Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Maio de 2008


Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A rodada das 06Z do GFS dá manchas de 0ºC a 04ºC na região de Curitiba por alguns dias na próxima semana, inclusive com uma pequena mancha entre -04ºC e 0ºC acho que na região de União da Vitória aproximadamente na quarta de manhã, Alexandre, Duquia, Caio... o que vai acontecer aqui para o PR, SP e MS na próxima semana? Esse frio deslocado mais ao norte da região sul e redondezas procede?

 

Procede. O bolsão de ar frio e seco deve atingir em cheio toda a região Centro-Sul. Entre os mais beneficiados destaco o Paraná. Isto porque o estado estará em posição privilegiada, ciclone e umidade longe, secura e frio continental por perto. Não acredito em marcas negativas, mas que deve-se aproximar de zero, isso com certeza. Desconheço a dinâmica de Curitiba, mas arriscaria em algo abaixo dos 5oC.

 

E a última rodada do GFS acaba de sinalizar uma potente incursão de ar frio por volta dos dias 14/15. Vamos acompanhar!

Link to comment
Share on other sites

Agora é que deve engrossar a chuva por aqui. Comecei a ouvir trovoadas nos últimos 10 minutos, e a temperatura está caindo: faz 15,8° aqui em casa e 15,1° no Bruno. Em Canela ainda está 15,8°, mas certamente esfriará por lá.

 

Chuva contínua de fraca à moderada e bem espalhada pelo vento. Até o momento foram 21,9 mm de chuva.

 

O vento virou para SE e S. Isso explicaria o resfriamento. A pouco tive rajada de 16,3 km/h em local protegido.

 

Acompanhemos... 8)

Link to comment
Share on other sites

Tempo monótono no noroeste, desde ontem a temperatura variou somente 2ºc. Segue garoando densamente e com vento, ingredientes perfeitos para uma paisagem hibernal. Ontem e hoje tivemos as duas menores máximas do ano, ontem 14,5ºc e hoje 13,7ºc. Agora faz 12ºc e não há sinal aparente de mudança.

Link to comment
Share on other sites

O vento está bem fraco por aqui depois de virar para SE e S. Parece que virará para O! Estava de NE em Tramandaí e O em Rio Pardo. Estamos no meio do sistema e num dia muito cinzento!!

 

Segue a chuva moderada e contínua com trovoadas bem isoladas, porém fortes. Tenho 15,5° com 36,0 mm acumulados até agora. E chove sem parar... desde às 9 h.

Link to comment
Share on other sites

A chuva agora é forte, por vezes moderada, mas estava torrencial a pouco!!! Já acumulei 50,8 mm e não há sinal de que a chuva irá parar!!! :shock: É muita chuva e contínua!

 

Tenho 15,6° e 1010,4 mb. Vento ainda fraco a 4 km/h.

 

Aqui na fronteira chove e venta muito, também. Agora 12C em Livramento.

Link to comment
Share on other sites

Comentário da véia ao chegar da rua: "é um dilúvio".

No horário da tua postagem estava um dilúvio!! As partes baixas do meu bairro junto ao Três Figueiras (R. José Gertum e Teixeira Mendes) estavam um rio!!

 

Até agora acumulei 67,7 mm! O vento E voltou a soprar e a temperatura subiu. Tenho 16,1°. Pressão caindo: 1010,1 mb.

 

Abraços diluviais!

Link to comment
Share on other sites

E a chuva continua moderada à forte por aqui!! RUMO AOS 100 MM!!!! :shock:

 

Acumulado até o momento: 94,5 mm!!

 

Tenho 16,8° com 1008,3 mb!

 

Pena que 45 minutos depois de sair de casa, minha estação saiu do ar (20:35). Perdi toda a evolução da tormenta até às 23:30. :?

Link to comment
Share on other sites

Ah, não.... além da minha estação sair do ar às 2:45 o meu pluviômetro foi virado pelo vento!!!! :cry:

 

Ao que indica essa tragédia ocorreu em torno das 5 h, quando o acumulado de chuva do INMET se aproxima do meu último valor. Foram 135,4 mm de chuva por aqui (somado a distorção na capotagem do aparelho).

 

Tenho 16,3° e 1014,8 mb. A rajada máxima atingiu 30,8 km/h nessa noite.

Link to comment
Share on other sites

Nessa noite eu dormi 8 h, sendo que minha estação saiu do ar 1:15 depois de eu deitar; meu pluviômetro virou na maior chuva dos últimos anos em POA.

 

Mas agora tudo voltou ao normal. Tenho 16,6° com 1015,3 mb. Choveu apenas 0,7 mm nos últimos minutos e está chuviscando.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante esse volme de chuva na região leste do RS/SC. Aqui na fronteira oeste apenas chuva leve com vento constante de sul. Agora faz 17C no interior do município de Uruguaiana.

 

A pior notícia que poderia vir a ter foi a queda da minha conexão em Canela devido à queda de luz. Não teremos dados da serra até que eu vá lá reiniciar o computador... :(

 

Espero, agora, que a chuva só volte com força amanhã por volta das 16hs. Tem que durar umas 2hs. Vai ser a alegria de 2/3 do RS! :D

 

Abs!!

Link to comment
Share on other sites

Bazianos,

não estou entendendo nada aqui no Rio.Choveu durante a madrugada com a mínima chegando a 19,6°C, porém o tempo abriu no início da manhã e desde então faz muito sol com poucas nuvens por aqui.Mas o ar frio não chegou, pois neste momento tenho 29,7°C e 65% de URA, está até abafado aqui na zona norte, enquanto São Paulo também faz sol mas 18-19°C, uma diferença absurda(o normal é o Rio ser 5-6°C mais quente), parece até aquelas situações quando uma frente fria já está em SP e no Rio ainda é pré frontal, mas não tem frente fria nenhuma! :shock:

Posso estar falando besteira, mas será que isso é um "corredor vazio" entre o ar frio que está em SP e a frente fria que já saiu do RJ, e o Rio estaria sem sofrer a ação de nenhum dos dois sistemas, e por isso esse calor?O litoral paulista parece estar na mesma situação que o Rio, lá faz 28°C, e até mesmo Campos do Jordão está estranha, com 17°C, pouquíssima diferença com a capital paulista!Está muito estranho isso aqui!

Link to comment
Share on other sites

Início de tarde de céu claro, muito sol e temperatura de apenas 18ºC em Sampa...fazia tempo que uma massa polar não entrava tão lindamente no estado de SP. Quem hj de manhã saiu de casa de bermuda e regata achando que por estar sol faria calor, caiu do cavalo !!!

Perspectiva de madrugadas bem frias por aqui até pelo menos quarta-feira , na faixa dos 10 graus....Aleluia !!!

 

Grande ciclone !!!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

FONTE O GLOBO :

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/05/03/ciclone_extratropical_provoca_chuvas_ventos_fortes_no_sul-427185137.asp

 

Ciclone extratropical provoca chuvas e ventos fortes no Sul

 

Publicada em 03/05/2008 às 11h21m

Click RBS e O Globo Online

RIO - O ciclone extratropical que está na costa do Rio Grande do Sul provocou chuvas e ventos muito fortes no leste gaúcho ao longo da madrugada deste sábado. Na noite da sexta-feira, o ciclone provocou temporais com chuvas fortes e ventos em Santa Catarina, mas ao longo da madrugada, ele se deslocou mais para o sul, atingindo de forma mais intensa o estado gaúcho.

 

O ciclone extratropical que se formou entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Durante a madrugada choveu e ventou muito forte em Porto Alegre, uma das cidades mais atingidas pelo ciclone. A chuva histórica superou a média do mês, e rajadas de vento ultrapassaram os 100 km/h e pelo menos 300 pessoas tiveram de abandonar suas casas às pressas.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 146,4 milímetros entre as 4h de sexta-feira e as 8h de sábado - 22% mais do que os 119 milímetros esperados para todo o mês de maio, conforme a Central de Meteorologia. Em apenas uma hora, no final da tarde de sexta, a chuva acumulou 22 milímetros.

 

No começo da manhã de sábado, a coordenação estadual da Defesa Civil ainda não tinha informações precisas sobre a dimensão dos transtornos. Problemas como alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores nas regiões de Santo Antônio da Patrulha, Cidreira, Três Coroas, Caraá, e arredores de Porto Alegre foram registrados.

 

Meteorologistas prevêem que o fenômeno atinja com ainda maior intensidade municípios do Litoral, da Região Metropolitana e da Serra a partir deste sábado. A previsão é que o tempo comece a melhorar no domingo, mas o alerta de ventania segue até a noite de segunda-feira.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.