou o fenômeno também na quinta-feira retrasada quando registrou-se mínimas de -7oC a -8oC na serra (video pra quem tem Facebook):

 

http://www.facebook.com/riodorastroecoresort#!/video/video.php?v=250493818302410&oid=205139869536169&comments

 

 

Obs: Fábio, "me cago" todo em pousos assim com vento. O pior da minha vida foi no ventoso Schiphol, em Amsterdam. Em Floripa tenho dado muita sorte com o tempo nos últimos anos, mas já passei por duas arremetidas sinistras aqui. Sorte a nós nos próximos!

Link to comment
Share on other sites

Na assinatura do Bruno:

 

São Leopoldo: 24°

Castelinho: 24°

Urupema: 24°

 

Daqui a pouco a estação Comandante Ferraz, Manaus e Londres estarão com os mesmos 24°, hehe.

 

Aqui em casa mínima de catastróficos 19,2°!! Seria a menor mínima desde 22/4, quando fez 19,7°. É claro que vai baixar disso até o final do dia.

 

Agora faz 22,8° com 78% e atmosfera carregada: cumulus e estratus escuros e úmido. Pressão em 1010,4 mb.

Link to comment
Share on other sites

Tendência de frio forte mantida em TODOS os principais modelos globais. Pelo GFS 06Z a erupção é mais ampla e duradoura, apresentando dois momentos importantes de avanço polar. Pelo Europeu ela é mais restrita ao Sul do Brasil.

 

Pelo tamanho do anticiclone e seu deslocamento apresentado, estou confiando mais nas saídas do GFS neste momento.

 

 

Caráleo! Pela 6Z a linha de 0oC a 850 hpa chegaria a Ctba de novo, sendo a MP absolutamente abrangente, chegando bem ao sudeste!! E o frio permaneceria um bom tempo, com o próximo final de semana sendo gélido em todo o sul, indo abaixo de zero em 850 hpa até segunda à noite! :clapping:

 

Sigamos acompanhando e torcendo!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.