Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Foi uma bela nevada, mas não surpreende em nada até por que o MI com 1800m, e outras regiões de SJ, com grandes altitudes deveria ser bem mais frequente o fenômeno.

 

Sim, na década de 1990 tivemos 8 eventos semelhantes a este de ontem! Mas na década de 2000, até ontem, nada! Então acho que é motivo para toda a nação baziana comemorar, e não desdenhar! ;):)

Link to comment
Share on other sites

PHP, lamento o ocorrido mas não vejo aqui nenhum descrédito ou desinteresse pelo trabalho executado, muito pelo contrário, são informações valiosas que ficam armazenadas aqui e comentários úteis para quem se interessa pelo assunto e compreensíveis até por aqueles que pouco entendem, como eu por exemplo.

 

O trabalho (incluo o seu e de outras inúmeras pessoas) é sim valorizado. Talvez essa valorização não seja constantemente expressa ou visível, mas garanto-lhe que a cada apontação importante, cada relato acarretado e cada menção histórica lembrada é lida e abraçada com gosto por muitos aqui.

 

Você tem todo o direito de comentar sobre a falta de cobertura da neve na sua região, etc... mas a importância do seu trabalho é grande e não gostaria de que você deixasse de ser essa voz tão atuante aqui no BAZ por sentir seu trabalho desvalorizado. Ele não é. Talvez falte uma demonstração mais calorosa de respeito ao mesmo, mas não se deixe abater por negatividades que não condizem com o que muitos pensam de ti.

 

Dito isso, espero que sua militância BAZiana mantenha-se forte por muitos anos a frente, companheiro.

 

Um forte abraço!

Link to comment
Share on other sites

 

Ronaldo,

 

Ainda tá branca a paisagem aí ou a chuva já derreteu tudo?

 

Eu acho que na cidade de São Joaquim já não temos mais neve sobre o solo.

Agora, lá no Morro da Igreja, Morro das Torres, locais acima dos 1600m, a

paisagem ainda deve estar nevada.

 

Olhei os dados da automática do MI, e a estação não acusou precipitação

nas últimas horas. Ou seja, a neve ainda está toda lá ! Teremos mais

fotos hoje, isso é fato hehehe

Link to comment
Share on other sites

FATOS MUITO IMPORTANTES.

 

A NEVE VEIO COM VENTO ENTRE SUDESTE E NORDESTE, ALGO EXTREMAMENTE RARO, PORÉM QDO OCORRER É FORTE (COMENTEI COM A NEIDE ANTES DE NEVAR AQUI).

 

NEVOU PRATICAMENTE SEM VENTO OU FRACO EM S.JOAQUIM CIDADE. É A PRIMEIRA VEZ QUE OBSERVO ISTO DESDE O PRIMEIRO INVERNO EM 99. QDO DIGO NEVAR SEM VENTANIA OU VENTO MODERADO A FORTE, É NO SENTIDO QUE, ATÉ ONTEM, NA PRIMEIRA OCORRÊNCIA A NEVE VINHA COM VENTO, DEPOIS SIM NEVAVA COM POUCO OU NENHUM VENTO.

 

FORAM 5,1 mm NA FORMA DE NEVE, OU +- 5/6 CM DE NVE O QUE CAIU NA CLIMATERRA. NÃO FOSSE O SOLO MUITO ÚMIDO E QUENTE E NEVAR SEMPRE ENTRE 0/1,5°C, TERÍAMOS UMA BELA CAPA DE NEVE NO QUINTAL, MESMO ASSIM CHEGOU A 2 CM SOBRE A GRAMA.

 

NO INTERIOR, POUCOS KM DA CIDADE, JÁ TINHA CAMADAS ENTRE 5/10 CM E ACIMA DOS 10 CM, ATÉ 20 CM NOS LOCAIS ACIMA DOS 1450/1500 M. NO TOPO DA SERRA ESTIMO ENTRE 15/25 CM DE NEVE CAÍDA.

 

TIVEMOS ALGUMAS BRACATINGAS, DE +- 10 M, QUE CAIRAM NA RODOVIA APÓS PASSAR PELO BAIXADÃO DA MANTIQUEIRA.

 

AGORA AINDA DEVE TER NEVE NOS LOCAIS ACIMA DOS 1600 NO CRUZEIRO E COM MUITA NEVE NO M.I AGORA CEDO. INFORMAÇÕES DO ARCÊNIO.

Link to comment
Share on other sites

Como todo o Baziano, já comecei a querer mais(e ainda nem acabou totalmente.Pois, nevava ainda no MI). Semana que vem, pelo que vejo, "morno".

Eu apostaria em algo bem interessante para a segunda quinzena de agosto. Até mesmo para setembro. Afinal, estamos numa transição interessante: O La Nina se estabeleceu, ainda temos umidade gerada por "ressaca" do El Nino que ora termina. Com o resfriamento e a manutenção de umidade, acredito em mais fenômenos. Buenas(como diz o Zeca)se isso ocorrer, deixaremos, definitivamente, de ter só lembranças do passado.

Aqui chove com temp de 9.1°C. Tive mínima de 8.7°C.

 

Houve algo na região da campanha e serrinha do sudeste do RS?

Link to comment
Share on other sites

Passados os ânimos alterados devido ao pessoal que falou em nevinha.

Digo que nós, do sul, convidamos a todos para monitorarem os fenômenos e ficarem de olho para nos visitarem e verem a nevinha de 10 a 30cm :mrgreen:

 

Quanto ao termo intelectualóide, também me incluo,às vezes, neste padrão.

Pois, entendo 50% de meteorologia.

 

Logo, não foi ofensa, não. Foi só uma brincadeira um pouco grotesta.

Link to comment
Share on other sites

PARANÁ 8HRS AEROPORTOS:

 

10° Londrina

08° Curitiba

07° São José dos Pinhais

05° Guarapuava

05° Cascavel

04° Foz do Iguaçu

 

:mrgreen: :mrgreen:

PARANÁ 9HRS AEROPORTOS:

 

11° Londrina

09° Curitiba

08° São José dos Pinhais

08° Maringá

06° Guarapuava

06° Cascavel

05° Foz do Iguaçu

 

Muito frio ainda no Oeste...

Link to comment
Share on other sites

Aliás vou seguir o conselho de minha esposa, vou largar mão de estar atrás de informações do tempo e imagens, se aparecer tudo bem, senão tá bom igual.

E aqui no BAZ a partir de agora vou ficar mais como observador, o cara vai perdendo o interesse pela coisa quando não valorizam...

 

:lol:

 

PHP, sem exageros!

Link to comment
Share on other sites

Aliás vou seguir o conselho de minha esposa, vou largar mão de estar atrás de informações do tempo e imagens, se aparecer tudo bem, senão tá bom igual.

E aqui no BAZ a partir de agora vou ficar mais como observador, o cara vai perdendo o interesse pela coisa quando não valorizam...

 

:lol:

 

PHP, sem exageros!

Ah to exagerando?

Estou esperando pra ver se o AAA diz que nevou ou não aqui...

Obrigado aos demais pelas manifestações de carinho.

Bruno, só não vou sair catando neve com sempre fiz, agora vou ficar mais light... ;)

Link to comment
Share on other sites

Pessoal

 

Eu estava aqui viajando na maionese, e tive uma idéia

 

Gosto muito de ver tantas fotos de neve pelo brasil, mas vejo que estão em diversos sites, e a pesquisa se torna meio complicada.

Como trabalho na área de programação web, eu pensei em criar um "mapa da neve no brasil". Seria um mega-album somente com fotos da neve, tudo certinho, com direitos autorais dos donos das fotos, datas de ocorrencia, até mesmo marca d´agua, para identificação do autor. É uma maneira de guardar, e centralizar em um lugar, estes relatos extraordinários para que futuras gerações possam ter o prazer de recordar. Tudo isto "de grátis" para o pessoal.

 

É apenas uma idéia, se acharem interessante, estou a disposição para criticas, idéias, e demais coisas...hehe

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Achon uma boa Wylyam!

 

Galera, estou com muito trabalho acumulado hoje. Mas devo fazer um post com as imagens até o final de semana. a de hoje são sensacionais aí vai mais uma pra dat o gostinho...

 

 

nev-1.jpg

 

 

nev2.jpg

 

 

nev1.jpg

 

 

poderia tipo alguem que tem pratica com o powerpoint fazer um album por la , falando da temperatura no dia na cidade que foi tirada a foto , ta ia uma idéia alguem se abilita ???:????

Link to comment
Share on other sites

Pessoal

 

Eu estava aqui viajando na maionese, e tive uma idéia

 

Gosto muito de ver tantas fotos de neve pelo brasil, mas vejo que estão em diversos sites, e a pesquisa se torna meio complicada.

Como trabalho na área de programação web, eu pensei em criar um "mapa da neve no brasil". Seria um mega-album somente com fotos da neve, tudo certinho, com direitos autorais dos donos das fotos, datas de ocorrencia, até mesmo marca d´agua, para identificação do autor. É uma maneira de guardar, e centralizar em um lugar, estes relatos extraordinários para que futuras gerações possam ter o prazer de recordar. Tudo isto "de grátis" para o pessoal.

 

É apenas uma idéia, se acharem interessante, estou a disposição para criticas, idéias, e demais coisas...hehe

 

Abraços

 

Muito boa a ideia!!!!

Link to comment
Share on other sites

Shimutz dormiu dentro do carro no morro da Igreja... 50cm de neve!!

 

E ainda nevava hoje cedo...

 

Esse é o mais doido dos que eu conheço.

Doente mental!!! :lol: :lol: :lol: Isso pode ser risco de vida, não? Temperatura na casa do 0° e cercado de neve e gelo. Isso não é muito recomendável!!

 

Dou o prêmio dessa nevada para o Caio (que correu atrás das fotos) e o Shimutz (que quase morreu para ver a neve, hehehe :lol: ).

 

Pelo visto o grosso do frio se foi, e neve mesmo só nos altos do MI! Em todo o Sul o frio retrocedeu. Apenas no oeste do PR e no MS parece que se mantém igual ou mais intenso.

 

Aqui em casa a mínima foi de 9,3°. Caramba, eu odeio quando vem um frio animal e, no dia seguinte, a mínima fica encostada na máxima. Ontem variei de 3,6° a 12,0°. Dia mais gelado do ano. Hoje a mínima não caiu 3° em relação a máxima de ontem. Simplesmente soterrou o friozão. Isso é típico daqui.

 

Agora chove muito fraco e faz 11,3° com + de 86%. Tenho acumulados 6,4 mm desde ontem. Venta de S a 8,5 km/h. Vamos ficar em 13°/14°. Amanhã, finalmente, poderei abrir a casa para esquentá-la um pouco. No meu quarto fez 11,0° ontem e 11,8° hoje.

 

Abraços doentes mentais!

Link to comment
Share on other sites

Shimutz dormiu dentro do carro no morro da Igreja... 50cm de neve!!

 

E ainda nevava hoje cedo...

 

Esse é o mais doido dos que eu conheço.

 

Completamente! Ele está preso lá?

 

Porque tem um detalhe: pelo GFS 06Z, tá tudo muito congelado em 750 hpa e a previsão é de precipitação o dia todo para a Região! Então eu acredito que pode nevar no MI o dia todo de hoje ainda. Vamos aguardar mais fotos, mas a acumulação pode passar de meio metro!

 

Caio,

 

Hoje se tu tivesse levado a prancha dava pra dar uma bela surfada, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Não sei se já escreveram aqui:

 

 

O SIMEPAR recebeu várias mensagens de usuários de Ponta Grossa reportando a incidência de pequenos flocos de gelo que precipitaram por volta das 05 h. Nesse horário a temperatura mínima registrada na estação meteorológica do SIMEPAR no município indicava 7,1 ºC. A figura mostra, no mapa da esquerda, uma simulação numérica (modelo numérico de previsão do tempo) no qual as temperaturas previstas para uma altitude próxima à da cidade de Ponta Grossa oscilava entre 4,0 ºC aos 6,0 ºC (linha contínua em vermelho) numa faixa semelhante a temperatura do ponto de orvalho (TD - faixa colorida no mapa) também variava nesse mesmo limite. Estas condições de temperaturas são favoráveis à condensação do vapor dágua e até a formação de gelo, combinados a outras variáveis meteorológicas. As imagens de satélite e dados registrados nos pluviômetros indicavam nuvens estratificadas (nuvens baixas) com nevoeiros e chuviscos respectivamente para esse horário.

De acordo com American Meteorological Society a definição de neve granular: "...precipitação na forma de partículas muito pequenas e opacas de gelo ou equivalente à forma sólida de chuvisco. Assemelham-se a pelotas de gelo na aparência externa... com diâmetro inferior a 01 mm... A neve granular cai em pequena quantidade e se origina de nuvens estratificadas ou até de um nevoeiro."

Assim, entendemos que as condições atmosféricas locais no município de Ponta Grossa eram favoráveis à ocorrência desse tipo particular de precipitação no entanto não dispomos, até o momento, de registros fotográficos desses relatos. http://simepar.br/

Link to comment
Share on other sites

Shimutz dormiu dentro do carro no morro da Igreja... 50cm de neve!!

 

E ainda nevava hoje cedo...

 

Esse é o mais doido dos que eu conheço.

 

Completamente! Ele está preso lá?

 

Porque tem um detalhe: pelo GFS 06Z, tá tudo muito congelado em 750 hpa e a previsão é de precipitação o dia todo para a Região! Então eu acredito que pode nevar no MI o dia todo de hoje ainda. Vamos aguardar mais fotos, mas a acumulação pode passar de meio metro!

 

Caio,

 

Hoje se tu tivesse levado a prancha dava pra dar uma bela surfada, he he he!

Ele me ligou hoje cedo, acho que não estava preso, mas ainda nevava quando ele ligou.
Link to comment
Share on other sites

Cada foto é mais linda que a outra, estou estupefato com esta grande nevada !

O planalto da neve provou que ainda pode ser chamado desta maneira.

 

Interessante é que esse grande evento não teve ciclone, ou seja, não é que a dinâmica

atual tenha realmente mudado. Mas, tomara que a partir de agora voltemos a

ter uma frequência pré-2000 de neve. Nossas esperanças definitivamente foram

renovadas agora !

 

SIM, TEMOS NEVE :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

14:00 HS , Vejam só.....

 

Santos : 15,0

Campos do Jordão : 16,0

São Paulo : 16,0

Campinas : 24,0

Bauru : 24,0

Ribeirão Preto : 29,0

 

Ribeirão preto é o anti-frio do Estado de São Paulo!! Parece que as MPs insistem em desviar de lá!!

Meu pai é de lá, adora um calor e um chopp no final do dia!! :lol:

 

Por incrível que pareça, em 94 estava lá em uma daquelas bombas polares, e dava pra ver geada em alguns parques mais afastados pela manhã!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ainda faz bastante frio nos planaltos do interior da região Sul, onde as máximas permanecem abaixo dos 10°C, mas no Leste do estado a temperatura subiu um pouco mais. As temperaturas são das 14 horas!

 

Picture29.png

 

O céu continua nublado em Cascavel e a temperatura é de 9,6°C. Pressão estável: 1025,6hPa e chegou a 1027,3hPa!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E mais um ponto pra Metsul!!! 8-)

 

Hoje o principal jornal impresso do Espirito Santo, publicou matéria sobre o frio e a neve, com todas informações credidatas a Metsul , e ainda citou o nome de Eugenio Hackbart!

 

A cidade em que estou é no extremo sul da bahia, próximo a divisa do ES, relativamente perto de Vitória, por isso os jornais distribuidos aqui são quase todos capixabas.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, não tem ninguém aqui hoje porque temos que compensar o dia de trabalho perdido ontem!! Não fiz absolutamente nada ontem!! Fiquei o dia pendurado aqui no BAZ!

 

No mais, hj já é o quinto dia seguido de máxima abaixo de 10C na serra gaúcha e catarinense. A média deste agosto até agora em Canela está em incríveis 3,7C.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal

 

Eu estava aqui viajando na maionese, e tive uma idéia

 

Gosto muito de ver tantas fotos de neve pelo brasil, mas vejo que estão em diversos sites, e a pesquisa se torna meio complicada.

Como trabalho na área de programação web, eu pensei em criar um "mapa da neve no brasil". Seria um mega-album somente com fotos da neve, tudo certinho, com direitos autorais dos donos das fotos, datas de ocorrencia, até mesmo marca d´agua, para identificação do autor. É uma maneira de guardar, e centralizar em um lugar, estes relatos extraordinários para que futuras gerações possam ter o prazer de recordar. Tudo isto "de grátis" para o pessoal.

 

É apenas uma idéia, se acharem interessante, estou a disposição para criticas, idéias, e demais coisas...hehe

 

Abraços

 

Muito boa a ideia!!!!

 

Vou começar a pensar em um protótipo para o portal da neve :D

Link to comment
Share on other sites

14:00 HS , Vejam só.....

 

Santos : 15,0

Campos do Jordão : 16,0

São Paulo : 16,0

Campinas : 24,0

Bauru : 24,0

Ribeirão Preto : 29,0

 

Ribeirão preto é o anti-frio do Estado de São Paulo!! Parece que as MPs insistem em desviar de lá!!

Meu pai é de lá, adora um calor e um chopp no final do dia!! :lol:

 

Por incrível que pareça, em 94 estava lá em uma daquelas bombas polares, e dava pra ver geada em alguns parques mais afastados pela manhã!

Sds.

 

Se esses 29°C foram retirados do aero, esqueçam...aquilo não convém com a realidade. Ribeirão tem praticamente o mesmo clima que Matão. Utilizem como base esta: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISPRIBEI2

 

Hoje, quanto mais ao sul, mais frio (óbvio :roll: ). Enquanto lá faz 28°C, aqui 25,5°C. Em Bauru faz 24,6°C no Ipmet.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.