Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

Gurizada, o Castelinho caiu pq resolvi trocar o meu plano de dados de 150mb para 2gb junto a VIVO. Desde que efetuei a troca a conexão não voltou. Pergunta ao Marcelo: mando as mocinhas reiniciarem o Modem lá no Castelinho ou espero uma luz da VIVO?

 

O motivo da troca é que nessa madrugada recebi uma mensagem da VIVO informando que o meu pacote de 150mb estourou!!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, o Castelinho caiu pq resolvi trocar o meu plano de dados de 150mb para 2gb junto a VIVO. Desde que efetuei a troca a conexão não voltou. Pergunta ao Marcelo: mando as mocinhas reiniciarem o Modem lá no Castelinho ou espero uma luz da VIVO?

 

O motivo da troca é que nessa madrugada recebi uma mensagem da VIVO informando que o meu pacote de 150mb estourou!!

 

Temia por isso, Bruno. Vai ser a mesma situação se eu conseguir internet na minha estação.

Link to comment
Share on other sites

PELO INPE; NEVA FORTE NO DOMINGO DIA 12 E SEGUNDA DIA 13.

 

 

O Inpe é doido. Serve apenas para tendência de macroescala, mas nunca para eventos tão específicos como por exemplo a neve. Se eu fosse meteorologista jamais daria uma previsão de neve pelo Inpe.

Mas convenhamos Caio que o INPE e o GFS estão concordando com um cenário bastante favorável para a neve.

 

Aliás, se o desenho se confirmar, muita atenção para região cafeeira lá pelo dia 11. Poderia chegar a 0°C no norte/noroeste do PR.

Link to comment
Share on other sites

PELO INPE; NEVA FORTE NO DOMINGO DIA 12 E SEGUNDA DIA 13.

 

 

O Inpe é doido. Serve apenas para tendência de macroescala, mas nunca para eventos tão específicos como por exemplo a neve. Se eu fosse meteorologista jamais daria uma previsão de neve pelo Inpe.

Mas convenhamos Caio que o INPE e o GFS estão concordando com um cenário bastante favorável para a neve.

 

Aliás, se o desenho se confirmar, muita atenção para região cafeeira lá pelo dia 11. Poderia chegar a 0°C no norte/noroeste do PR.

 

NESTE ANO O INPE ESTÁ MUITO BOM, SABENDO INTERPRETAR!

 

O CAFÉ CORRE UM BELO RISCO DENTRO DESTA PRIMEIRA QUINZENA.

Link to comment
Share on other sites

CACO, aproveitando que você está online, o que você acha desta próxima mp aqui pro sudeste ?

 

na minha opinião, teremos geadas em muitos lugares do sul de MG, toda a mantiqueira, grandes áreas do centro-sul

de SP, região serrana do Rio...

 

 

Nessa MP do findi, só acredito em geada na mantiqueira na 2ªfeira. Nos outros locais mencionados, não acredito. Resta esperar pela real intensidade da outra MP, que será mais forte e duradoura. Porém ainda espero mais para saber como ela se comporatará.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Clima | 03/06/2011 | 09h12min

 

 

Temperaturas em queda aumentam a possibilidade de neve neste fim de semana em SC

 

Fenômeno pode ocorrer nas áreas altas do Planalto Sul

 

 

 

 

Dois fenômenos climáticos atuam sobre Santa Catarina a partir desta sexta-feira. Uma frente fria se desloca pelo Litoral, provocando aumento de nuvens e chuva bem isolada e uma massa de ar frio vai faz com que as temperatura caiam ainda mais de sexta-feira para sábado.

 

Durante a madrugada e manhã de sábado, o frio será forte no sul do Estado. Segundo a Epagri/Ciran, órgão que monitora as condições do tempo em Santa Catarina, há possibilidade de neve fraca nas áreas altas do Planalto Sul, como Urubici, Urupema e São Joaquim. Nesses locais, a temperatura deve ficar próxima de 0ºC e a umidade do ar em torno de 100%.

 

Já nas madrugadas de domingo e segunda-feira, a atenção é para a geada , que deve se formar nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí, onde a temperatura deve variar entre 2°C e 5°C.

 

Na madrugada da última quinta-feira, Santa Catarina registrou a menor temperatura do ano no Brasil. Em Urupema, na Serra, os termômetro indicaram -4,7ºC.

DIÁRIO CATARINENSE

Link to comment
Share on other sites

Aqui no estado de São Paulo Itapetininga fez apenas 02,7 hoje....Já para capital a minima foi mais alta hoje, no Mirante de Santana deu 13,9

 

Tem coisas que realmente são impressionantes. Rancharia e Itapetininga que o digam! Qual a temperatura em outras cidades da região?? Isso deve ser o poço do poço do poço de ar frio..

 

Rancharia fechou maio 0,9 + quente que o Horto de Campos do Jordão..!!

Link to comment
Share on other sites

Urupema marcou a 7a mínima negativa seguida por pouco! A temperatura começou a subir depois das 23, mas a mínima á meia noite foi de -0,5oC e a uma da mnahã ainda estava em, -0,2oC...

 

Pelo visto teremos umas das quinzenas mais frias desde 2000... Arrisco dizer que Urupema pode ter pelo menos 10 mínimas negativas nos próximos 15 dias!

Link to comment
Share on other sites

Aqui no estado de São Paulo Itapetininga fez apenas 02,7 hoje....Já para capital a minima foi mais alta hoje, no Mirante de Santana deu 13,9

 

Tem coisas que realmente são impressionantes. Rancharia e Itapetininga que o digam! Qual a temperatura em outras cidades da região?? Isso deve ser o poço do poço do poço de ar frio..

 

Rancharia fechou maio 0,9 + quente que o Horto de Campos do Jordão..!!

 

Rancharia é na beira de um rio, baixada, geladeira, no meio de uma fazenda, que NADA reflete a cidade.

 

Não serve para comparar nem para ir a ranking.

Link to comment
Share on other sites

Rancharia é na beira de um rio, baixada, geladeira, no meio de uma fazenda, que NADA reflete a cidade.

 

Não serve para comparar nem para ir a ranking.

 

Desculpa Shima..mas se for por essa linha que nada representa a cidade...e nem citar as condiçoes destas estações.....pq fica no meio do nada...tenho uma + de uma duzia de exemplos...ao começar pelo Cruzeiro , Pericó, Castelinho etc........

Link to comment
Share on other sites

CACO, aproveitando que você está online, o que você acha desta próxima mp aqui pro sudeste ?

 

na minha opinião, teremos geadas em muitos lugares do sul de MG, toda a mantiqueira, grandes áreas do centro-sul

de SP, região serrana do Rio...

 

 

Nessa MP do findi, só acredito em geada na mantiqueira na 2ªfeira. Nos outros locais mencionados, não acredito. Resta esperar pela real intensidade da outra MP, que será mais forte e duradoura. Porém ainda espero mais para saber como ela se comporatará.

Abs

 

Analisando bem o mapa de temperaturas para segunda, acho que exagerei um pouco na extensão da geada, hehehe !

Nas baixadas da região serrana do RJ, locais acima dos 1000m do sul de MG, sul de SP....nestes eu acredito numa

geada pelo menos fraca, pois as mínimas ficarão próximas de zero nestes locais.

Link to comment
Share on other sites

Urupema marcou a 7a mínima negativa seguida por pouco! A temperatura começou a subir depois das 23, mas a mínima á meia noite foi de -0,5oC e a uma da mnahã ainda estava em, -0,2oC...

 

Pelo visto teremos umas das quinzenas mais frias desde 2000... Arrisco dizer que Urupema pode ter pelo menos 10 mínimas negativas nos próximos 15 dias!

 

Não sabia que Urupema era tão fria assim. Sua ideia de que a normal de Urupema em Julho é +-8ºC está se confirmando,

Zé !

 

Outro lugar que eu achei belíssima a média de Maio foi no MI. Lá fechou com 7,8ºC e máxima absoluta de 16ºC.

Frio constante.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, o Castelinho caiu pq resolvi trocar o meu plano de dados de 150mb para 2gb junto a VIVO. Desde que efetuei a troca a conexão não voltou. Pergunta ao Marcelo: mando as mocinhas reiniciarem o Modem lá no Castelinho ou espero uma luz da VIVO?

 

O motivo da troca é que nessa madrugada recebi uma mensagem da VIVO informando que o meu pacote de 150mb estourou!!

 

Temia por isso, Bruno. Vai ser a mesma situação se eu conseguir internet na minha estação.

 

Liguei para as mocinhas e elas reinicializaram o roteador. Tudo OK! E agora com um plano mais adequado: 2GB/mês.

Link to comment
Share on other sites

12Z é bem menos otimista para o final de semana do dia 11.

 

São as típicas variações do nosso amigo maluco, hehehe. No final das contas, o que está garantido

mesmo é uma primeira quinzena bem abaixo da média.

 

Quanto a possível neve paraguaia no sábado, na minha modestíssima opinião acho que vai acontecer sim,

mas provavelmente ninguém vai ficar sabendo, pois será bem fraca e isolada, em alguma parte remota

da serra catarinense.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura relativamente alta agora em JF, antes da onda de frio... agora faz 24C no aeroporto.

 

A máxima não deverá passar dos 18C no domingo mesmo com sol. A mínima da segunda será a mais

fria do ano até agora, com o GFS indicando até 04,5ºC. Pessoalmente acredito mais em 6ºC aproximadamente.

Link to comment
Share on other sites

Mas convenhamos Caio que o INPE e o GFS estão concordando com um cenário bastante favorável para a neve.

 

Aliás, se o desenho se confirmar, muita atenção para região cafeeira lá pelo dia 11. Poderia chegar a 0°C no norte/noroeste do PR.

 

NESTE ANO O INPE ESTÁ MUITO BOM, SABENDO INTERPRETAR!

 

O CAFÉ CORRE UM BELO RISCO DENTRO DESTA PRIMEIRA QUINZENA.

 

O maior risco de quebra para o cafe, e se gear no sul de Minas, e nordeste de Sao Paulo! Ali estao as maiores areas produtoras, o norte do Parana e bem inexpressivo hoje em dia!

Se gear forte no norte do parana quem vai sofrer mesmo e o milho-safrinha! O Norte do Parana tem a maior area produtora do Estado de milho, e este ano o estado Plantou 1,7 milhao de hectares, a maior area da historia! Esse milho esta em pendoamento agora, se gear vai ser um estrago daqueles!

Se gear no sul de Minas, cafe explodira!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O CAFÉ CORRE UM BELO RISCO DENTRO DESTA PRIMEIRA QUINZENA.

 

O maior risco de quebra para o cafe, e se gear no sul de Minas, e nordeste de Sao Paulo! Ali estao as maiores areas produtoras, o norte do Parana e bem inexpressivo hoje em dia!

Se gear forte no norte do parana quem vai sofrer mesmo e o milho-safrinha! O Norte do Parana tem a maior area produtora do Estado de milho, e este ano o estado Plantou 1,7 milhao de hectares, a maior area da historia! Esse milho esta em pendoamento agora, se gear vai ser um estrago daqueles!

Se gear no sul de Minas, cafe explodira!

Sds.

 

A EXPLOSÃO JÁ COMEÇOU........

Link to comment
Share on other sites

Eu faço pesquisa de preço de alguns produtos aqui na prefeitura e posso dizer que o preço do café já

subiu bastante em relação ao verão.

 

No momento, o preço do pacote de 500g está variando entre 5,00 e 6,00 reais (mais barato).

 

O Café Toko, tradicional marca, simplesmente desapareceu das prateleiras. Não sei o que houve...

 

Se a geada se confirmar, não duvido que vá disparar para 10 reais o pacote...

Link to comment
Share on other sites

Rancharia é na beira de um rio, baixada, geladeira, no meio de uma fazenda, que NADA reflete a cidade.

 

Não serve para comparar nem para ir a ranking.

 

Desculpa Shima..mas se for por essa linha que nada representa a cidade...e nem citar as condiçoes destas estações.....pq fica no meio do nada...tenho uma + de uma duzia de exemplos...ao começar pelo Cruzeiro , Pericó, Castelinho etc........

Desta vez assino embaixo Carlos.

Com o adendo de que se trata de município e não cidade.

Link to comment
Share on other sites

Kato, aquele cara correndo ali no canto sou eu voltando do almoço atrasado, heheheh

 

Perninha fina, heinhô Bruno "tá acordado" Saraiva!

 

Sábado e Domingo que são meio parados no BAZ prometem ser de movimento, mas, pelo andar da carruagem do GFS, prevejo que a noite de quinta será aquela de mensagens a cada minuto, que se tu fica 30 minutos sem acessar já abriram 3 páginas novas de assunto! Ahhh.... tá chegando a hora!!

Link to comment
Share on other sites

Pelo Climatempo, a temperatura aqui em Caxias do Sul, no momento, é de 14ºC.

Me parece que o inverno está chegando de mansinho, como quem não quer nada, mas

que poderá nos trazer boas surpresas.

Espero que não nos decepcione mais uma vez.

Abraço a todos!

Michel

 

E ae Michel, quanto tempo!

Foi so os modelos apontarem um longo periodo de frio pela frente, que ele reapareceu!!heheh

Acho que Caxias vai ter frio por dias a fio hein! :good:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pelo Climatempo, a temperatura aqui em Caxias do Sul, no momento, é de 14ºC.

Me parece que o inverno está chegando de mansinho, como quem não quer nada, mas

que poderá nos trazer boas surpresas.

Espero que não nos decepcione mais uma vez.

Abraço a todos!

Michel

 

E ae Michel, quanto tempo!

Foi so os modelos apontarem um longo periodo de frio pela frente, que ele reapareceu!!heheh

Acho que Caxias vai ter frio por dias a fio hein! :good:

 

Sds.

Michel agora ta podendo! Grande morador de Caxias do Sul.

Bem vindo de volta meu amigo. Vamos esperar agora pela volta do Mauricio de Caxias... quem sabe se nevar 1 metro o cara volta a postar.

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Michel do Lago, bem-vindo de volta!! O Silvio ter razão: tu ESQUECERÁS o que é calor, talvez mesmo o que seja um ar agradável. Além do frio constante, Caxias ainda tem algumas das menores máximas do RS, em particular nos dias de advecção de ar frio.

 

Para verem como deve ser constante o frio, a MetSul dá variação em POA de 3° a 18° no domingo e de 5° a 19° na segunda (no INMET deve ficar algo como 5° a 16° e 7° a 17°, respectivamente). Já chove de novo na terça e a máxima deve ficar em 14°!! Volta a esfriar na 4ª-feira. Caxias fica uns 3°/4° abaixo dos dados de POA, e as máximas ainda menos pela advecção de ar frio. Máxima de 16° amanhã (14°/15° no INMET). Por aí deve ficar em 10°/12° amanhã e 11°/13° no domingo.

 

Aqui em casa tive a segunda menor máxima do ano: 17,5°. Ficou praticamente todo o dia nublado. A oeste o tempo estava bom com cumulus. Máxima boa devido às nuvens. Benditas MM, hehe.

 

Agora faz 15,2° com 77% e pressão em 1014,9 mb.

 

Abraços caxienses!

Link to comment
Share on other sites

Escrevo do aeroporto Afonso Pena em Curitiba desde as 18hs. Quê chá de aeroporto minha gente! Ao menos fico olhando tudo que é modelo via celular, hehehehe! Só não sei se a minha bateria agüenta por mais alguns minutos....

 

Ansioso pelo 18Z para ver o que ela dirá da onda de frio do dia 11/06.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.