Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Colegas,

 

Essas foram as minimas dessa manha nos 4 pontos da cidade:

 

12.9[baixada] 15.2[parque] 16.5[inmet] 19.6[centro]

[210 mts] [310 mts] [276 mts] [285 mts]

 

 

Foi uma das maiores diferenças de temperatura minima entre o centro e a baixada,desde que comecei o monitoramento no centro da cidade.[17 meses]

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Taí mais uma experiência do PH :lol:

A Baixada da Rua Jesuíta, na casa de meus amigos, Valdemar Lucas e Maria Marafon (ou Marafa).

Altitude aproximada de 680m, ao norte da baixada do Banhadal e ao sul do Almeida.

Pelos relatos do casal, o frio lá é muito grande nas noites de geada, aliás ele me garantiu que ano passado deu mais de 60 geadas.

IMG0320A.jpg

Link to comment
Share on other sites

Taí mais uma experiência do PH :lol:

A Baixada da Rua Jesuíta, na casa de meus amigos, Valdemar Lucas e Maria Marafon (ou Marafa).

Altitude aproximada de 680m, ao norte da baixada do Banhadal e ao sul do Almeida.

Pelos relatos do casal, o frio lá é muito grande nas noites de geada, aliás ele me garantiu que ano passado deu mais de 60 geadas.

IMG0320A.jpg

 

Esse abrigo é branco, PHP? Ele é escuro no seu topo?

Link to comment
Share on other sites

Abril de 2008 e 2009 foram bem mais frios que o deste 2010 aqui no RS. Aliás não dá para se dizer que fez frio direito aqui no RS. Em 2008 já tinha registrado 3C em Canela a esta altura do campeonato, sendo que no final do mês já tinha registrado 1C, valor que eu aposto todas as minhas fichas que não deve ocorrer neste abril de 2010.

 

Penso que do PR para cima está o oposto. É um dos melhores abril em alguns anos. Estou certo?

Link to comment
Share on other sites

Bruno, agora o calor está estragando as médias, mas eu jamais tinha visto fazer tanto frio e por tanto tempo aqui em São Paulo nos últimos anos em abril, nem mesmo no fim do mês. No dia da tragédia do Rio de Janeiro tivemos uma tarde com 13-14°C por aqui com vento, tarde de invernão.

 

Agora muito sol e 26,6°C, a semana deve ser quente por aqui. :roll:

Link to comment
Share on other sites

Abril de 2008 e 2009 foram bem mais frios que o deste 2010 aqui no RS. Aliás não dá para se dizer que fez frio direito aqui no RS. Em 2008 já tinha registrado 3C em Canela a esta altura do campeonato, sendo que no final do mês já tinha registrado 1C, valor que eu aposto todas as minhas fichas que não deve ocorrer neste abril de 2010.

 

Penso que do PR para cima está o oposto. É um dos melhores abril em alguns anos. Estou certo?

 

Aqui no norte de SC está melhor que o do ano passado até agora. Comparando com 2008 acho que está mais indefinido... vai depender do que vier até o final do mês.

Link to comment
Share on other sites

O primeiro frio do ano com F maíusculo nas terras baixas do RS deve ocorrer no final desta próxima semana. 70% do território gaúcho deve ter temperaturas abaixo de 5ºC em 850hpa.

 

Até agora aqui em POA não houve a necessidade, em nenhum dia, de uso se quer de uma manga cumprida.

 

 

A saida as 12z do gfs nao mostrou minima inferior a 14°c para santa rosa nos proximos 7 dias.Mas em compensaçao,a chuva acumulada para este mesmo periodo chegaria a 175 mm.

Link to comment
Share on other sites

O primeiro frio do ano com F maíusculo nas terras baixas do RS deve ocorrer no final desta próxima semana. 70% do território gaúcho deve ter temperaturas abaixo de 5ºC em 850hpa.

 

Até agora aqui em POA não houve a necessidade, em nenhum dia, de uso se quer de uma manga cumprida.

 

 

A saida as 12z do gfs nao mostrou minima inferior a 14°c para santa rosa nos proximos 7 dias.Mas em compensaçao,a chuva acumulada para este mesmo periodo chegaria a 175 mm.

 

Nós devemos ficar na divisa. Infelizmente estamos nos 30% restantes. :lol:

De todo modo, a chuva vem em melhor hora do que a geada.

 

PS.: Por enquanto, vejo mais instabilidade e menos frio (e não só para um terço do território).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

João, muito profi essa tua estação! Parabéns! Dá para confiar tranqüilamente nos teus dados.

 

Esse ultimo modelo da oregon veio para subistituir o modelo da minha atual estaçao.O seu designer arrojado e futuristico deram a ela um visual muito bonito.É a estaçao mAis vendia nos EUA atualmente.Parabens!

Link to comment
Share on other sites

João, muito profi essa tua estação! Parabéns! Dá para confiar tranqüilamente nos teus dados.

 

Esse ultimo modelo da oregon veio para subistituir o modelo da minha atual estaçao.O seu designer arrojado e futuristico deram a ela um visual muito bonito.É a estaçao mAis vendia nos EUA atualmente.Parabens!

 

Isso sem dizer que a marca oregon é de extrema confiança nos dados.

Link to comment
Share on other sites

Atualmente tenho 3 pontos de monitoramento na temperatura aqui em santa rosa.Por enquanto,o unico que tem uma estaçao profissonal é aqui na baixada,mas já comprei outra estaçao igual a minha atual e a colocarei no alto do parque[casa da minha irma]atualmente tanto lá no parque como no centro[casa de um amigo] sao monitorados por 2 termometros de minima e maxima digital da incoterm,pretendo até o ano que vem,colcoar mais uma estaçao profissional na casa desse amigo meu tambem,padronizando ainda mais a aferiçao da coleta das temperaturas.O abrigo é padarao nestes 3 pontos da cidade,comprados na azula marine,isso pelo menos já é padronizado.O show no alto do parque será em relaçao ao vento,por ser a area mais elevada da cidade,registra tambem as maiores velocidades do vento,superando inclusive o inmet.

Link to comment
Share on other sites

Ilson, no site da Ambient Weather (coluna da direita) a WMR200 aparece como a nona estação mais vendida. A campeã é o novo lançamento da Davis, a Vantage Vue. Em segundo aparece a tradicional Vantage Pro 2.

 

Entao mudou Bruno.Há pouco tempo atraz,quando foi lançada,era a mais vendida tanto na ambient weather quanto no resto do país.Depois desta estaçao da oregon,veio esta nova da davis e entao ocupou o lugar.Já faz um tempo que nao entro no site da ambient weather.

Link to comment
Share on other sites

João, muito profi essa tua estação! Parabéns! Dá para confiar tranqüilamente nos teus dados.

Obrigado Bruno, estou tentando por a webcam no Wunder mas não estou conseguindo, como você colocou a sua? A Hospedou em um site ou pelo software?

Pelo software. É um pouco complicado, mas a gente consegue!

Ah tá, estou tentanto colocar umas das cameras da prefeitura no wunder, elas tem URL acho que dá :lol: :lol: :lol: Acho que deu certo, amanhã saberemos, se não der vou tentar por a minha web cam mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,

 

Como estao as temperaturas em baixa cauna??Mes que vem quando eu entrar em ferias e tiver mais tempo,vou procurar uma baixada na area rural daqui de santa rosa.Mas tenho que ter um pouco de pressa,o inverno já esta aí batendo na porta.

 

Uma m#$%@!

 

Na realidade, estão boas, lá pelos 4C a menos que aqui em cima, mas eu queria mesmo era bater a tua baixada :twisted: :lol: :lol: :lol:

 

Brincadeira, hehe, coloquei na cabeça parar de procurar o poço, mais poço, mais poço. Cada vez mais longe. Toma muito tempo. Vou colocar nessa baixada aqui perto de casa, que você conhece.. Não baixa de 300m, mas quem não tem cão... :evil:

Link to comment
Share on other sites

Taí mais uma experiência do PH :lol:

A Baixada da Rua Jesuíta, na casa de meus amigos, Valdemar Lucas e Maria Marafon (ou Marafa).

Altitude aproximada de 680m, ao norte da baixada do Banhadal e ao sul do Almeida.

Pelos relatos do casal, o frio lá é muito grande nas noites de geada, aliás ele me garantiu que ano passado deu mais de 60 geadas.

IMG0320A.jpg

 

Esse abrigo é branco, PHP? Ele é escuro no seu topo?

Este abrigo por mais rústico que seja, é um bom abrigo, afinal de acordo com OMM, ele é de madeira e com venezianas, e como é apenas uma experiência e para mínimas, ele serve muito bem para termos uma ideia do comportamento das baixadas urbanas de Soledade.E não é pra concorrer com Castelinho, Caúna e S Rosa, pois para esta comparação já falei que tenho o Rincão dos Silvanos, equivalente ao poderoso Pantera(onde deu -8,5º) :twisted: :lol:

Muito em breve espero contar com uma estação das boas mesmo, tipo estas de vcs.

Bruno é verdade que vcs descontam 0.8º das temperaturas das estações da Oregon?

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,

 

Como estao as temperaturas em baixa cauna??Mes que vem quando eu entrar em ferias e tiver mais tempo,vou procurar uma baixada na area rural daqui de santa rosa.Mas tenho que ter um pouco de pressa,o inverno já esta aí batendo na porta.

 

Uma m#$%@!

 

Na realidade, estão boas, lá pelos 4C a menos que aqui em cima, mas eu queria mesmo era bater a tua baixada :twisted: :lol: :lol: :lol:

 

Brincadeira, hehe, coloquei na cabeça parar de procurar o poço, mais poço, mais poço. Cada vez mais longe. Toma muito tempo. Vou colocar nessa baixada aqui perto de casa, que você conhece.. Não baixa de 300m, mas quem não tem cão... :evil:

To ansioso por este duelo, Caúna vs S Rosa :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

O dia de hoje foi o primeiro do ano com ausência total de nuvens tipo Cumulus, daquelas que enchem o céu a partir do final da manhã. Apenas nuvens altas, o que fez com que o sol aparecesse sem interrupções, mas claro que as vezes a densidade dessas nuvens fazia a luz do sol ficar mais fraca.

 

A tarde está quente, com máxima de 30,2°C e UR mínima de 37%. Agora faz 29,8°C com 39%.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,

 

Como estao as temperaturas em baixa cauna??Mes que vem quando eu entrar em ferias e tiver mais tempo,vou procurar uma baixada na area rural daqui de santa rosa.Mas tenho que ter um pouco de pressa,o inverno já esta aí batendo na porta.

 

Uma m#$%@!

 

Na realidade, estão boas, lá pelos 4C a menos que aqui em cima, mas eu queria mesmo era bater a tua baixada :twisted: :lol: :lol: :lol:

 

Brincadeira, hehe, coloquei na cabeça parar de procurar o poço, mais poço, mais poço. Cada vez mais longe. Toma muito tempo. Vou colocar nessa baixada aqui perto de casa, que você conhece.. Não baixa de 300m, mas quem não tem cão... :evil:

To ansioso por este duelo, Caúna vs S Rosa :lol: :lol: :lol: :lol:

 

O duelo tá mais pra Santa Rosa vs Banhadal, Cerca Velha, Tio Nego.. :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com as temperaturas batendo em 34C em POA, me atrevo a dizer que é uma espécie de "frio vampiro", aplicando a expressão ao contrário. :lol: Na sombra, nao chega a ser tão quente. No meu pátio, onde já não bate mais sol, já caiu para 27,5C, e dentro de casa até está agradável, pois o resfriamento noturno é bem maior que o do verão.

Pressão em queda, será que a chuva não chega nessa madrugada ou na manhã de segunda já?

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,

 

Como estao as temperaturas em baixa cauna??Mes que vem quando eu entrar em ferias e tiver mais tempo,vou procurar uma baixada na area rural daqui de santa rosa.Mas tenho que ter um pouco de pressa,o inverno já esta aí batendo na porta.

 

Uma m#$%@!

 

Na realidade, estão boas, lá pelos 4C a menos que aqui em cima, mas eu queria mesmo era bater a tua baixada :twisted: :lol: :lol: :lol:

 

Brincadeira, hehe, coloquei na cabeça parar de procurar o poço, mais poço, mais poço. Cada vez mais longe. Toma muito tempo. Vou colocar nessa baixada aqui perto de casa, que você conhece.. Não baixa de 300m, mas quem não tem cão... :evil:

To ansioso por este duelo, Caúna vs S Rosa :lol: :lol: :lol: :lol:

 

 

Paulo,

 

Quero reiterar que nao tenho a menor intençao de duelar com qualquer um que seja,o meu proposito se atem a apenas observar e mostrar o clima de santa rosa.Seria muita pretensao a minha querer incitar uma competiçao com algo que nao possa controlar,o clima.É logico que é interessante fazer comparaçoes,mas tudo dentro da normalidade e sem radicalismo.Todos as nossas cidades possuem alguma peculiaridade climatica,umas sao mais ventosas,outras mais frias,mais quentes,mais chuvosas e outras com maior amplitude termica.É essa diversidade que me atrai a postar em diversos forums de meteorologia,pois assim vamos conhecendo os diferentes contrastes entre as nossas cidades.Podem me provocar a vontade,mas eu nao vou entrar nessa competiçao insana. :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Tivemos mais um dia em que os destaques foram:a elevada amplitude termica e o retorno dos microclimas.Mesmo sem ter ar frio na regiao,foi registrada uma das maiores diferenças de temperatura entre o abrigo do centro e o daqui da baixada[6.7°c]em uma distancia de apenas 1500 metros,mas de uma diferença de altitude de aproximadamente 65 mts.A nebulosidade aumnetou bastante a tarde,o que impediu uma maxima ainda maior.Creio que essa diferença de temperatura entre topo e baixada,tenha sido influenciado pelo vento em topo,pois aqui na baixada nao tivemos nada de vento desde o inicio da noite deste sabado.

 

TEMP.MIN: 12.9[bAIXADA] 16.5[iNMET]

TEMP.MAX: 33.2[bAIXADA] 31.4[iNMET]

Link to comment
Share on other sites

O que eu acho mais bizarro quando assisto o jornal local da RBS santa rosa,é quando eles resolvem dar a temperatura no momento,sabado por exemplo,eles disseram que fazia 22°c com tempo bom,mas o temometro abrigado no alto do parque[que fica a apenas 50 metros da RBS]na casa da minha irma,já marcava 28°c ao meio dia e aqui na baixada,30°c.UM ESCANDALO!!

Link to comment
Share on other sites

O que eu acho mais bizarro quando assisto o jornal local da RBS santa rosa,é quando eles resolvem dar a temperatura no momento,sabado por exemplo,eles disseram que fazia 22°c com tempo bom,mas o temometro abrigado no alto do parque[que fica a apenas 50 metros da RBS]na casa da minha irma,já marcava 28°c ao meio dia e aqui na baixada,30°c.UM ESCANDALO!!

 

Tal igualmente bizarro,é quando a previsao amadora da RBS resove dar a maxima para algumas cidades para a tarde,é comum eles darem maximas de apenas 27 ou 28°c para santa rosa,enquanto que a temperatura naquele horario,já é mais elevada.Nao se dao ao trabalho nem de consultar as automatiucas do inmet naquele horario,pelo menos evitariam erros grosseiros como esses.Graças a deus que temos a internet,que nos ajuda a nao sermos mais enganados pela ''grande pequena midia''.

Link to comment
Share on other sites

Taí mais uma experiência do PH :lol:

A Baixada da Rua Jesuíta, na casa de meus amigos, Valdemar Lucas e Maria Marafon (ou Marafa).

Altitude aproximada de 680m, ao norte da baixada do Banhadal e ao sul do Almeida.

Pelos relatos do casal, o frio lá é muito grande nas noites de geada, aliás ele me garantiu que ano passado deu mais de 60 geadas.

IMG0320A.jpg

 

Esse abrigo é branco, PHP? Ele é escuro no seu topo?

Este abrigo por mais rústico que seja, é um bom abrigo, afinal de acordo com OMM, ele é de madeira e com venezianas, e como é apenas uma experiência e para mínimas, ele serve muito bem para termos uma ideia do comportamento das baixadas urbanas de Soledade.E não é pra concorrer com Castelinho, Caúna e S Rosa, pois para esta comparação já falei que tenho o Rincão dos Silvanos, equivalente ao poderoso Pantera(onde deu -8,5º) :twisted: :lol:

Muito em breve espero contar com uma estação das boas mesmo, tipo estas de vcs.

Bruno é verdade que vcs descontam 0.8º das temperaturas das estações da Oregon?

 

Paulo,

 

Eu nao desconto nada da minha oregon.E acredito nao haver necessidade para tal nesta marca de estaçao.

Link to comment
Share on other sites

O que eu acho mais bizarro quando assisto o jornal local da RBS santa rosa,é quando eles resolvem dar a temperatura no momento,sabado por exemplo,eles disseram que fazia 22°c com tempo bom,mas o temometro abrigado no alto do parque[que fica a apenas 50 metros da RBS]na casa da minha irma,já marcava 28°c ao meio dia e aqui na baixada,30°c.UM ESCANDALO!!

 

Tal igualmente bizarro,é quando a previsao amadora da RBS resove dar a maxima para algumas cidades para a tarde,é comum eles darem maximas de apenas 27 ou 28°c para santa rosa,enquanto que a temperatura naquele horario,já é mais elevada.Nao se dao ao trabalho nem de consultar as automatiucas do inmet naquele horario,pelo menos evitariam erros grosseiros como esses.Graças a deus que temos a internet,que nos ajuda a nao sermos mais enganados pela ''grande pequena midia''.

 

Ilson, por aqui fazem pior. A Kelly Godoy, apresentadora do jornal da EPTV, apresenta também o EPTV Cidade, que passa várias vezes durante a tarde com notícias de última hora, igual ao Globo Notícia. Ela mostra como está o tempo em São Carlos na hora também. Fala assim: Uma massa de ar seco domina o estado, o que impede a formação de nuvens carregadas, portanto não deve chover não; você vê agora as imagens de São Carlos, o céu tem algumas nuvens; a máxima deve ser 31°C e a mínima 16°C.

 

Este trecho em negrito ela vê sem consultar, porque quando ela disse isso a máxima foi 27° e a mínima 12° por lá. :lol:

Link to comment
Share on other sites

agora tarde fez muito calor aqui em Cascavel atingindo 30,3°C no Parque São Paulo e 29,8°C no centro.

 

picture41.png

 

A mínima registrada hoje foi de 18,4°C no Parque São Paulo e no SIMEPAR e de 19,5°C no centro!

 

Enquanto isso fez 11°C em Guarapuava.!

 

 

Lucas,

 

Se um dia tu puderes fazer um mapa desses daqui do RS,nós gauchos agradeceriamos.[Apesar de eu nao ser gaucho] :D:D:D:D [mas me sinto como um] :D:D:D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Caro Ilson, nada de competição ou disputa, estamos aqui pra compartilhar o gosto pela meteorologia, mas é importante conhecer o frio de baixadas, seja ela de minha região ou das Missões, ou das Hortências.Aliás o principal objetivo é mostrar, que o RS tem baixadas tão frias ou mais que as de SC :lol: 8-)

Link to comment
Share on other sites

Caro Ilson, nada de competição ou disputa, estamos aqui pra compartilhar o gosto pela meteorologia, mas é importante conhecer o frio de baixadas, seja ela de minha região ou das Missões, ou das Hortências.Aliás o principal objetivo é mostrar, que o RS tem baixadas tão frias ou mais que as de SC :lol: 8-)

 

 

é isso aí Paulo!!!Sem radicalismo!! :D:D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Caro Ilson, nada de competição ou disputa, estamos aqui pra compartilhar o gosto pela meteorologia, mas é importante conhecer o frio de baixadas, seja ela de minha região ou das Missões, ou das Hortências.Aliás o principal objetivo é mostrar, que o RS tem baixadas tão frias ou mais que as de SC :lol: 8-)

 

 

é isso aí Paulo!!!Sem radicalismo!! :D:D:D:D

 

 

A proposito Paulo,aqui nao é Missoes.É fronteira noroeste!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Que beleza, tudo muito lindo!! 8-)

 

Agora, 25.7C e 52% no meu oregon que ESTÁ DE VOLTA EM CASA.

Aliás, até eu comprar minha nova estação, vou apenas mais postar a temperatura e umidade de acordo com este termo-higrômetro, que sei da credibilidade, sem descontar, nem pôr. Estação fake, nunca mais. Esses aparelhos de última só trazem desgosto.

Link to comment
Share on other sites

Taí mais uma experiência do PH :lol:

A Baixada da Rua Jesuíta, na casa de meus amigos, Valdemar Lucas e Maria Marafon (ou Marafa).

Altitude aproximada de 680m, ao norte da baixada do Banhadal e ao sul do Almeida.

Pelos relatos do casal, o frio lá é muito grande nas noites de geada, aliás ele me garantiu que ano passado deu mais de 60 geadas.

IMG0320A.jpg

 

Esse abrigo é branco, PHP? Ele é escuro no seu topo?

Este abrigo por mais rústico que seja, é um bom abrigo, afinal de acordo com OMM, ele é de madeira e com venezianas, e como é apenas uma experiência e para mínimas, ele serve muito bem para termos uma ideia do comportamento das baixadas urbanas de Soledade.E não é pra concorrer com Castelinho, Caúna e S Rosa, pois para esta comparação já falei que tenho o Rincão dos Silvanos, equivalente ao poderoso Pantera(onde deu -8,5º) :twisted: :lol:

Muito em breve espero contar com uma estação das boas mesmo, tipo estas de vcs.

Bruno é verdade que vcs descontam 0.8º das temperaturas das estações da Oregon?

 

OK, mas sem querer te deixar frustrado, mas já te deixando, esse teu abrigo marcará certamente temperaturas mais altas, principalmente nas máximas. Razões:

 

1 - Ele é uma caixa praticamente fechada. Ele é pouco ventilado. Deve ser um forno dentro dele com o sol batendo.

2 - O topo é escuro.

3 - Ele não é branco.

 

Na minha opinião, com todo o respeito, esse teu abrigo é pior do que trabalhar sem ter um.

 

Sobre os sensores da Oregon, sim! Meus dois marcavam 0,8C a mais. Os do Ronaldo, idem. Acho que do Clóvis, tbém.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.