Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Breno
 Share

Recommended Posts

Estou insistindo,a neve vai ser semelhante a de 1965, olhem a data chave 20 de agosto, lua ming para nova, tá tudo encaminhado.

Voltei para a ala otimista do BAZ.

 

Tu nunca deixaste a ala otimista Paulo! Mais otimista em relação a neve no BAZ do que tu está ainda para se cadastrar! :lol:

Abraços.

Isso aí granjeiro da Passo Fundo, meu amigo Tomasini e este inverno vai ser igual final de Campeonato, com gol aos 40 do segundo tempo, com a nevasca de agosto hehehehe.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

hehe o Paulo é sempre otimista mesmo, mas os modelos lhe dão razão.

 

Temos boas chances de ter um frio bastante intenso aqui em Porto Alegre e espero que pegue também a nossa serra geral, região dos campos de cima da serra. Especialmente de domingo para a segunda-feira, temperatura muito baixa com nebulosidade e máxima de 12 graus em Porto Alegre.

 

Ficamos no aguardo de uma intensificação deste ar frio para ver o estrago que ele fará. Como eu espero (e torço) a segunda quinzena deste mês será bastante frio e acabará com este tempo morno que está fazendo por aqui.

 

Além disso, pode fazer ainda mais frio por volta do dia 26!

Link to comment
Share on other sites

O INPE mostra um frio intenso com neve que no GFS nem sequer existe (a rodada das 12Z confirmou este fato).

Para mim o INPE vai errar de novo, como bem disse o Caio. Nosso agosto real é a trgédia mostrada pelo GFS. No mesmo momento que o INPE dá Curitiba com 0-2oC em 850 hpa para o final de semana que vem, o GFS dá 10-12oC. Detalhe: O calor começaria a avançar até bem ao sul. Santiago já teria 16-18oC em 850 hpa.

 

A única boa notícia pelo GFS: chuva razoável em Curitiba a partir de quarta que vem e muita chuva para o final do mês!

 

o cara é tão pessimista, que esquece que há acertos em até graus de temperaturas no inpe... e acertou na neve em dias de antecedência...

 

ai, zé, só tu mesmo... :lol:

 

ah, e tem mais:

 

(não é critíca, só vou pegar no teu pé)

 

-zé, tu é um dos caras mais sortudos do site. mas chora igual aquela música sertaneja...

 

já pegou neve de "metro", SOBREVOOU o planlato de lages, coberto de neve histórica, pegou todo o frio de 2000 em SJ, e quase nem se segurava em pé no morro da igreja, isso se não congelou, sem contar as mínimas negativas...

 

aí, vem aqui, todo faceiro e pessimista, e diz que o inverno como antes, como de alguns anos, nunca mais?

 

poupe-nos, meu amigo. :lol:

 

Pois é Shima, mas tirando o sobrevoo da nevasca de 1996, que foi um acidente, o resto eu me dediquei. Posso dizer que eu faço minha parte! Até mudar para o sul eu mudei!! Mas convenhamos que a natureza nos últmos anos não tem colaborado, he he he he!!!!

Link to comment
Share on other sites

Pois é Shima, mas tirando o sobrevoo da nevasca de 1996, que foi um acidente, o resto eu me dediquei. Posso dizer que eu faço minha parte! Até mudar para o sul eu mudei!! Mas convenhamos que a natureza nos últmos anos não tem colaborado, he he he he!!!!

 

hehehe. somos dois, meu amigo.

 

mas tudo bem: de fato, a natureza poderia dar-nos uma ajudinha... :wink:

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Ainda sobre a falta de inverno, o Festival de Cinema de Gramado promete ser gelado. A temperatura despenca na serra a partir de quarta-feira. Já mostrou na TVCOM alguns atores e atrizes apreensivos na maior expectativa pela chegada do frio! hehe

 

Quarta à tarde já esfria bastante, quando teremos máximas bem baixas, ao redor dos 15 graus! Conforme chega o final de semana, teremos um reforço polar, que deve chegar entre o sábado e o domingo, que deve fazer a temperatura cair ainda mais.

Link to comment
Share on other sites

Ainda sobre a falta de inverno, o Festival de Cinema de Gramado promete ser gelado. A temperatura despenca na serra a partir de quarta-feira. Já mostrou na TVCOM alguns atores e atrizes apreensivos na maior expectativa pela chegada do frio! hehe

 

Quarta à tarde já esfria bastante, quando teremos máximas bem baixas, ao redor dos 15 graus! Conforme chega o final de semana, teremos um reforço polar, que deve chegar entre o sábado e o domingo, que deve fazer a temperatura cair ainda mais.

 

É, mas pelo visto a rodada que deu neve no GFS foi anômala, he he he!

 

Nenhum friozasso a caminho e mesmo pelos modelos mais otimistas, o período de tempo com temperaturas realmente muito baixas, mesmo em SC e RS seria bem curto!! Pelo menos, o calorão dá adeus so sul do Brasil. E a chuva volta a Ctba, mesmo que modestament!!

 

Torçamos para que a rodada "anômala" com 7 dias de antecedência acabe se confirmando, como no caso do EBAZ, he he he!!

Link to comment
Share on other sites

Olha Zé, acho que não é pra tão pouco assim. Ainda aqui no RS teremos um frio bom, bastante constante até, estendendo-se por toda a segunda quinzena do mês. No meio da semana as mínimas caem para 5 graus na serra e, depois, para zero grau no final de semana! Tudo isso com bastante umidade e máximas muito baixas!

 

Aqui em POA muita umidade e chuva até a quarta-feira, diminuindo ao longo dos dias e querendo firmar o tempo no sábado, com a entrada mais forte de ar frio.. vamos ver o que o GFS marca, se não dá uma reforçadinha nos minutos finais!

Link to comment
Share on other sites

Olha Zé, acho que não é pra tão pouco assim. Ainda aqui no RS teremos um frio bom, bastante constante até, estendendo-se por toda a segunda quinzena do mês. No meio da semana as mínimas caem para 5 graus na serra e, depois, para zero grau no final de semana! Tudo isso com bastante umidade e máximas muito baixas!

 

Aqui em POA muita umidade e chuva até a quarta-feira, diminuindo ao longo dos dias e querendo firmar o tempo no sábado, com a entrada mais forte de ar frio.. vamos ver o que o GFS marca, se não dá uma reforçadinha nos minutos finais!

 

Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Só.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Olha Zé, acho que não é pra tão pouco assim. Ainda aqui no RS teremos um frio bom, bastante constante até, estendendo-se por toda a segunda quinzena do mês. No meio da semana as mínimas caem para 5 graus na serra e, depois, para zero grau no final de semana! Tudo isso com bastante umidade e máximas muito baixas!

 

Aqui em POA muita umidade e chuva até a quarta-feira, diminuindo ao longo dos dias e querendo firmar o tempo no sábado, com a entrada mais forte de ar frio.. vamos ver o que o GFS marca, se não dá uma reforçadinha nos minutos finais!

 

Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Só.

 

E falei algo diferente?

Link to comment
Share on other sites

Olha Zé, acho que não é pra tão pouco assim. Ainda aqui no RS teremos um frio bom, bastante constante até, estendendo-se por toda a segunda quinzena do mês. No meio da semana as mínimas caem para 5 graus na serra e, depois, para zero grau no final de semana! Tudo isso com bastante umidade e máximas muito baixas!

 

Aqui em POA muita umidade e chuva até a quarta-feira, diminuindo ao longo dos dias e querendo firmar o tempo no sábado, com a entrada mais forte de ar frio.. vamos ver o que o GFS marca, se não dá uma reforçadinha nos minutos finais!

 

Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Só.

 

Hehehe. Olha o Luiz dando o ar da graça :lol:

Link to comment
Share on other sites

Olha Zé, acho que não é pra tão pouco assim. Ainda aqui no RS teremos um frio bom, bastante constante até, estendendo-se por toda a segunda quinzena do mês. No meio da semana as mínimas caem para 5 graus na serra e, depois, para zero grau no final de semana! Tudo isso com bastante umidade e máximas muito baixas!

 

Aqui em POA muita umidade e chuva até a quarta-feira, diminuindo ao longo dos dias e querendo firmar o tempo no sábado, com a entrada mais forte de ar frio.. vamos ver o que o GFS marca, se não dá uma reforçadinha nos minutos finais!

 

Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Só.

 

Muito boa Luiz!!! Eles esquecem que só eles são os únicos orfãos parciais do frio este ano!!!! Nós aqui do PR somos órfãos totais, he he he!!!!

Link to comment
Share on other sites

Olha Zé, acho que não é pra tão pouco assim. Ainda aqui no RS teremos um frio bom, bastante constante até, estendendo-se por toda a segunda quinzena do mês. No meio da semana as mínimas caem para 5 graus na serra e, depois, para zero grau no final de semana! Tudo isso com bastante umidade e máximas muito baixas!

 

Aqui em POA muita umidade e chuva até a quarta-feira, diminuindo ao longo dos dias e querendo firmar o tempo no sábado, com a entrada mais forte de ar frio.. vamos ver o que o GFS marca, se não dá uma reforçadinha nos minutos finais!

 

Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Só.

 

Muito boa Luiz!!! Eles esquecem que só eles são os únicos orfãos parciais do frio este ano!!!! Nós aqui do PR somos órfãos totais, he he he!!!!

 

Eu diria que fomos órfãos totais também!! A única diferença daqui para aí foi a intesidade do pouco que veio. Cara, ó assunto q domina qualquer roda em POA é a total ausência de inverno esse ano. Na serra, onde passei o fds, o choro é INORME.

 

Conclusão: Também somos órfãos...

Link to comment
Share on other sites

Além do Inpe, outros modelos começam a convergir para a tendência de frio intenso a partir do dia 19. Ajudada por um intenso (talvez histórico) ciclone no Atlântico sul a ondulação polar deverá entrar na sul do Brasil apoiada por uma alta pressão com mais de 1032mb. Ainda que remotas, mais pelo distanciamento da baixa do que pela intensidade do frio, seguem as chances de neve.

Será uma bela erupção de ar frio, mas indica que ainda estamos distantes de algo histórico. Finalmente vamos sair da pindaíba.

Link to comment
Share on other sites

O Ronaldo não cansa de falar aqui na chance de neve, mas pelo visto ninguém dá bola mesmo! hehe

 

Por pior que tenha sido o inverno até agora, acho que devemos continuar analisando o que os modelos estão apontando. Não é pelo fato de que o frio pode ficar restrito ao RS (aliás, Ronaldo, pode explicar onde fica São Joaquim?) que vou deixar de escrever, não é?

 

Parece um pânico isso! hehe

Link to comment
Share on other sites

Olha Zé, acho que não é pra tão pouco assim. Ainda aqui no RS teremos um frio bom, bastante constante até, estendendo-se por toda a segunda quinzena do mês. No meio da semana as mínimas caem para 5 graus na serra e, depois, para zero grau no final de semana! Tudo isso com bastante umidade e máximas muito baixas!

 

Aqui em POA muita umidade e chuva até a quarta-feira, diminuindo ao longo dos dias e querendo firmar o tempo no sábado, com a entrada mais forte de ar frio.. vamos ver o que o GFS marca, se não dá uma reforçadinha nos minutos finais!

 

Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Só.

 

Muito boa Luiz!!! Eles esquecem que só eles são os únicos orfãos parciais do frio este ano!!!! Nós aqui do PR somos órfãos totais, he he he!!!!

 

Eu diria que fomos órfãos totais também!! A única diferença daqui para aí foi a intesidade do pouco que veio. Cara, ó assunto q domina qualquer roda em POA é a total ausência de inverno esse ano. Na serra, onde passei o fds, o choro é INORME.

 

Conclusão: Também somos órfãos...

 

Pela máxima registrada em Canela pelo Bruno, até os nordestinos devem ter reclamado do calor. Imagina a decepção de quem vem aqui com as malas abarrotadas de casacos, acreditando em todos aqueles mitos de que o Sul é a "europa brasileira", e quando desembarca tem que andar de camiseta.

Link to comment
Share on other sites

Que calorão, hein, Bruno?? 8)

Eu fiquei com 25,9° aqui em casa! :roll: O ar quente penetrando pelo N do RS tem agido com muito mais força na serra do que por aqui. Domingo passado, enquanto eu não passei dos 19,1° aqui em casa, Caxias do Sul bateu 26,2°! :shock:

 

E uma perguntinha básica: qual foi a mínima naquela semana gelada depois que fomos embora de Canela?

 

Abraços!

 

Com atraso, mas aí vai:

 

No domingo, quando saímos, a mínima tinha sido -1,2ºC lá no alto da minha janela. Na segunda ficou registrado -1,4ºC no meu termômetro lá de cima. Suponho que à 2 metros do solo deve ter encostado nos -2ºC, já que o frio era de total estabilidade. Observação. O meu sensor está devidamente protegido do sol, porém está entre 9 a 10 metros do solo, estragando as mínimas em dias de tempo estável como naquela segunda.

Link to comment
Share on other sites

Olha Zé, acho que não é pra tão pouco assim. Ainda aqui no RS teremos um frio bom, bastante constante até, estendendo-se por toda a segunda quinzena do mês. No meio da semana as mínimas caem para 5 graus na serra e, depois, para zero grau no final de semana! Tudo isso com bastante umidade e máximas muito baixas!

 

Aqui em POA muita umidade e chuva até a quarta-feira, diminuindo ao longo dos dias e querendo firmar o tempo no sábado, com a entrada mais forte de ar frio.. vamos ver o que o GFS marca, se não dá uma reforçadinha nos minutos finais!

 

Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Só.

 

Muito boa Luiz!!! Eles esquecem que só eles são os únicos orfãos parciais do frio este ano!!!! Nós aqui do PR somos órfãos totais, he he he!!!!

 

Eu diria que fomos órfãos totais também!! A única diferença daqui para aí foi a intesidade do pouco que veio. Cara, ó assunto q domina qualquer roda em POA é a total ausência de inverno esse ano. Na serra, onde passei o fds, o choro é INORME.

 

Conclusão: Também somos órfãos...

 

Pela máxima registrada em Canela pelo Bruno, até os nordestinos devem ter reclamado do calor. Imagina a decepção de quem vem aqui com as malas abarrotadas de casacos, acreditando em todos aqueles mitos de que o Sul é a "europa brasileira", e quando desembarca tem que andar de camiseta.

 

Mas agora no Festival de Cinema, onde tem a imensa maioria dos turistas passeando pela serra o frio não deverá decepcionar os que trouxeram os casacos! Pelo menos estes vão poder aproveitar um pouco. Algumas máximas abaixo dos 10 graus e mínimas próximas a 5!

Link to comment
Share on other sites

O Ronaldo não cansa de falar aqui na chance de neve, mas pelo visto ninguém dá bola mesmo! hehe

 

Por pior que tenha sido o inverno até agora, acho que devemos continuar analisando o que os modelos estão apontando. Não é pelo fato de que o frio pode ficar restrito ao RS (aliás, Ronaldo, pode explicar onde fica São Joaquim?) que vou deixar de escrever, não é?

 

Parece um pânico isso! hehe

 

É CANSATIVO "ESCUTAR" TANTA.....SOBRE NÃO TEVE FRIO, ISSO E AQUILO,....VOLTO A DIZER, FRIO NÃO É EXTREMO APENAS. ESTE FOI O MELHOR INVERNO PARA AS FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO, QUE SÃO EXIGENTES EM FRIO, DO SUL DO PR, SC E RS. TANTO QUE ESTÃO BROTANDO AGORA, NÃO SÓ POR QUE TEM CALOR, MAIS, PRICIPALMENTE QUE A EXIGÊNCIA EM FRIO FOI SATISFEITA. QUANTO MENOS FRIO TEM, MAIS TARDE BROTAM E O INVERSO, QTO MAIS TEM FRIO, MAIS CEDO BROTAM DESDE QUE TENHA CALOR. E PÁRO POR AQUI.

Link to comment
Share on other sites

O Ronaldo não cansa de falar aqui na chance de neve, mas pelo visto ninguém dá bola mesmo! hehe

 

Por pior que tenha sido o inverno até agora, acho que devemos continuar analisando o que os modelos estão apontando. Não é pelo fato de que o frio pode ficar restrito ao RS (aliás, Ronaldo, pode explicar onde fica São Joaquim?) que vou deixar de escrever, não é?

 

Parece um pânico isso! hehe

 

É CANSATIVO "ESCUTAR" TANTA.....SOBRE NÃO TEVE FRIO, ISSO E AQUILO,....VOLTO A DIZER, FRIO NÃO É EXTREMO APENAS. ESTE FOI O MELHOR INVERNO PARA AS FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO, QUE SÃO EXIGENTES EM FRIO, DO SUL DO PR, SC E RS. TANTO QUE ESTÃO BROTANDO AGORA, NÃO SÓ POR QUE TEM CALOR, MAIS, PRICIPALMENTE QUE A EXIGÊNCIA EM FRIO FOI SATISFEITA. QUANTO MENOS FRIO TEM, MAIS TARDE BROTAM E O INVERSO, QTO MAIS TEM FRIO, MAIS CEDO BROTAM DESDE QUE TENHA CALOR. E PÁRO POR AQUI.

 

Mas Ronaldo, elas não estão brotando por que teve frio muito bom CEDO (ou seja, o nosso maio e enganador, sem extremos mas de frio constante)? Elas hibernaram cedo e por isso ficam mais sensíveis a quebrar a dormência mais cedo também! Mas com o calor que fez, elas quebrariam a dormência em julho de qualquer jeito. A diferença é que como fez muito frio em maio, elas tiveram um bom período de dormência! Se maio de 2006 tivesse sido igual ao de 2005 este ano teria a maior quebra de safra de frutas temperadas em muito tempo, não? Pois neste caso, sim, praticamente não teria tido frio!

Link to comment
Share on other sites

A propósito: O GFS e os pessimistas começamos a dar a mão a palmatória para o Ronaldo e o INPE, he he he!! Afinal, quem sabe, sabe, he he he!

 

Pela última saída do GFS, entre segunda e terça, enquanto o RS e o sul de SC (sempre eles, he he he) vão estar entre -2oC e -8oC em 850 hpa pelo GFS (é frio pra dedéu), Valdívia, no sul do Chile, a 40 S vai estar com 12oC, he he he!! Ou seja, vem muito frio pela última saída do GFS, entre os dias 20 e 22, mantendo-se mais ou menos constante até o final do mês. Aliás, já a partir de amanhã a situação já fica bem legal. Mas adivinhem aonde????

 

No RS e no sul de SC, he he he!!

 

Quanto as chances de neve, eu reduzo-me a minha insignificãncia (e a do GFS, que como bem disse o Tora, foi uma fiasqueira na última MP) e aguardo os pronunciamentos do Ronaldo, he he he!!

Link to comment
Share on other sites

O Ronaldo não cansa de falar aqui na chance de neve, mas pelo visto ninguém dá bola mesmo! hehe

 

Por pior que tenha sido o inverno até agora, acho que devemos continuar analisando o que os modelos estão apontando. Não é pelo fato de que o frio pode ficar restrito ao RS (aliás, Ronaldo, pode explicar onde fica São Joaquim?) que vou deixar de escrever, não é?

 

Parece um pânico isso! hehe

 

É CANSATIVO "ESCUTAR" TANTA.....SOBRE NÃO TEVE FRIO, ISSO E AQUILO,....VOLTO A DIZER, FRIO NÃO É EXTREMO APENAS. ESTE FOI O MELHOR INVERNO PARA AS FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO, QUE SÃO EXIGENTES EM FRIO, DO SUL DO PR, SC E RS. TANTO QUE ESTÃO BROTANDO AGORA, NÃO SÓ POR QUE TEM CALOR, MAIS, PRICIPALMENTE QUE A EXIGÊNCIA EM FRIO FOI SATISFEITA. QUANTO MENOS FRIO TEM, MAIS TARDE BROTAM E O INVERSO, QTO MAIS TEM FRIO, MAIS CEDO BROTAM DESDE QUE TENHA CALOR. E PÁRO POR AQUI.

 

Mas Ronaldo, elas não estão brotando por que teve frio muito bom CEDO (ou seja, o nosso maio e enganador, sem extremos mas de frio constante)? Elas hibernaram cedo e por isso ficam mais sensíveis a quebrar a dormência mais cedo também! Mas com o calor que fez, elas quebrariam a dormência em julho de qualquer jeito. A diferença é que como fez muito frio em maio, elas tiveram um bom período de dormência! Se maio de 2006 tivesse sido igual ao de 2005 este ano teria a maior quebra de safra de frutas temperadas em muito tempo, não? Pois neste caso, sim, praticamente não teria tido frio!

 

VICENTE, MAÇÃ, AMEIXA, PÊSSEGO, UVA, VARIEDADES QUE SÃO EXIGENTE EM FRIO, SE NÃO FIZER UM X NÚMERO DE HORAS DE FRIO OU UNIDADES DE FRIO, PODE DAR 40ºC EM JULHO QUE NÃO BROTAM, QUANDO NÃO FAZ FRIO SUFICIENTE A QTIDADE DE SOMA DE CALOR TEM SER MUITO ALTA, POR ISSO É QUE ESTE ANO ESTÃO BROTANDO CEDO. DEU O FRIO NECESSÁRIO A DORMÊNCIA E DEU CALOR NA MEDIDA, MAIS NA HORA ERRADA. AQUI EM CASA TEM PLANTAS QUE ESTÃO 30/40 DIAS BROTANDO MAIS CEDO. MAIS FRIO= MENOR SOMA TÉRMICA PARA BROTAR E MENOS FRIO= MUITA SOMA TÉRMICA PARA BROTAR.

 

DE FINAL DE ABRI AO INÍCIO DE JULHO, FOI EXCELENTE PARA AS PLANTAS QUE PRECISAM DE FRIO, FOI CONSTANTE E SEM EXTREMOS. APENAS AS 3SEMANAS DE JULHO E PARTE DE AGOSTO É FOI RUIM, CALOR FORA DE ÉPOCA. É QUE NEM EM 1998, QUE O BOLDRINI TANTO RECLAMA, FOI OUTRO ANO ÓTIMO PARA AS FRUTEIRAS TEMPERADAS. ESTE ANO SERÁ CLASSIFICADO ENTRE OS 3 MELHORES EM TERMOS DE FRIO DE QUALIDADE, IRÔNICO NÃO!

Link to comment
Share on other sites

ESTE FOI O MELHOR INVERNO PARA AS FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO, QUE SÃO EXIGENTES EM FRIO, DO SUL DO PR, SC E RS. TANTO QUE ESTÃO BROTANDO AGORA, NÃO SÓ POR QUE TEM CALOR, MAIS, PRICIPALMENTE QUE A EXIGÊNCIA EM FRIO FOI SATISFEITA. QUANTO MENOS FRIO TEM, MAIS TARDE BROTAM E O INVERSO, QTO MAIS TEM FRIO, MAIS CEDO BROTAM DESDE QUE TENHA CALOR. E PÁRO POR AQUI.

Entrando na sua área e na do Tomas penso que o pessoal plantador de trigo deve estar apavorado com essa possibilidade de frio... E algumas culturas que floresceram sob o risco do granizo...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

GRANIZO, E , ESPECIALMENTE O ALTO RISCO DE GEADAS SIGNIFICATIVAS NO SUDOESTE DO PR NO AMANHECER DE SEGUNDA E TERÇA-FEIRA PRÓXIMAS.

Link to comment
Share on other sites

Pela rodada, nevasca!

 

Aliás, uma senhora rodada!!! Para aqueles que falavam em peido polar, preparem-se pq o que pode (eu disse: pode) vir é um desarranjo/diarréia polar!!!

 

-7,2ºC em 850hpa para POA!!

 

Aqui em casa -4°C em 850hpa,e -2°C em superfície. Baixadas, quem sabe -4, já que parece que será bem seco no oeste.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Pessoal! Rodada dos sonhos!!! É diarréia polar! Tava tão trancada que deram laxante para a Antártida.

 

Linha de 0°C sobre São Paulo capital!!! Neva acima dos 2200 na Mantiqueira!!

 

Mas essa possivel neve da mantiqueira,só na semana que vem certo?

Podeia se antecipar,aproveitaria pra subir e ganhar uma neve de presente no fim de semana! :evil:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal! Rodada dos sonhos!!! É diarréia polar! Tava tão trancada que deram laxante para a Antártida.

 

Linha de 0°C sobre São Paulo capital!!! Neva acima dos 2200 na Mantiqueira!!

Meu Deus!!!! :shock: :shock: :shock:

Com os -7,2° a 850 hpa sobre POA, é neve em grande parte do RS e SC.

Tá, tá... grande parte de SC e frio de rachar para PR, SP, MS e, claro, muito frio no RJ e no AC!!! Vai negativar em Curitiba.

 

Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil Centro-Sul do Brasil :lol:

Link to comment
Share on other sites

Se a rodada das 12Z do GFS se confirmar (e rezemos muito para que se confirme) teremos o maior evento de frio no sul do Brasil desde 2000 (esse sim, com chances inclusive de superar 2000 em neve e talvez até em mínimas em algumas localidades). O detalhe é que o evento seria fantástico também no sudeste. A trajetória do ar frio segue justamente o formato do continente, ou seja, apesar de cruzar os Andes no extremo sul (normalmente desfavorável para nosso frio em situações de deslocamento com forte componente zonal), duas baixas fazem com que ele suba exatamente sobre o continente, desde a Terra do Fogo. É um bicho super continental, que faria TODO O SUL ficar abaixo de zero em 850 hpa!

 

A neve em SJ duraria 3 horinhas, pararia por três a seis horas e depois voltaria com força total por mais 9-12!!!

 

Nevaria em toda a serra gaúcha, no sul do RS, Passo Fundo e Soledade, no oeste catarinense, no Uruguai e até em Palmas/Caçador! Na terça sobraria ainda uma chancezinha para a Mantiqueira!!

 

Bom, se a saída do GFS as vésperas da onda de frio do final de junho foi de sonho, essa é o NIRVANA!

 

E dá-lhe INPE e Ronaldão!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Se a rodada das 12Z do GFS se confirmar (e rezemos muito para que se confirme) teremos o maior evento de frio no sul do Brasil desde 2000 (esse sim, com chances inclusive de superar 2000 em neve e talvez até em mínimas em algumas localidades). O detalhe é que o evento seria fantástico também no sudeste. A trajetória do ar frio segue justamente o formato do continente, ou seja, apesar de cruzar os Andes no extremo sul (normalmente desfavorável para nosso frio em situações de deslocamento com forte componente zonal), duas baixas fazem com que ele suba exatamente sobre o continente, desde a Terra do Fogo. É um bicho super continental, que faria TODO O SUL ficar abaixo de zero em 850 hpa!

 

A neve em SJ duraria 3 horinhas, pararia por três a seis horas e depois voltaria com força total por mais 9-12!!!

 

Nevaria em toda a serra gaúcha, no sul do RS, Passo Fundo e Soledade, no oeste catarinense, no Uruguai e até em Palmas/Caçador! Na terça sobraria ainda uma chancezinha para a Mantiqueira!!

 

Bom, se a saída do GFS as vésperas da onda de frio do final de junho foi de sonho, essa é o NIRVANA!

 

E dá-lhe INPE e Ronaldão!!!!!!!!!!!!!

 

O Zé está maluco!! Vai de um extremo ao outro! Da desgraça total à euforia plena! hehe

Esta saída é inclusive superior ao ocorrido no ano 2000. Mal posso esperar pela rodada das 18Z para ver se confirma ou não, para que enfim, os desacreditados todos comecem a validar esta hipótese, pois o Zé já foi convertido!

Link to comment
Share on other sites

Se a rodada das 12Z do GFS se confirmar (e rezemos muito para que se confirme) teremos o maior evento de frio no sul do Brasil desde 2000 (esse sim, com chances inclusive de superar 2000 em neve e talvez até em mínimas em algumas localidades). O detalhe é que o evento seria fantástico também no sudeste. A trajetória do ar frio segue justamente o formato do continente, ou seja, apesar de cruzar os Andes no extremo sul (normalmente desfavorável para nosso frio em situações de deslocamento com forte componente zonal), duas baixas fazem com que ele suba exatamente sobre o continente, desde a Terra do Fogo. É um bicho super continental, que faria TODO O SUL ficar abaixo de zero em 850 hpa!

 

A neve em SJ duraria 3 horinhas, pararia por três a seis horas e depois voltaria com força total por mais 9-12!!!

 

Nevaria em toda a serra gaúcha, no sul do RS, Passo Fundo e Soledade, no oeste catarinense, no Uruguai e até em Palmas/Caçador! Na terça sobraria ainda uma chancezinha para a Mantiqueira!!

 

Bom, se a saída do GFS as vésperas da onda de frio do final de junho foi de sonho, essa é o NIRVANA!

 

E dá-lhe INPE e Ronaldão!!!!!!!!!!!!!

 

O Zé está maluco!! Vai de um extremo ao outro! Da desgraça total à euforia plena! hehe

Esta saída é inclusive superior ao ocorrido no ano 2000. Mal posso esperar pela rodada das 18Z para ver se confirma ou não, para que enfim, os desacreditados todos comecem a validar esta hipótese, pois o Zé já foi convertido!

 

JAH POSSO PEDIR MERCADO EM OPÇÃO DE NEVE EM SAO JOAQUIM NO FINAL DE SEMANA???

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Pela saída 12Z Curitiba teria -2,0 graus em 850hPa e quase -1,0 em superfície. Pena não termos umidade suficiente para precipitação nival, pois temperatura há!

Não querendo ser agourento, mas todos sabemos o que representa previsões com quase 7 dias de antecedência...

 

Bettega, sim! Grande chance de acerto! Senão na mesma intensidade, pelo menos algo bem forte sim, está por vir. É um repeteco da edição passada, na qual o INPE antecipou e o GFS ( :twisted: ) levou um tempão para ir atrás. Tudo depende da confirmação nas próximas rodadas. O que chama a atenção é esta força tão grande logo na primeira rodada. Há uma variação muito grande entre esta rodada e das 06Z.

 

Acredito que ele possa até diminuir um pouco o frio, para intensificá-lo lá pela sexta-feira!

 

Tucci, esperemos umas rodadas, e avisa depois por MP! I love gambling! hehehe

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.