Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Novembro


Recommended Posts

  • Replies 565
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ronald, não se engane.

 

Aqui esquenta. Mas nosso "calor" é 18 a 20ºC...

 

Em invasões polares mais intensas podemos ter máximas de 10ºC.

claro que podem!!! Assim como Campo Grande já teve, Ponta Porã.... mas o frio por ai dura pouco...

 

Convido-o a estudar os dados de algumas cidades do Norte do estado. Melhor fazer isso antes que se comece por aqui a ficar neste acho que acho sem fim, afinal é o que se faz. É mais do que óbvio que se observe máximas baixas em cidades do Mato Grosso do Sul. Entretanto, não faz sentido ignorar os efeitos da continentalidade sobre o clima! Uma análise para que seja válida deve ser bastante criteriosa!

 

CIANORTE / LAT.: 23o40´S / LONG.: 52o35´W / ALT.: 530m

 

MAI 19,0ºC 24,6ºC 15,0ºC

JUN 17,3ºC 23,0ºC 13,3ºCºC

JUL 17,5ºC 23,7ºC 13,1ºC

AGO 19,3ºC 25,6ºC 14,6ºC

 

---

 

APUCARANA / LAT.: 23o30´S / LONG.: 51o32´W / ALT.: 746m

 

MAI 18,4ºC 23,6ºC 14,8ºC

JUN 17,1ºC 22,1ºC 13,6ºC

JUL 17,1ºC 22,6ºC 13,3ºC

AGO 18,9ºC 24,6ºC 14,6ºC

 

---

 

LONDRINA / LAT.: 23o22´S / LONG.: 51o10´W / ALT.: 585m

 

MAI 18,4ºC 24,5ºC 13,6ºC

JUN 16,8ºC 23,0ºC 11,9ºC

JUL 16,8ºC 23,4ºC 11,5ºC

AGO 18,7ºC 25,7ºC 12,8ºC

 

---

 

MAUÁ DA SERRA / LAT.: 23o54´S / LONG.: 51o13´W / ALT.: 1020m

 

MAI 16,4ºC 20,9ºC 13,4ºC

JUN 14,9ºC 19,4ºC 11,8ºC

JUL 14,7ºC 19,5ºC 11,4ºC

AGO 16,9ºC 21,9ºC 13,3ºC

Link to comment
Share on other sites

Aqui em BH também tivemos um dia frio, cinzento e bem chuvoso, com máxima de 19º C e mínima de 17º C.

O fim de semana também seguirá assim, com previsão de máxima de 21º e mínima de 16º no sábado, e máxima de 24º e mínima de 16º no domingo.

O interessante é que, nas partes altas da Grande BH, em especial na saída para o Rio de Janeiro, onde há muitos condomínios situados em um planalto de cerca de 1.300 metros, a máxima deve ter ficado na casa de apenas 15º C.

Link to comment
Share on other sites

Esqueceram de MG? Em Barbacena fazia 11,4° às 18 h, e a cidade passou todo o dia com 11°/12°!! Todo o S de MG rondou os 13° durante a tarde!!

 

Em SP, às 18 h, fazia 15,8°, o mesmo valor de Macaé, e fazia 17,9° em Vitória, ES!! :shock:

 

FLORIANÓPOLIS TEVE A SEGUNDA MENOR MÍNIMA DOS ÚLTIMOS 95 ANOS, EM NOVEMBRO, COM 9,5ºC NO INMET, FICOU A 0,1ºC DO RECORDE DE 9,4 NO DIA 22/11/1970.

Foi a única capital a baixar dos 10°!! (Foram 11,7° em SP, 12,0° em POA e 12,4° em Curitiba!)

 

Abraços!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hoje, mais uma decepção,o Almeida registrou mínima de 5º :(

 

Não chora, Paulo!!!!! :evil: 8) POA não baixou dos 12,0° e bateu 27,1° de tarde!!!

 

[

Uruguaiana não baixou de 13.

Pior!!! Deu 11,8°. Passou até de POA (deu 10,1° em Torres, 9,5° em Floripa). Só os 14,1° de Tramandaí à meia-noite pra nos salvar!!

 

Em casa, bati de 12,7° à 28,1° com u.r. de 26%!!! A automática do INMET deu 21%!! :shock: Tenho 25,5° com 31% no momento!

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Esqueceram de MG? Em Barbacena fazia 11,4° às 18 h, e a cidade passou todo o dia com 11°/12°!! Todo o S de MG rondou os 13° durante a tarde!!

 

Em SP, às 18 h, fazia 15,8°, o mesmo valor de Macaé, e fazia 17,9° e, Vitória, ES!! :shock:

 

FLORIANÓPOLIS TEVE A SEGUNDA MENOR MÍNIMA DOS ÚLTIMOS 95 ANOS, EM NOVEMBRO, COM 9,5ºC NO INMET, FICOU A 0,1ºC DO RECORDE DE 9,4 NO DIA 22/11/1970.

Foi a única capital a baixar dos 10°!! (Foram 11,7° em SP, 12,0° em POA e 12,4° em Curitiba!)

 

Abraços!

 

 

Ops, ganhamos até da gélida Curitiba? Foi mal... :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Esqueceram de MG? Em Barbacena fazia 11,4° às 18 h, e a cidade passou todo o dia com 11°/12°!! Todo o S de MG rondou os 13° durante a tarde!!

 

Em SP, às 18 h, fazia 15,8°, o mesmo valor de Macaé, e fazia 17,9° e, Vitória, ES!! :shock:

 

FLORIANÓPOLIS TEVE A SEGUNDA MENOR MÍNIMA DOS ÚLTIMOS 95 ANOS, EM NOVEMBRO, COM 9,5ºC NO INMET, FICOU A 0,1ºC DO RECORDE DE 9,4 NO DIA 22/11/1970.

Foi a única capital a baixar dos 10°!! (Foram 11,7° em SP, 12,0° em POA e 12,4° em Curitiba!)

 

Abraços!

 

 

Ops, ganhamos até da gélida Curitiba? Foi mal... :lol: :lol: :lol:

 

Parabéns pra Floripa hein! Essa massa não poderia estar mais a leste! hehe Tem algum ponto mais frio na ilha (fora o interior dela)? Mais ali nas praias...

Link to comment
Share on other sites

Esqueceram de MG? Em Barbacena fazia 11,4° às 18 h, e a cidade passou todo o dia com 11°/12°!! Todo o S de MG rondou os 13° durante a tarde!!

 

Em SP, às 18 h, fazia 15,8°, o mesmo valor de Macaé, e fazia 17,9° e, Vitória, ES!! :shock:

 

FLORIANÓPOLIS TEVE A SEGUNDA MENOR MÍNIMA DOS ÚLTIMOS 95 ANOS, EM NOVEMBRO, COM 9,5ºC NO INMET, FICOU A 0,1ºC DO RECORDE DE 9,4 NO DIA 22/11/1970.

Foi a única capital a baixar dos 10°!! (Foram 11,7° em SP, 12,0° em POA e 12,4° em Curitiba!)

 

Abraços!

 

DEU 7,9ºC NA EPAGRI!!! ITACORUBÍ.

 

 

Ops, ganhamos até da gélida Curitiba? Foi mal... :lol: :lol: :lol:

 

Parabéns pra Floripa hein! Essa massa não poderia estar mais a leste! hehe Tem algum ponto mais frio na ilha (fora o interior dela)? Mais ali nas praias...

Link to comment
Share on other sites

Esqueceram de MG? Em Barbacena fazia 11,4° às 18 h, e a cidade passou todo o dia com 11°/12°!! Todo o S de MG rondou os 13° durante a tarde!!

 

Em SP, às 18 h, fazia 15,8°, o mesmo valor de Macaé, e fazia 17,9° e, Vitória, ES!! :shock:

 

FLORIANÓPOLIS TEVE A SEGUNDA MENOR MÍNIMA DOS ÚLTIMOS 95 ANOS, EM NOVEMBRO, COM 9,5ºC NO INMET, FICOU A 0,1ºC DO RECORDE DE 9,4 NO DIA 22/11/1970.

Foi a única capital a baixar dos 10°!! (Foram 11,7° em SP, 12,0° em POA e 12,4° em Curitiba!)

 

Abraços!

 

 

Ops, ganhamos até da gélida Curitiba? Foi mal... :lol: :lol: :lol:

 

Espere ate amanha heheheh

 

Aqui em Curitiba por enquanto ceu claro, temperatura em queda e ponto de orvalho de 3°C!! So que o vento virou pra leste, ja lembrando os terrores do inverno....

 

mas, impressionante mesmo esse valor de floripa pra uma cidade ao nivel do mar...

Link to comment
Share on other sites

Esqueceram de MG? Em Barbacena fazia 11,4° às 18 h, e a cidade passou todo o dia com 11°/12°!! Todo o S de MG rondou os 13° durante a tarde!!

 

Em SP, às 18 h, fazia 15,8°, o mesmo valor de Macaé, e fazia 17,9° e, Vitória, ES!! :shock:

 

FLORIANÓPOLIS TEVE A SEGUNDA MENOR MÍNIMA DOS ÚLTIMOS 95 ANOS, EM NOVEMBRO, COM 9,5ºC NO INMET, FICOU A 0,1ºC DO RECORDE DE 9,4 NO DIA 22/11/1970.

Foi a única capital a baixar dos 10°!! (Foram 11,7° em SP, 12,0° em POA e 12,4° em Curitiba!)

 

Abraços!

 

DEU 7,9ºC NA EPAGRI!!! ITACORUBÍ.

 

 

Ops, ganhamos até da gélida Curitiba? Foi mal... :lol: :lol: :lol:

 

Parabéns pra Floripa hein! Essa massa não poderia estar mais a leste! hehe Tem algum ponto mais frio na ilha (fora o interior dela)? Mais ali nas praias...

 

7,9oC? Avacalhamos geral!

Link to comment
Share on other sites

 

Aqui em Curitiba por enquanto ceu claro, temperatura em queda e ponto de orvalho de 3°C!! So que o vento virou pra leste, ja lembrando os terrores do inverno....

 

 

O vento foi de leste o dia inteiro. E no Alex, o p.o. continua firme e fore em -1. No aero, o p.o. passou 2 horas aumentando, mas agora estabilizou em 3 graus. Eu acredito em algo abaixo de 10 pra cá nesta madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Esqueceram de MG? Em Barbacena fazia 11,4° às 18 h, e a cidade passou todo o dia com 11°/12°!! Todo o S de MG rondou os 13° durante a tarde!!

 

Em SP, às 18 h, fazia 15,8°, o mesmo valor de Macaé, e fazia 17,9° e, Vitória, ES!! :shock:

 

FLORIANÓPOLIS TEVE A SEGUNDA MENOR MÍNIMA DOS ÚLTIMOS 95 ANOS, EM NOVEMBRO, COM 9,5ºC NO INMET, FICOU A 0,1ºC DO RECORDE DE 9,4 NO DIA 22/11/1970.

Foi a única capital a baixar dos 10°!! (Foram 11,7° em SP, 12,0° em POA e 12,4° em Curitiba!)

 

Abraços!

 

praticamente empatamos, tive 10 graus cravados!! meus parabéns!! surpreendente marca!!

 

 

Ops, ganhamos até da gélida Curitiba? Foi mal... :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

 

Aqui em Curitiba por enquanto ceu claro, temperatura em queda e ponto de orvalho de 3°C!! So que o vento virou pra leste, ja lembrando os terrores do inverno....

 

 

O vento foi de leste o dia inteiro. E no Alex, o p.o. continua firme e fore em -1. No aero, o p.o. passou 2 horas aumentando, mas agora estabilizou em 3 graus. Eu acredito em algo abaixo de 10 pra cá nesta madrugada.

 

opa, ja esta 10°C no aero...quem sabe chegamos a nuns 7°C, que eu me lembre, nunca vi faze isso em novembro...

 

SP 14°C

POA 19°C (ja voltando a realidade primaveril)

SJ 6,7°C

Link to comment
Share on other sites

Absurdo: 10,4 em Antonina (postado às 0h45 no Simepar) e 10,1 em Pinhais. Se usarmos a regra de 1 grau/200m, o cálculo pros pico 1800+ da Serra do Mar terá que ser iniciado a partir da onde: Pinhais ou Antonina?

Creio que a partir de Pinhais, já que o escoamento de ar frio da Serra do Ibitiraquire certamente está alimentando o frio em Antonina.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

A muito tempo que eu não via um dia de novembro tão frio... Ontem a minha máxima não passou dos 18°C.

Chegou a 14,8°C de minima esta madrugada!!!!! Que maravilha!!!! :D

Por hoje, o sol já brilha forte... e amanha já até para pegar uma prainha... he he he Que venha logo o sol e o calor... afinal estamos chegando no verão e temos que fazer jus a nossa imagem! :D

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Pelo Inmet...

 

Menores Temperaturas

Pa�s: Brasil Data: 11/11/2006 - 12h UTC

ESTA��O MEDI��O

 

83813 - CASTRO - PR 3,6 °C

83836 - IRATI - PR 5,1 °C

83920 - SAO JOAQUIM - SC 6,0 °C

83714 - CAMPOS DO JORDAO - SP 6,2 °C

83891 - LAGES - SC 6,4 °C

 

Bela minima de Castro...

 

Aqui no PR, Curitiba teve minima de 7,1°C e Antonia surpreendeu com 9,0°C.

Link to comment
Share on other sites

Minimas pelo Simepar, no leste paranaense:

 

Guaratuba - orla: 11,9

Antonina - fundo de baía: 8,2

Curitiba: 7,3

Cerro Azul - vale do Ribeira, uns 300m: 5,2

Lapa - quase 100 km a SO de Curitiba e altitude similar: 6,2

Ponta Grossa - quase 100 km a NO de Curitiba e altitude similar: 8,9

Telemaco Borba - 200 km a NNO de Curitiba, num baixadao a cerca de 700m: 4,0 (matou a pau! :shock: E matou tudo!)

Irati: uns 150 km a Oeste de Curitiba e cerca de 900m: 8,8

Uniao da Vitoria - 200 km de Curitiba uns 800m, vale do Iguaçu: 6,4

Link to comment
Share on other sites

Minimas pelo Simepar, no leste paranaense:

 

Guaratuba - orla: 11,9

Antonina - fundo de baía: 8,2

Curitiba: 7,3

Cerro Azul - vale do Ribeira, uns 300m: 5,2

Lapa - quase 100 km a SO de Curitiba e altitude similar: 6,2

Ponta Grossa - quase 100 km a NO de Curitiba e altitude similar: 8,9

Telemaco Borba - 200 km a NNO de Curitiba, num baixadao a cerca de 700m: 4,0 (matou a pau! :shock: E matou tudo!)

Irati: uns 150 km a Oeste de Curitiba e cerca de 900m: 8,8

Uniao da Vitoria - 200 km de Curitiba uns 800m, vale do Iguaçu: 6,4

 

Obs: onde coloquei Telemaco borba, leia-se Jaguariaiva... :roll: :oops:

Link to comment
Share on other sites

 

Aqui em Curitiba por enquanto ceu claro, temperatura em queda e ponto de orvalho de 3°C!! So que o vento virou pra leste, ja lembrando os terrores do inverno....

 

 

O vento foi de leste o dia inteiro. E no Alex, o p.o. continua firme e fore em -1. No aero, o p.o. passou 2 horas aumentando, mas agora estabilizou em 3 graus. Eu acredito em algo abaixo de 10 pra cá nesta madrugada.

 

opa, ja esta 10°C no aero...quem sabe chegamos a nuns 7°C, que eu me lembre, nunca vi faze isso em novembro...

 

SP 14°C

POA 19°C (ja voltando a realidade primaveril)

SJ 6,7°C

 

Na verdade entrou um pouco mais de ar frio hoje, com uma máxima baixa e muito vento. Agora a temperatura está em 17C e teremos mais uma queda razoavelmente boa.

 

Torres teve temperatura baixa durante a tarde também, mal batendo os 20C e até menor que a de Curitiba nesta tarde. Já Ausentes, pra variar, botando no chinelo qualquer outra cidade neste horário.

 

Faz 8,9C agora às 20h. Ficou próxima dos 13C na média e teve a máxima de 15 graus por alguns minutos apenas! Dia gelado, considerado um belo inverno para os padrões porto-alegrenses. hehe

Link to comment
Share on other sites

O destaque do dia de hoje fica pra Vitória com máxima no INMET de 19,7°C :shock: E o Rio com 12,8°C no Alto da Boa Vista(mas há registros não oficiais de até 11°C),agora o mais estranho de tudo foi ontem o INMET do Rio ter chegado a 21,9°C quando eu não passei dos 18,9°C,o Ronald dos 18°C dentre outros registros não oficiais com máximas de 18,19°C.

Link to comment
Share on other sites

 

As fotos falam por si só. Um evento extraordinário, com paisagens típicas de julho apenas a um mês do ínicio do verão.

 

Essa região não chama a atenção apenas por suas excentricidades climáticas. Quem conhece de perto sabe os visual que os morros, vales, araucárias, rios, campos e cacheiras proporcionam aos apreciadores da natureza. Não tenho a menor dúvida que fiz uma das melhores aquisições da minha vida. Porquê além de tudo deverei empreender algo e transformar uma paixão num negócio. Existe realização maior que essa?

Link to comment
Share on other sites

 

Aqui em Curitiba por enquanto ceu claro, temperatura em queda e ponto de orvalho de 3°C!! So que o vento virou pra leste, ja lembrando os terrores do inverno....

 

 

O vento foi de leste o dia inteiro. E no Alex, o p.o. continua firme e fore em -1. No aero, o p.o. passou 2 horas aumentando, mas agora estabilizou em 3 graus. Eu acredito em algo abaixo de 10 pra cá nesta madrugada.

 

opa, ja esta 10°C no aero...quem sabe chegamos a nuns 7°C, que eu me lembre, nunca vi faze isso em novembro...

 

SP 14°C

POA 19°C (ja voltando a realidade primaveril)

SJ 6,7°C

 

Na verdade entrou um pouco mais de ar frio hoje, com uma máxima baixa e muito vento. Agora a temperatura está em 17C e teremos mais uma queda razoavelmente boa.

 

Torres teve temperatura baixa durante a tarde também, mal batendo os 20C e até menor que a de Curitiba nesta tarde. Já Ausentes, pra variar, botando no chinelo qualquer outra cidade neste horário.

 

Faz 8,9C agora às 20h. Ficou próxima dos 13C na média e teve a máxima de 15 graus por alguns minutos apenas! Dia gelado, considerado um belo inverno para os padrões porto-alegrenses. hehe

 

Torales, uma coisa que estou ficando impressionado em relação a esta automática de Ausentes é sobre a capacidade que ela tem de mostrar o potencial de máximas baixas naquela região. Devido a sua posição mais próxima da encosta, é difícil ver a temperatura passar dos 15ºC. Imagina no inverno... O pior é que no Morro da Igreja o clima também é de encosta, porém 600 metros mais alto. Não vejo a hora de ver uma estação lá.

Link to comment
Share on other sites

E depois o frio vai escorrendo pras baixadas.

 

A de Livramento é semelhante, mas em menor escala. Em Ausentes a temperatura mínima foi praticamente a encontrada desde às 20h!

 

Até o próximo inverno, mantendo este ritmo, estaremos plenamente cobertos por estações automáticas que vão embuchar o BAZ de dados para análises.

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha! Tivemos mínima de 10,7ºC na Defesa Civil ontem e 11ºC no Cepagri no sábado, sendo que no Cepagri foi a mínima absoluta para novembro desde 1988.

Não tenho ainda os dados do IAC, mas com certeza não foi dessa vez que o recorde de 8,0ºC de mínima absoluta foi quebrado.

Com o vento, que chegou a 80 Km/h em algumas rajadas, quase tivemos sensação negativa!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.