Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Pelo que tenho "observado" a possibilidade de Apiaí, mais ao norte,,com mais floresta menos desenvolvida,menos midia em cim, e nem vou sitar em que estado se encontra,etc etc etc, ser mais fria que Curitiba incomada muita gente :mrgreen: :lol: .

Agora pessoas que moram à 500 km daqui, que não conhecem a dinâmica das temperaturas da minha cidade, acham estranho ter 20ºde máxima em Curitiba e aqui só registro 15ºC, agora, meu equipamento esta sim um pouco "primitivo" mas ele erraria tanto assim?

tenho ao todo 5 termômetros, e todos registram a mesma coisa, seria eu um "escolhido divino" por ter comprado 5 termometros que marcam a mesma coisa e ainda por cima todos errados?, conheço bem a dinâmica de "trolls" internet à fora, é só não alimentá-los que fica tudo bem.

Peço sinceras discupas se fui, ou se soei como um grosseiro.

Mas somo mais frios que Curita :lol:

abraços à todos

 

saludos

Renato, não estou querendo te ofender, nem muito menos estou preocupado se Curitiba é mais fria que Apiaí ou vice-versa, Curitibano é acostumado em achar que Curitiba é a capital mais fria da Via Láctea e etc. Mas estou me referindo exclusivamente a equipamentagem de ambos. Em Curitiba tem uma infinidade de pontos de coleta que vão desde o centro até o aeroporto de São Jósé dos Pinhais, e aí o unico ponto de coleta é um termometro de mercúrio. Acho que não dá pra comparar...

Falow pq já tive termometro de mercurio e de max e min na janela e sei os fiascos que já postei aqui no BAZ, hehe :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Abraços...

 

Eu mesmo já tive que "des-fiascar" 2 anos de dados que estavam errados por má aferição do termômetro... mas, por mais que os termômetros do Renato estejam corretos, é importante fazer correções básicas dando aos mesmos proteção contra sol e umidade.

Quanto a Apiaí ser mais fria ou mais quente que Curita, acho o seguinte:

- o lógico é que um ponto a 900m em Apiaí, num descampado rural, seja ligeiramente mais quente que um ponto nas mesmas condições em latitudes curitibanas.

O problema é que, com exceção de SJP, não conheço nenhum trabalho de medição de temps na RMC longe do concreto. O aero tá encravado na cidade, e a estação de Pinhais fica a apenas 1 km da área urbana.

Link to comment
Share on other sites

Localização da minha estação, Ahú, Curitiba

 

Se derem um zoom, o sensor de temperatura esta no terreno aberto logo à direita do ponto "A", os sensores de vento e chuva acima do telhado logo ao lado.

 

http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=glaucio+bandeira+270&sll=-25.397503,-49.262202&sspn=0.001364,0.002411&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+Gl%C3%A1ucio+Bandeira,+270+-+Ah%C3%BA,+Curitiba+-+Paran%C3%A1,+82200-280&ll=-25.414749,-49.254112&spn=0.174585,0.308647&t=h&z=12

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Creio que isso ajuda a chegarmos a um consenso:

 

 

4572533817_db672fb5e4_o.jpg

 

curitiba.png

 

Na média, Ctba É mais fria.

 

Shima, as médias de Apiaí tão só na aritmética. Pra chegar a uma estimativa da ponderada de Apiaí, podemos considerar que, tanto em Curita quanto em Sampa, a média ponderada fica a 40% do trajeto entre a média das mínimas e a média das máximas. Assim, pra uma média das mínimas de 10 e uma média das máximas de 20, a mp ficaria por volta ds 14.

Link to comment
Share on other sites

De qualquer forma essa era uma região que sempre me despertava curiosidade, porque há uma escassez de danos de lá, eu não moro e nunca morei nessas regiões mas pelo conhecimento que se aprende imagino que a região sudoeste de SP e o norte do Paraná o clima dessas duas regiões são muito próximos se não idênticos, muito mesclados. O mesmo acontece com essa região sul do estado de SP que imagino tenha um clima muito mesclado também com a porção mais ao sul no estado do PR, o clima não se interessa por divisões políticas essa que é a verdade hehe.

Na minha opinião o sul do estado de SP é o limite do clima subtropical pela porção Leste na América do Sul. Uns até acham que a capital Paulista ainda detenha uma certa percentagem de subtropicalidade, pode até ser verdade, mas pra não ficar muito burocrático prefiro definir que a região ao sul desse estado é o limite do subtropical.

 

Considere o trecho do planalto paulista que fica logo ao N da Serra do Mar, ali tem o frio de planalto e a cerração de Serra do Mar. Mas em poucas dezenas de km além, a umidade do inverno cai dramaticamente.

Link to comment
Share on other sites

Passei por Santos as 19:50HS a cerca de 4 mil metros de altitude e tive a informação que fazia 12 graus abaixo de zero

 

Já disse que falta um Mauna Kea aqui em SP... :lol:

 

Falta uma serra do Caparaó :twisted: pra ver se diminui a infiltração marítima em noites como ESTA!

De claro com 13,4 fui pra predominio de nublado e 13,6...

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 8,1ºC na ilha de calor urbano de Belo Horizonte!!!!!!!!!!! 3,8ºC na Região Metropolitana!!!!!! Dados do INMET.

 

Quando é a média da mínima absoluta anual de BH?

 

Julho é o mês mais frio, média das mínimas: 13,1º C.

 

Sim, mas qual é a média da mínima absoluta anual da capital mineira.

 

Exemplo: a média da mínima absoluta anual de São Joaquim é de cerca de -5ºC.

Link to comment
Share on other sites

Em Matão, mínima de 10,8°C. Agora temos céu com muitas nuvens altas e 17,1°C.

 

Este mês deve terminar abaixo da média, e suponho que até o fim do mês a máxima não passe dos 27°C por aqui, visto que pelo GFS deve chegar algo dia 20 e no fim do mês. Vamos acompanhando.

 

8-)

Link to comment
Share on other sites

É amigos, hoje fiz a leitura das da temperatura do INMET. No termômetro de mínima marcava 6,7C, tirei até uma foto para provar. Em casa tive algo entre 10/10,5C. O observador é um incopetente, faz a leitura de qualquer jeito, apareceu um pouco mais cedo que ontem e enviou a mínima de 10C para hoje, disse que não poderia enviar os dados colhi, mas seja com for consegui a provar que tudo o que disse ontem aqui no fórum era verdadeiro.Hoje estava cerca de 1,2/2C mais quente que ontem, então a mínima ontem variou entre 4,7/5,5. O que é quase um recorde. Depois eu posto as fotos. Só para vocês terem uma idéia recebi um relato de geada aqui nos ultimos dias. Preciso estudar melhor o caso, e confirmar o evento. Vou falar com algum membro da associação dos moradores rurais de Cáceres.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na cidade de Maria da Fé a temperatura foi baixa nesta madrugada , a temperatura chegou a 2,7º C , creio eu a mais baixa do dia em todo pais ,( lembrando que tambem registramos a temperatura mais baixa do brasil do ano de 2010). apesar de o inmet ter registrado 2,7º C ,em meu termometro as 6 e 30 da manha a temperatura estava em torno de 1,3º C , teve geada fraca e de acordo com a epamig do municipio na zonal rural a temperatura ficou outra vez abaixo de zero!!!! Minas Gerais surpreendendo o brasil com temperaturas mais baixas do ano

Link to comment
Share on other sites

 

Quando é a média da mínima absoluta anual de BH?

 

A mínima absoluta em BH foi de 3,1º C em 1º de junho de 1979. A média das mínimas absolutas anuais não sei te dizer, mas deve ficar em torno de 8-9º C.

 

Dá, então, para se dizer que hoje pode ter sido a noite mais fria do ano em BH.

Link to comment
Share on other sites

 

Quando é a média da mínima absoluta anual de BH?

 

A mínima absoluta em BH foi de 3,1º C em 1º de junho de 1979. A média das mínimas absolutas anuais não sei te dizer, mas deve ficar em torno de 8-9º C.

 

Dá, então, para se dizer que hoje pode ter sido a noite mais fria do ano em BH.

 

Certamente, interessante é que isso tenha ocorrido em maio!

Link to comment
Share on other sites

Rafael, bem impressionante estes valores para BH. Os 03,xºC foram

no Florestal ?

 

Eu imaginava que teríamos a madrugada mais fria do ano até agora

por aqui, mas provavelmente ocorreu algo semelhante com o drama

do Tucci: MM de madrugada.

 

A mínima acabou sendo de 09,5ºC. As madrugadas seguem frias

na região até domingo. Ao contrário do centro-oeste, aqui no leste

da região sudeste as temperaturas não subirão tanto a partir de agora.

Influência do ar frio de origem polar será sentida por mais tempo.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião os grandes centros urbanos apresentam maiores diferenças de temperatura que cidades menores, dentro ou fora da sua própria região metropolitana nas mínimas. É evidente que nas máximas pode ter alguma diferença também, mas ela normalmente não é tão atrelada ao nível de urbanização local.

 

Fábio: Exato, A maioria dos trabalhos concordam no aumento das mínimas noturnas.

 

O termo precisão não deve ser utilizado como exatidão.

 

Não é necessário dinheiro para se ter excelentes medidas basta saber um cadinho de física (1%) e 99 % de transpiração. Quando estava (estou???) desenvolvendo o anemômetro (com o Zeca)...é o mesmo problema....Ah! isto tem nome, engenharia.

 

Abraços

 

Aqui em POA temos uma variação de talvez uns 2 graus na máxima e uns 4 a 5 na mínima entre centro urbano e periferia da cidade ou RM.

 

Em dias de céu nublado bem fechado ou chuvoso a diferença não chega a 1 grau talvez... em áreas de relevo semelhante, é claro.

Link to comment
Share on other sites

O padrão está claramente diferente esse ano. Como observador do clima gaúcho há mais de 20 anos, dá para perceber claramente três coisas neste outono/inverno de 2010:

 

1- Os ciclones estão se formando com facilidade

2- Eles estão se posicionando mais ao norte (SC)

3- Estamos saindo do "padrão mínimas" absurdas para entrar num padrão "máximas baixas" aqui no RS.

 

Quais as consequências dos fatores acima?

 

1- Não teremos com tanta facilidade massas de ar frio secas aqui no RS (do PR para cima, sim). Com a atuação dos ciclones aqui na costa de SC teremos muito ingresso de nebulosidade aqui no Estado com vento vindo de SE/E. Acho que precisou eu fazer um investimento em uma baixada de Canela (castelinho) após anos de espera pela neve para que eu, agora, passasse a me frustrar com a ausência de noites de céu claro aqui no Estado. Vai ser azarado assim na China...

 

2- Acho que finalmente estamos voltando ao padrão neve aqui no Estado após anos de secura. Comecei o ano bastante cético, tanto que investi numa baixada, mas pelo andar da carrugem percebe-se claramente uma mudança de padrão aqui no RS. Afinal, há quantos anos não víamos um outono tão frio no centro/oeste e sudeste do Brasil como este? Há quanto tempo não víamos CDJ ter tanto frio quanto agora?

 

Resumindo em miúdos: a coisa tá diferente, bem diferente dos últimos anos aqui no RS. Nota-se no ar.

 

Os demais gaúchos concordam? Ao menos os da GPA?

 

De forma bem resumida, tivemos um comportamento ciclônico nessa semana que favoreceria neve em abundância na serra caso estivessemos no core do inverno ou pelo menos com uma forte MP. Mesmo em outros anos - e fora do período máximo invernal - percebo que não estávamos tendo a dinâmica perfeita! Só que até isso ocorrer lá no inverno serão mais uns 2 meses de angústia.. mais ou menos como os 90 minutos da próxima quarta-feira! 8-)

Link to comment
Share on other sites

Rafael, bem impressionante estes valores para BH. Os 03,xºC foram

no Florestal ?

 

Eu imaginava que teríamos a madrugada mais fria do ano até agora

por aqui, mas provavelmente ocorreu algo semelhante com o drama

do Tucci: MM de madrugada.

 

A mínima acabou sendo de 09,5ºC. As madrugadas seguem frias

na região até domingo. Ao contrário do centro-oeste, aqui no leste

da região sudeste as temperaturas não subirão tanto a partir de agora.

Influência do ar frio de origem polar será sentida por mais tempo.

 

 

A temperatura no Centro-Oeste deve subir até segunda. Na terça vem outra massa de ar polar.

Link to comment
Share on other sites

Estado de São Paulo - Mínimas de hoje :

 

Batatais : 02,7

Campos do Jordão (Vl Inglesa) : 02,9

Campos do Jordão (Horto) : 03,8

São Simão : 04,2

Campos do Jordão (Conv) : 04,8

Monte Alegre do Sul : 04,9

Campos do Jordão (Aut) : 05,1

Sertãozinho : 05,1

Monte Aprazível : 05,5

Pindorama : 05,6

Vargem Grande do Sul : 05,8

Descalvado : 05,9

Bebedouro : 06,1

São José do Rio Preto : 06,1

Jales : 06,2

São José do Rio Pardo : 06,2

Colina : 06,4

Votuporanga : 06,4

Palmital : 06,5

Limeira: 06,6

Ipaussu : 06,9

Mandurí : 06,9

 

MUITO FRIO em SP! Lindas imagens também em MG! O frio chegou pra ficar no sudeste!

 

Achei injusta a comparação Apiaí e Curitiba porque SP está neste momento com uma onda de frio atípica para a época do ano. (Correto?)

Link to comment
Share on other sites

O padrão está claramente diferente esse ano. Como observador do clima gaúcho há mais de 20 anos, dá para perceber claramente três coisas neste outono/inverno de 2010:

 

1- Os ciclones estão se formando com facilidade

2- Eles estão se posicionando mais ao norte (SC)

3- Estamos saindo do "padrão mínimas" absurdas para entrar num padrão "máximas baixas" aqui no RS.

 

Quais as consequências dos fatores acima?

 

1- Não teremos com tanta facilidade massas de ar frio secas aqui no RS (do PR para cima, sim). Com a atuação dos ciclones aqui na costa de SC teremos muito ingresso de nebulosidade aqui no Estado com vento vindo de SE/E. Acho que precisou eu fazer um investimento em uma baixada de Canela (castelinho) após anos de espera pela neve para que eu, agora, passasse a me frustrar com a ausência de noites de céu claro aqui no Estado. Vai ser azarado assim na China...

 

2- Acho que finalmente estamos voltando ao padrão neve aqui no Estado após anos de secura. Comecei o ano bastante cético, tanto que investi numa baixada, mas pelo andar da carrugem percebe-se claramente uma mudança de padrão aqui no RS. Afinal, há quantos anos não víamos um outono tão frio no centro/oeste e sudeste do Brasil como este? Há quanto tempo não víamos CDJ ter tanto frio quanto agora?

 

Resumindo em miúdos: a coisa tá diferente, bem diferente dos últimos anos aqui no RS. Nota-se no ar.

 

Os demais gaúchos concordam? Ao menos os da GPA?

Bruno, matou a pau, disse exatamente o que eu penso, e gostaria de retratar, a dinâmica está bem diferente em relação aos últimos 10 anos, talvez um análogo seja 1999, ou final dos anos 70 e início dos 80 ;)

Link to comment
Share on other sites

Sudeste e Centro Oeste deram um pau no Sul nessa mp, é uma pena que quando ela esquentar, teremos marcas próximas de 37/38° ai no centro-oeste e 35° no sudeste :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Sudeste e Centro Oeste deram um pau no Sul nessa mp, é uma pena que quando ela esquentar, teremos marcas próximas de 37/38° ai no centro-oeste e 35° no sudeste :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

 

 

Deus me livre :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

O padrão está claramente diferente esse ano. Como observador do clima gaúcho há mais de 20 anos, dá para perceber claramente três coisas neste outono/inverno de 2010:

 

1- Os ciclones estão se formando com facilidade

2- Eles estão se posicionando mais ao norte (SC)

3- Estamos saindo do "padrão mínimas" absurdas para entrar num padrão "máximas baixas" aqui no RS.

 

Quais as consequências dos fatores acima?

 

1- Não teremos com tanta facilidade massas de ar frio secas aqui no RS (do PR para cima, sim). Com a atuação dos ciclones aqui na costa de SC teremos muito ingresso de nebulosidade aqui no Estado com vento vindo de SE/E. Acho que precisou eu fazer um investimento em uma baixada de Canela (castelinho) após anos de espera pela neve para que eu, agora, passasse a me frustrar com a ausência de noites de céu claro aqui no Estado. Vai ser azarado assim na China...

 

2- Acho que finalmente estamos voltando ao padrão neve aqui no Estado após anos de secura. Comecei o ano bastante cético, tanto que investi numa baixada, mas pelo andar da carrugem percebe-se claramente uma mudança de padrão aqui no RS. Afinal, há quantos anos não víamos um outono tão frio no centro/oeste e sudeste do Brasil como este? Há quanto tempo não víamos CDJ ter tanto frio quanto agora?

 

Resumindo em miúdos: a coisa tá diferente, bem diferente dos últimos anos aqui no RS. Nota-se no ar.

 

Os demais gaúchos concordam? Ao menos os da GPA?

 

De forma bem resumida, tivemos um comportamento ciclônico nessa semana que favoreceria neve em abundância na serra caso estivessemos no core do inverno ou pelo menos com uma forte MP. Mesmo em outros anos - e fora do período máximo invernal - percebo que não estávamos tendo a dinâmica perfeita! Só que até isso ocorrer lá no inverno serão mais uns 2 meses de angústia.. mais ou menos como os 90 minutos da próxima quarta-feira! 8-)

Concordo de modo geral na análise. Apenas discordo das máximas, ao menos para a faixa E do RS. Na Serra, sim. Com um ciclone na altura de Torres e Laguna e vento SE e mesmo E para cá as máximas ficarão, no máximo, no mesmo patamar se caso a alta polar passasse sobre o RS com tempo bom. Nas mínimas não vou nem falar senão eu bato no meu computador. Ou seja: teremos mínimas MUITO mais altas e máximas iguais ou um pouco acima do que o padrão da década de 2000, caso um evento como o desse último ciclone se repita. Será ótimo para a neve. Agora, quem mora em POA ou no Litoral Norte FUJA desses lugares, JÁ!!!

 

Minha esperança é ter um evento como esse num massa de ar como a de 2000. Se POA fica com 5° mesmo com vento oceânico e com frio em altura, e precipita, é capaz da neve granular aparecer. Daí para os flocos a distância é pequena. Depois da onda de calor monstruosa de fevereiro eu não duvido nada para esse inverno. Nosso clima nos prega supresas.

 

Do mais, tivemos finalmente uma noite fria por aqui. Minha mínima afundou para 11,9°! Para quem tinha 15,0° às 2:50 foi um ótimo valor. O vento cessou totalmente e esfriou pra caramba! Resultado: tivemos forte nevoeiro de manhã.

 

Agora faz 21,4° com 67%. Temos cirrus bloqueando o sol no momento. Venta de ESE a 7,2 km/h.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Sudeste e Centro Oeste deram um pau no Sul nessa mp, é uma pena que quando ela esquentar, teremos marcas próximas de 37/38° ai no centro-oeste e 35° no sudeste :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

 

E daí?

Link to comment
Share on other sites

Sudeste e Centro Oeste deram um pau no Sul nessa mp, é uma pena que quando ela esquentar, teremos marcas próximas de 37/38° ai no centro-oeste e 35° no sudeste :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

 

E daí?

E daí o que? Previsão ué... :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Vamos ver se outra baixa se dará no litoral gaucho mesmo.Se começar uma atraz da outra,aí sim é possivel afirmar um padrao.Para poder nevar aqui na fronteira noroeste,só com um ciclone muito forte no litoral e que consiga jogar umidade até aqui,porque ar frio nao faltaria.

 

O tomara que esse sistema seja semelhante a este, para jogar muito ar frio para o Centro-Oeste. Mas que também o sul possa tremer de frio e que pelo menos de uma nevezinha na serra.

Link to comment
Share on other sites

As fotos do geadão no sul de Minas provam que a temperatura negativou por lá. Como de praxe, o indicativo de geada sobre as casas, ainda mais uma geada forte, mostram isso. Sem contar que a foto é num vale e mesmo as encostas estão branquinhas!! :D Se alguém souber a temperatura que fez no local, por favor, nos informem.

 

Aqui em casa faz 22,6° com 60% no momento. Venta de NNE a 4,8 km/h; muitos cirrus e pressão em 1014,3 mb.

Link to comment
Share on other sites

Na casa dos meus pais em Curita é bem mais fácil gear sobre as telas do que sobre a grama, já que a área gramada é pequena e tem vários arbustos no quintal "fazendo sombra".

3,8 em Florestal... marca parecida com a que teve por lá no mega ASAS de jul/08. Eu lembro que GO tb mandou muito bem na ocasião. Mas, em vez de MT e RN, quem tb mandou muito bem foi a BA. Pra Curita, aquele ASAS foi muito melhor que o ar polar de agora, já que SJP chegou aos 2 naquela ocasião e o quintal de meua pais chegou a 5,9.

Link to comment
Share on other sites

A estação convencional de Belo Horizonte registrou uma mínima de 12,3 graus hoje (a média das mínimas da estação em maio foi de 15 graus na última normal, mínima absoluta em maio entre 1961 e 1990 alcançou os 7,7 graus em 1977), esta sim é a verdadeira ilha de calor urbano, pela mapa do Inmet a automática da Pampulha está numa área verde, não é zona rural como Florestal mas certamente mais fria que o centro de uma ilha de calor urbana, principalmente em noites claras (Pampulha seria meio como Vila Militar aqui pelo que vi no satélite, talvez seja até um pouco mais ubanizado aqui na VM pois a a Av Brasil passa ao lado), todas as médias de BH são da convencional (pois a auto é recente), a última vez que a mínima baixou de 10 graus na conencional de Belo Horizonte foi em julho de 2000. :shock: (em 2004 encostou mas não baixou), mas na Pampulha pelo que me lembro tem baixado todo ano ou quase. A mínima absoluta na convencional de BH foi de 2,2 graus em 1922 (devia ser uma roça ou quase ao redor da estação, mas não sei se continua no mesmo local hoje em dia), mais recentes os 3,1 graus de 01/06/1979 também na convencional (mesmo local de hoje? Também não sei...), em 2000 bateu nos 8,X graus. O pessoa de BH poderia eslcarecer sobre uma possível mudança no local da estação convencional, se houve, ou se só a cidade foi crescendo em volta mesmo.

 

Aqui no Rio o dia começou, como se esperava, sem qualquer resquício de frio (ou mesmo "friozinho", o máximo que dá por aqui cedo) nas áreas mais urbanizadas, tive 18,9 graus em casa (maioria já de maga curta ao amanhecer nos arredores do Maracanã) e Copacabana falhou mas deve ter ficado pelos 20 graus como ontem, a Vila Militar perto do extremo norte da cidade teve 14,8 graus, mas lá costuma refrescar mais nesta época mesmo pela continentalidade e presença de áreas verdes apesar de ser um bairro relativamente bem urbanizado, o valor do Alto ainda não saiu mas se superar ontem (18,6 aqui e 13,9 lá) deve ser por pouco. A tarde está até um pouco abafada, pelos 26 graus com um tapete de nuvens e algum sol.

 

Voltando para Minas, estive em São Lourenço num quase veranico em agosto de 2007, aqui as mínimas estavam pelos 19/20 graus mas lá consegui mínimas entre 8/10 graus no segundo andar do hotel com parede voltada para o norte (durante o dia sol sempre ardido), praticamente a cidade inteira está numa baixada com colinas em volta, até negativou em jun/2009 no Inmet de lá (única vez no século, em 2000 ficou acima de zero), SL tem um clima muito bom mas o frio é "vampiresco" total, máximas abaixo de 20 são poucas no ano e abaixo de 15 quase nunca.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Sudeste e Centro Oeste deram um pau no Sul nessa mp, é uma pena que quando ela esquentar, teremos marcas próximas de 37/38° ai no centro-oeste e 35° no sudeste :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

 

Aqui em SP não, João :P

35°C em maio é muita coisa...duvido que nos próximos dias a máxima passe de 29°C por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.