Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Breno
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

desde 1973, desculpe, É

aqui na região

fiz o levantamento de dados IAPAR e nenhum ano foi tão ruim se investigarmos MAI/JUN/JUL e AGO (futuramente)

 

"DESCULPA AI", mas eu não falo só por falar

nada como uma boa coleta de dados...

 

Esqueça seu umbigo!

 

Concordo que o inferno, oops, inverno tem sido horrível, mas daí a pô-lo como pior dos piores é querer demais.

Link to comment
Share on other sites

Prováveis datas-chave para o mês:

 

11 - Moderada

18 - Forte

26 - Histórica

 

Atualizando:

 

11 - Muito fraca e rápida, quase insignificante - Frente-fria em rápido deslocamento traz um refresco que sai tão rápido o quanto entra. Restrita ao RS e possivelmente parte de SC. O bloqueio continua atuando nos níveis mais altos da atmosfera.

 

17 - Forte - Porém com tendência a encontrar muitas dificuldades em romper o bloqueio.

 

26 - Histórica - Ciclo, Lua, Período, Modelos.

Link to comment
Share on other sites

Sol, calor e umidade relativa baixa, predominam em Santa Catarina

 

Temperatura 14 horas

 

Angelina: 31,2ºC

 

Florianópolis: 31,0ºC

 

Urussanga: 30,9ºC

 

Concordia: 30,9ºC

 

Siderópolis: 30,2ºC

 

Abdon Batista: 29,6ºC

 

Celso Ramos: 29,2ºC

 

Campos Novos: 26,1ºC

 

Campo Belo do Sul: 25,3ºC

 

São Joaquim (Climaterra - autom.): 23,7ºC

Link to comment
Share on other sites

Máxima na Grande Porto Alegre: 34,4

 

 

Pois é, e olha a SOI de hoje:

 

6-Aug-2006 1007.63 1016.55 -63.90 -12.17 -9.67

 

 

Olha galera, sem brincadeira, não vou me supreender se algum lugar do sul Brasil bater 40º C esse mês!!! Esse inverno foi a coisa mais bizarra que eu já vi na minha vida!!! ](*,) :evil: :evil: :evil:

 

Não temos mais parâmetro em nada!!! Quantas vezes POA passou de 30º C esse inverno??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Máxima na Grande Porto Alegre: 34,4

 

 

Pois é, e olha a SOI de hoje:

 

6-Aug-2006 1007.63 1016.55 -63.90 -12.17 -9.67

 

 

Olha galera, sem brincadeira, não vou me supreender se algum lugar do sul Brasil bater 40º C esse mês!!! Esse inverno foi a coisa mais bizarra que eu já vi na minha vida!!! ](*,) :evil: :evil: :evil:

 

Não temos mais parâmetro em nada!!! Quantas vezes POA passou de 30º C esse inverno??

 

Sds.

 

A coisa no PR está ainda pior. Ausência de inverno.

Link to comment
Share on other sites

Mas em POA ontem ainda estava fresquinho. Hoje é que esquentou com força. Chegou a querer fazer calor na sexta e no sábado, mas no domingo refrescou com a chuva. Agora vamos ter uns 2 dias mais de calor para voltar a chover e cair a temperatura.

 

Acho que agosto vai ficar bom. Começou muito bem aqui em Porto Alegre, tivemos uma sequência muito boa de frio. Agora temos uma seqüência de dias mais quentes que para cá é absolutamente normal. Estou acreditando que a segunda quinzena do mês seja bastante fria!

Link to comment
Share on other sites

E de imaginar que depois a temperatura subirá. A formação do nevoeiro é típica na passagem de frentes quentes ou na penetração de ar quente sobre o ar frio.

De fato, hoje foi uma das maiores elevações da máxima de um dia para o outro que já vi aqui em casa em 10 anos! Ontem, fiquei em 17,1°, com chuva, chuvisqueiro e forte nevoeiro durante a tarde. Hoje, bati 29,4°!! E a u.r. estava em 54%. Ou seja: sensação térmica de uns 33°/34°.

A pouco eu tinha 22,4° e bateu 27° na TV COM!! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Agora temos uma seqüência de dias mais quentes que para cá é absolutamente normal. Estou acreditando que a segunda quinzena do mês seja bastante fria!

 

Rezo para que estejas certo.

 

 

Olha torales, não olhei os dados de Poa nesse inverno, mas acho q tanto junho, quanto julho terminaram acima da média!!!Pelo site da Metsul, houve recorde de temperatura em junho, e em julho aquele forte veranico,32.9ºC de máxima, com julho bem acima da média, não??

 

Espero que estejas certo realmente!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Isso é o fim do mundo! É o inverno mais ridículo que já vivenciei!

 

concordo plenamente!!!!

já vi dias quentes. Mas uma seqüência total de julho ou quase total. Um início de agosto que dá um horror...embora eu tenha visto desde criança acontecerem dias assim. mas em seqüência, não me lembro, embora nossa memório meteorológica se perca no tempo... :twisted: :roll: :oops:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, tá horrível!!!!!! :evil: Infernal, mesmo!!! :evil: Tô sem camisa agora no computador...

 

Será que já presenciamos algo parecido antes???

 

O Luiz volta e meia diz que na décida de 50/60 tivemos períodos semelhantes, porém acho que nenhum bate esse!!!

 

Galera, temos que convocar uma CPI para discutir isso! Estou começando a ficar preocupado.

 

Nos últimos invernos considerava meio exagerado os argumentos de alguns quanto o atual estágio do nosso clima, pois já tínhamos presenciado eventos piores no passado, porém, desta vez, estamos no limite! Nada bate esse inverno. Repito: NADA BATE ESSE INVERNO!!!!

 

A média de julho em POA ficou em +4ºC e agosto pode ir para o mesmo caminho :cry: Tá louco!!

 

Inverno de uma massa de ar frio só não é inverno! É tortura chinesa.

 

Caras, tô parecendo viúva desesperada em busca das razões pela morte do marido! Preciso de explicações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, tá horrível!!!!!! :evil: Infernal, mesmo!!! :evil: Tô sem camisa agora no computador...

 

Será que já presenciamos algo parecido antes???

 

O Luiz volta e meia diz que na décida de 50/60 tivemos períodos semelhantes, porém acho que nenhum bate esse!!!

 

Galera, temos que convocar uma CPI para discutir isso! Estou começando a ficar preocupado.

 

Nos últimos invernos considerava meio exagerado os argumentos de alguns quanto o atual estágio do nosso clima, pois já tínhamos presenciado eventos piores no passado, porém, desta vez, estamos no limite! Nada bate esse inverno. Repito: NADA BATE ESSE INVERNO!!!!

 

A média de julho em POA ficou em +4ºC e agosto pode ir para o mesmo caminho :cry: Tá louco!!

 

Inverno de uma massa de ar frio só não é inverno! É tortura chinesa.

 

Caras, tô parecendo viúva desesperada em busca das razões pela morte do marido! Preciso de explicações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

 

1967

 

MAIO; 14,2

JUNHO; 10,0

JULHO; 11,1

AGOSTO; 13,5

SETEMBRO; 12,7

 

1977

 

MAIO; 11,8

JUNHO; 10,9

JULHO; 13,1

AGOSTO; 11,0

SETEMBRO; 13,9

 

1982

 

MAIO; 14,0

JUNHO; 10,8

JULHO; 10,7

AGOSTO; 11,8

SETEMBRO; -

 

1995

 

MAIO; 10,6

JUNHO; 10,5

JULHO; 12,3

AGOSTO; 13,0

SETEMBRO; 11,4

 

1967

 

MAIO; 11,3

JUNHO; 11,3

JULHO; 12,3

AGOSTO; 10,7

SETEMBRO; 11,0

 

 

1972

 

MAIO; 13,7

JUNHO; 12,8

JULHO; 10,5

AGOSTO; 10,4

SETEMBRO; 12,2

 

 

 

2006

 

MAIO ; 8,9

JUNHO ; 10,5

JULHO ; 11,8

 

 

MELHORES;

 

1962

 

MAIO; 8,7

JUNHO; 8,2

JULHO; 6,7

AGOSTO; 9,7

SETEMBRO; 11,4

 

 

1987

 

MAIO; 8,3

JUNHO; 9,2

JULHO; 12,4

AGOSTO; 9,2

SETEMBRO; 9,5

 

1990

 

MAIO; 10,0

JUNHO; 8,5

JULHO; 6,4

AGOSTO; 9,7

SETEMBRO; 9,0

 

1998

 

MAIO; 10,6

JUNHO; 9,0

JULHO; 9,8

AGOSTO; 10,4

SETEMBRO; 10,8

 

1999

 

MAIO; 9,2

JUNHO; 8,9

JULHO; 8,8

AGOSTO; 10,8

SETEMBRO; 11,9

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, tá horrível!!!!!! :evil: Infernal, mesmo!!! :evil: Tô sem camisa agora no computador...

 

Será que já presenciamos algo parecido antes???

 

O Luiz volta e meia diz que na décida de 50/60 tivemos períodos semelhantes, porém acho que nenhum bate esse!!!

 

Galera, temos que convocar uma CPI para discutir isso! Estou começando a ficar preocupado.

 

Nos últimos invernos considerava meio exagerado os argumentos de alguns quanto o atual estágio do nosso clima, pois já tínhamos presenciado eventos piores no passado, porém, desta vez, estamos no limite! Nada bate esse inverno. Repito: NADA BATE ESSE INVERNO!!!!

 

A média de julho em POA ficou em +4ºC e agosto pode ir para o mesmo caminho :cry: Tá louco!!

 

Inverno de uma massa de ar frio só não é inverno! É tortura chinesa.

 

Caras, tô parecendo viúva desesperada em busca das razões pela morte do marido! Preciso de explicações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

 

1967

 

MAIO; 14,2

JUNHO; 10,0

JULHO; 11,1

AGOSTO; 13,5

SETEMBRO; 12,7

 

1977

 

MAIO; 11,8

JUNHO; 10,9

JULHO; 13,1

AGOSTO; 11,0

SETEMBRO; 13,9

 

1982

 

MAIO; 14,0

JUNHO; 10,8

JULHO; 10,7

AGOSTO; 11,8

SETEMBRO; -

 

1995

 

MAIO; 10,6

JUNHO; 10,5

JULHO; 12,3

AGOSTO; 13,0

SETEMBRO; 11,4

 

1967

 

MAIO; 11,3

JUNHO; 11,3

JULHO; 12,3

AGOSTO; 10,7

SETEMBRO; 11,0

 

 

1972

 

MAIO; 13,7

JUNHO; 12,8

JULHO; 10,5

AGOSTO; 10,4

SETEMBRO; 12,2

 

 

 

2006

 

MAIO ; 8,9

JUNHO ; 10,5

JULHO ; 11,8

 

 

MELHORES;

 

1962

 

MAIO; 8,7

JUNHO; 8,2

JULHO; 6,7

AGOSTO; 9,7

SETEMBRO; 11,4

 

 

1987

 

MAIO; 8,3

JUNHO; 9,2

JULHO; 12,4

AGOSTO; 9,2

SETEMBRO; 9,5

 

1990

 

MAIO; 10,0

JUNHO; 8,5

JULHO; 6,4

AGOSTO; 9,7

SETEMBRO; 9,0

 

1998

 

MAIO; 10,6

JUNHO; 9,0

JULHO; 9,8

AGOSTO; 10,4

SETEMBRO; 10,8

 

1999

 

MAIO; 9,2

JUNHO; 8,9

JULHO; 8,8

AGOSTO; 10,8

SETEMBRO; 11,9

 

:-#

Link to comment
Share on other sites

desde 1973, desculpe, É

aqui na região

fiz o levantamento de dados IAPAR e nenhum ano foi tão ruim se investigarmos MAI/JUN/JUL e AGO (futuramente)

 

"DESCULPA AI", mas eu não falo só por falar

nada como uma boa coleta de dados...

 

Esqueça seu umbigo!

 

Concordo que o inferno, oops, inverno tem sido horrível, mas daí a pô-lo como pior dos piores é querer demais.

 

O QUE EU POSSO FAZER SE NENHUMA COMBINAÇÃO ANTERIOR DE OUTONO + INVERNO TENHA SIDO TÃO RIDICULA COMO 2006 (DESDE 1973)

NENHUMA DAS COMBINAÇÕES APRESENTOU TÃO POUCO FRIO.

 

ALIÁS, FRIO PRATICAMENTE NENHUM ESTE ANO

FORAM SÓ 2 MASSAS DE AR FRIO QUE SE PODE DIZER MEDIANAS POR AQUI

 

MÍNIMA DE 1, OFICIALMENTE 2....

 

 

 

ALÉM DE MAIS SECO TAMBÉM!

 

 

E HOJE, FEZ, 30 GRAUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

O pior de todos os tempos, por enquanto!!!

 

Assim poderá ficar reconhecido o ano de 2006 para os amantes do frio, a não ser que tenhamos já em 2007 algo ainda mais tenebroso (o que particularmente, eu não duvido!!)

 

Teve tudo de ruim: verão escaldante, pouca ou nenhuma neve no outono-inverno, médias em julho e junho entre as maiores da história e agora agosto mostra que boderá ser ainda mais quente que julho!!!

 

Até um mês de maio frio teve, só para criar expectativa em quem gosta de frio e a decepção depois ser maior (mas lógico que foi um frio constate e sem graça, sem qualquer floco de neve, he he he)!!!

 

Temos tudo para, no conjunto, deixar 1967, 1977 e todos os demais no chinelo!!!

 

O dia de hoje em Ctba foi de verão! Tudo bem, isso é comum em Ctba em agosto!! Entretantanto, quando ocorre, vem uma massa polar em seguida para aliviar. Na situação atual nossa perspectiva de resfriamento é de 2 semanas (se não for adiada mais um pouco)!!

 

Se isso é normal e faz parte do nosso clima, e toda aquela ladainha de crioulo doido, eu sou louco!!!!

 

Fui!!!

 

MELHOR CALADO.

 

Ronaldo e os demais, desculpe se ofendi alguém ou se violei as regras do fórum (ficou com cara de muro das lamentações), mais uma vez!! Mas se o que está no GFS para os próximos 15 dias se concretizar, este ano baterá todos os outros em relação a calor!! É lógico que estou falando em relação a Curitiba!! Quanto a SJ eu tenho os dados dos demais anos, que o próprio Ronaldo enviou e sei que é difícil bater alguns deles......

 

Só não sei se precisava tanto.......... :cry:

 

Mas pensando bem, quanto a ser melhor ficar calado, acho que eu vou acabar concordando!! Minha participação neste site está relacionada ao frio. Como ele não existe mais em pleno miolo do inverno, realmente eu sou descartável por aqui!!!!

 

Valeu e abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Agora temos uma seqüência de dias mais quentes que para cá é absolutamente normal. Estou acreditando que a segunda quinzena do mês seja bastante fria!

 

Rezo para que estejas certo.

 

Não acredito em coisa boa na segunda quinzena deste mês. Pelo contrário, deve vir coisa ainda pior do que estamos passando agora...

Link to comment
Share on other sites

O pior de todos os tempos, por enquanto!!!

 

Assim poderá ficar reconhecido o ano de 2006 para os amantes do frio, a não ser que tenhamos já em 2007 algo ainda mais tenebroso (o que particularmente, eu não duvido!!)

 

Teve tudo de ruim: verão escaldante, pouca ou nenhuma neve no outono-inverno, médias em julho e junho entre as maiores da história e agora agosto mostra que boderá ser ainda mais quente que julho!!!

 

Até um mês de maio frio teve, só para criar expectativa em quem gosta de frio e a decepção depois ser maior (mas lógico que foi um frio constate e sem graça, sem qualquer floco de neve, he he he)!!!

 

Temos tudo para, no conjunto, deixar 1967, 1977 e todos os demais no chinelo!!!

 

O dia de hoje em Ctba foi de verão! Tudo bem, isso é comum em Ctba em agosto!! Entretantanto, quando ocorre, vem uma massa polar em seguida para aliviar. Na situação atual nossa perspectiva de resfriamento é de 2 semanas (se não for adiada mais um pouco)!!

 

Se isso é normal e faz parte do nosso clima, e toda aquela ladainha de crioulo doido, eu sou louco!!!!

 

Fui!!!

 

MELHOR CALADO.

 

Ronaldo e os demais, desculpe se ofendi alguém ou se violei as regras do fórum (ficou com cara de muro das lamentações), mais uma vez!! Mas se o que está no GFS para os próximos 15 dias se concretizar, este ano baterá todos os outros em relação a calor!! É lógico que estou falando em relação a Curitiba!! Quanto a SJ eu tenho os dados dos demais anos, que o próprio Ronaldo enviou e sei que é difícil bater alguns deles......

 

Só não sei se precisava tanto.......... :cry:

 

Mas pensando bem, quanto a ser melhor ficar calado, acho que eu vou acabar concordando!! Minha participação neste site está relacionada ao frio. Como ele não existe mais em pleno miolo do inverno, realmente eu sou descartável por aqui!!!!

 

Valeu e abraços a todos!

 

Espero que um dia tu sejas o cara mais ativo do fórum!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Agora temos uma seqüência de dias mais quentes que para cá é absolutamente normal. Estou acreditando que a segunda quinzena do mês seja bastante fria!

 

Rezo para que estejas certo.

 

Não acredito em coisa boa na segunda quinzena deste mês. Pelo contrário, deve vir coisa ainda pior do que estamos passando agora...

 

Tá louco, Délcio! Se for pior a média de Agosto fecha em 20ºC!!! Não tem como!! Vira essa boca para lá.

Link to comment
Share on other sites

O mês de maio passado veio na sequência de um pico positivo da SOI. Aliás um pico significativo. Agora, estamos vivenciando o oposto (um pico negativo). Portanto, numa análise empírica e sem levar em conta os demais fatores, talvez estejamos diante de um mês de agosto ainda mais quente do que foi o mês de julho que passou. Os que estão criando uma expectativa em relação à segunda quinzena, melhor baixar a guarda desde logo.

Link to comment
Share on other sites

Não consigo ver nada de bom para os próximos 7 dias não... Estou esperando, rezando com os pés juntos para que a perspectiva do Caio para o dia 26 se concretize... Caso contrário eu acho que já abandonei o inverno mesmo.

 

No momento estou escrevendo sobre uma noite com neblina e com o ar-condicionado ligado. Que tristeza.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no RS só vai pegar de raspão esse friozinho.. e isso que ainda vai levar uns dias! Pelo NCEP, só entre quarta e quinta-feira!

 

Entre os dias 16/18 pode vir mesmo uma onda de frio. Ele já dá sinais de boa queda na temperatura, boa mesmo. Resta esperar e ver se confirma e, principalmente, se vai ser intensificada, pois por enquanto não passaria de uma onda de frio moderada..

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Depois da milésima vez que tu comentas sobre blusões e casacos, acho que já poderia se candidatar a consultor de moda né?! hehe

 

A umidade elevada também é um dos motivos para proteção, além do frio.

 

O NCEP indica que esta massa de ar frio ainda não é muito forte mesmo, até para regiões mais ao sul, como em Buenos Aires e Montevideo ele não aponta muita coisa. O negócio é esperar e ver se não vai ter nada mesmo.. ainda acho que pode vir um bom frio, se não for excepcional, pelo menos trará de volta o inverno na segunda quinzena.

Link to comment
Share on other sites

Algumas notas interessantes sobre o dia de hoje:

 

- a estação do Climerh de Tramandaí tinha 16,3° às 3 h e sem vento. O vento estava de NO a 7 km/h às 4, jogando a temperatura para 20,8° no meio da noite! Fazia 28,2° às 10 h com o mesmo vento NO. Na hora seguinte, 11 h, o vento virou de E e a temperatura despencou para 19,7°! :shock:

 

- no Chuí, a máxima pelo Climerh até agora foi de... 13,0° à meia-noite! :D Durante todo o dia a temperautra oscilou na casa dos 12°, e agora tem generosos 12,3, a mínima até o momento. E choveu 35 mm praticamente durante todo o dia.

 

- o INMET de Santa Maria registrou mínima de 25,4° da meia-noite (3 UTC) até agora! :shock: E foi entre 9 e 10 h! Pré-frontal clássico! Ninguém bate Santa Maria quando isso acontece!!

 

- em Castro, o INMET registrou mínima de 6,1°. 8) E máxima de 27,0°!! Amplituce de 20,9° no dia. Tropicalzão de altitude!!

 

Aqui em casa, no momento, tenho 24,0° com 64%. O vento oceânico parou no meio da tarde, e a temperatura não conseguiu subir o suficiente para compensar a falta de aquecimento de manhã. Minha máxima foi de 24,3° a pouco. 8) Céu limpo.

Link to comment
Share on other sites

Na área continental de Florianópolis a neblina vai retornando aos poucos.

Nuvens Stratus muito baixas cruzam rapidamente pelo céu.

Temperatura: 20,6ºC - no Aero: 23,0ºC

U.R.: 85%

Vento: NE 22km/h

 

 

paulo122bg1.th.jpg

paulo125fm9.th.jpg

Neblina chegando aos poucos

 

 

nevoeiroew7.th.jpg

Nevoeiro observado na imagem de satélite canal visível

Link to comment
Share on other sites

Algumas notas interessantes sobre o dia de hoje:

 

- a estação do Climerh de Tramandaí tinha 16,3° às 3 h e sem vento. O vento estava de NO a 7 km/h às 4, jogando a temperatura para 20,8° no meio da noite! Fazia 28,2° às 10 h com o mesmo vento NO. Na hora seguinte, 11 h, o vento virou de E e a temperatura despencou para 19,7°! :shock:

 

- no Chuí, a máxima pelo Climerh até agora foi de... 13,0° à meia-noite! :D Durante todo o dia a temperautra oscilou na casa dos 12°, e agora tem generosos 12,3, a mínima até o momento. E choveu 35 mm praticamente durante todo o dia.

 

- o INMET de Santa Maria registrou mínima de 25,4° da meia-noite (3 UTC) até agora! :shock: E foi entre 9 e 10 h! Pré-frontal clássico! Ninguém bate Santa Maria quando isso acontece!!

 

- em Castro, o INMET registrou mínima de 6,1°. 8) E máxima de 27,0°!! Amplituce de 20,9° no dia. Tropicalzão de altitude!!

 

Aqui em casa, no momento, tenho 24,0° com 64%. O vento oceânico parou no meio da tarde, e a temperatura não conseguiu subir o suficiente para compensar a falta de aquecimento de manhã. Minha máxima foi de 24,3° a pouco. 8) Céu limpo.

 

peraí Marcos, Castro fica no Paraná, uns 250km de Curitiba! Lá é subtropical como aqui!!

Link to comment
Share on other sites

Algumas notas interessantes sobre o dia de hoje:

 

- a estação do Climerh de Tramandaí tinha 16,3° às 3 h e sem vento. O vento estava de NO a 7 km/h às 4, jogando a temperatura para 20,8° no meio da noite! Fazia 28,2° às 10 h com o mesmo vento NO. Na hora seguinte, 11 h, o vento virou de E e a temperatura despencou para 19,7°! :shock:

 

- no Chuí, a máxima pelo Climerh até agora foi de... 13,0° à meia-noite! :D Durante todo o dia a temperautra oscilou na casa dos 12°, e agora tem generosos 12,3, a mínima até o momento. E choveu 35 mm praticamente durante todo o dia.

 

- o INMET de Santa Maria registrou mínima de 25,4° da meia-noite (3 UTC) até agora! :shock: E foi entre 9 e 10 h! Pré-frontal clássico! Ninguém bate Santa Maria quando isso acontece!!

 

- em Castro, o INMET registrou mínima de 6,1°. 8) E máxima de 27,0°!! Amplituce de 20,9° no dia. Tropicalzão de altitude!!

 

Aqui em casa, no momento, tenho 24,0° com 64%. O vento oceânico parou no meio da tarde, e a temperatura não conseguiu subir o suficiente para compensar a falta de aquecimento de manhã. Minha máxima foi de 24,3° a pouco. 8) Céu limpo.

 

O Chuí teve um dia invernal e Castro teve um dia de tropical de altitude.

Pensei que aqui em Porto Alegre ia fazer bem mais calor que isso..

Link to comment
Share on other sites

Acho que não perdi muita coisa durante esse tempo fora, hehe.

Já que por aqui o marasmo climático predomina, melhor ficar com o marasmo de Fortaleza, hehe.

Brincadeira, mesmo assim as noites amenas provocadas pelo bloqueio são bem melhores que as de lá, haha.

Temperaturas na casa dos 29ºC durante o dia e 14 pela madrugada por aqui, umidade mínima na casa dos 30% e ventos de norte-oeste, por vezes moderados e secos.

Link to comment
Share on other sites

INVERNOS MAIS QUENTE E FRIOS NA REGIÃO DE S.JOAQUIM NOS ÚLTIMOS 51 ANOS!!

 

O INVERNO CLIMÁTICO NA REGIÃO DE S.JOAQUIM VAI DE MAIO A SETEMBRO, NESTE PERÍODO A MÉDIA NORMAL É DE; 10,5ºC (1955/2005)

 

INVERNOS MAIS QUENTES; MÉDIA E ANO

 

1º 12,3ºC EM ; 1967

 

2º 12,1ºC EM ; 1977

 

3º 11,9ºC EM ; 1972

 

4º 11,6ºC EM ;1961 E 1995

 

5º 11,3ºC EM ; 1958, 1965, 1969 E 1994

 

6º 11,2ºC EM ; 1970

 

7º 11,1ºC EM ; 1966, 1971 E 2002

 

8º 10,9ºC EM ; 1973, 1997 E 2005

 

9º 10,8ºC EM ; 1974, 1991 E 2003

 

10º 10,7ºC EM ; 1975 E 2004

 

INVERNOS MAIS FRIOS; MÉDIA E ANO

 

1º 08,7ºC EM ; 1990

 

2º 08,8ºC EM ; 1956

 

3º 08,9ºC EM ; 1962

 

4º 09,4ºC EM ;1989 E 1996

 

5º 09,5ºC EM ; 1988

 

6º 09,6ºC EM ; 1976

 

7º 09,7ºC EM ; 1987 E 1992

 

8º 09,8ºC EM ; 2000 E 1955

 

9º 09,9ºC EM ; 1993 E 1999

 

10º 10,0ºC EM ; 1983

 

EXTREMOS; MÍNIMA E MÁXIMA ABSOLUTA ENTRE MAIO A SETEMBRO DOS INVERNOS QUENTE;

 

1958; -02,7ºC / 28,6ºC

 

1961; -07,2ºC / 25,8ºC

 

1963; -08,2ºC / 27,0ºC

 

1965; -07,0ºC / 25,6ºC

 

1966; -02,7ºC / 28,6ºC

 

1967; -05,3ºC / 24,5ºC

 

1969; -04,9ºC / 25,0ºC

 

1970; -05,2ºC / 22,5ºC

 

1971; -03,6ºC / 25,8ºC

 

1972 ; -05,0ºC / 23,6ºC

 

1973; -03,0ºC / 23,2ºC

 

1974; -04,8ºC / 26,0ºC

 

1975; -07,2ºC / 24,4ºC

 

1977; -02,8ºC / 26,8ºC

 

1991; -10,0ºC / 25,3ºC

 

1994; -07,0ºC / 28,4ºC

 

1995; -04,0ºC / 26,4ºC

 

1997; -01,0ºC / 25,4ºC

 

2002; -04,0ºC / 24,0ºC E -07,4º / 25,6º NA CLIMATERRA.

 

2003; -04,0ºC / 26,0ºC E -05,8º / 26,8º NA CLIMATERRA

 

2004; -06,5ºC / 27,0ºC E -06,2º / 28,1º NA CLIMATERRA

 

2005; -04,2ºC / 24,4ºC E -03,7º / 25,0º NA CLIMATERRA

 

EXTREMOS; MÍNIMA E MÁXIMA ABSOLUTA ENTRE MAIO A SETEMBRO DOS INVERNOS FRIOS;

 

1955; -08,1ºC / 25,2ºC

 

1956; -05,6ºC / 24,0ºC

 

1960; -07,9ºC / 24,8ºC

 

1962; -07,0ºC / 24,4ºC

 

1976; -06,5ºC / 24,0ºC

 

1979; -04,6ºC / 27,2ºC

 

1980; -05,3ºC / 24,4ºC

 

1983; -03,0ºC / 24,7ºC

 

1984; -05,5ºC / 22,6ºC

 

1985; -05,3ºC / 22,8ºC

 

1987 ; -06,6ºC / 23,0ºC

 

1988; -06,0ºC / 28,0ºC

 

1989; -06,0ºC / 23,8ºC

 

1990; -06,5ºC / 23,0ºC

 

1992; -05,6ºC / 24,0ºC

 

1993; -06,0ºC / 26,7ºC

 

1996; -06,0ºC / 27,2ºC

 

1998; -01,4ºC / 22,5ºC

 

1999; -05,0ºC / 26,0ºC E -04,9º / 27,1º NA CLIMATERRA.

 

2000; -09,0ºC / 24,5ºC E -08,6º / 25,5º NA CLIMATERRA.

 

EM 2006 DE MAIO A JULHO

 

MÉDIA ; 10,4ºC /INMET. COM ; -5,0ºC / 23,6ºC E -6,8ºC / 23,4ºC/CLIMATERRA

 

FONTE; CLIMATERRA E INMET.

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

Link to comment
Share on other sites

Depois da milésima vez que tu comentas sobre blusões e casacos, acho que já poderia se candidatar a consultor de moda né?! hehe

 

A umidade elevada também é um dos motivos para proteção, além do frio.

 

O NCEP indica que esta massa de ar frio ainda não é muito forte mesmo, até para regiões mais ao sul, como em Buenos Aires e Montevideo ele não aponta muita coisa. O negócio é esperar e ver se não vai ter nada mesmo.. ainda acho que pode vir um bom frio, se não for excepcional, pelo menos trará de volta o inverno na segunda quinzena.

 

Concordo com o Vicente!!! Usar blusões ontem à noite era insano!!! Tava muito abafado.

 

Discordo de ti quanto à proteção da umidade. Ninguém usa roupa para se proteger da umidade. Se não os amazonenses estariam sempre encobertos de lã criando sarampo embaixo do corpo! :vom:

Link to comment
Share on other sites

INVERNOS MAIS QUENTE E FRIOS NA REGIÃO DE S.JOAQUIM NOS ÚLTIMOS 51 ANOS!!

 

INVERNOS MAIS QUENTES; MÉDIA E ANO

 

1º 12,3ºC EM ; 1967

 

2º 12,1ºC EM ; 1977

 

3º 11,9ºC EM ; 1972

 

4º 11,6ºC EM ;1961 E 1995

 

5º 11,3ºC EM ; 1958, 1965, 1969 E 1994

 

6º 11,2ºC EM ; 1970

 

7º 11,1ºC EM ; 2002

 

8º 10,9ºC EM ; 2005

 

9º 10,8ºC EM ; 2003

 

10º 10,7ºC EM ; 2004

 

 

 

Ronaldo, não há muita semelhança dos invernos quentes e frios de são Joaquim, com Curitiba!!! Alguns anos aí coincidiram, mas é meio diferente!!!

 

A coincidência principal que eu notei, é que os últimos anos foram uma sequência de invenos entre os mais quentes da história!!!2002, 2003, 2004, 2005!!!

Veja que 67, 72, 77, 82, havia um intervalo entre os piores invernos. Agora são 4 ou 5 anos seguidos de invenos bizarros!!!

 

Essa é a difernça principal de períodos anteriores!!! Por isso, pra mim, o período atual é inédito, pois são cinco anos seguidos de invernos entre os mais quentes da história!!!E esse ano vai ser o sexto...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.