Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - OUTUBRO 2009


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 414
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tive 12.7°C aqui.

aina acho que novembro vai nos torrar.

Que Deus NÃO te ouça!!

 

Pelo menos até o momento nosso mês de outubro tem sido bem ameno e com mínimas bem abaixo da média.

 

Essas são as mínimas que tive até agora:

 

Dia - mínima

1° - 12,8°

2 - 13,6°

3 - 12,3°

4 - 13,9°

5 - 18,4°

6 - 16,5°

7 - 13,0°

8 - 11,9°

9 - 11,9°

10 - 13,3°

 

Média: 13,76° Enfim, uma média mínima digna de maio. Isso aqui em casa!! No INMET a média mínima deve estar 1° mais baixa, ou quase isso, provavelmente em 12,8°/13,0°. Só no dia 5 passei dos 30° com 32,9° e tive máxima histórica de 14,8° dia 1°.

 

Nessa sábado a máxima já foi e atingiu 26,1° num pico de calor. Agora sopra um bem vento NNE a 7,2 km/h e faz 24,2° com 56%. Maior rajada de 26,4 km/h. Temos cirrustratus.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Baixada Santista tive uma excelente minima para outubro , 16,5.....

 

Ao meio-dia cheguei a 24 graus com um mormaço e os paulistas lotaram a praia....no momento chove com 19,8 e praias vazias.. :D

 

:lol: Compreensível, com o frio que estava aqui em São Paulo, 24°C é temperatura de praia mesmo. Hoje muito sol, poucas nuvens e 22,5°C por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Concordo Fabio.......24 graus já é um calorzinho.. Tenho 24,4 aqui na orla com praias lotadas, céu quase todo nublado e venta forte.....Minha minima hoje ficou amena mais uma vez para o mês....17,6..!!

 

hehe depende da ocasião, eu já me arrepiei com 24°C aqui no Sul mesmo no verão pode bater um forte Vento Sul que é bem comum no nosso litoral principalmente florianópolis e litoral sul, é um vento gelado que em contraste com os 24°C te faz sentir frio, mas normalmente 24°C é calorzinho mesmo, embora eu não seja muito fã de praia 8-)

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

What is the warmest surface temperature at which it can snow?

 

Checking through weather records, we found a case where it snowed during the 1970s in Jacksonville, Fla., when the temperature was 53 degrees. Temperatures were quite cold just above the surface and the air was very dry, which allowed cooling from evaporation to prevent the flakes from melting. In order for snowflakes to form, cloud temperatures must be 32 degrees or lower and the flakes must be able to survive the fall to the ground without melting. According to Chicago climatologist Frank Wachowski, snow has fallen here with temperatures as high as the middle 40s, but the flakes melted upon contact with the ground. Chicago's latest-in-the- season trace of snow occurred on June 2, 1910, when it was 44 degrees.

 

Hablas Español??? :lol:

 

PUTZ!!!! Nevar nessas condições seria um "acaso dos acasos"???, ou é a comprovação de que "O tempo/clima à Natureza pertence" (JJ) ????...

 

Cair ao solo sem fusão é BÁRBARO!!!!

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Voltei a pouco do sítio de minha namorada em Eldorado do Sul, quase divisa com Arroio dos Ratos, uns 40 km a O de POA. Só para nós chorarmos às pencas, lá a máxima foi 4° mais baixa do que aqui, mesmo com tempo ficando nublado ao longo do dia (talvez a diferença ficasse nuns 3,5°, penso eu, já que lá choveu antes daqui). Em casa minha máxima deu 29,9° e bateu 31,7° na Sertório pelo Metroclima, mas lá registrei máxima de 25,6° em local muito protegido e mal localizado. Creio que tenha dado pico de 26°/27° no sítio. Com o vento, era EVIDENTE E OBJETIVA a diferença de temperatura para POA. Quando liguei pro Alexandre para avisar das fortes trovoadas por lá, nosso querido AAA tinha 29,9° e lá já estava 23,0° e começando a chover.

 

Houveram muitos raios e trovoadas na região. Inclusive um raio caiu junto à casa, provavelmente pegando algum eucalipto à volta. O clarão foi tão forte que a pia da cozinha, onde eu estava, fica luminosa com a luz!! :shock: Na volta para casa peguei chuva moderada quase constante, ficando fraca em parte da viagem e em POA. Alguns raios GIGANTES cortavam o céu entre as nuvens. Uma maravilha!!

 

Agora faz 18,4° aqui em casa (tive mínima de 15,9 pela manhã) com u.r. > que 88% e pressão em apenas 1004,4 mb. Vai vir mais chuva!! Venta de SE a 3,4 km/h com rajada máxima de 26,9 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Depois de 3 intermináveis dias chuvosos (que já garantiram a média de outubro na maior parte da cidade) o sol finalmente voltou hoje entre nuvens em um dia fresco, vai fazer um leve calor antes da próxima frente já no começo da semana, primavera aqui quando não está chovendo é porque vai chover logo logo.

 

Concordo Fabio.......24 graus já é um calorzinho.. Tenho 24,4 aqui na orla com praias lotadas, céu quase todo nublado e venta forte.....Minha minima hoje ficou amena mais uma vez para o mês....17,6..!!

 

hehe depende da ocasião, eu já me arrepiei com 24°C aqui no Sul mesmo no verão pode bater um forte Vento Sul que é bem comum no nosso litoral principalmente florianópolis e litoral sul, é um vento gelado que em contraste com os 24°C te faz sentir frio, mas normalmente 24°C é calorzinho mesmo, embora eu não seja muito fã de praia 8-)

 

Eu só vou à praia com esta temperaura do ar (24, 25 graus) se a água for quente (como os aproximadamente 26 a 32 graus do mar do caribe no verão ou no nordeste), aqui no Rio só começo a pensar em praia se estiver de 30 graus praia cima (no ar) já que na água quase nunca passa de 23 graus e já vi em pleno verão 16 a 17 graus no mar do Recreio que fez meu tio curitibano desistir de entrar logo ao colocar o pé, aqui como a água costuma ser fria raramente o ar passa de 30 graus bem na beira da praia, então quase não entro no mar pois não vejo graça em passar frio na praia (da última vez que fui era o dia mais quente do ano mas após 20 minutos na água saí quase com hipotermia), gosto de admirar o mar e caminhar perto da orla mas mergulhar só nos dias mais quentes, e como detesto ficar queimando no sol só passo do calçadão quando vou nadar mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Curitiba tivemos um dia bonito ontem e noite de calor. fizemos em churrasco em casa ate a meia noite em homenagem a noite agradavel. No inicio da manha caiu uma verdadeira tempestade por aqui, e refrescou. Mas engracado que os 3 dias que fiquei aqui foram bastante diferentes e dinamicos: sabado amanheceu nublado e frio, o tempo abriu ao meio dia e continuou frio, noite de 12 graus, domingo amanheceu sol e frio, ficando quente a tarde e muito quente a noite pros padroes daqui... E hoje amanheceu com uma bela chuva. Como ja comentado... Que velocidade dessa frente. Ela ja tomou todo estado de SP e se aproxima do RJ, sendo que deve ter chegado aqui la pelas 6 da manha.

que dinamica!

Link to comment
Share on other sites

Aqui choveu durante a madrugada e pela manhã o tempo já começou a melhorar. A tarde o tempo abriu bastante e deu para aproveitar o sol. No entanto, por volta das 5 horas o tempo voltou a fechar. O céu ficou bastante carregado e o ar parecia abafado. Choveu em pacadas moderadas durante quase duas horas.

 

Neste momento, chove fraco ao mesmo tempo em que é possível ver algumas poucas estrelas. Venta de leste e a temperatura caiu. Tempo louco esse mesmo :D

Link to comment
Share on other sites

Tivemos um dia de muitas nuvens (cirrus) que deixavam o sol aparecer enfraquecido, o calor finalmente voltou mas foi fraco com máximas de 30 a 34 graus, no começo da noite instabilidades em dissipação provocaram uma ventania normal com rajadas de 50 a 70km/h na maior parte da cidade (pico de 74km/h em Copacabana) e, como se esperava, não choveu. Nos próximos dias pode ocorrer alguma instabilidade fraca e isolada, e somente mais para o final da semana um sistema mais organizado pode trazer nova onda de dias chuvosos e queda de temperatura... A princípio quase uma cópia da semana passada. :|

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Curitiba tivemos um dia bonito ontem e noite de calor. fizemos em churrasco em casa ate a meia noite em homenagem a noite agradavel. No inicio da manha caiu uma verdadeira tempestade por aqui, e refrescou. Mas engracado que os 3 dias que fiquei aqui foram bastante diferentes e dinamicos: sabado amanheceu nublado e frio, o tempo abriu ao meio dia e continuou frio, noite de 12 graus, domingo amanheceu sol e frio, ficando quente a tarde e muito quente a noite pros padroes daqui... E hoje amanheceu com uma bela chuva. Como ja comentado... Que velocidade dessa frente. Ela ja tomou todo estado de SP e se aproxima do RJ, sendo que deve ter chegado aqui la pelas 6 da manha.

que dinamica!

 

Pena que não podemos nos encontrar... mas se bem que o surf no Gravatá hoje valeu a pena, he he he!

 

POr falar em água fria, este ano ela parece estar demorando mais para esquentar. Tive de cair de long john ainda, na latitude 26,5!! Normalmente em outubro já uso short john para surfar em Navegantes (Floripa rola long direto até novembro e Praia do Rosa as vezes é comum a água gelada chegar ao Reveillon sem interrupções mais mornas, como em 1999 - os primeiros dias de janeiro forma os primeiros nos quais foi possível cair no pelo, he he he). Mas para mim a água inesquecivelmente fria foi a do Farol de Santa Marta em junho de 1998.... Não peguei nada semelhante nem na California (tudo bem que eu só surfei no sul do estado durante o inverno)... tinha uns caras com termômetro e eu me lembro da medição: entre 12 e 13oC!

Loepa: No Rio e região do lagos a água é morna no inverno e costuma ficar mais fria justamente no verão, por causa do fenômeno da insurgência do Arraial do Cabo.

Link to comment
Share on other sites

Beleza de previsão. Deu isso mesmo!! O sol em POA apareceu a partir do meio-dia. Dei uma boa caminhada na rua. O dia foi ótimo e tive máxima de 23,9° com poucas nuvens. Só apareceram mais cumulus a partir das 16 h, e só em POA, já que no oeste o céu era quase totalmente limpo.

 

Acabei de ter a mínima do feriado com 15,4° à meia-noite. Minha maior rajada ficou em modestos 21,3 km/h. Agora ainda faz 15,4° com 76% e vento ESE a 7,2 km/h. Céu limpo.

 

Chama a atenção que a MetSul prevê mais frio para cá. Máxima de 19° na 5ª-feira e variação de 9° a 21° na 6ª. Primavera fresca essa... 8-)

Link to comment
Share on other sites

Bom eu preciso acessar mais o blog da metsul... Infelizmente tenho menos tempo do que gostaria... Vou tentar priorizar mais.

Ze, onde fica o farol de Santa Marta. Incrivel uma temperatura de mar dessa, eh hipotermia em pouco tempo. Abracos

O Farol é uma ponta pronunciada mar adentro no sul de SC e por isso recebe a corrente das Malvinas de forma mais pronunciada que alguns locais mais ao sul. É tipo o 1o marco que separa o litoral superacidentado de SC de um trecho menos acidentado entre Araranguá e Torres, para a partir daí ser uma praia só até o Uruguai. É um lugar mágico, mas como disse o Rodrigo, a água fica abaixo de 18oC o ano todo.

Neste dia eu surfei de long e botinha por 40 minutos e comecei a ficar com sono, he he he!

 

Só um detalhe: 14oC/13oC é uma temperatura normal para julho-agosto no Farol e no litoral gaúcho.

Link to comment
Share on other sites

Sobre as águas geladas de Laguna, reparem que o desenho da costa muda a partir de Santa Marta, bem como o Zé Vicente falou. Até Santa Marta o litoral aponta na direção SO-NE, praticamente ENE. Após o farol a linha da costa aponta para NNE. Ou seja: as enseadas ficam protegidas da corrente marítima sul. Se a corrente sul é fria, aí há outra questão: a ressurgência. A corrente "retira" a água da superfície e a água gelada do fundo aflora junto às praias. Então temos a corrente sul + ressurgência. Uhu.

 

NO PR UM TORNADO PERDIDO...PELAS IMAGENS, AGORA A POUCO NO JH, TÍPICO DE TORNADO, FAIXA BEM CLARA DE ÁRVORES DECEPADAS, DESTRUIÇÃO NA ÁREA RURAL. FALARAM EM VTOS DE 100 KM, QUE NÃO DARIAM MUITA COISA, BEM DIFERENTE DAS IMAGENS.

Também vi as imagens!! Quebrou TUDO!!! :shock: As árvores tiveram os troncos quebrados ao meio (pelo menos o que foi filmado). Deu vento de 150 km/h no mínimo por lá.

 

Aqui em casa boa mínima de 12,9°. Agora já tenho 26,2° com 40% e céu limpo. Pressão em 1010,4 mb e vento O a 2,4 km/h. Enfim, já dá para sentir calor.

 

Abraços tornádicos!

Link to comment
Share on other sites

Carlos: Achei um restaurante....comida irlandesa....o nome é mulligan (algo assim)....O chopp é Guinnesess (???? acho que algo parecido)...ruim demais...Na bela cintra...agora não sei se a comida irlandesa é ruim ou o restaurante...não é caro....o chopp é muito ruim...não recomendo.

Por falar em Irlanda....abriu um solzinho mequetrefe hoje....o primeiro ou segundo do mes....aliás...já voltou a nublar.

Então baziano hiberna no verão....ou migra para o hemisfério norte.

Abraços

 

Comida irlandesa? Existem 101 opções de países com comida e cerveja melhor que essa! 8-) Mas a Guiness é questão de costume mesmo, tenho amigos que moram na Irlanda e disseram que depois de um tempo, passam a gostar! Nada contra o nosso amigo baziano Eire, que por sinal, está de fora do BAZ faz algum tempo, não é Carlos?

 

Feliz natal e ano novo àqueles que não mais estão acessando o fórum devido ao início do calor, que é iminente! Aqui em POA faz um calorzinho agora, temperatura já nos 28 graus e esperando que caia pelo menos uma chuvinha leve para amenizar! Bem-vindos ao PrimaVERÃO de POA! 8-)

Link to comment
Share on other sites

Temperatura de 15°C neste momento.

temp agradável. Meu termômetro começou a ter variações.Deve estar terminando a pilha.

Acho que o BAZ funciona mais no inverno.mesmo no inverno, o site esvazia após um frio intenso. TEnho postdo bastante aqui. Acho que é interessante não ficarmos foram muito tempo.

Link to comment
Share on other sites

Opa!! "Do nada" tivemos um clarão em POA!! Um bom tempo depois veio a trovoada. Com a pressão ainda em 1008,1 mb e 18,1° o ar frio propriamente dito ainda não entrou.

 

Interessante que minhas extremas de hoje foram 15,0° e 30,0°. Tudo redondinho! :D Na convencional foi de 13,2° a 29,8°. Bela diferença na mínima. Foi uma tarde abafada aqui em POA.

 

Agora venta de S a 6,0 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Aqui começou a ventar de sudoeste com rajadas fortes no meio da manhã e agora algumas áreas de chuva fraca começam a atuar pela cidade, nos últimos dias a temperatura tem estado predominantemente agradável (só hoje fez um calorzinho por um muito curto período de tempo antes do vento virar) e outubro provavelmente vai fechar com temperatura abaixo da média, o sol tem aparecido como turista ocasional o que é de costume nesta época, enfim o de sempre.

 

Segundo o Inmet a maior chuva em 24 horas até as 9 horas da manhã de hoje foi de 96 mm em Maringa (PR), mas quase toda a chuva caiu em menos de 6 horas, na mesma cidade rajadas de 107km/h foram registradas no aeroporto no início da madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Impressão minha ou está se formando outra área de instabilidade no Sul do Paraguai e se desloca para o Sudoeste do PR?

 

 

Não é impressão não. A baixa está lá e ainda há jato, umidade e todos aqueles ingredientes da caixa de pandora...

 

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

 

Grande Duquia! Estou em Foz em um evento do CREA-PR...

 

A bicha chega aqui hoje ainda?

 

Abrçs

Link to comment
Share on other sites

já está bom para ir à praia: 11.2°c eu tive aqui. tempo cinzento.

Minha Bagé fez 4.6°C.

parte de agosto se transportou para outubro.

De fato. Frio danado nesse mês de outubro!! Estamos com um final da manhã como de inverno! Agora está nubladão e faz 14,4° com 64%. Venta de SE a 11,3 km/h. Parece agosto, de fato!!

 

Tive mínima de 12,0° pela manhã. Ou seja: o tempo abriu nessa noite e fechou de novo. Se o tempo não abrir vamos ficar na casa dos 17°, por aí. Já tive 15,2° de máxima mas voltou a esfriar e até gotejou.

 

10h - 16/10

 

POA: 15ºC, sol.

Sol??? Onde??? :lol: Só se for acima das nuvens.

 

Eu bem que queria um solziho. Não iria fazer mal algum.

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

Talvez Marcos: Um solzinho....por que o passado está coerente:

com a AAO.

Interessante..... estou vendo o tempo severo próximo às inversões ou é apenas impressão. (PALPITE).

Mafili, como a AAO é um indicador de fortes massas de ar polar ou algo do gênero, frentes frias se formam e avançam. Como a Metsul relacionou a maior frequência de frentes frias nesta primavera com o tempo severo, creio ser plausível essa relação.

Link to comment
Share on other sites

A normal da Embrapa para POA em outubro é de 19,2C. No Salgado Filho, sem contar o dia de hj, a média até agora está em 17ºC (não dá para saber os décimos). Com os dados de hoje a anomalia se aproximaria muito de -3ºC.

 

Em Canela a anomalia não seria muito grande. Deduzindo uma normal de 14,4ºC para a cidade (extrapolando os dados disponíveis para Caxias do Sul (15,5ºC) e São Francisco de Paula em Outubro (13,3ºC)) e comparando-a com a média atual de 13,5ºC (contando o dia de hoje) a anomalia ficaria ao redor de -1ºC.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Tomando apenas uma referência, o modelo ETA que está disponível no site do CPTEC (não desprestigiando o WRF aqui da página apenas porque o domínio não é suficiente para mostrar o que pretendo...) vê-se claramente, através das linhas de fluxo, a ação da BAIXA DO CHACO ou se preferirem olhar nos altos níveis: ALTA DA BOLÍVIA. Este, na minha modesta opinião, é o principal gatilho para os eventos severos registrados.

 

baixadochaco.th.png

 

Ah, estou me divertindo com as previsões para a hora da corrida em São Paulo!!!!! Ainda bem que Curitiba não abriga esse autódromo pois a previsibilidade para um horário em específico, com sistemas de escala subsinótica com mais de 24 horas de antecedência é suicídio técnico e credibilidade de roleta. Não para a P - R - I - M - A - V - E - R - A

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Duquia, uma das razões desse fórum ser tão singular: teus posts, aliam rigor científico com termos "populares", de fácil entendimento... S-H-O-W D-E B-O-L-A!!!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Enchendo um pouquinho mais o prato, o que acham da idéia de um meteorologista da Somar (estou procurando o texto que li hoje e não estou encontrando :oops: ) de que toda essa chuva não é causada só pelo El Niño, que também concorda que o fenômeno não está com toda essa corda no momento, mas sim devido a evaporação da enchente recorde que a Amazônia registrou?

Link to comment
Share on other sites

Está literalmente uma primavera Sui Generis, estamos desde começo de Setembro em estado de alerta permanente, de lá pra cá não houve se quer 1 semana sem algum tipo de tormenta pra cá, estamos em alto nível de precipitação, alto nível de risco de instabilidade, estamos com Outubro muito anômalo na temperatura, estamos tendo trovoada com temperaturas baixas na primavera o que não é algo comum, agora a pouco já escutei 3 fortes trovejos com temperatura de 15°C como já havia postado, sensação de muito frio.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.