Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Maio de 2007


Recommended Posts

Médias de temperatura aqui em casa até o dia 15/5:

 

Mínima: 14,5°

 

Máxima: 22,2°

 

Simples: 18,35°

 

Estamos na média do mês. 8)

 

Nós tambem. Eu com 16,3 e o Alex com 16,8. Estranho ele estar pior que eu justamente agora, que estamos perto do mínimo de insolação. Será que ele mudou o sensor de local?

 

mas estes valores vão cair muito. na retat final do mês, haverá alteração, a menor, destas médias.

Link to comment
Share on other sites

Muita água aqui em POA!! A chuva parou em torno das 13 h. E os acumulados foram:

 

64,8 mm no INMET;

 

64,5 mm aqui em casa (55 mm até às +-10:45).

 

Ou seja: exatamente os mesmos valores!!

 

Em Tramandaí caíram 83,1 mm até esse horário!! :shock:

 

Agora tenho 16,1° (mínima do dia) com 100%% e chuvisco. Havia nevoeiro/forte névoa úmida ao N da cidade.

 

E depois vem o frio! 8)

Link to comment
Share on other sites

É impressionante como o ar frio patrolou o RS nesta madrugada. Ainda mais impressionante (para não dizer inacreditável) é o gradiente de temperatura entre Ausentes e SJ. Enquanto Ausentes enfrenta uma manhã com temperatura na casa dos 4oC São Joaquim está com frescos 13oC!!!! Isso mesmo!!! Bolsão de ar frio completamente concentrado nos estado gaúcho!

 

Outro destaque fica por conta da região da campanha que acordou com temperaturas entre 1oC e 5oC. Excepcional esse frio!

Link to comment
Share on other sites

Pra variar TM no RS com calorão!

18,5ºc e céu totalmente limpo...

calorão???

 

Hehehe... Relativamente é calorão!

Não to entendendo bem...

INMET marcando geada pros dias 18/19

Climatempo indicando 3ºc para 18/19 também geada...

Ontem choveu muito aqui: 88mm!!! Até que estava friozinho,

Mas agora estamos com quase 19ºc e isso não tem cara nenhuma de geada, apesar a té o vento que geralmente traz o ar frio parou....

 

Alguém pode me explicar?

Link to comment
Share on other sites

É impressionante como o ar frio patrolou o RS nesta madrugada. Ainda mais impressionante (para não dizer inacreditável) é o gradiente de temperatura entre Ausentes e SJ. Enquanto Ausentes enfrenta uma manhã com temperatura na casa dos 4oC São Joaquim está com frescos 13oC!!!! Isso mesmo!!! Bolsão de ar frio completamente concentrado nos estado gaúcho!

 

Outro destaque fica por conta da região da campanha que acordou com temperaturas entre 1oC e 5oC. Excepcional esse frio!

 

Caio, o ônibus tricolor saiu de Montevideo às 22hs. Chegamos ao Chui à 1:30hs, porém, logo depois de passar por Santa Vitória do Palmar, o ônibus virou uma geladeira. Sério. Todos acordaram reclamando. Eu tava tremendo. meu primo, o Alexandre, todos!! Devia estar uns 5°c lá fora e alguma fresta do busão aberta. Chegando em Camaquã, às 5:45hs e devia estar uns 5ºc lá no café da manhã. Ali já deu para achar pequenos bolsões de geada. Geada bem fraquinha na região. O engraçado era o Alexandre apontando para norte avistando a maldição maldita de Porto Alegre. Dávamos risada do Marcos (eu menos, pq estava sonoloento e ainda de mau humor pelo jogo) e da nossa desgraça. Camaquã com céu limpíssimo e POA, lá ao norte, com altos estratos, hehehehe. Não deu outra: mínima de 11ºC na capital gaúcha. Agora 13,7ºC na minha casa e céu limpo. Dessa vez acho que vamos aos 7ºc.

Link to comment
Share on other sites

Como pode?

Soledade e outras cidades do RS com frio abaixo de 9°c agora.. e TM está acima de 15°c...

Latitude,altitude, e localização mais centro-leste no mapa do Rio Grande caro amigo Ricardo.É o que venho dizendo sempre vc não imaginam a diferença que 70,100km de latitude podem fazer aqui nestas paragens.

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia foi bastante quente em São Paulo, a máxima atingiu 30,8°C aqui (e mínima de 18,0°C) e 29,8°C no INMET, com sol e poucas nuvens. O ar esteve seco, com URA de até 28% aqui, mas no fim da tarde a brisa marítima fez a temperatura cair quase 6°C em 1h e a umidade disparar, no momento faz 21,2°C com URA de 80%.

 

Já em Curitiba o dia foi bastante fresco e agradável. A mínima, pelo INMET, foi alta: 15,5C, mas com o tempo nublado. Já a máxima foi de 21,8C e com um ventinho frio o dia todo, que reduziu a sensação. Foi um dia com sensação térmica bastante agradável. Quase 8C de diferença na máxima em relação a São Paulo!

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia foi bastante quente em São Paulo, a máxima atingiu 30,8°C aqui (e mínima de 18,0°C) e 29,8°C no INMET, com sol e poucas nuvens. O ar esteve seco, com URA de até 28% aqui, mas no fim da tarde a brisa marítima fez a temperatura cair quase 6°C em 1h e a umidade disparar, no momento faz 21,2°C com URA de 80%.

 

Já em Curitiba o dia foi bastante fresco e agradável. A mínima, pelo INMET, foi alta: 15,5C, mas com o tempo nublado. Já a máxima foi de 21,8C e com um ventinho frio o dia todo, que reduziu a sensação. Foi um dia com sensação térmica bastante agradável. Quase 8C de diferença na máxima em relação a São Paulo!

 

São Paulo já está a dois dias inteiros seguidos em pré-frontal.

 

A situação é o RS com ar polar grosso, SC com ar frio misturado a frente fria, PR com a frente e SP no pré-frontal!

 

Pelo visto amanhã SP ainda terá um bom calorzinho de manhã!! A tarde a frente chega e a partir de sábado ficará fresco também. A capital paulista nestes dois dias tem batido até a capital carioca em vários horários do dia, he he he! O que não faz um pré-frontal!

Link to comment
Share on other sites

Como pode?

Soledade e outras cidades do RS com frio abaixo de 9°c agora.. e TM está acima de 15°c...

Latitude,altitude, e localização mais centro-leste no mapa do Rio Grande caro amigo Ricardo.É o que venho dizendo sempre vc não imaginam a diferença que 70,100km de latitude podem fazer aqui nestas paragens.

 

Com certeza... Mas isso geralmente não ocorre, Soledade é realmente mais fria que Três de Maio (penso eu), mas Três de Maio geralmente acompanha as quedas de temperatura do RS, quando a umidade é baixa o noroeste do RS esfria muito no decorrer da noite... Penso que esse bolsão de ar frio esteja mais ligado à faixa leste, e não nos atingiu por completo, pois quando o frio é continental, aqui no noroeste fica bonito!

hehe

Link to comment
Share on other sites

Como pode?

Soledade e outras cidades do RS com frio abaixo de 9°c agora.. e TM está acima de 15°c...

Latitude,altitude, e localização mais centro-leste no mapa do Rio Grande caro amigo Ricardo.É o que venho dizendo sempre vc não imaginam a diferença que 70,100km de latitude podem fazer aqui nestas paragens.

 

Com certeza... Mas isso geralmente não ocorre, Soledade é realmente mais fria que Três de Maio (penso eu), mas Três de Maio geralmente acompanha as quedas de temperatura do RS, quando a umidade é baixa o noroeste do RS esfria muito no decorrer da noite... Penso que esse bolsão de ar frio esteja mais ligado à faixa leste, e não nos atingiu por completo, pois quando o frio é continental, aqui no noroeste fica bonito!

hehe

 

Ricardo, o ar frio estava concentrado não a leste, mas ao sul aqui no RS. Tanto é que, se Soledade bateu feio em Três de Maio, o que dizer das baixinhas ou nanicas (by PHP) com temperaturas entre 1 a 4 graus. No Uruguai ainda menos que isso, a mínima nacional foi em Trinidad: 0.5C. Menos que a mínima registrada no RS, os 1.5C em Bagé.

Link to comment
Share on other sites

É impressionante como o ar frio patrolou o RS nesta madrugada. Ainda mais impressionante (para não dizer inacreditável) é o gradiente de temperatura entre Ausentes e SJ. Enquanto Ausentes enfrenta uma manhã com temperatura na casa dos 4oC São Joaquim está com frescos 13oC!!!! Isso mesmo!!! Bolsão de ar frio completamente concentrado nos estado gaúcho!

 

Outro destaque fica por conta da região da campanha que acordou com temperaturas entre 1oC e 5oC. Excepcional esse frio!

 

Caio, o ônibus tricolor saiu de Montevideo às 22hs. Chegamos ao Chui à 1:30hs, porém, logo depois de passar por Santa Vitória do Palmar, o ônibus virou uma geladeira. Sério. Todos acordaram reclamando. Eu tava tremendo. meu primo, o Alexandre, todos!! Devia estar uns 5°c lá fora e alguma fresta do busão aberta. Chegando em Camaquã, às 5:45hs e devia estar uns 5ºc lá no café da manhã. Ali já deu para achar pequenos bolsões de geada. Geada bem fraquinha na região. O engraçado era o Alexandre apontando para norte avistando a maldição maldita de Porto Alegre. Dávamos risada do Marcos (eu menos, pq estava sonoloento e ainda de mau humor pelo jogo) e da nossa desgraça. Camaquã com céu limpíssimo e POA, lá ao norte, com altos estratos, hehehehe. Não deu outra: mínima de 11ºC na capital gaúcha. Agora 13,7ºC na minha casa e céu limpo. Dessa vez acho que vamos aos 7ºc.

 

Mínima nesta madrugada em Mvdeo. foi de 3.0C!! Com certeza nos arredores fez 1C. Deve ter ficado entre 0C e 2C a temperatura em toda a região que vai de Canelones, Maldonado, Lavalleja e Rocha!

Link to comment
Share on other sites

Como pode?

Soledade e outras cidades do RS com frio abaixo de 9°c agora.. e TM está acima de 15°c...

Latitude,altitude, e localização mais centro-leste no mapa do Rio Grande caro amigo Ricardo.É o que venho dizendo sempre vc não imaginam a diferença que 70,100km de latitude podem fazer aqui nestas paragens.

 

Com certeza... Mas isso geralmente não ocorre, Soledade é realmente mais fria que Três de Maio (penso eu), mas Três de Maio geralmente acompanha as quedas de temperatura do RS, quando a umidade é baixa o noroeste do RS esfria muito no decorrer da noite... Penso que esse bolsão de ar frio esteja mais ligado à faixa leste, e não nos atingiu por completo, pois quando o frio é continental, aqui no noroeste fica bonito!

hehe

Oi Ricardo

O noroeste tem mínimas absolutas tão baixas quanto a serra.

Veja.

fep.JPG

Link to comment
Share on other sites

É impressionante como o ar frio patrolou o RS nesta madrugada. Ainda mais impressionante (para não dizer inacreditável) é o gradiente de temperatura entre Ausentes e SJ. Enquanto Ausentes enfrenta uma manhã com temperatura na casa dos 4oC São Joaquim está com frescos 13oC!!!! Isso mesmo!!! Bolsão de ar frio completamente concentrado nos estado gaúcho!

 

Outro destaque fica por conta da região da campanha que acordou com temperaturas entre 1oC e 5oC. Excepcional esse frio!

 

Caio, o ônibus tricolor saiu de Montevideo às 22hs. Chegamos ao Chui à 1:30hs, porém, logo depois de passar por Santa Vitória do Palmar, o ônibus virou uma geladeira. Sério. Todos acordaram reclamando. Eu tava tremendo. meu primo, o Alexandre, todos!! Devia estar uns 5°c lá fora e alguma fresta do busão aberta. Chegando em Camaquã, às 5:45hs e devia estar uns 5ºc lá no café da manhã. Ali já deu para achar pequenos bolsões de geada. Geada bem fraquinha na região. O engraçado era o Alexandre apontando para norte avistando a maldição maldita de Porto Alegre. Dávamos risada do Marcos (eu menos, pq estava sonoloento e ainda de mau humor pelo jogo) e da nossa desgraça. Camaquã com céu limpíssimo e POA, lá ao norte, com altos estratos, hehehehe. Não deu outra: mínima de 11ºC na capital gaúcha. Agora 13,7ºC na minha casa e céu limpo. Dessa vez acho que vamos aos 7ºc.

Até não foi de cortar os pulsos porque a frente fria ainda não tinha ido embora. Minha mínima bateu 12,1° e, claro, o tempo abriu logo de manhã cedo.

 

Mas não fiquemos apavorados. POA sempre compensa. Sempre, sempre e sempre. Amém!

 

Ficou nebulosidade a N e NE da cidade durante o dia e belos cirrus. Ao anoitecer, os estratus começaram a acumular à NE. O tempo quase fechou, abriu de novo, quase fechou, abriu e agora... fechou!!! :? Ou seja: POA está exatamente na linha de nebulosidade da retaguarda da frente fria. Eis a única "vantagem" dessa MM: ela está vinculada à frente fria, e não é aquela p**** de m**** que aparece às 20 h enquanto todo o RS tem céu limpo. Ou seja: é uma questão de dinâmica atmosférica, e não de geografia local.

 

Pena que o resfriamento foi ridículo. Eu tinha 12,8° às 19:20 e 12,4° às 23 h! E depois sim o tempo fechou de vez por causa do resfriamento. Agora está 12,3° com 88% e estratus e cumulus. A u.r. subiu muito rapidamente. A tarde foi de sensação de frio por causa do minuano. 8)

 

E podem escrever: no primeiro jaule de radiação solar, as nuvens vão fugir para o N de tal forma que vão parar lá no Canadá.

 

Abraços uruguayos!!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Curitiba está sob efeito da FF e muita garoa e neblina desde a madrugada.

No momento tenho 15,8ºC no Boqueirão, sendo que a mínima foi de 13ºC cravados.

 

Praticamente todo o estado do RS está sob ar polar onde os termômetros ainda não passaram dos 14 graus.

Em Gramado e Caxias do Sul a temperatura no momento é de 10,5ºC e 10,8ºC respectivamente.

Link to comment
Share on other sites

Tarde de muito calor e ar seco em boa parte do Sudeste do país.

 

Capital / Temperatura 14h / UR 14h

 

Belo Horizonte / 26,1º C /30%

São Paulo / 27,3º C / 42%

Rio de Janeiro / 29,5º C / 58%

Vitória / 28,3º C / 68%

 

Pelo terceiro dia consecutivo São Paulo é, proporcionalmente a sua altitude, a capital mais quente do sudeste. Por várias horas chegou a ficar mais quente que o RJ em termos absolutos. Nada como ficar bem na frente de uma frente fria estacionária, he he he. Ar quente de Mato Grosso drenado direto para Sampa a mais de 72 horas. E dá-lhe eterno pré-frontal.

Link to comment
Share on other sites

Tarde de muito calor e ar seco em boa parte do Sudeste do país.

 

Capital / Temperatura 14h / UR 14h

 

Belo Horizonte / 26,1º C /30%

São Paulo / 27,3º C / 42%

Rio de Janeiro / 29,5º C / 58%

Vitória / 28,3º C / 68%

 

Pelo terceiro dia consecutivo São Paulo é, proporcionalmente a sua altitude, a capital mais quente do sudeste. Por várias horas chegou a ficar mais quente que o RJ em termos absolutos. Nada como ficar bem na frente de uma frente fria estacionária, he he he. Ar quente de Mato Grosso drenado direto para Sampa a mais de 72 horas. E dá-lhe eterno pré-frontal.

 

Pelo menos nesses finais de tarde tem vindo as brisas marítimas, que são a salvação.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.