Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Novembro


Recommended Posts

  • Replies 565
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Segue batendo água aqui em POA.

 

Interesantíssima a estação de Erechim colocada hoje pelo INMET! É a 13.a no RS!

 

Verdade! Colocaram mais uma também no norte do Paraná numa cidade ao lado de maringá. O problema é que as últimas não são cidades tão interessantes assim climatologicamente falando. Estou ansioso pela estação de Soledade e queria ver ainda estações em Camabará, São Chico, Bom Jesus, Caxias, Gramado, Vacaria, Pinheiro Machado e Bagé. Daí, estarei realizado no âmbito gaúcho!

 

Para Santa Catarina quero uma automática lá na Epagri de São Joaquim, uma em Urubici, uma Morro da Igreja (sonho de consumo), Mafra e Caçador.

 

Paraná tem que ter uma no Horizonte. Se não der, ao menos Palmas tem que ter uma.

 

A EDILSA SUGERIU PARA URUPEMA CIDADE, MORRO DAS ANTENAS OU IGREJA. AQUI EM S.JOAQUIM JÁ TEM A DA EPAGRI E A DA CLIMATERRA.

 

Colocamos o Morro do Baz a disposição do Inmet, se não me engano o Bruno ja mandou até um e-mail para o orgão.

Seria bem interessante uma automática no Morro do Baz.Pelo que conversei com o Custódio, o primeiro requisito para instalação das estações, é a segurança, a cobertura do local com alguém que possa cuidar o material, evitando assim a ação dos vândalos.Aqui em Soledade já poderia estar instalada, dependendo agora da Prefeitura que vai colocar um morador (vigilante) no local.Creio que até o final do ano estará funcionando, pelo menos foi o que me adiantou o chefe de Gabinete Paulo Borges.Os bazianos podem conferir a notícia, na http://www.folhadesoledade.com.br edição do dia 18/11/06 clicando em Notícias da Semana, na foto eu, a Maristela, e o Paulo Borges.

Link to comment
Share on other sites

Segue batendo água aqui em POA.

 

Interesantíssima a estação de Erechim colocada hoje pelo INMET! É a 13.a no RS!

 

Verdade! Colocaram mais uma também no norte do Paraná numa cidade ao lado de maringá. O problema é que as últimas não são cidades tão interessantes assim climatologicamente falando. Estou ansioso pela estação de Soledade e queria ver ainda estações em Camabará, São Chico, Bom Jesus, Caxias, Gramado, Vacaria, Pinheiro Machado e Bagé. Daí, estarei realizado no âmbito gaúcho!

 

Para Santa Catarina quero uma automática lá na Epagri de São Joaquim, uma em Urubici, uma Morro da Igreja (sonho de consumo), Mafra e Caçador.

 

Paraná tem que ter uma no Horizonte. Se não der, ao menos Palmas tem que ter uma.

 

A EDILSA SUGERIU PARA URUPEMA CIDADE, MORRO DAS ANTENAS OU IGREJA. AQUI EM S.JOAQUIM JÁ TEM A DA EPAGRI E A DA CLIMATERRA.

 

Colocamos o Morro do Baz a disposição do Inmet, se não me engano o Bruno ja mandou até um e-mail para o orgão.

Seria bem interessante uma automática no Morro do Baz.Pelo que conversei com o Custódio, o primeiro requisito para instalação das estações, é a segurança, a cobertura do local com alguém que possa cuidar o material, evitando assim a ação dos vândalos.Aqui em Soledade já poderia estar instalada, dependendo agora da Prefeitura que vai colocar um morador (vigilante) no local.Creio que até o final do ano estará funcionando, pelo menos foi o que me adiantou o chefe de Gabinete Paulo Borges.Os bazianos podem conferir a notícia, na http://www.folhadesoledade.com.br edição do dia 18/11/06 clicando em Notícias da Semana, na foto eu, a Maristela, e o Paulo Borges.

 

Valeu a informação Paulo! Como o primeiro requisito não pode ser preenchido devemos esperar um pouco mais até encontramos alguma tecnologia que venha de encontro as nossas necessidades.

A não ser que o vizinho (FOTO) que mora ao lado e um pouco abaixo (1550m) distante uns 300m do Morro do Baz abrace a causa. É a nossa chance!

 

A localização exata do vizinho:

 

vizinhoba.jpg

Link to comment
Share on other sites

Segue batendo água aqui em POA.

 

Interesantíssima a estação de Erechim colocada hoje pelo INMET! É a 13.a no RS!

 

Verdade! Colocaram mais uma também no norte do Paraná numa cidade ao lado de maringá. O problema é que as últimas não são cidades tão interessantes assim climatologicamente falando. Estou ansioso pela estação de Soledade e queria ver ainda estações em Camabará, São Chico, Bom Jesus, Caxias, Gramado, Vacaria, Pinheiro Machado e Bagé. Daí, estarei realizado no âmbito gaúcho!

 

Para Santa Catarina quero uma automática lá na Epagri de São Joaquim, uma em Urubici, uma Morro da Igreja (sonho de consumo), Mafra e Caçador.

 

Paraná tem que ter uma no Horizonte. Se não der, ao menos Palmas tem que ter uma.

 

Bruno, já eu preferia ter dado de cidade que não conto com informação diária. Assim, Gramado, São Chico, Bagé, Caxias e São Joaquim não estariam na minha lista.

 

Eu penso o mesmo. No caso de São Joaquim eu pediria uma automática na Epagri. Lá não temos nada automático.

Link to comment
Share on other sites

Segue batendo água aqui em POA.

 

Interesantíssima a estação de Erechim colocada hoje pelo INMET! É a 13.a no RS!

 

Verdade! Colocaram mais uma também no norte do Paraná numa cidade ao lado de maringá. O problema é que as últimas não são cidades tão interessantes assim climatologicamente falando. Estou ansioso pela estação de Soledade e queria ver ainda estações em Camabará, São Chico, Bom Jesus, Caxias, Gramado, Vacaria, Pinheiro Machado e Bagé. Daí, estarei realizado no âmbito gaúcho!

 

Para Santa Catarina quero uma automática lá na Epagri de São Joaquim, uma em Urubici, uma Morro da Igreja (sonho de consumo), Mafra e Caçador.

 

Paraná tem que ter uma no Horizonte. Se não der, ao menos Palmas tem que ter uma.

 

A EDILSA SUGERIU PARA URUPEMA CIDADE, MORRO DAS ANTENAS OU IGREJA. AQUI EM S.JOAQUIM JÁ TEM A DA EPAGRI E A DA CLIMATERRA.

 

Colocamos o Morro do Baz a disposição do Inmet, se não me engano o Bruno ja mandou até um e-mail para o orgão.

Seria bem interessante uma automática no Morro do Baz.Pelo que conversei com o Custódio, o primeiro requisito para instalação das estações, é a segurança, a cobertura do local com alguém que possa cuidar o material, evitando assim a ação dos vândalos.Aqui em Soledade já poderia estar instalada, dependendo agora da Prefeitura que vai colocar um morador (vigilante) no local.Creio que até o final do ano estará funcionando, pelo menos foi o que me adiantou o chefe de Gabinete Paulo Borges.Os bazianos podem conferir a notícia, na http://www.folhadesoledade.com.br edição do dia 18/11/06 clicando em Notícias da Semana, na foto eu, a Maristela, e o Paulo Borges.

 

Valeu a informação Paulo! Como o primeiro requisito não pode ser preenchido devemos esperar um pouco mais até encontramos alguma tecnologia que venha de encontro as nossas necessidades.

A não ser que o vizinho (FOTO) que mora ao lado e um pouco abaixo (1550m) distante uns 300m do Morro do Baz abrace a causa. É a nossa chance!

 

A localização exata do vizinho:

 

vizinhoba.jpg

 

Caio, mandei um em-mail para o Inmet e eles disseram para eu encaminhar o e-mail para o 8º distrito daqui dpo RS. Reencaminhei o e-mail para eles e não me responderam até hj. Já faz um tempo até que encaminhei o mail :( Acho que eles não querem em um local que não tenha no mínimo uma pessoa cuidando ao lado da estação. :?

Link to comment
Share on other sites

Mais uma estação logo estará funcionando. Já está no site a automática de Passo Fundo!!

 

Aqui em POA a temperatura subiu muito pouco nos dois últimos dias, e deve continuar baixa, pois tem mais nebulosidade chegando, para perdurar até terça/quarta-feira! Ufa!

 

Ouso dizer, pelos meus conhecimentos cartográficos, que os caras do Inmet cometeram um dos seguintes erros: ou erraram a posição de Passo Fundo no mapa, ou instalaram a automática de Soledade e se enganaram escrevendo Passo Fundo. Aquela localização do mapa é de Soledade.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, também notei a diferença!

 

Ou é Passo Fundo, ou é outro lugar. Mas também difícil ser Soledade. É outra localização! A descrição exata, pelo Google, é onde fica Campo Branco. Até um pouco próximo de Soledade. Mas ainda não é lá.

 

Saiu agora o primeiro dado, 24,7C. Não ajuda muito a descobrir.. quanto está aí em Soledade agora, Paulo??

Link to comment
Share on other sites

Bruno, também notei a diferença!

 

Ou é Passo Fundo, ou é outro lugar. Mas também difícil ser Soledade. É outra localização! A descrição exata, pelo Google, é onde fica Campo Branco. Até um pouco próximo de Soledade. Mas ainda não é lá.

 

Saiu agora o primeiro dado, 24,7C. Não ajuda muito a descobrir.. quanto está aí em Soledade agora, Paulo??

 

Torales, a estação de Soledade não ficará no centro, mas sim no aeroporto à sudoeste da cidade. De repente tá certo aquela longitude/latitude.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, também notei a diferença!

 

Ou é Passo Fundo, ou é outro lugar. Mas também difícil ser Soledade. É outra localização! A descrição exata, pelo Google, é onde fica Campo Branco. Até um pouco próximo de Soledade. Mas ainda não é lá.

 

Saiu agora o primeiro dado, 24,7C. Não ajuda muito a descobrir.. quanto está aí em Soledade agora, Paulo??

 

Torales, a estação de Soledade não ficará no centro, mas sim no aeroporto à sudoeste da cidade. De repente tá certo aquela longitude/latitude.

 

Resta o Paulo confirmar, mas 47km de distância desse aeroporto até a cidade? Talvez seja um pequeno erro de lat. e lon. afora o nome.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada que confusão hein :lol:

Mas Soledade com certeza não é,pois os equipamentos ainda não foram instalados.

Eu tenho quase certeza que é Passo Fundo mesmo,eles se enganaram com relação à localização.Consultaria o Delcio e o Tomasini,para saber a temp por lá.Agora na Rádio Soledade faz 19,3º.

Link to comment
Share on other sites

Leo, fica tranquilo que depois vem um período bem longo de tempo firme e mais quente pra pegar sol, dropar as ondas e namorar na Beira Mar. Corrija-me o pai do Guilherme se eu estiver errado.

 

 

Alexandre, não tem muita relação com o assunto do tópico, mas como acompanho diariamente o site da metsul, notei que o gráfico de TSM Global não abre a alguns dias!!!

 

A alguns meses vc disse que o atlântico podia estar entrando num ciclo de resfriamento!!! Como andam as temperaturas no Atlântico, próximo a costa sul do Brasil??Sei que no extremo sul do continente o atlântico está mais frio que o normal!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Leo, fica tranquilo que depois vem um período bem longo de tempo firme e mais quente pra pegar sol, dropar as ondas e namorar na Beira Mar. Corrija-me o pai do Guilherme se eu estiver errado.

 

 

Alexandre, não tem muita relação com o assunto do tópico, mas como acompanho diariamente o site da metsul, notei que o gráfico de TSM Global não abre a alguns dias!!!

 

A alguns meses vc disse que o atlântico podia estar entrando num ciclo de resfriamento!!! Como andam as temperaturas no Atlântico, próximo a costa sul do Brasil??Sei que no extremo sul do continente o atlântico está mais frio que o normal!!!

PELOS MODELOS DE LONGO PRAZO INDICAM O ATLÂNTICO FRIO NO VERÃO. BOM PARA O TURISTA.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada que confusão hein :lol:

Mas Soledade com certeza não é,pois os equipamentos ainda não foram instalados.

Eu tenho quase certeza que é Passo Fundo mesmo,eles se enganaram com relação à localização.Consultaria o Delcio e o Tomasini,para saber a temp por lá.Agora na Rádio Soledade faz 19,3º.

 

O Inmet colocou Passo Fundo no lugar certo. Acabou a discussão! hehe

Link to comment
Share on other sites

Gurizada que confusão hein :lol:

Mas Soledade com certeza não é,pois os equipamentos ainda não foram instalados.

Eu tenho quase certeza que é Passo Fundo mesmo,eles se enganaram com relação à localização.Consultaria o Delcio e o Tomasini,para saber a temp por lá.Agora na Rádio Soledade faz 19,3º.

 

O Inmet colocou Passo Fundo no lugar certo. Acabou a discussão! hehe

 

Já já veremos a polêmica diferença entre Soledade e Passo Fundo!

Quanto normalmente você acha que é Paulo, 2oC, 3oC...?

Bom para enriquecer o conhecimento no Baz.

Link to comment
Share on other sites

E agora a automática de Campos do Jordão também está funcionando!

 

Show!

 

Olha só Caio......agora eu quero ver..... :D

 

Pena que o inverno já passou... ...vai eu dou uma canja no verão, é o momento de CDJ! 8)

 

Escapei da surra :lol: , liguei para o Inmet e pedi um favor : Favor deixar a estação de Campos do Jordão em funcionamento de Dez até Mar...só que ainda estamos em Nov. ...esse pessoal do Inmet só apronta mesmo.. :?

 

Que tal pedir a eles as ponderadas de QUALQUER (pelo amor de deus!) estação de CDJ?

Quem sabe assim você mostra que a "teoria do caos baziana" tem pé e cabeça... ...ou não não tem?

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva ontem em Campinas, a tarde e principalmente a noite.

No Cepagri tivemos 101.8mm em 24 horas (ontem) e 180.0mm

acumulados em 3 dias!!!

Hoje deveremos registar mais algumas precipitações, mas que deverão cessar a partir de amanhã. Haverá uma pequena queda nas mínimas nas madrugadas de sexta e sábado, mas a tarde o calor irá retornar.

Link to comment
Share on other sites

E agora a automática de Campos do Jordão também está funcionando!

 

Show!

 

Olha só Caio......agora eu quero ver..... :D

 

Pena que o inverno já passou... ...vai eu dou uma canja no verão, é o momento de CDJ! 8)

 

Escapei da surra :lol: , liguei para o Inmet e pedi um favor : Favor deixar a estação de Campos do Jordão em funcionamento de Dez até Mar...só que ainda estamos em Nov. ...esse pessoal do Inmet só apronta mesmo.. :?

 

Já estou começando a ficar com dó de SJ :lol:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada que confusão hein :lol:

Mas Soledade com certeza não é,pois os equipamentos ainda não foram instalados.

Eu tenho quase certeza que é Passo Fundo mesmo,eles se enganaram com relação à localização.Consultaria o Delcio e o Tomasini,para saber a temp por lá.Agora na Rádio Soledade faz 19,3º.

 

O Inmet colocou Passo Fundo no lugar certo. Acabou a discussão! hehe

 

Já já veremos a polêmica diferença entre Soledade e Passo Fundo!

Quanto normalmente você acha que é Paulo, 2oC, 3oC...?

Bom para enriquecer o conhecimento no Baz.

Amigo Caio, acredito que seja de 2 a 3º.Soledade ganha nas mínimas,nas máximas e nas médias e a surra maior é no verão.

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva ontem em Campinas, a tarde e principalmente a noite.

No Cepagri tivemos 101.8mm em 24 horas (ontem) e 180.0mm

acumulados em 3 dias!!!

Hoje deveremos registar mais algumas precipitações, mas que deverão cessar a partir de amanhã. Haverá uma pequena queda nas mínimas nas madrugadas de sexta e sábado, mas a tarde o calor irá retornar.

Entre as 21 e 22:00 horas, foram 57 milimetros!

A marca registrada ontem foi o recorde da estação da unicamp em 24 horas para novembro.

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva ontem em Campinas, a tarde e principalmente a noite.

No Cepagri tivemos 101.8mm em 24 horas (ontem) e 180.0mm

acumulados em 3 dias!!!

Hoje deveremos registar mais algumas precipitações, mas que deverão cessar a partir de amanhã. Haverá uma pequena queda nas mínimas nas madrugadas de sexta e sábado, mas a tarde o calor irá retornar.

Entre as 21 e 22:00 horas, foram 57 milimetros!

A marca registrada ontem foi o recorde da estação da unicamp em 24 horas para novembro.

 

Marcelo, vai ter um material sobre Campinas amanhã no site da MetSul com estes dados que mencionaste. Vamos mostrar como novembro foi marcado por extremos de chuva do sul ao norte do Brasil e em outras partes do mundo.

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, vai ter um material sobre Campinas amanhã no site da MetSul com estes dados que mencionaste. Vamos mostrar como novembro foi marcado por extremos de chuva do sul ao norte do Brasil e em outras partes do mundo.

 

Que legal Alexandre! Obrigado :wink:

Ontem choveu mais um pouco a tarde, 7mm. Mas o tempo já está abrindo e acredito que não deveremos ter mais chuva, embora alguns modelos indiquem traços de precipitação. Como teremos infiltração marítima com vento sudeste forte hoje a tarde e noite, não acredito na possibildade de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Andavas sumido, Bettega! hehehe Refrescou bem em Ctba hoje!

 

Caco, como bem disseste, situação momentânea.

 

Pela Climaterra, descontando a automática:

 

São Joaquim: 18,1C (Max 19,3C)

Ctba: 19,7C (Max. 21C)

Campos do Jordão: 17,5C (Max 22,2C).

 

Pra ganhar de SJ tem que ganhar pelo menos de Curitiba né! hehe Céu nublado com chuva em CDJ, por isso a temperatura sofreu uma queda na última hora! Em SJ não sei como está...

 

Aqui em POA céu parcialmente nublado, sol entre nuvens e temperatura de 24,8C. Próximo da máxima do dia!

Link to comment
Share on other sites

"Metsul falou, Metsul avisou..."

 

Manchetes do UOL:

 

"Chuva mata 3 em MG e RJ

e causa alagamento em SP

 

A chuva provocou, entre ontem e hoje, duas mortes em Nova Iguaçu (Baixada Fluminense) e outra em Sabará (MG). Em São Paulo, os alagamentos causaram transtornos e contribuíram para aumentar o congestionamento.

 

São Paulo tem novembro mais chuvoso em 12 anos

Sedec alerta para fortes chuvas em seis Estados e DF

Força-tarefa avalia estragos pela chuva em Nova Iguaçu

Leia mais sobre o tempo na Folha Online

Veja o que já foi manchete"

Link to comment
Share on other sites

É importante notar que as precipitações acima da média deste mês estão localizadas no centro, nordeste e leste do estado de SP. No centro-oeste e noroeste, as precipitações foram abaixo da média.

Os dados da Defesa Civil de SP demonstram bem essa realidade:

Em Presidente Prudente, choveu apenas 63,4mm (normal de 118,1mm); Marília registrou 66,5mm (média de 109,9mm) e Bauru teve 68mm (normal de 115,5mm).

Já Franca registrou 328mm (normal de 202,2mm), Ribeirão Preto 231,7mm, (média 166,8mm), Campinas 230,6m (média 134,6mm) e São Paulo 203mm (média de 145,8mm)

Link to comment
Share on other sites

Andavas sumido, Bettega! hehehe Refrescou bem em Ctba hoje!

 

Caco, como bem disseste, situação momentânea.

 

Pela Climaterra, descontando a automática:

 

São Joaquim: 18,1C (Max 19,3C)

Ctba: 19,7C (Max. 21C)

Campos do Jordão: 17,5C (Max 22,2C).

 

Pra ganhar de SJ tem que ganhar pelo menos de Curitiba né! hehe Céu nublado com chuva em CDJ, por isso a temperatura sofreu uma queda na última hora! Em SJ não sei como está...

 

Aqui em POA céu parcialmente nublado, sol entre nuvens e temperatura de 24,8C. Próximo da máxima do dia!

 

refrescou? já faz alguns dias que tá fresco!!

 

a propósito hj não passou dos 19 graus.

No momento tenho 18,5 graus e SJ tem 18,2 graus (Climaterra) empate técnico hehe!!

Esses 21 graus postados do Carlos Dias deve ser do Aero SJP ou do doido do Simepar.

Link to comment
Share on other sites

pessoal depois olhem minha estacao. choveu 72 mm em 4 horas!!!!!! hoje de manha.

Caras foram 15 pontos de alagamento ao redor de casa, alguns intransitaveis! realmente choveu muito entre 4 e 7 da manha hoje na zona sul de SP.

Um Abraço

Joao

 

PS: chove forte no momento em CDJ.

Link to comment
Share on other sites

Perfeito, Caio! Porém, ar desta latitude!

 

Porque a "baixinha" Livramento marcou 11 graus pelo jornal hoje de manhã cedo e desbancou os topos! hehe

 

O sul do RS é foda mesmo!!! Aí sim: um clima deixando de ser subtropical e se aproximando mais do temperado. Muito parecido já com Buenos Aires. Aliás, parece-me que Bagé, Livramento, Pinheiro Machado estão mais para B.Aires do que para POA. Ou estou enganado? Show de bola mesmo. :wink:

 

A máxima de CJ foi 22,X pq o ar frio foi penetrando durante o decorrer do dia. SJ, por ser mais meridional, já estava com este ar frio.

 

A máxima de CJ deve ter sido parecida com de SP hoje, pois ainda está mais ao Norte do que a Capital Paulista, a qual recebeu o ar frio antes.

 

Abs

Tetra Brasileiro! (Eu já sabia desde o final da Libertadores...Pode perguntar pro Torales :lol:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.