Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Setembro de 2007


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 168
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Prá cá nota 10,0 para maio, 2,0 para junho, 8,0 para julho e 4,0 para agosto. Média 4,0.

 

Média 6!

 

É verdade! :oops:

Observo que julho só ganhou esse 8,0 por ter ficado com anomalia de apenas +0,5 (praticamente normal), o que é quase um milagre atualmente!

Em outros tempos, não mereceria mais do que 7,0.

Link to comment
Share on other sites

O inverno de Belo Horizonte ganha uma nota 7.

 

Apesar de a temperatura ter ficado acima da média e o tempo ter ficado seco, quase sem dias nublados ou chuvosos (o que traz uma sensação de frio mais constante), com poucas frentes frias tendo chegado a BH, a frente fria do final de julho trouxe frio de 9° C para BH (com máxima de 19° C) no mesmo dia.

 

Há sete anos a região central de BH não registrava valores abaixo de 10° C, embora nas zonas suburbanas essa marca seja relativamente comum.

 

Assim, acho que uma nota sete traduz bem o que foi o inverno deste ano em BH.

Link to comment
Share on other sites

:D:D:D:D:D:D:D:D:D

 

 

O inverno aqui do Noroeste Gaúcho (Três de Maio) merece nota 10!

 

Mesmo com ondas de calor no início e no final da estação, esse inverno surpreendeu por estas bandas. Difícilmente ocorria aqui na cidade de chover com temperatura abaixo de 10ºc, este inverno tivemos N dias com esta característica, e em vários deles tivemos precipitação com temperatura de até 4ºc.

 

As máximas foram interessantes por demais, nos dias mais frios a temperatura ficou em 9/10ºc, na maioria das massas oscilava entre 11/13ºc. As mínimas foram congelantes, três dias com temperatura negativa, quando o normal é ocorrer um por ano. Cerca de 20/25 geadas, sendo em média 5 de forte intensidade. Essas baixas temperaturas de refletiram nas médias de julho onde as mínimas adquiriram média de 7,11ºc e as máximas de 16,42ºc.

 

Tivemos cerca de 35 dias em que a temperatura caiu abaixo ou ficou na marca de 5ºc.

 

 

Muitas pessoas se queixando do frio congelante, outras como eu tinham um hobbi a cada dia. Recordações do passado gélido retratado nas páginas dos jornais da região, uma lembrança que foi revivida este ano.

 

Neve? só na esperança, mas cada vez mais perto... O que marcou mesmo foi a constância do frio, tivemos um inverno como há muito tempo não se via, quinzenas de frio intenso sem trégua, se teve algum ano em que a palavra verânico passou longe ou muito pouco cogitada no vocabulário hibernal gaúcho foi 2007.

 

 

:D:D:D:D:D:D:D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Aqui pra POA dou nota 10!!!

 

Tivemos recorde de frio em maio, 3° com vento com picos de sensação de -10° e menor máxima histórica no mês.

 

Tivemos inúmeros dias com máximas pouco acima dos 10°, sendo várias tardes entre 9° e 11°/12° com tempo nublado, chuvoso ou mesmo com sol. Qualquer massa de ar frio razoável era dia gelado na certa. O frio foi continuamente consistente!!

 

A menor máxima que já vi em POA (9,0°), passamos boa parte daquela tarde com 8° com céu totalmente limpo, algo que era quase impensável aqui, seguido de uma noite com 0,4° e geada que nunca vi na zona urbana, inclusive sobre minha casa!! :shock:

 

O único detalhe é que perdemos um potencial valor negativo oficial no último domingo de julho, quando a MM apareceu e detonou tudo de vez.

 

E a Argentina? Ah, não vou nem comentar!!! 8)

Link to comment
Share on other sites

Aqui pra POA dou nota 10!!!

 

Tivemos recorde de frio em maio, 3° com vento com picos de sensação de -10° e menor máxima histórica no mês.

 

Tivemos inúmeros dias com máximas pouco acima dos 10°, sendo várias tardes entre 9° e 11°/12° com tempo nublado, chuvoso ou mesmo com sol. Qualquer massa de ar frio razoável era dia gelado na certa. O frio foi continuamente consistente!!

 

A menor máxima que já vi em POA (9,0°), passamos boa parte daquela tarde com 8° com céu totalmente limpo, algo que era quase impensável aqui, seguido de uma noite com 0,4° e geada que nunca vi na zona urbana, inclusive sobre minha casa!! :shock:

 

O único detalhe é que perdemos um potencial valor negativo oficial no último domingo de julho, quando a MM apareceu e detonou tudo de vez.

 

E a Argentina? Ah, não vou nem comentar!!! 8)

 

Este julho foi, na média e nos extremos, parecido com os melhores julhos da cidade. A média do INMET ficou em 11,6ºC com uma mínima absoluta de 0,4ºC e a menor máxima com 9,0ºC (com sol à pino!). Se pudesse dar nota 11, daria.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Paraná se eu disser o que faltou para termos um inverno decente, eu iria cansar a mão de escrever...

Mas quanto ao inverno no Rio Grande do Sul, vocês falam como se faltar neve é faltar pouca coisa. Acho que só pela ausência quase absoluta de neve, o inverno gaúcho de 2007 já não merece nota dez, mas um 9,5 na metade sul (onde as anomalias negativas foram mais expressivas) e um 9,0 na metade norte.

Em Soledade, pode se dar nota dez, pois lá nevou legal, pelo menos uma vez.

Faltar neve no RS é faltar MUITO - ainda mais com o tanto que nevou nos vizinhos do cone sul!

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Paraná se eu disser o que faltou para termos um inverno decente, eu iria cansar a mão de escrever...

Mas quanto ao inverno no Rio Grande do Sul, vocês falam como se faltar neve é faltar pouca coisa. Acho que só pela ausência quase absoluta de neve, o inverno gaúcho de 2007 já não merece nota dez, mas um 9,5 na metade sul (onde as anomalias negativas foram mais expressivas) e um 9,0 na metade norte.

Em Soledade, pode se dar nota dez, pois lá nevou legal, pelo menos uma vez.

Faltar neve no RS é faltar MUITO - ainda mais com o tanto que nevou nos vizinhos do cone sul!

 

Já estamos nos acostumando à ausência da neve.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Paraná se eu disser o que faltou para termos um inverno decente, eu iria cansar a mão de escrever...

Mas quanto ao inverno no Rio Grande do Sul, vocês falam como se faltar neve é faltar pouca coisa. Acho que só pela ausência quase absoluta de neve, o inverno gaúcho de 2007 já não merece nota dez, mas um 9,5 na metade sul (onde as anomalias negativas foram mais expressivas) e um 9,0 na metade norte.

Em Soledade, pode se dar nota dez, pois lá nevou legal, pelo menos uma vez.

Faltar neve no RS é faltar MUITO - ainda mais com o tanto que nevou nos vizinhos do cone sul!

 

Já estamos nos acostumando à ausência da neve.

 

É isso que eu venho notando. Em 2007 nevou no Rio Grande do Sul o que normalmente nevaria no Paraná em um inverno rigoroso, porém normal, ou seja, uma neve tipo aquela de Soledade em Palmas (que até os anos 90 ocorria praticamente todos os anos, ao menos uma vez), e algumas quireras em alguns outros pontos frios do Estado.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Paraná se eu disser o que faltou para termos um inverno decente, eu iria cansar a mão de escrever...

Mas quanto ao inverno no Rio Grande do Sul, vocês falam como se faltar neve é faltar pouca coisa. Acho que só pela ausência quase absoluta de neve, o inverno gaúcho de 2007 já não merece nota dez, mas um 9,5 na metade sul (onde as anomalias negativas foram mais expressivas) e um 9,0 na metade norte.

Em Soledade, pode se dar nota dez, pois lá nevou legal, pelo menos uma vez.

Faltar neve no RS é faltar MUITO - ainda mais com o tanto que nevou nos vizinhos do cone sul!

 

Já estamos nos acostumando à ausência da neve.

 

É isso que eu venho notando. Em 2007 nevou no Rio Grande do Sul o que normalmente nevaria no Paraná em um inverno rigoroso, porém normal, ou seja, uma neve tipo aquela de Soledade em Palmas (que até os anos 90 ocorria praticamente todos os anos, ao menos uma vez), e algumas quireras em alguns outros pontos frios do Estado.

 

Michel e Luiz, concordo plenamente com vcs, porém o meu 10 não foi para o inverno gaúcho, foi para o inverno porto-alegrense, onde a neve não é uma exigência para invernos considerados muito bons ou excelentes. Por isso fui claro na minha nota para o inverno serrano. Dei o 7 veemente, pois lá inverno muito bom tem que ter neve!!! Esse ano foi apenas normal ou pouco acima disso na serra gaúcha. Poderia pensar em dar um 7,5 ou 8,0, mas de maneira alguma acima disso.

 

No sul do estado a nota do inverno deve ser 11! Lá a neve não é uma exigência, mas sim o frio. Isso teve e de forma exagerada por lá.

Link to comment
Share on other sites

Vou fazer apenas algumas sub-divisões,por quesito hehe:

-inverno 2007 em Soledade, no quesito neve= 9, seria 10 se tivesse acumulado,com exceção da Raia da Pedra onde teve uma neve com acumulação e outra granular.

-n° de geadas=10

- em termos de frio=10

 

Eu daria 4 no quesito neve em Soledade, pois, se aquilo foi 9, as nevadas de Soledade são pouco expressivas. O quê daríamos para uma nevada a la 1994 ou 1999? Nota 16451651651? (By Boldrini)

Link to comment
Share on other sites

Vou fazer apenas algumas sub-divisões,por quesito hehe:

-inverno 2007 em Soledade, no quesito neve= 9, seria 10 se tivesse acumulado,com exceção da Raia da Pedra onde teve uma neve com acumulação e outra granular.

-n° de geadas=10

- em termos de frio=10

 

Eu daria 4 no quesito neve em Soledade, pois, se aquilo foi 9, as nevadas de Soledade são pouco expressivas. O quê daríamos para uma nevada a la 1994 ou 1999? Nota 16451651651? (By Boldrini)

 

Com certeza, Brunão, he he he. O ano foi RIDÍCULO em termos de neve no RS e SC, e não é o fato de ter aparecido a neve de Soledade na TV por alguns minutos que vai fazê-la merecer 9 nesse quesito. Nevou bem mais em SJ e região em maio do que em Soledade em Julho. Pelo menos em SJ foram mostradas fotos de acumulação de 1cm e em Urupema de um pouco mais que isso. Entretanto, as duas (SJ e Soledade) tiveram um desempenho pífio se comparadas com as normais (se é que estas normais ainda dizem algo sobre a dinâmica atual do clima).

Dar 9 para Soledade no quesito neve neste inverno só pode significar duas coisas: 1) Realmente a neve se tornou tâo rara no sul do Brasil que o pessoal de Soledade já esqueceu 1999, 1994, etc... ou 2) Tua escala de nota vai de 0 a 100.

 

Acho que se o pessoal daqui quer produzir algo cientificamente útil além de ficar defendendo seus pirulitos particulares seria estudar o fim (isso mesmo, FIM. Evitei até hoje este termo, mas acredito que já posso utilizá-lo a vontade em termos estatísticos, pois saímos de 1 nevasca com mais de 20 cm de acumulação ano sim ano não, para um jejum de 9 anos de nevascas e uma nova frequencia de uma acumulação de aproximadamente 2,5-5 cm a cada 3-4 anos) da neve decente no sul do Brasil. Dou o maior apoio a tópicos como o que o Alexandre abriu sobre as queimadas, mas ainda acho que "o buraco é mais embaixo". Desde 2001 são raras as ocasiões nas quais o centro da alta fica próximo ao Chaco, como nas grandes nevadas. Este ano, mesmo com todo o frio no RS e sul de SC, só tivemos altas realmente continentais em maio. O fortíssimo episódio de frio do fim de julho, por exemplo, tinha seu centre de alta no RS, saindo para o oceano. Como nossa neve decente precisa da alta continental e ciclone na costa, e muitas vezes no histórico temos uma e não temos outra, a escassez da primeira é, para mim, a principal causa para o fim da neve. Tem um trabalho do CPTEC que alguém postou aqui há algum tempo que falava da nova trajetória dos anti-ciclones polares na América do Sul desde 2001. Na época todos ridicularizaram o trabalho. Hoje eu acho que ele merece ser lido. Até porque os caras cravaram a previsão do inverno deste ano!

 

Abraços a todos.

Link to comment
Share on other sites

Seria mesmo o fim, Zé? Cara, eu não consigo crer nisso. Será que entre 1621 e 1627 não tivemos um período sem neve nas serras do sul como o atual? Não sei e ninguém sabe! O certo é que não podemos afirmar ao certo que a atual escassez de neve no sul do Brasil se caracterize como algo anômalo ou que jamais ocorreu no passado. Temos dados de qualidade dos últimos 60/70 anos das nossas serras. Antes disso, quase nada. Houve alteração no curto-prazo, mas no médio e longo prazo não podemos afirmar nada. Seria o mesmo que um investidor hoje afirmasse que as crises nos mercados nunca mais voltarão, pois há uma tendência clara de alta nos últimos 5 anos (desde 2002, quase igual ao nosso clima). Períodos de exuberância econômica não ocorreram no passado? Claro!! E boa parte deles sucedidos por recessões. Leaim Minsky e a sua Hipótese da Instabilidade Financeira! Muitas respostas poderam ser achadas...

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez , alguns bazianos se fazem de desentendidos...

Bruno e Zé Vicente,referi-me à ocorrência de neve, não à sua quantidade ou acumulação.Mas para não me chamarem de bairrista, baixo a nota então para o quesito neve para 6 em Soledade.Já para Raia da Pedra e Itapuca, mantenho a nota 10, afinal se acumulação de 5cm,com 5 horas de neve não é 10, então o que é 10???Nem em SJ, nem em Urupema, acumulou este ano como na Raia da Pedra...

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez , alguns bazianos se fazem de desentendidos...

Bruno e Zé Vicente,referi-me à ocorrência de neve, não à sua quantidade ou acumulação.Mas para não me chamarem de bairrista, baixo a nota então para o quesito neve para 6 em Soledade.Já para Raia da Pedra e Itapuca, mantenho a nota 10, afinal se acumulação de 5cm,com 5 horas de neve não é 10, então o que é 10???Nem em SJ, nem em Urupema, acumulou este ano como na Raia da Pedra...

 

Itapuca é uma coisa e Soledade é outra! Se acumulou 5 cm e nevou por 5 horas, daí a neve é nota, no mínimo, 9 em Itapuca.

 

A neve de Soledade que apareceu na TV foi muito meia-boca, PHP! Aquilo lá é uma neve nota 3, no máximo!!

Link to comment
Share on other sites

Agora se é para especificamente, pela intensidade de neve e acumulaçãona cidade de Soledade:

1994=nota 10

2000= nota 9,5

1999=9

1993=8,5

1992=8

As demais dos anos 90 e de 2002 em diante ,todas nota menor que 7.Agora se pegarmos Itapuca e Raia da Pedra:

1994=10

2000=10

1999=10

1993=10

1992=10

1991=9

2006=9

2007=10

2002=9

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez , alguns bazianos se fazem de desentendidos...

Bruno e Zé Vicente,referi-me à ocorrência de neve, não à sua quantidade ou acumulação.Mas para não me chamarem de bairrista, baixo a nota então para o quesito neve para 6 em Soledade.Já para Raia da Pedra e Itapuca, mantenho a nota 10, afinal se acumulação de 5cm,com 5 horas de neve não é 10, então o que é 10???Nem em SJ, nem em Urupema, acumulou este ano como na Raia da Pedra...

 

Itapuca é uma coisa e Soledade é outra! Se acumulou 5 cm e nevou por 5 horas, daí a neve é nota, no mínimo, 9 em Itapuca.

 

A neve de Soledade que apareceu na TV foi muito meia-boca, PHP! Aquilo lá é uma neve nota 3, no máximo!!

Não a da TV, mas do vídeo enviado pelo Maurício à Metsul, vc viu?

Link to comment
Share on other sites

Seria mesmo o fim, Zé? Cara, eu não consigo crer nisso. Será que entre 1621 e 1627 não tivemos um período sem neve nas serras do sul como o atual? Não sei e ninguém sabe! O certo é que não podemos afirmar ao certo que a atual escassez de neve no sul do Brasil se caracterize como algo anômalo ou que jamais ocorreu no passado. Temos dados de qualidade dos últimos 60/70 anos das nossas serras. Antes disso, quase nada. Houve alteração no curto-prazo, mas no médio e longo prazo não podemos afirmar nada. Seria o mesmo que um investidor hoje afirmasse que as crises nos mercados nunca mais voltarão, pois há uma tendência clara de alta nos últimos 5 anos (desde 2002, quase igual ao nosso clima). Períodos de exuberância econômica não ocorreram no passado? Claro!! E boa parte deles sucedidos por recessões. Leaim Minsky e a sua Hipótese da Instabilidade Financeira! Muitas respostas poderam ser achadas...

 

CORRETÍSSIMO. QDO SE FALA DE CLIMA, CÍCLOS, SÃO ANOS A FIO. JÁ TIVEMOS SITUAÇÕES ASSIM, APENAS FALTA DE MEMÓRIA. FPOLIS QUE TEM QUASE 100 ANOS DE DADOS JÁ TEVE VÁRIOS EPISÓDIOS DE FRIO E CALOR FORA DO PADRÃO.

Link to comment
Share on other sites

Não podemos absolutizar os ciclos, pois também estes podem sofrer alterações em sua duração e amplitude no decorrer da história devido à intervenção de um fator externo inesperado. Ciclos existem, mas cautela é sempre necessária.

 

O fato é que muitas cidades do planeta têm observado instabilidade climática superior àquela da média nos últimos cem anos. Nem falo da temperatura, pois todos conhecemos as dificultades em sua obtenção e controle de qualidade dos dados. A questão é simples; o mundo está de fato esquentando? O clima está mudando de fato?

 

A resposta é óbvia para a mudança. Sim, ele está mudando. Mas o que significa uma mudança climática? É certo que o clima sempre mudou e continuará mudando. Porém, assim como a curva de uma função seno oscila entre valores negativos e positivos, também o clima oscila, há uma faixa mais ou menos conhecida de variação do mesmo. É claro que seu comportamento é bastante complexo, mas até quanto podemos dizer que estamos dentro da faixa "normal" de variação? No que implica dizer que saímos dela?

 

Antes mesmo de resolver estas questões, muita gente já parte para a questão do dióxido de carbono e Efeito Estufa. Não considero muito seguro este pulo, já que antes de tudo devemos constituir uma base sólida para discussão e nem sequer conhecemos o clima.

 

Há reconstruções conhecidas do clima passado e cada vez mais a paleoclimatologia nos tem fornecido mais dados a respeito. Contudo, mesmo estes dados não nos permitem uma compreensão tão boa assim.

 

No gráfico abaixo, por exemplo.

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/6/63/Co2-temperature-plot.svg

 

Este gráfico contêm os dados famosos que associaram o dióxido de carbono e temperatura. Uma coisa que não entendo - e talvez seja questão de ajuste - é o porquê das linhas indicadoras da temperatura variarem ANTES daquelas do CO2! O que parece é que a temperatura modula a quantidade de CO2 disponível na atmosfera! Isso até faria sentido; um planeta mais quente significa oceanos mais quentes e, portanto, menos CO2 dissolvidos em água (água fria dissolve mais CO2)! É coisa para se pensar! Algo poderia estar modificando a temperatura e nós culpando o CO2, que aumentaria com ela!

 

Enfim, a instabilidade climática que citei de início, ela própria poderia ser questão meramente de dados. Mais informação, mas catástrofes. Os dados não eram tão variados e a população não era tão grande anos atrás.

 

Existe a possibilidade dos próprios pesquisadores estarem sendo influenciados, levados a tirar conclusões favoráveis ao aquecimento devido ao influxo midiático pró-aquecimentista e coisa do tipo! É um efeito manada científico!

 

Fico por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Essa é velha...

O experimento da aranha:

Um cientista arrancou uma perna da aranha e falou "anda aranha!"... A aranha andou.

Depois arrancou mais uma perna dela e "anda aranha!"... Com alguma dificuldade, a aranha continuou andando.

E foi assim, até arrancar a última perna. "anda aranha!" e nada! "Anda aranha!" e nada! "Anda, porra!" e nada.

Brilhantemente o cientista constatou que "aranha sem pernas não escuta".

 

Essa é a conclusão "científica" da relação CO2 na atmosfera/temperatura, na minha opinião.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O inverno-2007 mereceu nota 10 para alguns lugares, e abaixo de 5 para outros... Aqui em Juiz de Fora, dou nota 4 pro inverno......afinal, apenas no final de Maio, início de Junho e final de Julho é que tivemos eventos mais interessantes (E o evento do final de Julho foi assaz interessante, pois houve a mínima de 03,9C). No mais, dias com máximas mais altas que o normal, mínimas dentro da média e o resultado disso ? forte amplitude térmica, logo uma igualmente forte seca !! Essa é a grande tônica deste inverno por aqui. Já temos quase 120 dias sem uma precipitação diária superior a 10mm....inclusive, ainda não choveu nem 15mm neste inverno inteiro. Está caótica a situação. O reservatório daqui está com 50% da capacidade. O estado já é de atenção.

 

Enfim...nota 4 !!!!

 

 

Para a região de SJ e serra Gaúcha eu daria nota 6, porque UM INVERNO FRIO COMO FOI EM BOA PARTE DA REGIÃO SUL NÃO PODE FICAR SEM NEVE !!!

Link to comment
Share on other sites

O "Jornal Hoje" mostrou hoje o quadro pelo qual passamos aqui no Paraná. Já há falta d'água, lugares dependem de caminhões-pipa. Pastagens secas, gado emagrecendo. Já está comprometida a próxima safra, terra seca, nada de plantio. Reservatórios de água minguando até mesmo nas grandes cidades. Deve ser invenção minha e dos paranaenses.

 

Um fato que chama atenção é a redução na vazão das Cataratas do Iguaçu. A imagem não é nova, mas é a repetição daquela que tivemos tempos atrás... na estiagem passada, melhor dizendo. Está se tornando rotina!

 

Enquanto os modelos indicam fortes chuvas para o Rio Grande do Sul, a estiagem continua forte no Paraná. Logo faltará água.

 

Aqui em casa estamos os três com alergia.

Link to comment
Share on other sites

O "Jornal Hoje" mostrou hoje o quadro pelo qual passamos aqui no Paraná. Já há falta d'água, lugares dependem de caminhões-pipa. Pastagens secas, gado emagrecendo. Já está comprometida a próxima safra, terra seca, nada de plantio. Reservatórios de água minguando até mesmo nas grandes cidades. Deve ser invenção minha e dos paranaenses.

 

Um fato que chama atenção é a redução na vazão das Cataratas do Iguaçu. A imagem não é nova, mas é a repetição daquela que tivemos tempos atrás... na estiagem passada, melhor dizendo. Está se tornando rotina!

 

Enquanto os modelos indicam fortes chuvas para o Rio Grande do Sul, a estiagem continua forte no Paraná. Logo faltará água.

 

Aqui em casa estamos os três com alergia.

 

Eu assisiti. Tá penosa a situação do PR.

 

Seria isso um fato inédito/jamais visto por esta região? É nisso que me atenho.

Link to comment
Share on other sites

O "Jornal Hoje" mostrou hoje o quadro pelo qual passamos aqui no Paraná. Já há falta d'água, lugares dependem de caminhões-pipa. Pastagens secas, gado emagrecendo. Já está comprometida a próxima safra, terra seca, nada de plantio. Reservatórios de água minguando até mesmo nas grandes cidades. Deve ser invenção minha e dos paranaenses.

 

Um fato que chama atenção é a redução na vazão das Cataratas do Iguaçu. A imagem não é nova, mas é a repetição daquela que tivemos tempos atrás... na estiagem passada, melhor dizendo. Está se tornando rotina!

 

Enquanto os modelos indicam fortes chuvas para o Rio Grande do Sul, a estiagem continua forte no Paraná. Logo faltará água.

 

Aqui em casa estamos os três com alergia.

 

Eu assisiti. Tá penosa a situação do PR.

 

Seria isso um fato inédito/jamais visto por esta região? É nisso que me atenho.

 

NA DÉCADA DE 40 SECOU GRANDES RIOS, ÉPOCA QUE AINDA TINHA VEGETAÇÃO, NA DE 60 TAMBÉM FOI BEM PIOR, HOUVE INCÊNDIOS EM QUASE TODO O PR. INFELIZMENTE SÃO CÍCLICAS, MAS COMO HÁ MAIOR DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E MAIOR POPULAÇÃO, OS EFEITOS SÃO MAIS DEVASTADORES.

Link to comment
Share on other sites

O brasileiro que não gosta de muito calor deve pensar seriamente o que fazer para se refrescar nos próximos dias. À partir do próximo sábado, uma grande massa de ar quente e seco dominará quase todo o Brasil, segundo informações do site http://www.tempoagora.uol.com.br, parceiro do UOL. As temperaturas vão beirar os 40ºC facilmente em quase todo o território. Em algumas partes do Centro-Oeste, as máximas podem chegar a 44ºC no início da próxima semana.

 

 

 

 

Este calorão vai atingir principalmente o interior do País. No litoral do Sudeste, o tempo estará mais nublado e, por isso, as temperaturas não conseguem subir muito. Uma fraca frente fria que passa pelo oceano é a responsável por este aumento da nebulosidade, o que não deixa as temperaturas máximas atingirem os extremos das cidades do interior.

 

 

 

 

O tempo muito quente é indício de que a primavera está chegando. Em setembro e outubro, é normal registrar os extremos de temperatura máxima no Brasil. Um outro fator que contribui para quase todo o país ser dominado por essa massa de ar seco é o fenômeno La Niña. A La Niña "empurra" as frentes frias que chegam ao Brasil para o oceano. Temos, portanto, menos vento, menos umidade e mais calor.

 

 

 

 

Esta onda de calor deverá trazer transtornos como o aumento do número de queimadas, umidade relativa do ar extremamente baixa e problemas de saúde decorrentes da poluição e da baixa umidade. Por isso, a recomendação para todo o Brasil é muita hidratação com água, cremes para pele e procurar fazer refeições mais leves, com frutas e verduras. Evitar a prática de exercícios físicos nos horários de pico da radiação solar, entre 10h e 16h, também é algo necessário. Como os índices dos raios ultravioleta serão extremamente altos, é imprescindível a aplicação de filtro solar. Consulte no http://www.tempoagora.uol.com.br/iuv.html qual é o período de exposição ao sol e fator de proteção solar adequado ao seu tipo de pele.

 

Isso significa infelizmente que o inverno realmente chegou ao fim, mais fim de quê? praticamente não houve inverno, e essa tão aguardada onda de frio do dia 16/09 que era a nossa última e grande esperança, de um final de inverno que valesse a estação viesse, foi literalmente pro buraco, quando achavamos que teriamos no mínimo um refresco, temos agora que aceitar essa péssima notícia de que o calor, que já é intenso vai aumentar ainda mais, acho que vamos virar o Oriente Médio em pleno verão :cry: :cry: :cry:

 

Mais quanto ao la niña estou começando a achar que é verdade, o Inverno que deveria, tudo bem! ser seco, mais também mais frio está sendo sequíssimo e tórridamente mais quente.

 

Será que alguém pode me explicar?

Um inverno que tem estas características é causado por qual influência, a de um El NIÑO ou a de um LA NIÑA?

 

Agora o que nos resta apenas é esperar pelo Inverno de 2008, e orar pra DEUS pedindo um inverno decente que faça jus ao que chamamos de Inverno ou seja uma estação Fria, pois só DEUS mesmo que pode mudar essa caótica situação. Quanto aos meses do Inverno climático paulistano as minhas notas são as seguintes:

 

MAIO: 6,7

JUNHO:1,9 ( pela onda de frio do começo do Mês)

JULHO: 2 ( especialmente por causa da segunda quinzena do mês)

AGOSTO: 0,3

SETEMBRO: 0,001

 

Fiquem com DEUS!

Link to comment
Share on other sites

semana.

 

 

A La Niña "empurra" as frentes frias que chegam ao Brasil para o oceano. Temos, portanto, menos vento, menos umidade e mais calor.

 

 

 

 

!

 

Discordo! Esta é a primeira vez que eu vejo um la Niña com um inverno tão ruim. Geralmente os melhores invernos ocorrem com La Niña.

Exemplos? 1999 e 2000!

Quem "empurra" as frentes frias para o oceano é o El Niño. Só que em 2007 o La Niña está se comportando como o El Niño.

Link to comment
Share on other sites

semana.

 

 

A La Niña "empurra" as frentes frias que chegam ao Brasil para o oceano. Temos, portanto, menos vento, menos umidade e mais calor.

 

 

 

 

!

 

Discordo! Esta é a primeira vez que eu vejo um la Niña com um inverno tão ruim. Geralmente os melhores invernos ocorrem com La Niña.

Exemplos? 1999 e 2000!

Quem "empurra" as frentes frias para o oceano é o El Niño. Só que em 2007 o La Niña está se comportando como o El Niño.

É que o clima está mudando mesmo...

Link to comment
Share on other sites

 

Eu assisiti. Tá penosa a situação do PR.

 

Seria isso um fato inédito/jamais visto por esta região? É nisso que me atenho.

 

Não é inédito, mas de uma simples convulsão, já beira epilepsia!

 

E ainda conseguiu ser o maior produtor de grãos do País, na frente do estado de Mato Grosso. Ô terrinha... Mas claro, isso devido as chuvas de meses anteriores. Mas que esta situação repetitiva durante os últimos anos está cansando, há se está.

Link to comment
Share on other sites

 

Eu assisiti. Tá penosa a situação do PR.

 

Seria isso um fato inédito/jamais visto por esta região? É nisso que me atenho.

 

Não é inédito. Porém até um passado bem recente o Paraná não costumava ter estas longas estiagens ano após ano.

 

Junho Curitiba teve um total de 3mm de preciptaçao.

Dei uma pesquisada rapida, e pelo menos desde 1960, nunca houve um registro tao baixo assim!!! O Ronaldo comentou algo sobre uma seca na decada de 40, se alguem tiver os dados...

 

Somente agosto de 2003 com 5mm e agosto de 2007 com 8mm acumulados chegaram perto.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.