Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

 

IMPRESSIONANTE! Curitibanos, antes da era das "vacas magras das neves", registrava neve com maior frequência, não?

 

30 cm no Morro das Antenas/Torres em Urupema! :o

Espera o Shima saber dessa informação. Ele estava numa dúvida cruel entre MI e MT. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Nossa, cada vez mais fotos espetaculares, galera ! Enfim o BAZ teve o que merecia há tantos anos, estou muito feliz com isso !

 

Olha quantas fotos nós ainda vamos ter:

 

- Fotos do Ronaldo

- Fotos da Jay (ela deve ter ido lá também)

- Fotos do DVD e cia.

- Inúmeras outras fotos de internautas não-bazianos

 

É A NEVE MAIS BEM DOCUMENTADA DE SEMPRE ! E ATÉ AGORA DEVE TER NEVE NO MI !

Link to comment
Share on other sites

David, Eu e Shima depois de uma noite bem dormida no MI!!

b]AAA[/b]: teremos mais fotos, inclusive a do Shima com neve até perto do joelho ;)

 

Aguardo ansiosamente. Passem uma MP que dou os caminhos para enviar.

 

Cansadão, acabei de chegar em casa, são e salvo, com muita, muita alegria e emoção. Conheci duas pessoas magníficas: DSoares e DVD.

 

Vou me recompor aqui e vou postar. São muitas fotos. A neve chegou a 50cm, ou mais, pois choveu e nevou em cima. Registrei neve até o meu joelho, que mede 46cm.

 

Só adianto: estou impressionado. O MI parecia o planalto do Pamir.

 

Dentro de instantes vou postar.

 

 

 

Será que só eu que corri no google pra ver oq era esse tal de Planalto do Pamir :lol: :lol: :lol:

 

ansioso pelas fotos :mrgreen:

 

slds

Link to comment
Share on other sites

David, Eu e Shima depois de uma noite bem dormida no MI!!

b]AAA[/b]: teremos mais fotos, inclusive a do Shima com neve até perto do joelho ;)

 

Aguardo ansiosamente. Passem uma MP que dou os caminhos para enviar.

 

Cansadão, acabei de chegar em casa, são e salvo, com muita, muita alegria e emoção. Conheci duas pessoas magníficas: DSoares e DVD.

 

Vou me recompor aqui e vou postar. São muitas fotos. A neve chegou a 50cm, ou mais, pois choveu e nevou em cima. Registrei neve até o meu joelho, que mede 46cm.

 

Só adianto: estou impressionado. O MI parecia o planalto do Pamir.

 

Dentro de instantes vou postar.

 

Cara, eu é que fico feliz por ter compartilhado essa aventura com vocês dois! Estou extremamente cansado também, mas os eventos de neve não param de pipocar, e eu preciso me manter atualizado tb!

Aos poucos, as fotos vão sendo baixadas, hospedadas e compartilhadas.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião essa nevada foi muito semelhante a de 1998. Só que desta vez com muito mais recursos tecnológicos e acesso aos locais. Naquela época, afora pouca informação, não existia asfalto na estrada entre SJ e Urubicí, que era um rally. O acesso a Urupema e ao Morro das Torres era muito precário também.

 

Como em 1998, pelas imagens da época, nevava com muita intensidade acima dos 1400m. Entre 1400m e 1300m a neve era bem úmida. Abaixo dos 1300m entre SJ e Urubicí era misturada a chuva. Muito tênue a linha de neve. O acúmulo dos bons ocorria somente acima dos 1500m por onde eu trafeguei. Nem imagino como deva ser uma neve de 1990/1988 por essas bandas...

 

Uma coisa que me intrigou muito foi o seguinte: as montanhas tem um fator preponderante para acumular neve a sua volta mesmo nos locais mais baixos. Descampados e baixadões são péssimos locais de acumulo. Quanto mais perto de uma região montanhosa mais neve, maior o floco, mais forte a queda e tem mais acumulação. Um exemplo clássico é o Panelão, onde apesar da altitude da estrada entre 1200/1300m, havia uma queda de neve muito mais impressionante que no Pericó. A estrada do panelão é nas montanhas, grudada em uma serra com picos que passam dos 1600m. O Pericó é um baixadão distante e isolado. Uma hipótese é a proximidade com locais mais altos e, portanto, de forte queda, mais propícios, sempre acaba sobrando algo pra "quem" está ao redor, mesmo de menor altitude.

 

Acho que depende da direção do vento, se, por exemplo:

- ar frio está passando pelos 1200 e rumo a cotas mais altas: ocorre resfriamento adiabático, melhora a nevada;

- ar frio saiu há pouco do 1500 ou mais e desce violentamente pros 1200: ocorre aquecimento adiabático, prejudicando a qualidade da branquinha;

Link to comment
Share on other sites

Essa análise é para guardar!

 

Cara, isso é efeito da orografia. A minha estação, na encosta da serra, registra estupidamente mais chuva que o Castelinho. Há dias que registro 35mm na minha casa e apenas 6mm no Castelinho. As montanhas nos surpreendem!

 

Bruno, no caso da neve penso também o seguinte. Como as áreas de montanha são mais frias e propícias a neve que cai lá no topo também acaba "sobrando" para as áreas ao redor. Por exemplo. pegue a encosta de uma montanha e uma área plana distante de mesma altitude, ambos com a mesma queda de neve. Penso que o local que acumula mais neve será a da encosta. Foi o que percebí. Também nevava muito no Pericó e outras baixadas, sem parar, mas a neve ao redor das montanhas era mais consistente e seca, capuchos grandes, semelhante aos dos picos. A neve das áreas mais afastadas e baixas era mais úmida, capuchos menores. Pelo menos desta vez. Ou seja, sobra sempre um pouco mais de neve "boa" para as áreas imediatamente nas margens das montanhas em comparação com as distantes.

O que pode ser é um efeito mecânico da precipitação. Com a queda da neve (como também ocorre com a chuva, mas de forma mais agressiva) formam-se correntes de ar descendentes até a superfície. Como aprópria precipitação refresca o ar, mesmo a corrente descendente chega mais fresca em superfície. Creio que esse efeito mecânico pode permitir que os flocos de neve chegassem em maior quantidade aos pés dos morros.

 

Do mais, mais um dia gelado em POA, mas nada excepcional. Variação de 9,3° a 13,4° no dia de hoje e bem nublado. Ao final da tarde houve um ensaio de abertura, mas agora está nubladão de novo, pra variar. Faz 10,7° com 84% e venta de SSE a 3,4 km/h. Amanhã chegaremos aos 15°, algo inconcebível ultimamente, hehehe.

 

Abraços nivosos!

Link to comment
Share on other sites

Será que só eu que corri no google pra ver oq era esse tal de Planalto do Pamir :lol: :lol: :lol:

 

ansioso pelas fotos :mrgreen:

 

slds

 

Eu já imaginava o que era, mas também fui confirmar... :lol:

 

Aqui o foi mais uma vez frio, mas não tanto quanto ontem.

 

E parabéns ao David, ao Diego e ao Shimutz, que também presenciaram a neve e tiraram belíssimas fotos.

Link to comment
Share on other sites

Hoje em minha estação a variação ficou em 7,7°C e calorzinho de 19,0°C na parte da tarde. Interessante que no começo da tarde o vento voltou a soprar de sudoeste, sinal de que temos mais ar frio correndo pelo interior do continente. Já tenho 10,2°C e céu completamente limpo!

 

De acordo com o Simepar pode gear fraco na região. Acho que dá pra acreditar:

 

Com o céu mais aberto as condições para geadas aumentam no Estado. No sudoeste e no sul as geadas podem ser mais significativas, enquanto que no noroeste e no oeste espera-se apenas geadas de fraca intensidade. Nos campos gerais e no leste o solo ainda está bastante úmido, o que dificulta a formação de geadas. Além disto, há possibilidade de formação de nevoeiros/nuvens baixas nestes setores.

Link to comment
Share on other sites

Joinville - 5 Agosto - 2010

.........Minha estação..............................Aeroporto

data--min--max--precip--umid---min.max---Pressão----- Ventos------eventos

01.....13,8...16,8..40mm..100%...14,0.17,0..1014/1023 hPa..25km/h-SU..Chuva/trovoada

02.....10,8...13,4..11mm..100%...12,0.14,0..1024/1027 hPa..16km/h-ESE.Chuva/Nevoeiro

03.......9,7...13,3..07mm..100%...11,0.14,0..1026/1030 hPa..15km/h-WSW.Chuva

04.......7,7.....9,8..16mm..100%....9,0.10,0..1026/1029 hPa..11km/h-SU..Chuva

05.......9,7...15,0..04mm...100%..10,0/15,0..1025/1028 hPa..11km/h-WSW..Chuva

 

Observação: Essa máxima de 9,8°C de quarta foi a máxima mais baixa já registrada por mim em 14 anos e primeira abaixo dos 10,0°C

Link to comment
Share on other sites

Não sei se foi postada esta, mas gostaria que o AAA publicasse no seu site.

Na minha opinião, ela retrata o que ocorreu na manhã do HISTÓRICO 5 de agosto de 2010. Desde os 1600m, uma larga área do MI estava com grossa camada de gelo, cerca de 20 a 30 cm. A chuva por vezes abaixava a altura dela, que acredito tenha acumulado em mais 70cm.

VICENTE, olha, aparentemente ficamos SIM presos. Não conseguia manobrar meu carro. Fiquei, confesso, desesperado. Deixei-o de lado, parado na pista.

 

Outras 4 pessoas ajudaram a desvirar o carro, pois fiquei ATOLADO NO GELO, que fazia barro na pista, na noite do dia 4.

 

P1010441.jpg

 

 

Shima, DVD e DSoares,

 

Vocês são loucos, mas o BAZ lhes agradece infinitamente!

 

Shimutz, finalmente tu teve o prêmio pelas várias subidas atrás da neve! Cara, presenciaste a nevada da década e uma das BIG ONES da nossa região, he he he!! Este "troféu" ninguém te tira mais!

 

Parabéns e aguardo ansiosamente pelas fotos!

Link to comment
Share on other sites

Aí gnt, eu sou novo no fórum... Gosto muito de meteorologia...

Só que moro em Cachoeiro de Itapemirim, ES. Cidade quente pra caramba.

só pra vcs terem uma idéia aqui na minha cidade 19 ºC, é muito, muito frio msm.

Aqui no verão a temperatura pode alcançar os 38 ºC.

 

Bem vindo, te aconselho a ler as regras do fórum, e coloca o nome de sua cidade em seu avatar, e poste as informações meteorológicas de sua cidade, e tanta participar do fórum.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Os mais velhos aqui no BAZ vão lembrar:

 

Em 2004, o Alexandre publicou uma reportagem de um jornal Australiano, narrando uma enorme nevada, com até 20 cm de acumulação, nas Southern Highlands (a Região Serrana de Sydney, local com menos neve que o nosso Planalto Sul catarinense, se considerarmos as normais pré-2000)! O título da reportagem era "The Big One is Yet to Come", em alusão ao fato que aquela nevada não superara uma outra histórica que ocorrera algumas décadas antes e não se repetiu.

 

todas as vezes que terminava mais um inverno a partir daquele ano eu pensava comigo: "PQP, our BIG ONE is yet to come also!" O problema é que foram vários, vários invernos e nada. Até ONTEM! Tivemos uma BIG ONE, que pode não ter sido tanta como 1957 ou 1990, mas foi MUITO SHOW! Caras, os amantes da neve tem de estar muito felizes!

 

AAA e Brunão, Piçarras vai ter de aturar, he he he !

Link to comment
Share on other sites

Não sei se foi postada esta, mas gostaria que o AAA publicasse no seu site.

Na minha opinião, ela retrata o que ocorreu na manhã do HISTÓRICO 5 de agosto de 2010. Desde os 1600m, uma larga área do MI estava com grossa camada de gelo, cerca de 20 a 30 cm. A chuva por vezes abaixava a altura dela, que acredito tenha acumulado em mais 70cm.

VICENTE, olha, aparentemente ficamos SIM presos. Não conseguia manobrar meu carro. Fiquei, confesso, desesperado. Deixei-o de lado, parado na pista.

 

Outras 4 pessoas ajudaram a desvirar o carro, pois fiquei ATOLADO NO GELO, que fazia barro na pista, na noite do dia 4.

 

P1010441.jpg

 

 

Shima, DVD e DSoares,

 

Vocês são loucos, mas o BAZ lhes agradece infinitamente!

 

Shimutz, finalmente tu teve o prêmio pelas várias subidas atrás da neve! Cara, presenciaste a nevada da década e uma das BIG ONES da nossa região, he he he!! Este "troféu" ninguém te tira mais!

 

Parabéns e aguardo ansiosamente pelas fotos!

 

Completamente loucos mas uns loucos conscientes :D

 

Pois é, o shima é guerreiro...estava nos contando algumas de suas aventuras...e depois do meu irmão ver as fotos, ele até aceitou numa boa o fato de eu não estar presente em sua festa de aniversário hehehehe...

 

Quanto as fotos, vou postar algumas no tópico Agosto - 2010, ok??

Link to comment
Share on other sites

é a primeira vez da minha vida , que vejo falar de neve em fartura no brasil , nasci em 1993 , espero ver isso cada vez mais nos proximos invernos ou nesse ainda , queria morar no sul ,aaaaaaaaaaaaa !!!!!

 

Eu vi cenas assim em 2000 pela tv (nesse ano aqui deu uns -4ºC,mas nada de neve), teve umas nevadinhas nessa ultima decada no sul mas nada tão significativo quanto ontem!

obs sou de 88.

Cara sobre a MP Orkutal..haha eu bem que queria uma água-neve ou sleet aqui Em Apiaí ontem,,mas pelo geito nem agua neve nem geada nem nada,nesse ano acho dificil outra chance dessas,, quem sabe daqui mais 10 anos,,,mas se o mundo está mesmo se resfriando (ao contrario doque falam de aquecimento global, poderemos ver neve abundante mais vezes)e de novo aqui no sul de Sp e na Mantiqueira! :P

bom é isso

 

slds

Link to comment
Share on other sites

Cara, que foto impressionante!! Nevada consistente, longa e das grossas!! A vegetação está toda curvada pela neve! A maior prova de uma boa nevada é quando a estrada começa a ficar encoberta. Se nem o asfalto dá conta mesmo com a passagem dos carros, quer dizer que há muito gelo e frio o suficiente para reverter a retenção de calor.

 

Nota 2 milhões!!!

 

algore_surprise.jpg

Pensamento do Al Gore diante da nevada: "Puta merda......." :D

 

Aqui em casa faz 10,7° com 84% e nubladaço!! Venta de SSE a 5,0 km/h. Vou começar a rezar para baixar dos 10°. :| Está difícil!

 

Abraços algorianos!

Link to comment
Share on other sites

Mudando de saco para mala, mas daqui há pouco voltando a falar do grande evento de neve...

 

Ontem registrei mínima de 7,7 e máxima de 9,7 aqui em Joinville! Máxima abaixo de 10 graus aqui é uma raridade, mesmo sob as condições que foi registrada (chuva e nebulosidade altas).

 

Iguape, no litoral de SP, registrou máxima baixíssima também...

Link to comment
Share on other sites

é a primeira vez da minha vida , que vejo falar de neve em fartura no brasil , nasci em 1993 , espero ver isso cada vez mais nos proximos invernos ou nesse ainda , queria morar no sul ,aaaaaaaaaaaaa !!!!!

 

Eu vi cenas assim em 2000 pela tv (nesse ano aqui deu uns -4ºC,mas nada de neve), teve umas nevadinhas nessa ultima decada no sul mas nada tão significativo quanto ontem!

obs sou de 88.

Cara sobre a MP Orkutal..haha eu bem que queria uma água-neve ou sleet aqui Em Apiaí ontem,,mas pelo geito nem agua neve nem geada nem nada,nesse ano acho dificil outra chance dessas,, quem sabe daqui mais 10 anos,,,mas se o mundo está mesmo se resfriando (ao contrario doque falam de aquecimento global, poderemos ver neve abundante mais vezes)e de novo aqui no sul de Sp e na Mantiqueira! :P

bom é isso

 

slds[/quotese]

 

 

tava torcendo pra nevar ai , mais nessa nao deu , mais com certeza vamos ver neve ai , aqui o céu limpou agora a noite , estou com 10C , amanha pela previsao deve esfriar mais , pra sabado e domingo esperando minima de 1 ou 2C !!!

Link to comment
Share on other sites

é a primeira vez da minha vida , que vejo falar de neve em fartura no brasil , nasci em 1993 , espero ver isso cada vez mais nos proximos invernos ou nesse ainda , queria morar no sul ,aaaaaaaaaaaaa !!!!!

 

Eu vi cenas assim em 2000 pela tv (nesse ano aqui deu uns -4ºC,mas nada de neve), teve umas nevadinhas nessa ultima decada no sul mas nada tão significativo quanto ontem!

obs sou de 88.

Cara sobre a MP Orkutal..haha eu bem que queria uma água-neve ou sleet aqui Em Apiaí ontem,,mas pelo geito nem agua neve nem geada nem nada,nesse ano acho dificil outra chance dessas,, quem sabe daqui mais 10 anos,,,mas se o mundo está mesmo se resfriando (ao contrario doque falam de aquecimento global, poderemos ver neve abundante mais vezes)e de novo aqui no sul de Sp e na Mantiqueira! :P

bom é isso

 

slds[/quotese]

 

 

tava torcendo pra nevar ai , mais nessa nao deu , mais com certeza vamos ver neve ai , aqui o céu limpou agora a noite , estou com 10C , amanha pela previsao deve esfriar mais , pra sabado e domingo esperando minima de 1 ou 2C !!!

 

haha eu invejo essas mega mínimas de Maria da Fé,(aqui é muito umido, não temos tantas temps perto de zero assim por ano,tanto quanto tem aí!) mas aí é mais seco, e o frio realmente se concentra bastante! é um grande poço gelado! :mrgreen: não é atoa que é a city mais fria de Minas, se gear bastante tira fotos pra gente, e poem no seu tópico pra gente comentaar! :mrgreen:

 

slds

Link to comment
Share on other sites

Quando dizem que Gramado tem esquema com imprensa, eu pergunto: quem fez esta matéria?

A gente sabe que não haverá mais neve no final de semana em SC:

 

05/08/2010 - 20h19

Neve no Sul do país deve continuar no fim de semana

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

 

A neve que atingiu o Sul do país essa semana deve continuar pelo menos até o domingo (8). Segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os três Estados da região têm probabilidade de geada nos próximos dias.

 

Veja fotos da neve em Santa Catarina

Envie sua foto da neve no Sul do país

Volta a nevar na manhã de hoje em Urubici (SC)

Nebulosidade diminui e sol pode aparecer em SP a partir de amanhã

Com 14,5 ºC, São Paulo tem a tarde mais fria do ano

 

No Rio Grande do Sul, a sexta-feira (6) terá temperaturas entre 0ºC e 18ºC, que se elevam um pouco no final de semana, indo de 1ºC a 22ºC no sábado e de 3ºC a 24ºC no domingo. Ainda assim, a previsão do instituto é que haja neve, principalmente na serra gaúcha e região de campanha.

 

Em Santa Catarina, onde ficam as cidades de Urubici e Urupema, que tiveram queda de neve nessa quinta-feira, as temperaturas serão parecidas com as do RS. Há previsão de geada no planalto sul e no oeste do Estado.

 

Há também previsão de geada ao sul do Paraná amanhã, quando as temperaturas devem ficar entre 3ºC e 23ºC. No sábado, há possibilidade de neve e no domingo o tempo deve abrir no Estado. Toda a região sul, segundo o Inmet, deve permanecer com o tempo nublado até domingo (8).

 

Alvarélio Kurossu/Agência RBS/Folhapress

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

FANTÁSTICOS REGISTROS!!!!

 

PARABÉNS AOS CAÇADORES DE NEVE DO BAZ!!! :D ...

 

Uma "pergunta que não quer calar": Essas projeções de "calorão" para sábado e domingo indo até quarta com temperaturas elevadas, e umidade nos "entremeios", confere????

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Pelo mapa acima:

5,1°C - Pato Branco

5,1°C - Cascavel

4,0°C - Toledo

6,5°C - Foz do Iguaçu

5,5°C - São Miguel do Iguaçu

6,0°C - Palotina

5,8°C - Umuarama

8,2°C - Curitiba

8,1°C - Campo Mourão

8,5°C - Cianorte

10,1°C - Maringá

10,0°C - Paranavaí

11,1°C - Londrina

Link to comment
Share on other sites

Pelo mapa acima:

5,1°C - Pato Branco

5,1°C - Cascavel

4,0°C - Toledo

6,5°C - Foz do Iguaçu

5,5°C - São Miguel do Iguaçu

6,0°C - Palotina

5,8°C - Umuarama

8,2°C - Curitiba

8,1°C - Campo Mourão

8,5°C - Cianorte

10,1°C - Maringá

10,0°C - Paranavaí

11,1°C - Londrina

 

É Igor, acho que vamos bater na trave hoje de novo!! Toledo se beneficiando do efeito baixada!! Mais uma vez faltou um ciclone para impulsionar o frio Brasil adentro! Mas tenho a impressão que o jejum de ciclones sincronizados com as massas de ar frio vai chegar ao fim com a intensificiação da La Niña!

Sds.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Parabéns Shima, valeu o esforço todo hein!!

Ontem a tarde quando falei contigo fiquei com receio de que não desse tempo pra ti pegar o melhor da festa!

Hoje fiquei na dúvida?? Tenho sorte ou azar de não ter ido?? :? :lol:

 

Ia passar um frio violento nessa madrugada no Morro da Igreja hein!! :shock: :shock: :lol: :lol:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.