Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

Climatempo preve geada generalizada no Parana no domingo:

 

Porto alegre: 03C

Curitiba: 03C

 

Passo Fundo: 0C

Foz do Iguacu: 02C!!!

 

Sds.

Foz tem mínimas absolutas menores que Curitiba todos os invernos.. Não sei por que o destaque.. ehehe

 

E coloca 02C aqui pra Cascavel também!

:clapping: :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Climatempo preve geada generalizada no Parana no domingo:

 

Porto alegre: 03C

Curitiba: 03C

 

Passo Fundo: 0C

Foz do Iguacu: 02C!!!

 

Sds.

Foz tem mínimas absolutas menores que Curitiba todos os invernos.. Não sei por que o destaque.. ehehe

 

E coloca 02C aqui pra Cascavel também!

:clapping: :pleasantry:

Da mesma forma é mais fácil dar 2° em Foz do que 3° em POA em condição iguais nas duas cidades. Cansei de ver Foz mais fria do que aqui.

 

Hoje a máxima cravou 20,0°. Foi uma tarde bem fresca. Agora já faz 15,0° com 78%. Meu anemômetro perdeu o sinal de vez. Pressão em 1012,0 mb e caindo um pouco.

 

Abraços comparativos!

Link to comment
Share on other sites

Nao teve nenhuma mp continental ainda esse ano, e as minimas de Foz estao meio modestas ate o momento! Mas destaquei mais porque esses institutos costumam ser bastante conservadores ao prever frio!

 

Agora, todos os invernos voce deu uma exerada hein Delai! Que eu me lembre, so em 2010!

 

Foz do Iguacu(61-90)

 

Abril// 3,0-24/71

 

Maio// -1,0-30/62

 

junho// -3,1-17/71

 

Julho// -4,2-18/75

 

Agosto// -0,1-01/71

 

Setembro// 9,5-25/75

 

Outubro// 8,5-23/75

 

Novembro// 6,3-23/70

 

Dezembro// 13,7-15/75

 

Curitiba

 

Abril// -4,0-25/71

 

Maio// -2,3-30/62

 

Junho// -3,7-05/78

 

Julho// -5,2-11/72

 

Agosto// -5,2-09/70

 

Setembro// -0,9-02/70

 

Outubro// -1,6-05/70

 

novembro// -1,0-23/70

 

Dezembro// 3,6-15/72

 

Pelo Inmet, em nenhum mes do ano, Foz tem minima absoluta menor que Curitiba...

Link to comment
Share on other sites

Olha a semelhança: Em 2000 a temperatura só baixou de 6°C em Cascavel no mês de julho, e foi justamente na super onda de frio do dia 11/12, porém, foi um outono de frio constante, mas ameno, como está sendo em 2011.

Muitos tiros curtos de frio vem acontecendo, muitos estão sendo previstos, quem sabe o frio de rachar venha junto com o inverno.

De qualquer modo, está muito melhor assim, do que os veranicos que faziam constantemente durante todos os anos 2000 :good: :russian:

Link to comment
Share on other sites

Nao teve nenhuma mp continental ainda esse ano, e as minimas de Foz estao meio modestas ate o momento! Mas destaquei mais porque esses institutos costumam ser bastante conservadores ao prever frio!

 

Agora, todos os invernos voce deu uma exerada hein Delai! Que eu me lembre, so em 2010!

 

Foz do Iguacu(61-90)

 

Abril// 3,0-24/71

 

Maio// -1,0-30/62

 

junho// -3,1-17/71

 

Julho// -4,2-18/75

 

Agosto// -0,1-01/71

 

Setembro// 9,5-25/75

 

Outubro// 8,5-23/75

 

Novembro// 6,3-23/70

 

Dezembro// 13,7-15/75

 

Curitiba

 

Abril// -4,0-25/71

 

Maio// -2,3-30/62

 

Junho// -3,7-05/78

 

Julho// -5,2-11/72

 

Agosto// -5,2-09/70

 

Setembro// -0,9-02/70

 

Outubro// -1,6-05/70

 

novembro// -1,0-23/70

 

Dezembro// 3,6-15/72

 

Pelo Inmet, em nenhum mes do ano, Foz tem minima absoluta menor que Curitiba...

 

Aero vs Aero..

 

Fez -4C no aero de Foz em 2009...

 

Fez -2C em 2010

 

O inmet de Foz esta mal localizado se não me engano.. ele fica lá na usina de itaipu, cercado de água em todos os lados e é ruim pra mínima...

 

O cantinho ali que fica Foz do Iguaçu tem o clima praticamente igual ao de Santa Rosa-RS e noroeste do RS em extremos, em linha reta a distancia é muito pequena..

 

E tu postou os extremos "extremos" :laugh:

 

Se pegar anos normais Foz ganha nas minimas absolutas... Ainda mais nesses ultimos anos aí, que andou tendo bloqueio no Sudeste..

 

Sds

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acho muita diferença de baixada pra baixada. :mail:

 

Mas é claro que tu vai achar. Se fosse em Soledade é porque aí é a terra das baixadas mais frias ao sul do Equador...

 

É a diferença entre uma baixada com desnível de 100-150m e voltada para o quadrante norte e outra com desnível de mais de 300m e protegida ao norte, he he he!!!

Link to comment
Share on other sites

Bah, tem gente aí postando informações da Climatempo. Essa larguei de mão faz tempo. O fórum deles é um festival de desinformação, parei de frequentar porque estava desaprendendo o pouco que sabia de meteorologia. Fora as informações incorretas que eles postam. Teve um ano, se não me engano 2009, que a temperatura em Campo Grande na parte da tarde não alcançou 7 graus. Impressionante claro, mas o pior é que até hoje eles insistem que essa foi a menor máxima do ano, quando na verdade a máxima se deu de madrugada. Alguém tinha de lhes avisar que o dia tem 24 horas. Afora os comentários, tipo frio de 20 graus, dentre outros.

E outra coisa. Tem muita gente torcendo por geada. Eu, particularmente, não vejo nada demais do fenômeno, a não ser para o controle agrícola mesmo. E é aí que mora o problema. Devemos lembrar que em regiões pouco acostumadas ao fenômeno, uma geada forte pode ser catastrófica, vide o norte do Paraná em 75.

No mais, temperatura normal para início de junho no Vale do Taquari. Em Lajeado, na quarta-feira a temperatura bateu nos 6,8, mínima do ano. Não tenho os dados de Teutônia, mas lá com certeza baixou mais. A propósito, alguém sabe onde acessar os dados dessa estação? A imprensa geralmente noticia, mas nunca soube de onde eles os obtém.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba com tarde bem agradável hoje. Na manhã um frio legalzinho, assim como agora a noite. Estamos ao redor dos 14C.

 

No Castelinho o frio também foi bem vampiro. Fez -0,3C, mas na tarde bateu +18C! Amanhã começará o padrão invernal de máximas baixas e noites geladas. Nestes casos a diferença entre as médias dos dias atuais e dos que virão nem é tão grande, mas a sensação térmica é muito maior no frio de advecção.

Link to comment
Share on other sites

Acho muita diferença de baixada pra baixada. :mail:

 

Mas é claro que tu vai achar. Se fosse em Soledade é porque aí é a terra das baixadas mais frias ao sul do Equador...

Falei só pra cutucar grande Caio, :laugh: não duvido nada dos dados de Urupema, claro que há uma explicação para estas mínimas.Mas vc há de concordar que estão abaixo da média, mesmo se tratando de uma grande baixada. :ok:

Os dados de Urupema, revelam extamente que é possível haver diferenças significativas entre baixadas, tornando ainda mais interessante o monitoramento de baixadas.

Resumindo, abre-se um leque de possibilidades de menores mínimas no BR.Ainda há muitos locais sem acompanhamento, mas devo reconhecer que Urupema é a grande favorita para o Picolé de Ouro de menor mínima do ano. :good:

Link to comment
Share on other sites

Acho muita diferença de baixada pra baixada. :mail:

 

Mas é claro que tu vai achar. Se fosse em Soledade é porque aí é a terra das baixadas mais frias ao sul do Equador...

Falei só pra cutucar grande Caio, :laugh: não duvido nada dos dados de Urupema, claro que há uma explicação para estas mínimas.Mas vc há de concordar que estão abaixo da média, mesmo se tratando de uma grande baixada. :ok:

Os dados de Urupema, revelam extamente que é possível haver diferenças significativas entre baixadas, tornando ainda mais interessante o monitoramento de baixadas.

Resumindo, abre-se um leque de possibilidades de menores mínimas no BR.Ainda há muitos locais sem acompanhamento, mas devo reconhecer que Urupema é a grande favorita para o Picolé de Ouro de menor mínima do ano. :good:

 

Mas tu gosta de cutucar né Paulo? A favor de Soledade sempre! És o campeão entre os amantes de sua própria terra. Não tem ninguém mais soledadense do que você. Eitcha!

Link to comment
Share on other sites

Caio, agora falando sério, vou dizer algo que não tem a ver com minha terra, acredito que os panelões macanudos do RS ainda estão sem monitoramento, neste aspecto SC está léguas na nossa frente.Mas tá melhorando com os desbravadores da Metsul, o Bruno, Ilson, Anselmi e outros bazianos gaúchos. Imagina só se tivéssemos apenas dados de topo, a tunda seria maior ainda.

Repito os panelões tauras do RS estão ali entre 3 cidades gaúchas, Bom Jesus, Ausentes e Jaquirana.Pronto, entreguei o ouro :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Há alguns anos atrás eu dizia:"baixadas a revolução na meteorologia brasileira".

Para mim é tão importante observar a temperatura dos vales como também dos topos e demais locais. Em julho de 2009 estive em Ushuaia onde a temperatura era de -1 no aeroporto localizado junto ao ao canal de Beagle e de -12 no fundo do vale próximo ao Cerro Castor. Eu não imaginava que fazia tanto frio a em Ushuaia e o pessoal do local me informou que na semana anterior havia feito -22 no termômetro localizado junto a parede da pousada que nem estava no local mais frio do vale.

Quem de vocês imagina que pode fazer -30 a 100 m de altitude a 10 km de Ushuaia? Da mesma maneira ocorre em todas as regiões montanhosas a famosa inversão, -15 -20 no fundo dos vales a 1000 m e -5 a 3000 m de altitude.

Para o monitoramente das massas de ar, o importante são as estações de altitude e para o impacto das mesmas nos microclimas regionais, as estações de baixadas, fundo de vales são fundamentais.

Link to comment
Share on other sites

Há alguns anos atrás eu dizia:"baixadas a revolução na meteorologia brasileira".

Para mim é tão importante observar a temperatura dos vales como também dos topos e demais locais. Em julho de 2009 estive em Ushuaia onde a temperatura era de -1 no aeroporto localizado junto ao ao canal de Beagle e de -12 no fundo do vale próximo ao Cerro Castor. Eu não imaginava que fazia tanto frio a em Ushuaia e o pessoal do local me informou que na semana anterior havia feito -22 no termômetro localizado junto a parede da pousada que nem estava no local mais frio do vale.

Quem de vocês imagina que pode fazer -30 a 100 m de altitude a 10 km de Ushuaia? Da mesma maneira ocorre em todas as regiões montanhosas a famosa inversão, -15 -20 no fundo dos vales a 1000 m e -5 a 3000 m de altitude.

Para o monitoramente das massas de ar, o importante são as estações de altitude e para o impacto das mesmas nos microclimas regionais, as estações de baixadas, fundo de vales são fundamentais.

 

 

Anselmi,

 

1) Welcome back!

2) Teu post disse tudo que eu gostaria de dizer!

 

Voltando a nossa baixada siberiana a 28oS de latitude: -0,7oC as 23h! Amanhã de manhã teremos a sétima negativa consecutiva para o caderno!

Link to comment
Share on other sites

Aero vs Aero..

 

Fez -4C no aero de Foz em 2009...

 

Fez -2C em 2010

 

O inmet de Foz esta mal localizado se não me engano.. ele fica lá na usina de itaipu, cercado de água em todos os lados e é ruim pra mínima...

 

O cantinho ali que fica Foz do Iguaçu tem o clima praticamente igual ao de Santa Rosa-RS e noroeste do RS em extremos, em linha reta a distancia é muito pequena..

 

E tu postou os extremos "extremos" :laugh:

 

Se pegar anos normais Foz ganha nas minimas absolutas... Ainda mais nesses ultimos anos aí, que andou tendo bloqueio no Sudeste..

 

Sds

 

Foz esta muito mais pra Campo Mourao, minha cidade natal, do que pra Curitiba! Conheco muito bem a regiao! :laugh: :laugh: :laugh:

 

Nao entendi porque voce se ofendeu, e fez um comentario ironico, apenas postei os dados! Morei 16 anos em Campo Mourao, e 12 anos em Curitiba! Conheco muito bem o Parana, mas nao vou polemizar com voce!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Análise técnica do CPTEC!

 

"Previsão

O sistema frontal que atua ao sul da Província de Buenos Aires na análise deverá deslocar para nordeste até a fronteira com o Uruguai hoje à noite. Na segunda-feira (03/06), segundo o modelo ETA a frente fria associada se ramifica, com um dos ramos entre o Estado de SP e o sul de MS, mas o pulso mais significativo deste sistema ficará mais a sul. Já o modelo GFS coloca um ramo entre o Paraguai e norte do PR neste dia, onde se encontra o pulso secundário e mais significativo do modelo ETA. Este sistema atuará pelo continente até o sábado (04/06) segundo o ETA, onde estará na fronteira do ES e BA, MG, MS e sul da Bolívia. O modelo GFS coloca o sistema no sul da BA, mas não penetra pelo interior do país. A atuação do mesmo não acarretará em chuva muito significativa, mais pela faixa leste do centro-sul do país. Este sistema frontal causará principalmente queda de temperatura no centro-sul do país, incluindo o MS. Na sexta-feira (03/06) a queda da máxima será entre o sudoeste do PR e todo o Estado do RS. No sábado (04/06) a queda da temperatura mínima será entre o sul do PR e o RS, sendo que entre a serra de SC e o RS estará em torno de 0°C, com chance de geada ampla. Entre o sul do RJ, MS e norte do PR a queda será na máxima, em torno de 6°C. Além disso, no leste de SC o modelo ETA indica condição de neve. Nesta área há condição para precipitação, devido à advecção associada ao gradiente de pressão no anticiclone pós-frontal. No domingo (05/06) mesmo o sistema no oceano, ainda influenciará o leste da BA. O anticiclone pós-frontal ainda favorecerá temperatura baixa na Região Sul do Brasil, ainda com chance de geada ampla. Na segunda-feira (06/06) inicia um novo processo de formação de onda frontal entre o norte da Argentina e Uruguai, que deverá se deslocar para leste. O modelo GFS coloca o deslocamento e intensificação deste sistema mais adiantado. Este sistema sim deverá causar chuva bastante significativa no centro-sul do Brasil, além da queda de temperatura. O campo de anomalia de temperatura do ensemble mostra para primeira semana (02/06 a 08/06) sinais negativos no centro-sul do país, em torno de -1 e -4°C abaixo da média, associados a entrada dos sistemas frontais comentados. Na segunda semana (09/06 a 15/06) a anomalia de temperatura é mais negativa ainda do que na primeira, com sinais de até -6°C. Na Região Norte do país as pancadas de chuva associadas ao calor e a alta umidade estarão restritas ao setor norte. Na faixa leste do Nordeste, a área de cavamento ainda atua, embora de maneira menos significativa, de modo que os acumulados de chuva ainda são bem menores do que nos últimos dias. Este padrão se mantém até o avanço do sistema frontal.

Elaborado pelos Meteorologistas Carlos Moura e Caroline Vidal

Link to comment
Share on other sites

Final de semana boa munição pro Pantera... :laugh: :sarcastic:

Sei não. Creio que Urupema matou o Pantera com tiros de espingarda, hehe. Sem querer desmerecer uma baixada mais continentalizada cercada de morros de 800 m.

 

Agora tenho 12,8° com + de 87%. Céu limpo e forte névoa úmida. Teremos nevoeiro. De novo. Faz 10,9° no Belém Novo e 14,0° no Moinhos de Vento.

 

A MetSul caprichou: dá mínima de 3° para as áreas frias de POA no domingo!! Aqui em casa deve chegar a 6°. :good2:

 

Abraços de baixada!

Link to comment
Share on other sites

Fechamento do mês de MAIO - 2011 na minha estação (Chácara das Pedras, 55 m):

 

Mínima absoluta: 10,1° (dia 30); 10,4° (dia 28) e 10,8° (dia 17)

 

Máxima absoluta: 28,2° (dia 25); 26,6° (dias 22) e 25,3° (dia 24)

 

Maior mínima: 17,1° (dias 23 e 25); 16,3° (dia 11) e 16,2° (dia 12)

 

Menor máxima: 15,7° (dia 2); 18,7° (dia 29) e 18,8° (dia 31)

 

Maior amplitude: 11,9° (dia 7: 12,1°/24,0°); 11,7° (dia 19) e 11,6° (dia 6)

 

Menor amplitude: 2,2° (dia 23: 17,1°/19,3°); 2,3° (dia 2) e 4,1° (dia 14)

 

Amplitude absoluta: 18,1°

 

Umidade relativa mínima: 51% (dia 16); 52% (dias 22 e 30) e 53% (dias 5 e 9)

 

Umidade relativa mínima média: 62,4%

 

Média mínima: 13,6°

 

Média máxima: 21,5°

 

Amplitude média: 8,0°

 

Média simples: 17,55°

 

Incrível a estabilidade das máximas. Foram 22 máximas entre 18° e 22°.

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

 

Onde vocês acessam os dados das temperaturas de Urupema? Queria fazer um levantamento com máximas e mínimas para comparar com algumas outras cidades em uma postagem no meu Blog...

 

Confesso que apenas visualizo os dados diários aqui -> http://apps.ciram.com.br/baseweb/jsp/Qualidade/monitoramento/map_monitoramento_portal.jsp?tipo=3&dia=2&mes=6&ano=2011&hora=14&estado=SC&selec=12#.

 

Dados completos não sei onde buscar.

 

 

Vou tentar descobrir onde esses dados estão disponíveis, acho que vai ficar um levantamento muito interessante!

Link to comment
Share on other sites

Acho muita diferença de baixada pra baixada. :mail:

 

Mas é claro que tu vai achar. Se fosse em Soledade é porque aí é a terra das baixadas mais frias ao sul do Equador...

Falei só pra cutucar grande Caio, :laugh: não duvido nada dos dados de Urupema, claro que há uma explicação para estas mínimas.Mas vc há de concordar que estão abaixo da média, mesmo se tratando de uma grande baixada. :ok:

Os dados de Urupema, revelam extamente que é possível haver diferenças significativas entre baixadas, tornando ainda mais interessante o monitoramento de baixadas.

Resumindo, abre-se um leque de possibilidades de menores mínimas no BR.Ainda há muitos locais sem acompanhamento, mas devo reconhecer que Urupema é a grande favorita para o Picolé de Ouro de menor mínima do ano. :good:

 

 

Paulo, seu comentário me fez pensar que assim como no Surf ainda descobrem-se "picos" novos todos os anos, nada impede que na Meteorologia também sejam descobertos novos locais que sejam propícios ao frio. Com o avanço da tecnologia e melhorias no acompanhamento a situação futura é bem interessante!

Link to comment
Share on other sites

Final de semana boa munição pro Pantera... :laugh: :sarcastic:

Sei não. Creio que Urupema matou o Pantera com tiros de espingarda, hehe. Sem querer desmerecer uma baixada mais continentalizada cercada de morros de 800 m.

 

Agora tenho 12,8° com + de 87%. Céu limpo e forte névoa úmida. Teremos nevoeiro. De novo. Faz 10,9° no Belém Novo e 14,0° no Moinhos de Vento.

 

A MetSul caprichou: dá mínima de 3° para as áreas frias de POA no domingo!! Aqui em casa deve chegar a 6°. :good2:

 

Abraços de baixada!

 

Espingardinha básica calibre 12... até porque, a diferença da altitude pró-Europema é brutal, a dife de latitude pró-Soleyork é pequena, e as menores mínimas ocorrem com ar frio continental. Nestes casos, a altitude comanda mais que a continentalidade, então msm q a continentalidade ajude Soleyork, a altitude ainda pesa demais a favor de Europema. Tanto que a mínima absoluta do histórico de Foz do Iguaçu é superior à de Curitiba, mesmo com 600km de continentalidade ajudando.

Já no confronto entre as baixadas de mais de 1000m de altitude do sul do PR com as de 800m em Soleyork, aí sim acredito que a peleja vai ser bonita.

No tópico de fotos de Solecity, achei bacana o visu da baixada na localidade de São Tomé. Quais são as altitudes do topo e do fundo da cratera?

Link to comment
Share on other sites

Aero vs Aero..

 

Fez -4C no aero de Foz em 2009...

 

Fez -2C em 2010

 

O inmet de Foz esta mal localizado se não me engano.. ele fica lá na usina de itaipu, cercado de água em todos os lados e é ruim pra mínima...

 

O cantinho ali que fica Foz do Iguaçu tem o clima praticamente igual ao de Santa Rosa-RS e noroeste do RS em extremos, em linha reta a distancia é muito pequena..

 

E tu postou os extremos "extremos" :laugh:

 

Se pegar anos normais Foz ganha nas minimas absolutas... Ainda mais nesses ultimos anos aí, que andou tendo bloqueio no Sudeste..

 

Sds

 

Foz esta muito mais pra Campo Mourao, minha cidade natal, do que pra Curitiba! Conheco muito bem a regiao! :laugh: :laugh: :laugh:

 

Nao entendi porque voce se ofendeu, e fez um comentario ironico, apenas postei os dados! Morei 16 anos em Campo Mourao, e 12 anos em Curitiba! Conheco muito bem o Parana, mas nao vou polemizar com voce!

 

Sds.

 

Não se preocupe, não me ofendi.

 

Não costumo me ofender com mínima absoluta, temperatura média na relva, temp em 850mb, altitude dos picos em volta... ao contrario de alguns aqui.

 

Sds

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Há alguns anos atrás eu dizia:"baixadas a revolução na meteorologia brasileira".

Para mim é tão importante observar a temperatura dos vales como também dos topos e demais locais. Em julho de 2009 estive em Ushuaia onde a temperatura era de -1 no aeroporto localizado junto ao ao canal de Beagle e de -12 no fundo do vale próximo ao Cerro Castor. Eu não imaginava que fazia tanto frio a em Ushuaia e o pessoal do local me informou que na semana anterior havia feito -22 no termômetro localizado junto a parede da pousada que nem estava no local mais frio do vale.

Quem de vocês imagina que pode fazer -30 a 100 m de altitude a 10 km de Ushuaia? Da mesma maneira ocorre em todas as regiões montanhosas a famosa inversão, -15 -20 no fundo dos vales a 1000 m e -5 a 3000 m de altitude.

Para o monitoramente das massas de ar, o importante são as estações de altitude e para o impacto das mesmas nos microclimas regionais, as estações de baixadas, fundo de vales são fundamentais.

Gosto de conversar com pessoas inteligentes, teu post matou a pau gringo vecchio, muito bom mesmo Anselmi, disse exatamente o que eu gostaria de dizer.

Link to comment
Share on other sites

Espingardinha básica calibre 12... até porque, a diferença da altitude pró-Europema é brutal, a dife de latitude pró-Soleyork é pequena, e as menores mínimas ocorrem com ar frio continental. Nestes casos, a altitude comanda mais que a continentalidade, então msm q a continentalidade ajude Soleyork, a altitude ainda pesa demais a favor de Europema. Tanto que a mínima absoluta do histórico de Foz do Iguaçu é superior à de Curitiba, mesmo com 600km de continentalidade ajudando.

Já no confronto entre as baixadas de mais de 1000m de altitude do sul do PR com as de 800m em Soleyork, aí sim acredito que a peleja vai ser bonita.

No tópico de fotos de Solecity, achei bacana o visu da baixada na localidade de São Tomé. Quais são as altitudes do topo e do fundo da cratera?

Curita,com ar frio típico de inverno, mais continental a atuação do ar frio é mais forte aqui.No São Tomé, limite com Linha Ceccon Barros Cassal, a base do vale varia de 300 a 450m, cercada de coxilhas de 720 a 750m.

Pois é depois desta números de Urupema, acho que o Pantera não encara o tranco, então bazuca neles :sarcastic: :laugh: vai entrar o time titular em campo, ia deixar uma carta na manga, vou ter que usá-la, rumo ao panelões de S Tomé ou Fontoura Xavier(Guamirim) :declare: :sorry: :search: :dirol:

Link to comment
Share on other sites

À moda do Caio...

 

6Z:

 

- Esfria sábado, domingo e manhã de segunda. Esquenta rápido (pré-frontal) segunda e terça;

- A temperatura entra em constante declínio de quarta até sábado, com direito a reforço do ar frio sexta/sábado.

- Mudou o cenário pra melhor, ao invés de três tiros curtos, serão um curto e um longo.

- Sobre a neve. O modelo incrementou a possibilidade do fênomeno neste sábado. Deixou de ser muito baixa para ser apenas baixa.

- Já para sexta/sábado que vem, apesar de ser muito cedo, com a baixa formando-se junto ao litoral sul-brasileiro, já haveria ar frio sobre o continente e estaria entrando o reforço. O modelo sugere temperatura e espessura bastante propícias. O cenário parece ser bem sugestivo.

Link to comment
Share on other sites

Fechamento do mês de MAIO - 2011 na minha estação (Chácara das Pedras, 55 m):

 

Mínima absoluta: 10,1° (dia 30); 10,4° (dia 28) e 10,8° (dia 17)

 

Máxima absoluta: 28,2° (dia 25); 26,6° (dias 22) e 25,3° (dia 24)

 

Maior mínima: 17,1° (dias 23 e 25); 16,3° (dia 11) e 16,2° (dia 12)

 

Menor máxima: 15,7° (dia 2); 18,7° (dia 29) e 18,8° (dia 31)

 

Maior amplitude: 11,9° (dia 7: 12,1°/24,0°); 11,7° (dia 19) e 11,6° (dia 6)

 

Menor amplitude: 2,2° (dia 23: 17,1°/19,3°); 2,3° (dia 2) e 4,1° (dia 14)

 

Amplitude absoluta: 18,1°

 

 

BLZ Marcos. pena que eu so tenha um termometro simplizinho aqui. marca a máxima, mínima e deu.

seria interessante se eu tivesse uma automática. Acho que daria empatado com o INMET. Pois, fica muito impreciso o que tenho aqui. Tanto que nem estou planilhando.

A tua já tem um histórico que pode ser explorado estatisticamente.

saudações nivosas!

Umidade relativa mínima: 51% (dia 16); 52% (dias 22 e 30) e 53% (dias 5 e 9)

 

Umidade relativa mínima média: 62,4%

 

Média mínima: 13,6°

 

Média máxima: 21,5°

 

Amplitude média: 8,0°

 

Média simples: 17,55°

 

Incrível a estabilidade das máximas. Foram 22 máximas entre 18° e 22°.

Link to comment
Share on other sites

Boa Rodrigo! Nem vou precisar atualizar, você foi perfeito.

 

Agora eu não vejo chance de neve para o amanhecer deste sábado, quiçá quirera. Vamos ter inversão nas camadas mais altas. Zera em 850, esquenta em 800 e 750, negativa em 700, e com apenas traço de precipitação:

 

+ 30h     -0.3            1.9            1.8           -0.6           0.03

Link to comment
Share on other sites

Aqui no estado de São Paulo Itapetininga fez apenas 02,7 hoje....Já para capital a minima foi mais alta hoje, no Mirante de Santana deu 13,9

 

Tem coisas que realmente são impressionantes. Rancharia e Itapetininga que o digam! Qual a temperatura em outras cidades da região?? Isso deve ser o poço do poço do poço de ar frio..

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.