Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Breno
 Share

Recommended Posts

THESE

TROUGHS ARE FORECAST TO BOOKEND A STRONG FULL LATITUDE RIDGE

ALONG THE WESTERN COAST OF THE CONTINENT AND HELP DELIVER A

STRONG POLAR SURGE INTO THE SOUTHERN CONTINENT LATE IN THE

FORECAST PERIOD. THE GLOBAL MODELS ARE IN RATHER CLOSE

AGREEMENT IN THE EVOLUTION OF THIS PATTERN IN THE MEDIUM RANGE

AND ARE ALSO SIMILAR IN SOLUTION IN HANDLING THE PROGREESSION OF

SHORT WAVE TROUGHS IN THE NORTHERN STREAM ON DAYS 1-3 OVER THE

MID CONTINENT.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

THESE

TROUGHS ARE FORECAST TO BOOKEND A STRONG FULL LATITUDE RIDGE

ALONG THE WESTERN COAST OF THE CONTINENT AND HELP DELIVER A

STRONG POLAR SURGE INTO THE SOUTHERN CONTINENT LATE IN THE

FORECAST PERIOD. THE GLOBAL MODELS ARE IN RATHER CLOSE

AGREEMENT IN THE EVOLUTION OF THIS PATTERN IN THE MEDIUM RANGE

AND ARE ALSO SIMILAR IN SOLUTION IN HANDLING THE PROGREESSION OF

SHORT WAVE TROUGHS IN THE NORTHERN STREAM ON DAYS 1-3 OVER THE

MID CONTINENT.

 

GOD BLESS COLD AIR

Link to comment
Share on other sites

Se a rodada das 12Z do GFS se confirmar (e rezemos muito para que se confirme) teremos o maior evento de frio no sul do Brasil desde 2000 (esse sim, com chances inclusive de superar 2000 em neve e talvez até em mínimas em algumas localidades). O detalhe é que o evento seria fantástico também no sudeste. A trajetória do ar frio segue justamente o formato do continente, ou seja, apesar de cruzar os Andes no extremo sul (normalmente desfavorável para nosso frio em situações de deslocamento com forte componente zonal), duas baixas fazem com que ele suba exatamente sobre o continente, desde a Terra do Fogo. É um bicho super continental, que faria TODO O SUL ficar abaixo de zero em 850 hpa!

 

A neve em SJ duraria 3 horinhas, pararia por três a seis horas e depois voltaria com força total por mais 9-12!!!

 

Nevaria em toda a serra gaúcha, no sul do RS, Passo Fundo e Soledade, no oeste catarinense, no Uruguai e até em Palmas/Caçador! Na terça sobraria ainda uma chancezinha para a Mantiqueira!!

 

Bom, se a saída do GFS as vésperas da onda de frio do final de junho foi de sonho, essa é o NIRVANA!

 

E dá-lhe INPE e Ronaldão!!!!!!!!!!!!!

 

O Zé está maluco!! Vai de um extremo ao outro! Da desgraça total à euforia plena! hehe

Esta saída é inclusive superior ao ocorrido no ano 2000. Mal posso esperar pela rodada das 18Z para ver se confirma ou não, para que enfim, os desacreditados todos comecem a validar esta hipótese, pois o Zé já foi convertido!

 

JAH POSSO PEDIR MERCADO EM OPÇÃO DE NEVE EM SAO JOAQUIM NO FINAL DE SEMANA???

 

Por um prêmio muito reduzido eu até compro! Tipo, compro R$50 e recebo R$1500,00

Link to comment
Share on other sites

Se a rodada das 12Z do GFS se confirmar (e rezemos muito para que se confirme) teremos o maior evento de frio no sul do Brasil desde 2000 (esse sim, com chances inclusive de superar 2000 em neve e talvez até em mínimas em algumas localidades). O detalhe é que o evento seria fantástico também no sudeste. A trajetória do ar frio segue justamente o formato do continente, ou seja, apesar de cruzar os Andes no extremo sul (normalmente desfavorável para nosso frio em situações de deslocamento com forte componente zonal), duas baixas fazem com que ele suba exatamente sobre o continente, desde a Terra do Fogo. É um bicho super continental, que faria TODO O SUL ficar abaixo de zero em 850 hpa!

 

A neve em SJ duraria 3 horinhas, pararia por três a seis horas e depois voltaria com força total por mais 9-12!!!

 

Nevaria em toda a serra gaúcha, no sul do RS, Passo Fundo e Soledade, no oeste catarinense, no Uruguai e até em Palmas/Caçador! Na terça sobraria ainda uma chancezinha para a Mantiqueira!!

 

Bom, se a saída do GFS as vésperas da onda de frio do final de junho foi de sonho, essa é o NIRVANA!

 

E dá-lhe INPE e Ronaldão!!!!!!!!!!!!!

 

O Zé está maluco!! Vai de um extremo ao outro! Da desgraça total à euforia plena! hehe

Esta saída é inclusive superior ao ocorrido no ano 2000. Mal posso esperar pela rodada das 18Z para ver se confirma ou não, para que enfim, os desacreditados todos comecem a validar esta hipótese, pois o Zé já foi convertido!

 

Tora!! Minha opinião sobre o que foi este inverno até agora continua a mesma: o pior de que me lembro e me entendo por gente e um dos piores das estatísticas (em Curitiba, o pior das estatísticas).

 

Mas se essa MP entrar do jeito que TODOS (repito TODOS) os modelos estão mostrando, minha opinião com certeza vai mudar!!

 

O único ruim de tudo isso: é meio de semana!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Entrando na sua área e na do Tomas penso que o pessoal plantador de trigo deve estar apavorado com essa possibilidade de frio... E algumas culturas que floresceram sob o risco do granizo...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Certamente Duquia. O frio promete fazer um estrago danado. Desta vez irei secar.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

É CANSATIVO "ESCUTAR" TANTA.....SOBRE NÃO TEVE FRIO, ISSO E AQUILO,....VOLTO A DIZER, FRIO NÃO É EXTREMO APENAS. ESTE FOI O MELHOR INVERNO PARA AS FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO, QUE SÃO EXIGENTES EM FRIO, DO SUL DO PR, SC E RS. TANTO QUE ESTÃO BROTANDO AGORA, NÃO SÓ POR QUE TEM CALOR, MAIS, PRICIPALMENTE QUE A EXIGÊNCIA EM FRIO FOI SATISFEITA. QUANTO MENOS FRIO TEM, MAIS TARDE BROTAM E O INVERSO, QTO MAIS TEM FRIO, MAIS CEDO BROTAM DESDE QUE TENHA CALOR. E PÁRO POR AQUI.

 

velhinho, não adianta. é dar murro em ponta de faca, senão em ondas...

Link to comment
Share on other sites

De acordo com o ETA 7 DIAS DO CPTEC,o Frio simplesmente "atropelaria"(como alguem disse há alguns dias) o Centro-Sul,e parece que as maiores surpresas ficariam por conta do Sudeste e Centro-oeste,simplesmente faria 3°C em São Paulo(tempo limpando,possivel geada),com máxima de 12°C do dia anterior,no Rio faria 12°C de minima COM CHUVA(NO DIA LIMITE QUE VAI A PREVISÃO O TEMPO AINDA ESTARÁ FECHADO) COM MÁXIMA DE 15°C,Em Belo Horizonte 3°C com tempo bom(possivel geada),Vitória bateria 14°C com tempo fechado(e máxima de 18°C!),Campo Grande 4°C,Brasilia 6°C,Goiania 4°C,Rio Branco 12°C e Porto Velho 13°C,agora o mais incrivel,CUIABA CHEGARIA A 0°C COM TEMPO BOM!!!!!! :D:D

Link to comment
Share on other sites

Em 1994 eu não acompanhava os modelos (nem sei se existia...).

 

Mas não tá cheirando o maior evento que presenciei no Brasil (o de julho de 94)?

 

Neve generalizada em quase todo RG (granular em POA) e Oeste/Centro -Sul de Sta. Catarina.

 

Mínimas absurdas no PR/ MS e boa parte de SP, com tempo aberto. (Mínima abaixo de 0º em Curitiba, e próximo a 0º em grande parte do interior e capital/SP).

 

Friigem violenta na Amazônia.

 

Neve na Mantiqueira??? Essa eu nuca ví...mas parece que nevou em 1985, conforme relato do Zé Vicente.

 

Olha..., se não mudar as coisas..., lavei a alma!!!

Link to comment
Share on other sites

Em 1994 eu não acompanhava os modelos (nem sei se existia...).

 

Mas não tá cheirando o maior evento que presenciei no Brasil (o de julho de 94)?

 

Neve generalizada em quase todo RG (granular em POA) e Oeste/Centro -Sul de Sta. Catarina.

 

Mínimas absurdas no PR/ MS e boa parte de SP, com tempo aberto. (Mínima abaixo de 0º em Curitiba, e próximo a 0º em grande parte do interior e capital/SP).

 

Friigem violenta na Amazônia.

 

O estranho é que indica temperaturas muito baixas para o centro-oeste mineiro e até para BH.

Se não me engano, em 1994 o ar frio fez negativar em Ponta Porã e algumas cidades do MS. Mas está faltando pouco para ser igual 1994. Se confirmar por mais 2 rodadas, é correr pro abraço e esperar coisa para dar geada

Neve na Mantiqueira??? Essa eu nuca ví...mas parece que nevou em 1985, conforme relato do Zé Vicente.

 

Olha..., se não mudar as coisas..., lavei a alma!!!

Link to comment
Share on other sites

Em geral os modelos convergem e tiram excelentes conclusões em uma janela de 3 dias antes do evento... Estou um pouco cético (razões não me faltam), mas como disseram os colegas, se o evento concretizar-se eu vou lavar a alma bonito.

 

 

Digo e repito: Caravana da Neve em estado de alerta para segunda-feira? Posso tentar ir (mesmo com aulas na universidade, férias em uma mas na outra pau na obra hehe) se houver alguma movimentação positiva.

 

 

Abraço,

Leonardo.

Link to comment
Share on other sites

Só pra atualizar o pessoal que não acompanha todas as rodadas, a das 18Z diminui um pouco o frio. Por exemplo, dava quase -8 em Porto Alegre e agora coloca -3. É ainda um frio bastante interessante, mas era de se duvidar que manteria naquele patamar, embora a gente fique aguardando mais rodadas para comprovar. O interessante é que a tendência está exposta, o GFS realmente acompanhou os outros modelos, e, como eu estava insistindo, a segunda quinzena tem tudo para ser bem fria!

 

O pessoal em Gramado, no Festival de Cinema, nem sabe o que lhes espera! :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Bom, o Ronaldo sempre me disse.

Nem perca tempo olhando a das 6 e 18Z, as rodadas mais confiáveis são a das 0 e 12Z (as anômalas pro encontro, que foram as verdadeiras)

 

Então, é esperar as próximas, pra ter uma certeza maior, confiabilidade maior, melhor dizendo.

 

13°C e chuva!!!!!!!!!!!! Graças a Deus

Link to comment
Share on other sites

Bom, o Ronaldo sempre me disse.

Nem perca tempo olhando a das 6 e 18Z, as rodadas mais confiáveis são a das 0 e 12Z (as anômalas pro encontro, que foram as verdadeiras)

 

Então, é esperar as próximas, pra ter uma certeza maior, confiabilidade maior, melhor dizendo.

 

13°C e chuva!!!!!!!!!!!! Graças a Deus

 

Olhe todas as rodadas.

Link to comment
Share on other sites

Bom, o Ronaldo sempre me disse.

Nem perca tempo olhando a das 6 e 18Z, as rodadas mais confiáveis são a das 0 e 12Z (as anômalas pro encontro, que foram as verdadeiras)

 

Então, é esperar as próximas, pra ter uma certeza maior, confiabilidade maior, melhor dizendo.

 

13°C e chuva!!!!!!!!!!!! Graças a Deus

 

Olhe todas as rodadas.

 

Claro, mas apenas coloquei o que me passaram...

Opa, pedra ???

Ouvi um TUM no telhado, chuva bem forte.

Outro!!!

Outro!!!

 

Pedra!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Só pra atualizar o pessoal que não acompanha todas as rodadas, a das 18Z diminui um pouco o frio. Por exemplo, dava quase -8 em Porto Alegre e agora coloca -3. É ainda um frio bastante interessante, mas era de se duvidar que manteria naquele patamar, embora a gente fique aguardando mais rodadas para comprovar. O interessante é que a tendência está exposta, o GFS realmente acompanhou os outros modelos, e, como eu estava insistindo, a segunda quinzena tem tudo para ser bem fria!

 

O pessoal em Gramado, no Festival de Cinema, nem sabe o que lhes espera! :twisted:

 

Mesmo as das 18Z dá algumas horas abaixo de zero em 850 hpa para Curita e 24 horas de neve no Planalto da Neve, além de neve nas Hortênsias, Planalto Central Gaúcho e até (pasmem) Santa Vitória do Palmar, Pinheiro Machado, etc...

 

Se essa for a saída fraca eu vou começar a ficar com medo, he he he!!

Link to comment
Share on other sites

Só pra atualizar o pessoal que não acompanha todas as rodadas, a das 18Z diminui um pouco o frio. Por exemplo, dava quase -8 em Porto Alegre e agora coloca -3. É ainda um frio bastante interessante, mas era de se duvidar que manteria naquele patamar, embora a gente fique aguardando mais rodadas para comprovar. O interessante é que a tendência está exposta, o GFS realmente acompanhou os outros modelos, e, como eu estava insistindo, a segunda quinzena tem tudo para ser bem fria!

 

O pessoal em Gramado, no Festival de Cinema, nem sabe o que lhes espera! :twisted:

 

Mesmo as das 18Z dá algumas horas abaixo de zero em 850 hpa para Curita e 24 horas de neve no Planalto da Neve, além de neve nas Hortênsias, Planalto Central Gaúcho e até (pasmem) Santa Vitória do Palmar, Pinheiro Machado, etc...

 

Se essa for a saída fraca eu vou começar a ficar com medo, he he he!!

 

Então pode ficar assustado! Essa rodada oscilou muito devido a pouca influência que a baixa proporcionou ao avanço do anticiclone. Apesar do rsico da maritimização existir, a grande maioria dos modelos posiciona essa alta bem continental. A trajetória é tudo, o GFS manteve o mesmo potencial nas 18Z contudo a alta preferiu percorrer uma trajetória tendendo a ser desviada para o mar. O que frustaria muito o sonho dos bazianos.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Pela saída 12Z Curitiba teria -2,0 graus em 850hPa e quase -1,0 em superfície. Pena não termos umidade suficiente para precipitação nival, pois temperatura há!

Não querendo ser agourento, mas todos sabemos o que representa previsões com quase 7 dias de antecedência...

 

5 dias e algumas horas. Acho que ja dá pra sonhar.

Link to comment
Share on other sites

Não é estranho a temperatura muito baixa no centro-oeste de MG se este cenário vier a acontecer.

 

O deslocamento da massa é bem continental.

 

Então Luiz, não digo estranha no sentido de que não irá fazer todo esse frio, mas sim os locais onde possivelmente fará 0 grau ou abaixo disso.

Em algúns modelos, aparecem pequenas manchas de temperaturas negativas no centro-sul do estado de SP, enquanto regiões mais frias, como o sudoeste e extremo sul de MG, coloca temperaturas entre 0 e 5 graus. As menores temperaturas seriam sentidas em regiões com latitudes mais baixas. Mas nem me atento tanto para isso mais...o que mais me interessa é saber se as rodadas seguintes manterão o potente cliclone na costa do Uruguai e RS e o "parrudo" ar polar sendo sugado para o centro-norte argentino. Como eu disse, se isso se confirmar, meu amigo, é comemorar e esperar por boas geadas aqui em SP.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Pela saída 12Z Curitiba teria -2,0 graus em 850hPa e quase -1,0 em superfície. Pena não termos umidade suficiente para precipitação nival, pois temperatura há!

Não querendo ser agourento, mas todos sabemos o que representa previsões com quase 7 dias de antecedência...

 

5 dias e algumas horas. Acho que ja dá pra sonhar.

 

Da mesma forma que em SC, seria interessante ver o que ocorrerá na serra. Apesar de estar sem o cluster, dada a pequena área a ser processada, penso em simular as condições para a Serra do Mar paranaense neste episódio... é possível que as condições locais permitam a formação de nebulosidade tal como ocorre em SC...

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Bom, o Ronaldo sempre me disse.

Nem perca tempo olhando a das 6 e 18Z, as rodadas mais confiáveis são a das 0 e 12Z (as anômalas pro encontro, que foram as verdadeiras)

 

Então, é esperar as próximas, pra ter uma certeza maior, confiabilidade maior, melhor dizendo.

 

13°C e chuva!!!!!!!!!!!! Graças a Deus

 

Olhe todas as rodadas.

 

Claro, mas apenas coloquei o que me passaram...

Opa, pedra ???

Ouvi um TUM no telhado, chuva bem forte.

Outro!!!

Outro!!!

 

Pedra!!!!!

 

Se for olhar a 0Z, voltamos a nossa pobreza habitual: MP totalmente maritimizada, "cold fart" is back again!!!!

 

Não dá para dizer que exista uma tendência de frio forte, pelo GFS. Até agora, duas belas rodadas isoladas......

Link to comment
Share on other sites

Chuva e temperatura em constante queda aqui em Porto Alegre. O INMET acusa 10,3C agora às 10 da manhã, mas até no meu termômetro estava marcando 9,6C antes de sair de casa! :shock:

 

Chuvinha com 9 graus..

 

Vedade. Me surpreendeu esta temperatura com chuva. Se avançar pode nevar em São Joaquim inesperadamente. No meu conceito de neve, quando chove com 10ºC em POA dá neve em São Joaquim. Faz 7,0ºC em farroupilha, o que indica que o ar frio não avançou muito para o norte. O interessante é que a chuva é forte e constante.

Link to comment
Share on other sites

OGFS DAS 12Z, DEVE AUMENTAR O FRIO.

 

E aumentou sim!

 

Mas não chega a empolgar tanto, pois é levemente inferior a 1 grau negativo em 850. No sul do Uruguai chega a ultrapassar os -6!

 

Acho que essa peleia ainda não terminou!

 

Também indica que a chuva não vai cessar.. e vai entrar jogo adentro da Libertadores à noite.

Link to comment
Share on other sites

MODEL COMPARISON (VALID FROM 00Z AUG 16)...THE GLOBAL MODELS ARE

IN EXCELLENT AGREEMENT THROUGH 132 HRS...SHOWING A STRONG POLAR

SURGE OVER THE SOUTHERN CONE THAT STARTS ON DAY 03 AND CONTINUES

THROUGH DAY 05. NEAR FREEZING TEMPERATURES ARE EXPECTED AS FAR

NORTH AS RIO DE LA PLATA REGION.

 

Discussão do modelo aponta para a erupção de ar polar. A dúvida permanece: chega ou não chega no sul do Brasil? Até o Uruguai, parece uma grande certeza que sim, com 850 hpa chegando aos -6 graus.

Link to comment
Share on other sites

MODEL COMPARISON (VALID FROM 00Z AUG 16)...THE GLOBAL MODELS ARE

IN EXCELLENT AGREEMENT THROUGH 132 HRS...SHOWING A STRONG POLAR

SURGE OVER THE SOUTHERN CONE THAT STARTS ON DAY 03 AND CONTINUES

THROUGH DAY 05. NEAR FREEZING TEMPERATURES ARE EXPECTED AS FAR

NORTH AS RIO DE LA PLATA REGION.

 

Discussão do modelo aponta para a erupção de ar polar. A dúvida permanece: chega ou não chega no sul do Brasil? Até o Uruguai, parece uma grande certeza que sim, com 850 hpa chegando aos -6 graus.

 

Pelo menos pra Curitiba, deu uma broxada massa. O mix de modelos do Cptec, que apontava -0,5 de minima na mdrugada de hoje, agora aponta 3,5 pra segunda.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.