Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - OUTUBRO 2009


Marcos
 Share

Recommended Posts

Do jeito que vão as coisas São Paulo capital será atingida pelas chuvas no amanhecer, ja estou vendo o caos.

 

Aqui choveu no fim da madrugada e voltou a chover, com muita força, por volta de 5h45 da madrugada, justamente o horário que estou na rua. Pelo menos a chuva não veio às 6h30, 7h, prejudicaria bem mais gente.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 414
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Do jeito que vão as coisas São Paulo capital será atingida pelas chuvas no amanhecer, ja estou vendo o caos.

 

Aqui choveu no fim da madrugada e voltou a chover, com muita força, por volta de 5h45 da madrugada, justamente o horário que estou na rua. Pelo menos a chuva não veio às 6h30, 7h, prejudicaria bem mais gente.

 

Eu acompanhei, felizmente nao veio com a força toda que dava a impressão pelo satélite.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Alguém poderia comentar o tópico:

 

http://portal.correiodopovo.com.br/Opiniao/?Blog=Tempo%20e%20Clima

 

 

Que tal o Alexandre?!

 

1) Quem ser vc ?

2) Pq eu ?

 

Alexandre! Sabemos que tens acesso aos mais variados modelos e informações preciossíssimas. E o mais importante: mantém contato com uma dos mais respeitados meteorologistas do Brasil, o professor Eugênio.

 

Acompanho a tempos as previsões em alguns meios de comunicação e as que são elaboradas pela Metsul são sempre corretíssimas e com boa base científica. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Alexandre! Sabemos que tens acesso aos mais variados modelos e informações preciossíssimas. E o mais importante: mantém contato com uma dos mais respeitados meteorologistas do Brasil, o professor Eugênio.

 

Legal ser popular. Tuas três mensagens até agora no BAZ foram só sobre a minha pessoa. Escreves de onde ? Qual teu interesse aqui no fórum, uma vez que cada um tem gosto por um assunto ?

 

Sou de Sapiranga, RS.

GOSTO DE FALAR E ESTUDAR SOBRE O CLIMA MUNDIAL E REGIONAL. OS CICLOS CLIMÁTICOS, AS RELAÇÕES ENTRE AS DIVERSAS VARIÁVEIS CLIMÁTICAS, ETC... ENFIM, TUDO O QUE ESTE SITE SE PROPÕE A DISCUTIR.

Link to comment
Share on other sites

Fabio...disse:

.....A questão da piscina no Beira-rio foi o fato de que a drenagem está ligada com o bombeamento da água para o rio Guaíba, mas que já estava lotado, então simplesmente não se conseguia retirar a água do campo!! Ou seja, é bem dependente da condição do rio para dar vazão para a água!

Se isto for a verdade.....lá vou eu de novo.

Mais uma encrenca....Erro básico de engenharia....mas nem estagiário comete erro destes.

a- Vasos comunicantes.

b- O qual pode ser deduzido da Lei de Stevin.

c- Utiliza a equação de Bernoulli para dimensionar a(s) bombas....

 

coisa simples de mais.....ou.....

Link to comment
Share on other sites

Fabio...disse:

.....A questão da piscina no Beira-rio foi o fato de que a drenagem está ligada com o bombeamento da água para o rio Guaíba, mas que já estava lotado, então simplesmente não se conseguia retirar a água do campo!! Ou seja, é bem dependente da condição do rio para dar vazão para a água!

Se isto for a verdade.....lá vou eu de novo.

Mais uma encrenca....Erro básico de engenharia....mas nem estagiário comete erro destes.

a- Vasos comunicantes.

b- O qual pode ser deduzido da Lei de Stevin.

c- Utiliza a equação de Bernoulli para dimensionar a(s) bombas....

 

coisa simples de mais.....ou.....

 

Pode ser que o beira rio utilize apenas bombas de recalque, com capacidade projetada para uma determinada diferença de altura em relação ao rio guaiba. Se o rio estivesse com nivel superior a este máximo definido para a capacidade da bomba, a pressão não seria suficiente para bombear a agua do estadio corretamente. Bom, sei la, uma hipotese 8-)

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Santa Maria, após uma manhã com intensa "cerração", Explodiu!!!! :( ,... 35°C; 25% de URA e 1004 hPa com vento em 14.8Km/h segundo SBSM... Pelo INMET 32.8°C; 34% e indicativo de rajada em 23Km/h...

 

Modelos... Modelos... Embora hajam algumas divergências quanto ao dia em si, na saida 12Z, há uma concordância em volumes, em torno de 60mm, parecendo uma típica chuva de "verão" pela rapidez com que vai passar sobre o estado (???). Porém esse é o caso... 60mm é um belo volume para uma chuva que se demonstra "muito rápida"... Haveria algum indicativo de siuação mais "complicada"????

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

O modelo de 15 dias do Cptec coloca um calor bem significativo e relativamente prolongado para o RS entre o final do mês e o começo de novembro, já está mesmo na hora dos primeiros picos de calor mais forte, mas entre o modelo colocar e acontecer é uma enorme distância, nesta época muitas vezes são ruins para o dia seguinte imagine uma semana ou mais. Não aposto um tostão nessa.

 

Na Argentina hoje passou de 41 graus em San Juan e fez 40 graus em Cordoba, onde agora chegou o vento vento sul levantando muita poeira, a temperatura caiu de 39 as 19:00 para 26 as 21:00.

 

A chuva de amanhã no RS, caso se desenvolva como os modelos estão prevendo, vai salvar algumas cidades de fechar outubro abaixo da média, mas não todas já que boa parte será irregular, enquanto aqui a frente deve chegar segunda ou terça trazendo alguma chuva (nada como os aproximadamente 100 mm em 2 a 3 horas que inundaram parte de Niterói na última segunda) e queda de temperatura, antes pode fazer algum calor no domingo, vai depender do vento e da nebulosidade. Hoje o dia começou com chuva fina mas à tarde o céu ficou muito bonito (ar anormalmente limpo, nuvens cumuliformes de enfeite contrastando com azul intenso) e o vento estava fresco. Nos últimos 17 dias aqui ficou assim: 2 dias SEM precipitação e 15 dias COM (conta hoje apesar da bela tarde), haja saco.

Link to comment
Share on other sites

A variação aqui em casa foi de 14,7° nessa sexta-feira. Saí de 15,5° e atingi 30,2°. A u.r. caiu a até 43%. Parece que o dia mais quente de outubro será o sábado 24. Impressionante, mas praticamente todos os meses de outubro nos últimos 15 anos têm seu pico de calor no último decênio do mês, geralmente em torno do dia 25 o no próprio.

 

Agora faz 20,7° com 79%. Pressão caiiiiindo: 1003,9 mb. Venta de NNE a 9,0 km/h. Tempo bom. 8-)

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Santa Maria está "surreal"... Surge um aspecto de estar "limpando" no longinquo horizonte W, em poucos minutos fica tudo cinza para voltar a limpar e ficar tudo cinza de novo. Uma fina garoa cai agora e sobre os morros forma um "topo" com aspecto de nevoeiro de outono-inverno e esconde os prédios da cidade... :lol: :lol: :lol:

 

 

2ldtuz4.jpg25ouihg.jpg28bt9gk.jpg

 

 

SBSM 18°C; 1013 hPa e vento na ordem de 9.2Km/h... INMET 16.5°C; 1012 hPa e indicativo de rajada em 29.5Km/h...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Pré-frontal 26.6°C, abafado, sem vento, totalmente nublado, mas parece que por agora não vem nada, o bichão está passando pelo Oeste do Pr, mais uma vez...A segunda quinzena desse mês está bem contrastante em relação com a primeira, que foi chuvosa e fria, a segunda com poucos acúmulos, apesar de bastante dias nublados e dias quentes estão se tornando mais freqüentes, nada fora do normal também.

Link to comment
Share on other sites

REalmente um outubro abaixo da média. Hoje, todos os instituos previram calor de tarde. Pois, na parte da tarde, mais parecia que um certo "frescor" se fazia presente em Porto Alegre. E já erstamos no dia 21.

 

As pouco confiáveis rodadas para médio e longo prazo colocam os primeiros dias realmente quentes da primavera no RS entre o final de outubro e o começo de novembro, aqui no Rio este mês de outubro certamente vai fechar com temperatura abaixo da média, até agora só não foi mais ameno que 2004 entre os últimos 12 anos, nenhuma onda de calor nos atingiu e até o final do mês a maior parte da cidade vai ter dificuladade para alcançar 30 graus, isso nos dias mais quentes. Ultimamente tem predominado máximas entre 24 e 28 graus, e hoje não foi exceção. As mínimas estão dentro da média devido ao excesso de umidade.

 

Parece que vão acertar, e parece que as chuvas serão mais mal distribuidas também.

Link to comment
Share on other sites

A noite está muito abafada aqui em Jaraguá. O céu encoberto, o calor para o horário e pouco vento ajudam a criar a sensação de abafamento. A frente fria passou sem cair nem um pingo de chuva aqui... talvez amanhã chova um pouco.

A temperatura também está muito elevada dentro de casa, até parece uma noite de verão.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Em Santa Maria garoa invernal escorrendo sobre o telhado... Pingos de primavera... 14.8°C pelo INMET...

 

Saludos y Suerte!

Interessante esta temperatura em Santa Maria, considerando a altitude do município.

Aqui em Gramado amanheceu com 10,9ºC e agora está 12,3ºC. Completamente fechado de cerração.

Se o sol não der as caras por aqui hoje, acredito que não passeremos dos 15ºC.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Buenas!

 

Em Santa Maria garoa invernal escorrendo sobre o telhado... Pingos de primavera... 14.8°C pelo INMET...

 

Saludos y Suerte!

Interessante esta temperatura em Santa Maria, considerando a altitude do município.

Aqui em Gramado amanheceu com 10,9ºC e agora está 12,3ºC. Completamente fechado de cerração.

Se o sol não der as caras por aqui hoje, acredito que não passeremos dos 15ºC.

 

Então... Batemos 13.1°C no inico da manhã. Há que considerar a presença de garoa que pelo INMET foram 1.6mm de "pura garoa"... Hoje tivemos mais uma finíssima, em torno do "meio-dia", o que soma 2mm... Nos acumulados do INMET chega à 36mm desde ontem, aqui tenho 42mm...

 

Agora, em um dia sempre nublado, pelo INMET, andamos em 20°C e, nas últimas cinco horas, indicativos de rajadas entre 36 e 42Km/h nesse período... Segundo SBSM 22°C e vento na ordem de 24Km/h...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Lucas...legal.

Você me deu uma idéia.

Estou tentando verificar a depressão do estado do Rio Grande do Sul:

procurando qual desta cidades representa melhor a região...se for verdadeira esta classificação.

Carlos Dias: e demais colaboradores.

Podem colocar as temperaturas das 16:00

Depressão Central

Alegrete

Santa Maria

Cachoeira do Sul

Santa Cruz do Sul

Taquari

Taquara

Porto Alegre

Viamão

 

Santa Maria :lol:

 

A atualização das 16:00 está acima... O horário de verão não foi alterado no BAZ...

 

Atualização das 17:00

 

SBSM: 22°C; 1010 hPA; vento na ordem de 20Km/h;; INMET: 20.2°C; 1010 hPa; vento na ordem de 18Km/h com indicativo de rajada em 33.8Km/h...

 

 

Saludos y Suerte!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Depressão Central: Constituída por terrenos da era paleozóica, a Depressão Central forma um arco em torno do planalto dissecado de sudeste, envolvendo-o dos lados norte, oeste e sul. Forma um amplo corredor com aproximadamente cinqüenta quilômetros de largura média e 770 km de extensão, dos quais 450 no sentido leste-oeste, 120 no sentido norte-sul e 200 no sentido oeste-leste. A topografia suave e a pequena altitude em relação ao nível do mar (menos de cem metros), permitem classificar a depressão central como uma planície suavemente ondulada."

 

O estado Rio Grande do Sul é dividido em sete (7) mesorregiões, trinta e cinco (35) microrregiões e quatrocentos e noventa e seis (496) municípios, segundo o IBGE.

 

2yzbj43.jpg

 

1. Mesorregião do Centro Ocidental Rio-Grandense {Santa Maria; Restinga Seca; Santiago}

2. Mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense {Cachoeira; Lajeado/Estrêla; Santa Cruz}

3. Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre

4. Mesorregião do Nordeste Rio-Grandense

5. Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense

6. Mesorregião do Sudeste Rio-Grandense

7. Mesorregião do Sudoeste Rio-Grandense

 

Wikipédia

 

Por aí creio que poderás tirar algumas conclusões...

 

Atualização das 18:00h sem grandes diferenças... Um pouquinho para mais um pouquinho para menos...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Zeca: Então fica assim.

Pelo mapa que você colocou.

As regioões 1;2 e 3 ficam daqui para frente...conhecidas somente por por depressão central.

E fica eleita Santa Maria como representante desta região.

Depressão Central

Alegrete

Santa Maria ***** eleita

Cachoeira do Sul

Santa Cruz do Sul

Taquari

Taquara

Porto Alegre

Viamão

 

Calma moço!!! Façamos uma eleição mais séria sobre isso :D ...

 

Inclusive, abra novo tópico e migremos essa discussão. Haja vista que aqui é para 'Monitoramento e Previsão' e esse tema vai dar uma bela discussão, acho... Por ex. teríamos que estabelecer sob quais critérios considerar que uma, ou outra, cidade possa estar incluída na definição de "Depressão central" além das já consagradas... Por ex: Porto Alegre está a 10m do nível do mar, porém por sua geografia não está incluída nas mesorregiões de depressão... Seria por possuir morros elevados???? (O Morro Santana está à 311m acima do nível do mar)... Já Passo Fundo está à 680m, o que extrapola completamente o conceito de depressão que é o de possuir no máximo 100m acima do nível do mar, embora Santa Cruz esteja à 120m... Enfim, precisaríamos de critérios para elencar cidades dentro de um conceito de "depressão" que possa servir para o que pretendes...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Zeca...hummm. Se estamos escolhendo quais estações devem ser monitoradas o tópico adequado é monitoramento....apesar que foi colocado em observações meteorológicas.

Eu estou a 1700 km de algumas destas estações....portanto não estou apto por critérios subjetivos ou objetivos a escolher qualquer uma delas...aliás quem vai gasta oito horas por semana para realizar os cálculos é o Carlos Dias.

Minha sugestão é uma e no máximo uma por região.

braços

 


  • Alto Vale do Uruguai
    Iraí
    Marcelino Ramos
    Baixo Vale do Uruguai
    São Borja
    Itaqui
    Uruguaiana
    Depressão Central
    Alegrete
    Santa Maria
    Cachoeira do Sul
    Santa Cruz do Sul
    Taquari
    Taquara
    Porto Alegre
    Viamão
    Campanha
    São Gabriel
    Santana do Livramento
    Dom Pedrito
    Bagé
    Missões
    Santiago
    São Luis Gonzaga
    Santo Angelo
    Santa Rosa
    Palmeira das Missões
    Serra do Sudeste
    Caçapava do Sul
    Piratini
    Encruzilhada do Sul
    Planalto Cruz Alta
    Júlio de Castilhos
    Soledade
    Vacaria
    Bom Jesus
    Passo Fundo
    Lagoa Vermelha
    Serra do Nordeste
    Guaporé
    Bento Gonçalves
    Caxias do Sul
    S. Francisco de Paula
    Veranópolis
    Litoral
    Torres
    Tapes
    Pelotas
    Rio Grande
    Jaguarão
    Santa Vitória do Palmar

 

Perdão a intormissão, Mafili, mas as Serras do Sudeste são bem mais a Sudeste do que esta tua divisão parece indicar...

 

Que eu saiba, Serras do Sudeste é a designação para as partes altas dos municípios próximos a Campanha, abaixo do paralelo 31S. Ou seja, estaríamos falando de Candiota, Pinheiro Machado, etc... e não de Soledade, Vacaria e Bom Jesus... Zona muito boa para vitiviníferas, que é o motivo do meu interesse em saber definí-la...

 

Rogo aqueles que souberem da definição mais precisa dos municípios da Serra do Sudeste que se manifestem!

 

Abrçs

Link to comment
Share on other sites

Bom, fui para Erechim com a família da minha namorada ontem de manhã bem cedo e voltei agora na noite de domingo. Cabem aqui alguns comentários.

 

Primeiro que saí de POA com 18,9° e tempo bom. Os cumulus que se formavam e um cumulus congestus já mostravam a instabilização da atmosfera. Estava na cara que ia chover. Para o pessoal de POA fica o GRITANTE lamento da diferença de temperatura da cidade para áreas à volta. Indo pela Tabaí-Canoas, perto de Nova Santa Rita, havia vários bancos de nevoeiro, e o ar ali era visivelmente mais frio. Creio que a temperatura era de 3° a 4° mais baixa do que em POA. Fiquei pensando quanto deve ter feito de temperatura naquela manhã gélida de 25 de julho. -4°? Talvez -5°?? Não duvido... realmente NÃO duvido!

 

Pegamos chuva a partir de Soledade (sim, PHP, o pórtico de entrada da tua cidade está sem a letra "S". Está "oledade", hehehe.). Muita instabilidade e alguns clarões de Soledade até Erechim. Depois de Passo Fundo pegamos chuva forte, mais exatamente nas imediações de Getúlio Vargas.

 

Em Erechim choveu boa parte do dia, mas o tempo abriu já no final do sábado! À noite fazia 17,8° às 20 h. O tempo fechou e a mínima foi de 15,1° nesse domingo, com o sensor junto à janela, a 4 m do solo num terreno inclinado na área norte da cidade).

 

Toda a manhã de domingo foi nublada, e penou um pouco a atingir os 20°. Saímos de Erechim com tempo bom e 23° (a máxima deve ter ficado em 24°). Pra variar, passei calor na viagem.

 

Em Soledade o tempo mudou de novo. De fato, venta bastante por lá e as árvores balançavam um bocado. Na entrada de Soledade o tempo era bom, mas havia alguns estratocumulus remanescentes da umidade acumulada na borda do planalto. No Parque das Tuaias o tempo estava TOTALMENTE fechado, cinzento e ventava frio. Paramos em Assis (ou no Assis, não sei qual era a cidade) e creio que fazia uns 17°/18° por lá. Isso às 17 h. O tempo abriu antes de chegar em Lajeado.

 

Chegamos em POA só às 20:55 e fazia 18,9° aqui em casa com tempo bom.

 

Nesse meio tempo tive máxima de 23,8° aqui em casa, provavelmente sábado de manhã antes do temporal, e a mínima de 15,4° nesse domingo. Ironicamente, peguei o frio de POA em Erechim. Por lá o tempo ficou quase toda a noite fechado. Aqui parece que foi tempo bom.

 

Agora faz 17,3° com 80% e temo bom.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Cascavel noite quente e faz 20 graus. No domingo voltou a chover: Foram 4,8mm. Por isso os totais acumulados chegam perto dos 300mm no mês, mas se não chover nos próximos 2 dias, este valor não será atingido. De qualquer modo a precipitação já supera a média.

Não venta agora em Cascavel. O vento é calmo com rajadas de 1km/h

Link to comment
Share on other sites

Serra do sudeste:

 

Piratini (300 metros), Encruzilhada do Sul (420 metros), Caçapava do Sul (450 metros), Canguçu (465 metros), Pinheiro Machado (450 metros) e Herval (300 metros com morros de 370 metros ao redor e paralelo 32S).

 

Estas são as principais representantes. Herval é um caso sui generis aqui no BAZ. Pouca gente já ouviu falar, porém merece menção devido a sua considerável altitude dentro da serra do sudeste aliada a sua grande latitude para esta mesma região. Herval está 50km em linha reta ao sul de Pinheiro Machado. Seus morros de quase 400 metros ao redor da cidade podem ter média de julho abaixo de 10ºC. Ninguém sabe.

Link to comment
Share on other sites

A serra do sudeste do RS é o também chamado Escudo Sul-riograndense, devido ao grande número de fortes e de campanhas em épocas mais bélicas! hehe

 

O Herval (não confundir com São José do Herval), é mais um desses municípios da região, com altitudes bem variadas.. como as populações são pequenas, acabamos não ouvindo falar quase nada mesmo! São apenas 7 mil pessoas, num município voltado para o campo, pecuária e etc!

 

Pra mim, já faz parte da área de clima temperado.

Link to comment
Share on other sites

Beleza Fumagali:

Belo mapa.

Você um integrador para calcular a média do gráfico?

Abraços

 

 

Mafili, hoje é dia de inferno em Sampa..

 

Até as 17:30

Córrego Jacú (Jd. Pantanal) - 84,8mm

Rio Tietê (S. Miguel Paulista/Guarulhos) - 60,7mm

Córrego Jaguaré - 28,4mm

Cabuçú de Cima (Vl. Galvão) - 25,8mm

Rio Pinheiros (Pte. Cidade Universitária) - 21,8mm

Córrego Pirajussara - 21,8mm

Ponte do Piqueri - 20,2mm

Barragem da Penha/Guarulhos) - 18,8mm

Córrego Poá - 18,6mm

Link to comment
Share on other sites

Colocaram o Butantã em estado de alerta, qualquer chuvinha o CGE coloca SP em estação (quis dizer atenção...) mas alerta é apenas a terceira vez que vejo nos últimos anos, deve ter muita rua alagada por lá.

 

Aqui o dia foi úmido e enevoado, a sensação de abafamento foi incômoda na zona norte apesar das máximas não muito altas de 30/31 graus, no centro e zona sul máximas mais amenas na casa dos 26/27 graus (estimada no centro pois o aero está com dados ruins), agora céu bem fechado por nuvens formadas pelo vento do mar. Há previsão de chuva para amanhã, os volumes podem ser moderados em alguns pontos, do meio para o final da semana continua instável mas com pouca chuva, a temperatura fica relativamente baixa a partir de amanhã.

 

Nos últimos dias tem ocorrido tempestades em algumas localidades da Bahia, na noite de anteontem o satélite mostrava núcleos muito intensos, e de ontem para hoje pegou até Petrolina em PE, onde choveu mais de 70 mm (a média de outubro é 21 mm).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

-Assis, eu não conheço. É uma cidade ou uma parada de lanche à beira da rodovia? (seria a Vila Assis?)

Isso! Vila Assis! 8-)

 

Como imaginava, o que determinada a força do vento em Soledade é a posição próxima da borda do planalto. Com o vento N tem-se o mesmo efeito de Santa Maria: creio que vente muito nas partes baixas, "sugando" o ar das partes mais altas. Com o vento S de ocorrer o inverso: o ar é "expremido" contra o planalto e ganha velocidade ao "escapar" às partes mais altas.

 

Aqui em casa estou quase fechando a mínima: faz 14,0° com 67% . P.o. em belos 7,9°! 8-) Tive máxima de 25,1° à tarde. Maior rajada de 31,2 km/h.

 

Abraços da borda do planalto!

Link to comment
Share on other sites

Agora de madrugada o Rio Grande do Sul apresenta dois comportamentos diferentes: Embora as temperaturas estejam baixando em todas as regiões, o meio-oeste permanece com temperaturas muito mais altas que a faixa leste. As menores temperaturas são registradas no Sudeste e nas áreas de serra. As duas cidades mais frias na última hora foram Canguçu com 6.1° C e São Francisco de Paula com 7,3° C, apesar de muitas estações do INMET estarem inoperantes. Em Soledade faz 9,7° C, em Quaraí 10,6° C, 12° C em Canoas e 13° C em Porto Alegre!

 

picture1uz.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Serra do sudeste:

 

Piratini (300 metros), Encruzilhada do Sul (420 metros), Caçapava do Sul (450 metros), Canguçu (465 metros), Pinheiro Machado (450 metros) e Herval (300 metros com morros de 370 metros ao redor e paralelo 32S).

 

Estas são as principais representantes. Herval é um caso sui generis aqui no BAZ. Pouca gente já ouviu falar, porém merece menção devido a sua considerável altitude dentro da serra do sudeste aliada a sua grande latitude para esta mesma região. Herval está 50km em linha reta ao sul de Pinheiro Machado. Seus morros de quase 400 metros ao redor da cidade podem ter média de julho abaixo de 10ºC. Ninguém sabe.

 

Grande Brunão!

 

Era mais ou menos o que eu pensava! Locais de inverno gelado, com certeza!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, lá vão algumas considerações:

-Vila Assis, é um bairro de Fontoura Xavier,(inclusive luta por emancipação há anos) fica à direita da via, num topo de 776m, com um buracão à sudoeste e um altiplano que vem desde a cidade de Fontoura Xavier, e avança alguns km ao sul com esta elevada altitude de (acima de 720, 750m) e divide-se em, dois braços um para sudeste , outro para sul.A Vila Assis em sensação térmica é mais fria que Soledade e que a cidade de Fontoura Xavier e tem tanto ou mais vento que Soledade.

- Soledade em divisão climática nunca foi noroeste, ela estando no limite norte da região central ,e limite oeste da Serra Geral (ou Serra Gringa), tem clima muito semelhante à região Centro Serra,Herveiras, Gramado Xavier, Sobradinho, Progresso, Boqueirão do Leão, Sério ,aqui há um misto de Alto Vale Taquari, Centro Serra e Alto da Serra do Botucaraí,comportamento climático diferenciado do Planalto (Passo Fundo) e da região Serra Gringa, e bem diferente da região missioneira ou noroeste.

- esta região serrana central do RS, além, de ter muito vento, por estar numa situação continental e propícia, aos ventos, apresenta , mínimas menores que a Serra Gringa, e máximas um pouco mais elevadas.

Link to comment
Share on other sites

LOMBA: 8,4

BN: 8,5

Aqui em casa deu 11,6°. Tivemos uma ótima resfriada à noite! Foi a mínima do mês até agora! :D Minhas mínimas anteriores era 11,9° dias 8 e 9.

 

Agora já faz 21,8° com apenas 52%. Venta de ESE a 14,2 km/h, e o vento está aumentando. Dia muito bonito!

 

Abraços mínimos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.