Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Novembro


Recommended Posts

Pra quem não conhece a localização do termômetro abrigado da Climaterra na beira da Rodovia SC 438, residência do Sr. Ademar, aí vai uma projeção do Google Earth.

 

É interessante notar que não se trata de uma baixada. O terreno é muito acidentado e inclusive há um vale bem profundo que começa atrás da casa do Sr. Ademar. O ar frio provalvelmente deve vir do Morro da "Véia" (Fazenda Varginha) e do Morro do Baz. Sendo escoado até o fundo do vale chamado Rincão do Tigre nas noites sem vento.

 

cruzeiro-1.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 565
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

-3ºC no Cruzeiro!!!! :shock: :shock:

-10ºC na relva!!! :shock: :shock:

Que espetáculo!!

 

MEU AMIGO PERDEU +- 40 TONELADAS DE MAÇÃ, +- 30 000....

 

O lado triste do frio!!

 

Por isso que "brigo" tanto com nosso clima!!! A hora de fazer -10,0oC na relva no Cruzeiro e durante o inverno, que todos ficam felizes!!!! A hora de torcer para neve também!! A esta altura do ano, por mais linda que seja a paisagem, vem sempre um desgraçã 'acoplada'.

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

E agora alguém explica esta situação entre BJ e SJA?

Simples, existem vários fatores além de altitude no que refere-se à mínima.

 

A estação é topo em Ausentes. O valor da mínima não diz muita coisa, pois na compensada Ausentes ganharia fácil, com muito mais horas de frio.

 

Aliás incrivel esta diferença de temperatura em um mesmo Municipio, no caso São Joaquim :

 

Inmet : 5,0 graus

Climaterra : 00,2 graus

Cruzeiro : -03,0 graus

 

O Cruzeiro é sempre mais gelado, faça chuva ou faça sol, na adveccão ou na calmaria. Já a diferença entre o Inmet e a Climaterra nas noites de calmaria é tradicional: um topo (ruim de mínima) X meia baixada.

Mas realmentre é interessante esta diferença.

 

Mas mesmo assim deu -5,5oC na relva no INMET!!

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 09/11/06. 22h:00 (HORÁRIO DE VERÃO)

 

SECO; 9,1ºC. 7,8ºC BANDEIRA E 7,6ºC NO INMET.

 

U.R.; 66%

 

PRESSÃO; 1014 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h) S E 3

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -ºC

 

CÉU COM POUCAS NUVENS, SÓ CÍRRUS. (30%). HOJE TIVEMOS A MAIOR GEADA EM NOVEMBRO DOS ÚLTIMOS 20 ANOS! NA CLIMATERRA QUEBROU O RECORDE DE MÍNIMA EM NOVEMBRO COM 0,2ºC, ANTES TINHA SIDO DE 0,9ºC EM 1999. NO CRUZEIRO TIVEMOS A MÍNIMA DE -3,0ºC NO ABRIGO E -10,0ºC NA RELVA COM FORTÍSSIMA GEADA, TALVEZ UMA DAS MAIS FORTES JÁ REGISTRADA NA REGIÃO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS.

 

CLIMATERRA DIA 09/11/06; MÍNIMA; 0,2ºC, MÁXIMA: 16,4ºC E RELVA:-3,7ºC A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 32%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 0 mm.

 

RAJADA 6 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: - ºC. RAJADA MÁXIMA: 23 Km/h ÀS 12h:21 (HORÁRIO REAL) COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -ºC AS -h:- H.VERÃO

Link to comment
Share on other sites

Em POA deu bons 10,2°. Mínima de modestos 12,1° aqui em casa. Ou seja: 15,1° mais quente que o Cruzeiro!!!! :shock: :lol:

 

Essa mínima incrível de -10,0° na relva chama a antenção pela violenta perda de calor. O ar estava muito seco. Além do que o grosso do ar frio (frio em altitude e o posicionamento da alta polar sobre o Sul) estava bem mais concentrado na porção leste. Ao oeste da Região Sul, o frio foi bem menos siginifcativo. Na região de Uruguaiana não baixou dos 13°.

 

Pelo menos aqui no RS e em SC, parece que aina ficaremos um bom tempo sem chuva. Ou seja: depois do geadão no alto da serra, as lavouras ainda ficarão um tempo sem receberem água.

 

Iguape, no S de SP, junto ao litoral, bateu generosos 11,3°!! :shock:

 

Hoje em dia, quando temos que fazer reza brava para ver neve em julho, é realmente difícil de acreditar. Porém, se analisarmos friamente o que ocorria nas décadas de 90, 80 e 70, não duvido que a minha desconfiança possa ser jogada no lixo!

Olha, depois da nevasca em Novo Hamburgo e da neve em POA (tanto granular como com alguns flocos isolados) com 10°, não duvido nada!!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

 

 

Conforme a Metsul a mínima na cidade de Ausentes foi de 1,0ºC. A automática de Ausentes está no alto de um morro. Não vale para mínimas.

 

 

que coisa, e tanta cidade sem uma estação, como jville-SC... :roll:, e SJA com duas :lol:

 

 

pois eh, eu ja disse, a falta de interesse do inmet em instalar uma estacao aqui em joinville ..

 

bom na minha estacao amadora .. hj minima de 15,8 e maxima de 23,7 .. ceu nublado durante todo o dia

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 10/11/06. 06h:22 (HORÁRIO DE VERÃO)

 

SECO; 2,3ºC. NO BANDEIRA ESTÁ -1,3ºC

 

U.R.; 76%

 

PRESSÃO; 1015 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h) - E 0

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -ºC

 

CÉU CLARO. (0%). GEADA MODERADA.

 

CLIMATERRA DIA 10/11/06; MÍNIMA; 0,6ºC, MÁXIMA: -ºC E RELVA:-ºC A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 66%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 0 mm.

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

 

EM FPOLIS, SEGUNDA MÍNIMA MAIS BAIXA EM 95 ANOS, 10,5ºC NA AUTOMÁTICA DO INMET. RECORDE; 9,4 EM 22/11/1970

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Curitiba segue a tarde com tempo parc. nublado e 16,8 graus.

São Joaca está no momento com 16,2 graus.

 

Já estou começando a desconfiar que Curitiba é tão fria quanto São Joaquim :lol:

 

Não é não Bruno... :lol:

 

e começou a provocação barata...

Sinceramente não dou a mínima para os teus comentários maldosos.

O fato é que os valores tanto de mínima quanto de máxima para as duas cidades não têm tido discrepância muito grande nas últimas semanas - isto é um FATO.

É claro que JAMAIS irei comparar minha cidade com SJ, cuja média é pelo menos 3,5 graus mais fria nas médias. Seria uma insanidade de minha parte, tal ato.

Hoje por exemplo fomos surrados pelos 1,4 graus de SJ contra 10 graus aqui da capital. Bom, boa parte da diferença deveu-se ao tempo nublado, talvez com céu limpo alcançaríamos talvez uns 5 ou 6 graus, temp. que SP jamais teria. Já é dificil fazer isso no inverno de vocês quiça em novembro.

Pelo jeito o calor de SP não anda fazendo bem pra tua cabeça amigo. Convido-te pra passar uns dias aqui no sul - só pra espairecer. :D

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha! Como o Eta previu primeiro que todos, instabilidades chegaram aqui na madrugada, trazendo chuva. O engraçado é que os ventos de sudeste continuaram, ou seja, eles não pararam coma mudança no tempo.

Com isso, penso que algum episódio de neve no passado remoto no leste de SP tenha ocorrido em um quadro como esse: o ar frio chega antes, após ocorre alguma mudança (nem imagino qual ou como) e instabilidades avançam, porém a alimentação de ar frio (como demonstra o vento) não para, podendo manter frio em altitude com chuva. Claro que isso em um cenário de ar frio extremo, mas possível como em 1918, por exemplo. Por isso não descarto tal precipitação no passado.

Agora temos 14ºC, com chuviscos e ventos de 50 Km/h. Modelos apontam máxima de 19º-20ºC, com mínimas entre 11-13ºC para amanhã e domingo.

Que maravilha de novembro (espero não secar, hehe)

Link to comment
Share on other sites

Pico do Couto tem 7ºC e Monte Verde 9ºC, ambos com chuva.

 

Situaçõa assim, como foi bem descrita antes, poderiam causar uma neve nos meses mais frios ano. Lógico que acompanhada de um monstro polar capaz de jogar 0oC em 850mb-800mb para estas regiões. Algo que nunca vi na minha vida "meteorológica". Coisa de 12 anos.

 

São Joaquim arrasou de novo, 0,7oC na Climaterra, negativa no Bandeira e em muitas baixadas da região. O Cruzeiro deve ter ido novamente abaixo de zero e com um amanhecer invernal, tudo branco! Desde que eu acompanho meteorologia, um dos eventos mais expressivos de frio!

Link to comment
Share on other sites

CRUZEIRO; -1,9ºC COM -9,5ºC NA RELVA.

 

BANDEIRA; -1,3ºC

 

CLIMATERRA; 0,6ºC COM -2,4ºC NA RELVA.

 

INMET; 1,2ºC COM -3,0 NA RELVA.

 

Arrasador, em todos os sentidos! :shock: :shock: :shock:

 

 

Três negativas seguidas e -10oC/-9,5oC na relva é coisa complicada de se ver até em Julho!

Ai como eu queria estar batendo umas fotos agora no Morro do Baz. Com essa luz forte o cenário deve estar uma loucura!

Link to comment
Share on other sites

Situaçõa assim, como foi bem descrita antes, poderiam causar uma neve nos meses mais frios ano. Lógico que acompanhada de um monstro polar capaz de jogar 0oC em 850mb-800mb para estas regiões. Algo que nunca vi na minha vida "meteorológica". Coisa de 12 anos.

 

São Joaquim arrasou de novo, 0,7oC na Climaterra, negativa no Bandeira e em muitas baixadas da região. O Cruzeiro deve ter ido novamente abaixo de zero e com um amanhecer invernal, tudo branco! Desde que eu acompanho meteorologia, um dos eventos mais expressivos de frio!

Acho que vc teria que ser bem mais velhinho para ver esse quadro, Caio, quem sabe uns 90 anos :lol: :lol:, mas o que citei é para a neve de tempos remotos em regiões de altitudes medianas de SP, com Campinas e a Capital. Mas esse assunto não é tema desse tópico. Deixa para outra oportunidade.

Realmente, São Joaquim arrassou novamente. Concordo com vc, e acho que esse evento é o mais significativo deste ano, devido ao forte frio fora de época, especialmente em SJ.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Curitiba segue a tarde com tempo parc. nublado e 16,8 graus.

São Joaca está no momento com 16,2 graus.

 

Já estou começando a desconfiar que Curitiba é tão fria quanto São Joaquim :lol:

 

Não é não Bruno... :lol:

 

e começou a provocação barata...

Sinceramente não dou a mínima para os teus comentários maldosos.

O fato é que os valores tanto de mínima quanto de máxima para as duas cidades não têm tido discrepância muito grande nas últimas semanas - isto é um FATO.

É claro que JAMAIS irei comparar minha cidade com SJ, cuja média é pelo menos 3,5 graus mais fria nas médias. Seria uma insanidade de minha parte, tal ato.

Hoje por exemplo fomos surrados pelos 1,4 graus de SJ contra 10 graus aqui da capital. Bom, boa parte da diferença deveu-se ao tempo nublado, talvez com céu limpo alcançaríamos talvez uns 5 ou 6 graus, temp. que SP jamais teria. Já é dificil fazer isso no inverno de vocês quiça em novembro.

Pelo jeito o calor de SP não anda fazendo bem pra tua cabeça amigo. Convido-te pra passar uns dias aqui no sul - só pra espairecer. :D

 

Bettega, concordo contigo, porém, para evitar maiores transtornos, procure comparar as temperaturas de Curitta e São Joaquim também em momentos em que a segunda esteja em larga vantagem, não somente quando coincidentemente ambas apresentam a mesma temperatura. Isso transparece uma informação tendenciosa.

 

Dizer que em Curitiba faz 16ºC no mesmo horário que em São Joaquim ou em diversas outras situações que já vi aqui no BAZ, me faz levar a entender que tu estás tentando provar por A mais B que Curitiba é quase tão fria quanto São Joaquim! Daí, ontem, quando peguei os dados de Curitiba notei que a oscilação da temperatura foi quase idêntica a de Porto Alegre, variando de 10ºC à 22ºC. Quando Curitiba e São Joaquim estavam com a mesma temperatura ontem, uma estava totalmente ensolarada e a outra nublada. se não informares isto, o leitor leigo acharaá que Curitiba é uma São Joaquim paranaense.

 

Enfim, continue postando os dados. Gosto deles. os dados do CIC são muito interessantes tratando-se de Curitiba. No entanto acho que tu também deve comparar as duas cidades em momentos como o de agora de manhã, quando Curitiba teve mínima de 12,5ºC (INMET) e São Joaquim 1ºC (INMET).

 

falou!

Link to comment
Share on other sites

As duas únicas vezes que vi a linha de 0oC em 850mb se aproximar de SP foi em 99 e 2000. Já em 800mb (2000m) ela deve ter passado nessas duas oportunidades, contudo é insuficiente para provocar qualquer floquinho.

 

No Pico do Couto agora chove com 6,5ºC. Em Teresópolis faz 11,3ºC. São cerca de 5ºC de diferença para cerca de 800 metros a mais de altitude. Se colocarmos mais 1000 metros sobre o Pico do Couto, não duvido que possa estar 0ºC com precipitação. Pode estar nevando no alto das Agulhas Negras/RJ.

Link to comment
Share on other sites

Bettega, concordo contigo, porém, para evitar maiores transtornos, procure comparar as temperaturas de Curitta e São Joaquim também em momentos em que a segunda esteja em larga vantagem, não somente quando coincidentemente ambas apresentam a mesma temperatura. Isso transparece uma informação tendenciosa.

 

Dizer que em Curitiba faz 16ºC no mesmo horário que em São Joaquim ou em diversas outras situações que já vi aqui no BAZ, me faz levar a entender que tu estás tentando provar por A mais B que Curitiba é quase tão fria quanto São Joaquim! Daí, ontem, quando peguei os dados de Curitiba notei que a oscilação da temperatura foi quase idêntica a de Porto Alegre, variando de 10ºC à 22ºC. Quando Curitiba e São Joaquim estavam com a mesma temperatura ontem, uma estava totalmente ensolarada e a outra nublada. se não informares isto, o leitor leigo acharaá que Curitiba é uma São Joaquim paranaense.

 

Enfim, continue postando os dados. Gosto deles. os dados do CIC são muito interessantes tratando-se de Curitiba. No entanto acho que tu também deve comparar as duas cidades em momentos como o de agora de manhã, quando Curitiba teve mínima de 12,5ºC (INMET) e São Joaquim 1ºC (INMET).

 

falou!

 

Também já tinha reparado nisso, só vejo comparações quando as temperaturas entre as duas cidades são +/- semelhantes :lol:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Curitiba segue a tarde com tempo parc. nublado e 16,8 graus.

São Joaca está no momento com 16,2 graus.

 

Já estou começando a desconfiar que Curitiba é tão fria quanto São Joaquim :lol:

 

Não é não Bruno... :lol:

 

e começou a provocação barata...

Sinceramente não dou a mínima para os teus comentários maldosos.

O fato é que os valores tanto de mínima quanto de máxima para as duas cidades não têm tido discrepância muito grande nas últimas semanas - isto é um FATO.

É claro que JAMAIS irei comparar minha cidade com SJ, cuja média é pelo menos 3,5 graus mais fria nas médias. Seria uma insanidade de minha parte, tal ato.

Hoje por exemplo fomos surrados pelos 1,4 graus de SJ contra 10 graus aqui da capital. Bom, boa parte da diferença deveu-se ao tempo nublado, talvez com céu limpo alcançaríamos talvez uns 5 ou 6 graus, temp. que SP jamais teria. Já é dificil fazer isso no inverno de vocês quiça em novembro.

Pelo jeito o calor de SP não anda fazendo bem pra tua cabeça amigo. Convido-te pra passar uns dias aqui no sul - só pra espairecer. :D

 

Bettega, concordo contigo, porém, para evitar maiores transtornos, procure comparar as temperaturas de Curitta e São Joaquim também em momentos em que a segunda esteja em larga vantagem, não somente quando coincidentemente ambas apresentam a mesma temperatura. Isso transparece uma informação tendenciosa.

 

Dizer que em Curitiba faz 16ºC no mesmo horário que em São Joaquim ou em diversas outras situações que já vi aqui no BAZ, me faz levar a entender que tu estás tentando provar por A mais B que Curitiba é quase tão fria quanto São Joaquim! Daí, ontem, quando peguei os dados de Curitiba notei que a oscilação da temperatura foi quase idêntica a de Porto Alegre, variando de 10ºC à 22ºC. Quando Curitiba e São Joaquim estavam com a mesma temperatura ontem, uma estava totalmente ensolarada e a outra nublada. se não informares isto, o leitor leigo acharaá que Curitiba é uma São Joaquim paranaense.

 

Enfim, continue postando os dados. Gosto deles. os dados do CIC são muito interessantes tratando-se de Curitiba. No entanto acho que tu também deve comparar as duas cidades em momentos como o de agora de manhã, quando Curitiba teve mínima de 12,5ºC (INMET) e São Joaquim 1ºC (INMET).

 

falou!

É claro que SJ é mais fria,mas não quer dizer que estará sempre mais fria que Curitiba, em alguns momentos em se tratando de máxima e nebulosidade, Curitiba pode estar mais fria sim.

Impressionante,as vezes o BAZ só enxerga SJ e esquece de todas as outras.

Em breve a automática se vier pra Soledade, estará a apenas 670m e mesmo assim vai surpreender muita gente aqui do BAZ.

Link to comment
Share on other sites

Claro PHP que em diversos momentos até Porto Alegre está mais fria que SJ. E isso ocorre toda vez que temos pré-frontal em SC e aqui já temos a frente sobre as nossas cabeças. Porém, jamais iria comparar as duas cidades num momento como este sem explicar o comportamento do tempo nas duas cidades.

 

Já vi Porto Alegre chovendo com 12ºC e São Joaquim com sol e 21ºC e em nenhum momento postei as condições meteorológicas das cidades aqui no BAZ desta maneira:

 

"Pessoal, condições do tempo neste momento:

 

Porto Alegre: 12°C

São Joaquim: 21ºC"

 

Como um dado "especial" essa informação é muito bem vinda pelo fato de ser interessante, mas jamais para tentar comparar o clima destas cidades. Entendeste?

Link to comment
Share on other sites

As duas únicas vezes que vi a linha de 0oC em 850mb se aproximar de SP foi em 99 e 2000. Já em 800mb (2000m) ela deve ter passado nessas duas oportunidades, contudo é insuficiente para provocar qualquer floquinho.

 

No Pico do Couto agora chove com 6,5ºC. Em Teresópolis faz 11,3ºC. São cerca de 5ºC de diferença para cerca de 800 metros a mais de altitude. Se colocarmos mais 1000 metros sobre o Pico do Couto, não duvido que possa estar 0ºC com precipitação. Pode estar nevando no alto das Agulhas Negras/RJ.

 

Muito estranha esta marca do Pico do Couto...acabei de ligar no Alsene a 2.330 metros e lá chove no momento com 12 graus no termometro de mercurio da pousada.......

 

Confio mais na automática do Inmet do que neste mercúrio do Alsene :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Claro PHP que em diversos momentos até Porto Alegre está mais fria que SJ. E isso ocorre toda vez que temos pré-frontal em SC e aqui já temos a frente sobre as nossas cabeças. Porém, jamais iria comparar as duas cidades num momento como este sem explicar o comportamento do tempo nas duas cidades.

 

Já vi Porto Alegre chovendo com 12ºC e São Joaquim com sol e 21ºC e em nenhum momento postei as condições meteorológicas das cidades aqui no BAZ desta maneira:

 

"Pessoal, condições do tempo neste momento:

 

Porto Alegre: 12°C

São Joaquim: 21ºC"

 

Como um dado "especial" essa informação é muito bem vinda pelo fato de ser interessante, mas jamais para tentar comparar o clima destas cidades. Entendeste?

 

O Cruzeiro hoje registrou mínima inferior a Trondheim, na Noruega, mas nem por isso fazem comparações entre os dois locais (ainda bem).

Link to comment
Share on other sites

HISTÓRICA ONDA DE FRIO EM NOVEMBRO DE 2006...

 

 

UMA FORTE ONDA DE FRIO ENTROU NO DIA 7 DE NOVEMBRO E VEM OCASIONANDO INTENSO FRIO EM SC DURANTE A MADRUGADA E PRIMEIRAS HORAS DA MANHÃ, ESPECIALMENTE NO PLANALTO SUL E LITORAL. JÁ TIVEMOS A OCORRÊNCIA DE TÊS GEADAS FORTES SEGUIDAS NA REGIÃO DE S.JOAQUIM E TEMPERATURAS ABAIXO DO NORMAL EM TODA SC. NOS DIAS 8,9 E 10 DE NOVEMBRO A MÍNIMA FICOU ABAIXO DE ZERO EM VÁRIAS ÁREAS DA REGIÃO DE S.JOAQUIM, URUPEMA, URUBICÍ E BOM JARDIM DA SERRA, SENDO QUE NO DISTRITO DO CRUZEIRO AS MÍNIMAS FORAM; -2,1ºC DIA 8, -3,0ºC NO DIA 9 E -1,9ºC DIA 10 REGISTRADAS PELA CLIMATERRA E NA RELVA CHEGOU A -10,0ºC NO DIA 9 E -9,5ºC NO DIA 10, NÃO SE TEM REGISTRO DE TRÊS DIAS SEGUIDOS COM MÍNIMAS NEGATIVAS EM S.JOAQUIM NOS ÚLTIMOS 51 ANOS, PELO MENOS!! E PODERÁ TER O QUARTO DIA NESTE 11 DE NOVEMBRO. ESTE INTENSO FRIO VEM PROVOCANDO PERDAS NA FRUTICULTURA E CULTURA DA BATATA.

 

O FRIO TAMBÉM SURPREENDE A REGIÃO LITORÂNEA, NESTE AMANHECER DE SEXTA-FEIRA, DIA 10, REGISTROU-SE A SEGUNDA MENOR MÍNIMA DE FLORIANÓPOLIS (ESTAÇÃO DO INMET EM S.JOSÉ) DOS ÚLTIMOS 95 ANOS EM NOVEMBRO, A MÍNIMA FOI DE 9,5ºC, APENAS 0,1ºC DO RECORDE DE 9,4ºC EM 22/11/1970!! SOMENTE EM NOVEMBRO DE 2006 E NOVEMBRO DE 1970 É QUE HOUVE O REGISTRO DE MÍNIMAS ABAIXO DOS 10,0ºC NA ESTAÇÃO DO INMET/FLORIANÓPOLIS EM 95 ANOS DE DADOS. NA CAPITAL A MÍNIMA EM NOVEMBRO RARAMENTE FICA ABAIXO DOS 12/13ºC.

 

DE UM MODO GERAL AS MÍNIMAS ESTÃO ENTRE 5 A 10ºC ABAIXO DO NORMAL PARA ÉPOCA DO ANO NOS ÚLTIMOS DIAS, SENDO QUE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM CHEGOU A ESTAR ATÉ 13ºC ABAIXO DO NORMAL!!

 

O FRIO AINDA CONTINUARÁ DEIXANDO AO AMANHECER DESTA PRIMAVERA COM CARA DE INVERNO ATÉ TERÇA OU QUARTA-FEIRA.

 

FONTE; CLIMATERRA, INMET.

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio de Janeiro uma verdadeira tarde de inverno com muita chuva e temperaturas que variam de 16ºC a 19ºC, com certeza uma das tardes mais frias de novembro que já presenciei.

Quanto aos dados do alsense tambem acho equivocados visto que de 5ºC a 7ºC é muito pouca diferença de temperatura para os mais de 2000m que separam a capital da pousada

Link to comment
Share on other sites

Vejam que interessante , quanto mais ao norte mais frio ..

 

13:00 HS

 

Porto Alegre: 24ºC

Florianópolis: 26ºC

Curitiba: 20ºC

São Paulo:15ºC

Rio de Janeiro: 17ºC

Belo Horizonte: 19ºC

 

Carlos, é esta comparação (muito pouco rica em detalhes) que para mim deve ser evitada.

 

Aqui em Porto Alegre (acredito eu que o mesmo deve estar ocorrendo em Florianópolis) o sol está à pino. Céu de brigadeiro mesmo. Já em Curitiba deve estar querendo abrir e em São Paulo, BH e RJ chovendo ou nubladão.

 

Se pegares aonde a massa de ar está mais frio (comprando a temperatura no nível de 850hpa, onde a insolação não distorce os fatos), verás onde "realmente" está mais frio.

Link to comment
Share on other sites

As duas únicas vezes que vi a linha de 0oC em 850mb se aproximar de SP foi em 99 e 2000. Já em 800mb (2000m) ela deve ter passado nessas duas oportunidades, contudo é insuficiente para provocar qualquer floquinho.

 

No Pico do Couto agora chove com 6,5ºC. Em Teresópolis faz 11,3ºC. São cerca de 5ºC de diferença para cerca de 800 metros a mais de altitude. Se colocarmos mais 1000 metros sobre o Pico do Couto, não duvido que possa estar 0ºC com precipitação. Pode estar nevando no alto das Agulhas Negras/RJ.

 

Muito estranha esta marca do Pico do Couto...acabei de ligar no Alsene a 2.330 metros e lá chove no momento com 12 graus no termometro de mercurio da pousada.......

 

Desde que vocês descobriram este Pico do Couto eu tenho achados valores dele muito esquisitos!! O Alsene com certeza é muito mais frio (um vale a mais de 2000 m na Mantiqueira). Acho que esta automática está piradinha!

Link to comment
Share on other sites

As duas únicas vezes que vi a linha de 0oC em 850mb se aproximar de SP foi em 99 e 2000. Já em 800mb (2000m) ela deve ter passado nessas duas oportunidades, contudo é insuficiente para provocar qualquer floquinho.

 

No Pico do Couto agora chove com 6,5ºC. Em Teresópolis faz 11,3ºC. São cerca de 5ºC de diferença para cerca de 800 metros a mais de altitude. Se colocarmos mais 1000 metros sobre o Pico do Couto, não duvido que possa estar 0ºC com precipitação. Pode estar nevando no alto das Agulhas Negras/RJ.

 

Muito estranha esta marca do Pico do Couto...acabei de ligar no Alsene a 2.330 metros e lá chove no momento com 12 graus no termometro de mercurio da pousada.......

 

Desde que vocês descobriram este Pico do Couto eu tenho achados valores dele muito esquisitos!! O Alsene com certeza é muito mais frio (um vale a mais de 2000 m na Mantiqueira). Acho que esta automática está piradinha!

 

Se comparares com Teresópolis ela não está pirada!

Link to comment
Share on other sites

As duas únicas vezes que vi a linha de 0oC em 850mb se aproximar de SP foi em 99 e 2000. Já em 800mb (2000m) ela deve ter passado nessas duas oportunidades, contudo é insuficiente para provocar qualquer floquinho.

 

No Pico do Couto agora chove com 6,5ºC. Em Teresópolis faz 11,3ºC. São cerca de 5ºC de diferença para cerca de 800 metros a mais de altitude. Se colocarmos mais 1000 metros sobre o Pico do Couto, não duvido que possa estar 0ºC com precipitação. Pode estar nevando no alto das Agulhas Negras/RJ.

 

Muito estranha esta marca do Pico do Couto...acabei de ligar no Alsene a 2.330 metros e lá chove no momento com 12 graus no termometro de mercurio da pousada.......

 

Desde que vocês descobriram este Pico do Couto eu tenho achados valores dele muito esquisitos!! O Alsene com certeza é muito mais frio (um vale a mais de 2000 m na Mantiqueira). Acho que esta automática está piradinha!

 

Se comparares com Teresópolis ela não está pirada!

 

Perfeito Bruno!

 

17C em Niterói (urbanização +2C) nível do mar

11C em Teresópolis (928m)

7C em Pico do Couto (1700m) é perfeitamente possível.

 

A questão do Alsene se explicaria por uma camada menor de nuvens lá em cima, quem sabe.

Link to comment
Share on other sites

Gente!!!

Marca significativa para o Rio e SP. O Rio tem 17°C no Centro da Cidade... e SP tem 16°C! em plena tarde de 10 de Novembro!!!! Cara de inverno mesmo.... e com o vento frio a sensação é mais baixa... estimo que deva ter chegado a uns 12°C de sensação aqui no Centro....

 

 

VALEU!!!!!

 

É o aquecimento global mesmo! :twisted:

 

Estamos em uma época muito favorável para que adentrem ondas de ar frio. E o mais curioso é a abrangência. Normalmente elas são menos abrangentes e potentes!

 

No caso aqui de POA, já volta o aquecimento gradual a partir de segunda-feira, podendo atingir um pico de 30 graus entre a quinta e a sexta da próxima semana. Mas uma nova frente fria derruba as temperaturas de volta.

 

Calor forte por aqui acho que só em dezembro mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Gente!!!

Marca significativa para o Rio e SP. O Rio tem 17°C no Centro da Cidade... e SP tem 16°C! em plena tarde de 10 de Novembro!!!! Cara de inverno mesmo.... e com o vento frio a sensação é mais baixa... estimo que deva ter chegado a uns 12°C de sensação aqui no Centro....

 

 

VALEU!!!!!

 

É o aquecimento global mesmo! :twisted:

 

Estamos em uma época muito favorável para que adentrem ondas de ar frio. E o mais curioso é a abrangência. Normalmente elas são menos abrangentes e potentes!

 

No caso aqui de POA, já volta o aquecimento gradual a partir de segunda-feira, podendo atingir um pico de 30 graus entre a quinta e a sexta da próxima semana. Mas uma nova frente fria derruba as temperaturas de volta.

 

Calor forte por aqui acho que só em dezembro mesmo!

 

Qualquer solzinho a temperatura vai lá em cima... Amanha já deve fazer sol por aqui e a temperatura entra em ligeira elevação... Pretendo pegar uma praia no Domingo. he he he Tá parécendo até o inverno do Norte do PR,MS e MT chega o frio forte mas qualquer solzinho a temperatuva vai lá em cima em poucos dias. rsss

Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Outro absurdo é esta marca de Curitiba com 20 graus e a capital paulista caminhando para 14....E a CIC paulista está quase com 13...acho que o Sr. bettega não vai dormir esta noite...... :lol: :shock: 8)

 

hahaha!!! :lol:

 

que é isso Carlos, aqui temos sol forte desde cedo!! Pra mim é muito mais significativo em termos de frio ter 18,6 graus (minha marca pro CIC neste horario) com sol a pino do que 14 graus com chuva.

Se estivéssemos sob mesmas condições, a coisa seria bem mais interessante não achas??

Link to comment
Share on other sites

Claro PHP que em diversos momentos até Porto Alegre está mais fria que SJ. E isso ocorre toda vez que temos pré-frontal em SC e aqui já temos a frente sobre as nossas cabeças. Porém, jamais iria comparar as duas cidades num momento como este sem explicar o comportamento do tempo nas duas cidades.

 

Já vi Porto Alegre chovendo com 12ºC e São Joaquim com sol e 21ºC e em nenhum momento postei as condições meteorológicas das cidades aqui no BAZ desta maneira:

 

"Pessoal, condições do tempo neste momento:

 

Porto Alegre: 12°C

São Joaquim: 21ºC"

 

Como um dado "especial" essa informação é muito bem vinda pelo fato de ser interessante, mas jamais para tentar comparar o clima destas cidades. Entendeste?

 

 

Bruno, acho que estás sendo injusto. Concordo que nos últimos posts acabei colocando só a temp. - isso foi mais por preguiça de procurar os outros dados, mas se tu fores para os dados mais antigos verás bastante informações, inclusive UR e direção dos ventos para todas as capitais do sul.

E respondendo à afirmação do Filipe, já postei dados onde havia larga vantagem para SJ sim senhor!!! é só voltar nos posts.

 

 

Pra não perder o costume:

 

15:30

 

Curitiba: céu de brigadeiro, UR: 31% vento SE e 20,2 graus (CIC)

São Joaquim: tempo bom, UR: 36% vento SO e 19,5 graus (Climaterra)

 

 

 

agora acho que está bom não é!! falta ainda algum detalhe????

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.