Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Vocês viram as fotos da ressaca no Rio??? :shock: :shock: :shock: :shock:

 

http://www.metsul.com/blog/

 

4 metros de onda!! Vejam o tamanho do monstro que aquele surfista pega com a ponte Rio-Niterói ao fundo!! :shock:

 

É o Trekinho (local da rua da minha mãe no Leblon) surfando a Lage da Praia Vermelha (onda que quebra bem longe da praia sobre fundo de pedra), bem na entrada da Baía. Vale reparar que ele tem presilhas nos pés, ou seja, ele entrou na onda puxado por um jet ski. NEstas condições é simplesmente impossível entrar na remada.

 

Vlw

Apareceu muito brevemente no Jornal Hoje a praia no Gravatá, em Navegantes, junto da divisa com a Penha: http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1564707-16022,00-A+RESSACA+VOLTOU+A+CASTIGAR+O+LITORAL+DO+SUL+E+SUDESTE.html Quando estive lá ficou na cara porque a borda de concreto do calçadão está desabando. Não arrumaram o calçadão para o verão, agora vai ficar pior ainda.

 

Por aqui ainda agradável, quase calor. Estou estabilizado em torno dos 25,3° atuais com 58% e vento SSE a 3,4 km/h. Tive rajada de 26,6 km/h.

 

Abraços com ressaca!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Troy,

Estou aqui desde 20 de junho do ano passado.

Pra quem acha que Curita tem muita infiltração marítima, é porque ainda não conhece o ABCDMRRP. A posição da costa aqui na região e a proximidade maior com a Serra do Mar fazem o clima da capital paranaense parecer um clima continental.

 

Tudo isso e ainda não nos trombamos por ai. :lol:

 

Alias, o que este P faz por ai ? Paranapiacaba ?

 

Eu captei o RP: Ribeirão Pires, mas não sei o R anterior. Rio Grande da Serra?

 

O sol começar a dar as caras por Curitiba. 11h, pouco vento e 16ºC.

 

Positivo, Rio Grande da Serra. Mas este P esta perdido por ai. :roll:

Link to comment
Share on other sites

Eu captei o RP: Ribeirão Pires, mas não sei o R anterior. Rio Grande da Serra?

 

O sol começar a dar as caras por Curitiba. 11h, pouco vento e 16ºC.

 

Positivo, Rio Grande da Serra. Mas este P esta perdido por ai. :roll:

Tive oportunidade de conhecer Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, não recordo em qual trecho, mas baixou uma neblina no meio da tarde por lá.

Link to comment
Share on other sites

Shima, to começando te dar razão, há algo mais que apenas efeito baixada naquela região de divisa Paraná e Santa catarina.A média de mínimas por lá tenho de reconhecer, é considerável. :shock: :o

Claro que já identifiquei 3 principais fatores para tal, a elevada altitude, a continentalidade,e baixada. ;)

Link to comment
Share on other sites

Shima, to começando te dar razão, há algo mais que apenas efeito baixada naquela região de divisa Paraná e Santa catarina.A média de mínimas por lá tenho de reconhecer, é considerável. :shock: :o

Claro que já identifiquei 3 principais fatores para tal, a elevada altitude, a continentalidade,e baixada. ;)

 

 

E o ar seco!!Sem ar seco nao tem minima baixa.

Link to comment
Share on other sites

Em longa e boa conversa com o Collety anteontem, ele me disse que conhece a região e sugeriu que o potencial de Gen. Carneiro, por exemplo, é sua localização perfeita junto ao planalto de Palmas, que recebe o ar gelado, que fica depositado nas boas baixadas.

 

Só baixada não basta, pois com o vento, tal efeito perde serventia, por razões óbvias.

 

Itaiópolis, Papanduva, Major Vieira, conheço todas. A região é bem propícia para receber e guardar o ar frio pesado, em vera baixada, que se potencializa diante da baixa frequência de vento.

Pois é Shima,mas mesmo assim, Major Vieira não apresentou mínima absoluta tão baixa.E de toda forma vc há de considerar que os -8.5º no Pantera são demonstração de força de baixada e conforme lhe falei,as grandes baixadas estão ali em Fontoura Xavier, Arvorezinha, São José do Herval.Por outro lado creio que não funciona muito assim, o ar frio escorrendo simplesmente, o que ocorre é a perda de calor e o resfriamento do próprio ar frio,senão os topos teriam mínimas iguais ou equivalentes às baixadas.

Link to comment
Share on other sites

O sol apareceu em CJ e voltamos a ter amplitude termica. Minima de 6,6C, a mais baixa do ano, maxima de 15,9C. Agora as 17:30, tenho 12,5C ja. Esta frio

Estou em Curitiba hoje, visitando a familia. Uma tarde muito gostosa e temperatura proxima a 19C. Dia lindo por aqui!

abs

Link to comment
Share on other sites

Mínimas registradas em Cascavel 10/04/10

 

PWS Delai Centro: 14,0°

Simepar: 13,5°

PWS PQSP: 13,6°

Aeroporto: 13°

PWS Baixada do Consolata: 11,6°

 

A máxima foi de 24,1° aqui e 23,6° no Simepar 8-) a UR chegou a 35% aqui :mrgreen:

No aeroporto deu máxima de 24° e a UR também chegou a 35%

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hoje :

 

Curitiba: 11,4°C / 20,0°C

Porto Alegre: 12,5°C / 26,3°C

Brasilia: 13,3°C / 26,0°C

Sao Paulo: 13,9°C / 20,9 °C

Campo Grande: 14,1°C / 27,0°C

Belo Horizonte: 15,3°C / 24,7°C

Rio de Janeiro: 15,8°C / 26,7°C

Florianopolis: 15,9°C / 23,4°C

Goiania: 16,0°C / 30,2°C

Cuiaba: 16,4°C / 30,8°C

Rio Branco: 18,6°C / 29,9°C

 

Em BH (Pampulha), a mínima foi de 12,7º C nesse sábado.

Link to comment
Share on other sites

Farroupilha conta com mais uma estação Davis e Webcam.

http://tta.anselmi.com.br/weather/

Também está no ar a Estação da Vicentina localizada entre Farroupilha e Bento Gonçalves

http://weather.anselmi.com.br/

O detalhe da estação da Vicentina é de que ela é aspirada porém este dispositivo não está funcionando, logo as máximas estão acima do real.

Link to comment
Share on other sites

Hoje fui ao ponto mais alto do Rio Grande! Estive no Monte Negro com 1403 metros de altitude! O lugar é lindo, porém a escalada até o seu cume é muito complicada. Há muito mato e o terreno é enlameado. Os nossos tênis ficam uma maravilha, hehehehe!

 

A estação da Metsul está lá em cima, porém sem equipamentos de medição dentro dela. Fiquei imaginando a dificuldade de se levar tudo aquilo lá para o cume com um saco de cimento, pois ela está concretada. Hoje entendo o porquê da desistência de de coletar dados do local.

 

1- Chegando no local

imagesbj.jpg

 

2- Monte Negro ao fundo

imageox.jpg

 

3- Vista sudeste

imageec.jpg

 

4- Estação

imageul.jpg

 

5 - Altura do perau e meu amigo que ajudou na escalada do cume, afinal não recomendo a subida do mesmo sozinho. As mulheres normalmente não querem enfiar o pé na lama!

imagelwg.jpg

 

Espero que tenham gostado!

Link to comment
Share on other sites

Farroupilha conta com mais uma estação Davis e Webcam.

http://tta.anselmi.com.br/weather/

Também está no ar a Estação da Vicentina localizada entre Farroupilha e Bento Gonçalves

http://weather.anselmi.com.br/

O detalhe da estação da Vicentina é de que ela é aspirada porém este dispositivo não está funcionando, logo as máximas estão acima do real.

Que bom ver vc por aqui Anselmi, e que bom que a Vicentina salva a Serra Gringa e mostra aforça das baixadas daí, pois quem não conhece, olha o Inmet de Bento e acha que o friozinho da região é aquilo lá. :D

Link to comment
Share on other sites

Farroupilha conta com mais uma estação Davis e Webcam.

http://tta.anselmi.com.br/weather/

Também está no ar a Estação da Vicentina localizada entre Farroupilha e Bento Gonçalves

http://weather.anselmi.com.br/

O detalhe da estação da Vicentina é de que ela é aspirada porém este dispositivo não está funcionando, logo as máximas estão acima do real.

 

Legal, Anselmi!

 

Cara, qual é o modelo destas Davis? Vi que optaste pela conexão via WeatherLink IP.

 

Parabéns!

Link to comment
Share on other sites

Hoje fui ao ponto mais alto do Rio Grande! Estive no Monte Negro com 1403 metros de altitude! O lugar é lindo, porém a escalada até o seu cume é muito complicada. Há muito mato e o terreno é enlameado. Os nossos tênis ficam uma maravilha, hehehehe!

 

A estação da Metsul está lá em cima, porém sem equipamentos de medição dentro dela. Fiquei imaginando a dificuldade de se levar tudo aquilo lá para o cume com um saco de cimento, pois ela está concretada. Hoje entendo o porquê da desistência de de coletar dados do local.

 

1- Chegando no local

imagesbj.jpg

 

2- Monte Negro ao fundo

imageox.jpg

 

3- Vista sudeste

imageec.jpg

 

4- Estação

imageul.jpg

 

5 - Altura do perau e meu amigo que ajudou na escalada do cume, afinal não recomendo a subida do mesmo sozinho. As mulheres normalmente não querem enfiar o pé na lama!

imagelwg.jpg

 

Espero que tenham gostado!

 

AS fotos ficaram ótimas,Bruno.É realmente um lugar interessante de connhecer,fica a dica.

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha, Bruno!! Belas fotos! Uma beleza! :D 8-)

 

Fui procurar o Monte Negro do Google Earth e descobri que o pico fica la latitude de Criciúma. Para ser mais exato, a 35 km em linha reta da cidade. Outra coisa interessante é que na foto, de 27/2/2007, aparece um pequeno ponto branco numa breve clareira no alto do monte. Seria o abrigo da MetSul? Parece que a MetSul colocou o abrigo lá em 2006.

 

Qual era a temperatura lá no alto? E que horas eram?

 

Parabéns de novo pelas fotos!

 

Por aqui a máxima foi de 26,1° logo às 13:10, mas empatei o valor às 13:59 e fiquei em 25° até às 16:30 com vento E aumentando. Agora faz 18,6° com 80% e vento ESE a 6,8 km/h. Estamos caminhando para um noite com nevoeiro.

 

Abraços fotográficos!

Link to comment
Share on other sites

Hoje foram registradas as menores temperaturas do ano em diversas localidades. As mínimas:

12,4°C Poxoréo

12,4°C Comodoro

12,5°C Cáceres

13,1°C Salto do Céu

13,4°C Diamantino

13,9°C Tangará da Serra

14,2°C Pontes e Lacerda

14,3°C São José do Rio Claro

14,5°C Campo Verde

15,3°C Vila Bela

16,4°C Cuiabá

 

Hoje vi uma máxima de 36°C na estação do INMET em Cáceres sendo que a temperatura não passou de 32°C,concerteza houve um erro no envio ou na coleta de dados.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!!

 

Foi registrada nesta manha a menor minima do ano até agora nos 4 pontos da cidade.A automatica do inmet daqui de santa rosa registrou a 3° minima do RS,perdendo para Vacaria e ausentes.A amplitude termica aqui na baixada será a maior do ano até agora.

 

6.8[bAIXADA] 9.0[PARQUE] 10.2[iNMET] 12.4[CENTRO]

Link to comment
Share on other sites

Belo Horizonte teve, nessa madrugada, sua menor mínima do ano até o momento: 12,2º C segundo INMET na região da Pampulha. Visto que a média climatológica da temperatura mínima para o mês é de 17,3º C, esse valor realmente chama muita atenção. 8-) Agora a pergunta que não quer calar: o que esperar de julho no Sudeste do país esse ano?

Link to comment
Share on other sites

Mínimas em SP hoje

 

07,8°C Campos do Jordão

11,0°C Guarulhos (Cumbica)

11,0°C São Luís do Paraitinga

11,2°C Ituverava

11,5°C São Simão

11,8°C Sorocaba

12,0°C São José dos Campos

12,2°C Taubaté

12,3°C Barra do Turvo

12,3°C Ribeirão Preto (Ipê Golf Club)

12,6°C Casa Branca

13,0°C Campinas (Viracopos)

13,0°C Itapira

13,0°C Piracicaba

13,0°C Pradópolis

13,0°C Taubaté (Base Aérea)

13,2°C Rancharia

13,3°C Guarulhos

13,5°C Matão

13,6°C Franca

13,6°C Itapeva

13,6°C São Carlos

13,8°C Catanduva

14,0°C Avaré

14,0°C São Paulo (Campo de Marte)

14,0°C São Paulo (Mirante de Santana)

14,1°C Bauru

14,2°C Ourinhos

14,3°C Ariranha

14,4°C Campinas (Cepagri)

14,5°C São Miguel Arcanjo

14,6°C Votuporanga

14,7°C Barra Bonita

15,0°C Ribeirão Preto (Leite Lopes)

15,1°C Lins

15,4°C José Bonifácio

15,4°C Presidente Prudente

15,7°C Valparaíso

16,0°C São José do Rio Preto

17,0°C Iguape

Link to comment
Share on other sites

Voltei para Jaraguá hoje pela manhã. Agora céu com muitas nuvens. Antes até choveu um pouco, mas foi bem rápido.

 

No mais, o GFS coloca uma mínima em torno de 11ºC para amanhã aqui em Jaraguá (o que eu duvido...).

 

:)

Link to comment
Share on other sites

Será que eu devo abrir um tópico sobre o inverno de 2010, assim como o fiz em 2009?

 

Com qual finalidade e objetivo do tópico?

O mesmo do ano passado: previsões, comentários, intuições, comparações com outros anos...

Link to comment
Share on other sites

Mínimas em SP hoje

 

07,8°C Campos do Jordão

11,0°C Guarulhos (Cumbica)

11,0°C São Luís do Paraitinga

11,2°C Ituverava

11,5°C São Simão

11,8°C Sorocaba

12,0°C São José dos Campos

12,2°C Taubaté

12,3°C Barra do Turvo

12,3°C Ribeirão Preto (Ipê Golf Club)

12,6°C Casa Branca

13,0°C Campinas (Viracopos)

13,0°C Itapira

13,0°C Piracicaba

13,0°C Pradópolis

13,0°C Taubaté (Base Aérea)

13,2°C Rancharia

13,3°C Guarulhos

13,5°C Matão

13,6°C Franca

13,6°C Itapeva

13,6°C São Carlos

13,8°C Catanduva

14,0°C Avaré

14,0°C São Paulo (Campo de Marte)

14,0°C São Paulo (Mirante de Santana)

14,1°C Bauru

14,2°C Ourinhos

14,3°C Ariranha

14,4°C Campinas (Cepagri)

14,5°C São Miguel Arcanjo

14,6°C Votuporanga

14,7°C Barra Bonita

15,0°C Ribeirão Preto (Leite Lopes)

15,1°C Lins

15,4°C José Bonifácio

15,4°C Presidente Prudente

15,7°C Valparaíso

16,0°C São José do Rio Preto

17,0°C Iguape

picture24n.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.