Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Abril 2008


Marcos
 Share

Recommended Posts

Se a cidade é uma grande baixada, não se vai colocar a estação em um topo fora dela! Outra cidade que passamos quando vamos a São Joaquim é Lauro Müller, que tenho a impressão também ser toda ela situada em uma grande baixada. Cidades de colonização alemã normalmente privilegiavam a urbanização nos pés dos morros, ao contrário dos italianos, que buscavam os topos.
Lauro Müller é de colonização italiana ;)
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Se a cidade é uma grande baixada, não se vai colocar a estação em um topo fora dela! Outra cidade que passamos quando vamos a São Joaquim é Lauro Müller, que tenho a impressão também ser toda ela situada em uma grande baixada. Cidades de colonização alemã normalmente privilegiavam a urbanização nos pés dos morros, ao contrário dos italianos, que buscavam os topos.
Lauro Müller é de colonização italiana ;)

 

haha Acabou com a minha tese!! Mas o Lauro Müller, pelo menos, era descendente de alemães! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Se a cidade é uma grande baixada, não se vai colocar a estação em um topo fora dela! Outra cidade que passamos quando vamos a São Joaquim é Lauro Müller, que tenho a impressão também ser toda ela situada em uma grande baixada. Cidades de colonização alemã normalmente privilegiavam a urbanização nos pés dos morros, ao contrário dos italianos, que buscavam os topos.
Lauro Müller é de colonização italiana ;)

 

haha Acabou com a minha tese!! Mas o Lauro Müller, pelo menos, era descendente de alemães! :lol:

Existiu bastante colonização alemã no sul de SC, alguns parentes meus inclusive vem de lá (Armazem). Mas os italianos são maioria
Link to comment
Share on other sites

Com esta umidade no leste, esta região acabou perdendo feio para o oeste no primeiro frio forte do ano!

 

Enquanto o Chuí, no litoral ficou com 9,9C, Quaraí marcou 4,9C!

 

Além de Caçador, Joaçaba também fez bonito hoje! Duas belas baixadas em SC! O ar frio realmente escorreu legal!

 

A estação de Joaçaba está no topo do topo. Fica no Aero cerca de quase 300m acima da panela em que fica o centro urbano.

Link to comment
Share on other sites

Acho que não chegaremos a lugar algum nesta de desqualificar os dados de Caçador por estar ali ou aqui. O lugar registra mínimas espetaculares e vai silenciar aqueles que duvidam de seus recordes. Ainda não vi fotos desta estação, mas tenho tanta curiosidade quanto a de Soledade. Seja qual for a localização Caçador mostrará que tem força pra desbancar qualquer retórica ou ilusionismo.

Não é desqualificar Caio e sim conhecer e desmascarar a idéia de que um lugar é mais frio que outro só por ter mínimas em estações de baixada.Ta aí um grande duelo que eu aceito,Rincão dos Silvanos x Caçador, vejam que é um Davi contra Golias,mmas aceito o desafio, e aceito tmbm a fiscalização,já tomei a liberdade de nomear o Shimutz, o primeiro fiscal, mas alguém se habilita, vou fazer instalãção com fotos, cobertura e divulgação real, pra não duvidarem depois.Aceita Caio, sem cunho de competição,mas para mostrar a verdade?

Afirmo pra vcs, se deu 6º hoje na baixada do Almeida,no Rincão dos Silvanos tranquilamente deu menos que isto ,arrisco dizer temp de 4 a 5º por lá hoje.Não dsqualifico Caçador,mas tmbm não aceito desqualificação do Rincão dos Silvanos,um baixadão real, um local que existe e não é da minha imaginação!E que tenho confiança plena que pode superar Caçador!

Minha aposta é alta,vamos lá quem se habilita?

Link to comment
Share on other sites

Acho que não chegaremos a lugar algum nesta de desqualificar os dados de Caçador por estar ali ou aqui. O lugar registra mínimas espetaculares e vai silenciar aqueles que duvidam de seus recordes. Ainda não vi fotos desta estação, mas tenho tanta curiosidade quanto a de Soledade. Seja qual for a localização Caçador mostrará que tem força pra desbancar qualquer retórica ou ilusionismo.

Não é desqualificar Caio e sim conhecer e desmascarar a idéia de que um lugar é mais frio que outro só por ter mínimas em estações de baixada.Ta aí um grande duelo que eu aceito,Rincão dos Silvanos x Caçador, vejam que é um Davi contra Golias,mmas aceito o desafio, e aceito tmbm a fiscalização,já tomei a liberdade de nomear o Shimutz, o primeiro fiscal, mas alguém se habilita, vou fazer instalãção com fotos, cobertura e divulgação real, pra não duvidarem depois.Aceita Caio, sem cunho de competição,mas para mostrar a verdade?

Afirmo pra vcs, se deu 6º hoje na baixada do Almeida,no Rincão dos Silvanos tranquilamente deu menos que isto ,arrisco dizer temp de 4 a 5º por lá hoje.Não dsqualifico Caçador,mas tmbm não aceito desqualificação do Rincão dos Silvanos,um baixadão real, um local que existe e não é da minha imaginação!E que tenho confiança plena que pode superar Caçador!

Minha aposta é alta,vamos lá quem se habilita?

 

O problema, Paulo, é que antes tu comparavas o teu termômetro na baixada com todas as outras estações para afirmar que Soledade era uma das cidades mais frias que existiam. Agora estás entendendo que a realidade não é bem assim. Em geral, o centro de Soledade é meio topo, bem como a estação do aeroporto. Ali, vais encontrar temperaturas perfeitamente normais, bem baixas, mas não a qualifica para ficar, por exemplo, entre as 10 cidades mais frias do Brasil ou coisa parecida.

 

Vimos também, que outros pontos em baixada podem apresentar seguramente temperaturas mais baixas que Soledade, como Cruz Alta, basta a estação estar em uma situação de baixada para o escoamento do ar frio. É bom lembrar também, que uma baixada não significa ser sempre mais frio. Especialmente no primeiro dia de entrada de ar frio!! Além disso também apresenta máximas mais elevadas.. não dá pra querer ganhar nas duas..

Link to comment
Share on other sites

Mínima POA INMET: 15,9ºc

Mínima POA LP: 13,7ºc

 

Mas ainda não chega perto de Três de Maio e Santa Rosa!!

 

Vejam o potencial da região Noroeste em termos de frio:

 

Santa Rosa não está perdendo feio para Soledade, e isso é bem verdade. As duas estações estão no topo ou, no caso de Santa Rosa, mais para um planalto, com leves ondulações. Já nossa amiga Cruz Alta, está esculachando muitas outras cidades do RS.

 

Em Cruz Alta fez:

Ontem: 9,6ºc

Hoje: 8,2ºc

 

Em Soledade fez:

Ontem: 9,9ºc

Hoje: 9,8ºc

 

Em Santa Rosa fez:

Ontem: 11,6ºc

Hoje: 10,4ºc

 

Nesses dois dias Santa Rosa ganhou de Canela, Caxias do Sul.

Cruz Alta: ganhou de Canela, Caxias do Sul, Bento, Ausentes (Metsul), Soledade.

 

Claro que Soledade ainda vence, e vencerá tanto nas mínimas quanto máximas, mas Santa Rosa não está fazendo feio, não!

 

Claro que sob. as condições de ciclone.

Link to comment
Share on other sites

Mínima POA INMET: 15,9ºc

Mínima POA LP: 13,7ºc

 

Mas ainda não chega perto de Três de Maio e Santa Rosa!!

Esqueça, Ricardo.

 

Hoje POA não teve uma mínima alta, teve uma mínima de bosta, pra dizer o mínimo!!!

 

POA ficou acima de Torres e da cercada de água Mostardas e apenas 0,4° de Tramandaí. As nuvens detonaram com a mínima, e eu não baixei de ri-dí-cu-los 16,1°!!!! Foi 15,9° no INMET Não chegou ao valor do Carnaval!! Não vou nem comparar com cidade próximas porque tivemos de 3° ou 4° para mais de diferença!!

 

Agora já tenho 25,3° com 45%. Devo atingir os 26° à tarde depois de uma mínima de 16,1°. Imaginem: 16° a 26° e isso sob o primeiro ar frio decente do outono. Dá pra acreditar? Em POA dá.

 

Abraços equatoriais!

Link to comment
Share on other sites

Só pra constar Ricardo ontem Cruz Alta na convencional do Inmet 11,2º.

Tora tem razão, dependendo da situação de uma estação ela destaca-se num ou outro aspecto mas não em todos.Só pra constar ainda, vejam que mesmo decepcionando nas min, a aut Soledade sendo um topo baixo( bem mais baixo que a cidade) tá arrebentando nas máximas, imaginem como é a temperatura máxima na zona norte da cidade 744m e na Raia da Pedra 821m,todos hão de convir que são excepcionais no contexto regional.Mas chega de choro de minha parte hehe e vamos em frente que o BAZ tá movimentado.

Link to comment
Share on other sites

Marcos! Hoje o ar já está bem mais seco, vai ser nossa melhor mínima, em especial no aero de Canoas. Quem sabe ficará próxima dos 10 ou 11 graus lá.

 

PHP, se a estação estivesse em uma baixada, estarias reclamando do calor e das máximas elevadas! E ia passar a exigir uma estação em topo, de preferência na Raia da Pedra! 8) :lol:

Link to comment
Share on other sites

Marcos! Hoje o ar já está bem mais seco, vai ser nossa melhor mínima, em especial no aero de Canoas. Quem sabe ficará próxima dos 10 ou 11 graus lá.

 

PHP, se a estação estivesse em uma baixada, estarias reclamando do calor e das máximas elevadas! E ia passar a exigir uma estação em topo, de preferência na Raia da Pedra! 8) :lol:

Tá certo Tora, pelo menos compensa nas max já tá de bom tamanho hehehe.

Mas eu ainda tenho uma curiosidade ,gostaria de ver um duelo animal entre Fontoura Xavier 774m vs Itapuca 827m, qual levaria vantagem nas max, FX está ao sul só que Itapuca mais alta :roll:

Link to comment
Share on other sites

Só pra teu governo Tora, neste momento Soledade está com menor max até agora no RS, perdendo só pra Ausentes :lol: :lol:

 

Quanto Grande PH de maxima ai hoje?

Fala Troyano hehe, bateu em 20,3º,esqueci de ver Canela,acho que então Canela e Ausentes estão com max mais baixas que aqui. :D

 

Por aqui a maxima 21,4ºC e agora temos 19,6ºC, nada mal, creio que se o tempo limpar de noite a minima esta madrugada iria surpreender.

 

abraços PH

Link to comment
Share on other sites

Minha máxima já foi: fiquei em 25,7° às 14:53. Pelo INMET (auto) chegamos a 24,4°, ou seja: igual ou 1° abaixo das áreas mais quentes do interior do RS.

 

Tivemos mínima acima ou igual a do litoral e máxima igual ou abaixo a do interior.

 

Agora tenho 25,3° com 45% e p.o. em 12,5°. Devo chegar aos 14° na noite seguinte... se Deus quiser, claro.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Excelente esta máx aí Troyano :shock:

 

Aqui é assim mesmo, quando o tempo fica chuvoso e nublado com influencia de uma frente fria dificilmente chegamos aos 22ºC, tirando Parelheiros que é realmente um lugar unico em São Paulo dificilmente Berno City ( Sao Bernardo ) é mais quente que São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

Eu falo em relação a outras regiões de São Bernardo pois a cidade como São Paulo possui muito microclimas, nao podemos comparar a temperatura daqui com a do Mirante de Santana que é diferente daqui de casa.

Ainda aqui sofro por não ter um local digamos adequado para meu sensor, pois qualquer sol que aparece da uma abafada por ser um local meio que fechado e não ter um vento constante.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Minha máxima já foi: fiquei em 25,7° às 14:53. Pelo INMET (auto) chegamos a 24,4°, ou seja: igual ou 1° abaixo das áreas mais quentes do interior do RS.

 

Tivemos mínima acima ou igual a do litoral e máxima igual ou abaixo a do interior.

 

Agora tenho 25,3° com 45% e p.o. em 12,5°. Devo chegar aos 14° na noite seguinte... se Deus quiser, claro.

 

Hoje cai mais, Marcos!!! Hoje POA vai bater Vostok.

Link to comment
Share on other sites

Minha máxima já foi: fiquei em 25,7° às 14:53. Pelo INMET (auto) chegamos a 24,4°, ou seja: igual ou 1° abaixo das áreas mais quentes do interior do RS.

 

Tivemos mínima acima ou igual a do litoral e máxima igual ou abaixo a do interior.

 

Agora tenho 25,3° com 45% e p.o. em 12,5°. Devo chegar aos 14° na noite seguinte... se Deus quiser, claro.

 

Hoje cai mais, Marcos!!! Hoje POA vai bater Vostok.

Se POA bater Vostok eu vou até Marte... nadando!!!!!!!!!!! :shock:

 

Tenho 25,5° com 45%.

 

Abraços superlativos!!

Link to comment
Share on other sites

JOGO DOS CINCO ERROS

 

Do site da Somar:

 

Recorde de frio no RS

Publicado em: 04/04/2008

 

A madrugada desta sexta-feira foi de muito frio no interior do Rio Grande do Sul e região de fronteira. Em Quaraí, cidade vizinha à estância uruguaia de Rivera, os termômetros marcaram 5,8ºC às 06h da manhã. Foi a temperatura mais baixa do ano no Brasil até agora. Uruguaiana, na fronteira oeste, registrou 8,5ºC de temperatura mínima. O frio também se estendeu pelo restante do Estado. Em São José dos Ausentes, região serrana, os termômetros marcaram 7,9ºC na cidade. O frio da madrugada continua durante o fim de semana no Estado gaúcho.

 

1) Não houve quebra de recorde algum de frio.

 

2)Quaraí não faz fronteira com Rivera, mas com Artigas. Livramento faz fronteira com Rivera.

 

3) A mínima em Quaraí foi de 4,9 e não de 5,8.

 

4) Não foi a menor temperatura do ano no Brasil. Hoje mesmo fez 3,5 em Urupema (Climaterra).

 

5) A mínima em Ausentes foi 7,6 e não 7,9.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O gráfico de queda de temperatura em Canela entre 4:30hs e agora é avassalador!!! Agora já faz 11,9C lá e o ritmo de queda continua. Imagina se a minha estação estivesse numa baixada? Quanto não faz agora nas baixadas do eixo Canela/São Chico? Como lá em casa estou ao lado das escarpas da serra, muito possivelmente a partir das 21hs o ritmo de queda vai ficar bem mais lento.

Link to comment
Share on other sites

Na última hora a temperatura caiu 4,9° em Santa Maria e 4,2° em Frederico Westphalen e 3,9° em Erechim!!! :shock: A automática do INMET em POA já acusa 19,2°, queda de 1,7° em 1 h (o que, para o marasmo de nosso resfriamente, é significativo), mas Tramandaí já nos passou...

 

Já bateu 11,1° em Ausentes e 15,7° em Soledade.

 

Maringá teve 26,8 mm de chuva na última hora e chegou a 19,4° depois de cair dos 26,1° em 1 h.

 

Aqui em casa a queda também é boa. o ritmo é de -1,2°/h. Tinha 22,2° às 18 h e cheguei a 20,4° às 19 h.

 

Agora tenho 19,7° com 64%. P.o. em 12,7° e 1013,6 mb. Praticamente sem vento e céu limpo.

Link to comment
Share on other sites

Canela já está na sua mínima do dia: 10,8C.

 

Fosse a região descampada como São Francisco de Paula (lá em casa estou cercado de uma densa mata de araucárias, vide minha UR, sempre próxima a 100%) e teria certeza que amanhã amanheceria 5ºC/6ºC. Aliás, essa deve ser a mínima de São Chico. Se não for menos... O INMET deveria providenciar uma automática para gente ali na Sibéria gaúcha.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.