Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Breno
 Share

Recommended Posts

MODEL COMPARISON (VALID FROM 00Z AUG 16)...THE GLOBAL MODELS ARE

IN EXCELLENT AGREEMENT THROUGH 132 HRS...SHOWING A STRONG POLAR

SURGE OVER THE SOUTHERN CONE THAT STARTS ON DAY 03 AND CONTINUES

THROUGH DAY 05. NEAR FREEZING TEMPERATURES ARE EXPECTED AS FAR

NORTH AS RIO DE LA PLATA REGION.

 

Discussão do modelo aponta para a erupção de ar polar. A dúvida permanece: chega ou não chega no sul do Brasil? Até o Uruguai, parece uma grande certeza que sim, com 850 hpa chegando aos -6 graus.

 

Pelo menos pra Curitiba, deu uma broxada massa. O mix de modelos do Cptec, que apontava -0,5 de minima na mdrugada de hoje, agora aponta 3,5 pra segunda.

 

3.5C aqui em Curitiba a estas alturas do campeonato eu taria mais faceiro que p*ta em dia de pagamamento no quartel!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Permanece muito maritimizada a próxima massa de ar frio. A trajetória é quem manda, aquele frio violento foi mesmo pro beleléu...

 

 

Que época difícil a atual, em todos os sentidos!!! Quanto ao frio, parece que mesmo dois dias antes da chegada do mesmo, é difícil prever qualquer coisa!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Essa erupção de frio tá deixando todos os institutos confusos :roll:

 

Isso q eu acho foda em meteorologia. Qdo a atmosfera tá estável, os institutos acertam bem.

 

Mas, altando apenas 4 dias, não se sabe o q vai acontecer. Os institutos não estão conseguindo qualificar o q ocorrerá. Pode dar um baita frio, como um frio bom, ou médio...

 

O q irá acontecer???????

 

Pras últimas rodadas, deu uma desanimada legal :?

 

Minha grande esperança é que a natureza nos brinde..., e surpreenda!!!!

Link to comment
Share on other sites

Em Maringá a visibilidade encontra-se reduzida devido à formação de nevoeiro. A pressão atmosférica é de 956,42 hPa, +4,72 hPa em 24 horas. A cobertura do céu é de oito oitavos, porém o desenvolvimento das nuvens é menor. Não houve precipitação significativa, apenas pancadas fracas de curta duração no decorrer da quarta.

 

Os modelos de previsão do tempo apontam valores baixos de precipitação nos próximos dias em Maringá. Apesar disso, os de mesoescala do INPE mantêm chances de chuva na noite desta Quinta-feira e no final da tarde/noite de Sábado.

 

Os valores de temperatura prognosticados para a onda de frio aumentaram bastante, não baixando de 08/10ºC em 850 hPa sobre Maringá, contra 00/02ºC na "rodada dos sonhos".

 

No horizonte dos modelos, em especial o GFS, aparece outra frente após 200 horas com potencial de produzir chuva mais significativa sem, no entanto, mostrar-se intensa o suficiente para reduzir os efeitos da prolongada estiagem na região.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Rodada da 00Z INTENSIFICA O FRIO!!!

 

Olha.. se for como da outra vez.. a tendência é a maioria das rodadas começar a colocar rodadas bem mais favoráveis ao aumento do ar frio prognosticado para o final de semana.

 

 

só se for pra POA, porque esta rodada do GFS foi um balde de água gelada na cabeça dos curitibanos...uma verdadeira merda!

 

Chega a dar 4,7 graus em 850hPa, mas em superfície 18,8 graus... tá muito estranho!

Pelo Global do inpe, teremos 0 grau no dia 21/08 e pelo ETA dá 6 graus no dia 22/08.

Nada mais está convergindo, total loucura dos modelos...

Link to comment
Share on other sites

Pelo ETA 20, pequena chance de neve na manhã de quarta-feira nas áreas acima dos 1600m. Mas como é o GFS que tem acertado tudo, coloco os meus dois pés atrás. Seguimos monitorando esse frio que será tiro curto, em intensidade.

 

 

Como disse o Caio, a trajetória é simplesmente tudo!!! De uma mega massa continental de algumas rodadas atrás em todos os modelos, nos restou uma clássica MPA!! Infelizmente, essa é a nossa sina nos últimos anos. É incrível como parece ser impossível as condições ídeais para frio intenso e generalizado no sul do Brasil e neve de verdade no Planalto da Neve voltarem a ocorrer!

 

O que os modelos "fizeram" com a gente que gosta de frio agora foi sacanagem!! Deram uma puta esperança, todos convergindo, com apenas 5 dias!! Aí aquela superbaixa que estava no litoral do Uruguai "desceu" lá para as Malvinas....... E foi tudo para o saco!!

 

Sinceramente, chego a ter pesadelos com as nossas condições sinóticas. Está ficando tão raro, que a minha impressão é que nunca mais veremos um ciclone clássico no litoral do RS com uma alta de trajetória continental entrando no sul do Brasil e trazendo neve com acumulação decente para SJ e região. Não digo nem nevascas, porque estas viraram obra do imaginário coletivo do BAZ.

 

Por via das dúvidas, salvei as saídas do GFS de anteontem a noite, he he he!! Pelo menos ali tá bonitão de ver aquele friozão e aquele monte de neve!!

 

CHEGA DE DECEPÇÕES!!

Link to comment
Share on other sites

ONDA DE FRIO CHEGANDO A SC....17/08/06

BOLETIM - 17/08 - 13h19min

 

 

 

 

MASSA DE AR FRIO ENTRA EM SC E SUL DO BRASIL A PARTIR DESTE FIM DE SEMANA. NO DIA 20 ENTRA OUTRA MASSA DE AR POLAR, MUITO FORTE, NO SUL DO BRASIL, A PARTIR DO DIA 19 NO RS E DECORRER DO DIA 20 EM SC E SUL DO PR.

 

O AR POLAR, DE FORTE INTENSIDADE, PODERÁ CHEGAR A SC NO DECORRER DESTE FIM DE SEMANA E INÍCIO DA PRÓXIMA SEMANA, COM MAIS INTENSIDADE A PARTIR NOS DIAS 21/22 E 23. CONDIÇÕES FAVORÁVEIS A GEADA EM QUASE TODA SC NO AMANHECER DOS DIAS 21, 22 E 23, MAIS INTENSA NAS ÁREAS ACIMA DOS 500 m. EM GRANDE PARTE DO INTERIOR DE SC AS MÍNIMAS PODERÃO FICAR NO AMANHECER DE 21/22 ENTRE -4ºC A 3ºC E NO LITORAL ENTRE 0ºC A 7ºC, SENDO QUE NO INTERIOR DO LITORAL SUL PODERÁ TER MÍNIMAS INFERIORES A -2ºC EM ALGUNS PONTOS PRÓXIMOS AO COSTÃO DA SERRA. NA REGIÃO DE S.JOAQUIM A MÍNIMA PODERÁ FICAR ABAIXO DOS -5/-7ºC, ASSIM COMO EM ALGUMAS ÁREAS DO OESTE, MEIO-OESTE E PLANALTO, MAIS NAS BAIXADAS PODERÁ FICAR ABAIXO DOS -3/-5ºC. TAMBÉM HAVERÁ RISCO DE PERDAS NO SUDOESTE, SUL DO PR E REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA, NA ÁREA DE TRIGO E FRUTICULTURA DE CLIMA TEMPERADO, ALÉM DE TODO O RS.

 

REMOTA A CHANCE DE NEVE EM PONTOS ISOLADOS DA REGIÃO DE S.JOAQUIM/URUPEMA/INTERIOR DE URUBICÍ E BOM JARDIM DA SERRA, MAIS NAS ÁREAS ACIMA DOS 1400 m NO FIM DA NOITE DE DOMINGO PARA SEGUNDA-FEIRA, DIAS 20/21. DADOS DE HOJE, PODE SOFRER ALTERAÇÕES NO DECORRER DA SEMANA.

 

HÁ ALTO RISCO DE PERDAS NA FRUTICULTURA DE CLIMA TEMPERADO, ESPECIALMENTE NO MEIO-OESTE E OESTE DE SC COM A GEADA NOS DIAS 21/22 E 23, TAMBÉM, COM MENOR RISCO, NAS MADRUGADAS DE 19 E 20. TAMBÉM AS PASTAGENS NATIVAS PODEM FICAR NOVAMENTE QUEIMADAS PELO FRIO. A GEADA TAMBÉM PODE AFETAR O TRIGO NO INTERIOR DE SC E NOROESTE DO RS E SUDOESTE DO PR E, MENOR CHANCE , OS BANANAIS E FUMO NO LITORAL SUL, FUMO E OUTRAS CULTURAS SENSÍVEIS AO FRIO NO MÉDIO/ALTO VALE DO RIO ITAJAÍ E INTERIOR DA GRANDE FPOLIS ( POSSIBILIDADE DE MÍNIMAS NEGATIVAS NA REGIÃO DE RANCHO QUEIMADO E ALHURES).

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

A saída 06Z do GFS melhora um pouco as condições de frio pra cá. Pra 21/08 mostra míseros 5 graus... beeeeem longe dos -0,6 de anteontem.

Bom melhor que nada.

 

A pressão está aumentando por aqui, temperatura em queda.

No momento tenho 1023hPa e 14,8 graus no CIC com bom vento sudeste - a sensação está lá embaixo.

Link to comment
Share on other sites

O frio, no Rio Grande do Sul, entre os dias 20 e 23 de agosto, será apenas moderado.

 

Veremos..

 

Pela rodada das 12Z ele pode ser até superior ao frio de julho!

 

 

Pois é Torales, mas sem ciclone, vai ser frio gaúcho novamente!!! E sem neve na serra é claro!!!

 

no Paraná, se for igual a julho, vai ser um "friozinho"!!! Dá pra sair de moletom e camiseta(by Vicente Limberger), hehe!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O frio, no Rio Grande do Sul, entre os dias 20 e 23 de agosto, será apenas moderado.

 

Veremos..

 

Pela rodada das 12Z ele pode ser até superior ao frio de julho!

 

 

Pois é Torales, mas sem ciclone, vai ser frio gaúcho novamente!!! E sem neve na serra é claro!!!

 

no Paraná, se for igual a julho, vai ser um "friozinho"!!! Dá pra sair de moletom e camiseta(by Vicente Limberger), hehe!!!

 

Sds.

 

 

boa rodada a 12Z.

Se confirmar, teremos uma bela sequencia de dias frios com mín. de até 0 grau e outras próximas de 5 graus . Não é uma "brastemp" mas ajuda a quebrar a monotonia...

 

 

A propósito, a máxima hoje ficou nos 15 graus com min de 13,2 graus no CIC.

No momento tenho 13,8 graus.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z coloca neve na serra gaúcha a partir do domingo à noite até a manhã de segunda-feira. Vai ter gente chegando tarde ou matando aula e serviço! hehe

 

É o mesmo quadradinho azul que o Bruno quase surtou da outra vez em Canela. Vai pegar a noite de domingo. Vai rolar aquela vigília? Esperamos a confirmação nas próximas rodadas!

Link to comment
Share on other sites

Olhando o CPTEC, fui ao delírio, pois pela primeira vez o modelo global 63x63, aponta snow fall green para Soledade no domingo {a noite

 

Nossa Paulo! Foi tanta emoção que até a mensagem ficou toda "desconjuntada". :lol: :lol:

Tomara que venha! [-o<

Abraços.

 

:lol: :lol: :lol: :lol:

 

mas deus queira que ELA venha....

Link to comment
Share on other sites

DESASTRE PARA AGRICULTURA, AS DAS 12 Z ESTÁ COM MUITO FRIO. E AS MARIAS....

 

Eu desisto de me lamentar, Ronaldo!!!

 

Tu és phoda!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Só rezemos agora para um cavadinho....

 

Mas se nevar em Canela alguma coisa cai no Morro das Torres / Igreja / Cruzeiro, he he he!! Santa Catarina tem de perder a invencibilidade em acumulações decentes junto com as Hortênsias, he he he!!

 

Não pode ser que até nisso só dê RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS, he he he he!!!

Link to comment
Share on other sites

Gangorra louca a pouco mais de 48 horas do evento. 0Z manteve menos frio e mais umidade. Chuva congelada na região de SJ! POA teria só entre -2 e 0oC em 850 hpa e SJ penaria para ficar negativo.

 

Minha opinião amadora: o grande lance desta massa é mesmo a trajetória. Se ela entrar um pouco mais continental (como algumas rodadas mostraram) ela faz um estrago gigantesco com neve generalizada nas serras do RS e SC. Se entrar mais maritimizada, no máximo uma chuvinha congelada ou neve misturada com chuva.

 

O mais incrível é que o GFS não "se resolveu" ainda, mesmo faltando pouco mais de 48 horas para a entrada do ar frio. Como andam os outros modelos?

 

Sempre que rolam estas situações limite, eu lembro de julho de 1998 e a nevasca do Morro da Igreja. Quem tem o quadro sinótico daquela ocasião?

Algo me diz que pode nevar legal nas partes mais altas e mais para a borda do Planalto, sem cair nada ou quase nada em SJ.

Link to comment
Share on other sites

Gangorra louca a pouco mais de 48 horas do evento. 0Z manteve menos frio e mais umidade. Chuva congelada na região de SJ! POA teria só entre -2 e 0oC em 850 hpa e SJ penaria para ficar negativo.

 

Minha opinião amadora: o grande lance desta massa é mesmo a trajetória. Se ela entrar um pouco mais continental (como algumas rodadas mostraram) ela faz um estrago gigantesco com neve generalizada nas serras do RS e SC. Se entrar mais maritimizada, no máximo uma chuvinha congelada ou neve misturada com chuva.

 

O mais incrível é que o GFS não "se resolveu" ainda, mesmo faltando pouco mais de 48 horas para a entrada do ar frio. Como andam os outros modelos?

 

Sempre que rolam estas situações limite, eu lembro de julho de 1998 e a nevasca do Morro da Igreja. Quem tem o quadro sinótico daquela ocasião?

Algo me diz que pode nevar legal nas partes mais altas e mais para a borda do Planalto, sem cair nada ou quase nada em SJ.

 

Para alguns modelos, já é garantia de ser marítima. Sendo bem otimista, arrisco uma mínima de 10 graus para Campinas. Em 72 horas, o que era uma bela continental para certos modelos, virou aquilo que todo mundo já está acostumado a ver.

Link to comment
Share on other sites

Será bem continental aqui no sul e fará u grande frio no sudeste também. Os modelos aumentaram ou mantiveram a precipitação na serra, o frio em 850hpa será ajustado ao ideal. Considero chances de 50% para a ocorrência do fenômeno. Para mim a melhor chance do ano, melhor até que a MP do final de julho.

Link to comment
Share on other sites

Para alguns modelos, já é garantia de ser marítima. Sendo bem otimista, arrisco uma mínima de 10 graus para Campinas. Em 72 horas, o que era uma bela continental para certos modelos, virou aquilo que todo mundo já está acostumado a ver.

 

Os modelos do CPTEC apontam, por enquanto, uma massa marítima de tiro curto. Dia 21 e 22 poderia até ser um tiro forte, com ventos e máximas baixas.

O GFS das 06z e o europeu apontam um quadro mais animador, o GFS dá mínima em torno de 6-7ºC no dia 22 e o europeu aponta uma respeitável continental. Seria uma massa continental bem seca, visto que já na terça a máxima subiria rápido e haveria grande amplitude nos dias posteriores. Como afirmam que essa rodada não é tão confiável, aguardemos as da 12z.

Gustavo, para nós cabe esperar a trajetória. É aquela velha história, as vezes a massa é tão grande que parte do seu núcleo fica sobre o oceano ou então entra em uma posição que os ventos acabam chegando aqui de sudeste, estragando as mínimas.

Deve chover entre hj e amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Para alguns modelos, já é garantia de ser marítima. Sendo bem otimista, arrisco uma mínima de 10 graus para Campinas. Em 72 horas, o que era uma bela continental para certos modelos, virou aquilo que todo mundo já está acostumado a ver.

 

Os modelos do CPTEC apontam, por enquanto, uma massa marítima de tiro curto. Dia 21 e 22 poderia até ser um tiro forte, com ventos e máximas baixas.

O GFS das 06z e o europeu apontam um quadro mais animador, o GFS dá mínima em torno de 6-7ºC no dia 22 e o europeu aponta uma respeitável continental. Seria uma massa continental bem seca, visto que já na terça a máxima subiria rápido e haveria grande amplitude nos dias posteriores. Como afirmam que essa rodada não é tão confiável, aguardemos as da 12z.

Gustavo, para nós cabe esperar a trajetória. É aquela velha história, as vezes a massa é tão grande que parte do seu núcleo fica sobre o oceano ou então entra em uma posição que os ventos acabam chegando aqui de sudeste, estragando as mínimas.

Deve chover entre hj e amanhã.

 

E o Eta apontava essa bela continental e o ciclone se formando na hora certa. Era um belo casamento que, por enquanto, acabou.

E como vc disse, seria um núcleo respeitável escoando para o oceano com suas bordas influenciando o tempo aqui no SE durante dias e se afastando para alto-mar lentamente, impedindo de se formar baixas significativas no litoral sul do Brasil. ( Estou certo nessa análise?)

Link to comment
Share on other sites

E o Eta apontava essa bela continental e o ciclone se formando na hora certa. Era um belo casamento que, por enquanto, acabou.

E como vc disse, seria um núcleo respeitável escoando para o oceano com suas bordas influenciando o tempo aqui no SE durante dias e se afastando para alto-mar lentamente, impedindo de se formar baixas significativas no litoral sul do Brasil. ( Estou certo nessa análise?)

Bom, aí já não sei Gustavo.

Interessante reparar também na velocidade da entrada dessa massa de ar frio. Alguns modelos (os mais pessimistas) indicam a massa penetrando no sudeste mais devagar, ai ela perderia boa parte de seu potencial e entraria mais fraca. Os modelos mais otimistas mostram a massa continental sendo jogada por ciclone (mesmo longe, lá pra baixo) e entrando mais rápido. Muitas vezes já ocorreu de a frente passar, chover, mas o ar frio mesmo entrar quase um dia depois, quebrando aquela sequencia propicia para minimas mais baixas, como chuva no dia anterior, com céu limpando e amanhecendo bem frio.

Mais uma variável para pensar, torcer e aguardar! :wink:

OBS: parte do texto da previsão do Cepagri: "A umidade do ar começa a subir e as temperaturas entram em forte declínio no começo da semana com muito frio até a Quinta-feira seguinte. Há perspectiva de geadas de cobertura na zona serrana, principalmente nas baixadas"

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Porto Alegre, pelo Inmet, amanheceu com 12 graus e agora ao meio-dia está 11,7C. Não podemos reclamar.

 

O frio já vai entrando com mais força agora no sábado, com temperaturas baixas de manhã, mas subindo mais à tarde. Apenas na segunda-feira que já teremos máximas consideravelmente baixas, de novo! Acho que o Ronaldo foi é colher lenha.. se vier esse frio todo, é capaz de ele marcar uns -3 a -5 graus mesmo! 8)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.