Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Novembro


Recommended Posts

Faz frio em Soledade,muito vento sul,ainda não fui no Almeida,mas estimo que a mínima tenha ficado perto dos 10º.Agora faz 12,8ºna emissora.

 

O Almeida não deve estar bom hoje porque ainda há advecção. O centro de Soledade deve ter ido melhor, pois é mais alto.

 

O Almeida será bem melhor nas manhãs de quarta e quinta.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 565
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bruno,

 

Na automática de Curitiba já temos 15,4ºC. Penso que em Inácio Martins as coisas devam estar mais frias...

 

A estação infelizmente continua inoperante.

 

Sds.,

 

Por isso mesmo! Não acredito em mais de 3C de diferenca entre ambas as cidades. Tah no máximo, estourando a boca do balão, uns 12C.

 

Corrigindo. Repare que Ivai, 400 metros mais baixa, tah quase 20C. Agora jah ateh acho que estah uns 14C no maximo em Inacio.

Link to comment
Share on other sites

Bem, não sei tua medida. Só lembro que Inácio Martins encontra-se bem mais alta, é mais continental e ventosa. Tudo isso, além de ser um ovo de codorna perante a avestrúzica Curitiba: tem menos de 10.000 habitantes.

 

De qualquer modo, faz frio por lá. Quem nos danou foi a m... da estação que resolveu sumir bem neste momento!

 

Por aqui ainda tenho ar-condicionado ligado. E o calor que passei(amos) durante o dia... sorte que os modelos prognosticam uma boa amenizada no quadro, de maneira que talvez atinjamos os 13/15ºC nos próximos dias. Rezando bastante.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Bem, não sei tua medida. Só lembro que Inácio Martins encontra-se bem mais alta, é mais continental e ventosa. Tudo isso, além de ser um ovo de codorna perante a avestrúzica Curitiba: tem menos de 10.000 habitantes.

 

De qualquer modo, faz frio por lá. Quem nos danou foi a m... da estação que resolveu sumir bem neste momento!

 

Por aqui ainda tenho ar-condicionado ligado. E o calor que passei(amos) durante o dia... sorte que os modelos prognosticam uma boa amenizada no quadro, de maneira que talvez atinjamos os 13/15ºC nos próximos dias. Rezando bastante.

 

Sds.,

 

Concordo em relacao a variavel urbanizacao, porem, mesmo assim diria ser no maximo uns 3C a diferenca entre as cidades.

 

Veja a temperatura em Ivai. Seria quase impossivel ter menos de 12C em IM com 20C em Ivai.

Link to comment
Share on other sites

Por isso mesmo! Não acredito em mais de 3C de diferenca entre ambas as cidades. Tah no máximo, estourando a boca do balão, uns 12C.

 

Corrigindo. Repare que Ivai, 400 metros mais baixa, tah quase 20C. Agora jah ateh acho que estah uns 14C no maximo em Inacio.

 

Às 22:45 fazia 14,0ºC em Palmas e 14,5ºC em Guarapuava. Tudo leva a crer que fazia entre 12 a 13ºC em In. Martins no referido horário, portanto chute ganho.

 

Parece-me que ainda estamos sob domínio do ar mais úmido da frente, em transição para aquele mais frio que já recobre as demais áreas do Sul. A imagem de satélite no canal de vapor d'água, porém, já nos situa dentro da zona seca. É o gradiente horizontal. Deve esfriar mais nos próximos dias, quando o ar frio se deslocar rumo a norte.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Por isso mesmo! Não acredito em mais de 3C de diferenca entre ambas as cidades. Tah no máximo, estourando a boca do balão, uns 12C.

 

Corrigindo. Repare que Ivai, 400 metros mais baixa, tah quase 20C. Agora jah ateh acho que estah uns 14C no maximo em Inacio.

 

Às 22:45 fazia 14,0ºC em Palmas e 14,5ºC em Guarapuava. Tudo leva a crer que fazia entre 12 a 13ºC em In. Martins no referido horário, portanto chute ganho.

 

Parece-me que ainda estamos sob domínio do ar mais úmido da frente, em transição para aquele mais frio que já recobre as demais áreas do Sul. A imagem de satélite no canal de vapor d'água, porém, já nos situa dentro da zona seca. É o gradiente horizontal. Deve esfriar mais nos próximos dias, quando o ar frio se deslocar rumo a norte.

 

Sds.,

 

Agora, sim :wink:

Link to comment
Share on other sites

Veja a temperatura em Ivai. Seria quase impossivel ter menos de 12C em IM com 20C em Ivai.

 

Não é tão difícil assim. A situação é análoga àquela observada nas serras de SC e RS. Quando voltando do encontro em São Joaquim, ao passar pelos Campos de Palmas o termômetro do carro marcava 15,0ºC. Em Pato Branco, a 800 metros, tínhamos mais de 23,0ºC.

 

Minha opinião? Frio mesmo deve estar nos pontos mais altos da Serra do Mar e nos Campos do Quiriri (parte catarinense), bem como nos morros e picos da divisa no lado paranaense. Ali a vertente está recebendo o vento do ciclone, umidade e tudo isso se soma à temperatura baixa.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Aqui tivemos o efeito pós-frontal, com muito vento. Mínima de 15ºC no Cepagri, com rajadas de até 80Km/h.

Agora 17ºC, com rajadas de 64.9km/h S.

Deveremos ficar entre 13 e 15ºC na próxima madrugada. Alguns modelos indicam noites mais frias até o sábado, pois a pressão continuará a subir e a temperatura em 850Hpa estará em queda.

Curiosamente o ETA indica que o céu deverá ficar nublado entre hoje e sexta feira por aqui, o que particularmente não acredito. Vamos conferir mais tarde.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas Inmet

 

Ausentes: 4,0C (RS)

Livramento: 6,4C (RS)

Caçapava: 7,9C (RS)

Rio Grande: 8,1C (RS)

Pico do Couto: 8,3C (RJ)

Santo Augusto: 9,4C (RS)

Rio Pardo: 10,2C (RS)

Alegrete: 10,5C (RS)

Santa Maria: 10,6C (RS)

Torres: 10,6C (RS)

Castro: 11,1C (PR)

Uruguaiana: 11,2C (RS)

Porto Alegre: 11,7C (RS)

Curitiba: 12,4C (PR)

Teresópolis: 12,5C (RJ)

Ivaí: 14,0C (PR)

São Paulo: 14,7C (SP)

Florianópolis: 16,6C (SC)

Indaial: 17,1C (SC)

Goioerê: 17,6C (PR)

Link to comment
Share on other sites

Mínimas Inmet

 

Ausentes: 4,0C (RS)

Livramento: 6,4C (RS)

Caçapava: 7,9C (RS)

Rio Grande: 8,1C (RS)

Pico do Couto: 8,3C (RJ)

Santo Augusto: 9,4C (RS)

Rio Pardo: 10,2C (RS)

Alegrete: 10,5C (RS)

Santa Maria: 10,6C (RS)

Torres: 10,6C (RS)

Castro: 11,1C (PR)

Uruguaiana: 11,2C (RS)

Porto Alegre: 11,7C (RS)

Curitiba: 12,4C (PR)

Teresópolis: 12,5C (RJ)

Ivaí: 14,0C (PR)

São Paulo: 14,7C (SP)

Florianópolis: 16,6C (SC)

Indaial: 17,1C (SC)

Goioerê: 17,6C (PR)

 

Estes 4°C de Ausentes são de uma estação bem topo. Quanto será que fez na cidade uma vez que o frio forte pegou nas baixadas? Em São Joaquim fez 2,0ºC na Climaterra, 0,8ºC no bandeira e chuto uns 3°C para o Inmet topo. De repente fez uns 2,5ºC na cidade de Ausentes.

 

O dado do Cruzeiro foi surpreendente! Daria, no mínimo, uns 0ºC para lá.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas Inmet

 

Ausentes: 4,0C (RS)

Livramento: 6,4C (RS)

Caçapava: 7,9C (RS)

Rio Grande: 8,1C (RS)

Pico do Couto: 8,3C (RJ)

Santo Augusto: 9,4C (RS)

Rio Pardo: 10,2C (RS)

Alegrete: 10,5C (RS)

Santa Maria: 10,6C (RS)

Torres: 10,6C (RS)

Castro: 11,1C (PR)

Uruguaiana: 11,2C (RS)

Porto Alegre: 11,7C (RS)

Curitiba: 12,4C (PR)

Teresópolis: 12,5C (RJ)

Ivaí: 14,0C (PR)

São Paulo: 14,7C (SP)

Florianópolis: 16,6C (SC)

Indaial: 17,1C (SC)

Goioerê: 17,6C (PR)

 

Estes 4°C de Ausentes são de uma estação bem topo. Quanto será que fez na cidade uma vez que o frio forte pegou nas baixadas? Em São Joaquim fez 2,0ºC na Climaterra, 0,8ºC no bandeira e chuto uns 3°C para o Inmet topo. De repente fez uns 2,5ºC na cidade de Ausentes.

 

O dado do Cruzeiro foi surpreendente! Daria, no mínimo, uns 0ºC para lá.

 

2,1/-2,0 NO INMET.

Link to comment
Share on other sites

Para variar um pouco, Inácio Martins não voltou. De manhã eu tinha 17,5°C aqui em casa. Segundo o SIMEPAR, teríamos amanhecido com algo por volta dos 9°C em Palmas, o que me faz pensar que In. Martins teve uns 07/09°C da mesma forma.

 

Talvez a estação volte e tenhamos melhores dados!

 

Devo instalar minha estação no gramado este final de semana. Finalmente!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Fazendo coro para a mínima do Cruzeiro: :shock: !!! Essa temperatura não é nem sonhada em POA no auge do inverno, com exceção de eventos tipo 2000.

 

Por falar nisso, POA teve a maior mínima do RS, inclusive acima da maritíssima Tramandaí que estava com 10,8° às 4 h, e depois esquentou. Por aqui, tive modestos 12,7°, sendo que estava 15,7° à 1 h. Uma excelente queda para os padrões de novembro.

 

A cidade de SP também tem um bom dia fresco. Fazia 19,4° às 15 h com mínima de 14,5°.

 

Por fim, às 15 h, fazia 12,8° em Teresópolis!! :shock: Com chuva, u.r. em quase 100% e tempo fechado. Aqui em casa tenho 22,5° com 37%.

Link to comment
Share on other sites

Na Capital paulista na zona sul chegou a 13,7 graus hoje pela manhã.

 

Olhem só no Rio agora 15:00 HS :

 

Galeão 22,0 graus ( 09 m )

Teresópolis 12,8 graus ( 980 m )

Pico do Couto 09,6 graus ( 1 777 m ) - 30 km do Galeão[/b][/color]

 

A região da serra do mar fluminense sempre vai bem em máximas! Imagine, 10-12ºC às 15:00h em novembro!!

Acredito que isso ocorre também na Serra do Mar paulista e no Paraná, pena que não temos estações em tais locais...

Link to comment
Share on other sites

Decepção hoje no Almeida,fez 6º :(

 

É a vez dos pontos mais frios aparecerem. Entenda isso como um fato, não provocação! :wink:

 

É verdade. Parece que as diferenças ficam ainda maiores. Alguns pontos devem ter sido uns 15 graus mais frio que POA! hehe

 

Paulo, nem sempre a continentalidade joga a favor das mínimas. Desta vez o ar foi mais frio no leste mesmo.

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

A próxima madrugada promete um frio tão incrível quanto o de hoje, no Cruzeiro, SJ e Ausentes. O vento oeste continental indica ainda que o ciclone está atuante e continua empurrando ar gelado do continente para cá. Acredito em numa nova negativa bonita!

 

Destaque de hoje também vai para o Pico do Couto que continua com bastante frio no momento!

Link to comment
Share on other sites

A próxima madrugada promete um frio tão incrível quanto o de hoje, no Cruzeiro, SJ e Ausentes. O vento oeste continental indica ainda que o ciclone está atuante e continua empurrando ar gelado do continente para cá. Acredito em numa nova negativa bonita!

 

Destaque de hoje também vai para o Pico do Couto que continua com bastante frio no momento!

 

E Inácio Martins sem dados... perdoem-me pela lamentação, mas é um sacrilégio!

Link to comment
Share on other sites

Decepção hoje no Almeida,fez 6º :(

 

É a vez dos pontos mais frios aparecerem. Entenda isso como um fato, não provocação! :wink:

Tranquilo galera baziana.Temos que ser realistas hehe.

As massas têm esfriado no leste um tanto acima da média normal.

 

Em verdade, é comum que nesta época do ano as massas de ar frio sejam mais generosas com a faixa leste. O problema mesmo é que no inverno, quando deveríamos ter frio mais intenso no continente, não temos.

 

Só por Deus!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.