Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Junho


Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Caio, só uma pergunta: afinal de contas 90 e 96 é excessão ou não? Pergunto isso porque (corrija-me se estou enganado) já foi falado no site há uns dois anos atrás que os invernos de 90 e 96 eram normais e que os a la 2001/03/04 eram anormais.

 

Sinceramente, o que eu lembro dos últimos invernos aqui para SP

 

94 excelente

95 ruim/péssimo

96 muito bom

97 médio/ruim

98 ruim

99 bom

2000 muito bom

2001 médio/ruim

2002 péssimo (excessão setembro)

2003 médio

2004 ruim

2005 horrível!!!!!!

 

Bate com Floripa?

 

Tanto uns quanto os outros que citastes são anormais. Anos como 1990 e 1996 são anormais pelo frio, 2001 e próximos são anormais pelo calor. E pelas suas avaliações ano a ano é possível observar que você vive acima do paralelo 26. Na média até bate com Floripa, mas alguns anos são discrepantes.

Não veja como uma crítica mas é uma avaliação interessante: você também tem a "memória invernal" muito parecida com quem diz "ah, antigamente era diferente, fazia frio a beça". O ano de 94 não teve um bom inverno, mas as duas fortes ondas de frio levaram você concluir que o inverno foi excelente.

 

Caio,

 

sinceramente não entendo quando você diz que o inverno de 94 não foi bom. Cara, não foram duas massas polares potentes apenas. Para refrescar a memória:

 

A primeira foi fortíssima lá pelo dia 20 de junho, com 2ºC aquim em São paulo(Capital) e MUITA neve e frio no Sul

 

A segunda foi a onda mais forte de frio que presenciei na vida (sem exageros, maior que 2000-inclusive para o Sul) lá pelo dia 12 de julho, no dia do jogo Brasil e Holanda, gol do Branco de falta. Tivemos 0,XºC em São Paulo capital e Neve GENERALIZADA NO RS E SC (Inclusive tenho parentes em Chapecó e Bento Gonçalves, que tem fotos desta última nevasca).

 

A terceira, eu estava em férias em Gramado, foi lá para final de julho. Deu 1,0ºC em Gramado com geada (não teve neve). A frente teve deslocamento tão rápido, que no dia seguinte São Paulo já teve mínima de 5,0ºC.

 

A quarta, foi em meados de agosto, chegou a dar uns 6,0ºC para São Paulo.

 

Isto, fora as outras frentes de menor potencial que não me recordo.

 

Se, para São Paulo o inverno foi bom (conforme os dados), impossível não ter sido para o Sul. Não entendo, sinceramente como o inverno de 94 não tenha sido bom.

 

Pode falar que talvez não tenha sido constante o frio, com eventos apenas pontuais. Ok, tudo bem.

 

Mas, mas aí depende da subjetividade de cada um.

 

Porém esta subjetividade, na minha opinião, não dá sequer oportunidade de comparar invernos como os de: 95/97/98/01/02/03/04/05 com o de 1994.

 

Os de 96, 99 e 2000, levando a subjetividade em conta, eu até concordo que pode se comparar.

 

Os invernos,tanto para acima do paralelo 26, quanto para abaixo (pelo menos em território brasileiro, e em relação a neve para o Sul) tem sido ruim há alguns invernos.

 

Quando foi a última vez que teve uma neve BOA em São Joaquim? Lembro-me que até meados da dácada de 90, TODO inverno (a menos que eu esteja enganado, e posso estar...) eu presenciava repórteres de televisão mostrando a neve caindo na serra gaúcha/catarinense,a cidade toda branca. Não apenas uns floquinhos caindo, era uma baita neve mesmo!!!! 1994 então, foi um espetáculo!!!

 

Tirando stembro de 2002, que não foi um evento significativo, quando foi a última vez de muita neve? 2000 e 99.

 

Ou seja, 6 anos sem neve significativa, quando tinha-se todo ano. uns 13 anos anos sem frio significativo pra São Paulo, quando ao menos, tinha-se uns 5 dias abaixo de 5,0ºC (Inmet, não Parelheiros). E por aí vai.

 

Olha, posso estar redondamente enganado.

 

Sabe como é... A gente vai gostando mais da coisa, se tornando mais obsessivo, fica prestando mais atenção no inverno, entende? Coisa que, quando éramos mais jovens(ou criança mesmo, hehe), não tínhamos esta precisão e este olho clínico.

 

Vai ver que o normal do inverno de São Paulo é esta droga que eu presencio desde 2001, que míseros dois mesesde 2000, o inverno de 99 e 96 e 94 foram um excessão!!! Grande desilusão, hehe

 

Somente o inverno dos sonho deste 2006 para eu voltar a acreditar, senão jogo a toalha e me mudo para a casa do Ronaldo em São Joaquim!

 

Fui....

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 18Z coloca 4 ingressos de ar frio para as próximas duas semanas.

 

1ª - Neste fds com potencial moderado

2ª - No próximo fds com potencial forte (pode variar para o muito forte cfe rodadas anteriores)

3ª - No dia 20 de junho com potencial forte

4ª - Dia 24 em diante com pontencial ainda indefinido. Rodadas anteriores já mostraram que pode ser algo espetacular.

 

Nada espetacular por hora

Link to comment
Share on other sites

Pela última rodada manteve a tendência de um frio enfraquecido no dia 16 e mais algumas invasões polares na sequência até o final do mês. Para a última quinzena podemos, por enquanto, esperar constância, mas não muita intensidade nas ondas de frio que virão.

 

Mantida e piorada a tendência para o dia 16. Coloca frio forte para o dia 21. Tá muito feia a nossa situação!

Link to comment
Share on other sites

Bom enquanto nao se decidem se vem frio ou nao, vamo aproveita o frio da madrugada do ar seco...

 

olhem as menores do pais hoje...

 

Menores Temperaturas

Pa�s: Brasil Data: 10/06/2006 - 12h UTC

ESTA��O MEDI��O

83813 - CASTRO - PR 2,8 �C

83714 - CAMPOS DO JORDAO - SP 6,0 �C

83840 - CURITIBA - AEROPORTO - PR 6,9 �C

83836 - IRATI - PR 8,3 �C

83736 - SAO LOURENCO - MG 8,4 �C

 

E SJ no inmet com vergonhosos 11°C (as veses eh bom tira uma com o Ronaldo hehe)

Pena que nao da nem pra sent direito esse frio...logo que o sol nasce a temperatura sobe exponensialmente...

Link to comment
Share on other sites

Caio, só uma pergunta: afinal de contas 90 e 96 é excessão ou não? Pergunto isso porque (corrija-me se estou enganado) já foi falado no site há uns dois anos atrás que os invernos de 90 e 96 eram normais e que os a la 2001/03/04 eram anormais.

 

Sinceramente, o que eu lembro dos últimos invernos aqui para SP

 

94 excelente

95 ruim/péssimo

96 muito bom

97 médio/ruim

98 ruim

99 bom

2000 muito bom

2001 médio/ruim

2002 péssimo (excessão setembro)

2003 médio

2004 ruim

2005 horrível!!!!!!

 

Bate com Floripa?

 

Tanto uns quanto os outros que citastes são anormais. Anos como 1990 e 1996 são anormais pelo frio, 2001 e próximos são anormais pelo calor. E pelas suas avaliações ano a ano é possível observar que você vive acima do paralelo 26. Na média até bate com Floripa, mas alguns anos são discrepantes.

Não veja como uma crítica mas é uma avaliação interessante: você também tem a "memória invernal" muito parecida com quem diz "ah, antigamente era diferente, fazia frio a beça". O ano de 94 não teve um bom inverno, mas as duas fortes ondas de frio levaram você concluir que o inverno foi excelente.

 

Caio,

 

sinceramente não entendo quando você diz que o inverno de 94 não foi bom. Cara, não foram duas massas polares potentes apenas. Para refrescar a memória:

 

A primeira foi fortíssima lá pelo dia 20 de junho, com 2ºC aquim em São paulo(Capital) e MUITA neve e frio no Sul

 

A segunda foi a onda mais forte de frio que presenciei na vida (sem exageros, maior que 2000-inclusive para o Sul) lá pelo dia 12 de julho, no dia do jogo Brasil e Holanda, gol do Branco de falta. Tivemos 0,XºC em São Paulo capital e Neve GENERALIZADA NO RS E SC (Inclusive tenho parentes em Chapecó e Bento Gonçalves, que tem fotos desta última nevasca).

 

A terceira, eu estava em férias em Gramado, foi lá para final de julho. Deu 1,0ºC em Gramado com geada (não teve neve). A frente teve deslocamento tão rápido, que no dia seguinte São Paulo já teve mínima de 5,0ºC.

 

A quarta, foi em meados de agosto, chegou a dar uns 6,0ºC para São Paulo.

 

Isto, fora as outras frentes de menor potencial que não me recordo.

 

Se, para São Paulo o inverno foi bom (conforme os dados), impossível não ter sido para o Sul. Não entendo, sinceramente como o inverno de 94 não tenha sido bom.

 

Pode falar que talvez não tenha sido constante o frio, com eventos apenas pontuais. Ok, tudo bem.

 

Mas, mas aí depende da subjetividade de cada um.

 

Porém esta subjetividade, na minha opinião, não dá sequer oportunidade de comparar invernos como os de: 95/97/98/01/02/03/04/05 com o de 1994.

 

Os de 96, 99 e 2000, levando a subjetividade em conta, eu até concordo que pode se comparar.

 

Os invernos,tanto para acima do paralelo 26, quanto para abaixo (pelo menos em território brasileiro, e em relação a neve para o Sul) tem sido ruim há alguns invernos.

 

Quando foi a última vez que teve uma neve BOA em São Joaquim? Lembro-me que até meados da dácada de 90, TODO inverno (a menos que eu esteja enganado, e posso estar...) eu presenciava repórteres de televisão mostrando a neve caindo na serra gaúcha/catarinense,a cidade toda branca. Não apenas uns floquinhos caindo, era uma baita neve mesmo!!!! 1994 então, foi um espetáculo!!!

 

Tirando stembro de 2002, que não foi um evento significativo, quando foi a última vez de muita neve? 2000 e 99.

 

Ou seja, 6 anos sem neve significativa, quando tinha-se todo ano. uns 13 anos anos sem frio significativo pra São Paulo, quando ao menos, tinha-se uns 5 dias abaixo de 5,0ºC (Inmet, não Parelheiros). E por aí vai.

 

Olha, posso estar redondamente enganado.

 

Sabe como é... A gente vai gostando mais da coisa, se tornando mais obsessivo, fica prestando mais atenção no inverno, entende? Coisa que, quando éramos mais jovens(ou criança mesmo, hehe), não tínhamos esta precisão e este olho clínico.

 

Vai ver que o normal do inverno de São Paulo é esta droga que eu presencio desde 2001, que míseros dois mesesde 2000, o inverno de 99 e 96 e 94 foram um excessão!!! Grande desilusão, hehe

 

Somente o inverno dos sonho deste 2006 para eu voltar a acreditar, senão jogo a toalha e me mudo para a casa do Ronaldo em São Joaquim!

 

Fui....

 

Que memória Caco!

 

Eu também posso estar engando, mas a minha percepção foi esta.

Quando eu falo que 94 não foi tão bom, falo em samba do crioulo doido. Por "Samba do crioulo doido" entendemos frio e calor alternados.

Muitos e fortíssimos veranicos marcaram o inverno, bem como alguns eventos isolados de frio extremo. Para os Paulistas foi muito marcante, para quem é do sul foi marcante em alguns episódios extremamente favoráveis a neve. Esse foi o frio. Se estamos pensando em neve, foi excelente, se pensarmos em frio foi um 1965 da vida.

 

Rodada das 12Z: DESASTROSA!

 

Estou quase desistindo.

Link to comment
Share on other sites

Acessem http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavnaus.html e cliquem em 850hpa temperatur

 

Vejam como a linha de 5ºC em 850hpa é bem ampla e chega quase ao paralelo 20º na Austrália. Venho acompanhando o tempo por lá já faz algumas semanas e isso que está acontecendo lá agora não é caso isolado. Os bloqueios praticamente inexistem no outro lado do mundo. Chega a dar nos nervos...

 

Com essa Copa do Mundo gelada e vendo os mapas da oceania chega a dar a impressão que faz frio em todo o mundo menos aqui. tenho que aturar chuvinha de 15ºC em POA...

 

Mas as coisas hão de mudar. Isso não é "normal"...

Link to comment
Share on other sites

Acessem http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavnaus.html e cliquem em 850hpa temperatur

 

Vejam como a linha de 5ºC em 850hpa é bem ampla e chega quase ao paralelo 20º na Austrália. Venho acompanhando o tempo por lá já faz algumas semanas e isso que está acontecendo lá agora não é caso isolado. Os bloqueios praticamente inexistem no outro lado do mundo. Chega a dar nos nervos...

 

Com essa Copa do Mundo gelada e vendo os mapas da oceania chega a dar a impressão que faz frio em todo o mundo menos aqui. tenho que aturar chuvinha de 15ºC em POA...

 

Mas as coisas hão de mudar. Isso não é "normal"...

 

20 graus de latitude equivale, no Brasil, a Espírito Santo, sul de Minas e Mato Grosso do Sul. Quando foi a última vez que a linha de 5C chegou por lá?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pra quem nao gosta de calor, os modelos disponiveis no Weather Underground até apontam coisa boa. Agora, pra quem gosta de frio, tá dificil. Pras 6h00 (9h00 gmt) dos dias 14 a 17, estao prevendo uma enorme mancha de temperatura abaixo de 12 graus, cobrindo a maioria das regioes Sul e Sudeste. Para os pontos mais altos destas regioes (grosso modo, acima de 1200m), aparecem manchas abaixo de 8 graus.

Interessante que a rodada pras 0h00 gmt do dia 15 prevê, prum horario relativamente cedo (21h00 do dia 14), uma mancha sub-12 contínua, começando nos planaltos do Sul, atravessando o planalto do leste paulista, pra chegar até o sul de Minas.

A massa de ar polar que estao prevendo para o dia 20 nao deve adiantar muita coisa pro leste paranaense. Às 9h00, por volta de 1 graus em Curitiba. E depois disto, um veranico abrasador, que vai fazer o pessoal ficar com saudades de ontem e hoje.

No dia 26, nova frente fria entrando no Sul, aparentemente, um filhote de ponei.

Link to comment
Share on other sites

Acessem http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavnaus.html e cliquem em 850hpa temperatur

 

Vejam como a linha de 5ºC em 850hpa é bem ampla e chega quase ao paralelo 20º na Austrália. Venho acompanhando o tempo por lá já faz algumas semanas e isso que está acontecendo lá agora não é caso isolado. Os bloqueios praticamente inexistem no outro lado do mundo. Chega a dar nos nervos...

 

Com essa Copa do Mundo gelada e vendo os mapas da oceania chega a dar a impressão que faz frio em todo o mundo menos aqui. tenho que aturar chuvinha de 15ºC em POA...

 

Mas as coisas hão de mudar. Isso não é "normal"...

 

20 C equivale, no Brasil, a Espírito Santo, sul de Minas e Mato Grosso do Sul. Quando foi a última vez que a linha de 5C chegou por lá?

 

Deve chegar uma vez por década no MS!! ES e MG quase nunca! Na Austrália uma vez a cada duas semanas.... #-o

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Todo os anos, especialmente no inverno, nos iludimos. Vivemos em uma região, em um país em que o frio é esporádico mesmo no inverno. Comparar com outras partes do mundo chega a ser um exercício de masoquismo. É duro, mas devemos aceitar nossa realidade. Invernos excepcionalmente frios são extremamente raros e mesmo estes recheados de ondas de calor amenas a fortes.

Somos guerrilheiros do frio. Um exército de Brancaleone.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

No momento, está em torno de 0° a 850 hpa sobre Montevidéu, sendo que a linha também cruza a cidade de Buenos Aires. Essa mesma temperatura em altitude deverá atingir o extremo S do RS (Chuí) na manhã de domingo, e chega a até 6° sobre POA e entre 2° e 4° em toda a metade S do RS. Na noite de domingo para 2ª-feira, a linha de 2° abrange o E do RS, POA e a serra gaúcha, marcando um forte gradiente térmica até o N do PR. Situação típica de bloquei atmosférico. Já na 2ª-feira o ar frio corre para o Atlântico, e a temperatura mal terá tempo de cair no N do RS, quanto mais em SC e no PR devido à nebulosidade remanescente.

 

A boa notícia é que o ar frio sobre o oceano ocasionará uma maior subsidência sobre o Sudeste, avançando ar frio para o interior da região e permitindo mínimas generosas para toda a área e também a metade E do PR. A linha de 8° a 850 hpa abrande os litorais N de SC, PR e SP. Mantendo-se o céu limpo, a temperatura baixa dos 10° tranquilamente nas áreas elevadas (Curitiba, arredores de SP e, claro, as serras do Rio, SP e MG). O friozinho será sentido na Bahia!

Link to comment
Share on other sites

Todo os anos, especialmente no inverno, nos iludimos. Vivemos em uma região, em um país em que o frio é esporádico mesmo no inverno. Comparar com outras partes do mundo chega a ser um exercício de masoquismo. É duro, mas devemos aceitar nossa realidade. Invernos excepcionalmente frios são extremamente raros e mesmo estes recheados de ondas de calor amenas a fortes.

Somos guerrilheiros do frio. Um exército de Brancaleone.

Abraços.

 

Acho que a culpa é nossa, o BAZ é "pé quente".

Link to comment
Share on other sites

Bom enquanto nao se decidem se vem frio ou nao, vamo aproveita o frio da madrugada do ar seco...

 

olhem as menores do pais hoje...

 

Menores Temperaturas

Pa�s: Brasil Data: 10/06/2006 - 12h UTC

ESTA��O MEDI��O

83813 - CASTRO - PR 2,8 �C

83714 - CAMPOS DO JORDAO - SP 6,0 �C

83840 - CURITIBA - AEROPORTO - PR 6,9 �C

83836 - IRATI - PR 8,3 �C

83736 - SAO LOURENCO - MG 8,4 �C

 

E SJ no inmet com vergonhosos 11°C (as veses eh bom tira uma com o Ronaldo hehe)

Pena que nao da nem pra sent direito esse frio...logo que o sol nasce a temperatura sobe exponensialmente...

 

SEGUNDA ME VINGO...... :twisted: :lol: :wink:

Link to comment
Share on other sites

Bom enquanto nao se decidem se vem frio ou nao, vamo aproveita o frio da madrugada do ar seco...

 

olhem as menores do pais hoje...

 

Menores Temperaturas

Pa�s: Brasil Data: 10/06/2006 - 12h UTC

ESTA��O MEDI��O

83813 - CASTRO - PR 2,8 �C

83714 - CAMPOS DO JORDAO - SP 6,0 �C

83840 - CURITIBA - AEROPORTO - PR 6,9 �C

83836 - IRATI - PR 8,3 �C

83736 - SAO LOURENCO - MG 8,4 �C

 

E SJ no inmet com vergonhosos 11°C (as veses eh bom tira uma com o Ronaldo hehe)

Pena que nao da nem pra sent direito esse frio...logo que o sol nasce a temperatura sobe exponensialmente...

 

SEGUNDA ME VINGO...... :twisted: :lol: :wink:

 

nao so segunda ne,tb terça, quarta, quinta e mais uns 360 dias por ano hehehe

Link to comment
Share on other sites

Todo os anos, especialmente no inverno, nos iludimos. Vivemos em uma região, em um país em que o frio é esporádico mesmo no inverno. Comparar com outras partes do mundo chega a ser um exercício de masoquismo. É duro, mas devemos aceitar nossa realidade. Invernos excepcionalmente frios são extremamente raros e mesmo estes recheados de ondas de calor amenas a fortes.

Somos guerrilheiros do frio. Um exército de Brancaleone.

Abraços.

 

 

Essa nossa realidade já foi bem melhor, os invernos ficaram mais amenos nos últimos dez anos!!!

Vim pra Curitiba hoje de carona, com um agricultor de Campo Mourão de 48 anos, mais de 30 vividos na produção de soja, milho, trigo,etc...

 

Seus pais e avós chegaram na região nos anos 40!!! Como sempre a mesma história: segundo o mesmo, até os anos 70 ele tentou várias vezes cultivar laranja, abacaxi e outras frutas tropicais em pequenas áreas da propriedade, sem sucesso, pois as geadas eram frequentes!!!

Até o café, que em Maringá e Londrina prosperava, em Campo Mourão não engrenou devido as geadas!!!

 

Ele foi bastante enfático ao dizer que a freqência de geadas diminuiu bastante em sua propriedade, e que hoje tem bôa produção dessas culturas tropicais na fazenda!!! Disse que a diferença é grande, pois naqueles tempos o abacaxi nem germinava!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

E a Nina se foi... mas nem chegou direito.. e podem esperar, deve vir nino por aí e os ninos tem sido cada vez mais extremos, mais fortes.....

 

A levar nessa tendencia, vai chegar uma hora que a latitude já relativamente baixa de Sao Joaquim nao mais fará efeito... e a altitude vai mandar cada vez mais... e finalmente Campos tende a ser mais fria que Sao Joaquim.. se já nao for... falei com minha sogra e parece que o termometro registrou algo perto de -2ºC esse sabado de manhã e casa.

Link to comment
Share on other sites

E a Nina se foi... mas nem chegou direito.. e podem esperar, deve vir nino por aí e os ninos tem sido cada vez mais extremos, mais fortes.....

 

A levar nessa tendencia, vai chegar uma hora que a latitude já relativamente baixa de Sao Joaquim nao mais fará efeito... e a altitude vai mandar cada vez mais... e finalmente Campos tende a ser mais fria que Sao Joaquim.. se já nao for... falei com minha sogra e parece que o termometro registrou algo perto de -2ºC esse sabado de manhã e casa.

 

Ainda assim frentes chegarão por aqui, fazendo São Joaquim mais fria que CDJ tanto na média quanto na sensação no inverno.

 

Gringo, na minha opinião este teu cenário não se confirmará!

Link to comment
Share on other sites

Repito: desistam!

 

Nesse momento faz 5ºC em Santana do Livramento, 3ºC em Montevideo e tu acha que irei desistir!! :lol: As perspectivas de curtíssimo-prazo podem até estar desanimadoras, mas não vai ser tão fácil assim me fazer desistir, ainda mais sabendo que o frio existe, basta ver o que faz agora na campanha gaúcha, Uruguai e Argentina. Excelentes mínimas estão ocorrendo nestes locais, isto é, o frio está lá! Temos, então, que concertar o motorzinho que trás ele de lá para nós aqui do Brasil ou esperar que ele volte a engrenar como já ocorreu diversas vezes no passado RECENTE. :wink: Será que o avanço de 500km mais ao norte é tão difícil assim?

Link to comment
Share on other sites

E a Nina se foi... mas nem chegou direito.. e podem esperar, deve vir nino por aí e os ninos tem sido cada vez mais extremos, mais fortes.....

 

A levar nessa tendencia, vai chegar uma hora que a latitude já relativamente baixa de Sao Joaquim nao mais fará efeito... e a altitude vai mandar cada vez mais... e finalmente Campos tende a ser mais fria que Sao Joaquim.. se já nao for... falei com minha sogra e parece que o termometro registrou algo perto de -2ºC esse sabado de manhã e casa.

 

Ainda assim frentes chegarão por aqui, fazendo São Joaquim mais fria que CDJ tanto na média quanto na sensação no inverno.

 

Gringo, na minha opinião este teu cenário não se confirmará!

 

Nao sei se nao se confirmará.. mas se pudesse, apostaria que o sul tende a ter menos frio, mais ou menos como já ocorreu por aqui nas duas ultimas decadas...

Valeu

Link to comment
Share on other sites

E a Nina se foi... mas nem chegou direito.. e podem esperar, deve vir nino por aí e os ninos tem sido cada vez mais extremos, mais fortes.....

 

A levar nessa tendencia, vai chegar uma hora que a latitude já relativamente baixa de Sao Joaquim nao mais fará efeito... e a altitude vai mandar cada vez mais... e finalmente Campos tende a ser mais fria que Sao Joaquim.. se já nao for... falei com minha sogra e parece que o termometro registrou algo perto de -2ºC esse sabado de manhã e casa.

 

Ainda assim frentes chegarão por aqui, fazendo São Joaquim mais fria que CDJ tanto na média quanto na sensação no inverno.

 

Gringo, na minha opinião este teu cenário não se confirmará!

 

Nao sei se nao se confirmará.. mas se pudesse, apostaria que o sul tende a ter menos frio, mais ou menos como já ocorreu por aqui nas duas ultimas decadas...

Valeu

 

Pior do que está não fica. Estamos no fundo do poço. Estamos passando por uma "realização de lucros". Compre na baixa! :wink:

Link to comment
Share on other sites

E a Nina se foi... mas nem chegou direito.. e podem esperar, deve vir nino por aí e os ninos tem sido cada vez mais extremos, mais fortes.....

 

A levar nessa tendencia, vai chegar uma hora que a latitude já relativamente baixa de Sao Joaquim nao mais fará efeito... e a altitude vai mandar cada vez mais... e finalmente Campos tende a ser mais fria que Sao Joaquim.. se já nao for... falei com minha sogra e parece que o termometro registrou algo perto de -2ºC esse sabado de manhã e casa.

 

Ainda assim frentes chegarão por aqui, fazendo São Joaquim mais fria que CDJ tanto na média quanto na sensação no inverno.

 

Gringo, na minha opinião este teu cenário não se confirmará!

 

Nao sei se nao se confirmará.. mas se pudesse, apostaria que o sul tende a ter menos frio, mais ou menos como já ocorreu por aqui nas duas ultimas decadas...

Valeu

 

Pior do que está não fica. Estamos no fundo do poço. Estamos passando por uma "realização de lucros". Compre na baixa! :wink:

 

 

hehehehe saiu se bem!

falou!

Link to comment
Share on other sites

E a Nina se foi... mas nem chegou direito.. e podem esperar, deve vir nino por aí e os ninos tem sido cada vez mais extremos, mais fortes.....

 

A levar nessa tendencia, vai chegar uma hora que a latitude já relativamente baixa de Sao Joaquim nao mais fará efeito... e a altitude vai mandar cada vez mais... e finalmente Campos tende a ser mais fria que Sao Joaquim.. se já nao for... falei com minha sogra e parece que o termometro registrou algo perto de -2ºC esse sabado de manhã e casa.

 

Muita calma nessa hora. Ao soar do primeiro forte bloqueio os campinenses já começam a cantar vitória antes do tempo. E é exatamente o contrário, mesmo em anos tão ruins e com tantos bloqueios, que tem acontecido no final. Mesmo a dinâmica não favorecendo o ingresso de ar frio, São Joaquim ganha em todas as situações e em todos os anos.

Não é a diferença de 200 metros que a faz tão fria em situações de ausência de alimentação de ar frio, é a dinâmica do tempo no sudeste, toalmente diferente da dinâmica do sul.

Tanto é que para que haja comemoração de vocês é necessário estarmos sob um forte bloqueio, onde todo mundo se fod*.

 

E para a comemoração geral de CDJ mais uma vez a saída dos modelos foi uma bosta. Comemorem porque enquanto o inverno não aparece, CDJ será então a expoente do frio brasileiro. E para a informação geral, segundo a página do CPTEC fez 6oC de mínima por lá. A automátiva parece ter ido próximo de 0oC, bela diferença.

Link to comment
Share on other sites

E a Nina se foi... mas nem chegou direito.. e podem esperar, deve vir nino por aí e os ninos tem sido cada vez mais extremos, mais fortes.....

 

A levar nessa tendencia, vai chegar uma hora que a latitude já relativamente baixa de Sao Joaquim nao mais fará efeito... e a altitude vai mandar cada vez mais... e finalmente Campos tende a ser mais fria que Sao Joaquim.. se já nao for... falei com minha sogra e parece que o termometro registrou algo perto de -2ºC esse sabado de manhã e casa.

 

Ainda assim frentes chegarão por aqui, fazendo São Joaquim mais fria que CDJ tanto na média quanto na sensação no inverno.

 

Gringo, na minha opinião este teu cenário não se confirmará!

 

NÃO PERCA TEMPO COM A ESCOLA VICENTINA... :lol:

Link to comment
Share on other sites

E a Nina se foi... mas nem chegou direito.. e podem esperar, deve vir nino por aí e os ninos tem sido cada vez mais extremos, mais fortes.....

 

A levar nessa tendencia, vai chegar uma hora que a latitude já relativamente baixa de Sao Joaquim nao mais fará efeito... e a altitude vai mandar cada vez mais... e finalmente Campos tende a ser mais fria que Sao Joaquim.. se já nao for... falei com minha sogra e parece que o termometro registrou algo perto de -2ºC esse sabado de manhã e casa.

 

Muita calma nessa hora. Ao soar do primeiro forte bloqueio os campinenses já começam a cantar vitória antes do tempo. E é exatamente o contrário, mesmo em anos tão ruins e com tantos bloqueios, que tem acontecido no final. Mesmo a dinâmica não favorecendo o ingresso de ar frio, São Joaquim ganha em todas as situações e em todos os anos.

Não é a diferença de 200 metros que a faz tão fria em situações de ausência de alimentação de ar frio, é a dinâmica do tempo no sudeste, toalmente diferente da dinâmica do sul.

Tanto é que para que haja comemoração de vocês é necessário estarmos sob um forte bloqueio, onde todo mundo se fod*.

 

E para a comemoração geral de CDJ mais uma vez a saída dos modelos foi uma bosta. Comemorem porque enquanto o inverno não aparece, CDJ será então a expoente do frio brasileiro. E para a informação geral, segundo a página do CPTEC fez 6oC de mínima por lá. A automátiva parece ter ido próximo de 0oC, bela diferença.

 

A GRANDE NEVASCA DE 1990 FOI DEVIDO A UM BELO BLOQUEIO SOBRE SC.

Link to comment
Share on other sites

Está sendo um belo domingo no S do RS. Livramento teve mínima de 3,3° e ao meio-dia tinha generosos 9,0°! E isso, ao que indica a radiação solar da estação automática, num dia com céu limpo!! :o E meus pais estão lá, hehe. 8)

Aqui em casa o frio entrou com mais força do que o esperado. Tenho apenas 14,6° e bati 11,3° pela manhã. Com o monte de estratus bloqueando o sol (que por vezes aparece bem fraco), não chego nem a 16°. 8)

Link to comment
Share on other sites

Está sendo um belo domingo no S do RS. Livramento teve mínima de 3,3° e ao meio-dia tinha generosos 9,0°! E isso, ao que indica a radiação solar da estação automática, num dia com céu limpo!! :o E meus pais estão lá, hehe. 8)

Aqui em casa o frio entrou com mais força do que o esperado. Tenho apenas 14,6° e bati 11,3° pela manhã. Com o monte de estratus bloqueando o sol (que por vezes aparece bem fraco), não chego nem a 16°. 8)

 

Realmente, esse frio surpreendeu até aos modelos. Na última hora diminuíram em 4ºC a magnitude do frio. Espero que essa seja a tend~encia do inverno. Que os modelos e nós mesmos nos enganemos com o frio, na prática. Tem-se que colocar as cartas na mesa!

Link to comment
Share on other sites

AMANHÃ SERÁ NOSSA VEZ, EM ALGUNS PONTOS DO MUNICÍPIO E REGIÃO PODERÁ CHEGAR A TÉ -4,0ºC, AQUI EM CASA 0/-2ºC E NO BANDEIRA -1/-3ºC

 

A diferença é que a vez de voces só chega em invasões polares... entao voces tem que ficar rezando....

 

Caio sao 500 metros de diferença. Campos do Jordao tem bairros a 1900 metros de altitude... e toda a borda da mantiqueira está a 2000, o que faz com que se acentue o efeito baixada. Sao Joaquim é um platô flat a 1350 metros... a borda da serra está mais longe.... e a geografia nao favorece baixadas muito acentuadas a nao ser pros ldos da borda e de urubici...

Link to comment
Share on other sites

AMANHÃ SERÁ NOSSA VEZ, EM ALGUNS PONTOS DO MUNICÍPIO E REGIÃO PODERÁ CHEGAR A TÉ -4,0ºC, AQUI EM CASA 0/-2ºC E NO BANDEIRA -1/-3ºC

 

A diferença é que a vez de voces só chega em invasões polares... entao voces tem que ficar rezando....

 

Caio sao 500 metros de diferença. Campos do Jordao tem bairros a 1900 metros de altitude... e toda a borda da mantiqueira está a 2000, o que faz com que se acentue o efeito baixada. Sao Joaquim é um platô flat a 1350 metros... a borda da serra está mais longe.... e a geografia nao favorece baixadas muito acentuadas a nao ser pros ldos da borda e de urubici...

 

Melhor rezar pelo frio do que seca-lo para a permanência dos bloqueios. Muito legal esse frio de vocês hein...

 

Ohhhhh não exagere. Pegue a média dos viventes, não pegue o matagal onde ninguém vive. E se pegares a média de onde se vive estamos em 200m ou pouco mais que não são nada, mas nada a se comparar a diferença de latitude. E isso já foi por demais debatido aqui, estamos voltando a velha discussão. Veja as médias dos anos horríveis tanto para o sul como para o sudeste, veja as médias nos anos bons.

Não há mais o que se discutir sobre este assunto, os números estão aí, divirta-se.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.