Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Neve pesada no Panelão. O fechamento da estrada está no final do vídeo:

 

Reparem o Fiat 500 derrapando e eu buzinando pra não ter o meu carro batido. Logo a frente tinha uns 5 caminhões na mesma situação, caótica.

 

epQ8lf0h_kA

 

Tem certeza que isso é Brasil? rs

acho que não hein? Vc pegou um video de outro local e colou aqui. :lol:

 

Brincadeiras a parte! Compartilho com todos a felicidade desta nevada em nosso territorio!!

E Parabens ao Caio por ter, majestosamente, registrado o fenômeno de todas as formas possíveis para PROVAR aos amigos do BAZ! :D:D

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Gurizada estava aguardando para analisar o fenômeno, reconheço que foi muita neve mesmo, tiro o chapéu pra SC,mesmo que tenha altitude muito elevada, não se pode negar a beleza e a importância da ocorrência do fenômeno por lá.

Não desmereço em nada pelo contrário,só elogios.

Só tenho a lamentar numa situação destas Soledade não ter lá uns 1500m, o quanto teria nevado...

Mas isto é só um bate-papo :D:D:D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Vacas Gordas 14h30:

 

g1Mqz1d3mvM

 

Panelão 16h00:

 

llRMoF3r9gQ

 

Obrigado a todos pelos elogios! Confesso que fiz isso também pelos amigos do BAZ, os quais conheço a muitos anos, para sentirem o gosto de curtirem momentos assim. Espero que curtam!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião essa nevada foi muito semelhante a de 1998. Só que desta vez com muito mais recursos tecnológicos e acesso aos locais. Naquela época, afora pouca informação, não existia asfalto na estrada entre SJ e Urubicí, que era um rally. O acesso a Urupema e ao Morro das Torres era muito precário também.

 

Como em 1998, pelas imagens da época, nevava com muita intensidade acima dos 1400m. Entre 1400m e 1300m a neve era bem úmida. Abaixo dos 1300m entre SJ e Urubicí era misturada a chuva. Muito tênue a linha de neve. O acúmulo dos bons ocorria somente acima dos 1500m por onde eu trafeguei. Nem imagino como deva ser uma neve de 1990/1988 por essas bandas...

 

Uma coisa que me intrigou muito foi o seguinte: as montanhas tem um fator preponderante para acumular neve a sua volta mesmo nos locais mais baixos. Descampados e baixadões são péssimos locais de acumulo. Quanto mais perto de uma região montanhosa mais neve, maior o floco, mais forte a queda e tem mais acumulação. Um exemplo clássico é o Panelão, onde apesar da altitude da estrada entre 1200/1300m, havia uma queda de neve muito mais impressionante que no Pericó. A estrada do panelão é nas montanhas, grudada em uma serra com picos que passam dos 1600m. O Pericó é um baixadão distante e isolado. Uma hipótese é a proximidade com locais mais altos e, portanto, de forte queda, mais propícios, sempre acaba sobrando algo pra "quem" está ao redor, mesmo de menor altitude.

Link to comment
Share on other sites

 

Uma coisa que me intrigou muito foi o seguinte: as montanhas tem um fator preponderante para acumular neve a sua volta mesmo nos locais mais baixos. Descampados e baixadões são péssimos locais de acumulo. Quanto mais perto de uma região montanhosa mais neve, maior o floco, mais forte a queda e tem mais acumulação. Um exemplo clássico é o Panelão, onde apesar da altitude da estrada entre 1200/1300m, havia uma queda de neve muito mais impressionante que no Pericó. A estrada do panelão é nas montanhas, grudada em uma serra com picos que passam dos 1600m. O Pericó é um baixadão distante e isolado. Uma hipótese é a proximidade com locais mais altos e, portanto, de forte queda, mais propícios, sempre acaba sobrando algo pra "quem" está ao redor, mesmo de menor altitude.

 

Essa análise é para guardar!

 

Cara, isso é efeito da orografia. A minha estação, na encosta da serra, registra estupidamente mais chuva que o Castelinho. Há dias que registro 35mm na minha casa e apenas 6mm no Castelinho. As montanhas nos surpreendem!

Link to comment
Share on other sites

Essa análise é para guardar!

 

Cara, isso é efeito da orografia. A minha estação, na encosta da serra, registra estupidamente mais chuva que o Castelinho. Há dias que registro 35mm na minha casa e apenas 6mm no Castelinho. As montanhas nos surpreendem!

 

Bruno, no caso da neve penso também o seguinte. Como as áreas de montanha são mais frias e propícias a neve que cai lá no topo também acaba "sobrando" para as áreas ao redor. Por exemplo. pegue a encosta de uma montanha e uma área plana distante de mesma altitude, ambos com a mesma queda de neve. Penso que o local que acumula mais neve será a da encosta. Foi o que percebí. Também nevava muito no Pericó e outras baixadas, sem parar, mas a neve ao redor das montanhas era mais consistente e seca, capuchos grandes, semelhante aos dos picos. A neve das áreas mais afastadas e baixas era mais úmida, capuchos menores. Pelo menos desta vez. Ou seja, sobra sempre um pouco mais de neve "boa" para as áreas imediatamente nas margens das montanhas em comparação com as distantes.

Link to comment
Share on other sites

Apesar de haver uma diminuição do frio e esquentar um pouco mais no domingo, o frio praticamente não dará trégua. No site do METROCLIMA já está a previsão do Prof. Eugênio, dizendo que na segunda-feira que vem entra outra massa de ar frio (embora muito menos intensa que esta), fazendo as temperaturas caírem de novo. Agosto, a meu ver, tem tudo para ficar abaixo da média histórica. Pelos dias 14 ou 15, pelo CPTEC, já entraria outro ar polar mais intenso. É frio atrás de frio...

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

SC e RS tem o melhor clima do Brasil pra quem gosta de meteorologia/climatologia e disparado!!! qual outro estado no Brasil apresenta tanta variedade climatica e diversificada? esses 2 estados juntos apresentam a maior concentração de fenomenos climatologicos no Brasil, maiores indices de tornado, ja tivemos 2 furacao, temos nevascas, nevadas, neve paraguai, as melhores ondas de frio no país, as piores ondas de calor no pais, varias secas, varias enchentes, maior amplitude do país, suscetivel a varias massas de ar anualmente, suscetivel de forma direta de varias mudanças climaticas como El Nino, La Nina. Em termos climatologicos RS e SC carregam o Brasil nas costas, e em segundo plano, o Paraná, com exceção do MS e SP, acho a mecanica climatica do Brasil um TEDIO TROPICAL hheheheeheh

Link to comment
Share on other sites

SC e RS tem o melhor clima do Brasil pra quem gosta de meteorologia/climatologia e disparado!!! qual outro estado no Brasil apresenta tanta variedade climatica e diversificada? esses 2 estados juntos apresentam a maior concentração de fenomenos climatologicos no Brasil, maiores indices de tornado, ja tivemos 2 furacao, temos nevascas, nevadas, neve paraguai, as melhores ondas de frio no país, as piores ondas de calor no pais, varias secas, varias enchentes, maior amplitude do país, suscetivel a varias massas de ar anualmente, suscetivel de forma direta de varias mudanças climaticas como El Nino, La Nina. Em termos climatologicos RS e SC carregam o Brasil nas costas, e em segundo plano, o Paraná, com exceção do MS e SP, acho a mecanica climatica do Brasil um TEDIO TROPICAL hheheheeheh

Carrega nas costas? :roll: :roll: :roll: :roll:

 

Não se esqueça que há cidades no Paraná e Mato Grosso do sul com clima BEM MAIS dinâmico e interessante (frio também) que a sua cidade. :mrgreen:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

SC e RS tem o melhor clima do Brasil pra quem gosta de meteorologia/climatologia e disparado!!! qual outro estado no Brasil apresenta tanta variedade climatica e diversificada? esses 2 estados juntos apresentam a maior concentração de fenomenos climatologicos no Brasil, maiores indices de tornado, ja tivemos 2 furacao, temos nevascas, nevadas, neve paraguai, as melhores ondas de frio no país, as piores ondas de calor no pais, varias secas, varias enchentes, maior amplitude do país, suscetivel a varias massas de ar anualmente, suscetivel de forma direta de varias mudanças climaticas como El Nino, La Nina. Em termos climatologicos RS e SC carregam o Brasil nas costas, e em segundo plano, o Paraná, com exceção do MS e SP, acho a mecanica climatica do Brasil um TEDIO TROPICAL hheheheeheh

 

Concordo! A coisa é dinâmica por aqui, embora na dinâmica térmica eu gostaria que fosse um pouco mais acentuada/extremada.

 

Mudando de assunto, hoje o dia em Canela foi igualzinho ao que Curitiba teve ontem! Mínima de 4,6C, máxima de 6,8C e garoa o dia inteiro.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isto na Climatempo....

 

 

Nesse exato momento, 15h05min, faz 3,8 graus em São Bento do Sul, norte de Santa Catarina. A cidade não foi " com neve, mas nesse momento cai chuva congelada. São grãos de gelo do tamanho de uma cabeça de alfinete, que caem com intensidade moderada. A chuva acumulada desde a meia noite é de 26,6 mm, o vento sopra de sudeste, com velocidade média de 12 Km por hora. A rajada máxima foi registrada às 00h45min, com 37 Km por hora. Amínima do dia foi 1,8 graus às 7 horas. Dados da estação automática do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae).

 

baah que coisa legal....campo Alegre deve ter tido o mesmo...e a Serra do Quiriri??? :D

Link to comment
Share on other sites

CHUVA CONGELADA EM RANCHO QUEIMADO AGORA!!!!!!!!

acabei de falar com a minha tia

lá ta chovendo com 1,9°C

 

passei pela região da serra da Boa Vista, parte mais alta de Ranchi, e pequeninas pedras de gelo bateram no meu parabrisa...

 

Com relação a neve, não sei te informar...mas a temperatura não estava TÃO baixa quando eu passei pela cidade...

Link to comment
Share on other sites

Hoje pela manhã, quando estávamos pensando em ir embora, olha quem apareceu novamente??

 

DSC01483.jpg

 

David, Eu e Shima depois de uma noite bem dormida no MI!!

 

Caio: pena não termos nos encontrado por lá...fica para a próxima hehehe

AAA: teremos mais fotos, inclusive a do Shima com neve até perto do joelho ;)

Rodrigo Alberto: neve em São Bento???mais informações, por favor!! Vou verificar com o pessoal de Campo Alegre para ver se algo ocorreu por lá tb.. ;)

 

e tu deverias ter ficado por lá...surreal a paisagem do MI ao amanhecer!!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, o André me deixou aqui em Joinville,ele esta com as fotos e o DSoares também esta, como essa que ele já postou . em breve teremos mais fotos aqui . Fotos FANTÁSTICAS.

 

Muita neve, o André "enterrou o pé na neve e chegou quase no joelho", tinha lugares com 40 a 50cm de neve, muito lindo, muito massa mesmo, hoje de manhã pegamos uma "nevasca" lá no morro.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, o evento está passando. A neve está diminuindo. Está derretendo, em alguns lugares agora apenas chove.

 

Passado o evento, comecei a olhar no horizonte.. imaginando uma nova onda de frio com esta combinação de umidade para provocar tanta neve quanto..

 

foi aí que me bateu uma DEPRESSÃO PÓS-NEVE!

 

Alguém também já está com os sintomas??

Link to comment
Share on other sites

Hoje pela manhã, quando estávamos pensando em ir embora, olha quem apareceu novamente??

 

DSC01483.jpg

 

David, Eu e Shima depois de uma noite bem dormida no MI!!

 

Caio: pena não termos nos encontrado por lá...fica para a próxima hehehe

AAA: teremos mais fotos, inclusive a do Shima com neve até perto do joelho ;)

Rodrigo Alberto: neve em São Bento???mais informações, por favor!! Vou verificar com o pessoal de Campo Alegre para ver se algo ocorreu por lá tb.. ;)

 

e tu deverias ter ficado por lá...surreal a paisagem do MI ao amanhecer!!

 

SENSACIONAL!

 

Parabens para os 3 pelo empenho.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz pra variar na neve..

 

e o Soares é a CARA do Dado Bier!!! :lol: :lol: :lol:

 

hahahaha...se tu diz...mas o cabelo é diferente!

 

 

SENSACIONAL!

 

Parabens para os 3 pelo empenho.

Valeu, beto....mas posso te garantir que valeu a pena!!lindo demais!!

 

pena que acabou a bateria de todas as câmeras que levamos hahaha

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, o evento está passando. A neve está diminuindo. Está derretendo, em alguns lugares agora apenas chove.

 

Passado o evento, comecei a olhar no horizonte.. imaginando uma nova onda de frio com esta combinação de umidade para provocar tanta neve quanto..

 

foi aí que me bateu uma DEPRESSÃO PÓS-NEVE!

 

Alguém também já está com os sintomas??

 

Entendo essa sensação, mas no meu caso estou com aquela sensação de dever cumprido hehe, um peso tirado das costas, sabe realmente eu nao esperava essa quantidade de neve e ouso a dizer que NINGUEM e nenhum INSTITUTO meteorologico imaginava que fosse assim, lendo aqui no forum pelas analises e ate mesmo pelo AAA e Metsul a chegada da neve era praticamente uma certeza, mas nao dava pra encarar que seria assim.. lembrando bem que no começo do primeiro tempo estava garoando com temperatura negativa em SJ, enquanto tinha pontos com boa neve ja, isso foi realmente desanimante, mas por fim tudo deu certo. E de quebra pela primeira vez na vida vi neve sendo transmitida ao vivo em rede nacional para todo estado e país, 1 pela RBS e outro pelo Jornal Hoje da Globo, e foi muito show isso.

 

Por estarmos em outra epoca como o Caio disse, esse provavelmente sera o melhor album de uma nevada no Brasil, claro que 1991/1996 e 65 tem umas fotos absurdas, mas no geral essa vai ganhar..

 

Entao acho que tem muito pra ser comemorado, mas uma coisa é certa, nao sei quando vai ser mas o BAZ vai passar por uma ressaca isso vai haha, todo ano tem isso.

Link to comment
Share on other sites

Hoje pela manhã, quando estávamos pensando em ir embora, olha quem apareceu novamente??

 

David, Eu e Shima depois de uma noite bem dormida no MI!!

 

Parabéns pela aventura, rapazes! Beleza de neve essa de hoje de manhã hein? Qual o horário da nevada e quanto durou? Fui até os 1600m, mas uma neve derretendo pingava aqui e alí, nada igual isso aí da foto. Abaixo disso chovia até que forte. Show de bola, no aguardo das fotos de vocês no Morro da Igreja...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, o evento está passando. A neve está diminuindo. Está derretendo, em alguns lugares agora apenas chove.

 

Passado o evento, comecei a olhar no horizonte.. imaginando uma nova onda de frio com esta combinação de umidade para provocar tanta neve quanto..

 

foi aí que me bateu uma DEPRESSÃO PÓS-NEVE!

 

Alguém também já está com os sintomas??

 

EEEEEEEEU! Viva a La Nina!!!!

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo Alberto: neve em São Bento???mais informações, por favor!! Vou verificar com o pessoal de Campo Alegre para ver se algo ocorreu por lá tb.. ;)

 

e tu deverias ter ficado por lá...surreal a paisagem do MI ao amanhecer!!

é, eu tava com alguns colegas da empresa (do CEARÁ), tínhamos que trabalhar hoje cedo, foi só um bate-e-volta para eles conhecerem a neve. Mas foi muito legal a paisagem lá no Panelão, no Brasil só vi tanta neve assim em 1994.

 

Sobre São Bento: confirmadíssimo a chuva congelada, ouvi uns 4 relatos, inclusive da minha sogra que descreveu o fenômeno como "chuva com gelo", fazia 4°C na hora. Parece que teve uma estação meteorológica do SAMAE que também registrou o fenômeno.

Quanto a neve eu tenho um relatozinho só, de um cliente do meu sogro que mora na localidade do Rio Vermelho.

Link to comment
Share on other sites

NEVOU NESTA TARDE!!!! IMPRESSIONANTE!!!

 

 

CLICRBS

 

Neva em Urubici, na Serra catarinense

 

Possibilidade segue para São Joaquim e Urupema

Atualizada às 16h52min

 

Neva neste momento em Urubici, na Serra em Santa Catarina. Para quem ainda não teve a oportunidade de presenciar o fenômeno, a expectativa segue ainda nesta tarde nas cidades mais altas da Serra como São Joaquim e Urupema. Os meteorologistas da Epagri/Ciram registraram os flocos por volta das 15h35min.

 

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2995419.xml

Link to comment
Share on other sites

Hoje pela manhã, quando estávamos pensando em ir embora, olha quem apareceu novamente??

 

David, Eu e Shima depois de uma noite bem dormida no MI!!

 

Parabéns pela aventura, rapazes! Beleza de neve essa de hoje de manhã hein? Qual o horário da nevada e quanto durou? Fui até os 1600m, mas uma neve derretendo pingava aqui e alí, nada igual isso aí da foto. Abaixo disso chovia até que forte. Show de bola, no aguardo das fotos de vocês no Morro da Igreja...

 

Opa...obrigado e igualmente, Caio. Então, dormimos no carro numa altitude de aproximadamente 1710 metros pelo meu altímetro...Aí acordamos, olhamos a paisagem e estávamos indo embora, quando resolvi parar meu carro numa parte plana, justamente por volta de 1600-1650 metros. Olhei aquelas outras montanhas nevadas e, de repente, veio uma nuvem e começou a cair neve com chuva, ou neve que caia e derretia. Aí entrou a ideia do Shima, de subirmos mais um pouco porque deveria estar acontecendo algo melhor mais no alto. Dito e feito! Fomo para uma altitude de aproximadamente 1750 e, por volta das 8:00 se não me engano, começou a cair neve! Ora miúda, ora com uns capuchos bem desenvolvidos, iguais ou superiores aos que você filmou. Detalhe: quando resolvemos sair de lá, acho que umas 10:00 ainda nevava naquela altitude, mas pouco abaixo já era chuva! Impressionante e lindo de se ver, ainda mais para eu e para o David, que nunca tínhamos visto neve, e nos deparamos com esse cenário magnífico!!

 

Pena que a bateria da minha câmera que filma em HD acabou, senão eu filmava esse evento também!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

NEVOU NESTA TARDE!!!! IMPRESSIONANTE!!!

 

 

CLICRBS

 

Neva em Urubici, na Serra catarinense

 

Possibilidade segue para São Joaquim e Urupema

Atualizada às 16h52min

 

Neva neste momento em Urubici, na Serra em Santa Catarina. Para quem ainda não teve a oportunidade de presenciar o fenômeno, a expectativa segue ainda nesta tarde nas cidades mais altas da Serra como São Joaquim e Urupema. Os meteorologistas da Epagri/Ciram registraram os flocos por volta das 15h35min.

 

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2995419.xml

 

voltando de viagem, hoje, eu escutei numa rádio que moradores de Urubici e Urupema tinham acabado de relatar neve, mas pelo que foi dito era em localidades de Urubici, e não na cidade, até porque estava mais "quente" hoje durante o dia por lá, né?

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo Alberto: neve em São Bento???mais informações, por favor!! Vou verificar com o pessoal de Campo Alegre para ver se algo ocorreu por lá tb.. ;)

 

e tu deverias ter ficado por lá...surreal a paisagem do MI ao amanhecer!!

é, eu tava com alguns colegas da empresa (do CEARÁ), tínhamos que trabalhar hoje cedo, foi só um bate-e-volta para eles conhecerem a neve. Mas foi muito legal a paisagem lá no Panelão, no Brasil só vi tanta neve assim em 1994.

 

Sobre São Bento: confirmadíssimo a chuva congelada, ouvi uns 4 relatos, inclusive da minha sogra que descreveu o fenômeno como "chuva com gelo", fazia 4°C na hora. Parece que teve uma estação meteorológica do SAMAE que também registrou o fenômeno.

Quanto a neve eu tenho um relatozinho só, de um cliente do meu sogro que mora na localidade do Rio Vermelho.

 

Nossa, MUITO legal um evento desse na região. Pelo menos algo de diferente. Acho que presenciei isso em Rancho Queimado, lá na Serra da Boa Vista, aquela parte mais alta da 282.

 

Bom, como já havia dito, vou tentar me informar com o pessoal de Campo Alegre para ver se eles registraram alguma coisa diferente por aquelas bandas!

Link to comment
Share on other sites

Parabéns pela aventura!!! :mrgreen: Se morasse ai perto com certeza faria o mesmo!!!

 

Quando Palmas for agraciada por um evento com grande acumulação, até é de se pensar para você ir, né?? Qual a distância entre Cascavel e Palmas?

Daí sim!! :lol:

 

Daria NE do RS, Pato, Cvel, tudo lá!! :mrgreen:

 

300km em média, depende a estrada.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.