Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Maio


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

SÃO.JOAQUIM, 22/05/06. 12h:00

 

SECO; 7,0ºC.

 

U.R.; 98%

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); S E 3

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -ºC

 

CÉU ENCOBERTO. (100%). GAROA BEM FRACA. HOUVE GEADA FRACA NA MADRUGADA. .

 

CLIMATERRA DIA 22/05/06; MÍNIMA; 2,1ºC, MÁXIMA: -ºC E RELVA: -1,8°C, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 85%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: INAP mm.

 

RAJADA 6 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -ºC. RAJADA MÁXIMA: 13 Km/h ÀS 10h:24 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: 1,5ºC AS 10h:24.

 

EXTREMAS ATÉ AS 09h:00 EM SC DIA 22/05/06:

 

MÍNIMA: 2,1ºC EM S.JOAQUIM /CLIMATERRA.

 

MÁXIMA EM SC DIA 21/05/06; 19,8ºC EM ITAPIRANGA / EPAGRI.

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 22/05/06.; MÁXIMA (20/05/06): -°C, MÍN.: -ºC E RELVA: -ºC

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 22/05/06: 1,7ºC.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 22/05/06; MÍN; 2,6°C E MÁX. 12,2°C (21/05/06)

 

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 22/05/06;

 

-ºC/ 3,0ºC/ -0,8ºC. INAP mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

A mídia da Província me diverte, hoje na Zero Hora dizia que POA amanheceria com 6 graus :lol: Sem falar que a Central RBS de meteorologia avisava que poderia nevar nos Aparados da Serra :lol: E nas fotos das reportagens, na falta de neve ou até mesmo de geada (na maioria das vezes ela se derrete nos primeiros raios de sol), mostram pessoas encasacadas zanzando pela rua :lol: Sendo que não é preciso muito frio pro pessoal fazer isso.

 

A mínima no aeroporto foi de insistentes 7 graus, desde as 3 da manhã marcando isto. Quanto deu em Canoas? e no Inmet?

 

Hoje pela manhã em São Leopoldo anotei 4,5º as 06:30h.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos estão chegando a um acordo nada interessante para os bazianos. A cada rodada transformam ainda mais a forte massa polar do início de junho num anticilone fraquinho e oceânico entrando pelo sul da Patagônia. O único que ainda mantém com certa intensidade é o modelo do Inpe. Veremos quem será mais certeiro...

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Dia londrino em Curitiba.

O chuvisqueiro ainde persiste e a temperatura no momento (12:20) aqui no CIC é de 10,5 graus.

A baixa temperatura combinado com garoa dá uma baita sensação de frio!!

 

Dia londrino mesmo!! Hoje não passa de 12oC por aqui! Sensação de muito frio! Em SJ não deve passar de 8oC! Pena que quando o frio entrar de vez vai secar por lá!

 

Parece que ainda não vai ser no início de junho a tão esperada primeira neve do ano. Acho que pode vir até um veranicozinho, pela variação abrupta da SOI. Vamos apostar todas as fichas nos dias próximos ao solistício de inverno! Acho que por ali poderemos ter um verdadeiro cavalo continental!! E torçamos que venha acompanhado de um bom ciclone entre o Uruguai e o RS!!

Link to comment
Share on other sites

Os modelos estão chegando a um acordo nada interessante para os bazianos. A cada rodada transformam ainda mais a forte massa polar do início de junho num anticilone fraquinho e oceânico entrando pelo sul da Patagônia. O único que ainda mantém com certa intensidade é o modelo do Inpe. Veremos quem será mais certeiro...

 

Seria a La Niña dando mostras de estar perdendo o fôlego?

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Núcleo do anticiclone agora a 1030hpa, localizado a sudeste da Argentina. Precipitação mais significativa ocorrendo principalmente no centro-oeste. Hoje tempo nublado em boa parte do estado de Minas Gerais, a influência da frente se faz presente agora. Máxima hoje de 23 graus, mínima de 15. vai esfriar mais. sds

Link to comment
Share on other sites

Tava olhando os aeroportos, além de Curitiba, Caxias do Sul não passou dos 8 graus e Bagé, com sol, está nos 14C!

 

Em São Joaquim também alcançou os 8 graus, mas agora já está 6C. Pelo satélite, ainda vai limpar, mas vai demorar. Em Porto Alegre está entrando um pouco de nebulosidade agora. Espero que saia até a noite/madrugada!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Só para consumo interno galera:- O Sommar Meteorologia prevê neve para a próxima noite para Cambará do Sul e para Ausentes na madrugada.

Hoje foi um dia daqueles em que o frio machuca mesmo, arde orelha, nariz arde tudo hehe, mesmo à tarde não passou dos 9º aqui na emissora.

O vento intensificou durante o dia de sul.

Link to comment
Share on other sites

TARDE GELADA EM RIO BRANCO, E EM TODO LESTE ACREANO. NA MINHA CASA ESTOU MARCANDO AGORA 15,7°C com chuva leve, e ainda são 3 da tarde :lol: :lol:

 

puxa! por ser numa área equatorial ou adjacente, este valor é bem baixo!!

 

caramba, o povo deve tá sofrendo aí, hem! :?

 

Hehehe, que nada Shimutz! O povo do Sul da Amazônia já está acostumado a essas severas mudanças do clima por aqui. Sabem que de maio à setembro isso ocorre mesmo. O Jordan é bem mais privilegiado do que eu, em RB sempre esfria mais do que aqui. :( Em Rio Branco hoje a máxima não passou dos 17ºC a tarde e em Guajará-Mirim, cidade rondoniense localizada na fronteira oeste com a Bolívia, a temperatura tarde não superou os 19ºC. :o E amanhã é minha vez de sentir um friozinho, hehe, espero que não decepcione. :roll:

 

sds..

Link to comment
Share on other sites

Só para consumo interno galera:- O Sommar Meteorologia prevê neve para a próxima noite para Cambará do Sul e para Ausentes na madrugada.

Hoje foi um dia daqueles em que o frio machuca mesmo, arde orelha, nariz arde tudo hehe, mesmo à tarde não passou dos 9º aqui na emissora.

O vento intensificou durante o dia de sul.

 

Neve? Hehehehehe, esperar o quê? Quem sabe num avião passando a 3000m. [-X

Link to comment
Share on other sites

Os modelos estão chegando a um acordo nada interessante para os bazianos. A cada rodada transformam ainda mais a forte massa polar do início de junho num anticilone fraquinho e oceânico entrando pelo sul da Patagônia. O único que ainda mantém com certa intensidade é o modelo do Inpe. Veremos quem será mais certeiro...

 

 

Tendência mantida na rodada das 18Z.

Link to comment
Share on other sites

18h:30

 

SECO; 4,7ºC.

 

U.R.; 98%

 

 

PRESSÃO; 1020 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); ESE E 5

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; 0,5ºC

 

CÉU ENCOBERTO. (100%). GAROA BEM FRACA. HOUVE GEADA FRACA NA MADRUGADA. .

 

CLIMATERRA DIA 22/05/06; MÍNIMA; 2,1ºC, MÁXIMA: 8,0ºC E RELVA: -1,8°C, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 85%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: INAP mm.

 

RAJADA 6 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -ºC. RAJADA MÁXIMA: 16 Km/h ÀS 18h:28 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -2,3ºC AS 18h:28.

Link to comment
Share on other sites

Todo mundo olhou temperatura na tarde de hoje em cidades gaúchas. Mas o pessoal não prestou muita atenção ao detalhe mais importante da tarde: ponto de orvalho. Os valores eram negativos de Td no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, sinal de que a temperatura não vai cair hoje à noite... vai afundar. Pode zerar em Santa Maria. Anotem aí.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,aqui no Rio nada ainda.Hoje o Rio parecia a cidade do México.Dia completamente nebuloso e enevoado,a máxima não passou de 26,9°C mas a minima tambem nao baixou dos 22°C,e por vezes saia um mormacinho pálido e morto.Cade a frente fria pros cariocas,meu DEus?Mas tenho a esperança que amanha ja amanheça com um friozinho e uma chuva.Assim espero :?

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,aqui no Rio nada ainda.Hoje o Rio parecia a cidade do México.Dia completamente nebuloso e enevoado,a máxima não passou de 26,9°C mas a minima tambem nao baixou dos 22°C,e por vezes saia um mormacinho pálido e morto.Cade a frente fria pros cariocas,meu DEus?Mas tenho a esperança que amanha ja amanheça com um friozinho e uma chuva.Assim espero :?

 

Cara! Se muda para São Paulo e passe os fds no Rio! Se gostas de frio e pretende continuar aí será quase que um eterno órfão de MPs.

 

O Zé Vicente fez mais ou menos isso indo para Curitiba

Link to comment
Share on other sites

Não há La Niña neste momento. Situação é de neutralidade.

 

PARA MIM TEM LA-NINA. NÃO É PORQUE ESTÁ FICANDO NEUTRO OS ÍNDICES QUE ELA SOME. ESTAMOS COM EFEITO DE LA-NINA E PARA MIM CONTINUARÁ AINDA POR UNS MESES A FRENTE.

 

É a velha relação de causa e efeito. As condições atmosféricas podem ser de La Niña, mas neste momento não há La Niña. O fenômeno ENSO e suas duas fases - quente e fria - se caracteriza pela temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico e não pelas condições atmosféricas globais. E, neste momento, das quatro regiões ENSO apenas a 1+2 na costa da América do Sul apresenta anomalias negativas e mesmo assim rumo à neutralidade, se já não estiver positiva ou neutra ante a defasagem dos dados em duas semanas. Para ser caracterizado o fenômeno La Niña ou El Niño são necessários três meses consecutivos de temperatura da superfície do mar na Niño 3.4 0,5 grau acima ou abaixo da média histórica. Hoje em TODAS as regiões Niño a anomalia é inferior a 0,5, seja no terreno positivo ou negativo. Se há dúvidas, basta olhar o gráfico abaixo do NOAA:

 

advfig2.gif

 

O calor latente na região equatorial igualmente não é condizente com La Niña:

 

advfig4.gif

 

Por fim, os dois principais centros mundiais de referência para o fenômeno ENSO (NOAA e o australiano BOM) afirmam que a situação é de neutralidade. É a realidade. Não briguemos com ela amigo Ronaldo.

Link to comment
Share on other sites

TARDE GELADA EM RIO BRANCO, E EM TODO LESTE ACREANO. NA MINHA CASA ESTOU MARCANDO AGORA 15,7°C com chuva leve, e ainda são 3 da tarde :lol: :lol:

 

puxa! por ser numa área equatorial ou adjacente, este valor é bem baixo!!

 

caramba, o povo deve tá sofrendo aí, hem! :?

 

Hhauhauh, Shimutz, o povo tá é adorando esse tempinho fresco! Minhas amigas tavam até comentando, que queriam um frio pra usar sobretudo.. hhehehe. Com relaçao ao costume, o diego falou bem, semana passada mesmo fez menos que isso aqui por várias noites seguidas, com mínimas de até 13°C. Maio está ótimo :lol: ! No momento são 18:40 hora local e faz 15,1°C com céu encoberto e chuviscos. O inverno baixou aqui em RB!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

O frio tá apertando por essas bandas.

A minha máxima foi de comportados 10,9 graus às 14:30 e o chuvisqueiro não pára!!

No momento tenho 9,3 graus no CIC!!

Os interiores estão gelados !!

 

é a Curitiba britânica

 

pelo simepar deu min de 10,8°C e maxima de 12,6°C. Puca variaçao por causa da chuva.

Agora acho que parou de vez...

Em Foz do Iguaçu hoje deu 6°C...

Link to comment
Share on other sites

A última saída das 6Z lançada em cima da hora deste evento de frio foi péssima. Retira ainda mais um pouco da advecção de ar frio e coloca esta alta muito ao sul, proporcionando uma frente-fria semi estácionária sobre parte de SC, PR e SP. Pela rodada, muita chuva e instabilidades em solo catarinense atrapalhando as pretendidas mínimas negativas de amnhã e do início da semana.

 

Infelizmente nunca vi uma rodada tão certeira como esta das 6Z de domingo!

Link to comment
Share on other sites

SÃO APENAS OITO DA NOITE !!!

 

Santa Maria - Base Aérea: 5 graus

Canoas - Base Aérea: 7 graus

 

10 DA NOITE

 

BASE AÉREA DE CANOAS: 5 GRAUS

 

DE SANTA MARIA: 2 GRAUS

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

 

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

 

pelo wunderground, ta com neblina la...e tiver mesmo,capaz de ficar assim a noite inteira...mesmo assim, ja é exepcional...

Link to comment
Share on other sites

Destaque para a pressão atmosférica que registro noste momento aqui em casa: 1028mb!!

 

E o melhor: o céu está cristalino e temos um mínimo vento sul. Amanhã as baixadas vão arrebentar. Vai dar negativo em algumas localidades da campanha e em diversas áreas na parte sul da serra, que é a parte que está com céu limpo.

 

Cheguei a pouco em casa e os termômetros da área central de Porto Alegre giram entre 7/9ºC. Logo, baseado em dados empíricos (por mim testados), suponho que esteja entre 5/7ºC nos suburbios de Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

06/05/23 02:12:30 0 5.6 0 84 4 0

 

Temperatura de 5,6 graus agora na automática de São Leopoldo. Como a Lomba Grande costuma dar três graus a menos, estimo que já esteja em 2 graus neste momento a temperatura na Grande Porto Alegre. Quem sabe pode descer a um grau ou quiçá zero. Temperatura de 4,1 agora na estação do Ronaldo. Em outras palavras, faz mais frio agora na Grande Porto Alegre do que em São Joaquim. Hoje não vai ter choradeira sobre Porto Alegre...espero. Vai abaixo de zero em alguns pontos de Soledade e não é nenhuma brincadeira. Aliás, arrisco dizer que pode fazer -2 no Almeida ao amanhecer. Repito, nenhuma brincadeira.

Link to comment
Share on other sites

A última saída das 6Z lançada em cima da hora deste evento de frio foi péssima. Retira ainda mais um pouco da advecção de ar frio e coloca esta alta muito ao sul, proporcionando uma frente-fria semi estácionária sobre parte de SC, PR e SP. Pela rodada, muita chuva e instabilidades em solo catarinense atrapalhando as pretendidas mínimas negativas de amnhã e do início da semana.

 

Infelizmente nunca vi uma rodada tão certeira como esta das 6Z de domingo!

 

...e ela se mantém. A "nossa" tão esperada onda de frio do início de Junho será a onda de frio da Patagônia. O anticilone entra pelo extremo sul do continente e ao deslocar-se para o norte vai de encontro ao atlântico.

 

No horizonte, nenhuma onda de ar frio forte para os próximos 15 dias.

Link to comment
Share on other sites

...e ela se mantém. A "nossa" tão esperada onda de frio do início de Junho será a onda de frio da Patagônia. O anticilone entra pelo extremo sul do continente e ao deslocar-se para o norte vai de encontro ao atlântico.

 

No horizonte, nenhuma onda de ar frio forte para os próximos 15 dias.

 

Caio, é impressão ou os modelos indicam um argh... bloqueio até aproximadamente o dia 07/06.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.