Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Comodoro 4,6C :o:o:o:o:o:o . Amigos até agora não vi o rapaz que faz obervação, mas estou preste a fazer uma reclamação sobre as condições precárias da estação. Pois ultimamente os dados coletado nas obervações não vem sendo coerente com a realidade. Algumas semanas atŕas registramos uma chuva tremendamente forte, onde foi várias horas de chuva em toda a cidade, sabe para que? para registrar somente 18mm. Em alguns lugares chegou a alagar, inclusive no perímetro do IFMT(instituto Federal de educação Ciencias e Tecnologia campus-Cáceres MT), onde está a estação. Já vi muitos absurdos. Ontem comprei um termômetro de mercurio só para quebrar o galho. Em breve daqui alguns dias comprarei uma estação La crosse. Registrei algo entorno de 8C. Na cidade foi ente 7/9C. Aqui no IFMT(área praticamente rural), em geral é 1,8 menor que na minha casa, e chega a ser até uns 3/4C menor que na área central, então deduzo que o valor é entorno de 5/6,2C, se registrar algo maior que esse valor será o estopim para minha reclamação, já não basta os 12,4C abusrdos de mínimas ontem, que pena que eu não tinha esse termômetro de mercurio para mim tirar a prova, se 12C fosse tão frio igual ontem não precisaria as água congelar 0C e sim 5/6C. E pra variar acredito que ainda não chegou. :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

 

A estação não tem dataloger?

Link to comment
Share on other sites

SBCA marca agora 22°, na minha estação 21,8° 8-) Sooooooool ardido, na rua tem que avizar as pessoas que não tá mais frio, cozinham no sol com jaquetas e etc, embaixo de 22°, agoniante. :oops:

 

Micro-climas agiram essa noite, aeroporto registrou minima de 10°, simepar de 9,2° e aqui no centro não baixei de 11,0° :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Apiaí, agora tenho agradáveis 14,6º. hoje espero uns 4ºC no mínimo e nada de maritimidade ! :evil: :lol:

 

 

 

 

 

saludos

 

Apiaí sempre bem mais fria que Curitiba, mesmo mais ao norte e com menos tradição (leia-se mídia sobre o frio). Não é pegação no pé, mas esses dados estão interessantes.

Desvendado o pólo frio do sul de SP, que bate com folga a fria Curitiba? Com a palavra os experts da área...

Link to comment
Share on other sites

Comodoro 4,6C :o:o:o:o:o:o . Amigos até agora não vi o rapaz que faz obervação, mas estou preste a fazer uma reclamação sobre as condições precárias da estação. Pois ultimamente os dados coletado nas obervações não vem sendo coerente com a realidade. Algumas semanas atŕas registramos uma chuva tremendamente forte, onde foi várias horas de chuva em toda a cidade, sabe para que? para registrar somente 18mm. Em alguns lugares chegou a alagar, inclusive no perímetro do IFMT(instituto Federal de educação Ciencias e Tecnologia campus-Cáceres MT), onde está a estação. Já vi muitos absurdos. Ontem comprei um termômetro de mercurio só para quebrar o galho. Em breve daqui alguns dias comprarei uma estação La crosse. Registrei algo entorno de 8C. Na cidade foi ente 7/9C. Aqui no IFMT(área praticamente rural), em geral é 1,8 menor que na minha casa, e chega a ser até uns 3/4C menor que na área central, então deduzo que o valor é entorno de 5/6,2C, se registrar algo maior que esse valor será o estopim para minha reclamação, já não basta os 12,4C abusrdos de mínimas ontem, que pena que eu não tinha esse termômetro de mercurio para mim tirar a prova, se 12C fosse tão frio igual ontem não precisaria as água congelar 0C e sim 5/6C. E pra variar acredito que ainda não chegou. :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

 

A estação não tem dataloger?

 

Infelizmente não. Esta estação esta uma........... ............. prefiro nem comententar.

Link to comment
Share on other sites

Amigos irei pedir permissão para o obervador deixar eu fazer a coleta dos dados pelo menos da mínima de amanhã que segundo as previsões deve ser ainda mais fria que hoje.. Irei madrugadar, aqui. :twisted:

 

Só não virei se caso o meu termômetro de mercúrio não acusar uma mínima de um dígito. Se como for a mínima hoje foi entre 4/7C. Não me vem a memória um frio tão intenso. Não me lembro direito do frio de outros anos. Mais este concerteza está entre os primeiros. Nunca vi um frio derrubada as temperatura por praticamente um semana aqui.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Apiaí, agora tenho agradáveis 14,6º. hoje espero uns 4ºC no mínimo e nada de maritimidade ! :evil: :lol:

 

 

 

 

 

saludos

 

Apiaí sempre bem mais fria que Curitiba, mesmo mais ao norte e com menos tradição (leia-se mídia sobre o frio). Não é pegação no pé, mas esses dados estão interessantes.

Desvendado o pólo frio do sul de SP, que bate com folga a fria Curitiba? Com a palavra os experts da área...

 

Desvendado o pólo frio do sul de SP, que bate com folga a fria Curitiba? Com a palavra os experts da área...(2)

 

E enquanto eles não repondem, deixo aqui oque eu penso, curitiba (capital) é concerteza mais quente que aqui , Apiaí está mais para cidades da região metropolitana e rm de curitiba , cidades perto, mas, afastadas, quem tem mais áreas verdes, menos asfalto, e muito menos poluição.Aqui por ex: tem o maior trecho de Mata Atlântica CONTÍNUA do Brasil, acho que isso ajuda um pouco no rsfriamento né. :P

 

Dá uma olhadinha aqui.Talvez as informações contidas nesse tópico do (imagens) possam elucidar suas dúvidas sobre minha cidade.

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=12&t=1187

 

 

 

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Apiaí, mais alta, em baixada, com 70.000 hab. rodeada pela Mata Atrântica, pouco acima de Ctba, é mais fria, sem dúvida.

 

Porém, as cidades da RM de Ctba são mais frias que a aquela, em especial Colombo, Lapa, Quatro Barras, Campina Grande do Sul. Isso é lógico e evidente.

 

Comparar Ctba com Apiaí é incoerente.

 

Abçs

 

Opa, mais que dobrou a população daqui..temos só 30 mil ainda.. :lol: :lol:

abraços

 

 

 

 

 

 

 

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Consegui a permissão para ver a mínima de amanhã entre 5:40/6:15 da manhã. Se caso a temperatura for muito baixa eu tiro uma foto do termômetro, já que ele disse que eu posso ver a mínima mas ele não poderá enviar os dados que coletarei. Mas nada que uma camêra gigital não faça. Temperatura está muito baixa para o momento 21,4C.

Link to comment
Share on other sites

Apiaí, mais alta, em baixada, com 70.000 hab. rodeada pela Mata Atrântica, pouco acima de Ctba, é mais fria, sem dúvida.

 

Porém, as cidades da RM de Ctba são mais frias que a aquela, em especial Colombo, Lapa, Quatro Barras, Campina Grande do Sul. Isso é lógico e evidente.

 

Comparar Ctba com Apiaí é incoerente.

 

Abçs

 

Como incoerente? Duas cidades próximas, altitude parecida, latitude parecida. Estou comparando com os dados do Aero de SJ dos Pinhais, longe da ilha de calor. Esse argumento de mata atlântica, pra influenciar tanto... pelo amor de deus...

Link to comment
Share on other sites

Apiaí, mais alta, em baixada, com 70.000 hab. rodeada pela Mata Atrântica, pouco acima de Ctba, é mais fria, sem dúvida.

 

Porém, as cidades da RM de Ctba são mais frias que a aquela, em especial Colombo, Lapa, Quatro Barras, Campina Grande do Sul. Isso é lógico e evidente.

 

Comparar Ctba com Apiaí é incoerente.

 

Abçs

 

Como incoerente? Duas cidades próximas, altitude parecida, latitude parecida. Estou comparando com os dados do Aero de SJ dos Pinhais, longe da ilha de calor. Esse argumento de mata atlântica, pra influenciar tanto... pelo amor de deus...

 

 

Pois é, mas as medias postadas pelos próprios colegas de Apiaí, mostram números mais altos que Curitiba, mesmo no outono-inverno!! Seriam as máximas lá bem mais altas, por causa do tempo mais seco??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Apiaí, mais alta, em baixada, com 70.000 hab. rodeada pela Mata Atrântica, pouco acima de Ctba, é mais fria, sem dúvida.

 

Porém, as cidades da RM de Ctba são mais frias que a aquela, em especial Colombo, Lapa, Quatro Barras, Campina Grande do Sul. Isso é lógico e evidente.

 

Comparar Ctba com Apiaí é incoerente.

 

Abçs

 

Como incoerente? Duas cidades próximas, altitude parecida, latitude parecida. Estou comparando com os dados do Aero de SJ dos Pinhais, longe da ilha de calor. Esse argumento de mata atlântica, pra influenciar tanto... pelo amor de deus...

 

Pois é, mas as medias postadas pelos próprios colegas de Apiaí, mostram números mais altos que Curitiba, mesmo no outono-inverno!! Seriam as máximas lá bem mais altas, por causa do tempo mais seco??

 

Sds.

 

A média de julho em Apiaí é de 13,5C, sendo a mínima de 7C e a máxima de 20C.

Link to comment
Share on other sites

Em 1999, mesmo com o festival de mP´s continentalizadas e com a temperatura zerando em Foz do Iguaçu e no Triângulo Mineiro, em POA ficamos meramente na média ou mesmo acima. Efeito do ciclone e presença quase diária da MM por aqui. Isso que o vento soprava de NO e O. A diferença é que se em 2010 tivermos essa dinâmica as médias aqui ficarão mais elevadas, haverá mais neve (um ciclone do lado do Morro da Igreja não é brincadeira, hehe) e fará mais frio em metade do território nacional. Assim sendo podemos esperar gratas surpresas para os amantes do frio acima do Paraná. Na situação atual a coisa é muito pior para o E do RS: o vento sopra de S, SE ou mesmo E. Péssimo.

 

No dia de hoje sofremos a maior humilhação desde a formação do Sistema Solar. Aqui em casa fiquei em 16,3° e o INMET em 16,5° (estar acima da minha mínima é uma surpresa). Para constar, Ararangúa, Torres e Mostardas tiverams mínimas maiores. Efeito do vento marítimo e do mar aquecido (Mostardas tem se comportado como o Rio de Janeiro numa mP).

 

Agora faz 21,5° com 73%. Saí de casa no final da manhã e até senti calor. Cheguei em casa e vi GO quase zerar na manhã de hoje. Efeito marcante do ciclone.

 

Abraços pessimistas!

 

E pode haver repeteco semana que vem, só não sei se com a mesma abrangência.

 

243g9oh.jpg

Link to comment
Share on other sites

Apiaí, mais alta, em baixada, com 70.000 hab. rodeada pela Mata Atrântica, pouco acima de Ctba, é mais fria, sem dúvida.

 

Porém, as cidades da RM de Ctba são mais frias que a aquela, em especial Colombo, Lapa, Quatro Barras, Campina Grande do Sul. Isso é lógico e evidente.

 

Comparar Ctba com Apiaí é incoerente.

 

Abçs

 

Como incoerente? Duas cidades próximas, altitude parecida, latitude parecida. Estou comparando com os dados do Aero de SJ dos Pinhais, longe da ilha de calor. Esse argumento de mata atlântica, pra influenciar tanto... pelo amor de deus...

 

Até que alguem me prove o contrario,eu nao acredito que a mata influencia na temperatura minima.Acredito que ajuda sim, a conter um pouco na maxima e só.

Link to comment
Share on other sites

Apiaí, mais alta, em baixada, com 70.000 hab. rodeada pela Mata Atrântica, pouco acima de Ctba, é mais fria, sem dúvida.

 

Porém, as cidades da RM de Ctba são mais frias que a aquela, em especial Colombo, Lapa, Quatro Barras, Campina Grande do Sul. Isso é lógico e evidente.

 

Comparar Ctba com Apiaí é incoerente.

 

Abçs

 

Como incoerente? Duas cidades próximas, altitude parecida, latitude parecida. Estou comparando com os dados do Aero de SJ dos Pinhais, longe da ilha de calor. Esse argumento de mata atlântica, pra influenciar tanto... pelo amor de deus...

 

Até que alguem me prove o contrario,eu nao acredito que a mata influencia na temperatura minima.Acredito que ajuda sim, a conter um pouco na maxima e só.

 

A mata em si nao ajuda, porem a presença de mata subentende a ausencia de urbanização - esta sim atrapalha.

Link to comment
Share on other sites

Enfim, a nivel de comparação acho que ainda é cedo pra tirar coclusões, o equipamente de coleta do Renato é primitivo e relativamente inconfiável :oops: Por estar desabrigado e tal, os extremos serem observados de forma "aloka". Pra mim não restam dúvidas que Apiaí é mais fria que Ctba, acho que a grande incógnta é quanto mais fria é, e não é com termometro de mercúrio que vamos saber... :roll:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pelo que tenho "observado" a possibilidade de Apiaí, mais ao norte,,com mais floresta menos desenvolvida,menos midia em cim, e nem vou sitar em que estado se encontra,etc etc etc, ser mais fria que Curitiba incomada muita gente :mrgreen: :lol: .

Agora pessoas que moram à 500 km daqui, que não conhecem a dinâmica das temperaturas da minha cidade, acham estranho ter 20ºde máxima em Curitiba e aqui só registro 15ºC, agora, meu equipamento esta sim um pouco "primitivo" mas ele erraria tanto assim?

tenho ao todo 5 termômetros, e todos registram a mesma coisa, seria eu um "escolhido divino" por ter comprado 5 termometros que marcam a mesma coisa e ainda por cima todos errados?, conheço bem a dinâmica de "trolls" internet à fora, é só não alimentá-los que fica tudo bem.

Peço sinceras discupas se fui, ou se soei como um grosseiro.

Mas somo mais frios que Curita :lol:

abraços à todos

 

 

 

 

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Pelo que tenho "observado" a possibilidade de Apiaí, mais ao norte,,com mais floresta menos desenvolvida,menos midia em cim, e nem vou sitar em que estado se encontra,etc etc etc, ser mais fria que Curitiba incomada muita gente :mrgreen: :lol: .

Agora pessoas que moram à 500 km daqui, que não conhecem a dinâmica das temperaturas da minha cidade, acham estranho ter 20ºde máxima em Curitiba e aqui só registro 15ºC, agora, meu equipamento esta sim um pouco "primitivo" mas ele erraria tanto assim?

tenho ao todo 5 termômetros, e todos registram a mesma coisa, seria eu um "escolhido divino" por ter comprado 5 termometros que marcam a mesma coisa e ainda por cima todos errados?, conheço bem a dinâmica de "trolls" internet à fora, é só não alimentá-los que fica tudo bem.

Peço sinceras discupas se fui, ou se soei como um grosseiro.

Mas somo mais frios que Curita :lol:

abraços à todos

 

saludos

Renato, não estou querendo te ofender, nem muito menos estou preocupado se Curitiba é mais fria que Apiaí ou vice-versa, Curitibano é acostumado em achar que Curitiba é a capital mais fria da Via Láctea e etc. Mas estou me referindo exclusivamente a equipamentagem de ambos. Em Curitiba tem uma infinidade de pontos de coleta que vão desde o centro até o aeroporto de São Jósé dos Pinhais, e aí o unico ponto de coleta é um termometro de mercúrio. Acho que não dá pra comparar...

Falow pq já tive termometro de mercurio e de max e min na janela e sei os fiascos que já postei aqui no BAZ, hehe :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Abraços...

Link to comment
Share on other sites

Baixadas também costumam observar máximas mais altas. O que me chamou a atenção foi a grande diferença para Curitiba. Não duvido que até possa ser mais frio, entretanto está com uma larga margem de vantagem nas últimas leituras desta onda de frio.

 

Ah, viu como "sofria" o Bettega? :lol: :lol:

 

Eu comumente vou a Colombo, RM de Ctba. Região de muitas chácaras e araucárias. Lá é em média 3ºC mais frio que Ctba.

 

Qualquer cidade da RM é mais fria que Apiaí.

Cerro Azul não é...

Link to comment
Share on other sites

Pouco tendencioso, levantar essa disucssão Apiai x Ctba agora né, quando o interior inteiro de SP ta tendo minimas menores que PR, SC, RS... :lol:

 

Não to estranho em nada, Ctba ter tido máxima de 20ºC e Apiai de 15ºC hoje, e até não duvido que Apiai possa ter médias menores que Ctba...

 

Mas uma compraração mais "justa" seria pegar dados de Pinhais, ou da Lapa (ambas tem estação do simepar).

 

É a mesma coisa que tentar comparar Teresópolis/RJ com a estação do Mirante de Santana de São Paulo...

Link to comment
Share on other sites

Termômetro de máxima e mínima dá pra quebrar um galho sim. Quando não se tem nada, se baseia nisto.

 

Uma vez alguém do BAZ disse que bons registros meteorológicos necessitam de dinheiro. É verdade.

Quem ta querendo bons resultados preocupe-se em comprar uma boa estação meteorológica e um bom Radiation Shield!

Termômetro de máxima e mínima é muito amador, mas nem sempre são ruins. Tenho um analógico e um digital. Em ambos a precisão é de 1°C

Link to comment
Share on other sites

Após mínima de 8.0C e máxima de 27.1C com sol forte o dia todo, agora faz 19.8C com um pouco de sol ainda, céu límpido e U.R. de 51% interna. Sinto que esta noite promete, tá com cara de que vai esfriar muito! rs.

Cai rapidamente a temperatura, tá sinistro!rs :D :lol:

Sds.,

 

Grande Ricardo, foi uma bela amplitude por aí heim. Aqui em Juiz de Fora, variei de 08,9ºC a 25,1ºC.

A temperatura por aqui também já cai bem rapidamente. Já tenho 13,9ºC ! 8-)

Vou aos 7/8 amanhã !

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

O amanhecer em Santa Rosa[só para variar]registrou novamente uma grande diferença de temperatura entre os 4 pontos da cidade,quem mora no centro nao puxou mais que um cobertorzinho,mas quem mora nas areas de baixada ao longo dos dois rios,teve de puxar mais que um simples cobertor,tal o tamanho de diferença de temperatura entre os 2 pontos da cidade.Foi registrada a maior diferença entre a baixada com os abrigos meteorologicos do centro[7.9] e do inmet[3.9],desde a abertura destes 2 abrigos.Graças ao ar seco e ao sol,registramos a maior temperatura nos ultimos 11 dias,aqui embaixo.

 

TEMP.MIN: 5.9[bAIXADA] 9.5[PARQUE] 9.8[iNMET] 13.8[CENTRO]

TEMP.MAX:25.8[bAIXADA]24.2[PARQUE]24.1[iNMET] 25.5[CENTRO]

 

A distancia entre os abrigos do centro e daqui é de apenas 1500 metros,mas em uma diferença de altitude de 75 metros.Alem dessa diferença na altitude,o fato que potencializou essa diferença da minima,é o centro estar situado em uma ilha de calor.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

O amanhecer em Santa Rosa[só para variar]registrou novamente uma grande diferença de temperatura entre os 4 pontos da cidade,quem mora no centro nao puxou mais que um cobertorzinho,mas quem mora nas areas de baixada ao longo dos dois rios,teve de puxar mais que um simples cobertor,tal o tamanho de diferença de temperatura entre os 2 pontos da cidade.Foi registrada a maior diferença entre a baixada com os abrigos meteorologicos do centro[7.9] e do inmet[3.9],desde a abertura destes 2 abrigos.Graças ao ar seco e ao sol,registramos a maior temperatura nos ultimos 11 dias,aqui embaixo.

 

TEMP.MIN: 5.9[bAIXADA] 9.5[PARQUE] 9.8[iNMET] 13.8[CENTRO]

TEMP.MAX:25.8[bAIXADA]24.2[PARQUE]24.1[iNMET] 25.5[CENTRO]

 

A distancia entre os abrigos do centro e daqui é de apenas 1500 metros,mas em uma diferença de altitude de 75 metros.Alem dessa diferença na altitude,o fato que potencializou essa diferença da minima,é o centro estar situado em uma ilha de calor.

Ilson, também observei uma enorme diferença aqui nos pontos de coleta de Cascavel, o Simepar, area baixa teve 9,2°, o aeroporto topo 10° e aqui topo urbanizado apenas 11,0°

Link to comment
Share on other sites

Baixadas também costumam observar máximas mais altas. O que me chamou a atenção foi a grande diferença para Curitiba. Não duvido que até possa ser mais frio, entretanto está com uma larga margem de vantagem nas últimas leituras desta onda de frio.

 

 

Depende, Caio. Baixadas que têm proteção ao norte tendem a ter máximas mais baixas também, principalmente no inverno, em função da menor insolação.

Quanto a Apiai X Ctba, acho que Curitiba ainda é um pouco mais fria no inverno, apesar da urbanização. Mas nessa MP, obviamente, o Centro- Oeste e o Sudeste mataram a pau! Ou seja, o frio está atuando muito mais nas latitudes menores e com menos efeito de maritimidade para reduzir mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

O amanhecer em Santa Rosa[só para variar]registrou novamente uma grande diferença de temperatura entre os 4 pontos da cidade,quem mora no centro nao puxou mais que um cobertorzinho,mas quem mora nas areas de baixada ao longo dos dois rios,teve de puxar mais que um simples cobertor,tal o tamanho de diferença de temperatura entre os 2 pontos da cidade.Foi registrada a maior diferença entre a baixada com os abrigos meteorologicos do centro[7.9] e do inmet[3.9],desde a abertura destes 2 abrigos.Graças ao ar seco e ao sol,registramos a maior temperatura nos ultimos 11 dias,aqui embaixo.

 

TEMP.MIN: 5.9[bAIXADA] 9.5[PARQUE] 9.8[iNMET] 13.8[CENTRO]

TEMP.MAX:25.8[bAIXADA]24.2[PARQUE]24.1[iNMET] 25.5[CENTRO]

 

A distancia entre os abrigos do centro e daqui é de apenas 1500 metros,mas em uma diferença de altitude de 75 metros.Alem dessa diferença na altitude,o fato que potencializou essa diferença da minima,é o centro estar situado em uma ilha de calor.

Ilson, também observei uma enorme diferença aqui nos pontos de coleta de Cascavel, o Simepar, area baixa teve 9,2°, o aeroporto topo 10° e aqui topo urbanizado apenas 11,0°

 

 

Joao,

 

Chega a ser uma aberraçao essa diferença.Eu saí de moto pela manha daqui da baixada em direçao ao centro,a temperatura do ar ia aumentando a cada metro que eu subia.Daqui da ponte até a igreja,que fica na mesma avenida,sao apenas 500 metros de distancia,mas 60 metros de altitude,quando se vira a quadra da igreja em direçao a parte alta do centro,aí começa a esquentar mais ainda e o pico de calor se dá na frente do mercado nacional,o centrao da cidade.O meu abrigo fica na casa de um amigo ao lado do nacional supermercados.É outro mundo.Ali no centrao,a media de geada por ano nao chega a 2 .Pra baixar dos 4°c é um verdadeiro parto.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.