Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Cadê a moderação as mensagens da Ivonéia e do Ilson? O BAZ não pode servir de fórum de discussão político-partidária.

 

Caio ta tudo liberado, no comunidade tem até MOD e ADM, falando de religião. :?

 

Devia ler mais antes de falar besteira.

 

Há um tópico OFF no comunidade.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A noite no RS está muito propícia a diferenças microclimáticas, embora praticamente não haja frio.

À exceção de POA, é claro. Aqui não teremos microclima e muito menos "frio" (nem frio com aspas teremos). O tempo praticamente fechou e estou quase literalmente estagnado em 21,5° desde à 22 h. Está mais quente do que o Farol de Santa Marta com rajadas de norte a 40 km/h. Com o vento E é capaz de nem mesmo baixar dos 20°. Está MUITO feia a coisa! Ainda mais que hoje à tarde tive máxima de 29,7° (pelo menos a u.r. caiu para 44%). Amanhã é capaz de eu variar de 20° a 30°. O verão está de volta.

 

Agora a u.r. está em 74% e venta de ENE a 9,0 km/h.

 

Pelo menos a MetSul mudou a previsão e dá alguma chuva já para 4ª à noite.

 

Abraços lastimáveis!

 

Pra vc Marcos! rsrsrsrsrs

Agora na minha estação, Ahú Curitiba, 11,8°

http://www.wunderground.com/weatherstat ... =IPRCURIT6

Link to comment
Share on other sites

Na famosa sigla ABCMRRP

- RR: Rbeirão Pires e Rio Grande da Serra

- P: Paranapiacaba

Na verdade, todo o ABC tem mais infiltração marítima que a cidade de Curitiba. Por mais que Santandé e SCS estejam grudadas na capital, em termos de área urbana, SA e SCS são sensivelmente mais enevoadas, e a

região da estação Celso Daniel tem um efeito baixada sensivelmente melhor que no bairro Saúde, por exemplo (onde, na verdade, o efeito baixada inexiste). Teve uma noite de final de agosto que saímos da Saúde pelas 21h00 com céu claro, 18 graus (termômetro de rua) e frescor que não pedia mais que uma camiseta e uma calça. Na Celso Daniel, névoa úmida e sensação de mais frio que na Saúde, eu diria que lá estava uns 16, e já pedia um moletom.

 

 

Curita este P vc colocou de intrometido. :lol: :lol: Paranapiaca faz parte de Santo André, já pensou se assim colocassemos também Riacho Grande ?

ABCMRRPRG ou ABCMRRRGP.

 

16,8°C aqui em SBC.

 

Poutz, esqueci de digitar o D!

Creio que qualquer uma das 2 formas de incluir Riacho Grande está correta. Marsilac é serrano mas não vale porque já não é mais ABC!

Link to comment
Share on other sites

Extremos de temperatura hoje na estação de Cascavel:

 

Aeroporto: 15° - 26°

PWS Delai: 15,3° - 25,4°

Simepar: 14,5° - 26,7° :oops: :oops: :oops:

 

:mrgreen:

Ué? Que houve? :mrgreen: Aqui variei de 17,7° a 29,7°. Uma lástima. :| Consegui passar calor mesmo com o sol de abril e u.r. caindo a até 44%. Entrou nuvem durante a madrugada. A mínima foi às 3:57.

 

Agora venta de ESE a 10,6 km/h. Faz 25,5° com 59%.

 

Abraços aquecidos!

 

Aqui já estava quase arrancando os cabelos por não conseguir descer dos 15,0 nest madru mas depois de ver estes 17,7 a 29,7 estou revisando meus conceitos.

Link to comment
Share on other sites

Cadê a moderação as mensagens da Ivonéia e do Ilson? O BAZ não pode servir de fórum de discussão político-partidária.

 

Caio ta tudo liberado, no comunidade tem até MOD e ADM, falando de religião. :?

 

Devia ler mais antes de falar besteira.

 

Há um tópico OFF no comunidade.

 

Mais uma vez isso vai gerar brigas e confusões e não vai acabar bem, como todas as outras vezes.

Link to comment
Share on other sites

Sobre a questão que mobiliza a todos: “a massa de ar presente sobre o Centro-Sul é quente ou fria?”

 

Neguinho olha um dado isolado e pensa: "cadê o frio? Está fazendo 30 graus de tarde!" Só que temos que ver que estes 30 graus, se registrados com baixa umidade, querem dizer 2 coisas:

- a baixa umidade vai facilitar a perda de calor

- o ar contem pouco calor (= pouca umidade). Então, a partir do momento que a radiação solar sai de cena, a baixa capacidade térmica deste ar entra em cena mas no sentido de agilizar o resfriamento.

 

Então, o que temos que considerar, é a média das 24 horas, regional e microclimática, traçar uma média destas médias (tanto média das temps quanto das altitudes), e então verificar se o ar presente numa região é frio ou quente para dada época do ano. Uma característica interessante é que, quando tem advecção, topos numa região climática registram temps médias diárias menores que a das baixadas, mas quando o ar se estabiliza e começam a ocorrer microclimas, aí é a vingança das baixadas. Então, temos 2 definições problemáticas:

 

- qual momento da passagem do ar frio devemos considerar? Temos que considerar que uma circulação vinda do mesmo centro de alta, pode ser considerada fria, neutra ou somaliana conforme o local de análise. O ASAS de jul/08 é o exemplo mais clássico que conheço até hoje: enquanto GO, MG e Mantiqueira comemoravam o respeitável frio noturno. “Ah, frio vampiro não conta!” Beleza, agora diga isto pro cara que vai varrer rua antes do amanhecer, pro lavrador que acorda cedo pra aproveitar cada raio de sol. Frio noturno de 0 grau e máxima de 25 a meu ver contam tanto quanto um dia de tempo invocado variando entre 10 e 15. Enquanto isto, RS, UG e N da AR torravam. Torravam, mas... o Castelinho zerava praticamente todo dia. Então, pra ajudar, numa mesma região climática (Serra Gringa, por exemplo) diferentes regiões microclimáticas experimentavam primavera ou inverno. Assim, penso que se, num determinado momento da passagem do ar frio for encontrada numa região microclimática, estações com temperatura média diária tanto acima quanto abaixo das da normal pro mês, estaremos diante de um ar de origem fria mas em transição. Antes de eu dar o exemplo clareador, devo dizer que tenho 2 definições particulares de região macro e microclimática, que vou apresentar abaixo. Depois de ler o texto abaixo, volte AQUI pra ver o exemplo.

EXEMPLO:

Vamos considerar:

Canela: média de julho aproximadamente 10 graus.

Veranico. Saraiva´s PWS: 7 a 20, ponderada de 12. Castelinho: 0 a 23, ponderada de 10.

Afinal, este ar será uma massa de ar quente ou em transição? Olhando só o dado do Castelinho, concluímos que é de transição; mas se olharmos os 2 dados, teremos que concluir que já é uma massa de ar quente para a microrregião.

 

- qual é a definição de baixada?

Aqui, temos que deixar de tentar pensar numa definição de baixada, senão daqui a pouco a análise da baixada do Castelinho vai parar lá no fundo do vale do Quilombo. Vamos partir logo pra definição de regiões macro e micro:

MACRO: região contínua que apresenta a mesma classificação Koeppenianade clima. Neste conceito, o Cfb vai de Ushuaia até Marsilac. Deve ter alguma letra ou caracter específico pra refinar a análise do mês mais frio e do mês mais quente, mas agora não lembro. Já vi até mesmo refinamentos como Dfa, Dfb, Dfc e Dfd (continentais com inverno úmido (f) com média do mês mais frio abaixo de -3 (D) e do mês mais quente acima de 22(a)/abaixo de 22(b)/?©/?(d)

Aí, para não surtarmos todos, vamos pro

MICRO: separar faixas com 10 graus de latitude por 10 de longitude, ou menos, se a cobertura de estações ajudar. Pras altitudes, sugiro divisões de 0 a 500, de 500 a 1000m, e assim por diante, ou mais refinado se a cobertura de estações ajudar também neste caso. Acho que um nível de refinamento interessante é de 100m na altitude e de 1 grau na latitude e longitude. Aí, teremos conforme o critério, dezenas ou centenas de microrregiões climáticas e a análise do caráter frio ou quente da massa de ar numa determinada macrorregião clima´tica ou num continente vai ser trabalho, evidentemente, pra computadores, que sejam alimentados com:

- dados de média diária por estação num determinado dia;

- dados de temperatura média mensal praquela estação ou pra estações próximas de referência;

- dados das definições de limites de cada microrregião climática (exemplo: RMSP (Grande São Paulo) entre 23 e 24 graus sul, só estações entre 700 e 900m de altitude, abarcando praticamente todas as estações meteorológicas da RMSP, e separando,pro bem da análise, o que é estação urbana e o que é estação rural. Ou podemos manter o critério da altitude de 700 a 900 e considerar a extensão política da RMSP. Senão daqui a pouco um dia de frio no Mirante de Santana será comparado com as médias da futura normal da automática de Marsilac).

Para calcular:

- dados de média diária por microrregião;

- comparar o dado da microrregião com o dado de alguma estação de referência localizada, na medida do possível, dentro desta micro.

- traçar, por exemplo, prum continente, quais microrregiões estão sob efeito de uma massa de ar com propriedades frias e quais estão sob efeito de ar com propriedades quentes.

Link to comment
Share on other sites

Cadê a moderação as mensagens da Ivonéia e do Ilson? O BAZ não pode servir de fórum de discussão político-partidária.

 

Caio, concordo quanto à conotação política, isso deve ser evitado aqui dentro. Mas o que ficou mais forte no post na Ivonéia é a questão de como a mídia é capaz de manipular a opinião pública nas questões sobre o GW. É lógico que em ambos os casos houve negligência por parte dos políticos e também houve um acaso da natureza. E é nessa tecla que alguns tanto batem aqui no BAZ: que ao invés de um aquecimento global, estamos passando por um aquecimento midiático.

Link to comment
Share on other sites

MÍnimas em Canela hj:

 

INMET: 12,3C

Em Casa: 11,3C

Castelinho: 9,1C

Bruno, será que não é a vegetação que te garante valores menores que o inmet, levando em conta que a sua estação e da do Inmet ficam a 500m de distância? Qual é o "motivo" será?

 

Cara, já pensei sobre isso. Acho que é uma variável importante, sim, para a detecção de diferenças em noites calmas como esta. Também acho que tenho um poder maior de acumulação de ar frio que o INMET, pois mesmo em uma encosta, a minha estação fica num plateauzinho no meio desta encosta, enquanto que o INMET fica numa planície, longe de qualquer morro ou obstáculo.

 

Penso que em noites de céu claro as minhas mínimas mais baixas se explicam 35% pela vegetação e 65% pelo formato do relevo.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas registradas em Cascavel 13/04/10

 

Aeroporto: 16°

PWS Delai: 16,0°

PWS Baixada do Consolata: 15,6

PWS PQSP: 15,4°

Simepar: 15,1°

 

Agora a temperatura segue subindo, faz 17,4° aqui com 79% de UR, vento SE 17km/h

Agora fazem 25,9° aqui na minha estação e:

 

28,1° Marechal Candido Rondon

28,2° Foz do Iguaçu

 

Santa Altitude²! :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

As projeções não estão nada boas para o sudeste, após o dia 20 uma frente provocaria queda de temperatura no sul mas para nós seria no máximo queda nas máximas (típico de ar frio bloquedo) perto do final do mês, depois disso tampouco aparece algo interessante pelo acoplado, claro que projeções para tanto tempo servem apenas para alimentar pessimismo visto que o desempenho dos modelos pode ser vergonhoso até para poucos dias depois, mas fica o registro. Previsão de tempo seco para o Rio, pode até ameaçar a maior sequência de dias sem chuva no ano, até agora foram 14 dias entre 26 de janeiro e 8 de fevereiro. Cidades mais ao norte do estado como Macaé e Campos receberam muito pouca chuva na última frente, que trouxe maiores volumes para a capital e parte da Região dos Lagos, no interior das serras também choveu pouco o que é esperado. No interior do estado as médias de chuva diminuem drasticamente em abril, as nuvens mais carregadas já não tem força para transpor a barreira da Serra do Mar, e ficam presas nas baixadas litorâneas e borda da serra.

 

Nos últimos dias ainda tivemos pancadas fracas e isoladas, mas hoje creio que já não chove mais nada, agora sol e muitas nuvens, mas pouco carregadas, e morno.

 

Goiânia 14,3

 

 

A média das mínimas até o momento Goiânia está 2°C abaixo da normal 61-90.

A convencional teve 16,8 graus de mínima hoje, a média das mínimas na convencional até agora em abril é de 18,1 graus contra 18,5 graus da histórica, comparar média de uma estação com os dados de outra gera distorções, é o que mais se faz aqui no Rio infelizmente pois as estações não duram. Não sei aí em Goiânia se a convencional mudou de lugar.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mínimas registradas em Cascavel 13/04/10

 

Aeroporto: 16°

PWS Delai: 16,0°

PWS Baixada do Consolata: 15,6

PWS PQSP: 15,4°

Simepar: 15,1°

 

Agora a temperatura segue subindo, faz 17,4° aqui com 79% de UR, vento SE 17km/h

Agora fazem 25,9° aqui na minha estação e:

 

28,1° Marechal Candido Rondon

28,2° Foz do Iguaçu

 

Santa Altitude²! :mrgreen:

 

Verdade!

Agora, 13h20, faz 25,8° no Parque São Paulo!

Link to comment
Share on other sites

 

Bem , se não formos na logica...quem garante que na media a automatica de Soledade, não é mais fria que a Raia da Pedra...concordo Shima

 

Esperava este tipo de pergunta...

 

Mas respondo: Já ouviu dizer no ditado "nem 8 nem 80"?

 

A lógica usada deve ser temperada e não absoluta como o seu ranking de mil cidades. ;)

 

É verdade.........acampanhar o desempenho de 100 cidades com medias e mais medias durante tres ou quatro anos, não deve ser tão levada em consideração...Por isso que tenho quase absoluta certeza que na MEDIA , a Raia da Pedra e a automatica de Soledade, a diferença deve ser no máximo ...mas no maximo e 01,0 grau..........

Carlos, pra que vc mantenha coerência como vc mesmo disse é de no mínimo 1º, mas só este fato colocaria Raia da Pedra bem acima no top.Mas por outra parte não tem lógico um topo a 667m, ter média menor que outro topo a 821m, eu posso te assegurar que o topo da zona norte o Shima conhece ,perto da Rodoviária,a 744m, já bate o topinho do INMET nas médias e máximas e até nas mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Sabe qual é o "problema" de alguns de vocês: usam a lógica matemática na natureza. Só usam altitudeXtemperatura, baixadaXtopo e só.

 

Na natureza não existe matemática, lógica, exatidão.

 

O PH notou isso quando eu falei por que as baixadas urbanas de sua cidade, agora, não registraram as grandes diferenças que o Ilson registrou.

 

TUDO é muito relativo em matéria de clima. NADA é absoluto.

Shima fiz um roteiro ontem à noite, claro que foi num período curto, com sensor do digital preso na janela do carro,(parei alguns minutos em cada local) saí de casa tava 18.5º, na Av no Centro 19.5º, desci lá na baixada do Sr Orlando, bateu em 17.8º, fui até a baixada do 4 Rodas(vc lembra),desceu legal a 17.2º, fui mais adiante no Banhadal, estranhamente subiu para 17.7º, fui na ponte que vai lá para o Sr Pinheiro, 17.5º, 3 quadras adiante; na famosa baixada do Almeida, pequena mas muito gelada, simplesmente despencou para 16.5º.

São apenas dados circunstanciais e o termômetro fora de abrigo.

Sobre as baixadas Shima, realmente há muito a se pesquisar o comportamento das temperaturas, como te falei, tem baixadas em Fontoura Xavier em que o sol pega somente das 10h até as 15h, imaginem com este sombreamento em junho, julho e parte de agosto, qual a média das máximas nestes locais.

Link to comment
Share on other sites

LOUCURA!!!

 

Máximas em Cascavel até as 14:00

 

Simepar: 28,1° :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

PWS Baixada do Consolata: 27,2°

Aeroporto: 27°

PWS PQSP: 26,5°

PWS Delai: 26,4°

 

Aí podemos considerar bem as altitudes. O que 100 metros não fazem em um dia de sol!

Bem, a cidade inteira está variando entre 26 e 27 graus, na zona rural onde fica o Simepar um pouco mais quente.

 

Segundo o Simepar faz 32 graus em Umuarama e de acordo com o INMET faz 32 também (31,8) na divisa com o Mato Grosso do Sul. Imagino que ao longo do Rio Paraná, em Camargo, no Noroeste paranaense, a tarde esteja sendo realmente MUITO quente. Seguem os detalhes:

 

picture13p.png

 

E hoje cedo ainda fez frio. A mínima registrada foi de 9 graus em General Carneiro e de 19 em Umuarama!

 

picture6oi.png

 

agora faz 27.1°C no Parque São Paulo e 28°C no Aeroporto de Cascavel

Link to comment
Share on other sites

15:00 HS :

 

Campos do Jordão P (VI): 15,2

Campos do Jordão INMET: 15,9

São José dos Ausentes RS : 19,5

São Joaquim SC (Clim): 19,5

Inacio Martins PR: 20,8

Vacaria RS: 21,9

Canela RS: 22,9

Soledade RS: 26,2

Canguçu RS: 26,8

Bagé RS: 27,9

Santana do Livramento RS: 28,1

São Borja RS : 30,8

Uruguaiana RS: 31,1

 

Campos do Jordão esta com médias de temperatura diária na casa de 11ºC a 12ºC, o que vai continuar derrubanco a média do mês.

Pela altitude e pela geografia muito recortada, os aquecimentos são muito pontuais e as mínimas baixas. A minha máxima foi de 18,9ºC mas ela foi tão pontual que não se consegue sentir calor.... antes das 15 da tarde eu já tinha 15,xºC...lembrando ainda que as primeiras 8 horas do dia ficaram abaixo dos 7 graus, o que impossibilita que o ambiente esquente muito no decorrer do dia. A casa fica e segue gelada!

A mantiqueira esta na latitude errada e nos eventos de grande frio no sul ela não os recebe com a mesma intensidade. Mas uma coisa que fica cada vez mais clara para mim é que a mantiqueira não depende de chegada de frente fria para esfriar. Ela depende menos da situação da atmosfera, ela tem menos atmosfera.

Link to comment
Share on other sites

O engraçado da Mantiqueira é que ela é descompaçada. Quando todo o resto esquenta ela começa a estrelar sozinha, e quando todo o resto esfria, ela não estrela, mas esfria um pouco, o que é capaz de fazer com que ela seja bastante constante em termos de temperatura. Isso é sinal da pouca atmosfera que atua sobre ela.

Link to comment
Share on other sites

O engraçado da Mantiqueira é que ela é descompaçada. Quando todo o resto esquenta ela começa a estrelar sozinha, e quando todo o resto esfria, ela não estrela, mas esfria um pouco, o que é capaz de fazer com que ela seja bastante constante em termos de temperatura. Isso é sinal da pouca atmosfera que atua sobre ela.

Bruno, voce sintetizou muito bem.

No ar estável, na ausência de frente fria, ela estrela.

No ar frio forte, na passagem da frente fria, ela não estrela... mas não faz tão feio... figura no pelotão intermediário acho eu.

Link to comment
Share on other sites

Cara, acho que é pura coincidência. Até o dia 11 as 3 estações de Canela tinham exatamente a mesma média: 15,4C.

 

Talvez isso mostre que a Raia da Pedra estará com a mesma media que o Inmet de Soledade.....ou seja , estes pontos só se destacam nas minimas........ :roll:

 

Bruno: São poucos os dados recolhidos o que significa que você terá muito trabalho pela frente ainda lembrando que você já plotou diferenças enormes na pluviosidade diária não sei quanto a média mensal ou em um longo período.

 

A pergunta:...em relação a chuva.....pois, parece óbvio, que estações localizadas em baixadas apresentam maiores amplitudes térmicas....o naturalmente facilita a vida dos modelos

Com qual destas estações você alimentaria o GFS.

ou

Observando as saídas dos modelos qual destas estações apresenta melhor concordância?

 

Carlos: Considerando os depoimentos do PHP no último ano (2009/10) posso te "afirmar" que Raia da Pedra "pode" não ser um microclima de Soledade, talvez seja "outro sistema climático" ou Um legítimo microclima que no meu entendimento é uma região diferenciada das vizinhanças por algumas particularidades.

 

Mafili, a questão da chuva é realmente impressionante. Tem chovido muito menos que a minha estação na beira da encosta. Mesmo agora com a passagem desta última frente-fria choveu praticamente 1/3 do que aquilo que choveu na minha casa. É poder do perau!

 

Sobre qual estação eu alimentaria o GFS, com certeza a estação da minha casa. São dados muito mais representativos da realidade local. O Castelinho é um buraco e serve apenas para satisfazer a minha curiosidade como aficcionado que sou ;)

Link to comment
Share on other sites

As máximas aqui em Cascavel foram as seguites:

 

Simepar: 28,1°

Aeroporto: 28°

PWS PQSP: 27,5°

PWS Delai: 27,4° 8-)

 

Máximas pela região:

 

31,0° Ciudad del Este Aeroporto

30,8° Santa Helena Simepar

30,8° Palotina Simepar

30,7° Foz do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu Inmet

30,1° São Miguel do Iguaçu Simepar

30,0° Salto del Guira Aeroporto

29,9° Marechal Cândido Rondon Inmet

29,5° Planalto Inmet

29,2° Assis Chateaubriand Simepar

29,0° Foz do Iguaçu Aeroporto

29,0° Porto Iguazu Aeroporto

29,0° Guaira Simepar

28,6° Salto Osório Simepar

28,5° Toledo Simepar

28,3° Salto Caxias Simepar

28,1° Cascavel Simepar

28,0° Cascavel Aeroporto

27,5° Cascavel PWS PQSP

27,4° Cascavel PWS Delai

 

Ta aí, tudo que existe de termometro no Oeste do Paraná.

 

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Cadê a moderação as mensagens da Ivonéia e do Ilson? O BAZ não pode servir de fórum de discussão político-partidária.

 

Caio ta tudo liberado, no comunidade tem até MOD e ADM, falando de religião. :?

 

Devia ler mais antes de falar besteira.

 

Há um tópico OFF no comunidade.

 

Antes de responder deste jeito me responda o que escrevi de errado? Ta tudo liberado mesmo, inclusive um tópico OFF.

 

Mas o que esperar né, leia direito e entenda apenas como um comentário e não crítica. :evil:

Link to comment
Share on other sites

Cadê a moderação as mensagens da Ivonéia e do Ilson? O BAZ não pode servir de fórum de discussão político-partidária.

 

Caio, concordo quanto à conotação política, isso deve ser evitado aqui dentro. Mas o que ficou mais forte no post na Ivonéia é a questão de como a mídia é capaz de manipular a opinião pública nas questões sobre o GW. É lógico que em ambos os casos houve negligência por parte dos políticos e também houve um acaso da natureza. E é nessa tecla que alguns tanto batem aqui no BAZ: que ao invés de um aquecimento global, estamos passando por um aquecimento midiático.

 

Exato Bruno!Eu já vi muitos reclamarem da midia em relaçao ao ''aquecimento global'',com reportagens tendenciosas a respeito.Mas esse é apenas a ponta do iceberg.Imaginem a manipulaçao em relaçao a outros assuntos,aqueles que realmente trazem a tona a questao ideologica da grande imprensa.O mote da postagem da Ivoneia veio neste sentido e o meu comentario tambem,sendo mais direto.Me desculpem se ofendi alguem,mas nao esqueçam que a pouco tempo atraz,2 participantes do BAZ fizeram ataques diretos a um determinado partido politico em suas assinaturas e ninguem falou nada.Se aquilo nao teve coniotaçao politica,entao nao sei o que foi.

Link to comment
Share on other sites

Cadê a moderação as mensagens da Ivonéia e do Ilson? O BAZ não pode servir de fórum de discussão político-partidária.

 

Caio, concordo quanto à conotação política, isso deve ser evitado aqui dentro. Mas o que ficou mais forte no post na Ivonéia é a questão de como a mídia é capaz de manipular a opinião pública nas questões sobre o GW. É lógico que em ambos os casos houve negligência por parte dos políticos e também houve um acaso da natureza. E é nessa tecla que alguns tanto batem aqui no BAZ: que ao invés de um aquecimento global, estamos passando por um aquecimento midiático.

 

Exato Bruno!Eu já vi muitos reclamarem da midia em relaçao ao ''aquecimento global'',com reportagens tendenciosas a respeito.Mas esse é apenas a ponta do iceberg.Imaginem a manipulaçao em relaçao a outros assuntos,aqueles que realmente trazem a tona a questao ideologica da grande imprensa.O mote da postagem da Ivoneia veio neste sentido e o meu comentario tambem,sendo mais direto.Me desculpem se ofendi alguem,mas nao esqueçam que a pouco tempo atraz,2 participantes do BAZ fizeram ataques diretos a um determinado partido politico em suas assinaturas e ninguem falou nada.Se aquilo nao teve coniotaçao politica,entao nao sei o que foi.

 

O problema é que de tempo em tempo o BAZ passa por reformulações do tipo, hoje tudo pode, amanhã nada pode, mas achei o tópico da Ivonéia totalmente dentro dos padrões aonde visa mostrar como que a mídia trata o assunto e "faz a cabeça" das pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Shima fiz um roteiro ontem à noite, claro que foi num período curto, com sensor do digital preso na janela do carro,(parei alguns minutos em cada local) saí de casa tava 18.5º, na Av no Centro 19.5º, desci lá na baixada do Sr Orlando, bateu em 17.8º, fui até a baixada do 4 Rodas(vc lembra),desceu legal a 17.2º, fui mais adiante no Banhadal, estranhamente subiu para 17.7º, fui na ponte que vai lá para o Sr Pinheiro, 17.5º, 3 quadras adiante; na famosa baixada do Almeida, pequena mas muito gelada, simplesmente despencou para 16.5º.

São apenas dados circunstanciais e o termômetro fora de abrigo.

Sobre as baixadas Shima, realmente há muito a se pesquisar o comportamento das temperaturas, como te falei, tem baixadas em Fontoura Xavier em que o sol pega somente das 10h até as 15h, imaginem com este sombreamento em junho, julho e parte de agosto, qual a média das máximas nestes locais.

 

Muito bom monitoramento. No inmet tava quanto? Igual ao Centro?

 

Veja a semelhança. Mas monitore mais, pois vai achar uma boa baixada para instalar a estação.

 

Abçs

Tava 18,6º no Inmet, em se tratando de área rural; relativamente alta.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mafili, a questão da chuva é realmente impressionante. Tem chovido muito menos que a minha estação na beira da encosta. Mesmo agora com a passagem desta última frente-fria choveu praticamente 1/3 do que aquilo que choveu na minha casa. É poder do perau!

 

Sobre qual estação eu alimentaria o GFS, com certeza a estação da minha casa. São dados muito mais representativos da realidade local. O Castelinho é um buraco e serve apenas para satisfazer a minha curiosidade como aficcionado que sou ;)

Bruno tem razão, o chamado efeito orográfico proporciona mais chuva a barlavento, ou seja ,normalmente as encostas voltadas para noroeste, oeste,sudoeste apresentam mais chuva que os outros locais.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

Tivemos mais um dia como os outros,ataque dos microclimas,ar extremamente seco e calor a tarde.A diferença de temperatura minima entre os 4 pontos da cidade se acentuaram nesta terça,havendo uma pequena inversao termica,equiparando a minima entre o parque e o centrao[ilha de calor].A temperatura minima no parque[ponto mais alto da cidade]é geralmente 3° menor que no centro e muito parelho com o do inmet.Mas quando temos inversao termica,o parque de exposiçoes registra uma temperatura minima mais elevada,por conta de sua altitude maior[310 mts]e em muitas vezes,chega a perder para a minima do centro[285 mts]pois o ar frio perdeu estabilidade em altitude e desceu para as partes mais baixas da cidade.Em contrapartida,a baixada praticamente nao perdeu folego em sua minima hoje,pois ainda conseguiu acumular uma pouquinho de ar seco e resfriado na madrugada.A tarde, a URA caiu a 23% aqui an baixada e a temperatura alcançou os 33°c,registrando a maior amplitude termica do ano até entao.[24°c]

 

TEMP.MIN: 9.0[bAIXADA] 12.9[iNMET] 14.3[PARQUE] 14.7[CENTRO]

TEMP.MAX:33.0[bAIXADA] 30.6[iNMET] 30.1[PARQUE] 32.3[CENTRO]

Link to comment
Share on other sites

Putz, Ilson! Bizarra essa tua amplitude de 34ºC!

 

9ºC pela manhã é um frio respeitável e 33ºC a tarde é um calor respeitável, também!

 

 

Foi 24°c Bruno.Mas é bem normal por aqui,a maior amplitude que já registrei foi de 26,6°c.Fui de uma minima de 8,2 para 34,8°c em menos de 8 horas,nesta ocasiao foi a troca de ar frio pela manha para o ar quente a tarde.Fronteira climatica.

Link to comment
Share on other sites

Putz, Ilson! Bizarra essa tua amplitude de 34ºC!

 

9ºC pela manhã é um frio respeitável e 33ºC a tarde é um calor respeitável, também!

 

 

Foi 24°c Bruno.Mas é bem normal por aqui,a maior amplitude que já registrei foi de 26,6°c.Fui de uma minima de 8,2 para 34,8°c em menos de 8 horas,nesta ocasiao foi a troca de ar frio pela manha para o ar quente a tarde.Fronteira climatica.

 

Digitei rápido e saiu isso :lol:

 

De qualquer forma, grande amplitude!

Link to comment
Share on other sites

Putz, Ilson! Bizarra essa tua amplitude de 34ºC!

 

9ºC pela manhã é um frio respeitável e 33ºC a tarde é um calor respeitável, também!

 

 

Foi 24°c Bruno.Mas é bem normal por aqui,a maior amplitude que já registrei foi de 26,6°c.Fui de uma minima de 8,2 para 34,8°c em menos de 8 horas,nesta ocasiao foi a troca de ar frio pela manha para o ar quente a tarde.Fronteira climatica.

 

Digitei rápido e saiu isso :lol:

 

De qualquer forma, grande amplitude!

 

Seria interessante para o registro de um record os 34°c em uma dia.Mas já ta de bom tamanho esses numeros,já no ano fica em torno dos 46 a 47°c. :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

A noite no RS está muito propícia a diferenças microclimáticas, embora praticamente não haja frio.

À exceção de POA, é claro. Aqui não teremos microclima e muito menos "frio" (nem frio com aspas teremos). O tempo praticamente fechou e estou quase literalmente estagnado em 21,5° desde à 22 h. Está mais quente do que o Farol de Santa Marta com rajadas de norte a 40 km/h. Com o vento E é capaz de nem mesmo baixar dos 20°. Está MUITO feia a coisa! Ainda mais que hoje à tarde tive máxima de 29,7° (pelo menos a u.r. caiu para 44%). Amanhã é capaz de eu variar de 20° a 30°. O verão está de volta.

 

Agora a u.r. está em 74% e venta de ENE a 9,0 km/h.

 

Pelo menos a MetSul mudou a previsão e dá alguma chuva já para 4ª à noite.

 

Abraços lastimáveis!

A situação foi ainda pior: ainda cheguei a 19,2° (grande merd*), mas a máxima foi de 31,9°!! :shock: :? :? Quando vi os 9,1° do Castelinho percebi que, ou lá é outro mundo, ou POA fica noutro planeta mesmo... Tive quase que Santa Rosa de máxima (isso na baixada!!!!) partindo da mínima do Vale do Itajaí. É dose.

 

Graças a Deus passei o dia na PUC onde, ou assistia ao Fórum da Liberdade, ou ficava na biblioteca. Só de ar-condicionado. 8-) Pelo menos a u.r. caiu para 40%. Milagrosamente não senti muito calor.

 

Shima fiz um roteiro ontem à noite, claro que foi num período curto, com sensor do digital preso na janela do carro,(parei alguns minutos em cada local) saí de casa tava 18.5º, na Av no Centro 19.5º, desci lá na baixada do Sr Orlando, bateu em 17.8º, fui até a baixada do 4 Rodas(vc lembra),desceu legal a 17.2º, fui mais adiante no Banhadal, estranhamente subiu para 17.7º, fui na ponte que vai lá para o Sr Pinheiro, 17.5º, 3 quadras adiante; na famosa baixada do Almeida, pequena mas muito gelada, simplesmente despencou para 16.5º.

São apenas dados circunstanciais e o termômetro fora de abrigo.

Sobre as baixadas Shima, realmente há muito a se pesquisar o comportamento das temperaturas, como te falei, tem baixadas em Fontoura Xavier em que o sol pega somente das 10h até as 15h, imaginem com este sombreamento em junho, julho e parte de agosto, qual a média das máximas nestes locais.

Faça isso em noites de frio, sem vento e céu limpo. Verás como é divertido descobrir os microclimas a cada 100 m de distância, ainda mais se for numa área urbana grande como POA. No friozão de julho passado peguei de 3° a 7° em bairros vizinhos às 23 h. Por vezes dá diferença de 1° numa quadra de distância.

 

Agora faz 22,8° com 75% e venta de ESE a 8,7 km/h.

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, será que não é a vegetação que te garante valores menores que o inmet, levando em conta que a sua estação e da do Inmet ficam a 500m de distância? Qual é o "motivo" será?

 

Cara, já pensei sobre isso. Acho que é uma variável importante, sim, para a detecção de diferenças em noites calmas como esta. Também acho que tenho um poder maior de acumulação de ar frio que o INMET, pois mesmo em uma encosta, a minha estação fica num plateauzinho no meio desta encosta, enquanto que o INMET fica numa planície, longe de qualquer morro ou obstáculo.

 

Penso que em noites de céu claro as minhas mínimas mais baixas se explicam 35% pela vegetação e 65% pelo formato do relevo.

Bruno, será que a vegetação abaixo da tua encosta, que é densa, não ajuda a reter um pouco do frio nesse pequeno plateau em que está a tua casa? O fato de a tua casa estar logo no início da descida de uma face sul deve ajudar nesse refriamento maior à noite.

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.