Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Junho


Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A saída das 12Z manteve a tendência das 6Z.

 

O modelo americano as vezes me deixa confuso, pois ora coloca frio intenso, ora coloca neutralidade. Não anda passando confiabilidade em suas previsões.

 

Nessa rodada ele coloca nevasca (isso mesmo, nevasca) para as áreas acima de 1500 metros da serra catarinense. Quero ver a dança!

Link to comment
Share on other sites

Nevasca? Aonde que eu quero ver, Bruno?

 

O modelo tirou quase que por completo esta onda de frio do dia 22 na rodada das 12Z. Já é a quarta saída ruim seguida!

Está sendo um Junho decepcionante para não dizer trágico, trágico. Um dos piores que eu já vi! Frio em Floripa virou história pra vovózinha contar.

 

Não dá pra considerar nem 0% das previsões de longa data do GFS, mas mostra algo interessante para o dia 27.

 

Vamos desistir? Começo a pensar sériamente a respeito...

Link to comment
Share on other sites

1. Não é nem de longe o pior Junho;

2. Já era previsto;

3. O GFS nunca foi dos mais confiáveis a longo prazo.

 

Será que ninguém aqui captou o fato de que os institutos de meteorologia trabalham com um prazo máximo de uns 7 dias? Será coincidência? Não! É porque fora disso os modelos perdem (e muito) em confiabilidade! O problema é que aqui no BAZ trabalha-se diretamente com a saída do modelo sem analisar sua eficácia. Prendamo-nos nas estatísticas, e no prazo de confiabilidade, não num efeito manada meteorológico!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Nevasca? Aonde que eu quero ver, Bruno?

 

O modelo tirou quase que por completo esta onda de frio do dia 22 na rodada das 12Z. Já é a quarta saída ruim seguida!

Está sendo um Junho decepcionante para não dizer trágico, trágico. Um dos piores que eu já vi! Frio em Floripa virou história pra vovózinha contar.

 

Não dá pra considerar nem 0% das previsões de longa data do GFS, mas mostra algo interessante para o dia 27.

 

Vamos desistir? Começo a pensar sériamente a respeito...

 

COM NEVE OU SEM, EU TO EM LAGES NESTE SÁBADO...

8)

 

uma passada rápida por SJ é básica... :D

 

ronaldo, fal pra neide por mais água no feijão. :lol: e põe na conta. passando pra juiz, o tribunal paga... :lol:

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Nevasca? Aonde que eu quero ver, Bruno?

 

O modelo tirou quase que por completo esta onda de frio do dia 22 na rodada das 12Z. Já é a quarta saída ruim seguida!

Está sendo um Junho decepcionante para não dizer trágico, trágico. Um dos piores que eu já vi! Frio em Floripa virou história pra vovózinha contar.

 

Não dá pra considerar nem 0% das previsões de longa data do GFS, mas mostra algo interessante para o dia 27.

 

Vamos desistir? Começo a pensar sériamente a respeito...

 

Cara, para o ponto -28.14S e -49.47W, isto é, Cruzeiro, tá dando precipitação constante por 36 horas com temperatura em 850hpa variando na casa do 1ºC e temperatura em 800hpa negativa. Não seria uma nevasca para as áreas acima dos 1500 metros?

 

Sobre o pior junho que já viste, descordo de ti. Lembra do ano passado? Foi um desastre! Foi um junho quente! Esse ano, ao menos aqui em POA, só tivemos 3 tardes quentes até agora. Acho que estamos tendo uma mínima anomalia positiva que deve ser corrigida neste fim-de-semana ainda.

Link to comment
Share on other sites

Nevasca? Aonde que eu quero ver, Bruno?

 

O modelo tirou quase que por completo esta onda de frio do dia 22 na rodada das 12Z. Já é a quarta saída ruim seguida!

Está sendo um Junho decepcionante para não dizer trágico, trágico. Um dos piores que eu já vi! Frio em Floripa virou história pra vovózinha contar.

 

Não dá pra considerar nem 0% das previsões de longa data do GFS, mas mostra algo interessante para o dia 27.

 

Vamos desistir? Começo a pensar sériamente a respeito...

 

Cara, para o ponto -28.14S e -49.47W, isto é, Cruzeiro, tá dando precipitação constante por 36 horas com temperatura em 850hpa variando na casa do 1ºC e temperatura em 800hpa negativa. Não seria uma nevasca para as áreas acima dos 1500 metros?

 

Sobre o pior junho que já viste, descordo de ti. Lembra do ano passado? Foi um desastre! Foi um junho quente! Esse ano, ao menos aqui em POA, só tivemos 3 tardes quentes até agora. Acho que estamos tendo uma mínima anomalia positiva que deve ser corrigida neste fim-de-semana ainda.

 

Como acabamos de conversar pelo telefone essa condição é do dia 27 ao dia 29.

0% de chance de ocorrer dada a variação constante que temos verificado no GFS. E tenho toda a desconfiança do mundo pois pela rodada gráfica o anticilone fica marítimo ao encostar aqui no sul, muito parecido com setembro do ano passado, onde quase teve gente se enforcando vendo -2oC no Ademar com chuva o dia inteiro, ou que tal os -4oC no Morro da Igreja e chuva congelada?

 

Quanto ao mês de junho eu lembro sim do ano passdo, seria então um desastre acumulado, ano passado e este ano.

Link to comment
Share on other sites

Ontem tivemos 8,6ºC no Cepagri e 8,8ºC na Defesa Civil. Hoje, 9,0ºC no Cepagri.

A amplitude térmica é grande, aproximadamente 15ºC, mas o ar não está tão seco, a umidade não baixou dos 40%. Pelo menos as noites estão salvando, inclusive hoje com um ventinho que está soprando (entre 20-30 km/h).

Link to comment
Share on other sites

bem, aqui no Oeste do Brasil o outono não tá sendo bom. Apesar do frio das noites, os dias estão quentes...

 

OUTONO!!!!

 

JÁ ESTAMOS NO INVERNO CLIMÁTICO FAZ MAIS DE UM MÊS....

desculpe mas, INVERNO? HAHAHAHHAA. Tabom então.

não brincadeira, de inverno isso não tem nada...

nenhum dia de frio ainda em Junho...

só um friozinho noturno que não ajuda muito.

Temperatura de 2ºC acima da média para esta época do ano!

 

seguem os dados, mas só de Cascavel!

 

01/06/2006 = 26,6 / 15,1

02/06/2006 = 23,8 / 15,1

03/06/2006 = 24,0 / 12,9

04/06/2006 = 19,1 / 15,3

05/06/2006 = 22,4 / 15,0

06/06/2006 = 24,1 / 15,6

07/06/2006 = 26,1 / 15,5

08/06/2006 = 25,9 / 15,5

09/06/2006 = 25,0 / 15,6

10/06/2006 = 18,7 / 14,8

11/06/2006 = 19,7 / 11,0

12/06/2006 = 21,8 / 6,9

13/06/2006 = 25,1 / 14,1

14/06/2006 = 26,0 / 17,0

15/06/2006 = 26,1 / 14,9

16/06/2006 = 24,8 / 12,5

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O legal desse clima semi-árido é que eu fico me achando em Phoenix, HAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA, vendo os dias de céu limpo com poucas nuvens no céu, esperando quem sabe 40ºC no verão.

pelo menos dá pra aproveitar bastante, os dias de sol, embora o inverno de verdade esteja fazendo falta!

Link to comment
Share on other sites

Graaaande Lucas!!!

 

Cara, realmente também tá decepcionando este junho pra mim, principalmente em relação a Maio, que foi bom (nada espetacular).

 

O pessoal mais fera pode esclarecer? tenho percebido, que há 1 mês, a parte oeste do continente sempre está bem quente (Cascavel, Foz Iguaçú, Campo Grande..., e por aí vai).

 

Luiz, Ronaldo, Lucas e demais. O que está provocando este fenômeno que não está esfriando no interior, e as massas estão se maritizando? Só dá um certo friozinho em junho na parte Leste.

 

Tenho percebido também que (não sei se estou enganado); mas, por este motivo o inverno de Salvador e até Recife, tem sido bem chuvoso; ou seja, as instabildades da frente estão chegando legal por lá.

 

Por favor! Esclareçam! Frio no interior do continente que é SHOW.

 

RONALDO :idea: Já dá sinal amarelo de neve para São Joaquim entre 6ª e 6ª da semana que vem

Que vem frio forte, vem (Inpe sinalizando esta tendência há uns 10 dias)!

Link to comment
Share on other sites

Os modelos estão apanhando feio nesses dias com as mínimas aqui em SP. Somente o BRAMS conseguiu acertar a queda na temperatura de hoje e o MM5 também sinalizou o frio, porém superstimou muito.

 

Em condição de tempo estável, tendo a topografia especial influência na dinâmica local, modelos de mesoescala, tais como o MM5, BRAMS, WRF etc são bem mais confiáveis, já que aqueles globais possuem grades maiores e resolução baixa.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Luiz, a gente chamou maio de 'inverninho' aqui na região, e durou só a primeira quinzena. Não foi nada espetacular. Era abaixo de 10 a noite, acima de 20 de dia. Então for 'SUX'.

 

Junho piorou ainda mais, porque desde maio não fez mais frio.

Comparando 2005 com 2006, claro ainda ficamos com 2006, mas comparando com 2000, 2001, 2003 e 2004, este ano perde feio

 

Isso mostra a incopetencia que a meteorologia ainda tem em fazer previsões para meses futuros.

 

O ar seco do continente desvia tudo pro oceano, e todas as previsões de frio são retiradas.

 

O ciclo maritimo continua, e só na faixa Leste é que o outono vingou, mas essa região é uma mínima região, considerando todo o Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito bem mais no modelo do NOAA, e infelizmente o q ele diz é que não teremos frio significatvo na serra RS e SC até final de Junho.

Porém mosta algo GRANDIOSO entrando pelo sul da Argentina no final do mês, se isso subir até aqui teremos algo histórico no início de Julho. :D:D

 

algo histórico?

 

NÃO, NÃO VAMOS TER!

CERTEZA!

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, com todo o respeito... mas as vezes você acha que o Brasil todo é SJ... :lol:

 

sds..

 

NÃP PENSO QUE TODO O BRASIL SEJA S.JOAQUIM. MAIS TERMOS 2 SEMANAS DE CALOR EM JUNHO NÃO QUER DIZER QUE NÃO SEJA INVERNO, AQUI TAMBÉM ESTÁ QUENTE PARA O PADRÃO. O QUE EU DIGO QUE 19/21 DE JUNHO NÃO MARCA INÍCIO OU FIM DE ESTAÇÃO NENHUMA, POR UMA INFELIZ IDÉIA DE UM PESQUISADOR, COLOCOU COMO MARCO INCICIAL DE ESTAÇÃO OS EVENTOS ASTRONÔMICOS DESTES DIAS EM MARÇO, JUNHO, SETEMBRO E OUTUBRO.

 

A NATUREZA NÃO SEGUE CALENDÁRIO. O INVERNO NESTE ANO SIMPLESMENTE ATROPELOU O OUTONO E VEIO ENTRE MEADOS DE ABRIL/INÍCIO DE MAIO DO SUL DO PR PARA BAIXO.

 

ASSIM COMO NA AMÉRICA DO NORTO O INVERNO CLIMÁTICO DELES COMEÇOU EM MEADOS DE NOVEMBRO E QUANDO CEGOU PERTO DO "INVERNO BUROCRÁTICO", SUMIU E REAPARECEU EM FEVEREIRO.

 

DIZER QUE JUNHO É OUTONO É PIADA DO CENTRO-SUL DO PR PARA BAIXO, ESPECIALMENTE SC E RS.

 

ASSIM COMO DIZER QUE O SUDESTE TEM INVERNO, A NÃO SER NAS ÁREAS ACIMA DOS 600/800 m, MESMO ASSIM MAIS EM JUNHO/JULHO E PRIMEIRA QUINZENA DE AGOSTO.

 

O MESMO VALE PARA O VERÃO, DIZER QUE DEZEMBRO AINDA É PRIMAVERA É BRABO.

 

ISTO TERIA QUE SER REVISTO AO ENSINAR NA GEOGRAFIA, DIFERENCIAR OS EVENTOS ASTRONÔMICO COM AS ESTAÇÕES CLIMÁTICAS.

 

MAIS ISTO AINDA É VOTO VENCIDO.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, a gente chamou maio de 'inverninho' aqui na região, e durou só a primeira quinzena. Não foi nada espetacular. Era abaixo de 10 a noite, acima de 20 de dia. Então for 'SUX'.

 

Junho piorou ainda mais, porque desde maio não fez mais frio.

Comparando 2005 com 2006, claro ainda ficamos com 2006, mas comparando com 2000, 2001, 2003 e 2004, este ano perde feio

 

Isso mostra a incopetencia que a meteorologia ainda tem em fazer previsões para meses futuros.

 

O ar seco do continente desvia tudo pro oceano, e todas as previsões de frio são retiradas.

 

O ciclo maritimo continua, e só na faixa Leste é que o outono vingou, mas essa região é uma mínima região, considerando todo o Brasil.

 

O mês de Maio foi especialmente frio. Nunca tinha vivido um Maio tão frio como aquele. Acontece que com o passar do tempo, as sucessivas invasões polares criaram, juntamente com a dinâmica climática global, condições favoráveis ao estabelecimento de forte bloqueio atmosférico sobre a América do Sul. O anticiclone subtropical do Atlântico sul, fortalecido, avança sobre o continente; nos altos níveis - acima de 500 hPa, observam-se vórtices anticiclônicos sobre a América do Sul e Oceano Atlântico... este quadro anticiclonal desfavorece a convecção, mantendo o tempo seco e quente. A partir disso, concluo que tal advecção impede o aprofundamento da baixa do chaco que, juntamente com os jatos de baixos níveis (constituintes da "esteira transportadora" de umidade, vinda da Amazônia), origina e fortalece as instabilidades formadas nas latitudes médias da AS, fazendo com que as frentes nasçam fracas e sem precipitação, já que não há umidade. Outro ponto; tal bloqueio desvia as frentes para o oceano, pois a rota marítima, livre, é mais fácil de ser percorrida. É isso.

 

Espero que não tenha dito muita besteira.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Graaaande Lucas!!!

 

Cara, realmente também tá decepcionando este junho pra mim, principalmente em relação a Maio, que foi bom (nada espetacular).

 

O pessoal mais fera pode esclarecer? tenho percebido, que há 1 mês, a parte oeste do continente sempre está bem quente (Cascavel, Foz Iguaçú, Campo Grande..., e por aí vai).

 

Luiz, Ronaldo, Lucas e demais. O que está provocando este fenômeno que não está esfriando no interior, e as massas estão se maritizando? Só dá um certo friozinho em junho na parte Leste.

 

Tenho percebido também que (não sei se estou enganado); mas, por este motivo o inverno de Salvador e até Recife, tem sido bem chuvoso; ou seja, as instabildades da frente estão chegando legal por lá.

 

Por favor! Esclareçam! Frio no interior do continente que é SHOW.

 

RONALDO :idea: Já dá sinal amarelo de neve para São Joaquim entre 6ª e 6ª da semana que vem

Que vem frio forte, vem (Inpe sinalizando esta tendência há uns 10 dias)!

 

O INPE CONTINUA A SINALIZAR UM FRIO FORTE DO DIA 21/22 EM DIANTE.

 

ESTA AUSÊNCIA DE FRIO, POSSIVELMENTE ALGUM BLOQUEIO NO PACÍFICO QUE ESTÁ DEIXANDO OS VENTOS EM ALTOS NÍVEIS (JATO) EM CONDIÇÃO DESFAVORÁVEL PARA ENTRAR FRIO PELO INTERIOR, ISTO PODE DURAR SEMANAS, MAIS CREIO QUE SERÁ ROMPIDO DO MEIO DA SEMANA QUE VEM EM DIANTE.

 

NEVE AINDA NÃO, MAIS PELO INPE, MUITO FRIO DO DIA 21/22 EM DIANTE, INCLUSIVE PARA TODO O PR, MS, SP E SUL DE MINAS.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, a gente chamou maio de 'inverninho' aqui na região, e durou só a primeira quinzena. Não foi nada espetacular. Era abaixo de 10 a noite, acima de 20 de dia. Então for 'SUX'.

 

Junho piorou ainda mais, porque desde maio não fez mais frio.

Comparando 2005 com 2006, claro ainda ficamos com 2006, mas comparando com 2000, 2001, 2003 e 2004, este ano perde feio

 

Isso mostra a incopetencia que a meteorologia ainda tem em fazer previsões para meses futuros.

 

O ar seco do continente desvia tudo pro oceano, e todas as previsões de frio são retiradas.

 

O BLOQUEIO NO PACÍFICO GERA ISTO QUE FALASTES.

 

O ciclo maritimo continua, e só na faixa Leste é que o outono vingou, mas essa região é uma mínima região, considerando todo o Brasil.

 

O mês de Maio foi especialmente frio. Nunca tinha vivido um Maio tão frio como aquele. Acontece que com o passar do tempo, as sucessivas invasões polares criaram, juntamente com a dinâmica climática global, condições favoráveis ao estabelecimento de forte bloqueio atmosférico sobre a América do Sul. O anticiclone subtropical do Atlântico sul, fortalecido, avança sobre o continente; nos altos níveis - acima de 500 hPa, observam-se vórtices anticiclônicos sobre a América do Sul e Oceano Atlântico... este quadro anticiclonal desfavorece a convecção, mantendo o tempo seco e quente. A partir disso, concluo que tal advecção impede o aprofundamento da baixa do chaco que, juntamente com os jatos de baixos níveis (constituintes da "esteira transportadora" de umidade, vinda da Amazônia), origina e fortalece as instabilidades formadas nas latitudes médias da AS, fazendo com que as frentes nasçam fracas e sem precipitação, já que não há umidade. Outro ponto; tal bloqueio desvia as frentes para o oceano, pois a rota marítima, livre, é mais fácil de ser percorrida. É isso.

 

Espero que não tenha dito muita besteira.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

especialmente frio é um exagero incabível, fruto de alienação sistemática.

maio apenas ficou dentro da média e isso não cria novas expectativa, visto que o comportamento dos primeiros 15 dias do mes passado não se repetiram mais.

Maio pode ter sido especial enquanto o frio da primeira quinzena durou, mas o fechamento do mês foi mais uma derrota...

Link to comment
Share on other sites

especialmente frio é um exagero incabível, fruto de alienação sistemática.

maio apenas ficou dentro da média e isso não cria novas expectativa, visto que o comportamento dos primeiros 15 dias do mes passado não se repetiram mais.

Maio pode ter sido especial enquanto o frio da primeira quinzena durou, mas o fechamento do mês foi mais uma derrota...

 

ESPECIALMENTE FRIO NÃO NOS EXTREMOS, MAIS NA CONSTÂNCIA, NA MAIORIA DAS CIDADE DE SC FOI O MAIS FRIO DOS ÚLTIMOS 20/30 ANOS. MELHOR PARÂMETRO PARA VERIFICAR ISTO FOI AS UNIDADE DE FRIO, FOI RECORDE EM PALMAS, FRAIBURGO, VACARIA, LAGES, S.JOAQUIM.

 

NÃO CONFUNDIR FRIO FORTE APENAS COM EXTREMOS...

Link to comment
Share on other sites

Os modelos estão apanhando feio nesses dias com as mínimas aqui em SP. Somente o BRAMS conseguiu acertar a queda na temperatura de hoje e o MM5 também sinalizou o frio, porém superstimou muito.

 

Em condição de tempo estável, tendo a topografia especial influência na dinâmica local, modelos de mesoescala, tais como o MM5, BRAMS, WRF etc são bem mais confiáveis, já que aqueles globais possuem grades maiores e resolução baixa.

 

Sds.,

 

Sim Luiz, eu me referi aos de mesoescala mesmo, pois o ETA e o WRF, por exemplo, não assinalaram o resfriamento noturno intenso.

Link to comment
Share on other sites

Pois é Lucas, aqui em Curitiba a primeira quinzena de Maio foi bem fria, mas o fim do mês um pouco quente, o que acabou subindo um pouca a Média!!! Podia ter sido um Maio histórico, mas não foi, principalmente porquê aquela onda de frio do final do mês que foi histórica na Argentina e RS, praticamente não chegou aqui!!!

 

Na média final, Maio de 2004 foi mais frio por aqui, que 2006!!! Até agora, 2006 nõ teve nada de excepcional no Paraná, nem no Oeste nem no Leste, infelizmente!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Os ventos aumentaram e causam mais frio no momento, 17ºC no Cepagri e Viracopos, com ventos de 40 e 30 km/h respectivamente. A máxima rajada foi de 62 km/h SE, às 18:30h na unicamp.

A saída das 18z do GFS indica a manutenção das temperaturas nos patamares dos últimos dias aqui para o estado de SP, podendo a minima de domingo ser um pouco mais alta, mas a de segunda e terça deve cair um pouco mais novamente.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz,

 

Hoje sonhei que tinhas te tornado juiz. Não sei o que fazíamos em São Paulo, mas tinha mais gente do BAZ junto.

 

Sds.,

 

 

Luiz, achei uma dissertação de mestrado que descreve todos os principais eventos nivosos do séc. XX em Palmas!!!

 

Você provavelmente já dever ter visto esse texto, pois seu nome foi citado pelo autor, inclusive nosso querido BAZ!!! Coloquei o Link no fórum Clipping!!! Achei fantástico!!! :D

 

Segundo o texto, o maior jejum de Neve em Palmas ocorreu entre 1934 e 1940. Pra ser mais exato, de Julho de 33 a Maio de 1941!!!

 

Já que não temos Neve significativa em Palmas desde julho de 2000(caíram alguns flocos de forma rápida em junho de 2001), será que estatisticamente esse jejum está próximo de terminar??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz,

 

Hoje sonhei que tinhas te tornado juiz. Não sei o que fazíamos em São Paulo, mas tinha mais gente do BAZ junto.

 

Sds.,

 

 

Luiz, achei uma dissertação de mestrado que descreve todos os principais eventos nivosos do séc. XX em Palmas!!!

 

Você provavelmente já dever ter visto esse texto, pois seu nome foi citado pelo autor, inclusive nosso querido BAZ!!! Coloquei o Link no fórum Clipping!!! Achei fantástico!!! :D

 

Segundo o texto, o maior jejum de Neve em Palmas ocorreu entre 1934 e 1940. Pra ser mais exato, de Julho de 33 a Maio de 1941!!!

 

Já que não temos Neve significativa em Palmas desde julho de 2000(caíram alguns flocos de forma rápida em junho de 2001), será que estatisticamente esse jejum está próximo de terminar??

 

Sds.

 

É a do Ilton! Tenho-a aqui em casa. Muito boa. Só senti por ele ter utilizado os dados do IAPAR, deixando de lado a estação do INMET e com isso, subestimando o frio da região. Mas de qualquer modo, é um excelente material para pesquisa!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Acho que um dos modelos vai convergir para o outro nos próximos dias, ou então os dois ficarão no meio termo! Uma dessas alternativas deve acontecer. Atentem para o fato de que o INPE dá frio a partir do dia 21. São apenas 5 dias. Se já nos considerarmos no sábado, são apenas 4!

 

Algo vai acontecer, e já deverá ser nas próximas rodadas!

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto, temos o friozinho desse final de semana. A metade S do RS está com tudo, sendo que Rio Grande tem 5,3° às 4 h e Livramento pouco mais de 6°. A nebulosidade mantém a metade N do RS com temperaturas estancadas, sendo que Torres, POA e Santa Maria estão na casa dos 10°, todas essas cidades com o mesmo valor ou um pouco acima a algumas horas.

 

Faz 12,1° em Curitiba e 4,1° em Monte Verde. 8)

Link to comment
Share on other sites

AGORA É A VEZ DO INPE, COMEÇA A IR NA DIREÇÃO DO AMERICANO. JÁ DIMINUIU O FRIO PARA O DIA 21/22 EM DIANTE.

 

A rodada da 6Z foi pior ainda, é um soco atrás do outro, é muito desanimador, não dá mais.

Parece que quanto mais acompanhamos com expectativa piores são as condições para a vinda do nosso suado frio.

Link to comment
Share on other sites

Pois é Lucas, aqui em Curitiba a primeira quinzena de Maio foi bem fria, mas o fim do mês um pouco quente, o que acabou subindo um pouca a Média!!! Podia ter sido um Maio histórico, mas não foi, principalmente porquê aquela onda de frio do final do mês que foi histórica na Argentina e RS, praticamente não chegou aqui!!!

 

Na média final, Maio de 2004 foi mais frio por aqui, que 2006!!! Até agora, 2006 nõ teve nada de excepcional no Paraná, nem no Oeste nem no Leste, infelizmente!!!

 

Sds.

 

realmente... para maio, só 2004 mesmo, qual guardamos boas recordações, não é mesmo? Agora Junho......

 

....... desde muito tempo que esse mês sempre é uma m****

salvo 1 onda de frio em 2004 (2004, nossa, parece um ano excelente comparado com os outros) e 2001.....

Link to comment
Share on other sites

Pois é Lucas, aqui em Curitiba a primeira quinzena de Maio foi bem fria, mas o fim do mês um pouco quente, o que acabou subindo um pouca a Média!!! Podia ter sido um Maio histórico, mas não foi, principalmente porquê aquela onda de frio do final do mês que foi histórica na Argentina e RS, praticamente não chegou aqui!!!

 

Na média final, Maio de 2004 foi mais frio por aqui, que 2006!!! Até agora, 2006 nõ teve nada de excepcional no Paraná, nem no Oeste nem no Leste, infelizmente!!!

 

Sds.

 

realmente... para maio, só 2004 mesmo, qual guardamos boas recordações, não é mesmo? Agora Junho......

 

....... desde muito tempo que esse mês sempre é uma m****

salvo 1 onda de frio em 2004 (2004, nossa, parece um ano excelente comparado com os outros) e 2001.....

 

O último junho bom em Porto Alegre e aredores foi em 1999. Vejam as médias dos útimos 6 anos.

1999 13,6

2000 16,4

2001 16,2

2002 14,8

2003 16,4

2004 15,9

2005 18,5 :shock:

 

Quanto a Curitiba, a diferença não foi tão grande em relação a 2004.

Maio de 2004, média 13,9

Maio de 2006, média 14,2

 

Já São Paulo teve o maio mais frio desde 1982, quando a média foi de 16,8. Neste ano tivemos média de 17,0 em maio.

Link to comment
Share on other sites

OS PIORES JUNHOS EM S.JOAQUIM

 

1999 08,9ºC

2000 11,5°C

2001 10,1°C

2002 11,1°C

2003 11,8ºC

2004 11,1ºC

2005 12,1ºC SEGUNDA MAIS QUENTE 1955/2005

 

EXTREMOS

 

1999 -03,0/20,0ºC

2000 -03,0/21,6°C

2001 -03,2/22,2°C

2002 -03,0/22,4°C

2003 05,5/19,6ºC MINIMA MAIS ALTA. 1955/2005

2004 -04,0/20,5ºC

2005 -01,3/22,6ºC SEGUNDA MAIS ALTA. 1955/2005

 

NORMAL 09,7ºC

 

 

1965 11,9ºC

1966 11,1°C

1967 10,0°C

1968 10,2°C

1969 10,1ºC

1970 10,6ºC

1971 08,7ºC

1972 12,8ºC MAIS QUENTE 1955/2005

1973 11,5ºC

 

EXTREMOS

 

1965 -01,7/21,9ºC

1966 -04,8/21,0°C

1967 -04,6/20,1°C

1968 -03,2/19,4°C

1969 -02,8/22,4ºC

1970 -04,4/20,0ºC

1971 -03,6/19,0ºC

1972 01,4/21,6ºC MAIS QUENTE 1955/2005

1973 -02,5/20,2ºC

 

 

JUNHOS EM S.JOAQUIM/CLIMATERRA

 

1999 08,7ºC

2000 11,5°C

2001 09,8°C

2002 11,2°C

2003 11,6ºC

2004 10,7ºC

2005 11,8ºC MAIS QUENTE 1999/2005

 

NORMAL; 10,8ºC

 

EXTREMOS

 

1999 -01,8/21,8ºC

2000 -02,9/22,3°C

2001 -04,6/23,8°C MAIS ALTA. 1999/2005

2002 -07,4/22,8°C

2003 02,7/20,1ºC MINIMA MAIS ALTA. 1999/2005

2004 -03,9/21,1ºC

2005 -01,3/22,4ºC

Link to comment
Share on other sites

extra-são joaquim, uma boa noticia, uma luz no fim do túnel...

 

o NCEP milagrosamente mostra a possibilidade de uma forte massa polar para a ultima semana do mes.

 

sem exagerar e sem 'historissisar' a possibilidade, pode ser um bom frio, o começo de um novo micro-ciclo climático para nós, depois desse veranico interminável, que, desde maio se sustenta por causa da Alta pressão.

 

e como é impossivel prever o tempo para o próximo mês, fora dos 50%, resta torcer, e para os religiosos, rezar.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.