Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Abril 2008


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Valeu Tucci,parabéns!

OBS:só pra informar os bazianos, a metede de Soledade já está em alta definição no google earth agora 8) 8)

Revisando a minha altitude a linha dos 700m, passa exatamente sobre minha casa hehe :D

Valeu PH! Minha proxima meta é mostrar a Soledade o que é frio de verdade, com minha estacao de campos online!!!!!!!! :wink:

 

Abraçao

Link to comment
Share on other sites

Valeu Tucci,parabéns!

OBS:só pra informar os bazianos, a metede de Soledade já está em alta definição no google earth agora 8) 8)

Revisando a minha altitude a linha dos 700m, passa exatamente sobre minha casa hehe :D

Valeu PH! Minha proxima meta é mostrar a Soledade o que é frio de verdade, com minha estacao de campos online!!!!!!!! :wink:

 

Abraçao

 

Arranjando sarna para se coçar, hehehehe

Link to comment
Share on other sites

VOLTANDO A AMPLITUDE. LEMBRO DE VIDEIRA JÁ TER DADO NUM DIA; -1,6 A 27,0. E ENTRE AS 09:00; 0,2 E AS 15:00; 20,0. O VALE DO RIO DO PEIXE É CAMPEÃO NESTE QUESITO.

 

EM CAÇADOR, NAQUELA MÍNIMA, OS DIAS FORAM;

 

-11/6

-14/8

-11/9 OU 10

 

NÃO TENHO CERTEZA ABSOLUTA, FOI O QUE ME LEMBRO DA CONVERSA COM O OBSERVADOR, SR. VILSON.

Link to comment
Share on other sites

Valeu Tucci,parabéns!

OBS:só pra informar os bazianos, a metede de Soledade já está em alta definição no google earth agora 8) 8)

Revisando a minha altitude a linha dos 700m, passa exatamente sobre minha casa hehe :D

Valeu PH! Minha proxima meta é mostrar a Soledade o que é frio de verdade, com minha estacao de campos online!!!!!!!! :wink:

 

Abraçao

Maravilha Tucci, vamos conferir o frio da gelada Campos do Jordão então :D Em contra-partida Soledade já mostrou e continuará mostrando à Campos do Jordão, o que é neve de verdade e sensação térmica de frio extremo :wink:

Ah e não esquecendo de incluir SJ,Ausentes, Canela, e centenas de cidades onde ocorre neve tipo assim à cada 30 por aqui dá uma por aí :lol: :lol: :lol: :lol: (by Ronaldo) não poderia deixar passar em branco :wink: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Última rodada do GFS coloca a temp. em 850 a 2.6C em POA. Vai dar um frio bem interessante, primeiro do ano realmente forte, especialmente para a época!!

 

Hoje é dia do Fórum da Liberdade aqui em Porto Alegre, na PUCRS. Trata-se de um fórum muito importante, com diversas personalidades, entre elas Luiz Carlos Molion (detalhe que este é um dos maiores defensores de um RESFRIAMENTO global) e o bigodudo americano Philip Fearnside.

 

Confiram:

 

http://www.forumdaliberdade.com.br/novo/palestrantes.php

Link to comment
Share on other sites

Última rodada do GFS coloca a temp. em 850 a 2.6C em POA. Vai dar um frio bem interessante, primeiro do ano realmente forte, especialmente para a época!!

 

Hoje é dia do Fórum da Liberdade aqui em Porto Alegre, na PUCRS. Trata-se de um fórum muito importante, com diversas personalidades, entre elas Luiz Carlos Molion (detalhe que este é um dos maiores defensores de um RESFRIAMENTO global) e o bigodudo americano Philip Fearnside.

 

Confiram:

 

http://www.forumdaliberdade.com.br/novo/palestrantes.php

Bem interessante o cenário que o GFS vem desenhando. Aquela invasão polar clássica, acho que pode gear nas áreas altas de todo o planalto Sul-Brasileiro e dá pra esperar uns 0°C na Serra.
Link to comment
Share on other sites

Última rodada do GFS coloca a temp. em 850 a 2.6C em POA. Vai dar um frio bem interessante, primeiro do ano realmente forte, especialmente para a época!!

 

Hoje é dia do Fórum da Liberdade aqui em Porto Alegre, na PUCRS. Trata-se de um fórum muito importante, com diversas personalidades, entre elas Luiz Carlos Molion (detalhe que este é um dos maiores defensores de um RESFRIAMENTO global) e o bigodudo americano Philip Fearnside.

 

Confiram:

 

http://www.forumdaliberdade.com.br/novo/palestrantes.php

Bem interessante o cenário que o GFS vem desenhando. Aquela invasão polar clássica, acho que pode gear nas áreas altas de todo o planalto Sul-Brasileiro e dá pra esperar uns 0°C na Serra.

 

Sim o cenário está muito favorável ao frio. E acredito que pelas últimas projeções abre-se a janela para a primeira negativa do ano. Se tudo ocorrer como os modelos vem mostrando nas últimas rodadas, este mês pode ser bem caracterizado pela La Nina e terminar com temperaturas abaixo da média climatológica em grande parte do centro-sul.

Link to comment
Share on other sites

Não sei até quando vou aguentar ficar em POA. O curso não me anima, a cidade e estar longe da família também não. E outro agravante: O FRIO!

Que vontade de estar em TM acompanhando as temperaturas e fotografar a geada :cry: .

 

Sei bem o que é passar por esta situação. Vivi exatamente a mesma coisa quando morei fora do RS. É difícil, porém te garanto uma coisa: ISSO PASSA! Demora uns 4/6 meses, mas passa! Depois que tu começar a se enturmar e se acostumar com o ambiente universitário, quando tu voltares eventualmente para TM vai começar a sentir falta da farra e dos amigos universitários de Porto Alegre. 9 em 10 estudantes universitários que vem do interior são assim e passam pelo mesmo problema que vc está passando agora.

 

Quanto ao frio. Vai se acostumando. Porto Alegre, junto com o litoral norte do RS, é a cidade com o clima mais monótono do Estado. Ao menos tu estás fora da área urbana, o que lhe permite vivenciar e experimentar marcas muito melhores que as da maioria da cidade. A única vantagem daqui de POA é que estamos próximos da região mais fria do RS, a serra do NE.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

QUINTA OU SEXTA COMEÇARÁ A FUNCIONAR A AUTOMÁTICA DO INMET EM S.JOAQUIM!!!

 

 

HOJE;

 

INMET; 12,5

 

CLIMATERRA; 10,7

 

BANDEIRA; 10,0

 

VILA; 8,0

 

URUPEMA; 8,0

 

Bela notícia apesar de provavelmente estar localizada no mesmo local da estação convencional, portanto, no pior local para o registro de mínimas da cidade. E mais uma vez a encosta da Vila Francioni funcionando bem! Está disponível on-line, Ronaldo?

Link to comment
Share on other sites

QUINTA OU SEXTA COMEÇARÁ A FUNCIONAR A AUTOMÁTICA DO INMET EM S.JOAQUIM!!!

 

 

HOJE;

 

INMET; 12,5

 

CLIMATERRA; 10,7

 

BANDEIRA; 10,0

 

VILA; 8,0

 

URUPEMA; 8,0

 

Bela notícia apesar de provavelmente estar localizada no mesmo local da estação convencional, portanto, no pior local para o registro de mínimas da cidade. E mais uma vez a encosta da Vila Francioni funcionando bem! Está disponível on-line, Ronaldo?

 

Anciosamente esperando!

 

Teremos um monitoramento de temperaturas nas serras do sul como jamais tivemos. Este inverno vai ser transmitido ao vivo para todo Brasil. E não é pela Globo.

 

Temos automática em:

 

Monte Verde

Campos do Jordão (Tucci)

Inácio Martins

Morro da Igreja

São Joaquim

Caçador

Ausentes

Canela (Bruno)

Lagoa Vermelha

Bento

Soledade

Canguçu

Bagé

Livramento

Chuí

 

As Top 15 do Brasil ao meu ver.

Link to comment
Share on other sites

Não sei até quando vou aguentar ficar em POA. O curso não me anima, a cidade e estar longe da família também não. E outro agravante: O FRIO!

Que vontade de estar em TM acompanhando as temperaturas e fotografar a geada :cry: .

 

Sei bem o que é passar por esta situação. Vivi exatamente a mesma coisa quando morei fora do RS. É difícil, porém te garanto uma coisa: ISSO PASSA! Demora uns 4/6 meses, mas passa! Depois que tu começar a se enturmar e se acostumar com o ambiente universitário, quando tu voltares eventualmente para TM vai começar a sentir falta da farra e dos amigos universitários de Porto Alegre. 9 em 10 estudantes universitários que vem do interior são assim e passam pelo mesmo problema que vc está passando agora.

 

Passei por isso. Saí de Santos, fui à Capital de SP e estou em Ctba. saí de casa há 5 anos, e foi uma das melhores coisas que fiz para amadurecer a mente e enfrentar o mundo. Difícil foi, mas é superável. Claro, eu tinha 24 anos, já formado... Enfrentei os mesmíssimos problemas.

 

Ricardo, a família é importante. Tenho saudades da minha, onde a vejo uma vez por mês, quando enfrento 400km pela terra ou ar. Veja pelo lado da experiência em morar fora de casa.

 

Joro-lhe: Está no caminho certo e logo logo superará a amargura e saudade.

 

Aproveite a oportunidade de estudar numa das melhores Faculdades do Brasil. Aproveite a oportunidade que está tendo, pois muitos não o tem. Aproveite cada minuto para acrescer conhecimento e não ficar pensando na distância, nos amigos, na família... Fiz isso e deu certo :wink:

 

 

 

 

Centro Cívico e Campo Comprido, mínima de 15,8ºC. Bacacheri, 15,0

 

Agora, na capital mais fria do Brasil, 12h20, 46% e 23,2ºC.

 

No Alex, Campo Comprido: 25ºC e 42%. No aero do Bacacheri, 49% e 24ºC

Link to comment
Share on other sites

O quê?? De novo??

 

Quaraí: 10,1ºc

 

Santa Maria: 12,3ºc

 

Santa Rosa: 12,5ºc :shock:

 

Ausentes: 12,9ºc

 

Soledade: 15,1ºc

 

Bento Gonçalves: 16,8ºc

 

Porto Alegre: 17,9ºc

 

 

Santa Rosa (Três de Maio também) GANHARAM DE AUSENTES, e novamente estão na frente de Soledade e Bento.

Em compensação, nas máximas nem vou comparar, é judiaria :lol: :lol:

Estou p. da cara, a babá, foi abrir a janela e pimba derrubou meu term de mercúrio, o coitadinho caiu de uma atura de 2m30 e não reistiu foi-se :lol: :cry:

Link to comment
Share on other sites

O quê?? De novo??

 

Quaraí: 10,1ºc

 

Santa Maria: 12,3ºc

 

Santa Rosa: 12,5ºc :shock:

 

Ausentes: 12,9ºc

 

Soledade: 15,1ºc

 

Bento Gonçalves: 16,8ºc

 

Porto Alegre: 17,9ºc

 

 

Santa Rosa (Três de Maio também) GANHARAM DE AUSENTES, e novamente estão na frente de Soledade e Bento.

 

Vocês estão de sacanagem, não ?

Link to comment
Share on other sites

O quê?? De novo??

 

Quaraí: 10,1ºc

 

Santa Maria: 12,3ºc

 

Santa Rosa: 12,5ºc :shock:

 

Ausentes: 12,9ºc

 

Soledade: 15,1ºc

 

Bento Gonçalves: 16,8ºc

 

Porto Alegre: 17,9ºc

 

 

Santa Rosa (Três de Maio também) GANHARAM DE AUSENTES, e novamente estão na frente de Soledade e Bento.

 

Vocês estão de sacanagem, não ?

 

 

MILHO AOS PINTOS.....KKKKKKKKKKKKK

Link to comment
Share on other sites

O quê?? De novo??

 

Quaraí: 10,1ºc

 

Santa Maria: 12,3ºc

 

Santa Rosa: 12,5ºc :shock:

 

Ausentes: 12,9ºc

 

Soledade: 15,1ºc

 

Bento Gonçalves: 16,8ºc

 

Porto Alegre: 17,9ºc

 

 

Santa Rosa (Três de Maio também) GANHARAM DE AUSENTES, e novamente estão na frente de Soledade e Bento.

 

Vocês estão de sacanagem, não ?

 

 

MILHO AOS PINTOS.....KKKKKKKKKKKKK

 

Estão dando milho aos pintos a dias!

 

Claro que nas máximas, PH, Soledade está bem abaixo, mas há de concordar que nas mínimas (medida importante em ralação ao FRIO) Santa Rosa e TM vem dando um show para as condições da região.

Link to comment
Share on other sites

Interessante notar o que faz um vento leste. Eu tinha u.r. de 41% às 19:30, mas o vento entrou e a u.r. atingiu 61% às 20:40. Fazia 23,5° nesse horário. O vento só parou à 0:30 quando fazia 21,8°. A temperatura entrou em boa queda pouco antes das 2 h. Tive mínima de 18,8°.

 

Por enquanto mais um dia bem seco. Céu absolutamente limpo (típico de alta subtropical) e tenho 31,3° com 44%. P.o. em 17,5° e pressão de 1013,1 mb. Vento predominante de O e NO a 2 km/h.

 

Não sei até quando vou aguentar ficar em POA. O curso não me anima, a cidade e estar longe da família também não. E outro agravante: O FRIO!

Que vontade de estar em TM acompanhando as temperaturas e fotografar a geada :cry: .

Teremos um frio bem significativo no início da próxima semana, e já aviso para não se surpreender se POA estancar com 10° e nublado enquanto tua cidade despenca à perto de 0°. Às vezes dá até mais frio em Floripa.

 

Te acostuma que noite de céu limpo em entrada de ar frio nunca é garantia por aqui.

 

Abraços nublados!

Link to comment
Share on other sites

O quê?? De novo??

 

Quaraí: 10,1ºc

 

Santa Maria: 12,3ºc

 

Santa Rosa: 12,5ºc :shock:

 

Ausentes: 12,9ºc

 

Soledade: 15,1ºc

 

Bento Gonçalves: 16,8ºc

 

Porto Alegre: 17,9ºc

 

 

Santa Rosa (Três de Maio também) GANHARAM DE AUSENTES, e novamente estão na frente de Soledade e Bento.

 

Vocês estão de sacanagem, não ?

 

 

MILHO AOS PINTOS.....KKKKKKKKKKKKK

 

Estão dando milho aos pintos a dias!

 

Claro que nas máximas, PH, Soledade está bem abaixo, mas há de concordar que nas mínimas (medida importante em ralação ao FRIO) Santa Rosa e TM vem dando um show para as condições da região.

Isso é típico da subtropicalização da alta polar. A atmosfera fica extremamente estável, seca e sem vento e a queda de temperatura à noite torna-se mesmo muito forte! Resultado: acentuação da microclimatização. Com a subtropicalização da mP, perde-se o frio em altitude. Com isso as regiões do Planalto e da serra têm menor perda de calor à noite.

 

Já vi a mínima em POA ser menos do que Bom Jesus!! Algo muito incomum, mas possível. Ademais, não raro o INMET de POA tem mínima abaixo das de Caxias. Ontem deu 16,0° lá em 16,9° em POA!! Foi quase! E os aparados e a serra de SC por vezes ficam rivalizando com as áreas baixas do RS.

 

Abraços comparativos subtropicais! 8)

Link to comment
Share on other sites

Tava brincando com o Ricardo, mas falando sério eu nunca desmereci a continentalidade e neste quesito Santa Rosa está entre as primeiras do RS.E o Marcos disse bem, gurizada coloquem na cabeça que em matéria de mínimas existe muito, muito mais que apenas altitude para interferir, coloquem na balança,latitude,altitude,mas principalmente formato do relevo(tipo de baixada) e continentalidade!!!

E não duvido que por vezes Santa Rosa tenha as menores mínimas especialmente do norte do RS pra cima. :wink:

Link to comment
Share on other sites

De acordo com a última imagem de satélite da região Sudeste, um aglomerado de nuvens com desenvolvimento bem significativo está vindo da região da serra da mantiqueira para a zona da mata Mineira...de fato, já percebo muitas nuvens entrando de sudoeste aqui, com CB's em desenvolvimento. Vem chuva !

Link to comment
Share on other sites

De acordo com a última imagem de satélite da região Sudeste, um aglomerado de nuvens com desenvolvimento bem significativo está vindo da região da serra da mantiqueira para a zona da mata Mineira...de fato, já percebo muitas nuvens entrando de sudoeste aqui, com CB's em desenvolvimento. Vem chuva !

 

Verdade acreditando porém que ela atingirá a Zona Norte de São Paulo e não irá tão em direção a Zona da Mata.

abraços

Link to comment
Share on other sites

De acordo com a última imagem de satélite da região Sudeste, um aglomerado de nuvens com desenvolvimento bem significativo está vindo da região da serra da mantiqueira para a zona da mata Mineira...de fato, já percebo muitas nuvens entrando de sudoeste aqui, com CB's em desenvolvimento. Vem chuva !

 

Pensando Bem eu acho que vc esta certo grande Renan. Indo direto para Juiz de Fora. :lol:

Link to comment
Share on other sites

AGORA, 17h:

 

CJ: 16ºC.

 

SJ: 22ºC.

 

Ausentes: 23ºC

 

Soledade: 29ºC.

 

Fonte:Carlos Dias, que acabou de me ligar estupefato diante do calor de Soledade.

 

Aqui em Ctba: 25ºC.

 

 

Se fez 29ºC no topo, pode ter passado facilmente dos 30ºC nas baixadas, pois é notório que estas tem também máximas maiores sob ar seco!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Diferente daquele calor de janeiro, hoje estava muito seco, seca a garganta só que alivia, na sensação, não fica um calor tão insuportável, mas que foi quente foi :D Passo Fundo não ficou muito longe 28,9º,aliás depois de levar tunda por semanas nas max :lol: Bento com 29,3º e Santa Rosa então 33,3º :shock: que poderia chamar-se "Esquenta Rosa" :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Diferente daquele calor de janeiro, hoje estava muito seco, seca a garganta só que alivia, na sensação, não fica um calor tão insuportável, mas que foi quente foi :D Passo Fundo não ficou muito longe 28,9º,aliás depois de levar tunda por semanas nas max :lol: Bento com 29,3º e Santa Rosa então 33,3º :shock: que poderia chamar-se "Esquenta Rosa" :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Porquê te espantastes tanto com a diferença das máximas Paulo??

Entre Soledade e Santa Rosa nas máximas houve variação de 3ºc.

Mas atento, nas mínimas também!!

E não vi espanto seu por isso...

Aliás... o "certo" deveria ser o contrário!

 

Levando em consideração a diferença:

Santa Rosa: 12,5ºc a 33,3ºc

Soledade: 15,1ºc a 29,6ºc

 

Amplitude:

Santa Rosa: 20,8ºc

Soledade: 14,5ºc

 

Resumindo: Santa Rosa registrou a menor e a maior temperatura, tendo tardes mais quentes que Soledade, e manhãs mais frias!

 

Descontraindo, PH,

Nossas temperaturas são bem mais dinâmicas!!!

Amplitude é o que há! :D

Link to comment
Share on other sites

A temperatura ontem foi elevada chegando à 29,6º, o vento soprou em média a 11,2km/h e a rajada máxima foi de 29,2 km/h.A umidade relativa do ar variou de 27 à 81%.

 

Hoje a mínima foi de 16,3º, com vento nordeste soprando em média a 15,8 km/h agora pela manhã.

 

Dados da automática Inmet Soledade.

Link to comment
Share on other sites

Ontem variei de 18,8° a 32,2°, ou seja: 13,4° de amplitude. No Bruno fez de 20,1° a 30,2°, ou seja: apenas 10,1° de amplitude.

 

Hoje de manhã tive mínima de 18,1° (o Bruno ficou em 19,8°, diferença típica em noite seca e sem vento). Agora já tenho 28,2° com 53%. O Bruno está em 25,3° com 59%. É isso que dá ter ar seco e forte aquecimento.

 

Abraços amplificados!

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito que tenha dado esta temp Ricardo em S Rosa,assim como sei que nas baixadas aqui esta noite fez frio, possivelmente na faixa de 11,12º.

Vai ter muito baziano de boca aberta com as min absolutas do Rincão dos Silvanos...

Aguardemos o inverno 8) :twisted:

 

Claro PH, mas lembre-se!

 

A AUTOMÁTICA DE SANTA ROSA NÃO FICA EM UMA BAIXADA.

 

Se em Soledade fez mais frio nas baixadas, em Santa Rosa, POA, qualquer cidade com relevo meio acidentado, também!

Link to comment
Share on other sites

Parece que teremos fortes chuvas no RS e em SC já na sexta-feira! Haverá muita instabilidade, condição que se estende pelo sábado.

 

Já no sábado pela manhã a chuva deve diminuir no Sul do RS e na retaguarda teremos um forte ar polar. Há o detalhe interessante que o núcleo da mPa que entra no S e no O nesse dia tem seu núcleo sobre o Pacífico Sul com 1037 mb de pressão! Uma beleza!!

 

Por enquanto, todo mundo suando por aqui! Graças a Deus o tempo está seco e não está abafado. Tive máxima de 32,9° com u.r. mínima de 36%. Há alguns cumulus e cirrus. Pressão caindo e em 1010,9 mb. Vento predominante de O e N.

Link to comment
Share on other sites

Não sei até quando vou aguentar ficar em POA. O curso não me anima, a cidade e estar longe da família também não. E outro agravante: O FRIO!

Que vontade de estar em TM acompanhando as temperaturas e fotografar a geada :cry: .

Tche, calcula eu que saí da relativamente fria Curitiba e me mudei pra panela que é Blumenau! Essa história de pegar 30°C todo dia em ABRIL não é legal

Mas acostuma, fazer o que

"So ist das Leben"

Link to comment
Share on other sites

Dados do dia 9 de abril estação automática do Inmet

 

Ontem foi um dia de temperatura muito alta,a máxima foi de 29,9º e a umidade relativa do ar esteve muito baixa, chegando a marcar 24% à tarde.O vento soprou em média a 11,2km/h e a rajada máxima foi de 43,9 km/h.

 

Dados de hoje:

 

A mínima hoje foi de 14,9º embora com sensação de mais frio em função do vento que entre as 7 e 8hs teve a rajada máxima de 70,9 km/h, dando a sensação de 6º ; em média o vento às 8 hs da manhã era de 29,5 km/h.O tempo é nublado com pancadas esparsas de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.