Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - OUTUBRO 2009


Marcos
 Share

Recommended Posts

INVERNO EM POA!!

 

Tive a 4ª menor máxima que já registrei num mês de outubro dese 1995! :D

 

Máxima (Data)

14,8° (1°/10/2009)

16,4° (4/10/1999)

16,9° (3/10/1999)

17,2° (16/10/2009)

17,3° (31/10/2002)

17,4° (16/10/2005)

17,5° (1°/10/1999)

17,5° (5/10/2005)

17,8°* (29/10/1995) * INMET

17,8° (6/11/2005)

17,8° (18/10/2008)

17,9° (7/10/1999)

18,5° (11/10/2008)

18,8° (11/10/2003)

18,9° (12/10/2003)

19,0° (2/10/1997)

19,0° (22/10/2002)

 

Incrível, mas eu tive variação de 12,0° a 17,2° e no INMET deu de 10,0° a 18,2°. Caramba, é um frio comum para o meio do inverno. Uhu!! :o:D Fui informado que havia sol pela manhã, ou seja: o tempo ficou bom de madrugada e fechou logo depois do amanhecer. Cheguei a ter 13,9° ao meio-dia depois de ter chovido!! :shock:

 

Agora sopra um belo vento ESE a 12,2 km/h. Tenho 15,0° com 72%. Frio!!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 414
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Eu acho que é recorde...12 horas sem atualização neste tópico.

 

Fernando ..o forum praticamente vive de frio ..é normal....aliás Feliz Natal e um otimo Ano novo

 

abraço

 

Outubro tradicionalmente é o mês de menor atividade no BAZ. É a quarta-feira de cinzas baziana. Todos estão de ressaca pelo fim do inverno.

 

E a temporada de furacão no A.Norte não tá diferente hehe

Link to comment
Share on other sites

INVERNO EM POA!!

 

Tive a 4ª menor máxima que já registrei num mês de outubro dese 1995! :D

 

Máxima (Data)

14,8° (1°/10/2009)

16,4° (4/10/1999)

16,9° (3/10/1999)

17,2° (16/10/2009)

17,3° (31/10/2002)

17,4° (16/10/2005)

17,5° (1°/10/1999)

17,5° (5/10/2005)

17,8°* (29/10/1995) * INMET

17,8° (6/11/2005)

17,8° (18/10/2008)

17,9° (7/10/1999)

18,5° (11/10/2008)

18,8° (11/10/2003)

18,9° (12/10/2003)

19,0° (2/10/1997)

19,0° (22/10/2002)

 

Incrível, mas eu tive variação de 12,0° a 17,2° e no INMET deu de 10,0° a 18,2°. Caramba, é um frio comum para o meio do inverno. Uhu!! :o:D Fui informado que havia sol pela manhã, ou seja: o tempo ficou bom de madrugada e fechou logo depois do amanhecer. Cheguei a ter 13,9° ao meio-dia depois de ter chovido!! :shock:

 

Agora sopra um belo vento ESE a 12,2 km/h. Tenho 15,0° com 72%. Frio!!

 

De fato o leste sulista teve uma tarde típica de inverno em pleno Outubro!

Link to comment
Share on other sites

Enchendo um pouquinho mais o prato, o que acham da idéia de um meteorologista da Somar (estou procurando o texto que li hoje e não estou encontrando :oops: ) de que toda essa chuva não é causada só pelo El Niño, que também concorda que o fenômeno não está com toda essa corda no momento, mas sim devido a evaporação da enchente recorde que a Amazônia registrou?

 

 

é cada coisa que estes meteorologistas dizem...

 

Sabem de uma coisa: Acho que, assim como jornalismo, o diploma de meteorologista não deveria ser exigido.

Vamos combinar. Tem gente muito mais sabida/crítica do que aqueles meteorologistas que ficam estudando física/matemática/sem muita utilidade/fazendoTCC por 4 anos!

Essa SOMAR, inclusive, faz aquela previsão tosca/automática e solta cada uma...

Gosto do monitoramento/conteúdo do Simepar (embora pudessem ser mais frequentes as atualizações), mas não gosto do serviço de previsão.

Inmet é fraquinho e climatempo a cada dia que passa perde um pouco mais de credibilidade.

Nos EUA o serviço de meteorologia é muito mais dinâmico/crítico/didático/preciso que no Brasil.

Acho que o nosso serviço de meteorologia, no entanto, é muito parecido com o europeu.

 

Mas algumas coisas mudaram. Lembram como era difícil ter acesso as estações meteorológicas antes do INMET investir nas automaticas? Eram pouquissimos dados. Hoje temos muitas estações disponíveis na internet!

Link to comment
Share on other sites

Romper esta idéia de "exatidão" dos fenômenos é importante. Escutei um meteorologista da SOMAR falando na Rádio Bandeirantes em Porto Alegre. O radialista questionou o fato do El Nino não esta forte.Inclusive, colocou uma outra expressão, que não me recordo, para denominar o fenômeno que mesclava partes e frias e quentes no pacífico. Ora, não sejamos cartesianos. o próprio Coutinho está dizendo que em 12 anos não via ocorrer algo assim. É esta idéia de que "ciencia exata" é exata, que nos atrapalha. Nada é exato, nada é metafísico, tudo muda e sofre contariedades. na natureza é a mesma coisa. Quem estudou integral e deriva sabe o que falo...o zero absoluto é balela.

Link to comment
Share on other sites

Rio de Janeiro tem mais um dia padrão de outubro: céu 100% nublado, vento do mar e 22 graus, segue a pimavera amena e monótona, marcada por muita nebulosidade e eventos de chuva fraca/moderada por vezes persistente, quase todo dia ocorre precipitação na cidade, lembro que no último El Niño mais forte no final da década de 90 ocorreram picos de calor, tempestades e ventanias aqui na cidade, tudo (exceto ventanias) que NÃO ocorreu este ano, este El Niño (que tem o nome japa mas vou chamar de "paraguaio") aparentemente traz condições bem diferentes, mas para saber que tipo de influências El Niños de diferentes intensidades tem sobre a cidade do Rio de Janeiro precisaria de uma extensa base de dados, de preferência por centenas de anos, então ficamos pelas especulações, no caso que El Niño clássico e forte "desmonotoniza" a primavera carioca.

 

Outra coisa: acredito que o próximo verão tem grandes chances de ser (mais uma vez) bem ameno no centro-sul, claro que sempre ocorrem alguns dias quentes (que no caso do verão carioca nem tem sido tão quentes assim, como costumavam ser), mas o calor tem tudo para ser o turista da estação.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vento faz sensação térmica chegar a 5ºC em cidades gaúchas

 

 

Os ventos que sopram com intensidade moderada na tarde desta quinta-feira derrubou a sensação térmica de vários municípios gaúchos. Em plena tarde de primavera, Canela, Soledade, São José dos Ausentes registraram sensação de 5ºC.

 

Nos três municípios, a temperatura real passava dos 12ºC. Em Porto Alegre, a temperatura era de 16°C e a sensação térmica de 11ºC. Amanhã, as instabilidades perdem força e o tempo volta a ficar firme no Estado devido à entrada de uma massa de ar seco e frio. Há chance de chuva em áreas isoladas e a sensação de frio aumenta em todo o RS.

 

No sábado chove em forma de pancada fraca e isolada nas cidades próximas a Santa Catarina e na Grande Porto Alegre. A temperatura se eleva durante a tarde, especialmente no interior gaúcho, onde as máximas ficam entre 23 e 26ºC. Em Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens com chance de pancadas de chuva.

 

Para o domingo a previsão é de pancadas de chuva nas áreas da divisa com SC. Nas demais partes do RS, o tempo deve ser seco.

 

Confira as temperaturas e a sensação térmica em algumas cidades:

 

Porto Alegre: temperatura de 16°C e sensação térmica de 11ºC

Canela: temperatura de 12°C e sensação térmica de 5°C

Bento Gonçalves: temperatura de 14,5°C e sensação térmica de 6°C

Torres: temperatura de 18°C e sensação térmica de 10°C.

Tramandaí: temperatura de 16°C e sensação térmica de 8°C

São José dos Ausentes: temperatura de 13°C e sensação térmica de 5°C

Vacaria: temperatura de 15,6°C e sensação térmica de 8°C

Passo Fundo: temperatura de 16,3°C e sensação térmica de 8°C

Soledade: temperatura de 14°C e sensação térmica de 5°C

Cruz Alta: temperatura de 17°C e sensação térmica de 10°C.

 

Notícia Postada em 15/10/2009 por: Depto de Notícias - Clic RBS

Curioso: Cidades com temperatura mais altas e menores sensação termicas. Isso é um bom elemento de divulgação e estudo.

 

Diz aí, PH! 8-)

Digo, elementar meu caro Bruno,onde venta mais, a sensação será de mais frio...

Imagine então estivesse 150m mais alta(Raia da Pedra 821m), como é então a sensação...

Link to comment
Share on other sites

:) boa tarde a tds que aqui participam...sou Everthon Zirbes, novo colaborador desta pagina..apartir de hj irei compartilhar informaçoes relacionadas a tdo referente ao clima selvagem do meu estado (RS) com tds vcs...agora sao exatamente 16:19

o tempo é incoberto ,a temperatura é amena..; um forte abraço a tds.

Link to comment
Share on other sites

:) boa tarde a tds que aqui participam...sou Everthon Zirbes, novo colaborador desta pagina..apartir de hj irei compartilhar informaçoes relacionadas a tdo referente ao clima selvagem do meu estado (RS) com tds vcs...agora sao exatamente 16:19

o tempo é incoberto ,a temperatura é amena..; um forte abraço a tds.

 

Bem vindo, Éverton.

 

De onde tu és?

Link to comment
Share on other sites

:) boa tarde a tds que aqui participam...sou Everthon Zirbes, novo colaborador desta pagina..apartir de hj irei compartilhar informaçoes relacionadas a tdo referente ao clima selvagem do meu estado (RS) com tds vcs...agora sao exatamente 16:19

o tempo é incoberto ,a temperatura é amena..; um forte abraço a tds.

Seja bem vindo :D:D

Link to comment
Share on other sites

Rio de Janeiro tem mais um dia padrão de outubro: céu 100% nublado, vento do mar e 22 graus, segue a pimavera amena e monótona, marcada por muita nebulosidade e eventos de chuva fraca/moderada por vezes persistente, quase todo dia ocorre precipitação na cidade, lembro que no último El Niño mais forte no final da década de 90 ocorreram picos de calor, tempestades e ventanias aqui na cidade, tudo (exceto ventanias) que NÃO ocorreu este ano, este El Niño (que tem o nome japa mas vou chamar de "paraguaio") aparentemente traz condições bem diferentes, mas para saber que tipo de influências El Niños de diferentes intensidades tem sobre a cidade do Rio de Janeiro precisaria de uma extensa base de dados, de preferência por centenas de anos, então ficamos pelas especulações, no caso que El Niño clássico e forte "desmonotoniza" a primavera carioca.

 

Outra coisa: acredito que o próximo verão tem grandes chances de ser (mais uma vez) bem ameno no centro-sul, claro que sempre ocorrem alguns dias quentes (que no caso do verão carioca nem tem sido tão quentes assim, como costumavam ser), mas o calor tem tudo para ser o turista da estação.

 

Seria algo fenomenal um outro verão sem calor escaldante em POA. O ruim do nosso verão são as noites quentes e abafadas. Não me importo com dias abafados, porém queria que fosse normal 21/22ºC às 20hs aqui em POA.

Link to comment
Share on other sites

CONCORDO, MAS, ALÉM DA VARIÁVEIS NORMAIS (CHACO, ETC...) A PITADA, E QUE PITADA, FORAM AS MASSAS DE AR FRIO MAIS INTENSAS. TEMPESTADES NESTA ÉPOCA SÃO MUITO COMUNS, MAS NESTE ANO FORAM MAIS FORTES QUE O HABITUAL E MAIS NUMEROSAS. QDO NÃO TEM AR FRIO ACIMA DA MÉDIA AS TEMPESTADES SEVERAS SÃO MAIS ISOLADAS E POUCAS (AS BEM SEVERAS). POR ISSO QUE DIGO QUE NO VERÃO TAMBÉM PODEREMOS TER ALGO SEMELHANTE.

Do meu leigo ponto de vista eu concordo com todos, he he he e na verdade acho que estão apenas divergindo nos detalhes e na semântica. As tempestades de primavera sempre tem a ver com a formação da baixa do Chaco. Ela é o grande produtor de calor e baixas pressões. Ocorre que este ano a coisa pode estar mais forte e mais frequente justamente por causa do ar frio estar vindo muito forte para a época. E sabemos que a região onde ocorrem os mais fortes tornados do mundo (Centro dos EUA) é justamente onde encontram-se massas extremamente frias com massas extremamente quentes.

 

E pelo que ando vendo nos modelos, a coisa deve seguir com alto risco pelo menos até novembro. E como disse o Ronaldo, não duvido que ocorram fortes eventos em dezembro e janeiro também! Fica nítido o papel do Pacífico Sul mais frio que o normal, em contraste com o Pacífico tropical mais quente fortalecendo o jato. Se juntar isso com a baixa do Chaco, é riscar fósforo do lado de bomba de gasolina!

Link to comment
Share on other sites

 

Não apenas a diferença entre dois polos de pressão atmosférica mas o fundamental é a configuração do campo da pressão, estou falando do quão apertado estiverem as isóbaras, em outras palavras falo do gradiente de pressão. Aquela conversinha de física de 2º grau que para aumentar a velocidade de um fluido em um tubo basta estreitar uma extremidade... funciona mais ou menos assim na atmosfera ao estreitar a distância entre as isóbaras... A posição relativa entre dois extremos de pressão definem estruturas bem interessantes. Isso define por exemplo configurações de bloqueio (quem aqui não ouviu falar no cérebre omega ALTA+BAIXA+ALTA ...). Então, reforço, a posição relativa é importantíssimo a despeito dos valores dos brutos!!

 

Um CCM Zé, é um evento severo importante. Há os elementos de contorno de escala sinótica mas... NEM SEMPRE. Podem surgir de fontes isoladas como a baixa do Chaco ou até mesmo de contribuições locais.

 

Na América do Sul existem outras fontes também dignas de registros. Mas essa em especial, acoplada (montada em um cavado maior ou pegando carona em jatos) ou desacoplada é fantástica!!!

 

Aliás me interessa muito também olhar para a ação dos jatos de baixos níveis, que ocorrem no período noturno) quando não há a influência da radiação solar, como gatilhos para linhas entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul ao Planalto central do Paraná.

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Perfeito, Duquia! APenas mais uma pergunta: este 'apertamento' das isóbaras não seria devido justamente a associação entre altas proporcionalmente fortes para a época (fruto da tendÊncia positiva da PDO) com um jato a maior parte das vezes forte (fruto do Niño)? Pelo menos essa é a minha impressão!

Link to comment
Share on other sites

... este 'apertamento' das isóbaras não seria devido justamente a associação entre altas proporcionalmente fortes para a época (fruto da tendÊncia positiva da PDO) com um jato a maior parte das vezes forte (fruto do Niño)? Pelo menos essa é a minha impressão!

Nem sempre Zé. Muitas vezes há um estreitamento ao passar a cordilheira e vai suavizando quando se desloca. Depende muito da localização.

 

Abraços,

 

Cezar

 

Há como expressar matematicamente este estreitamento?

Link to comment
Share on other sites

Só para não perde o costume, essa será a PRIMEIRA semana primaveril, climaticamente falando. É um milagre, mas teremos toda uma semana de tempo bom, e não mais a variabilidade que cortava os no máximo dois dias de estabilidade.

 

Aqui em casa tive variação de 16,8° a 28,5° no dia de hoje. Típico de outubro e com sol e nuvens. É a mTa começando a atuar. Agora faz 25,9°com 61% e 1005,8 mb. Pressão em queda. Venta de ENE a 9,3 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Uma mudança este mês de outubro já trouxe, o excesso de chuvas de setembro foi simplesmente varrido do RS e SC, até agora nenhuma estação do Inmet no RS (exceto SVP que está na linha) atingiu a média pluviométrica para outubro, os modelos não colocam mais muita coisa até o fim do mês o que me leva a crer que ao menos parte do estado vai fechar outubro com chuva abaixo da média, SC está entre dentro e abaixo da média mas estimo que vai fechar perto da média em geral com pequenos desvios para os dois lados, da Região Sul somente no PR as chuvas acima da média tem predominado neste mês, se é o começo de um padrão mais seco para o sul eu não sei, mas como este El Niño é meio "paraguaio" não me causaria surpresa.

 

Aqui chuvisca agora com 24 graus, dos últimos 13 dias em apenas 1 NÃO houve registro de precipitação aqui em casa, mas veio sempre em pequenos volumes, no início do mês 3 dias de chuva quase incessante garantiram que a média fosse superada na maior parte da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Nos últimos 30 minutos 38 mm de chuva caíram sobre a Ilha do Goverador (bairro no extremo leste da cidade ond fica o aero internacional), mas na maior parte da cidade (caso de onde estou) chuva moderada com alguns relâmpagos e trovões discretos, só consegui ouvir uma trovoada até agora e bem baixa, o segundo dia com atividade elétrica no mês (no primeiro choveu fraco na cidade toda).

Link to comment
Share on other sites

Uma mudança este mês de outubro já trouxe, o excesso de chuvas de setembro foi simplesmente varrido do RS e SC, até agora nenhuma estação do Inmet no RS (exceto SVP que está na linha) atingiu a média pluviométrica para outubro, os modelos não colocam mais muita coisa até o fim do mês o que me leva a crer que ao menos parte do estado vai fechar outubro com chuva abaixo da média, SC está entre dentro e abaixo da média mas estimo que vai fechar perto da média em geral com pequenos desvios para os dois lados, da Região Sul somente no PR as chuvas acima da média tem predominado neste mês, se é o começo de um padrão mais seco para o sul eu não sei, mas como este El Niño é meio "paraguaio" não me causaria surpresa.

 

Aqui chuvisca agora com 24 graus, dos últimos 13 dias em apenas 1 NÃO houve registro de precipitação aqui em casa, mas veio sempre em pequenos volumes, no início do mês 3 dias de chuva quase incessante garantiram que a média fosse superada na maior parte da cidade.

 

Tem que analisar o contexto não somente números, o solo por aqui, por exemplo, está extremamente saturado, a terra simplemente não seca porque são dias e dias de tempo nublado/chuvisco/temporal, muito mas muito raro dias de sol seguidos desde final de Agosto, já escapamos de 1 enchente e já tivemos vários prejuízos por conta de temporal, qualquer chuvarada que der agora por 2 dias seguidos nem sei o que acontecerá, o nível do rio e ribeiroes apesar de mais de 1 semana com quase nada de chuva permanecem constantemente acima do nível normal, são pequenas acumulações que mantem isso, o relevo em si precisa de uma pequena estiagem pra melhorá a situação, felizmente parece que agora a maré está mudando a favor, quase nada de chuva e até o Sol irá aparecer.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Uma mudança este mês de outubro já trouxe, o excesso de chuvas de setembro foi simplesmente varrido do RS e SC, até agora nenhuma estação do Inmet no RS (exceto SVP que está na linha) atingiu a média pluviométrica para outubro, os modelos não colocam mais muita coisa até o fim do mês o que me leva a crer que ao menos parte do estado vai fechar outubro com chuva abaixo da média, SC está entre dentro e abaixo da média mas estimo que vai fechar perto da média em geral com pequenos desvios para os dois lados, da Região Sul somente no PR as chuvas acima da média tem predominado neste mês, se é o começo de um padrão mais seco para o sul eu não sei, mas como este El Niño é meio "paraguaio" não me causaria surpresa.

 

Muitas pessoas crêem que o termo "Modoki" tem uma significância de "falso...". Mas em verdade, em verdade, o significado é o típico: "brincalhão, enganador, néscio, etc."... Pois os Mokonas são uns "beberrões" de saquê, por isso gosto muito deles :lol:, que vivem à zombar, sem maldade e com muita malícia, para o "bem" ou para "aquilo" que chamamos de "maldade"... :)

 

Nem 24-25/10 quebrarão a regra???

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Na realidade Duquia, Modoki significa SIMILAR, MAS DIFERENTE. Lembram da propanda do Denorex ? Parece, mas não é.

 

Exatamente por isso o termo não possui tradução literal, apenas significâncias que podem ser utilizadas conforme a sentido que se queira dar e não pode ser dissociado dos conceitos de Yin / Yang... Distintos mas complementares... Branco e Negro... Luz e Escuridão... Enfim... Seria como "catar cerejas"... :lol: Tanto que nos mangás, onde o termo foi consagrado e disseminado, há o Mokona Branco e o Negro... Mokona Modoki... Mas isso é bate papo para outro fórum... ;)

 

À propósito: Essa passagem de umidade sobre o estado, rápida por sinal, que os gráficos mostram para os dias 24 e 25/10 é apenas chuva???? No aguardo das rodadas do WRF - BAZ...

 

Saludos y Suerte!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

REalmente um outubro abaixo da média. Hoje, todos os instituos previram calor de tarde. Pois, na parte da tarde, mais parecia que um certo "frescor" se fazia presente em Porto Alegre. E já erstamos no dia 21.

 

As pouco confiáveis rodadas para médio e longo prazo colocam os primeiros dias realmente quentes da primavera no RS entre o final de outubro e o começo de novembro, aqui no Rio este mês de outubro certamente vai fechar com temperatura abaixo da média, até agora só não foi mais ameno que 2004 entre os últimos 12 anos, nenhuma onda de calor nos atingiu e até o final do mês a maior parte da cidade vai ter dificuladade para alcançar 30 graus, isso nos dias mais quentes. Ultimamente tem predominado máximas entre 24 e 28 graus, e hoje não foi exceção. As mínimas estão dentro da média devido ao excesso de umidade.

Link to comment
Share on other sites

Início da noite de ontem tivemos chuva fraca em Soledade.

No geral tenho observado que o ETA tem acertado mais em termos de previsão de chuva, mas como já observei que há alternância de acerto entre todos os modelos, creio que o Mafilli pode explicar melhor esta oscilação no índice de acerto dos modelos,ou seja ora acerta mais o GFS, ora o ETA, o do INPE, o MBAR e assim por diante.

Link to comment
Share on other sites

Não sei o que deu na minha estação, mas ao puxar o sinal externo do termo-higrômetro (tenho a mania de fazer isso antes de deitar) comecei a captar outro valor de temperatura sem a umidade. Fiz isso várias vezes até estabilizar o sinal de deixei a estação com o outro valor. Fazia 18,4° com 80% no "primeiro" sinal e 19,4° no segundo. Creio que tem alguém perto de casa com algum sensor externo de temperatura ou o sinal simplesmente louqueou. Faço o mesmo teste agora e não dá nada. Isso não tinha acontecido até anteontem.

 

Bom, considerei minha mínima de 18,3° perto da meia-noite. Ficamos sempre nublado e não esfriou a noite toda. Agora faz 21,3° com 74% e venta de ESE a 3,7 km/h. Agora aparece um pouco de sol. Pressão em 1009,8 mb.

 

A MetSul já avisou para o calorão de amanhã. Vamos aos 33° por aqui. :roll:

Link to comment
Share on other sites

como será o clima para o dia do grenal?

espero que o beira-rio não vire uma piscina.Como foi contra o Flamengo.

A drenagem é boa. Mas, coisa igual àquela eu nunca tinha visto.

não quero falar em futebol.somente sbaer se chove ou não chove... :mrgreen:

 

Chance de chuva no sábado, para diminuir o calor. Domingo esfria e aposto mais em tempo bom para a hora do jogo! Céu azul!!

 

A questão da piscina no Beira-rio foi o fato de que a drenagem está ligada com o bombeamento da água para o rio Guaíba, mas que já estava lotado, então simplesmente não se conseguia retirar a água do campo!! Ou seja, é bem dependente da condição do rio para dar vazão para a água!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

como será o clima para o dia do grenal?

espero que o beira-rio não vire uma piscina.Como foi contra o Flamengo.

A drenagem é boa. Mas, coisa igual àquela eu nunca tinha visto.

não quero falar em futebol.somente sbaer se chove ou não chove... :mrgreen:

 

TEMPESTADES DE BOLAS COM ALGUNS IMPEDIMENTOS OCASIONAIS E FORTES RAJADAS DE TRAVE COM CALMARIA NAS BANDEIRINHAS.

 

Causadas pela invasão de uma frente azul-escuro... :lol: :lol:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.