Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

PERICÓ; 17,1/5,8/10,6/21,4/-1,7/4

 

URUPEMA; 15,6/4,3/9,0/20,2/-4,6/9

 

MI; 10,8/5,2/7,6/16,6/0,2/0

 

INMET/AUT.; 14,6/6,9/10,0/18,7/-0,4/1

 

CLIMATERRA; 15,8/6,4/10,2/20,9/-1,8/1

 

CETREJO; 17,0/5,5/10,3/21,4/-2,7/5

 

CRUZEIRO; 14,5/5,9/9,4/19,0/-0,8/3

 

CHAPADA; 16,4/7,7/11,8/20,4/0,1/0

 

HIRAGAMI/COTIA; 14,8/7,6/11,1/19,2/0,0/0

Link to comment
Share on other sites

Ola moçada. Sou de Campo Grande- MS e sou novo por aqui. Estou com algumas dúvidas:

 

- Onde vocês encontram esses modelos com previsão tão detalhada?? Eu só consigo alguns gráficos no Link MODELOS aqui na página mas nada muito especifico.

 

- Tem algum site onde vcs oham isso? GFS? Modelo Europeu

 

Estou meio perdido. Se alguem puder me ajudar, agradeço!

Link to comment
Share on other sites

É quase inacreditável o Marsilac.... como faz diferença não estar na Ilha de Calor! Aqui em casa minha mínima foi de uns 12 graus... mais ou menos alinhada com Congonhas que é relativamente perto. Acredito que por estar na varanda e no 14º andar deve fazer uma diferença... aqui é muito raro abaixar de 10ºC

Pela tua altura creio que na base do edifício, havendo estabilidade e céu limpo, estava uns 2° mais frio. A não ser que a tua zona seja muito urbanizada, quase sem verde, como uma área central.

 

Tenho curiosidade em saber como se comporta a atmosfera, por exemplo, no topo de teu prédio e na base. Seria interessante colocar duas estações só para verificar isso. :good2:

 

---

 

Aqui em casa tive máxima de 19,1° às 15:07. Foi um aquecimento rápido já que estava 14,5° ao meio-dia.

 

Agora afunda de novo. Estava na PUC, numa área mais baixa que o INMET, ali perto, e saía fumaça da boca. Muito devido à umidade. Aqui tenho 13,6° com 80%. No INMET estava 13,2° às 19 h. Na PUC devia estar um pouco mais frio.

 

Na Lomba do Pinheiro está 11,4°!

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

COM DADOS DE HOJE

 

RISCO DE GEADA NO OESTE DO PR NO DOMINGO E TALVEZ SEGUNDA, LEVE SAPECADA.

 

GEADA AMPLA E MODERADA A FORTE NO AMANHECER DO DIA9 E 10

 

Agora que os modelos começam a apontar boa chuva para nós, vem a geada! hehehe... que loteria! Vamos que vamos.. Tudo indica que teremos um mês bastante interessante e movimentado.

A máxima aqui chegou a 24,8°C com mais um belo dia de céu azul!

Link to comment
Share on other sites

Clima | 01/06/2011 | 18h30min

 

Junho deve ter temperatura até 3°C abaixo da média histórica do mês no Estado, aponta Inmet

Previsão é válida principalmente para a Região Central e à Fronteira Oeste

 

 

Mesmo sem a influência de fenômenos específicos, o Rio Grande do Sul terá temperatura até 3°C abaixo da média histórica em junho, aponta o prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O mesmo levantamento prevê chuvas regulares no mês na maior parte do Estado — com exceção da faixa entre Frederico Westphalen e Torres, no Norte, onde a tendência é de volume pouco acima do normal.

 

Como está o tempo em sua cidade? Mande fotos

 

De acordo com a meteorologista Estael Sias, da Central RBS, a previsão de frio acima do normal para o mês deve ser confirmada com tardes mais frias. Na região da Fronteira Oeste, a temperatura deve ficar, em média, 3°C abaixo da histórica para junho. O mesmo se repete no centro do Estado. Na Região Metropolitana, a queda é menor — cerca de 0,5°C.

 

Antes e depois: neblina se dissipa e sol brilha na Capital

 

 

 

 

— Este junho será um pouco mais frio se comparado com o mesmo mês em anos anteriores. As manhãs serão mais geladas e as tardes, quando a temperatura normalmente tende a subir, serão mais frias. Vamos ter a primeira mínima negativa neste mês — diz Estael.

 

O documento do Inmet aponta um mês com chuva dentro do previsto na maior parte do RS. Na Fronteira Oeste, por exemplo, o volume pluviométrico deve seguir a média histórica de 80mm. O prognóstico muda somente no Norte, com previsão de 140mm de chuva na faixa entre Frederico Westphalen e Torres. O índice é considerado um pouco acima da média.

 

Frio intenso deve se concentrar em julho

 

Pelas informações do Inmet, o inverno de 2011 deve concentrar o período de frio mais intenso em julho, como nos últimos dois anos.

 

— Não há a interferência de fenômenos como La Niña e El Niño. Isso faz com que a gente tenha um inverno mais normal, sem antecipação do frio. O dia a dia mostra esta tendência. Ainda não tivemos nenhuma temperatura negativa no Estado e nem geadas severas — afirma a meteorologista.

 

Em 2008 — o inverno mais rigoroso dos últimos anos —, a incidência do La Niña antecipou a queda de temperatura. Mínimas negativas, acompanhadas de geada, foram registradas ainda em abril e maio daquele ano.

Link to comment
Share on other sites

to começando a crer que junho e julho serão meses de bastante frio, contínuo e secos, como foi maio.

Tomara que a situação não se altere! De todos os anos que tivemos, desde 2000, este é o mais provável para que uma super onda de frio aconteça!

 

 

E o que eu penso tambem, pelo menos teoricamente, de todos os anos esse seria o mais favoravel a pelo menos um grande evento de frio, mesmo que o inverno nao seja rigoroso!

 

Somar hoje colocou boa chuva para quase todo o Parana entre domingo e segunda, e garantiu que nao haverao geadas no Estado na semana que vem! Sera? :hang1:

 

Sds.

 

Deixa eu ver se entendi direito... quer dizer que os mesmos caras prevêem uma anomalia negativa de 6 graus na médias das mínimas, e descartam geadas no PR num pulso de ar frio que poderá provocar mínimas de 5 graus ou até menos em Curita? :prankster:

Eles tiveram aula de um negócio chamado coerência textual quando fizeram o cursinho pro vestibular?

Link to comment
Share on other sites

Bruno, destacando alguns pontos:

 

- Até 3oC abaixo da média na fronteira oeste do estado e -0,5oC somente na região metropolitana? Falta coerência, conhecimento ou haverá mesmo um represamento do frio? Que diga-se de passagem, não tem sido a característica dos anticiclones neste ano. A fronteira não está mais fria, o frio está homogenêo e espalhado, 2007 e 2009 foram anos de frio mais forte e restrito ao sul/oeste.

 

- Um pouco mais frio que os anos anteriores: para junho/julho será que ela está falando em relação média desses meses nos últimos 4 anos? Putz grila, é frio pacas hein?

 

- 2007 e 2009 foram mais frios que 2008.

 

- Pela lógica da meteorologista, um "inverno mais normal" sem La Nina ou El Nino significa mais frio. A média histórica dos invernos mais frios não mostra isso. Outra, esqueceram de contar pra ela que a circulação atmosférica associada a La Nina permanece significativa, aqui pelo cone-sul principalmente. Observa-se neste momento FORTE influência de La Nina, não somente pelo frio, mas principalmente pela precipitação.

Link to comment
Share on other sites

Clima | 01/06/2011 | 18h30min

 

Junho deve ter temperatura até 3°C abaixo da média histórica do mês no Estado, aponta Inmet

Previsão é válida principalmente para a Região Central e à Fronteira Oeste

 

 

 

Frio intenso deve se concentrar em julho

 

Pelas informações do Inmet, o inverno de 2011 deve concentrar o período de frio mais intenso em julho, como nos últimos dois anos.

 

— Não há a interferência de fenômenos como La Niña e El Niño. Isso faz com que a gente tenha um inverno mais normal, sem antecipação do frio. O dia a dia mostra esta tendência. Ainda não tivemos nenhuma temperatura negativa no Estado e nem geadas severas — afirma a meteorologista.

 

Em 2008 — o inverno mais rigoroso dos últimos anos —, a incidência do La Niña antecipou a queda de temperatura. Mínimas negativas, acompanhadas de geada, foram registradas ainda em abril e maio daquele ano.

 

 

Bruno, isso realmente chama atencao no outono-inverno desse ano! Esta esfriando progressivamente, pouco a pouco, dando a impressao de estarem mais "definidas" as estacoes este ano!

 

Da uma certa impressao de que deve ter pelo menos um mes bem frio nesse inverno no RS! Se nao me engano, Janeiro desse ano foi um dos mais quentes que ja vi em POA, na media. Se isso estiver correto, isto e tipico de La Nina, e provavelmente uma compensacao viria num Junho ou julho bem frios!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ola moçada. Sou de Campo Grande- MS e sou novo por aqui. Estou com algumas dúvidas:

 

- Onde vocês encontram esses modelos com previsão tão detalhada?? Eu só consigo alguns gráficos no Link MODELOS aqui na página mas nada muito especifico.

 

- Tem algum site onde vcs oham isso? GFS? Modelo Europeu

 

Estou meio perdido. Se alguem puder me ajudar, agradeço!

Olá seekertbs! Bem vindo, participe sempre conosco!

Para você e todos os usuários do fórum: para ver o modelo GFS, Europeu e ETA 20 - CPTEC com detalhes, acesse o item MODELOS, no menu logo abaixo do logo do fórum, como mostra a figura abaixo:

menu.png.e02e9656f7274e0677f5e5c0d01651e3.png

Link to comment
Share on other sites

A última saída do GFS (18z) trouxe 3 invasões polares num intervalo de 10 dias! A primeira, já como certa, neste fim de semana. A segunda ocorreria já na terça-feira, bem continentalizada, traria um bom volume de chuva em SC e PR e certamente com geada generalizada na quarta. E no fim da semana ocorreria uma terceira erupção, bem mais complicado de confirmar a intensidade. Quer começo de Junho melhor que isso??

Link to comment
Share on other sites

Caio e Silvio, notei também a incosistência da análise da Estael (talvez o jornalista tenha distorcido o que ela disse...)quando ela disse que 2008 foi um inverno frio, pois este ano foi modestíssimo perto de 2007 e 2009 no RS.

 

Acessei também os mapas do INMET no seu prórprio site. A anomalia de -3C na fronteira oeste é verdadeira, mas é incorreto que as médias ficarão assim no mês como um todo, pois a média das máximas não terá anomalia tão grande. O mesmo vale para a média de POA. A média das mínimas ficaria com anomalia entre -0,5C e -1,5C, porém a média das máximas ente -1,5C e -2,5C.

Link to comment
Share on other sites

É quase inacreditável o Marsilac.... como faz diferença não estar na Ilha de Calor! Aqui em casa minha mínima foi de uns 12 graus... mais ou menos alinhada com Congonhas que é relativamente perto. Acredito que por estar na varanda e no 14º andar deve fazer uma diferença... aqui é muito raro abaixar de 10ºC

 

Monte Alegre do Sul mandando bem! E muito legal esse levantamento que vemos umas cidades com frio surpreendente!

 

Com essa marca chego à conclusão de que NÃO teve neblina em Marsilac hoje cedo, só pode. :russian:

 

Em Itapevi, uma neblina forte que se formou durante a madrugada durou até as 10 da manhã, mais ou menos, mas mesmo assim a mínima ficou abaixo dos 10ºC: 8,4ºC (máxima de 20,2ºC).

 

No momento, céu com poucas nuvens e temperatura em declínio acentuado: 11,2ºC (21:50h)

Link to comment
Share on other sites

Estou IMPRESSIONADO com o que o GFS aponta no horizonte. Esta segunda onda de frio vai literalmente

VARRER todo o sul, parte significativa do centro-oeste e 90% do Sudeste, causando mínimas baixas em todo o

centro-sul. Geadas amplas no RS, SC, PR, SP, MG, RJ, MS e quem sabe GO.

Link to comment
Share on other sites

Urupema, pela OMM registrou mais uma negativa, aos 48 do segunto tempo com -0,1oC as 21h00. A sexta seguida. E já tem -0,9oC as 22h00. Acho que vai ser uma madrugada de queda constante, se não der neblina, pode passar dos -4oC. É incrível!

 

O Castelinho vai bem, pode até negativar. Como colocou a Metsul, POA deve ter a sua madrugada mais gelada do ano. Grata surpresa! E CDJ vai indo no seu curso natural, em queda!

Link to comment
Share on other sites

PERICÓ; 17,1/5,8/10,6/21,4/-1,7/4

 

URUPEMA; 15,6/4,3/9,0/20,2/-4,6/9

 

MI; 10,8/5,2/7,6/16,6/0,2/0

 

INMET/AUT.; 14,6/6,9/10,0/18,7/-0,4/1

 

CLIMATERRA; 15,8/6,4/10,2/20,9/-1,8/1

 

CETREJO; 17,0/5,5/10,3/21,4/-2,7/5

 

CRUZEIRO; 14,5/5,9/9,4/19,0/-0,8/3

 

CHAPADA; 16,4/7,7/11,8/20,4/0,1/0

 

HIRAGAMI/COTIA; 14,8/7,6/11,1/19,2/0,0/0

 

Foi um bom maio, não foi, Ronaldo?

 

Bom para a uva e a maçã?

Link to comment
Share on other sites

PERICÓ; 17,1/5,8/10,6/21,4/-1,7/4

 

URUPEMA; 15,6/4,3/9,0/20,2/-4,6/9

 

MI; 10,8/5,2/7,6/16,6/0,2/0

 

INMET/AUT.; 14,6/6,9/10,0/18,7/-0,4/1

 

CLIMATERRA; 15,8/6,4/10,2/20,9/-1,8/1

 

CETREJO; 17,0/5,5/10,3/21,4/-2,7/5

 

CRUZEIRO; 14,5/5,9/9,4/19,0/-0,8/3

 

CHAPADA; 16,4/7,7/11,8/20,4/0,1/0

 

HIRAGAMI/COTIA; 14,8/7,6/11,1/19,2/0,0/0

 

Foi um bom maio, não foi, Ronaldo?

 

Bom para a uva e a maçã?

 

SIM, FICOU 1,1 ABAIXO DA MÉDIA. BOA QUALIDADE NO FRIO.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite

Depois de muito tempo volto a postar aqui no BAZ

 

Médias aqui de Farroupilha de 2010 e 2011, abril e maio

Estação Urbana

       2010        TEMPERATURE (°C), HEAT BASE 18.3, COOL BASE 18.3
                         DEP.  HEAT  COOL                                          
       MEAN  MEAN        FROM  DEG   DEG                        MAX  MAX  MIN  MIN 
YR MO  MAX   MIN   MEAN  NORM  DAYS  DAYS  HI  DATE  LOW  DATE  >=32 <=0  <=0  <=-18 
------------------------------------------------------------------------------------
10  4  21.7  13.3  16.8   0.0    74    29  29.1   2   8.3   28    0    0    0    0
10  5  17.0  10.9  13.7   0.0   147     3  22.6  23   7.3   31    0    0    0    0

           2011                                              
       MEAN  MEAN        FROM  DEG   DEG                        MAX  MAX  MIN  MIN 
YR MO  MAX   MIN   MEAN  NORM  DAYS  DAYS  HI  DATE  LOW  DATE  >=32 <=0  <=0  <=-18 
------------------------------------------------------------------------------------
11  4  22.1  13.3  17.1   0.0    61    26  27.9  17   8.7   24    0    0    0    0
11  5  17.7  10.6  13.7   0.0   148     4  23.3  25   4.7   30    0    0    0    0

Estação Vicentina

 

           2010                                               
       MEAN  MEAN        FROM  DEG   DEG                        MAX  MAX  MIN  MIN 
YR MO  MAX   MIN   MEAN  NORM  DAYS  DAYS  HI  DATE  LOW  DATE  >=32 <=0  <=0  <=-18 
------------------------------------------------------------------------------------
10  4  23.4  11.9  16.8   0.2    82    40  31.8   2   4.9   28    0    0    0    0
10  5  18.4   9.6  13.7  -0.2   146     8  24.6   2   4.1    2    0    0    0    0

               2011                                        
       MEAN  MEAN        FROM  DEG   DEG                        MAX  MAX  MIN  MIN 
YR MO  MAX   MIN   MEAN  NORM  DAYS  DAYS  HI  DATE  LOW  DATE  >=32 <=0  <=0  <=-18 
------------------------------------------------------------------------------------
11  4  22.9  11.8  16.8   0.2    78    31  27.9  17   5.7   26    0    0    0    0
11  5  19.0   9.1  13.4  -0.5   157     7  24.1  25   1.7   30    0    0    0    0

 

Neste momento faz 7,5 na estação urbana e 4,0 na Vicentina com relva de 2,2

Links das estações

Farroupilha

http://weather.anselmi.com.br/weather/atual.htm'>http://weather.anselmi.com.br/weather/atual.htm

http://www.wunderground.com/global/stations/83942.html?sp=IRIOGRAN1

Farroupilha-Vicentina

http://weather.anselmi.com.br

http://www.wunderground.com/global/stations/83942.html?sp=IRSFARRO1

Link to comment
Share on other sites

O Ronaldo tem razão, está incutida na cabeça das pessoas "comuns" a ideia de que o inverno começa só em 21 de junho...

E o pior é ouvir meteorologistas tentando fazer com que o frio "ocorra" apenas no inverno do calendário...

Nada contra, mas já ouvi cada pérola de algumas meteorologistas aqui no RS... :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Tipo aquela ,"geadas aqui ocorrem em junho e julho"... :dash1: :wacko: :fool:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Consulto diariamente as tuas estações Anselmi. Gostaria de saber, inclusive, como tu faz para fornecer os dados da Vicentina para a base de dados do NOAA. Valeu!

http://www.wxqa.com/

The Citizen Weather Observer Program (CWOP) is a public-private partnership with three main goals: 1) to collect weather data contributed by citizens; 2) to make these data available for weather services and homeland security; and 3) to provide feedback to the data contributors so that they have the tools to check and improve their data quality. In fact, the web address, wxqa.com, stands for weather quality assurance.

Envio os dados atráves do WeatherLink. É necessário se cadastrar e atualizar os dados de login no WeatherLink.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Meu apto ta no 3 andar, acredito que não influencie tanto nas mínimas...a mínima aqui em casa ficou em 11.9 C com um forte nevoeiro.

Só pra ter uma noção do clima maluco de sp, a noite anterior começou com tempo limpo, de repente o vento aumentou bastante e o céu nublou geral, de deixar os topos dos prédios da paulista encobertos. Por volta da meia noite o tempo limpou novamente, e não sei quando depois formou o nevoeiro!

Máxima de 19.4 C

Agora o céu tá limpo e já tem formação de neblina, faz 12.8 C.

Link to comment
Share on other sites

-1,1oC às 23:00! Confirmada mais uma mínima negativa de responsa para Urupema!

 

Aqui em Ctba temos 9oC no aero depois de uma mínima de 3oC! Foi mais um dia frio!

 

Muito boas as últimas saídas do GFS! A linha de 0oC emn 850 hpa pega o leste de RS e o sudeste de SC na primeira MP, a linha de 2oC em 850 hpa "domina" o sul do BR na segunda MP e na terceira, como disse o Tucci, fudeu! Linha de 0oC no centro-norte do PR, com possibilidade de termos a esperada geada forte (eu sei que trás prejuízos, mas nego nunca ficou tanto tempo sem elas, he he he) no norte do PR! Não é um 2000, mas para pós-2000 tá um ótimo começo!

Link to comment
Share on other sites

É quase inacreditável o Marsilac.... como faz diferença não estar na Ilha de Calor! Aqui em casa minha mínima foi de uns 12 graus... mais ou menos alinhada com Congonhas que é relativamente perto. Acredito que por estar na varanda e no 14º andar deve fazer uma diferença... aqui é muito raro abaixar de 10ºC

Pela tua altura creio que na base do edifício, havendo estabilidade e céu limpo, estava uns 2° mais frio. A não ser que a tua zona seja muito urbanizada, quase sem verde, como uma área central.

 

Tenho curiosidade em saber como se comporta a atmosfera, por exemplo, no topo de teu prédio e na base. Seria interessante colocar duas estações só para verificar isso. :good2:

 

---

 

Aqui em casa tive máxima de 19,1° às 15:07. Foi um aquecimento rápido já que estava 14,5° ao meio-dia.

 

Agora afunda de novo. Estava na PUC, numa área mais baixa que o INMET, ali perto, e saía fumaça da boca. Muito devido à umidade. Aqui tenho 13,6° com 80%. No INMET estava 13,2° às 19 h. Na PUC devia estar um pouco mais frio.

 

Na Lomba do Pinheiro está 11,4°!

 

Abraços microclimáticos!

 

 

Moro perto do Parque Ibirapuera, no meu prédio tem várias árvores e as ruas do entorno são bem arborizadas... qualquer dia vou deixar o termômetro no jardim do prédio pra ver a diferença, mas vou esperar um episódio de frio pra fazer isso!

Link to comment
Share on other sites

Seja bem-vindo de volta, Anselmi! :friends:

 

Finalmente POA está fazendo bonito!! Céu limpo, sem vento e caindo bem. Está mais frio aqui do que em algumas cidades do interior do RS. Na última hora deu 9,7° no INMET!! :good2: Primeiro valor de um dígito antes da meia-noite.

 

Aqui em casa faz 11,3° com 87.

 

A Base Aérea de Canoas tem belíssimos !! Faz 9° no aero e 10,7° em São Leopoldo.

 

No Anselmi faz 7,8°.

 

Na Vicentina: 3,1°.

 

No Catelinho: 2,2°.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente POA está fazendo bonito!!

 

 

Shhhhhhhh!! Não fala, se não alguma coisa pode acontecer. Ahahahaha

Vou dormir por aqui com 11,4 e um princípio de nevoeiro na parte baixa do bairro, onde deve estar se concentrando o ar mais frio. Acredito em uns 9C para mim. Talvez no BN se aproxime dos 7 ou 6, se não bater um ventinho por lá...

Link to comment
Share on other sites

Finalmente POA está fazendo bonito!!

 

 

Shhhhhhhh!! Não fala, se não alguma coisa pode acontecer. Ahahahaha

Vou dormir por aqui com 11,4 e um princípio de nevoeiro na parte baixa do bairro, onde deve estar se concentrando o ar mais frio. Acredito em uns 9C para mim. Talvez no BN se aproxime dos 7 ou 6, se não bater um ventinho por lá...

Ai! Que perigo!! :punish:

 

Aqui tenho 10,7°... faz 8,2° no Belém Novo..........

 

Abraços cautelosos!

Link to comment
Share on other sites

-1,1oC às 23:00! Confirmada mais uma mínima negativa de responsa para Urupema!

 

Aqui em Ctba temos 9oC no aero depois de uma mínima de 3oC! Foi mais um dia frio!

 

Muito boas as últimas saídas do GFS! A linha de 0oC emn 850 hpa pega o leste de RS e o sudeste de SC na primeira MP, a linha de 2oC em 850 hpa "domina" o sul do BR na segunda MP e na terceira, como disse o Tucci, fudeu! Linha de 0oC no centro-norte do PR, com possibilidade de termos a esperada geada forte (eu sei que trás prejuízos, mas nego nunca ficou tanto tempo sem elas, he he he) no norte do PR! Não é um 2000, mas para pós-2000 tá um ótimo começo!

 

 

Confesso que espero por uma onda de frio nesse padrao a tanto tempo que chega a ser surreal que ela possa acontecer! Tem cidade do Norte do Parana e sul de Sao paulo que nao ve uma geada dessas a pelo menos 11 anos!! No Sul de Minas, e norte de Sao Paulo, a ultima forte foi em 1994!

Chegou a hora das coisas voltarem ao seu lugar!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba sofre muito com o efeito da urbanização. É impressionante como as áreas verdes da cidade são mais frias. Talvez isso explique muito do aquecimento da cidade nos últimos anos.

 

Bruno, comeco a achar que a teoria da urbanizacao realmente tem o peso maior do que se acreditava na capital paranaense! E claro que os ciclones mais ao sul e a dinamica dos ultimos anos sao evidentes, porem percebe-se realmente que as areas verdes em Curitiba sao extremamente geladas! Porem, o Barigui e uma excecao, nem todas as areas tem tanta discrepancia!

 

O mais intrigante, e que a urbanizacao de Curitiba e "leve" comparando-se com outras capitais, inclusive Porto Alegre. Curitiba nao tem aquela densidade de predios muito proximos uns dos outros, nem aquele "centrao" tipico de grandes metropoles, como Sao Paulo possui e tambem BH, Rio, e mesmo POA. Voce mesmo me disse uma vez que estranhava o sky line de Curitiba, pois nao existia um centro delimitado, e sim predios espalhados por diversos bairros!

Esse assunto e realmente dificil...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.