Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Caro Triple A: Sem dúvida estão entre as mais espetaculares fotos de neve no Brasil!

 

Hoje quebramos todos os jejuns que caracterizaram esta década até 04/08/2010:

 

1) 1o NEVÃO OU GRANDE NEVADA DESDE 1998;

2) 1a Neve com boa acumulção desde 2000 ou 2002 (+ de 5/10cm);

3) 1a máxima negativa desde 2000;

4) And so on...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui, vídeo da RBS - JA Regional de Santa Rosa, onde uma senhora (4min44s) dá o depoimento da neve que caiu em Horizontina, logo ao amanhecer, durante 5 minutos. Cidade vizinha de Três de Maio, NEVOU NO MEU QUINTAL!!! :mrgreen: :mrgreen:

 

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=2&contentID=129594&channel=45

 

PS.: editado c/ link.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

1ª grande nevada ou nevão... :roll:

Vamos usar o termo certo, senão pega-se o costume... aí já viu! :?

 

Mas e não é??

Viste as fotos na Metsul?

O que aquilo então?

Até tu Luiz???? :shock:

Sds.

 

Da dissertação de mestrado do Rodolfo:

 

"nevasca (blizzard) - vento violento e muito frio que vem carregado de neve, tendo sido pelo menos uma parte desta neve levantada do solo nevado. Este termo é originário da América do Norte, mas foi extensivo para incluir ventos semelhantes em outros países." (p. 137, Souza, 1997).

Link to comment
Share on other sites

Venho parabenizar e agradecer os moradores das cidades atingidas pela neve, e as pessoas que percorreram centenas de kms para registrar este evento histórico. Apesar de escrever muito pouco aqui, leio o fórum diariamente.

Moro em São Paulo, mas por várias vezes no ano vou para Cascavel (onde tenho família). Futuramente irei morar lá, e com certeza vou me tornar um colaborador assíduo do Fórum.

 

Obrigado à todos.

 

Parabéns pelas BELÍSSIMAS FOTOS.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

O Luiz tá certo gente !!!

 

NEVASCA é tempestade de neve com vento intenso e visibilidade quase nula, o blizzard americano. Tivemos uma NEVADA, palavra que aparece nos títulos da MetSul.

 

E nevão?

Ou sei que têrmo se usa para uma precipitação de neve em grandes proporções.

Agora, não venham me dizer que foi uma neve de pouca intensidade...

Sds.

 

 

nevão

s. m.

Grande nevada.

 

nevada

s. f.

1. Acto! de cair neve.

2. Neve que cai duma vez.

Link to comment
Share on other sites

A diferença e entre nevasca e Nevada é só o vento, então. Correto?

 

O vento é o grande diferencial à medida que gera drifting e reduz brutalmente a visibilidade. Em blizzards, nevascas, a neve tende a vir horizontalmente.

 

Nevão, Luiz, é uma expressão mais de Portugal. Aqui, nevada é o mais adequado.

 

Legal estarmos discutindo isso, né ?

 

Seria legal recuperar as mensagens desesperadas de falta de neve dos últimos meses, algumas dizendo que não nevaria mais como antigamente. Nesta quarta nevou melhor que muitas das vezes de antigamente.

Link to comment
Share on other sites

Nevão não é sinônimo de nevada, mas é uma nevada de maiores proporções. Considerando que por lá eles têm uma maior tradição quanto à neve, julgo oportuno nos habituarmos a este termo, não?

 

A neve desta quarta coloca Julho de 2000 no chinelo, como dizem os gaúchos!

Link to comment
Share on other sites

Urubici p/ Olímpicos de Inverno 2018 :mrgreen:

 

URUBICI 2018 CANDIDATE CITY

significado-do-simbolo-olimpico.jpg

 

:lol:

 

hahaha excelente!!

 

Essa neve é um tapa de luva nos descrentes.. que venham mais episódios como esse no finzinho do inverno e nos próximos.

 

Lembro de termos discutido por muito tempo que falta um "big one". Acho que ainda não foi o caso. Fomos brindados por esse lindo cavado que proporcionou tarde histórica em uma série de cidades.

 

Agora quero a neve do ciclonão!!!

Link to comment
Share on other sites

Mas vamos ser sinceros, esse episodio de hoje ja poderia ter ocorrido em anos anteriores e ate mesmo esse ano, so que sempre faltava algum detalhe mesmo que por azar para dar uma nevada das boas, pena que deu aquela garoa com temperatura negativa em Sao Joaca antes de comerçar a nevar se nao ia ser muito bonito no centro da cidade. Acho que todos estao por satisfeitos nao?

 

So faltam agora 2 jejuns

 

1 - Nevasca (tempestade de neve, ultima em 96)

2 - Neve Siberiana (30/40cm como os mais exigentes dizem)

 

Mas o mais importante é que veio o primeiro Gol, o que vier daqui pra frente é lucro.

Link to comment
Share on other sites

O Luiz tá certo gente !!!

 

NEVASCA é tempestade de neve com vento intenso e visibilidade quase nula, o blizzard americano. Tivemos uma NEVADA, palavra que aparece nos títulos da MetSul.

 

E nevão?

Ou sei que têrmo se usa para uma precipitação de neve em grandes proporções.

Agora, não venham me dizer que foi uma neve de pouca intensidade...

Sds.

 

Acho que nevão fica melhor. Podemos dizer: expressão criada no sul do Brasil :mrgreen: talvez nos States chamem de big snow

Link to comment
Share on other sites

Foi uma bela nevada, mas não surpreende em nada até por que o MI com 1800m, e outras regiões de SJ, com grandes altitudes deveria ser bem mais frequente o fenômeno.

Agora , que imprensa incompetente e parcial é feita em POA, nada no Clicrbs da neve de Soledade, nem no Correio do Povo, e incluo Metsul (nem uma linha sobre a neve aqui) tudo bem que a nevada foi maior em outras cidades e grandiosa na região de SJ, mas daí a nem incluir na lista de cidades que nevou, é uma ofensa e desrespeito par com minha região.

Bruno não adianta eu estou reconhecendo que este ano teve mais neve em Gramado, só que tu não sabe perder em 2007 nevou bem aqui com acumulação no interior e lá NADAAAA isto é fato.

E mais nevadas virão, a situação de agora foi uma exceção no quadro de nevadas, e falando em vento nenhuma destas com neve registrou tanto vento quando da hora da neve ontem quanto aqui...

Imprensa mixuruca é isto.

Link to comment
Share on other sites

Foi uma bela nevada, mas não surpreende em nada até por que o MI com 1800m, e outras regiões de SJ, com grandes altitudes deveria ser bem mais frequente o fenômeno.

Agora , que imprensa incompetente e parcial é feita em POA, nada no Clicrbs da neve de Soledade, nem no Correio do Povo, e incluo Metsul (nem uma linha sobre a neve aqui) tudo bem que a nevada foi maior em outras cidades e grandiosa na região de SJ, mas daí a nem incluir na lista de cidades que nevou, é uma ofensa e desrespeito par com minha região.

Bruno não adianta eu estou reconhecendo que este ano teve mais neve em Gramado, só que tu não sabe perder em 2007 nevou bem aqui com acumulação no interior e lá NADAAAA isto é fato.

E mais nevadas virão, a situação de agora foi uma exceção no quadro de nevadas, e falando em vento nenhuma destas com neve registrou tanto vento quando da hora da neve ontem quanto aqui...

Imprensa mixuruca é isto.

 

PHP, eu não duvido do relato de neve, mas do ponmto de visdta filmográfico, pelo menos nos 2 vídeos que vi, ver a neve era principalmente um lance de fé. Acho que falou mirar mais em cima de carros, cuja lataria destaca mais fácil as neves de menor porte.

No mais, acho melhor colocar emoticons para destacar que está brincando, porque às vezes, só pelo tom da mensagem, não tem como perceber se uma resposta mais ácida é só zoação ou não! ;)

 

Quanto à primeira resposta do Mafili... é a mesma coisa, muitas vezes, sem emoticon, não tem como perceber se o cara tá só zoando ou não.

 

Mas, quanto a analisar racionalmente demais a neve, isto é coisa de quem não viu nevar no próprio quintal. Meus pais vieram de Campo Alegre, muito perto de São Bento do Sul, e como em SBS caiu alguma precipitação de inverno, para mim é como se tivesse nevado no quintal. Acho que, beleza, num segundo momento o cara emocionalmente envolvido até consegue analisar mais racionalmente a questão da quantidade, mas num primeiro momento, uma quirera de cobrir malemal os carros em Curita é muito mais significativa, pro nativo, do que um blizzard em VT-EUA em meados do outono.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.