Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Setembro de 2007


Marcos
 Share

Recommended Posts

Vejam só o calorão e depois o frio que vai fazer segundo o INMET, previsão para São Paulo:

 

Domingo: 20°C/35°C

Segunda: 13°C/23°C

Terça: 9°C/13°C

 

Em 48h queda de 11°C nas mínimas e 22°C nas máximas, haja saúde.

 

É o que comentávamos quinta no site da MetSul. Domingo deve ser o dia mais quente do ano em São Paulo. 35 a 37 graus em algumas partes da cidade. Saída das 12Z aumenta dramaticamente a possibilidade de neve no Sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 168
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pela rodada das 12z do GFS teremos neve na serra entre segunda e terça-feira. Tá dando -2,6ºC em 850hpa sobre POA com precipitação e -1,6ºC em 850hpa tbem com precipitação.

 

Ronaldo, quando foi a última vez que tivemos neve na primavera?

 

PRIMAVERA CLIMÁTICA OU FIM DO INVERNO CLIMÁTICO, FOI EM 3/10/99

 

No início de outubro de 1999, os "maluquinhos" do centro de Curitiba, numa manhã chuvosa, registravam 6º C!

Se fizer esse frio todo em RS/SC, então é ainda o fim do inverno climático.

Link to comment
Share on other sites

Com certeza, aqui em Três de Maio, também grande parte das lavouras de milho já estão plantadas, e pelo GFS, além de outros modelos, dificilmente não ocorrerá geada.

 

Pra cá, o mbar prevê 5,0 a 5,5 de mínima pra terça! Com poucas nuvens, e vento na faixa de 3 m/s na hora de ocorrência desta temp. Pra São Chico, a temp mínima prevista é de 8,0. Tá, eu sei que não dá pra aplicar linearmente a estimativa de 1 grau a cada 200m, mas aplicando isto, dá pra estimar uns 3,7 pra Campo Alegre, terra natal de meus pais. É, lá corre risco de torrar umas mudinhas jovens.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura de 0° em 850 hpa para POA na noite de 2ª para 3ª-feira, indo a -2° no mesmo nível no sul do RS.

 

Esse frio vai atingir todo o litoral do Sudeste, e pegar com força o PR, SP e MS. Há uma enorme ciclone se formando em alto-mar no Atlântico.

 

A pressão ainda bate 1033 mb no N da Argentina nessa segunda-feira e depois atinge os 1030 mb na metade S do RS.

Link to comment
Share on other sites

Com certeza, aqui em Três de Maio, também grande parte das lavouras de milho já estão plantadas, e pelo GFS, além de outros modelos, dificilmente não ocorrerá geada.

 

Pra cá, o mbar prevê 5,0 a 5,5 de mínima pra terça! Com poucas nuvens, e vento na faixa de 3 m/s na hora de ocorrência desta temp. Pra São Chico, a temp mínima prevista é de 8,0. Tá, eu sei que não dá pra aplicar linearmente a estimativa de 1 grau a cada 200m, mas aplicando isto, dá pra estimar uns 3,7 pra Campo Alegre, terra natal de meus pais. É, lá corre risco de torrar umas mudinhas jovens.

 

EM CAMPO ALEGRE PODE FICAR ENTRE -2/0, ESPECIALMENTE NAS BAIXADAS.

Link to comment
Share on other sites

Com certeza, aqui em Três de Maio, também grande parte das lavouras de milho já estão plantadas, e pelo GFS, além de outros modelos, dificilmente não ocorrerá geada.

 

Pra cá, o mbar prevê 5,0 a 5,5 de mínima pra terça! Com poucas nuvens, e vento na faixa de 3 m/s na hora de ocorrência desta temp. Pra São Chico, a temp mínima prevista é de 8,0. Tá, eu sei que não dá pra aplicar linearmente a estimativa de 1 grau a cada 200m, mas aplicando isto, dá pra estimar uns 3,7 pra Campo Alegre, terra natal de meus pais. É, lá corre risco de torrar umas mudinhas jovens.

 

EM CAMPO ALEGRE PODE FICAR ENTRE -2/0, ESPECIALMENTE NAS BAIXADAS.

 

O tempoagora prevê 5ºC para Ctba e o simepar, 10ºC

 

se não der infriltação, ponto pro simepar, senão, ponto pro tempoagora.

8)

Link to comment
Share on other sites

Com certeza, aqui em Três de Maio, também grande parte das lavouras de milho já estão plantadas, e pelo GFS, além de outros modelos, dificilmente não ocorrerá geada.

 

Pra cá, o mbar prevê 5,0 a 5,5 de mínima pra terça! Com poucas nuvens, e vento na faixa de 3 m/s na hora de ocorrência desta temp. Pra São Chico, a temp mínima prevista é de 8,0. Tá, eu sei que não dá pra aplicar linearmente a estimativa de 1 grau a cada 200m, mas aplicando isto, dá pra estimar uns 3,7 pra Campo Alegre, terra natal de meus pais. É, lá corre risco de torrar umas mudinhas jovens.

 

EM CAMPO ALEGRE PODE FICAR ENTRE -2/0, ESPECIALMENTE NAS BAIXADAS.

 

O tempoagora prevê 5ºC para Ctba e o simepar, 10ºC

 

se não der infriltação, ponto pro simepar, senão, ponto pro tempoagora.

8)

 

DEU 4,1 OU 4,0 NO INMET E -1ºC NUM POMAR, QUE ATENDO, EM PORTO AMAZONAS COM BELA GEADA.

Link to comment
Share on other sites

Ontem (INMET):

4,0º C a 15,1ºC em Ciuritiba

 

hoje (INMET)

8,6ºC a 13,6º C em Curitiba.

 

Pelo SIMEPAR, máxima de 13,9º C em Curitiba, a segunda menor depois da de Palmas (13,4º C)!

 

A dinâmica está perfeita para lembrarmos da velha Ctba. O ar frio avançou via ciclone na costa e o tempo manteve-se nublado e úmido na capital do PR. Com isso conseguiu ter um dia bem gelado enquanto que aqui em POA a máxima já foi agradável.

Link to comment
Share on other sites

Esse mês de setembro deve ser o mais quente dos últimos 12 anos em Porto Alegre, pelo menos. Olhei os dados do Wunderground e a média fica em torno de 16C para o mês, sendo que nenhum foi mais quente que 18C ou mais baixo que 15C. Até agora este setembro está com média de 19C. Meu palpite é que não baixa disso até o dia 30. Se baixar não ficará isolado no posto de líder de anomalia positiva.

 

Se não me engano a média de setembro em POA é 16,XC, portanto a anomalia neste mês deve ficar em +2,XºC.

 

Em compensação, pelo o que tenho visto nos modelos, acho que Outubro fechará dentro ou abaixo da média por aqui. Talvez com uma média igual a desse setembro.

Link to comment
Share on other sites

Esse mês de setembro deve ser o mais quente dos últimos 12 anos em Porto Alegre, pelo menos. Olhei os dados do Wunderground e a média fica em torno de 16C para o mês, sendo que nenhum foi mais quente que 18C ou mais baixo que 15C. Até agora este setembro está com média de 19C. Meu palpite é que não baixa disso até o dia 30. Se baixar não ficará isolado no posto de líder de anomalia positiva.

 

Se não me engano a média de setembro em POA é 16,XC, portanto a anomalia neste mês deve ficar em +2,XºC.

 

Em compensação, pelo o que tenho visto nos modelos, acho que Outubro fechará dentro ou abaixo da média por aqui. Talvez com uma média igual a desse setembro.

 

A TEND~ENCIA É PARA FRIO A NORMAL EM OUTUBRO. E ACHO QUE NÃO ESCAPAREMOS DE UMA "BELA" GEADA TARDIA.

 

AQUI SETEMBRO FICAR ENTRE O SEGUNDO OU TERCEIRO MAIS QUENTE NA MÉDIA E O SEGUNDA NA MÉDIA MÁXIMA.

Link to comment
Share on other sites

Ontem (INMET):

4,0º C a 15,1ºC em Ciuritiba

 

hoje (INMET)

8,6ºC a 13,6º C em Curitiba.

 

Pelo SIMEPAR, máxima de 13,9º C em Curitiba, a segunda menor depois da de Palmas (13,4º C)!

 

A dinâmica está perfeita para lembrarmos da velha Ctba. O ar frio avançou via ciclone na costa e o tempo manteve-se nublado e úmido na capital do PR. Com isso conseguiu ter um dia bem gelado enquanto que aqui em POA a máxima já foi agradável.

 

É verdade, assim como esteve perfeita no mês de maio, e em parte do mês de julho. Mas se em julho, a dinâmica normal dos últimos 20 dias foi suficiente para que o mês fechasse com 13,1C (praticamente normal) e com índices pluviométricos dentro do padrão histórico (em torno de 100mm), os dias frios deste mês de setembro não serão suficientes para escaparmos de ter um dos setembros mais quentes registrados. Chuto que este mês fechará entre 18,5º C e 19º C, sendo a média histórica de 14,8ºC. Entretanto, foi muito legal fazer 4º C em plena primavera. Tomara que o trimestre outubro-novembro-dezembro fique na média, para não elevar tanto a média anual de 2007, que não ficará abaixo de 18ºC.

Link to comment
Share on other sites

Ontem (INMET):

4,0º C a 15,1ºC em Ciuritiba

 

hoje (INMET)

8,6ºC a 13,6º C em Curitiba.

 

Pelo SIMEPAR, máxima de 13,9º C em Curitiba, a segunda menor depois da de Palmas (13,4º C)!

 

A dinâmica está perfeita para lembrarmos da velha Ctba. O ar frio avançou via ciclone na costa e o tempo manteve-se nublado e úmido na capital do PR. Com isso conseguiu ter um dia bem gelado enquanto que aqui em POA a máxima já foi agradável.

 

É verdade, assim como esteve perfeita no mês de maio, e em parte do mês de julho. Mas se em julho, a dinâmica normal dos últimos 20 dias foi suficiente para que o mês fechasse com 13,1C (praticamente normal) e com índices pluviométricos dentro do padrão histórico (em torno de 100mm), os dias frios deste mês de setembro não serão suficientes para escaparmos de ter um dos setembros mais quentes registrados. Chuto que este mês fechará entre 18,5º C e 19º C, sendo a média histórica de 14,8ºC. Entretanto, foi muito legal fazer 4º C em plena primavera. Tomara que o trimestre outubro-novembro-dezembro fique na média, para não elevar tanto a média anual de 2007, que não ficará abaixo de 18ºC.

 

Hoje, continua nublado, e o Underground registrava 20º C por volta das 15h:30. A previsão aponta dias amenos e com chuva, para este final de mês, bem típicos de primavera.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.