Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Buenas!

 

Pois aqui no centro refrescou bastante... Após batermos 33.8°C, agora andamos com 24°C, estava em 27°C; 78%, estava em 64% e vento (N-Ne) à 9Km/h, estava pífio; segundo SBSM... INMET, um pouquinho para mais - um pouquinho para menos, segue mesmo quadro. Apenas o registro de rajada é pífio.. Aqui onde moro a brisa está agradabilíssima... Aguardemos o que será o restante da noite...

 

Bruno Souza, na capital creio que chuva só amanhã da tarde para a noite...

 

Ilson, segunda-feira passada, segunda-feira (12/04), a moça do tempo do jornal da noite da dita emissora disse o seguinte "no centro poderá chegar à 32°C com 50mm de precipitação até a quarta-feira"... Com direito à mapa e tudo... DUVIDEI!!!, pois eu já vinha acompanhando os modelos, desde a semana anterior, e não projetavam nem 5mm e a temperatura ATÉ que indicava 30°C... Ao fim e ao cabo, a temperatura chegou aos 31°C na terça e na quarta mas a precipitação foi 1.2mm no INMET na QUINTA-feira :lol:... Aqui em casa foi uma garoa muito da melequenta :D ...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Pois aqui no centro refrescou bastante... Após batermos 33.8°C, agora andamos com 24°C, estava em 27°C; 78%, estava em 64% e vento (N-Ne) à 9Km/h, estava pífio; segundo SBSM... INMET, um pouquinho para mais - um pouquinho para menos, segue mesmo quadro. Apenas o registro de rajada é pífio.. Aqui onde moro a brisa está agradabilíssima... Aguardemos o que será o restante da noite...

 

Bruno Souza, na capital creio que chuva só amanhã da tarde para a noite...

 

Ilson, segunda-feira passada, segunda-feira (12/04), a moça do tempo do jornal da noite da dita emissora disse o seguinte "no centro poderá chegar à 32°C com 50mm de precipitação até a quarta-feira"... Com direito à mapa e tudo... DUVIDEI!!!, pois eu já vinha acompanhando os modelos, desde a semana anterior, e não projetavam nem 5mm e a temperatura ATÉ que indicava 30°C... Ao fim e ao cabo, a temperatura chegou aos 31°C na terça e na quarta mas a precipitação foi 1.2mm no INMET na QUINTA-feira :lol:... Aqui em casa foi uma garoa muito da melequenta :D ...

 

SyS!

 

Pois é Zeca.Eu nem vou começar a falar,porque eu tenho uma sisma muito grande com toda a equipe de meteorologia da RBS e do canal rural.Só para exemplificar:Quando deu aquela estiagem na amazonia,a meteorologista chefe do canal rural e da rbs,catia valente,disse que essa estiagem na amazonia é fruto do aquecimento global e que cada vez mais os rios diminuiriam os seus volumes,pois bem,e nao é que deu o contrario.Ums 3 anos depois,a amazonia viveu uma das suas maiores enchentes da historia recente e tudo que a catia valente falou a respeito da estiagem,já nao valia mais.Mas o pior das abobrinhas viria logo depois,se nao me engano ocorreu em 2006 ou 2007.Já fazia um tempo que nao chovia aqui no RS,era inicio do verao e a MEtsul já trabalhava com a ideia de estiagem aqui no RS.Pois bem,precisou ficar ums 2 mese sem chuva,para a sabichona da catia valente adimiti que estavamos sob estiagem.Até entao ela afirmava que nao,que essa falta de chuva era comum no verao.O incrivel de tudo isso,é que ela ainda esta empregada. :oops: :oops: :oops: :oops:

Link to comment
Share on other sites

A noite de domingo é de céu quase todo limpo no Rio, mas não chega a fazer calor.No momento 27,0°C aqui na zona norte.Passei o fim de semana em Búzios e por lá o tempo também se manteve bom(apesar de um forte nevoeiro no começo do dia de hoje, que só cedeu por volta das 10h quando o sol tomou frente), com calor bem fraco, mas por incrível que pareça as águas do mar não estavam geladas(apenas amenas, muito agradáveis pelo menos nas praias que visitei- Ferradura, Geribá, João Fernandes e João Fernandinho), o que é uma situação bem atípica para um mar que é famoso por ser muito gelado.Já a ondulação, como de costume, era muito fraca, proporcionando um excelente banho de mar.

Link to comment
Share on other sites

Caro Ilson, nada de competição ou disputa, estamos aqui pra compartilhar o gosto pela meteorologia, mas é importante conhecer o frio de baixadas, seja ela de minha região ou das Missões, ou das Hortências.Aliás o principal objetivo é mostrar, que o RS tem baixadas tão frias ou mais que as de SC :lol: 8-)

 

 

é isso aí Paulo!!!Sem radicalismo!! :D:D:D:D

 

 

A proposito Paulo,aqui nao é Missoes.É fronteira noroeste!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Ah bom, corrijo, então, Fronteira Noroeste :D

Aqui também continuam chamando de Planalto Médio, embora faz vários anos que a nossa região se chama Alto da Serra do Botucaraí, enquanto no Planalto Médio encontram-se altitudes de 300 a 600m em média, com algumas exceções arredores de Passo Fundo, com pouco mais de 700m, o Alto da Serra do Botucaraí, tem altitudes maiores, chegando mesmo a mais de 800m, em alguns locais, além de estar ao sul do Planalto Médio, e a leste/sudeste da região das Missões e Noroeste.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A imprensa em geral, negligencia quanto a informações do tempo.A Rede Mais Nova por exemplo, tem aqui na Rádio Cristal e Mais Nova local, possui o sensor praticamente dentro do estúdio, e imaginem que nem ao menos eles informam os dados do topinho Inmet, que já é ruim para mínimas e os caras dão 3,4 5º a mais e o pior que dão a informação em rede..Já enviei Moção de Apelo à Direção da emissora, solicitado que eles dêem a informação correta, ou pelo menos informem dados do Inmet, e até agora nada...

E ainda por cima locutores desinformados, olham lá para o maluquinho da Praça e dão a temperatura do mesmo como "sensação térmica" :lol: :roll:

Muita gente já me reclamou que saem de manhã baseados na informação equivocada e passam frio durante a manhã :lol: , achando que estaria mais quente.Estes dias que deu sensação perto de 0º, os caras tavam dando 10º :( :evil:

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com as temperaturas batendo em 34C em POA, me atrevo a dizer que é uma espécie de "frio vampiro", aplicando a expressão ao contrário. :lol: Na sombra, nao chega a ser tão quente. No meu pátio, onde já não bate mais sol, já caiu para 27,5C, e dentro de casa até está agradável, pois o resfriamento noturno é bem maior que o do verão.

Pressão em queda, será que a chuva não chega nessa madrugada ou na manhã de segunda já?

Concordo em parte, à exceção de que o calor não é vampiro, mas apenas menos sensível, seja pela insolação mais fraca, seja pela umidade menor. Pelo menos a temperatura cai rápido ao anoitecer. O sol já não torra as residências e temos ar fresco à noite. Resultado: dentro de casa fica uma beleza.

 

Hoje estive num sítio em Eldorado do Sul, a uns 40 km ao oeste de POA. Lá era sensivelmente menos quente do que aqui! Deixei um termômetro de mercúrio na varanda e a máxima por lá foi de 30°. Aqui em casa, em POA, tive máxima de 32,5°, e na rádio informavam também 32° no Beira-Rio, onde tinha o jogo Inter X Pelotas.

 

As noites lá também são bem mais agradáveis ou muito mais frias!! Na onda de frio de julho passado minha sogra tirou fotos da geada por lá: houve total congelamento da paisagem, à exceção das árvores, além do congelamento da água dos pássaros na varanda da casa. Ela disse que o termômetro pegou -2° junto à janela, encostado na casa. Na ocasião deu seguramente -3° na região. Uma palmeira de pouco mais de 1 m de altura morreu com a geada grossa!! :shock:

 

Basta sair de POA para um baziano abrir um sorriso.

 

vem viração por aí. muito quente aqui em Porto, 27ºC.Abafado.

Se estivéssemos no verão estaríamos com 30° no início dessa noite. Agora finalmente está um pouco menos quente. Faz 24,5° com 72%, sem vento e com cirrustratus. Pressão caindo: 1011,7 mb.

 

Abraços calorentos!

Link to comment
Share on other sites

Sobre os sensores da Oregon, sim! Meus dois marcavam 0,8C a mais. Os do Ronaldo, idem. Acho que do Clóvis, tbém.

 

Bruno.

 

Como voce verificou essa diferença no sensor da oregon?O meu sensor foi comparado por varios dias com outro sensor junto ao abrigo e os dois tiveram diferença de apenas 0,3°c em media.Dentro da margem de erro.

 

Qual foi o método utilizado para verificar que o sensor registrava 0,8° C a mais?

 

Me desculpe. Mas isso de que o sensor registra 0,8°C a mais ou a menos é conversa para boi dormir.

Até porque, a precisão do sensor não é a mesma para 20°C e para 0°C. Logo, é IMPOSSÍVEL padronizar um valor para desconto.

 

Outro motivo é que em determinada condição meteorológica este sensor pode variar alguns décimos. Logo, o desconto de um valor fixo não se faz possível.

 

Deste modo, qualquer desconto de valor medido em um equipamento não deve ser feito, a não ser que haja um parâmetro constante de comparação (quem sabe uma Estação Vaisala que custa 30.000 reais).

 

A propósito, estive com o Sensor Oregon wmr100 e em comparação com um sensor La Crosse e com um termômetro de máxima e mínima obtive valores identicos dentro de um abrigo meteorológico. Se eu descontasse 0,8°C teria um valor IRREAL!

 

Considerando estas condições, penso que, jamais deve-se fazer algum ajuste em um sensor que é fabricado para medir o mais preciso possível.

Se este sensor começar apresentar valores irreais, a única solução é fazer a troca do equipamento!

 

Fazer o teste do "gelinho" é brincadeira de criança!

;)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Lucas, foram 4 testes que fiz:

 

- teste do gelinho

- comparação com um termômetro calibrado da incoterm e radioshack

- comparação com a minha Davis logo que a adquiri

- comparação com o Inmet de Canela em dia de chuva

 

A diferença média foi de 0,8C.

 

Acho que tive razões o suficiente para considerar os sensores da Oregon descalibrados.

Link to comment
Share on other sites

Definitivamente não confio no teste do gelinho. Por 2 anos, de 2003 a 2005, joguei no BAZ dados com um erro de 1,5 graus por ter feito uma suposta aferição com o teste do gelinho.

Depois, levei os sensores comprados em 2005 ao Simepar e finalmente fiz uma aferição bacana.

E quanto ao erro anterior, não foi por falta de convite do Duquia, para aferir o sensor por lá... :oops:

Quanto às comparações com outros sensores que são supostamente bem precisos, acho a idéia bem interessante.

Link to comment
Share on other sites

Bem. É a minha opinião.

O próprio fabricante informa que a precisão pode variar.

Logo é impróprio tal método. Volto a frisar: 30°C não possui a mesma distorção de 0°C. Lembrando que nas estações semi-profissionais o erro pode atingir 1°C (nas extremidades limites de alcance dos sensores - para mais no máximo alcance e para menos no mínimo alcance).

 

Sobre as formas exercidas para tal avaliação, Bruno:

1. O que é um termometro Incoterm calibrado? Considero os meus em excelentes estados e jamais passou pela minha cabeça reduzir o valor registrado. Até porque, se fosse necessário, como disse, deveria desativar o sensor.

2. A Davis possui um Radiation Shield. O sensor não está nas mesmas condições. A não ser que tenha desmontado.

3. Comparar com o INMET de Canela em dia de chuva... :ugeek:

 

Não é questão de provocação, antes de ser mal interpretado.

Pra finalizar: Quem quizer ter o valor perfeito ou mais próximo disso duas dicas:

 

um bom Radiation Shield, como o da Davis e um bom equipamento . Importado do Ebay você vai gastar menos de 3000!

abração

Link to comment
Share on other sites

Lucas, o sensor estava dentro do radiation shield da

Davis em todas as comparações que fiz. Em um dia de chuva, especialmente em frentes frias, as temperaturas se harmonizam com o Inmet. A mesma comparação foi feita com a Vantage Pro 2 (à noite para evitar diferenças de proteção do radiation shield). Com os sensores da incoterm e radioshack, eu os coloquei dentro do radiation shield da Davis junto com o sensor da Oregon. O teste do gelo apontou 0,0C para os sensores da radio shack e incoterm.

 

A percepção do Ronaldo e do Clovis ratificaram esta minha conclusão, também.

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordao é um fenômeno para o desabamento de temperatura em bloqueios! Agora 6,8C no Tucci.

Esse lugar não existe, SURREAL!!!!!!!!!!!!!!!!!! Inimaginável pensar que estou aqui com 21° sem camisa e tem brasileiro no Brasil de sobretudo com 6° :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

 

Campos do Jordão (Tucci): 6,6°

São Joaquim (Climaterra): 16,6°

 

FAIL

 

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordao é um fenômeno para o desabamento de temperatura em bloqueios! Agora 6,8C no Tucci.

Esse lugar não existe, SURREAL!!!!!!!!!!!!!!!!!! Inimaginável pensar que estou aqui com 21° sem camisa e tem brasileiro no Brasil de sobretudo com 6° :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

 

Campos do Jordão (Tucci): 6,6°

São Joaquim (Climaterra): 16,6°

 

FAIL

 

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Ar seco.Ocorre muito frequentem,ente em periodos de bloqueio por lá.A altitude ajuda e muito

Link to comment
Share on other sites

Quanto à influência dos bloqueios no frio jordanense, quero ressaltar que em Curita, mesmo pra áreas de topo, bloqueios entre maio e agosto não chegam a destruir completamente a situação, já que ao menos asseguram frio noturno. O problema é quando temos, em maior ou menor grau, situação de pré-frontal, com entrada de vento norte à noite. No jul/08, que foi terrível pro RS, o aero de São José dos Pinhais chegou a marcar 2 graus com ASAS, e esta marca não foi superada naquele mês nem pelo ar polar do último findi de jul/08.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

CHUVA!!!!...

 

Uma fraca pancada... O incrível é como os volumes aumentaram aqui para o centro, praticamente seria em 24h toda a carga que estava projetada para dois, três dias... SBSM: 21012KT 9999 -TSRA FEW040CB BKN070 27/19 Q1013...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

A diferença em dias de chuva entre o INMET e a minha casa também ficava em 0.8º.

 

Como assim? Tu escreveu que sob chuva as suas medidas são 0,8 ºC mais baixas do que as do INMET?

 

Saudações E N C A R N A D A S

Duquia,espera aí, corrigindo, pois eu me confundi,, na realidade andei pesquisando umas anotações em dias nublados e outros com chuva, a média da diferença fica de 0.5º a 0.6º mais baixa aqui em casa, mas é preciso ressaltar que estou cerca de 50m mais alto que o Aeroporto Inmet,e também tem o detalhe que no período observado, eu ainda estava sem o abrigo, e o sensor ficava na janela ;) .Estando o sensor na janela, pega mais umidade direto Duquia, então creio que não sirva esta minha observação para comparação. :?:

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

E que tarde infernal!!A temperatura que estagnou no inmet nesta ultima hora segue subindo aqui na baixada,efeito muito parecido com o do inicio de fevereiro,quando fez 41,8°c aqui embaixo e 38,6°c no inmet.Neste momento céu limpo com poucas nuvens,pressao em leve declinio a 1013 hpa,URA em 27%,vento NW a 15 km/h e temperatura de 35.8°c.

Link to comment
Share on other sites

Consequências cíclicas

 

A erupção do vulcão islandês no dia 15 ainda não parou. Até agora, mais cinzas foram expelidas. Vale lembrar que este vulcão foi o menor entre os dois principais do país e as consequências dele estão sendo vagarosamente superadas, mas o problema será se o outro entrar em erupção, algo que não é descartado, já que a atividade sísmica por lá está em todo o vapor.

Mas as consequências desta erupção na Islândia não estão restritas a um caos aéreo e à Europa, muito menos a uma mera semana de problemas. Este vulcão irá influenciar no clima de maneira geral, e a intensidade da mudança está proporcionalmente ligada ao tempo em que ele ficará expelindo cinzas. Com isso, o clima do Brasil será afetado, e ainda mais... Podemos ter uma queda das nossas médias invernais em torno de 2 a 3°C, segundo minha professora de Física. O nosso inverno, que já iria ser bom pode ficar melhor, e o verão da Europa pode ser também mais frio.

Esperaremos para ver...

 

PS: apesar de ser Internacional, achei importante mostrar aqui também.

Link to comment
Share on other sites

Terror também em POA! Agora temos os seguintes valores:

 

Sertório: 34,3° :shock: :shock:

Moinhos de Vento: 33,1° (efeito do vento N batendo direto onde está a estação)

Lomba do Pinheiro: 32,9°

Menino Deus: 32,8°

Chácara das Pedras (aqui em casa): 32,5° com 47%

INMET (Jardim Botânico/ 13 h): 31,1°

Aeroporto (13 h): 31°

Av. Ipiranga/Av. Érico Veríssimo (Zero Hora): 30,6°

 

Ao menos a nebulosidade de altoestratus está aparecendo por aqui. Sinal da aproximação da frente.

Link to comment
Share on other sites

Consequências cíclicas

 

A erupção do vulcão islandês no dia 15 ainda não parou. Até agora, mais cinzas foram expelidas. Vale lembrar que este vulcão foi o menor entre os dois principais do país e as consequências dele estão sendo vagarosamente superadas, mas o problema será se o outro entrar em erupção, algo que não é descartado, já que a atividade sísmica por lá está em todo o vapor.

Mas as consequências desta erupção na Islândia não estão restritas a um caos aéreo e à Europa, muito menos a uma mera semana de problemas. Este vulcão irá influenciar no clima de maneira geral, e a intensidade da mudança está proporcionalmente ligada ao tempo em que ele ficará expelindo cinzas. Com isso, o clima do Brasil será afetado, e ainda mais... Podemos ter uma queda das nossas médias invernais em torno de 2 a 3°C, segundo minha professora de Física. O nosso inverno, que já iria ser bom pode ficar melhor, e o verão da Europa pode ser também mais frio.

Esperaremos para ver...

 

PS: apesar de ser Internacional, achei importante mostrar aqui também.

 

Tomara, só acho um exagero afirmar que as nossas médias devem cair de 2C a 3C.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Em SM após uma boa pancadinha que serviu para molhar um pouco o solo e refrescar, aqui foi em torno de 1mm, o sol voltou "à todo vapor"... Caímos de 29°C para 25ºC (INMET) / 26°C (BASM) conforme região da cidade... Agora, SBSM com 27°C; 62% e vento (Se-S) à 9km/h... INMET com 28.4°C; 59% e indicativo de rajada em 20.5Km/h...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

E que tarde infernal!!A temperatura que estagnou no inmet nesta ultima hora segue subindo aqui na baixada,efeito muito parecido com o do inicio de fevereiro,quando fez 41,8°c aqui embaixo e 38,6°c no inmet.Neste momento céu limpo com poucas nuvens,pressao em leve declinio a 1013 hpa,URA em 27%,vento NW a 15 km/h e temperatura de 35.8°c.

 

Ainda ontem eu comentei contigo que estava bom assim :twisted: :lol:

Aqui em casa, encostando nos 34C.

Link to comment
Share on other sites

Esse pré-frontal não vai aguentar até o pôr-do-sol! Já faz 29,8° com 50% e venta de NNE a 7,2 km/h. Está muito quente! A frente está sobre a Laguna dos Patos e o S do RS. Vamos ter chuva ainda de tarde. 8-)

 

P*** m*****, e pior é que tá durando, continua 34,3 na Sertório. Que dia infernal, não aguento mais calor, sério mesmo. Não dá mais. Tomara que depois dessa, tenhamos uma compensação com maio abaixo da média e sem episódios de calor. Porque até agora, abril fechará bem acima da média...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.