Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

Ronaldo, eu nunca vi aqui no BAZ voce dizer que o inverno esta ruim, mesmo em 2005 e 2006 quando o inverno foi quase inexistente. Serio, o dia que eu ver voce reclamar do inverno e porque teremos a seca da Russia de 2010, com 60 dias de anomalias superior a +3 em vasta regiao continental!

 

Serio Ronaldo, se eu tivesse o seu otimismo e a sua calma eu estaria feito na vida! :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, eu nunca vi aqui no BAZ voce dizer que o inverno esta ruim, mesmo em 2005 e 2006 quando o inverno foi quase inexistente. Serio, o dia que eu ver voce reclamar do inverno e porque teremos a seca da Russia de 2010, com 60 dias de anomalias superior a +3 em vasta regiao continental!

 

Serio Ronaldo, se eu tivesse o seu otimismo e a sua calma eu estaria feito na vida! :laugh:

 

Sds.

 

PARA O PADRÃO DO BAZ, 90% DOS INVERNOS SERÃO RUINS, ORAS BOLAS, PENSAM QUE ESTAMOS A 40 SUL!!!

Link to comment
Share on other sites

hahahahahahahaha, boa Ronaldo :laugh:

 

Estávamos quase surtando devido à seca de neve forte, e ela VEIO !

 

Agora estamos quase surtando devido às saudades que o mamute polar de 2000

deixou em nossas mentes. Queremos algo parecido, e pode vir este ano.

 

Quando ao ciclone projetado para o dia 23/05, tem tudo para melhorar muito

de figura, visto ao que o europeu já projeta.

Link to comment
Share on other sites

Esqueci de parabenizar o Lucas pela análise 1975 x 2000 x 2011... :clapping: Tranquilizadora para a maioria! Tu deve ter evitado alguns suicídios, he he he! :laugh:

 

Estranha esta mínima de Urupema hoje, não Ronaldo? Será que não houve engano, tendo tido negativas nas proximidades?

 

A propósito, acessei agora o CIRAM e tava tudo fora do ar... Acho que porque é 20:00 redondo...

Link to comment
Share on other sites

Pela 18Z do GFS junho fecha sem cavalo e bem, mas bem abaixo da média na maior parte do sul do BR! Se ainda havia alguma dúvida que o bicho anda surtado, acho que não há mais, he he he!

 

Não consegui ver ela ainda. Ela veio mais embonecada como no ECMWF?

 

A MP da semana que vem ainda está meia boca... Só que fica frio direto depois dela...

Link to comment
Share on other sites

O que tem atrapalhado um pouco a sensação de início de inverno abaixo da média aqui é a falta de dias nublados e máximas abaixo dos 15°C. Tivemos umas 3 tardes apenas com tempo fechado e máximas nesses patamares em maio e junho, está sempre um sol forte brilhando, e mesmo com 18ºC a tarde parece estar bem mais quente.

 

Mas no geral tá bom sim, frio constante, geada nas baixadas pelo menos, e aqui em casa é difícil gear forte mesmo, e ainda temos 3 meses de chance! eheheheh

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O Ronaldo está coberto de razão. Já nem argumento mais. É que há novos membros no BRtempo(ex-BAZ), não estão adaptados à discussão antiga que fizemos exaustivamente aqui.

A verdade é que me decepcionei com as temperatuas dos anos 70. foi frio? foi! Nevou? nevou!

mas, se você pegar as médias e verificar bem, houve períodos de calor,TAMBÉM, naquela década.

Ora, temos o extremo que nos afeta mais. 2000 foi quente até início de julho. o curioso é como o tempo voa. eu comecei a participar do então BAZ acredito que faz uns 8 anos, acho. Tão logo iniciou eu já me cadastrei. Uma década, quase, acompanhando aqui a choradeira geral.

Acompanhando as médias, mínimas e máximas, veremos que o fator urbano é que está pesando. Estações que ficavam em áreas rurais, hoje estão cercadas de prédios. Estão "sufocadas". Não acredito que a estação do Inmet de Porto Alegre não tenha sofrido com a urbanização da região. Há predios novos atrás,. E a zona sul? Ainda ontem fui visitar um cliente lá. Fiquei espantado com o grande desmatamento que há. Com certeza, as temperaturas na zona sul de POA, que hoje são bem mais baixas que as do centro da cidade, sofrerão um acréscimo. Mesmo aqui no Morro Santana, inúmeros condomínios estão sendo erguidos. Ora, não sejamos ingênuos. Acho extremamente sem ciência queremos pegar a temperatura de estações descaracterizadas e tomá-las como "média histórica". Elas registravam algo de "uma época específica". Hoje possume asfalto, concreto, sem verde, tudo esquenta ao seu redor!!!

Link to comment
Share on other sites

Esqueci de parabenizar o Lucas pela análise 1975 x 2000 x 2011... :clapping: Tranquilizadora para a maioria! Tu deve ter evitado alguns suicídios, he he he! :laugh:

 

Estranha esta mínima de Urupema hoje, não Ronaldo? Será que não houve engano, tendo tido negativas nas proximidades?

 

A propósito, acessei agora o CIRAM e tava tudo fora do ar... Acho que porque é 20:00 redondo...

 

6,5 NA CONVENCIONAL E 5,6 AUTOMÁTICA. A MENOR EM SC, 1,2 CRUZEIRO. TINHA VENTO.

Link to comment
Share on other sites

O Ronaldo está coberto de razão. Já nem argumento mais. É que há novos membros no BRtempo(ex-BAZ), não estão adaptados à discussão antiga que fizemos exaustivamente aqui.

A verdade é que me decepcionei com as temperatuas dos anos 70. foi frio? foi! Nevou? nevou!

mas, se você pegar as médias e verificar bem, houve períodos de calor,TAMBÉM, naquela década.

Ora, temos o extremo que nos afeta mais. 2000 foi quente até início de julho. o curioso é como o tempo voa. eu comecei a participar do então BAZ acredito que faz uns 8 anos, acho. Tão logo iniciou eu já me cadastrei. Uma década, quase, acompanhando aqui a choradeira geral.

Acompanhando as médias, mínimas e máximas, veremos que o fator urbano é que está pesando. Estações que ficavam em áreas rurais, hoje estão cercadas de prédios. Estão "sufocadas". Não acredito que a estação do Inmet de Porto Alegre não tenha sofrido com a urbanização da região. Há predios novos atrás,. E a zona sul? Ainda ontem fui visitar um cliente lá. Fiquei espantado com o grande desmatamento que há. Com certeza, as temperaturas na zona sul de POA, que hoje são bem mais baixas que as do centro da cidade, sofrerão um acréscimo. Mesmo aqui no Morro Santana, inúmeros condomínios estão sendo erguidos. Ora, não sejamos ingênuos. Acho extremamente sem ciência queremos pegar a temperatura de estações descaracterizadas e tomá-las como "média histórica". Elas registravam algo de "uma época específica". Hoje possume asfalto, concreto, sem verde, tudo esquenta ao seu redor!!!

 

Cara, isso vale aí pra POA e região! Pro sul de SC também! Mas vale nas médias! O Ronaldo tem razão porque SJ nem esquentou nas médias na década de 2000.... Mas MPs animais como eram comuns na década de 1990 (as que eu vi), nunca mais! Essa é a única choradeira! E nas médias, Ctba e SP esquentaram demais... Parte pela urbanização, parte pela falta de animais fogosos subindo continentais impulsionados por ciclones sincrnonizados! Os bloqueios que esfriaram POA em anos como 2007, ferraram como Curitiba!

O que o Ronaldo fala de Samba do Crioulo doido, nos anos 2000 era friozote, frio, calorão... Na década de 1990 era frio animal, calor, frio, calorzão, frio animal! Exemplo de Samba do Crioulo doido para mim é 1994! Se for pra Julho ser igual 1994 eu quero mais é o samba do crioulo doido! Mas samba de crioulo da década de 2000 eu tô fora! Prefiro os invernos "frios" da mesma década, he he he!

 

Mas esse ano a gente sai da fila! Do mesmo jeito que saímos da fila do nevão no ano passado!

Link to comment
Share on other sites

E apresento-lhes ela, num grande vale,nossa vizinha Putinga, no Vale do Taquari,quem sabe a Urupema" gaúcha :laugh: :laugh: :laugh:

 

As fotos tão bonitas :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

Quero ver dados :mosking:

Acho que tua anda com memória curta... :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Mas já vamos alertando os simplistas amantes de altitude,Shima; não se pode confundir altitude com altura em relação ao pontos ao redor.Aqui temos baixadas a 700m, na cidade e topos a 670m... :rtfm: :ok:

Assim como temos topos de 750m e baixadas de 780m no interior do município...

 

Mas esta confusão, ao menos por mim, nunca existiu, por ser bem óbiva, meu amigo. O que ressalto é: Lages está numa baixada a 900m, cujos topos em volta está a 1100m. A estação está em topo em relação a grande parte da cidade, igual a Soledade. Por isso que alerto: quando vimos -2.8ºC (12/6) no TOPO em Lages, quase toda a cidade registrou temperatura bem menor, concorda ou não?

 

Novamente: como diz o PH, Lages é a GIGANTE! :good:

 

Abçs

Shima. olhe as mínimas no dia 05 em duas cidades em que a estação está comprovadamente em topo:

Xanxerê 3.9º

Novo Horizonte 4.7º

As duas com altitude pouco abaixo de Lages.

Insisto difícil estes -2.8º terem sido registrados em topo. :ok:

Link to comment
Share on other sites

O Ronaldo está coberto de razão. Já nem argumento mais. É que há novos membros no BRtempo(ex-BAZ), não estão adaptados à discussão antiga que fizemos exaustivamente aqui.

A verdade é que me decepcionei com as temperatuas dos anos 70. foi frio? foi! Nevou? nevou!

mas, se você pegar as médias e verificar bem, houve períodos de calor,TAMBÉM, naquela década.

Ora, temos o extremo que nos afeta mais. 2000 foi quente até início de julho. o curioso é como o tempo voa. eu comecei a participar do então BAZ acredito que faz uns 8 anos, acho. Tão logo iniciou eu já me cadastrei. Uma década, quase, acompanhando aqui a choradeira geral.

Acompanhando as médias, mínimas e máximas, veremos que o fator urbano é que está pesando. Estações que ficavam em áreas rurais, hoje estão cercadas de prédios. Estão "sufocadas". Não acredito que a estação do Inmet de Porto Alegre não tenha sofrido com a urbanização da região. Há predios novos atrás,. E a zona sul? Ainda ontem fui visitar um cliente lá. Fiquei espantado com o grande desmatamento que há. Com certeza, as temperaturas na zona sul de POA, que hoje são bem mais baixas que as do centro da cidade, sofrerão um acréscimo. Mesmo aqui no Morro Santana, inúmeros condomínios estão sendo erguidos. Ora, não sejamos ingênuos. Acho extremamente sem ciência queremos pegar a temperatura de estações descaracterizadas e tomá-las como "média histórica". Elas registravam algo de "uma época específica". Hoje possume asfalto, concreto, sem verde, tudo esquenta ao seu redor!!!

 

 

Boa observação. Cidades a 1h de carro de São Paulo já tem o clima MUITO mais frio, mais em função de não ser uma Ilha de Calor que qualquer outra coisa...

Link to comment
Share on other sites

O Ronaldo está coberto de razão. Já nem argumento mais. É que há novos membros no BRtempo(ex-BAZ), não estão adaptados à discussão antiga que fizemos exaustivamente aqui.

A verdade é que me decepcionei com as temperatuas dos anos 70. foi frio? foi! Nevou? nevou!

mas, se você pegar as médias e verificar bem, houve períodos de calor,TAMBÉM, naquela década.

Ora, temos o extremo que nos afeta mais. 2000 foi quente até início de julho. o curioso é como o tempo voa. eu comecei a participar do então BAZ acredito que faz uns 8 anos, acho. Tão logo iniciou eu já me cadastrei. Uma década, quase, acompanhando aqui a choradeira geral.

Acompanhando as médias, mínimas e máximas, veremos que o fator urbano é que está pesando. Estações que ficavam em áreas rurais, hoje estão cercadas de prédios. Estão "sufocadas". Não acredito que a estação do Inmet de Porto Alegre não tenha sofrido com a urbanização da região. Há predios novos atrás,. E a zona sul? Ainda ontem fui visitar um cliente lá. Fiquei espantado com o grande desmatamento que há. Com certeza, as temperaturas na zona sul de POA, que hoje são bem mais baixas que as do centro da cidade, sofrerão um acréscimo. Mesmo aqui no Morro Santana, inúmeros condomínios estão sendo erguidos. Ora, não sejamos ingênuos. Acho extremamente sem ciência queremos pegar a temperatura de estações descaracterizadas e tomá-las como "média histórica". Elas registravam algo de "uma época específica". Hoje possume asfalto, concreto, sem verde, tudo esquenta ao seu redor!!!

 

Cara, isso vale aí pra POA e região! Pro sul de SC também! Mas vale nas médias! O Ronaldo tem razão porque SJ nem esquentou nas médias na década de 2000.... Mas MPs animais como eram comuns na década de 1990 (as que eu vi), nunca mais! Essa é a única choradeira! E nas médias, Ctba e SP esquentaram demais... Parte pela urbanização, parte pela falta de animais fogosos subindo continentais impulsionados por ciclones sincrnonizados! Os bloqueios que esfriaram POA em anos como 2007, ferraram como Curitiba!

O que o Ronaldo fala de Samba do Crioulo doido, nos anos 2000 era friozote, frio, calorão... Na década de 1990 era frio animal, calor, frio, calorzão, frio animal! Exemplo de Samba do Crioulo doido para mim é 1994! Se for pra Julho ser igual 1994 eu quero mais é o samba do crioulo doido! Mas samba de crioulo da década de 2000 eu tô fora! Prefiro os invernos "frios" da mesma década, he he he!

 

Mas esse ano a gente sai da fila! Do mesmo jeito que saímos da fila do nevão no ano passado!

 

Exato Ze Vicente!

 

Gamboa, assunto exaustivamente discutido aqui, e comprovado que a maioria das reigoes do Brasil esquentou sim, inclusive no RS tem regioes onde a frequencia de geadas caiu 20%, dados da Embrapa Clima Temperado, Passo Fundo. Se os ciclones que traziam tanto frio prejudicavam Poa, os mesmos ciclones jogavam ar frio a Oeste e favoreciam as cidades mais continentais do RS, como Livramento, uruguaia, Santa Maria, esta ultima inclusive teve boa queda na frequencia de geadas.

No Forum GEral tem um topico que se chama Porto Alegre esta esfriando, porem no proprio topico em levantamento feito pelo Caio, entre os meses mais quentes da serie de Porto Alegre tem 5 meses de inverno na decada de 2000 entre os mais quentes da historia. E ennhum mes da decada de 2000 entre os mais frios, o que mostra que se as medias em Poa nao subiram, os invernos ficaram ruins sim. Alem disso, as medias de inverno nao subiram, porque a media anual subiu.

Vamos ser realistas, urbanizacao nao justifica bloqueios de quase 30 dias, que ocorreram nos invernos de 2002, 2003, 2005 e 2006. A neve caiu pra menos da metade em S. Joaquim em relacao a normal 61-90. em 2006 chegou a ficar 4 semanas sem nenhuma mp cruzar o sul do BRasil durante o inverno...

 

Se junho de 2000 foi ruim, foi compensado pelo Julho de frio extremo. Alem disso, 2000 foi precedido de 1999, que teve neve em abril, agosto, etc... O mesmo em 1975, foi precedido por 5, 6 episodios de neve entre 1969 e 1975.

Ja a decada de 2000 nao teve essa compensacao, onde esta a compensacao pelos +4 em Porto Alegre em julho de 2006? E o segundo junho mais quente da normal em 2005, seguido do agosto mais quente da normal no mesmo 2005? Qual outono-inverno foi abaixo da media pra compensar isso?

 

Essa e minha opiniao, espere que ninguem leve pro lado pessoal, porque aqui no BAZ agora e proibido falar que nao faz frio no sul do Brasil. Mas dia 26 agora, vai fazer 15 anos da ultima neve expressiva na area urbana de S. joaquim, em 26 de Junho de 1996. E ai, esta tudo normal? No sec. XX nao teve igual periodo de seca de neve...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

1.gif

 

Os anos 2000 e 1975 registraram as menores temperaturas de Cascavel, mas quando comparamos apenas a primeira quinzena de junho, 2011 registrou temperaturas mais baixas, em média, que os outros dois anos. Em 1975 este período teve mínima de 5,2°C em Cascavel. Em 2011 a mínima foi a mesma na estação do Simepar.

A linha correspondente a 2011 mostra os valores de temperatura registrados pela estação do Parque São Paulo, instalada em novembro de 2010. Mesmo sendo uma estação urbana, e não rural, como a do SIMEPAR, que fez o registro em 2000, as temperaturas mínimas estão em média abaixo daquelas registradas nos outros períodos analisados pelo gráfico.

Aqui em casa tive as seguintes mínimas em junho até o dia 15:

 

Dia - 2000 / 2011

1 - 10,9° / 11,1°

2 - 8,2° / 9,3°

3 - 9,1° / 12,4°

4 - 10,2° / 8,0°

5 - 16,6° / 6,0/

6 - 18,6° / 9,1'°

7 - 18,3° / 12,4°

8 - 17,1° / 10,4°

9 - 15,6° / 9,5°

10 - 14,2° / 9,8°

11 - 15,3° / 8,7°

12 - 15,5° / 9,3°

13 - 15,2° / 11,1°

14 - 18,1° / 9,5°

15 - 18,7° / 13,1° (maior mínima do mês em ambos os casos)

 

Média: 16,1° / 9,9°

 

Na mínima, a primeira quinzena de jun/2000 foi 6,2° EM MÉDIA mais quente do que 2011. Lixo total!!

 

Junho de 2000 teve apenas 6 mínimas de um dígito, sendo a mínima absoluta de 5,3° dia 22. As médias foram: 13,5°/20,1°/16,8° (simples). É o 3º junho mais quente na sequência 1996 - 2010, só perdendo para 2005 (19,05°, o PIOR disparado) e 2003 (17,1°). Empata com 2004.

 

Junho de 2011 está com as médias: 9,9°/18,9°/14,4° (simples). Se acabasse hoje seria o oposto de jun/2000: o 3° mais frio da sequência 1996 - 2011, só perdendo para os junhos de 2008 (13,6°) e 1996 (13,7°) e raspando no 4º colocado, 2009 (14,45°). Vale lembrar ainda que meus dados de 1996 foram coletados em local protegido. Na verdade jun/1996 é o mais frio da sequência.

 

Interessante que o 2º junho mais frio (1996) e o terceiro mais quente (2000) precederam julhos ESPETACULARES!!

 

Moral da história: junho frio acompanha, nos últimos 15 anos, um julho frio. Os julho mais frios (na sequência: 2000, 1996, 2007, 2009, 2002, 2004 e 1999) foram precedidos por junhos frio, com exceção apenas de 2000. Em 2002 junho foi no padrão, com início bem quente e final muito frio!

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal, a manhã começa com 10,6ºC de mínima em JF. Monte Verde teve 01,1ºC e

Urupema, infelizmente continua fora do ar ! :negative:

 

Americano e Europeu na mesma ideia do ciclone no dia 23, nova incursão de frio mas por enquanto nada

demais.

 

Basta termos uma segunda quinzena na média para que este mês termine de forma muito boa.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal. Amanhecemos sob forte nevoeiro. Na zona sul já está praticamente dissipado. Minha estação ficou fora do ar, mas apurei a temperatura mínima de 11,5ºC. Valor interessante até, já que outras regiões do litoral centro norte a temperatura foi maior.

 

Mas como dizem por aqui: cerração baixa, sol que racha! daqui a pouco vai esquentar legal...

 

Não posso deixar de mencionar os valores do Castelinho (1,6ºC) e Vila Inglesa (-0,4ºC) conforme o twitter do Tucci @tempoemcampos.

 

A neblina deve ter matado com a mínima na Joinville Serrana, já que estações de SBS e RN registraram valores relativamente altos.

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal, a manhã começa com 10,6ºC de mínima em JF. Monte Verde teve 01,1ºC e

Urupema, infelizmente continua fora do ar ! :negative:

 

Americano e Europeu na mesma ideia do ciclone no dia 23, nova incursão de frio mas por enquanto nada

demais.

 

Basta termos uma segunda quinzena na média para que este mês termine de forma muito boa.

 

-2,8°C NA AUTOMÁTICA E -1,0 NA CONVENCIONAL.

 

ONTEM AS 21 ESTAVA 0,3°C E FICOU NEGATIVA DAS 22 AS 04 DA MANHÃ, SUBIU DE -2,8 PARA 4,3 ENTRE 4 P/5 DA MANHÃ.

Link to comment
Share on other sites

Ciclos são ciclos. Tivemos vários, inclusive décadas de calor. há inverno sem frio na década de 50...aquecimento global?

ciclos. Ora, 50 anos pode ser um parâmetro. O Inmet é de 1907 de forma normalizada. Antes, temos registros de temperatura.Mas, há muitos com altura de 1,5m, 1,00m. Muitos " a céu aberto".Ora, termômetro a céu aberto até o vento influência.

Mas, gostei da reação. Esta discussão de AG ou GW, como queiram, é instigante e necessária.

Mas, é fato. pegue TODOS, eu disse, TODOS os meses da década de 70 e messa. Veremos que veranicos sempre existiram.

vai longe esta discussão. Neve? o ano passado a neve nao caiu? vocês têm certeza!!!????

a neve é um processo complicado de prever e de ser registrar aqui onde nos situamos. Cai de forma aleatória. segundo temos relatos, a região que SEMPRE tem algo é a de SJ. Noutras regiões, até pela latitude, fica difícil que ocorra a cada ano.Fosse assim teríamos uma literatura rica em neve, registros de eventos políticos, revoluções, acidentes,sempre com fotos atolados na neve.Teríamos sempre alguém com fotos onde a neve seria "normal". Não, não. não é região pra isso.

Não levo para o lado pessoal. Nunca levarei. Errado estou em estatísticas. Mas, pelo que li e vi, não tenho dúvidas sobre o que estou afirmando.

Link to comment
Share on other sites

O que a atualização do amanhecer/madrugada me mostrou:

 

- O europeu está mais estável e confiável. Vem se mantendo com pouca variação para a erupção da próxima quarta/quinta-feira. Mostra um belo anticiclone com potencial 1027mb no continente, impulsionado por um ciclone um pouco distante na costa.

 

- Outros importantes modelos globais começaram a seguir o europeu.

 

- O GFS mostra um esboço de que pode se aproximar da tendência do europeu, mas ainda está atrasado e divergindo um pouco na trajetória.

 

- O Global do Inpe, como sempre, é o mais otimista. Antecipa a erupção para 120/144h, o que acho exagerado, mas apesar disso mostra semelhanças com o europeu.

 

Uma imagem do modelo mais estável no momento acerca do possível próximo pulso de ar frio para o centro-sul do Brasil:

 

eur-1.gif

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal, a manhã começa com 10,6ºC de mínima em JF. Monte Verde teve 01,1ºC e

Urupema, infelizmente continua fora do ar ! :negative:

 

Americano e Europeu na mesma ideia do ciclone no dia 23, nova incursão de frio mas por enquanto nada

demais.

 

Basta termos uma segunda quinzena na média para que este mês termine de forma muito boa.

 

-2,8°C NA AUTOMÁTICA E -1,0 NA CONVENCIONAL.

 

ONTEM AS 21 ESTAVA 0,3°C E FICOU NEGATIVA DAS 22 AS 04 DA MANHÃ, SUBIU DE -2,8 PARA 4,3 ENTRE 4 P/5 DA MANHÃ.

 

Ronaldo, que estação convencional é esta ? por um acaso é aquela que você tirou algumas fotos, e até tem

o tópico na seção de fotos ?

Link to comment
Share on other sites

Silvio, tu tens e terás todo o direito de postar o teu pensamento aqui dentro :good2:

 

A tua análise é mais global que a minha. Falo exclusivamente do RS, mais especificamente das regiões que frequento: POA, serra e campanha. Para estas 3 regiões, já li e reli inúmeras vezes os dados das normais, e concluí que nada justifica comentários de que "antigamente fazia mais frio". Concordo apenas com o "antigamente nevava mais". O quesito neve foi realmente muito alterado no RS, enquanto que o regime térmico, não.

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

A presença de um anticiclone de 1028 hPa centrado em torno de 31S/41W, já adquire características do Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) e sua circulação domina boa parte do centro-sul e leste do Brasil

 

Cptec

 

É a dinâmica mais chata do mundo!

 

Esse é o maior inimigo do nosso inverno, inclusive do sudeste. Nada me convence que isso é bom.

Link to comment
Share on other sites

Dado muito importante a esta altura do ano/inverno climático:

 

A AAO começou finalmente a ingressar no campo negativo. As perspectivas mais confiáveis segundo a maioria dos membros do ensemble são de que o índice possa mergulhar para valores próximos a -3. Será que teremos impacto daqui para frente? Só o tempo dirá, mas os ventos sopram a favor.

 

aao_sprd2.gif

Link to comment
Share on other sites

A presença de um anticiclone de 1028 hPa centrado em torno de 31S/41W, já adquire características do Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) e sua circulação domina boa parte do centro-sul e leste do Brasil

 

Cptec

 

É a dinâmica mais chata do mundo!

 

Esse é o maior inimigo do nosso inverno, inclusive do sudeste. Nada me convence que isso é bom.

É esse sistema que dá a sensação daquele ar morno primaveril durante a manhã, que se sente que não está frio, mas úmido, e que durante o dia vai esquentar bastante!

 

Aqui em casa ainda tive mínima de 12,5°. Foi um bom valor. A mínima de 13,1° de ontem foi a maior do mês até agora. Com o valor de hoje minha média mínima vai para a casa dos dois dígitos. :negative:

 

Agora tenho 18,0° com 69% e venta de NNO a 4,0 km/h.

 

Concordo: a ASAS é o anti-inverno. Querem ausência de frio bom? ASAS já!!

 

Abraços com ASAS!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal...vou fazer uma parcial de medias compensadas *1a quinzena*....já posto..!!

 

 

PRÉVIA

 

CRUZEIRO; 6,5/13,3/1,2

 

CLIMATERRA; 6,5/ 14,1/1,7

Ronaldo, por acaso a Climaterra se mantém por mais tempo mais próxima da mínima do que o Cruzeiro? As médias mínima e máxima são maiores, mas a compensada é igualzinha. O Cruzeiro pega bastante sol?

 

Aqui tenho 18,4° com 68%.

 

Abraços comparativos!

Link to comment
Share on other sites

 

PRÉVIA

 

CRUZEIRO; 6,5/13,3/1,2

 

CLIMATERRA; 6,5/ 14,1/1,7

 

Ronaldo, por acaso a Climaterra se mantém por mais tempo mais próxima da mínima do que o Cruzeiro? As médias mínima e máxima são maiores, mas a compensada é igualzinha. O Cruzeiro pega bastante sol?

 

Ia fazer a mesma pergunta. Tendo a média das mínimas e das máximas mais baixa, como pode estar igual na média?

 

Outra: tem as médias da convencional perto praça?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.