Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Junho


Recommended Posts

Já faz tempo (quase 1 semana) que o CPTEC mostra tendência de frio forte por volta do dia 22/06.

 

Já falei: neste eu confio!!!!

 

Porém este frio ainda está mais restrito ao RS e SC, mas torço para avançar mais. Pode ser... Gaúchos e catarinenses podem começar a comemorar por volta do dia 20 :D

 

Já pra SP, espero que a frente avance mais. Esperemos.

 

Aumenta o frio do dia 22/06, segundo o CPTEC.

 

Acho que não tem mais jeito: vem coisa interessante, nada de monstro polar, mas uma bela frente.

Segundo o modelo de previsão numérica Global, Porto Alegre terá temperaturas entre 7 e 10 graus Celsius dia 22, mantendo-se baixas até 26/06.

 

O Ensemble também indica frio para o período, todavia sua confiabilidade é menor.

 

Por parte do Global Focarest System (vulgo GFS), em sua rodada 18Z de hoje, não há indício algum de ar polar intenso avançar pelo Brasil, até, pelo menos, nas próximas 180 horas. Este, acredito, é o de mais confiável.

 

Reflitam...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Então o GFS que eu vejo é outro.

 

O frio deste final de semana será muito interessante em SC e especial no RS, onde novamente poderá encostar em zero no sul do estado na manhã de sábado. Sexta feira será um dia muito frio em todo o RS.

 

Pelo CPTEC muito frio no dia 22, pelo GFS pouco frio. Acredito numa boa onda de frio para este período, ainda espero "algo diferente" no dia 25.

Link to comment
Share on other sites

Então o GFS que eu vejo é outro.

 

O frio deste final de semana será muito interessante em SC e especial no RS, onde novamente poderá encostar em zero no sul do estado na manhã de sábado. Sexta feira será um dia muito frio em todo o RS.

 

Pelo CPTEC muito frio no dia 22, pelo GFS pouco frio. Acredito numa boa onda de frio para este período, ainda espero "algo diferente" no dia 25.

 

Também acho que vai ser um frio interessante no sul do RS, principalmente.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez, o que tem afastado o ar polar do Brasil e' um forte vortice anticiclonico que se posiciona sobre a AS.

 

Sds.,

 

Qual a relação entre este vortice com a imensa massa de ar quente a que me referi anteriormente?

 

E' todo um conjunto, a massa de ar mais abaixo esta' associada ao sistema.

Link to comment
Share on other sites

Uma VIVA para os modelos alternativos!

 

E uma VAIA para aqueles que só olham o NCEP/GFS! :twisted: hehe

 

Concordo com vocês, o GFS está de mau humor. Mas está muito interessante esta diferença de interpretações. Tanto um é extremo para o frio, quanto o outro é extremo para o calor.

 

Sds!

 

O GFS NÃO ESTÁ CONFIÁVEL APÓS 120 HORAS.

Link to comment
Share on other sites

Seria mesmo um cavalo polar! Será que o Caio vai mesmo acertar? :shock: O MBAR e o INPE apostam as fichas nisso aí mesmo.

 

Tem outro soco de frio forte para reforçar este primeiro, e mais outro por chegar no final da primeira semana de julho!

 

Seria o friozinho básico que sempre ocorre entre os dias 5 e 15. Sempre tem uma onda forte neste período.

Link to comment
Share on other sites

Este final de semana já deve ser mais uma vez bem frio pela manhã e agradável à tarde, mas nada excepcional.

 

Para o dia 23, acho que podemos esperar algo muito bom. O GFS aponta uma saída bem esquisita, em que o frio entra forte e depois desaparece. Acho que inclusive poderíamos já ir pensando em viagens para este final de semana 23/25 de junho. Ele promete!!

 

Sds!

 

Tomara , pois este junho está tomando uma surra em relação á maio...

 

Surra? Não é para tanto! Estamos parecidos, somente um pouco mais quentes por causa dos 3 dias de calor que tivemos. No mais está igual, mas a galera cobra pq estamos em junho. Tá certo...

 

prá mim, junho bem diferente de maio. Nada a ver.

 

Ele é diferente, mas não toma surra!! A galera aqui gosta de exagerar...

Link to comment
Share on other sites

Rodadas seguidas o Ensemble do Inpe bota frio forte para o dia 25/06

E mudando de assunto...viu que hackearam o site do cepagri, Marcelo?

Acessei de manhã e tava uma bagunça com um hacker anunciando o feito.

 

Luis, eu vi que hackearam o site há uns 10 dis atrás, mais ou menos. Isso foi hoje? Agora o site está normal, e estou até comemorando pois a estação no Cepagri registrou 8,6ºC hoje!!

Achei estranho o valor, mas Viracopos desceu para 11, com uma queda de 3º também. Viracopos registrava 13-14ºC e o Cepagri 11ºC nos últimos dias, como a queda foi em ambos, acredito que o valor esteja correto.

Link to comment
Share on other sites

O GFS das 18z e o global do CPTEC das 12z colocam para cá uma queda das máximas para o fim de semana e começo da outra, mas nada fora do normal (diferença de 4ºC em relação ao atual), aliás tentando voltar ao normal, hehe. O GFS aponta ainda (há algumas rodadas já) uma chance de alguma chuvinha para a noite de sexta/madrugada de sábado.

Os regionais não pegam ainda essa queda das máximas.

 

Os globais continuam apontando uma relativa queda na temperatura a partir de sábado para o estado de SP. Os regionais (exceto os do CPTEC) também começam a indicar essa tendência. Traços de precipitação são assinalados pelos globais (estamos com mais de 2 meses sem precipitação por aqui).

A mantiqueira deve bombar nesses dias.

Link to comment
Share on other sites

E finalmente o GFS (6Z) vem colocando uma remota chance de neve dia 22 nas serras gaúchas e catarinenses. É muito pequena a chance, mas é a primeira rodada que mostra alguma condição para o fenômeno. E quando ele reverte uma tendência o normal é começar a intensifica-la.

Vamos aguardar!

Link to comment
Share on other sites

E continua o frio por aqui, hoje às 07:00 HS :

 

Campos do Jordão - SP -00,4ºC ( Horto )

Campos do Jordão - SP 01,0ºC

Monte Verde - MG 01,8ºC

Poços de Caldas - MG 02,0ºC

São Lourenço - MG 05,0ºC

 

Que belo frio hein! Até no Jornal Nacional ontem citaram a possibilidade de geada no sul de minas. Ao meio dia ainda fazia 8oC em CDJ!!!

Link to comment
Share on other sites

E quando pega Lagoa Vermelha, adivinhem onde também atinge, é um ponto de altitude parecida com Lagoa, alguns 100km à sudoeste da mesma.

Quem,quem??? RAIA DA PEEEEEEDRA HEHEHEHEH

 

100 km é coisa!!! É a distância entre São Joaquim gélida e o abafado nível do mar....

Link to comment
Share on other sites

E finalmente o GFS (6Z) vem colocando uma remota chance de neve dia 22 nas serras gaúchas e catarinenses. É muito pequena a chance, mas é a primeira rodada que mostra alguma condição para o fenômeno. E quando ele reverte uma tendência o normal é começar a intensifica-la.

Vamos aguardar!

 

Na saída das 12Z manteve a pequena possibilidade de neve no dia 22 mas aumentou em muito o potencial desta onda de frio, começando a convergir para a tendência do INPE, apontando uma alta de 1032mb bem continental.

 

Já a nota ruim fica por conta da consideravel diminuição do potencial de frio que entra nesta sexta-feira.

Link to comment
Share on other sites

E finalmente o GFS (6Z) vem colocando uma remota chance de neve dia 22 nas serras gaúchas e catarinenses. É muito pequena a chance, mas é a primeira rodada que mostra alguma condição para o fenômeno. E quando ele reverte uma tendência o normal é começar a intensifica-la.

Vamos aguardar!

 

Na saída das 12Z manteve a pequena possibilidade de neve no dia 22 mas aumentou em muito o potencial desta onda de frio, começando a convergir para a tendência do INPE, apontando uma alta de 1032mb bem continental.

 

Já a nota ruim fica por conta da consideravel diminuição do potencial de frio que entra nesta sexta-feira.

 

Verdade. O ar frio entra com tudo semana que vem varrendo o sul do Brasil. Vamos torcer para a umidade acompanhe esta MP. Esse é aquela mesma MP que o americano vinha botando e que retirou nas últimas rodadas. Agora está com o mesmo potencial de antes. Nesse meio tempo teve gente surtando aqui entro :o O NOAA tem uma arma em mãos capaz de deixar qualquer baziano maluco. Acho que teremos que chamar o Jack Bauer...

 

Esta onda de frio que está entrando agora no RS realmente será apenas um resfriamento. Agora Poa está nublada com 15,5ºC

Link to comment
Share on other sites

E quando pega Lagoa Vermelha, adivinhem onde também atinge, é um ponto de altitude parecida com Lagoa, alguns 100km à sudoeste da mesma.

Quem,quem??? RAIA DA PEEEEEEDRA HEHEHEHEH

 

100 km é coisa!!! É a distância entre São Joaquim gélida e o abafado nível do mar....

Não entendi LUiz, o que tem a ver a diferença de SJ com as praias e semelhança de Lagoa e Raia da Pedra(mais ao sul inclusive, mais cobertura de mata nativa e portanto mais fria).

Link to comment
Share on other sites

Máxima de terça: 24,1 às 16h00

18h12 de terça: 19,9

21h00 de terça: 16,5

24h00 de terça: 14,6

Mínima de quarta: 10,8 por volta das 7h00

 

Máxima de quarta: 25,7

21h00 de quarta: 17,3

1h15 de quinta: 13,7

Mínima de quinta: 10,1 por volta das 7h00

 

E, finalmente...

Máxima de hoje: 27,1

Maior variação térmica do ano até agora, 17,0 graus. Hoje foi a mínima e a máxima absoluta de junho até agora.

 

Obs: na noite de ontem, aconteceu mais um Encontro dos Amantes do Frio de Curitiba. Lógico, sem máquina fotográfica. Quando estávamos indo pro prédio do Shimutz, por volta das 1h00, passamos por um termômetro de rua que indicava 11 graus. Como em casa estava fazendo 13,7 alguns minutos depois, dá pra estimar que fazia 14 graus no Centro Cívico. Ou seja, aquele termômetro de rua está com singelos 3 graus de erro, à noite.

Link to comment
Share on other sites

E quando pega Lagoa Vermelha, adivinhem onde também atinge, é um ponto de altitude parecida com Lagoa, alguns 100km à sudoeste da mesma.

Quem,quem??? RAIA DA PEEEEEEDRA HEHEHEHEH

 

100 km é coisa!!! É a distância entre São Joaquim gélida e o abafado nível do mar....

 

Ó LUIZ!!! NÃO TIRE A ALEGRIA DO HOME!!!

Link to comment
Share on other sites

Máxima de terça: 24,1 às 16h00

18h12 de terça: 19,9

21h00 de terça: 16,5

24h00 de terça: 14,6

Mínima de quarta: 10,8 por volta das 7h00

 

Máxima de quarta: 25,7

21h00 de quarta: 17,3

1h15 de quinta: 13,7

Mínima de quinta: 10,1 por volta das 7h00

 

E, finalmente...

Máxima de hoje: 27,1

Maior variação térmica do ano até agora, 17,0 graus. Hoje foi a mínima e a máxima absoluta de junho até agora.

 

Obs: na noite de ontem, aconteceu mais um Encontro dos Amantes do Frio de Curitiba. Lógico, sem máquina fotográfica. Quando estávamos indo pro prédio do Shimutz, por volta das 1h00, passamos por um termômetro de rua que indicava 11 graus. Como em casa estava fazendo 13,7 alguns minutos depois, dá pra estimar que fazia 14 graus no Centro Cívico. Ou seja, aquele termômetro de rua está com singelos 3 graus de erro, à noite.

 

E CADÊ O DUQUIA???

Link to comment
Share on other sites

Reduzida básica na rodada das 18Z, muita calma pois esta diminuída no frio ainda está dentro do scrip.

 

Estou com uma pulga atrás da orelha que algo monstruoso deve explodir no início de julho.

Tornou-se rotina o frio diminuir na projeção dos modelos em prazo curto/médio antes de chegar.

 

Essa 'monstruosidade' há anos vem sendo pronunciada...

Link to comment
Share on other sites

Reduzida básica na rodada das 18Z, muita calma pois esta diminuída no frio ainda está dentro do scrip.

 

Estou com uma pulga atrás da orelha que algo monstruoso deve explodir no início de julho.

 

Alegria de pobre dura pouco. Não está cheirando nada bem esta manutenção de um frio fraco na rodada das 6Z.

Link to comment
Share on other sites

Reduzida básica na rodada das 18Z, muita calma pois esta diminuída no frio ainda está dentro do scrip.

 

Estou com uma pulga atrás da orelha que algo monstruoso deve explodir no início de julho.

 

Alegria de pobre dura pouco. Não está cheirando nada bem esta manutenção de um frio fraco na rodada das 6Z.

 

Vai sair pior que a encomenda. Aproveitemos o refresco deste final de semana. Que venha julho!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Curitiba a coisa tá feia... tivemos verdadeiros dias de planalto central em termos de amplitude térmica diária. Min. em torno de 8 graus e máximas nos 23-24 graus... verdadeira aberração...

 

Pelo menos durante a madrugada a umidade adentrou o planalto. Curitiba amanheceu com céu nublado e chuvisqueiro fraco. No momento registro 13 graus no Boqueirão.

Link to comment
Share on other sites

Geadao amplo em campos hoje de manha. a noite eu toh indo pra lá... vou tentar umas fotos...

 

Jony, falei até em outro tópico que se bobear Campos pode ter zerado esta manhã.

 

Esfriou legal de madrugada; em bairros como Perus e aqui em casa, chegamos a 9. No butantã, 10,9. Não entendi porque na Consolação estancou em apenas 13,5. Qto deu de mínima aí na sua casa?

Link to comment
Share on other sites

meu, me falaram que depois das 16 horas ontem já tava bem frio. a queda deve ter sido fenomenal depois que o sol se foi. pena que tah nublando o tempo. aqui em sp jah tah nublado.

 

No Horto Florestal fez +0,5ºC. Minha casa é alinhada com o horto.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Z.Oeste do Rio a madrugada também foi fria, com destaque para os aeros de C. dos Afonsos com 13ºC e Sta. Cruz com 14ºC. Fiquei apenas um décimo da minha minima anterior: 12,8ºc (Já chegou a 12,7ºC há duas semanas atrás).

Interessante também o descolamento desta frente, nota-se claramente a "muralha" formada pela massa de ar seco no interior da América do Sul: Pelo Oste a frente mal entrou no Paraguai e Paraná, enquanto que aqui no litoral do Rio de Janeiro desde as 9hs que o vento virou para SW bem intenso e a nebulosidade aumentou bastante apesar do Sol ainda brilhar forte em alguns momentos. A temperatura agora é de 25ºC

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.