Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Junho


Recommended Posts

Na rodada das 18Z eu nem preciso dizer o que aconteceu, acho que já falei muito disto...

 

...nem na rodada das 6Z. Infelizmente a minha suspeita vêm se confirmando...

 

A nossa salvação seria a formação de uma baixa, rezem!

 

 

Alguns modelos sugerem isso, os dos INPE, tomara que se confirme.

 

 

Saudações,

 

Nazareno

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pelo menos aqui em POA teremos um frio moderado no meio da semana e um reforço, mais forte, no início da próxima semana.

 

Complementando, junho só é um desastre total do RS pra cima, e em alguns pontos do oeste dos estados do sul, visto que cidades como Livramento, Bagé entre outras tiveram um frio bastante interessante em algumas oportunidades, com temperaturas próximas a zero grau.

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos aqui em POA teremos um frio moderado no meio da semana e um reforço, mais forte, no início da próxima semana.

 

Complementando, junho só é um desastre total do RS pra cima, e em alguns pontos do oeste dos estados do sul, visto que cidades como Livramento, Bagé entre outras tiveram um frio bastante interessante em algumas oportunidades, com temperaturas próximas a zero grau.

 

Sds!

 

Mas, mesmo assim, decepcionou um pouco. Principalmente para aqueles que, como nós, presenciaram um maio excelente.

Link to comment
Share on other sites

A Climatologia/Metsul com dados interessantes a respeito do inverno que oficialmente inicia amanhã e também a respeito das chuvas que entram agora no sul do Brasil.

Estranhamente pouco se fala dos dados postados lá e que respondem em boa parte as dúvidas aqui colocadas.

Abraços.

 

http://www.estiagem.com.br/layouts/noticias_detalhes.asp?IDTexto=1597

 

http://www.estiagem.com.br/layouts/noticias_detalhes.asp?IDTexto=1598

Link to comment
Share on other sites

A Climatologia/Metsul com dados interessantes a respeito do inverno que oficialmente inicia amanhã e também a respeito das chuvas que entram agora no sul do Brasil.

Estranhamente pouco se fala dos dados postados lá e que respondem em boa parte as dúvidas aqui colocadas.

Abraços.

 

Verdade. Eu costumo dar uma passadinha lá todo dia.

Uma das novidades da Metsul é a possibilidade de enchente no segundo semestre aliado à possibilidade de se confirmar um evento de El Niño.

Link to comment
Share on other sites

FRIO INTENSO A PARTIR DO DIA 26 EM DIANTE. TALVEZ COM NEVE DIA 27/28. DADOS DE HOJE AS 12 Z

 

Falou e disse!

 

Eu também garanto que fará frio! Não estarei em no sul do Brasil entre nos dis 27, 28 e 29.... :evil:

 

E a caravana da neve, como que fica?

 

Por falar nisso, onde está o Marcos??

Estou aqui!!!!! :butthead: Meio distante do BAZ, ocupado com outras coisas... também tenho que atualizar melhor meus dados do tópico sobre POA.

 

Bruno, do jeito que tu és pé frio (às vezes tu pareces eu falando), realmente teremos frio intenso por aqui, hehe. E, como bem disse o Tomasini, os boletins da MetSul estão muito bons, sempre acertando nos prognósticos. Como diz o último boletim, vale a pena transcrever: "...os dados estão indicando dois ingressos de ar polar no Rio Grande do Sul até o final do mês, sendo o primeiro agora entre quarta e quinta-feira e o segundo, mais forte, entre os dias 26 e 28. Conforme Hackbart, existe a possibilidade da massa de ar polar do final deste mês ser muito intensa a ponto de poder provocar neve na Província de Buenos Aires."

 

O modelo ETA de 7 dias do CPTEC, está dando 2° para Buenos Aires com tempo nublado no dia 27!! :shock: Além de generosos 1040 mb no S da Argentina no mesmo dia.

 

Olha aí e primeira bela massa de ar frio do ano!! 8) Como falta ainda uma semana para se confirmar a previsão, bem que um ciclone poderia aparecer de última hora.

 

Já essa massa de ar frio deve, novamente, trazer frio mais significativo para S o e E do RS, mantendo o NO do RS, SC e PR mais amenos. Ainda assim, POA corre o sério risco de não baixar de míseros 12°... a rápida maritimização do ar frio e a nebulosidade vão detonar com as mínimas de quase todo o Sul.

Link to comment
Share on other sites

1- Entrada de ar frio e úmido entre os dias 21 e 23, especialmente no RS, de fraco a moderado. Trará máximas baixas, mas as mínimas, nem tanto. Temperatura básica de inverno.

 

2- Entrada de ar frio forte entre a noite do dia 26 até dia 02 de julho. O modelo aponta chance muito boa de temperaturas negativas, inclusive chance de neve em diversas regiões. Possibilidade de neve para o meio da semana que vem.

 

3- Reforço deste ar polar. Aponta-se, embora com muita distância, no que parece ser uma rodada muito favorável ao frio por volta do dia 05 de julho. Pela configuração do modelo, até o dia 09 pode ser considerado um cavalo, baleia ou mesmo um petiço piqueteiro polar. 8)

 

Tudo com base no GFS, parece concordar com o INPE numa série de análises. Acho que as notícias são boas para os próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não sei de onde vocês estão tirando tanto frio. Já era, nem equiparado a setembro de 2002 ou 2005. É um friozinho marítimo interessante pra refrescar o calor, nada mais. Na minha opinião nem sinal amarelo, nem sinal vermelho, sinal preto!

 

A data a aguardar o frio mais forte do ano agora será 5 de julho.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não sei de onde vocês estão tirando tanto frio. Já era, nem equiparado a setembro de 2002 ou 2005. É um friozinho marítimo interessante pra refrescar o calor, nada mais. Na minha opinião nem sinal amarelo, nem sinal vermelho, sinal preto!

 

A data a aguardar o frio mais forte do ano agora será 5 de julho.

Para neve não sei. Tudo indica queda da temperatura com chuva, mas como não entendo muito, apenas dou um palpite: parece que tá difícil... Acho que vai dar um bom frio aí no sul (Rio Grande e Santa Catarina), não que vá ser um super frio, mas vai ser algo razoável.

Link to comment
Share on other sites

Se tivessemos as chances de neve que Mar del Plata têm para a onda de frio do dia 27 eu estaria mais do que feliz.

 

Nem Mar del Plata tem chances de neve pela saída das 12Z. Reduziu muito o frio por lá. A linha de 0C a 850 mal chega ao extremo sul do Uruguai. E isso que faltam ainda mais de 120hs para o evento. Até lá, todos conhecem a tendência dos modelos...

Link to comment
Share on other sites

Se tivessemos as chances de neve que Mar del Plata têm para a onda de frio do dia 27 eu estaria mais do que feliz.

 

Enorme chance de neve para a Sierra de la Ventana, um pouco mais ao sul e com 900mt de altitude, +/-.

 

Sds!

 

Torales, há exatamente uma semana alguns modelos indicavam chance de neve para hoje e amanhã na região de SJ. E o que temos?

Link to comment
Share on other sites

O pior não é a saída do GFS que manteve a trajetória e ainda piorou um pouco a intensidade deste frio, o pior é ver que outros modelos que antes ainda davam alguma esperança começarem a convergir para o padrão há muitas rodadas levantado pelo americano. Parafrasenado o famosos Chapolin Colorado "suspeitei desde o princípio".

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Do jeito que tá indo, o frio está mais forte que o esperado, agora faz 6º na Praça, 8º na emissora e vento moderado de sudeste.Acumulado até as 8hs 110mm, e continuou chovendo até agora pouco quando se trnaformou em garoa, acredito que tenha passado dos 140mm, nunca vi um quadro deste em junho por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Do jeito que tá indo, o frio está mais forte que o esperado, agora faz 6º na Praça, 8º na emissora e vento moderado de sudeste.Acumulado até as 8hs 110mm, e continuou chovendo até agora pouco quando se trnaformou em garoa, acredito que tenha passado dos 140mm, nunca vi um quadro deste em junho por aqui.

 

Por isso que eu digo, que quando reclamam do inverno é porque esperam por tão somente os cavalos polares. E quando eles não chegam o inverno é ridículo. Este é o primeiro dia da nova estação e estamos com frio em todo o estado, com máximas muito baixas. Aqui em Porto Alegre, nesta tarde temos 13 GRAUS pelo INMET. Paulo, não é que está mais frio que o esperado. O esperado era isso, um frio moderado, mas nada de excepcional, nada extremo. Um frio comum de inverno.

Link to comment
Share on other sites

Se tivessemos as chances de neve que Mar del Plata têm para a onda de frio do dia 27 eu estaria mais do que feliz.

 

Nem Mar del Plata tem chances de neve pela saída das 12Z. Reduziu muito o frio por lá. A linha de 0C a 850 mal chega ao extremo sul do Uruguai. E isso que faltam ainda mais de 120hs para o evento. Até lá, todos conhecem a tendência dos modelos...

 

Mas é muito raro nevar em Mar del Plata! Seria uma ocorrência de exceção mesmo.

A rodada das 12Z realmente diminui bastante o frio, mas ainda o coloca muito forte, com 0 grau em diversos pontos de Buenos Aires, por isso que comentei, o frio lá com certeza vai ser bem rigoroso. Para nós, eles podem até tirar e colocar a onda de frio, mas pra lá, pode se dizer que tem muito mais chances.

 

Sobre os modelos variarem muito, isso é claro. Mas é tanto aposta dizer que vai confirmar, quanto dizer que não. Sobre tendência, modelos não tem tendência, pelo simples motivo de que a meteorologia não tem lógica absoluta. O mês de maio teve "tendência" de muitas entradas polares. O mês de junho teve o contrário. E o mês de julho? Quem ousa dizer o que vai acontecer? Nos últimos anos, junho foi ruim, com poucas entradas de ar frio, mas julho se mostrou diferente. Não tem motivo aparente para não acreditar. Até porque, já tivemos frio muito forte e bastante neve mesmo que ENSO e SOI estivessem apontando para o contrário.

 

Com este raciocínio, vou começar a acreditar em entrada de ar frio quando os modelos não estiverem colocando calor, afinal, eles SEMPRE mudam na chegada. Será?

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Do jeito que tá indo, o frio está mais forte que o esperado, agora faz 6º na Praça, 8º na emissora e vento moderado de sudeste.Acumulado até as 8hs 110mm, e continuou chovendo até agora pouco quando se trnaformou em garoa, acredito que tenha passado dos 140mm, nunca vi um quadro deste em junho por aqui.

 

Por isso que eu digo, que quando reclamam do inverno é porque esperam por tão somente os cavalos polares. E quando eles não chegam o inverno é ridículo. Este é o primeiro dia da nova estação e estamos com frio em todo o estado, com máximas muito baixas. Aqui em Porto Alegre, nesta tarde temos 13 GRAUS pelo INMET. Paulo, não é que está mais frio que o esperado. O esperado era isso, um frio moderado, mas nada de excepcional, nada extremo. Um frio comum de inverno.

 

Verdade, Fábio.

Link to comment
Share on other sites

Por sinal, o INMET colocou uma nova estação dentre as automáticas em Caçapava do Sul. Local muito frio, na metade sul do RS, altitude em torno de 380m!

 

Errado! Caçapava está à 450 metros! Bem no centro. Já estive lá. As partes mais baixas estão à 400 metros. É o caso da entrada da cidade.

 

De qualquer forma essa estação vai fazer a festa da gurizada em ingressos de ar frio.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.