Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Junho


Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ainda são apenas luzes no fim do túnel, há até uma certa convergência para esta erupção, assim como os modelos começaram a devolver uma pequena parte do frio que entra no próximo final de semana

Esperamos que o frio do dia 18 se confirme e fortaleça. Quem sabe não tenhamos alguma surpresinha com o frio do dia 12, o europeu das 12z ainda deu uma minima esperança, com uma baixa na altura de Santa Catarina e a alta pressão não tão oceânica. (O baziano não desiste.. hehe 8) )

 

Mas a maior atenção no momento para mim é na chance de chuva que os modelos estão indicando entre amanhã e quarta para o sul-oeste do Paraná e Centro-Oeste de Santa Catarina. Pode haver uma boa precipitação, para áreas que acredito que estão passando por uma forte estiagem. Vamos torcer para isso!! :wink:

Link to comment
Share on other sites

 

[-X Muito pelo contrário, Samuel. O modelo norte-americano agora coloca uma MP de forte intensidade entrando pelo sul do Brasil nos dias 18, 19 e 20. Tá dando neve fraca para o planalto sul-catarinense. E dessa vez essa MP vai ser confirmada pelos modelos, pois estarei, nestes 3 dias, em Brasília. :evil: Pé-frio (ou quente...) é f....

 

NÃO PERCA TEMPO COM PESSIMISTAS. :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Vc fala isso pq vc ta em SJ. Mesmo numa massa de ar polar mixuruca, vc ve geada as 9 da noite.

Vem passar um tempo aqui no PR, ou mais especificamente, no leste do PR, pra ver se vc ja nao fica pessimista rapidinho, hehehe.

Aqui se nao é a falta de uma massa polar, é o deslocamento errado, ou um bloqueio atmosferico, ou se chega, temos que ficar rezando pra nao apareçe maldiçao maldita. Ta loco, muito sofrimento hehe.

Link to comment
Share on other sites

chance de chuva que os modelos estão indicando entre amanhã e quarta para o sul-oeste do Paraná e Centro-Oeste de Santa Catarina. Pode haver uma boa precipitação, para áreas que acredito que estão passando por uma forte estiagem. Vamos torcer para isso!! :wink:

 

Os modelos mantiveram a tendência... Resta torcer para uma boa quantidade de chuva! Há chance de boa chuva também para o Sul na frente semi-estacionária que irá chegar entre os dias 10 e 11.

Aqui para SP até o dia 08 as temperaturas ficam estáveis, com uma queda entre os dias 08 e 10, principalmente nas mínimas. Pode chover alguma coisa na tarde do dia 07 e também no dia 11, mas provavelmente só serão traços de precipitação.

Na falta do frio torçamos para a chuva!

Link to comment
Share on other sites

Simplesmente ridícula essa situação vivida por São Joaquim nesta madrugada. Só pode ter uma maldição, uma macumba ou coisa igual. Tinha tudo pra zerar aí quanto estava todo mundo feliz vem um vento sei lá da onde e tchau, bye, bye. Esse ano tá triste pra extremos, tá feia a coisa!

 

A título de informação: a ressaca foi até maior que se esperava. Surfistas confirmam hoje no jornal Diário Catarinense que algumas séries atingiram os 6 metros no domingo.

Link to comment
Share on other sites

Simplesmente ridícula essa situação vivida por São Joaquim nesta madrugada. Só pode ter uma maldição, uma macumba ou coisa igual. Tinha tudo pra zerar aí quanto estava todo mundo feliz vem um vento sei lá da onde e tchau, bye, bye. Esse ano tá triste pra extremos, tá feia a coisa!

 

A título de informação: a ressaca foi até maior que se esperava. Surfistas confirmam hoje no jornal Diário Catarinense que algumas séries atingiram os 6 metros no domingo.

 

Nosso clima subtropical está ficando mais para Califórnia do que para Texas, acho que o Tomasini deveria começar desde já a plantar uvas, quem sabe no encontro do ano que vem a gente possa saborear a primeira safra :lol:

Link to comment
Share on other sites

Simplesmente ridícula essa situação vivida por São Joaquim nesta madrugada. Só pode ter uma maldição, uma macumba ou coisa igual. Tinha tudo pra zerar aí quanto estava todo mundo feliz vem um vento sei lá da onde e tchau, bye, bye. Esse ano tá triste pra extremos, tá feia a coisa!

 

A título de informação: a ressaca foi até maior que se esperava. Surfistas confirmam hoje no jornal Diário Catarinense que algumas séries atingiram os 6 metros no domingo.

 

PARABÉNS, ACERTOU EM CHEIO. NÃO ACREDITEI QUE CHEGARAIM TÃO FORTE A COSTA. FICOU MAIS FORTE NA JOACA E MOLE, NAS OUTRAS NÃO TEVE NADA DE ANORMAL, SEGUNDO O RAPOSÃO.

 

NÃO FOI A MAIOR, A MAIOR FOI EM SETEMBRO DE 2005, MAIS VIOLENTE QUE ESTA. ESTA FOI A MAIOR SURFÁVEL.

Link to comment
Share on other sites

Simplesmente ridícula essa situação vivida por São Joaquim nesta madrugada. Só pode ter uma maldição, uma macumba ou coisa igual. Tinha tudo pra zerar aí quanto estava todo mundo feliz vem um vento sei lá da onde e tchau, bye, bye. Esse ano tá triste pra extremos, tá feia a coisa!

 

A título de informação: a ressaca foi até maior que se esperava. Surfistas confirmam hoje no jornal Diário Catarinense que algumas séries atingiram os 6 metros no domingo.

 

PARABÉNS, ACERTOU EM CHEIO. NÃO ACREDITEI QUE CHEGARAIM TÃO FORTE A COSTA. FICOU MAIS FORTE NA JOACA E MOLE, NAS OUTRAS NÃO TEVE NADA DE ANORMAL, SEGUNDO O RAPOSÃO.

 

NÃO FOI A MAIOR, A MAIOR FOI EM SETEMBRO DE 2005, MAIS VIOLENTE QUE ESTA. ESTA FOI A MAIOR SURFÁVEL.

 

Obrigado, mas eu não acertei nada, até que porquê também acreditava na redução considerável que os modelos mostravam. Agora imagine o que não aconteceu em alto mar com aquele ciclonão bombando?

Link to comment
Share on other sites

Ou seja, já tem um bando de loucos achando que desta vez teremos um monstro histórico , 20 cm de neve em SJ, neve em POA, etc... É assim desde que eu entro no BAZ: a saída dos sonhos 20 dias antes e o duro inferno da realidade tropical quando chega a hora!! Se fizermos um retrospecto das expectativas já criadas no BAZ já tivemos uns 8 ou 10 monstros desde outubro de 2002. O engraçado é que não acumulou mais de 5 cm em nenhum lugar do Brasil em nenhuma ocasião desde lá, he he he!!

 

Gente, caiam na real! Não vai ter monstro histórico nenhum! Monstros são coisas do passado! Aliás, acho que a grande marca deste inverno será a ausência de extremos. Só torço para que numa das MP continentais médias se forme um bom ciclone na costa e eu não precise vender minha parte no terreno, he he he!! Essa é a minha esperança!! Algo como 2002 já seria de ótimo tamanho!

 

PELO JEITO, TU É O AZARÃO DO BAZ... :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Diminuiu um pouco do frio para o início da semana que vem, mas a temperatura vai cair sim, especialmente no sul do RS, com mínimas muito baixas.

 

O frio forte pra região de Porto Alegre parece que só virá mesmo depois do dia 21, acredito que os últimos 10 dias do mês serão bem frios!

 

Sds!

 

é verdade, por enquanto os modelos indicam frio para o Sul do Rio Grande, com mínimas entre 4-7ºC nos dias 11 e 12, para o restante da região o frio não deverá ser muito forte.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Diminuiu um pouco do frio para o início da semana que vem, mas a temperatura vai cair sim, especialmente no sul do RS, com mínimas muito baixas.

 

O frio forte pra região de Porto Alegre parece que só virá mesmo depois do dia 21, acredito que os últimos 10 dias do mês serão bem frios!

 

Sds!

 

Pois eu acredito que não vem frio forte nenhum este mês! E quando vier durante o inverno serão nossos velhos monstros maritimizados, que todos vão falar "Ah, mas se tivesse um ciclone"!! Esquecem que a combinação massa polar forte e ciclone na costa do RS/SC não existe mais há tempos. Preparem-se para o pior!

 

Eu acredito, sim, que a anomalia de junho baterá a de maio, compensando-a e zerando a anomalia negativa do inverno climático!!

 

E em julho voltaremos ao normal, ou seja, teremos uma anomalia média de + 3,0 em Curitba e + 1,5oC em POA e SJ, com veranicos permanentes e "invernicos" de vez em quando!!

 

Na prática, já estamos em El Niño, assim como na prática estávamos em 2005!

 

Em tempos de aquecimento global, a menina só vem no verão e dura pouco!

 

Quero ver ao final do inverno se eu serei ainda considerado um pessimista!

Link to comment
Share on other sites

Palma, palma, não priemos cânico!

 

A situação prevista não é ruim, nem boa. Frentes frias virão, mas nada de espetacular até agora para os próximos 15 dias.

 

O inverno climático "bem" começou e os temores já começam. Tá certo, a nossa base está ruim...

 

 

 

Mudando um pouco de assunto, ontem estava pensando sobre o que o Zé Vicente falou sobre o nosso clima, que ele estava se tornando mediterrâneo e tal. No fundo, ele tem um pouco de razão se nos basearmos no que vemos tendo. Tivemos um mês de maio bem frio na média, mas sem aquela sensação típica de inverno com frio durante o dia todo. As tardes eram mornas com temperaturas que rondavam, sempre, entre os 18ºC/22ºC com sol. Isso nos fornece uma sensação de frescor, não obrigando ninguém a usar roupas pesadas durante o dia inteiro (ao menos em Porto Alegre). O que compensava eram as mínimas. A amplitude foi marcante neste maio. Aliás, o inverno brasiliense possui esse padrão, porém com mínimas e máximas mais altas. Não há uma sensação marcada de frio. Torço para que máximas inferiores à 16ºC possam reinar em POA doravante.

Link to comment
Share on other sites

Bom, vou dar minha humilde opinião, nada de frio forte antes do dia 18 ou 19.

O que pode nos animar é a chuva, que pelos modelos, apesar de não ser em uma quantidade boa, pelo menos vai ser mais frequente.

 

 

Obs: desculpe-me se escreví alguma besteira.

 

 

 

Abraços

 

 

Nazareno de Oliveira

___________________

Que venha a neve

Link to comment
Share on other sites

Diminuiu um pouco do frio para o início da semana que vem, mas a temperatura vai cair sim, especialmente no sul do RS, com mínimas muito baixas.

 

O frio forte pra região de Porto Alegre parece que só virá mesmo depois do dia 21, acredito que os últimos 10 dias do mês serão bem frios!

 

Sds!

 

Pois eu acredito que não vem frio forte nenhum este mês! E quando vier durante o inverno serão nossos velhos monstros maritimizados, que todos vão falar "Ah, mas se tivesse um ciclone"!! Esquecem que a combinação massa polar forte e ciclone na costa do RS/SC não existe mais há tempos. Preparem-se para o pior!

 

Eu acredito, sim, que a anomalia de junho baterá a de maio, compensando-a e zerando a anomalia negativa do inverno climático!!

 

E em julho voltaremos ao normal, ou seja, teremos uma anomalia média de + 3,0 em Curitba e + 1,5oC em POA e SJ, com veranicos permanentes e "invernicos" de vez em quando!!

 

Na prática, já estamos em El Niño, assim como na prática estávamos em 2005!

 

Em tempos de aquecimento global, a menina só vem no verão e dura pouco!

 

Quero ver ao final do inverno se eu serei ainda considerado um pessimista!

 

 

infelizmente vou concordar contigo. Com a SOI nos patamares atuais não tem jeito. Mais um inverno jogado no lixo... e pelo que vemos é uma tendência permanente para os próximos anos/décadas.

Realmente lamentável o que restou do nosso clima.

Link to comment
Share on other sites

COMO JÁ FALEI COM O VICENTE POR MP COM O TÍTULO"CHORAÕOOOOOOOO"

 

EVENTOS DE INVERNOS QUENTE SÃO COMUNS NO SUL DO BRASIL, INCLUSIVE EM S.J.

 

NA REGIÃO SUL NÃO TEMOS MUDANÇAS TÃO SIGNIFICATIVAS COMO ALARDEAM AO QUATRO CANTOS.

 

TEMOS CICLOS DE PERÍODOS MAIS FREQUENTES DE INVERNOS ACIMA OU ABAIXO DA MÉDIA.

 

ANALISANDO OS DADOS DE S.JOAQUIM VEREMOS QUE TIVEMSO PERÍODOS BEM PIORES QUE OS ÚLTIMOS 10 ANOS.

 

CTBA NÃO ESTÁ TROPICALIZADA, AS SUAS MÉDIAS ESTÃO DENTRO DO PADRÃO QUANDO COMPARADAS COM A SÉRIE DE 31/60, CLARO QUE ESTÁ ATRAVESSANDO UM PERÍODO DE INVERNOS RUINS COMO JÁ ATRAVESSOU NO PASSADO E ATRAVESSARÁ NO FUTURO. O REGIME DE CHUVA TAMBÉM É MUITO VARIÁVEL EM NOSSA LATITUDE E É O QUE ESTAMOS PRESENCIANDO COM QUASE 5 ANOS DE CHUVA MUITO MAU DISTRIBUÍDA.

 

OUTRO FATOR MUITO FORTE É A URBANIZAÇÃO, FATO MARCANTE PARA CIDADES COMO SP E CENTRO MAIORES DE 1 MILHÃO DE HABITANTES E ATÉ MENORES. EM LAGES A FREQUÊNCIA DE GEADAS NA CIDADE, ESPECIALMENTE NO CENTRO, REDUZIU BEM, POIS GEADA FRACA NÃO APARECE POR LÁ E MÍNIMAS NEGATIVAS SÃO MENOS FREQUENTES DEVIDO AO CIMENTO E ASFALTO EM VOLTA. ATÉ S.JOAQUIM JÁ SE VERIFICA ISTO! AGORA IMAGINEM EM CIDADES COMO CTBA, POA E SP!! FPOLIS ERA COMUM A OCORRÊNCIA DE GEADA NA ÁREA URBANA, QUEM CONHECE A CAPITAL, A ONDE É AS LOJAS AMERICANAS, CENTRO, ATÉ A DÉCADA DE 60 ERA COMUM TER ALGUNS DIAS DE GEADA EM PLENO CENTRO DA CIDADE!, HOJE É RARÍSSIMO, MAIS NO INTERIOR DA ILHA CONTINUA COMO DANTES...

 

OS LIMITES VEGETAIS CONTINUAM "FIXOS" NO SUL, NÃO CONSEGUES TER UM COCO DA BAHIA ABAIXO DE ARARANGUÁ E REGIÃO E NÃO TENS COQUEIRO COMUM EM SC ACIMA DOS 1000/1100 m, PARÂMETROS QUE DEFINEM MUITO MAIS AS MUDANÇAS DE CLIMA QUE NOSSA FANTASIA DE FRIO CONSTANTE. ISTO AQUI, EM OUTROS LUGARES DO MUNDO HOUVE MUDANÇA, POIS O CLIMA NÃO É ESTÁTICO E O AQUECIMENTO OU RESFRIAMENTO , PARA MIM, É MUITO MAIS POR CAUSAS NATURAIS QUE OCASIONADO PELO HOMEM, NÓS AJUDAMOS EM MUITO A PIORAR OS EFEITOS E DÁ UM EMPURRANZINHO. MUDANÇA DE CLIMA, ACREDITO DEVIDO AO SER HUMANO, QUANDO ACABARMOS COM A AMAZÔNIA, AÍ SIM SOFREREMOS DURAMENTE NA PELE POR ESTE CAPITALISMO SELVAGEM E BURRO (NÃO ESTOU CUTUCANDO O TOMASINI, ANTES QUE SE SINTA OFENDIDO, NÃO TEM NADA HAVER CONTIGO), POIS O SER HUMANO É TÃO BURRO QUE NÃO V~E QUE ESTÁ PIORANDO AS CONDIÇÕES DE HABITABILIDADE DO PALNETA PARA ELE MESMO.

 

DADOS

 

DESVIOS NO INVERNO CLIMÁTICO EM S.J.

 

MAIO A SETEMBRO

 

1958 +0,3/ +1,6/ +2,7/ -0,1/ +1,5

 

1965 -0,3/ +2,2/ -0,2/ +0,7/ +1,3

 

1966 +1,7/ +1,4/ +1,2/ -1,0/ -0,4

 

1967 +3,2*/ +0,3/ +1,5/ +1,9*/ +1,1

 

1968 +1,0/ +0,6/ -0,1/ -0,6/ -0,6

 

1969 +1,7/ +0,6/ +0,3/ -0,2/ +1,5

 

1970 +2,5/ +0,9/ +0,2/ -0,8/ +0,6

 

1972 +2,7/ +3,1*/ +0,9/ -0,4/ +0,6

 

1973 +1,5/ +1,8/ +1,4/ -1,4/ -0,6

 

1975 +0,1/ +0,5/ -1,1/ +1,1/ +0,4

 

1977 +0,8/ +1,2/ +2,5*/ +0,2/ +2,3

 

1982 +3,0/ +1,1/ +1,1/ +1,0/ ---

 

1995 -0,4/ +0,8/ +1,7/ +2,5/ -0,4

 

 

 

 

 

1998 -0,6/ -0,7/ +0,2/ -0,4/ -1,2

 

1999 -1,8/ -0,8/ -0,8/ 0,0/ +0,3

 

2000 -1,3/ +1,8/ -2,9/ -0,3/ -0,9

 

2001 -1,1/ +0,4/ +0,6/ +2,3/ -0,3

 

2002 +1,6/ +1,4/ -0,1/ +1,5/ -1,4

 

2003 -0,6/ +2,1/ +1,7/ -1,9/ +0,1

 

2004 -1,8/ +1,4/ -1,3/ +0,2/ +2,3

 

2005 +1,4/ +2,4/ -1,0/ +1,7/ -2,7*

 

2006 -2,1

 

 

* RECORDES

 

 

AQUI EM S.JOAQUIM O PESSOAL TAMBÉM FALA "ANTIGAMENTE ERA FRIO , DAVA MAIS GEADA,..."

 

ESTE ANO, COM CERTEZA, TIVEMOS O PERÍODO, 16/04/2006 A 31/05/06 MAIS FRIO JÁ REGISTRADO EM S.JOAQUIM, APENAS NÃO HOUVE EXTREMOS. ISTO, GUARDANDO AS PROPORÇÕES, PARA VÁRIAS CIDADES DO SUL DO BRASIL.

 

 

ENTÃO PAREM DE FICAR CHORAMINGANDO COISAS QUE SÃO RECORRENTES.

 

PARA FINALIZAR E PARA O VICENTE VENDER DE VEZ O TERRENO, TUDO INDICA QUE TEREMOS UM INVERNO QUENTE NOVAMENTE....

Link to comment
Share on other sites

Poxa, Zé, o primeiro sinal de aquecimeto de junho e tu já estás jogando todo o inverno para o espaço!!

Em junho de 2000, eu e o Bruno conversávamos sobre o inverno e ele estava pessimista quanto àquele ano. O Bruno me disse que teríamos um inverno semelhante ao de 1998, com vários bloqueios, sempre fresco e morno e nublado. Junho de 2000 foi fraco com frio isolado ao final do mês, mas julho todo mundo sabe o que foi.

 

Junho parece começar bem ameno, mas o único indicativo de calor que temos até o momento são os próximos 3 dias, começando por hoje. E Curitiba o tempo pode virar só na 2ª-feira. Há um claro bloqueio atmosférico.

No passado, em ano como 1994, 1995, 1997 e 1998, o frio apareceu de modo mais significativo só no final do mês, sendo que em 94 tivemos uma poderosa onda de frio, e 95 e 97 o frio foi muito intenso!! Em 1996, que em geral teve um junho muito gelado, todo o último decênio foi excelente!!

 

Parece que estamos repetindo, em 2006, o padrão da 2ª metade dos anos 90, porém com a ausência do veranico em maio. O quadro que apresentei aqui não dão conclusões firmes quanto ao comportamente de 2006, porém ajudam a dar um parâmetro.

 

Por fim, quanto às expectativa de que o inverno será um horror, uma maravilha, ou de que teremos uma graaaaande onda de frio para o final do mês, reitero aqui minha aposta: não aposto NADA, nem mesmo um mísero pêlo pubiano, nem mesmo um grão de areia em qualquer coisa que seja e que ajude a elevar ou soterrar as expecativas do BAZ. Previsão é previsão e, do jeito que os modelos dançam, vai ser meu bem-estar que vai dançar se eu apostar em alguma expectativa futura quanto ao frio.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Volta a possibilidade de forte onda de frio entre os dias 16/17. Chama a atenção a formação de uma baixa frente ao litoral de SC no dia 22.

 

É verdade Caio, e essa baixa iria trazer (realimentar) ar frio oceanico para o Sul e SP

Vamos aguardar e torcer (pela milésima vez) para o quadro se confirmar, hehe :oops:

Link to comment
Share on other sites

Achei estranho, mesmo com La Niña, não ter havido eventos de frio extremo.

 

Frio extremo é raro em qualquer condição em meses como abril e maio. Agora, se formos comparar apenas o mês, tivemos temperaturas mínimas que há 20/30 anos não ocorriam em algumas localidades. Aí sim, é possível comparar e dizer que foi forte!

Link to comment
Share on other sites

Volta a possibilidade de forte onda de frio entre os dias 16/17. Chama a atenção a formação de uma baixa frente ao litoral de SC no dia 22.

 

É verdade Caio, e essa baixa iria trazer (realimentar) ar frio oceanico para o Sul e SP

Vamos aguardar e torcer (pela milésima vez) para o quadro se confirmar, hehe :oops:

 

Posso estar enganado, mas acho que a única massa de ar polar prognosticada que realmente não vingou foi a do final de maio/início de junho. As outras, enfraquecidas ou não, conseguiram chegar. Em outros anos já vimos coisa bem pior. Acho que vamos atravessar um mês meia-boca, com esperança só lá pra o final mesmo.

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Desde que me conheço por gente (45 anos) sempre tivemos frio e calor calor e frio. Até mesmo em julho. Bata pegarmos as estatísticas que não mentem. O inverno neste paralelo onde situa-se o RS principalmente, é marcado por extremos. ALGUÉM SE LEMBRA DO QUE ANTECEDEU O JULHO DE 2000? ALGUÉM SE LEMBRA QUE FEZ 30 GRAUS DIAS ANTES DE NEVAR?

 

naõ. memória curta é brabo mas todos temos.

 

Eu aposto em frio ainda na segunda quinzena. E acredito que julho não vai nos decepcionar!

Link to comment
Share on other sites

-O detalhe é que La Niña, traz frio mais constante, não extremos de frio.

- Também acho que junho mais quente, é bom pra neve.Especialmente na primeira quinzena de junho, não recordo de grandes entradas de ar frio, já na segunda quinzena a situação inverte-se, com gigantescas MPs.

- Inclusive os meus períodos preferenciais para frio ( normalmente), em junho do dia 18 até o final do mês, julho do dia 1º ao dia 10 e do dia 20 até o final do mês, e agosto depois do dia 15.

Link to comment
Share on other sites

Volta a possibilidade de forte onda de frio entre os dias 16/17. Chama a atenção a formação de uma baixa frente ao litoral de SC no dia 22.

 

olha aí, gente!

 

e bem nos dias que estarei em lajes!!!

 

eu sou pé quente em matéria de frio: neve, geada forte, dia mais do ano em 2004, pego tudo....hehehe

 

to confiante!!!

 

abraços

 

 

PS: caio, remeti tudo por sedex. chegará amanhã a tarde. se puder ir sexta, horário comercial, no tribunal de justiça, fico agradecidíssimo!!!

:D

Link to comment
Share on other sites

Volta a possibilidade de forte onda de frio entre os dias 16/17. Chama a atenção a formação de uma baixa frente ao litoral de SC no dia 22.

 

Caio, ainda complementando o que disseste, o frio, além de ser alentador para a neve, tá pintando duradouro. Falta pouco mais de uma semana. Se entrar para a previsão de 7 dias com esta tendência, ela muito provavelmente se confirma. Rezem, rezem! [-o< :prayer:

Link to comment
Share on other sites

Volta a possibilidade de forte onda de frio entre os dias 16/17. Chama a atenção a formação de uma baixa frente ao litoral de SC no dia 22.

 

Caio, ainda complementando o que disseste, o frio, além de ser alentador para a neve, tá pintando duradouro. Falta pouco mais de uma semana. Se entrar para a previsão de 7 dias com esta tendência, ela muito provavelmente se confirma. Rezem, rezem! [-o< :prayer:

 

Mateve o frio na rodada das 18Z! Tirou o ciclone da costa no dia 22.

Link to comment
Share on other sites

Volta a possibilidade de forte onda de frio entre os dias 16/17. Chama a atenção a formação de uma baixa frente ao litoral de SC no dia 22.

 

Caio, ainda complementando o que disseste, o frio, além de ser alentador para a neve, tá pintando duradouro. Falta pouco mais de uma semana. Se entrar para a previsão de 7 dias com esta tendência, ela muito provavelmente se confirma. Rezem, rezem! [-o< :prayer:

 

Mateve o frio na rodada das 18Z! Tirou o ciclone da costa no dia 22.

 

Ele aumentou o frio e deslocou seu núcleo para o dia 18. Agora coloca, inclusive, paraguaias esparças na região das hortências. Para o Planalto sul-catarinense neve fraca. A dúvida vai ser se a tendência é mantida :-k

Link to comment
Share on other sites

 

CTBA NÃO ESTÁ TROPICALIZADA, AS SUAS MÉDIAS ESTÃO DENTRO DO PADRÃO QUANDO COMPARADAS COM A SÉRIE DE 31/60, CLARO QUE ESTÁ ATRAVESSANDO UM PERÍODO DE INVERNOS RUINS COMO JÁ ATRAVESSOU NO PASSADO E ATRAVESSARÁ NO FUTURO. O REGIME DE CHUVA TAMBÉM É MUITO VARIÁVEL EM NOSSA LATITUDE E É O QUE ESTAMOS PRESENCIANDO COM QUASE 5 ANOS DE CHUVA MUITO MAU DISTRIBUÍDA.

 

OUTRO FATOR MUITO FORTE É A URBANIZAÇÃO, FATO MARCANTE PARA CIDADES COMO SP E CENTRO MAIORES DE 1 MILHÃO DE HABITANTES E ATÉ MENORES. EM LAGES A FREQUÊNCIA DE GEADAS NA CIDADE, ESPECIALMENTE NO CENTRO, REDUZIU BEM, POIS GEADA FRACA NÃO APARECE POR LÁ E MÍNIMAS NEGATIVAS SÃO MENOS FREQUENTES DEVIDO AO CIMENTO E ASFALTO EM VOLTA. ATÉ S.JOAQUIM JÁ SE VERIFICA ISTO! AGORA IMAGINEM EM CIDADES COMO CTBA, POA E SP!! FPOLIS ERA COMUM A OCORRÊNCIA DE GEADA NA ÁREA URBANA, QUEM CONHECE A CAPITAL, A ONDE É AS LOJAS AMERICANAS, CENTRO, ATÉ A DÉCADA DE 60 ERA COMUM TER ALGUNS DIAS DE GEADA EM PLENO CENTRO DA CIDADE!, HOJE É RARÍSSIMO, MAIS NO INTERIOR DA ILHA CONTINUA COMO DANTES...

 

OS LIMITES VEGETAIS CONTINUAM "FIXOS" NO SUL, NÃO CONSEGUES TER UM COCO DA BAHIA ABAIXO DE ARARANGUÁ E REGIÃO E NÃO TENS COQUEIRO COMUM EM SC ACIMA DOS 1000/1100 m, PARÂMETROS QUE DEFINEM MUITO MAIS AS MUDANÇAS DE CLIMA QUE NOSSA FANTASIA DE FRIO CONSTANTE. ISTO AQUI, EM OUTROS LUGARES DO MUNDO HOUVE MUDANÇA, POIS O CLIMA NÃO É ESTÁTICO E O AQUECIMENTO OU RESFRIAMENTO , PARA MIM, É MUITO MAIS POR CAUSAS NATURAIS QUE OCASIONADO PELO HOMEM, NÓS AJUDAMOS EM MUITO A PIORAR OS EFEITOS E DÁ UM EMPURRANZINHO. MUDANÇA DE CLIMA, ACREDITO DEVIDO AO SER HUMANO, QUANDO ACABARMOS COM A AMAZÔNIA, AÍ SIM SOFREREMOS DURAMENTE NA PELE POR ESTE CAPITALISMO SELVAGEM E BURRO (NÃO ESTOU CUTUCANDO O TOMASINI, ANTES QUE SE SINTA OFENDIDO, NÃO TEM NADA HAVER CONTIGO), POIS O SER HUMANO É TÃO BURRO QUE NÃO V~E QUE ESTÁ PIORANDO AS CONDIÇÕES DE HABITABILIDADE DO PALNETA PARA ELE MESMO.

 

 

 

Sem querer fugir do tema do topico,mas nao concordo sobre Curitiba. Claro que qdo a gente fala que Curitiba ta tropicalizando é modo de dizer, pois para se mudar um padrao climatico e até vegetaçao, como vc disse, nao é de uma hora pra outra em 10 ou 20 anos.

 

Mas acho que esta mais do que claro que na decada de 90 e agora na decada de 00, Curitiba esquentou em relaçao a média de 31-60 e 60-90.

 

Concordo que em grande parte foi por causa da urbanizaçao. Mas parte foi por causa da falta de frio mesmo (ou excesso de calor).

 

Curitiba e POA tiveram crescimento semelhante nos ultimos 20 anos. MAs Curitiba vem costantemente mostrando anomalias de 3°C enquanto POA no mesmo mes tem anomalia de 1°C.

 

Fazer 0°C na Lapa enquanto Curitiba tem 6°C é causa da urbanizaçao.

Veranico de 20 dias no meio do inverno, ou um mes de abril com comportamento de verao, nao é causa da urbanizaçao.

Link to comment
Share on other sites

Volta a possibilidade de forte onda de frio entre os dias 16/17. Chama a atenção a formação de uma baixa frente ao litoral de SC no dia 22.

 

Caio, ainda complementando o que disseste, o frio, além de ser alentador para a neve, tá pintando duradouro. Falta pouco mais de uma semana. Se entrar para a previsão de 7 dias com esta tendência, ela muito provavelmente se confirma. Rezem, rezem! [-o< :prayer:

 

Mateve o frio na rodada das 18Z! Tirou o ciclone da costa no dia 22.

 

Ele aumentou o frio e deslocou seu núcleo para o dia 18. Agora coloca, inclusive, paraguaias esparças na região das hortências. Para o Planalto sul-catarinense neve fraca. A dúvida vai ser se a tendência é mantida :-k

 

Tá bonita esta rodada. Ainda um pouco distante, mas acredito que alguma coisa tem que sair disso! Falta um pouco de umidade pra combinar.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, achei uma estação online no wunderground sensacional! Ela é muito curiosa para aqueles que gostam de acompanhar o tempo na argentina.

 

Ela está na Pca de San Luis, à quase 33ºS e à 1600 metros de altitude.

 

Andei dando uma olhada nela e percebi que ela possui média de julho de cerca de 6ºC. Acho que ela deve ser 1,5ºC mais fria que locais com a mesma altitude na região de São Joaquim. Reparem nos históricos.

 

Acessem e coloquem no favorito de vcs. Vai ser bom acompanhar este inverno.

 

Divirtam-se: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISANLUIS4

Link to comment
Share on other sites

Temperature for June/July/August

 

 

O MODELO BRITÂNICO DÁ FRIO FORTE PARA O TRIMESTRE JJA.

 

É O ÚNICO!

 

Os quinze primeiros dias de junho ele já errou, veremos se a segunda quinzena recupera o que foi perdido na primeira.

 

Vale lembrar.

 

Temperatura média normal para POA no trimestre JJA

 

média junho 14,3

média julho 14,5

média agosto 15,3

média trimestre 14,7

 

Temperatura média do tão falado 2000 para POA no trimestre JJA

 

média junho 16,4

média julho 11,3

média agosto 14,0

média trimestre 13,9 :D

 

Anomalia de -0,8 para o trimestre JJA.

Se estivéssemos em junho de 2000, que teve anomalia muito forte de +2,1, estaríamos dizendo:

Não faz mais frio!!!

Ter um trimestre maio, junho e julho muito frios no sul do "tropicaliente" Brasil, já seria o inicio da nova era glacial.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, achei uma estação online no wunderground sensacional! Ela é muito curiosa para aqueles que gostam de acompanhar o tempo na argentina.

 

Ela está na Pca de San Luis, à quase 33ºS e à 1600 metros de altitude.

 

Andei dando uma olhada nela e percebi que ela possui média de julho de cerca de 6ºC. Acho que ela deve ser 1,5ºC mais fria que locais com a mesma altitude na região de São Joaquim. Reparem nos históricos.

 

Acessem e coloquem no favorito de vcs. Vai ser bom acompanhar este inverno.

 

Divirtam-se: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISANLUIS4

 

 

Conforme a média do atual mês de junho, acho que os 1600 metros lá do Cruzeiro não perdem em nada para os dados desta estação de San Luis. Vamos ver como fica agora no trio JJA (by Ronaldo)

Link to comment
Share on other sites

Detalhe: a primeira rodada dos sonhos saiu há 7 dias. E ela colocava o frio exatamente para... 6 dias antes.

Me lembra o Ensemble do Cptec, que vivia prevendo (sempre pra dqui há muito dias) um frio de 5 graus que se manifestaria em algum dia de maio de 2005 aqui em Curitiba. Mas nao se manifestou.

Quando rodadas dos sonhos aparecerem com uma semana ou menos de antecedencia, daí me permitirei ser otimista.

Link to comment
Share on other sites

Temperature for June/July/August

 

 

O MODELO BRITÂNICO DÁ FRIO FORTE PARA O TRIMESTRE JJA.

 

É O ÚNICO!

 

Os quinze primeiros dias de junho ele já errou, veremos se a segunda quinzena recupera o que foi perdido na primeira.

 

Vale lembrar.

 

Temperatura média normal para POA no trimestre JJA

 

média junho 14,3

média julho 14,5

média agosto 15,3

média trimestre 14,7

 

Temperatura média do tão falado 2000 para POA no trimestre JJA

 

média junho 16,4

média julho 11,3

média agosto 14,0

média trimestre 13,9 :D

 

Anomalia de -0,8 para o trimestre JJA.

Se estivéssemos em junho de 2000, que teve anomalia muito forte de +2,1, estaríamos dizendo:

Não faz mais frio!!!

Ter um trimestre maio, junho e julho muito frios no sul do "tropicaliente" Brasil, já seria o inicio da nova era glacial.

 

Muito, mas muito bem observado!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, achei uma estação online no wunderground sensacional! Ela é muito curiosa para aqueles que gostam de acompanhar o tempo na argentina.

 

Ela está na Pca de San Luis, à quase 33ºS e à 1600 metros de altitude.

 

Andei dando uma olhada nela e percebi que ela possui média de julho de cerca de 6ºC. Acho que ela deve ser 1,5ºC mais fria que locais com a mesma altitude na região de São Joaquim. Reparem nos históricos.

 

Acessem e coloquem no favorito de vcs. Vai ser bom acompanhar este inverno.

 

Divirtam-se: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISANLUIS4

 

Show de bola Bruno, belíssimo achado!

 

Pela localização com toda a certeza é bem mais fria que São Joaquim ou o nosso terreno no Cruzeiro!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.