Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Mas mesmo que passe dos 35 no CO, provavelmente as madrus terão mínimas agradáveis de uns 15. E dificilmente uma Jataí-GO chega aos 35 de maio até agosto.

O Delai está sádico, será que é a falta de frio abaixo de 10 que o deixa assim? :roll:

 

 

Amigo conheço muito bem Jataí, não é nenhuma São Joaquim não, o que faz com que cidade registre temperatura muito baixa é o fato de estar em uma baixada a 600m de altitude, as máximas lá são bem altas. Talvez não faça 35C lá agora, mas em Agosto concerteza, espere esquentar pra valer em todo o Centro-Oeste para ver se lá não vai a 35C.

Link to comment
Share on other sites

O Delai está sádico, será que é a falta de frio abaixo de 10 que o deixa assim? :roll:

Se fosse por isso eu teria virado psicopata desde o início da semana. :lol:

 

Aqui deu 23,9° de máxima às 16 h. Máxima tardia devido ao vento de NE. Agora faz 21,4° com 67% e venta de ESE a 9,2 km/h.

 

Abraços psicopatas!

Link to comment
Share on other sites

O padrão está claramente diferente esse ano. Como observador do clima gaúcho há mais de 20 anos, dá para perceber claramente três coisas neste outono/inverno de 2010:

 

1- Os ciclones estão se formando com facilidade

2- Eles estão se posicionando mais ao norte (SC)

3- Estamos saindo do "padrão mínimas" absurdas para entrar num padrão "máximas baixas" aqui no RS.

 

Quais as consequências dos fatores acima?

 

1- Não teremos com tanta facilidade massas de ar frio secas aqui no RS (do PR para cima, sim). Com a atuação dos ciclones aqui na costa de SC teremos muito ingresso de nebulosidade aqui no Estado com vento vindo de SE/E. Acho que precisou eu fazer um investimento em uma baixada de Canela (castelinho) após anos de espera pela neve para que eu, agora, passasse a me frustrar com a ausência de noites de céu claro aqui no Estado. Vai ser azarado assim na China...

 

2- Acho que finalmente estamos voltando ao padrão neve aqui no Estado após anos de secura. Comecei o ano bastante cético, tanto que investi numa baixada, mas pelo andar da carrugem percebe-se claramente uma mudança de padrão aqui no RS. Afinal, há quantos anos não víamos um outono tão frio no centro/oeste e sudeste do Brasil como este? Há quanto tempo não víamos CDJ ter tanto frio quanto agora?

 

Resumindo em miúdos: a coisa tá diferente, bem diferente dos últimos anos aqui no RS. Nota-se no ar.

 

Os demais gaúchos concordam? Ao menos os da GPA?

Bruno, matou a pau, disse exatamente o que eu penso, e gostaria de retratar, a dinâmica está bem diferente em relação aos últimos 10 anos, talvez um análogo seja 1999, ou final dos anos 70 e início dos 80 ;)

 

Como na próxima MP, do começo da semana, o GFS coloca 4 dias de instabilidade após a entrada do ar frio, mesmo aqui no Noroeste, que costuma secar muito rapidamente após a passagem da FF. Coisa rara. E como você falou, ao invés de mínimas absurdamente baixas, quando em anos anteriores já teríamos zerado em maio, máximas abaixo da média.

Link to comment
Share on other sites

Mas mesmo que passe dos 35 no CO, provavelmente as madrus terão mínimas agradáveis de uns 15. E dificilmente uma Jataí-GO chega aos 35 de maio até agosto.

O Delai está sádico, será que é a falta de frio abaixo de 10 que o deixa assim? :roll:

 

 

Amigo conheço muito bem Jataí, não é nenhuma São Joaquim não, o que faz com que cidade registre temperatura muito baixa é o fato de estar em uma baixada a 600m de altitude, as máximas lá são bem altas. Talvez não faça 35C lá agora, mas em Agosto concerteza, espere esquentar pra valer em todo o Centro-Oeste para ver se lá não vai a 35C.

 

É que em Bsb o comportamento das máximas ainda é ameno em agosto. Mas pelo que sei, por mais que Jataí tenha máximas altíssimas em agosto, suas mínimas sobem pouco, já que agosto é o mês mais seco do ano e caracterizado por altíssima amplitude térmica diária praqueles lados. Mas... 40 no MT tb é só praquelas bandas de ago/set, certo?

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de Goiás hoje:

 

Mineiros 3,4

Perolândia 4,4

Jataí 4,5

Maurilândia 7,0

Santa Helena 7,2

Jandaia 7,4

Morrinhos 7,5

Itumbiara 7,9

Rio Verde 8,0

Inhumas (27km de Goiânia) 8,6

Caçu 8,6

Aragarças 8,8

Ipameri 9,4

Paraúna 9,5

Pires do Rio 9,7

Goiânia 10,1

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O padrão está claramente diferente esse ano. Como observador do clima gaúcho há mais de 20 anos, dá para perceber claramente três coisas neste outono/inverno de 2010:

 

1- Os ciclones estão se formando com facilidade

2- Eles estão se posicionando mais ao norte (SC)

3- Estamos saindo do "padrão mínimas" absurdas para entrar num padrão "máximas baixas" aqui no RS.

 

Quais as consequências dos fatores acima?

 

1- Não teremos com tanta facilidade massas de ar frio secas aqui no RS (do PR para cima, sim). Com a atuação dos ciclones aqui na costa de SC teremos muito ingresso de nebulosidade aqui no Estado com vento vindo de SE/E. Acho que precisou eu fazer um investimento em uma baixada de Canela (castelinho) após anos de espera pela neve para que eu, agora, passasse a me frustrar com a ausência de noites de céu claro aqui no Estado. Vai ser azarado assim na China...

 

2- Acho que finalmente estamos voltando ao padrão neve aqui no Estado após anos de secura. Comecei o ano bastante cético, tanto que investi numa baixada, mas pelo andar da carrugem percebe-se claramente uma mudança de padrão aqui no RS. Afinal, há quantos anos não víamos um outono tão frio no centro/oeste e sudeste do Brasil como este? Há quanto tempo não víamos CDJ ter tanto frio quanto agora?

 

Resumindo em miúdos: a coisa tá diferente, bem diferente dos últimos anos aqui no RS. Nota-se no ar.

 

Os demais gaúchos concordam? Ao menos os da GPA?

 

Tá diferente sim Bruno! Apesar de concordar e expor abaixo argumentos que corroboram esta sua percepção ainda acho um pouco prematuro traçar um panorama em meados de maio com apenas com duas invasões polares anotadas até o momento. Pessoalmente prefiro esperar o mês de maio passar, olhar o panorama e as saídas a longo prazo de junho e me certificar a respeito do andamento do ENSO.

 

Neste momento o ENSO ainda está em transição, e por mais que os modelos indiquem uma tendência de La Nina, ainda não é possível saber quando ela efetivamente irá vigorar oficialmente e quando esta mudança de padrão será percebida pela natureza. Visto isso tenho boas crenças que vão na seguinte direção:

 

A recente elevação da SOI e as atualizações sobre a TSM do pacífico indicam um claro e vigoroso avanço em direção a condição de La Nina. No meu entendimento o reflexo destas mudanças tem notadamente sido percebido mais rápido que o esperado. Um dos fatores mais notáveis é o jato em altos níveis, que não tem colaborado com a crença popular do "veranico de maio". Enfraquecendo assim o poder de ação e alimentação do ASAS, e permitindo também o avanço facilitado de pequenos e fortes anticiclones polares. Ao menos é isso o que devemos observar até o fim deste mês pelas últimas rodagens de longo prazo. Um pequeno e com sorte um forte anticiclone devem avançar sem encontrar maiores dificuldades, ainda que este último possa não ser tão abrangente como o que por ora atinge todo o centro-sul.

 

Outro indicativo que corrobora este cenário é a formação dos ciclones extratropicais. Em anos anteriores, com o ar frio mais represado, os mesmos estavam abundantes pelas bandas ao sul do Prata, mais precisamente a costa sul da Pca. Buenos Aires. Agora com o ar frio encontrando menos barreiras e dificuldades, leia-se jato subtropical e ASAS, estas áreas de baixa tem sido formadas mais ao norte que o anteriormente observado. O que não é uma condição nova, mas claramente indica que ambos os combustíveis necessários a sua formação, ar frio do sul e ar quente e instável do norte, estão deslocados para as latitudes mais baixas. A combinação, portanto, de ar frio, ar quente e úmido, vento em altos níveis e constância das invasões dos bolsões frios do sul deslocados ao norte mostram sinais inegáveis emitidos pela natureza de mudanças no comportamento da atmosfera estão ocorrendo, mesmo ainda que não se perpetue pelo outono a frente. E confesso que isso está se dando antes que o por mim esperado. E tudo isso quando analisado sob a ótica dos indicadores de longo prazo, convergem para sinais inequívocos de que uma La Nina está em marcha acelerada. Entretanto, como exposto acima, ainda é muito cedo para definir um padrão. Os sinais são claros e o panorama de longo prazo corrobora esta percepção.

 

Com relação aos anticiclones estarem passando ao largo da Serra Gaúcha e Catarinense penso que não deve se perpetuar. Como observado, foi histórico para o centro-oeste, e não há de continuar a fazer história por todo o inverno como se fosse um padrão. A mecânica deve começar a ficar mais evidente apenas quando do avanço do primeiro forte anticiclone polar continental pelo centro-sul. Podem até me taxar de exigente, mas ainda não tivemos aquele avanço polar digno. Em ambos os casos deste ano a alta escorreu para o oceano e o calor específico do mar logo tratou de retirar as caracteristicas que fizeram o mesmo bolsão congelar partes da Argentina. Não fosse este ciclone na costa do sul, não teríamos as temperaturas que foram registradas no MT. Para mim, portanto, ainda não tivemos uma MP clássica. E só uma clássica logo tratará de clarear melhor o cenário da mecânica envolvida entre o avanço da frente, posição do anticiclone e posição da baixa na costa. Foram invasões de ar típicas de transição de padrão. A primeira foi ainda mais oceânica e com resquícios do El Nino provocou muitas enchentes. A segunda, como comentado, já foi mais forte, o ar frio avançou mais ao norte e a frente enfrentou menos resistência. O que causou enchente em SC foi o vórtice do ciclone e não a frente barrada por circunstâncias do El Nino. Espera-se que a terceira possa ter características mais femininas. Ou seja, de La Nina pura, com franco avanço do ar frio e o xeque mate do ciclone, ou áreas de baixa no atlântico sul bem posicionadas. Aí sim eu poderia julgar melhor o padrão dos anticiclones deste ano. Se é que vão obedecer algum, mas pelo andar da carruagem esperamos que obedeça o que a natureza vem dando mostras, com ênfase cada vez mais explícita de um padrão característico de ENSO abaixo da média. Cansei... depois um pouco mais...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A estação convencional de Belo Horizonte registrou uma mínima de 12,3 graus hoje (a média das mínimas da estação em maio foi de 15 graus na última normal, mínima absoluta em maio entre 1961 e 1990 alcançou os 7,7 graus em 1977), esta sim é a verdadeira ilha de calor urbano, pela mapa do Inmet a automática da Pampulha está numa área verde, não é zona rural como Florestal mas certamente mais fria que o centro de uma ilha de calor urbana, principalmente em noites claras (Pampulha seria meio como Vila Militar aqui pelo que vi no satélite, talvez seja até um pouco mais ubanizado aqui na VM pois a a Av Brasil passa ao lado), todas as médias de BH são da convencional (pois a auto é recente), a última vez que a mínima baixou de 10 graus na conencional de Belo Horizonte foi em julho de 2000. :shock: (em 2004 encostou mas não baixou), mas na Pampulha pelo que me lembro tem baixado todo ano ou quase. A mínima absoluta na convencional de BH foi de 2,2 graus em 1922 (devia ser uma roça ou quase ao redor da estação, mas não sei se continua no mesmo local hoje em dia), mais recentes os 3,1 graus de 01/06/1979 também na convencional (mesmo local de hoje? Também não sei...), em 2000 bateu nos 8,X graus. O pessoa de BH poderia eslcarecer sobre uma possível mudança no local da estação convencional, se houve, ou se só a cidade foi crescendo em volta mesmo.

 

A estação do concreto em BH (Raja Gabaglia com Contorno) existe desde 1943 no mesmo local. No entanto ela ficou paralisada entre 1970 e 1985, quando a estação oficial do INMET na capital passou a ser a do Horto Florestal. Logo, o valor de 3,1º C foi medido nesse local.

 

Todos sabemos que os 12,3º C a que vc se refere não são nada representativos para um município como BH. Essa estação está cercada por avenidas super movimentadas e prédios elevados. Sou muito mais a estação da Pampulha ou a do aeroporto da Pampulha que estão numa região "normal" (sem tanta verticalização) e altitude intermediaria (inferior à convencional, mas representativa para a porção centro-norte do município), onde os registros da madrugada de hoje coincidem em 8ºC de mínima. Além disso, se formos considerar que a Zona Sul de BH está acima dos 1100 m de altitude, esses 12,3º C se tornam ainda mais irreais. Tenho colegas que vivem no Belvedere (próximo a 040, saída para Nova Lima/Rio) que registraram 7ºC nessa madrugada. Ali não é nada rural, é extremamente urbanizado, no entanto está mais a sul e a mais altitude. O mesmo estenderia para bairros como Mangabeiras, Buritis, Olhos D'água, etc.... Na verdade, o ideal seríamos distribuir várias estações pelo município e fazer uma média delas. Enquanto isso não acontece prefiro acreditar nos 8ºC da Pampulha, visto que na RMBH chegou a fazer 3,8ºC. A mim 8ºC é muito mais credível do que os exagerados 12,3 do concreto.

 

Engraçado é que no Rio vcs sempre consideram a mínima mais baixa das estações do INMET com esse mesmo discurso e ninguém reclama.....

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

Tivemos mais um dia em que o destaque foram os micro-climas da cidade,a tarde,mesmo com muitas nuvens altas,foi registrada a maior temperatura das ultimas 2 semanas.

 

TEMP.MIN: 7.2[bAIXADA] 9.9[PARQUE] 10.6[iNMET] 13.7[CENTRO]

TEMP.MAX:26.7[bAIXADA]24.4[PARQUE] 24.9[iNMET] 25.9[CENTRO]

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Cascavel nesta sexta feira. Frio e céu com muitas nuvens. Frio? Um friozinho na verdade...

 

Mínima: 12.4 (Lucas) 13.2 (Delai) Normal Climatológica 13.0 (1972 - 2009)

Máxima: 20.4 (Lucas) 20.6 (Delai) Normal Climatológica 22.6 (1972 - 2009)

Inclua o Simepar na lista, que hoje variou de 11,2° a 21,4°, topinho baixo.

E o aero, que foi de 12° a 20°

Link to comment
Share on other sites

 

Tá diferente sim Bruno! Apesar de concordar e expor abaixo argumentos que corroboram esta sua percepção ainda acho um pouco prematuro traçar um panorama em meados de maio com apenas com duas invasões polares anotadas até o momento. Pessoalmente prefiro esperar o mês de maio passar, olhar o panorama e as saídas a longo prazo de junho e me certificar a respeito do andamento do ENSO.

 

Neste momento o ENSO ainda está em transição, e por mais que os modelos indiquem uma tendência de La Nina, ainda não é possível saber quando ela efetivamente irá vigorar oficialmente e quando esta mudança de padrão será percebida pela natureza. Visto isso tenho boas crenças que vão na seguinte direção:

 

A recente elevação da SOI e as atualizações sobre a TSM do pacífico indicam um claro e vigoroso avanço em direção a condição de La Nina. No meu entendimento o reflexo destas mudanças tem notadamente sido percebido mais rápido que o esperado. Um dos fatores mais notáveis é o jato em altos níveis, que não tem colaborado com a crença popular do "veranico de maio". Enfraquecendo assim o poder de ação e alimentação do ASAS, e permitindo também o avanço facilitado de pequenos e fortes anticiclones polares. Ao menos é isso o que devemos observar até o fim deste mês pelas últimas rodagens de longo prazo. Um pequeno e com sorte um forte anticiclone devem avançar sem encontrar maiores dificuldades, ainda que este último possa não ser tão abrangente como o que por ora atinge todo o centro-sul.

 

Outro indicativo que corrobora este cenário é a formação dos ciclones extratropicais. Em anos anteriores, com o ar frio mais represado, os mesmos estavam abundantes pelas bandas ao sul do Prata, mais precisamente a costa sul da Pca. Buenos Aires. Agora com o ar frio encontrando menos barreiras e dificuldades, leia-se jato subtropical e ASAS, estas áreas de baixa tem sido formadas mais ao norte que o anteriormente observado. O que não é uma condição nova, mas claramente indica que ambos os combustíveis necessários a sua formação, ar frio do sul e ar quente e instável do norte, estão deslocados para as latitudes mais baixas. A combinação, portanto, de ar frio, ar quente e úmido, vento em altos níveis e constância das invasões dos bolsões frios do sul deslocados ao norte mostram sinais inegáveis emitidos pela natureza de mudanças no comportamento da atmosfera estão ocorrendo, mesmo ainda que não se perpetue pelo outono a frente. E confesso que isso está se dando antes que o por mim esperado. E tudo isso quando analisado sob a ótica dos indicadores de longo prazo, convergem para sinais inequívocos de que uma La Nina está em marcha acelerada. Entretanto, como exposto acima, ainda é muito cedo para definir um padrão. Os sinais são claros e o panorama de longo prazo corrobora esta percepção.

 

Com relação aos anticiclones estarem passando ao largo da Serra Gaúcha e Catarinense penso que não deve se perpetuar. Como observado, foi histórico para o centro-oeste, e não há de continuar a fazer história por todo o inverno como se fosse um padrão. A mecânica deve começar a ficar mais evidente apenas quando do avanço do primeiro forte anticiclone polar continental pelo centro-sul. Podem até me taxar de exigente, mas ainda não tivemos aquele avanço polar digno. Em ambos os casos deste ano a alta escorreu para o oceano e o calor específico do mar logo tratou de retirar as caracteristicas que fizeram o mesmo bolsão congelar partes da Argentina. Não fosse este ciclone na costa do sul, não teríamos as temperaturas que foram registradas no MT. Para mim, portanto, ainda não tivemos uma MP clássica. E só uma clássica logo tratará de clarear melhor o cenário da mecânica envolvida entre o avanço da frente, posição do anticiclone e posição da baixa na costa. Foram invasões de ar típicas de transição de padrão. A primeira foi ainda mais oceânica e com resquícios do El Nino provocou muitas enchentes. A segunda, como comentado, já foi mais forte, o ar frio avançou mais ao norte e a frente enfrentou menos resistência. O que causou enchente em SC foi o vórtice do ciclone e não a frente barrada por circunstâncias do El Nino. Espera-se que a terceira possa ter características mais femininas. Ou seja, de La Nina pura, com franco avanço do ar frio e o xeque mate do ciclone, ou áreas de baixa no atlântico sul bem posicionadas. Aí sim eu poderia julgar melhor o padrão dos anticiclones deste ano. Se é que vão obedecer algum, mas pelo andar da carruagem esperamos que obedeça o que a natureza vem dando mostras, com ênfase cada vez mais explícita de um padrão característico de ENSO abaixo da média. Cansei... depois um pouco mais...

 

Muito boa a tua análise, Caio!. Mas eu prefiro ser ainda mais conservador que vc!

Não basta os ciclones se formarem em latitudes baixas se eles estiverem dessincronizados do frio. E, cá entre nós, é isso que aconteceu até agora. Portanto, para mim, nada de novo no front até que venha uma forte MP e o ciclone se forme em frente ao RS. Se olharmos no GFS, os próximos 10 dias serão um festival de baixas se formando sobre o sul do Brasil e indo para o mar se transformando em ciclones extra. Só que elas não tem aquela característica clássica de se formar na borda da frente que precede uma forte MP. Por exemplo, as saídas ensaiadas pelo GFS para a forte erupção do final do mês mostram um ciclone em Baía Blanca, as usual!

 

Cara, se ficarmos só com a agua mais quente no Prata, vamos cair na mesma situação dos últimos 9 anos. A tal onipresente mancha quente no Prata, que na minha opinião faz as bordas das frentes ocluírem antes de chegar a costa do BR. Para mim, o idela seria não ter anomalia no Prata e ter anomalia positiva só em SC/PR.

 

Vlw!

Link to comment
Share on other sites

 

Engraçado é que no Rio vcs sempre consideram a mínima mais baixa das estações do INMET com esse mesmo discurso e ninguém reclama.....

Olha, posso ter dado a impressão errada, mas, mas eu certamente não levo este assunto para o lado de "disputa entre cidades", tanto que fiz questão de ressaltar no mesmo post que aqui onde moro, um lugar bem concretado como o Inmet de BH, não houve nenhum vestígio de sensação de frio hoje cedo (nem friozinho) apesar dos 14,8 graus na Vila Militar, e que lá onde junta os prédios com o mar (Centro, orla de Copacabana, ilha de calor “ultra maximizada”) talvez nem tenha baixado de 20 graus. Também fiz questão de postar no tópico do Rio e até aqui alguns dias atrás que no “centrão” da cidade do Rio de Janeiro em quase 130 anos de medições confiáveis a temperatura jamais baixou de 10 graus, posso ser tudo menos este tipo de gente (comum em fóruns como Climatempo e SkyscraperCity) que tenta fazer com que o inverno carioca pareça ártico (neste último já vi até colocarem uma foto de floresta temperada como sendo da tropicalíssima Floresta da Tijuca no inverno, só faltou a cara de pau para colocar uma aparecendo neve no chão :lol: ). Aliás, nenhum carioca do BAZ faz tanta galhofa do inverno carioca como eu. Eu trato os dados com frieza e sem se preocupar com disputas entre cidades, com certeza, para muitos habitantes de BH que vivem em prédios ou casas na área central, são estes dados da convencional que representam melhor o que sentem na rotina, mas isto não torna os dados da Pampulha nem um pouco menos importantes, aliás, se eu fosse morador de BH acharia ótimo que existe uma estação no meio da ilha de calor (convencional), uma urbana numa área mais verde (Pampulha) e outra rural e em baixada (Florestal, dá para ver que é área de baixada comparando com Ibitrité, bem mais alta, com vento a noite toda e mínimas até muito mais altas em algumas noites céu limpo). O "centrão" das cidades geralmente concentra uma alta densidade populacional, então é muito importante que seja monitorando também, e os dados e “zilhões” de estudos provam também que este efeito de aumento da temperatura é mais acentuado na mínima e muitas vezes sequer existe na máxima, a Pampulha frequentemente esquenta mais que a convencional de Belo Horizonte, por exemplo, é e por isso que tanto critico a Praça Mauá (infelizmente aberta em 2002) aqui, pelas máximas que apresentam comportamento absolutamente incoerente para a localização num bairro altamente maritimizado (ao contrário do que acontece em BH, por exemplo, onde a convencional tem máximas coerentes), a vergonhosa exposição dos instrumentos na Praça Mauá favorece o registro de máximas fora da realidade LOCAL (como prova o aeroporto central, que nos piores dias ficou 7 graus abaixo do Inmet na temperatura máxima), em SP e BH também a estação deve ficar na grama ou no nível do solo (SP sei que fica), aqui é um lugar pavoroso em cima do concreto liso, rebaixado e cercado por telhados e paredes que bloqueiam o vento e maximizam o aquecimento pelo sol, é um verdadeiro manual de como NÃO montar uma estação.

 

A pergunta sobre as mudanças de local foi por pura curiosidade mesmo, agradeço pela resposta que foi muito esclarecedora, fiquei sabendo por você que BH está numa situação parecida como a do Rio na climatologia, ou seja, as médias são de locais diferentes de onde se encontra a estação agora (no caso do Rio é diferente do ponto de coleta das médias inteiras, e de BH mais da metade do intervalo da normal), em cenários assim qualquer comparação para fins climatológicos acaba sendo prejudicada, pois os registros não dependem apenas da urbanização, mas do formato do relevo e de “n” outros fatores, uma normal calculada metade em cima do Horto e outra em cima da avenida movimentada não vale nada, mais uma bola fora do Inmet (que o digam Curitiba e Campos do Jordão, onde as respectivas estações também mudaram de lugar no meio da normal e os dados foram juntados como se fosse a coisa mais natural do mundo). A partir de hoje apaguei a normal de BH da cabeça, obrigado.

 

Aqui no Baz por vezes a paixão pelo frio acaba gerando uma tendência a desprezar dados de estações que registrem as mínimas mais altas, mas desde que estes dados representem a realidade da região onde se encontra a estação eu sou totalmente a favor que existam.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Perolândia-GO com 14,8°C no momento. :shock: :shock: :shock: Só pra se ter idéia, a máxima de hoje lá foi de 28,8°C às 16:20.

 

14°C de queda de temperatura em 3 horas!

 

Esta cidade fica entre Jataí e Mineiros e tem 900 metros de altitude.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Sudeste matou a pau, aquela geada de Minas hoje :shock: .

 

Só não gostei de Teresópolis(900m) hoje ter registrado uma mínima menor que Aqui em Apiaí (1000m) e estamos mais de 500 km mais ao sul :mrgreen:

 

Quanto deu Curitiba hoje?

 

Hoje mínima de 10,6º e tempo fechado para variar.

máxima de 17º,6º , parcial nublado.

agora pouco mais de 7 da noite tenho 11,9º e parcial nublado sem vento e umido.

 

 

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Mas mesmo que passe dos 35 no CO, provavelmente as madrus terão mínimas agradáveis de uns 15. E dificilmente uma Jataí-GO chega aos 35 de maio até agosto.

O Delai está sádico, será que é a falta de frio abaixo de 10 que o deixa assim? :roll:

 

 

Amigo conheço muito bem Jataí, não é nenhuma São Joaquim não, o que faz com que cidade registre temperatura muito baixa é o fato de estar em uma baixada a 600m de altitude, as máximas lá são bem altas. Talvez não faça 35C lá agora, mas em Agosto concerteza, espere esquentar pra valer em todo o Centro-Oeste para ver se lá não vai a 35C.

 

É que em Bsb o comportamento das máximas ainda é ameno em agosto. Mas pelo que sei, por mais que Jataí tenha máximas altíssimas em agosto, suas mínimas sobem pouco, já que agosto é o mês mais seco do ano e caracterizado por altíssima amplitude térmica diária praqueles lados. Mas... 40 no MT tb é só praquelas bandas de ago/set, certo?

 

 

Sim. As máximas iguais ou maior que 40C ocorrem entre Agosto e Outubro, mas pode ocorrer também em outros meses especialmente entre Março e Novembro.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Cascavel nesta sexta feira. Frio e céu com muitas nuvens. Frio? Um friozinho na verdade...

 

Mínima: 12.4 (Lucas) 13.2 (Delai) Normal Climatológica 13.0 (1972 - 2009)

Máxima: 20.4 (Lucas) 20.6 (Delai) Normal Climatológica 22.6 (1972 - 2009)

 

Lucas,

 

Eu nao acho que exista grande diferença de temperatura minima aí em Cascavel,principalmente pelo tamanho da cidade.Qual o relevo?

Link to comment
Share on other sites

Perolândia-GO com 14,8°C no momento. :shock: :shock: :shock: Só pra se ter idéia, a máxima de hoje lá foi de 28,8°C às 16:20.

 

14°C de queda de temperatura em 3 horas!

 

Esta cidade fica entre Jataí e Mineiros e tem 900 metros de altitude.

 

é o que acontece por aqui em dias de ar muito seco e céu limpo. :D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Perolândia-GO com 14,8°C no momento. :shock: :shock: :shock: Só pra se ter idéia, a máxima de hoje lá foi de 28,8°C às 16:20.

 

14°C de queda de temperatura em 3 horas!

 

Esta cidade fica entre Jataí e Mineiros e tem 900 metros de altitude.

 

é o que acontece por aqui em dias de ar muito seco e céu limpo. :D:D:D

 

 

Meu Deus do céu!!! :shock: :shock: :shock:

Confesso que nunca tinha visto isso aqui no Brasil, ou talvez tenha visto mas não assimilado...!!! Aqui em curitiba, normalmente no inverno sob atuação de ar polar, o hborário de maior queda é entre as 6 e as 9 da noite.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Segundo a Metsul, o ciclone da semana que vem ainda é uma dúvida:

 

"Um sistema de baixa pressão atua no território gaúcho na próxima semana e traz chuva, mas os modelos que vinham indicando um novo ciclone reverteram a tendência. O quadro, contudo, seguirá sendo monitorado. As mínimas devem seguir baixas em áreas do Sudeste do Brasil, inclusive com geada em algumas localidades paulistas e mineiras".

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Perolândia-GO com 14,8°C no momento. :shock: :shock: :shock: Só pra se ter idéia, a máxima de hoje lá foi de 28,8°C às 16:20.

 

14°C de queda de temperatura em 3 horas!

 

Esta cidade fica entre Jataí e Mineiros e tem 900 metros de altitude.

 

é o que acontece por aqui em dias de ar muito seco e céu limpo. :D:D:D

 

 

Meu Deus do céu!!! :shock: :shock: :shock:

Confesso que nunca tinha visto isso aqui no Brasil, ou talvez tenha visto mas não assimilado...!!! Aqui em curitiba, normalmente no inverno sob atuação de ar polar, o hborário de maior queda é entre as 6 e as 9 da noite.

 

Sds.

 

13,8°C agora. A temperatura caiu 1°C em 40 minutos (a estação reporta a cada 20min).

 

Jataí tem 14,1°C, Mineiros 15,6°C.

Link to comment
Share on other sites

E é o inicio de noite mais quente dos ultimos dias aqui na baixada,graças ao céu encoberto e o vento NW,que sopra a 6 km/h.Pressao em 1015 hpa.

 

17.1[parque] 17.8[inmet] 19.8[centro] 20.7[baixada]

 

Hoje temos os microclimas invertidos aqui em santa rosa.Estou perdendo até apara a ilha de calor do centro.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura em franco declínio em Matão. Faz agora 15,5°C, contra 14,9°C de ontem no mesmo horário. A queda está mais acentuada que ontem. Espero que não tenhamos nuvens altas esta noite pra atrapalhar a mínima...

Link to comment
Share on other sites

Sudeste matou a pau, aquela geada de Minas hoje :shock: .

 

Só não gostei de Teresópolis(900m) hoje ter registrado uma mínima menor que Aqui em Apiaí (1000m) e estamos mais de 500 km mais ao sul :mrgreen:

 

Quanto deu Curitiba hoje?

 

Hoje mínima de 10,6º e tempo fechado para variar.

máxima de 17º,6º , parcial nublado.

agora pouco mais de 7 da noite tenho 11,9º e parcial nublado sem vento e umido.

 

saludos

 

Inmet Ctba hje:

 

10,6ºC / 18,5ºC

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Cascavel nesta sexta feira. Frio e céu com muitas nuvens. Frio? Um friozinho na verdade...

 

Mínima: 12.4 (Lucas) 13.2 (Delai) Normal Climatológica 13.0 (1972 - 2009)

Máxima: 20.4 (Lucas) 20.6 (Delai) Normal Climatológica 22.6 (1972 - 2009)

 

Lucas,

 

Eu nao acho que exista grande diferença de temperatura minima aí em Cascavel,principalmente pelo tamanho da cidade.Qual o relevo?

 

Ilson, aqui como em qualquer outro lugar, só existe diferença entre baixada e topo, mas isso é universal. Em qualquer lugar do mundo é assim.

 

Com os registros do Delai, estamos notando que no bairro onde moro (que é quase centro) e o centro, a maior diferença está na temperatura mínima, mas é pouco, menos de 1 grau.

Em Curitiba, o mesmo acontece!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Cascavel nesta sexta feira. Frio e céu com muitas nuvens. Frio? Um friozinho na verdade...

 

Mínima: 12.4 (Lucas) 13.2 (Delai) Normal Climatológica 13.0 (1972 - 2009)

Máxima: 20.4 (Lucas) 20.6 (Delai) Normal Climatológica 22.6 (1972 - 2009)

 

Lucas,

 

Eu nao acho que exista grande diferença de temperatura minima aí em Cascavel,principalmente pelo tamanho da cidade.Qual o relevo?

 

Ilson, aqui como em qualquer outro lugar, só existe diferença entre baixada e topo, mas isso é universal. Em qualquer lugar do mundo é assim.

 

Com os registros do Delai, estamos notando que no bairro onde moro (que é quase centro) e o centro, a maior diferença está na temperatura mínima, mas diferença pouca de menos de 1 grau.

Em Curitiba, o mesmo acontece!

 

 

Voces fazem monitoramento no centro da cidade?É o lugar menos frio na maioria das cidades.

Link to comment
Share on other sites

É estranho!Porque é nitida a diferença de tempeartura aqui entre o centro e na entrada do bairro beatriz[que fica a apenas 500 metros do centro e em mesmaaltitude]Mostrando que o centro é no minimo 2 a 3°c mais quente que em bairros mais afastados e de mesma altitude.Se eu pegar uma area de baixada,a diferença vai a 6 e 7 °c.Ilha de calor existe tanto entre cidade grande,quanto em medio tamanho.Aí no centro de casacavel nao deve see diferente,deve haver uma area bem mais quente na minima em algum lugar no centrao daí.Ainda mais o tamanho que é a cidade.

Link to comment
Share on other sites

Voces fazem monitoramento no centro da cidade?É o lugar menos frio na maioria das cidades.

 

Moramos nas regiões centrais. A área mais elevada. É um enorme topo, onde foi instalada a cidade. Existem baixadas, sendo a principal a do lago. Mas hoje a cidade avançou para as depressões. Na margem Sul e Norte o relevo atinge 660m, mas nestas áreas não temos nenhum ponto de leitura.

 

Alguns fatores devem contribuir para amenizar toda a área central:

 

1. Vegetação.

2. Vento constante.

3. Elevação do terreno.

 

É provável que se eu colocar um termômetro devidamente abrigado, as áreas baixas da periferia (assim como SIMEPAR) devem registrar máximas em torno de 1°C a mais.

 

Durante as noites, aí sim, o centro apresenta temperaturas mais elevadas, sobretudo em relação as áreas rurais.

Link to comment
Share on other sites

Voces fazem monitoramento no centro da cidade?É o lugar menos frio na maioria das cidades.

 

Moramos nas regiões centrais. A área mais elevada. É um enorme topo, onde foi instalada a cidade. Existem baixadas, sendo a principal a do lago. Mas hoje a cidade avançou para as depressões. Na margem Sul e Norte o relevo atinge 660m, mas nestas áreas não temos nenhum ponto de leitura.

 

Alguns fatores devem contribuir para amenizar toda a área central:

 

1. Vegetação.

2. Vento constante.

3. Elevação do terreno.

 

É provável que se eu colocar um termômetro devidamente abrigado, as áreas baixas da periferia (assim como SIMEPAR) devem registrar máximas em torno de 1°C a mais.

 

Durante as noites, aí sim, o centro apresenta temperaturas mais elevadas, sobretudo em relação as áreas rurais.

E qual a media de diferença do simepar em relaçao a estaçao sua e a do joao?

Link to comment
Share on other sites

Os últimos dias tem sido de temperaturas muito agradáveis aqui na cidade do Rio.Com exceção da segunda-feira, que o tempo esteve predominantemente chuvoso, e da quarta, que foi instável(com vários períodos de chuvas mas também de sol), o tempo esteve bom durante a semana, com sol e poucas nuvens, e a temperatura amena durante o dia, tendo sido possível sentir finalmente até um friozinho durante a noite, madrugada e amanhecer de todos os dias da semana.Na terça registrei a menor temperatura do ano aqui na zona norte carioca: 17,5°C.Já hoje, a mínima ficou em 18,3°C e a máxima em 27,4°C, a maior da semana(a menor ficou em 24,0°C na segunda), mas agora já tenho 20,8°C com céu praticamente limpo, forçando um pouco pode-se dizer que a noite está "friazinha".

Link to comment
Share on other sites

E está um verdadeiro samba do crioulo doido aqui na baixada.A temperatura sobe e desce com uma velocidade impressionante,dependendo se temos vento ou nao.A temperatura já variou 7°c em menos de 1 hora:

 

20:00 20.7°c

21:15 16.0°c

21:40 19.4°c

22:15 14.4°c

23:00 20.2°c

23:35 14.0°c

 

O céu deve limpar bem em no maximo 2 horas e assim espero mais uma minima de 1 digito aqui na baixada.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Cara, se ficarmos só com a agua mais quente no Prata, vamos cair na mesma situação dos últimos 9 anos. A tal onipresente mancha quente no Prata, que na minha opinião faz as bordas das frentes ocluírem antes de chegar a costa do BR. Para mim, o idela seria não ter anomalia no Prata e ter anomalia positiva só em SC/PR.

 

Vlw!

 

Se não me engano, aquele ano que nevou em Buenos Aires depois de 90 anos de espera nós estávamos cercados por águas abaixo da média, tanto na costa chilena quanto a do Sul do país até Argentina, e não nevou aqui, os invernos de 2008/2009 tiveram momentos em que essa anomalia quase se desfizesse por completo, depois ela voltava com o tempo, tenho as minhas dúvidas se isso é o principal fator dessa dessincronização.

Link to comment
Share on other sites

Porto alegre que é do tamanho de curitiba e que possui um relevo com poucas ondulaçoes,possui micro-climas com diferenças de até 6 ou 7°c.Curitiba deve ter tambem uma diferença nas minimas parecidas.

Relevo com poucas ondulações? Vamos de 0,1 m do Delta do Jacuí aos 311 m do Morro Santana! Tinha de haver uma estação lá em cima! Ainda há o fator da água do Guaíba. O Centro de POA é o pior lugar do planeta para a queda de temperatura: parte dele está num topo ao lado do Guaíba e é extremamente urbanizado com prédios de 15/20 andares colados uns nos outros. É quase impossível baixar dos 5° numa noite sem vento. Se zera no INMET lá dá 5°. Só baixa mesmo se der abaixo de 5° com vento, como em maio de 2007 (anos passado deu 4,X° no frio de julho, quando o INMET cravou 0,0°).

 

Certamente Cascavel tem um microclima destacado em função da urbanização. Mesmo que se arborize bem a área o efeito das edificações se faz sentir. A questão é ver o quão denso é o Centro e sua capacidade de perda de calor à noite. Pelas imagens que já vi da cidade o efeito da ilha de calor não deve ser tão intenso, ainda mais se comparado ao Centro de POA.

 

Agora aqui em casa faz 17,3° com 83%. Faz 16,0° na Lomba do Pinheiro (área com mata e afastado da cidade a uns 100 m de altura; é um bairro residencial e de baixa renda) e 19,6° no Centro, sobre um edifício. Isso que temos um vento constante. Tire o vento e a diferença salta dos atuais 3,6° para 6° ou 7°. Aqui em casa venta de SE a 5,3 km/h.

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Porto alegre que é do tamanho de curitiba e que possui um relevo com poucas ondulaçoes,possui micro-climas com diferenças de até 6 ou 7°c.Curitiba deve ter tambem uma diferença nas minimas parecidas.

Relevo com poucas ondulações? Vamos de 0,1 m do Delta do Jacuí aos 311 m do Morro Santana! Tinha de haver uma estação lá em cima! Ainda há o fator da água do Guaíba. O Centro de POA é o pior lugar do planeta para a queda de temperatura: parte dele está num topo ao lado do Guaíba e é extremamente urbanizado com prédios de 15/20 andares colados uns nos outros. É quase impossível baixar dos 5° numa noite sem vento. Se zera no INMET lá dá 5°. Só baixa mesmo se der abaixo de 5° com vento, como em maio de 2007 (anos passado deu 4,X° no frio de julho, quando o INMET cravou 0,0°).

 

Certamente Cascavel tem um microclima destacado em função da urbanização. Mesmo que se arborize bem a área o efeito das edificações se faz sentir. A questão é ver o quão denso é o Centro e sua capacidade de perda de calor à noite. Pelas imagens que já vi da cidade o efeito da ilha de calor não deve ser tão intenso, ainda mais se comparado ao Centro de POA.

 

Agora aqui em casa faz 17,3° com 83%. Faz 16,0° na Lomba do Pinheiro (área com mata e afastado da cidade a uns 100 m de altura; é um bairro residencial e de baixa renda) e 19,6° no Centro, sobre um edifício. Isso que temos um vento constante. Tire o vento e a diferença salta dos atuais 3,6° para 6° ou 7°. Aqui em casa venta de SE a 5,3 km/h.

 

Abraços microclimáticos!

 

Tem razao.Nao havia me lembrado dos morros.Faz muito tempo que nao vou pra capital. :oops: :oops: :oops: :oops:

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

SBSM: 00000KT CAVOK 15/15 Q1015; 100%; Igual ou acima de 10 Km; Vento calmo...

 

Lá, à 16Km daqui, porque aqui está um "fogui" "lesgau" :D ... Vento de Se-S trazendo ar frio para dentro de casa... Não me surpreenderei "se aí por" 04:00/05:00h SBSM reportar coisa em torno de 9°C...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.