Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Maio


Recommended Posts

Tudo é percepção, adaptabilidade e, acima de tudo, muito pessoal. Tem pessoas que dormem de cobertor até mesmo no inferno que é o nosso verão. Não podes reclamar e ir contra isso, Vicente. Queria ver tu no norte do Canadá, congelando e todo mundo comentando que estás cheio de roupa.Sds!

 

Aí é o que tu te engana Torales. Nem bermuda ele ia vestir. Vestiria logo uma sunga, qubraria o gelo num lago ou rio com a superfície congelada e tomaria um banho.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Este tópico vai ter muito post.

 

E aí Alexandre, lance o desafio. Junho ultrapassa maio em número de pots?

 

Frio constante ainda não é o frio intenso, aquele que realmente todo mundo comenta o tempo todo. Ainda não tivemos aquele dia com máxima baixíssima. Será que vem em junho? Espero que sim.

 

O número de posts? Resposta em castelhano: Flojo, flojo, flojito no más. :D

 

Saludos

Link to comment
Share on other sites

Tudo é percepção, adaptabilidade e, acima de tudo, muito pessoal. Tem pessoas que dormem de cobertor até mesmo no inferno que é o nosso verão. Não podes reclamar e ir contra isso, Vicente. Queria ver tu no norte do Canadá, congelando e todo mundo comentando que estás cheio de roupa.Sds!

 

Aí é o que tu te engana Torales. Nem bermuda ele ia vestir. Vestiria logo uma sunga, qubraria o gelo num lago ou rio com a superfície congelada e tomaria um banho.

 

E IRIA PARA O ANDAR DE CIMA, MAIS ANTES, TOMARIA UMA BELA SOVA DO SÃO PEDRO POR SER TÃO DESCUIDADO. HE HE HE

Link to comment
Share on other sites

ESTÁ CADA VEZ MAIS INDICANDO UMA DROGA DE INVERNO....

 

1995 !!!!! ANO EM QUE FEZ FRIO ANTES E APÓS O INVERNO, MAS NÃO TEVE INVERNO !!!

 

Eu, particularmente, não acredito nisso. Não será de frio tão rigoroso quanto o outono no sentido de continuidade e frequência de ingressos de ar frio, mas será um inverno que nos reservará momentos de alegria e quiçá de euforia.

Link to comment
Share on other sites

Se o Caio pode sair de meias na neve, porque eu não posso sair de camiseta numa manhã como a de hoje :?: :lol: Na Rússia tem o festival de inverno de Volgogrado, onde uma das provas é nadar no meio de blocos de gelo, e na Holanda é costume tomar um banho de rio no ano-novo.

 

Há quem duvide mas na Austria eu saí na noite com -10oC apenas com uma calça jeans, uma camiseta e um casaco meia boca. Me arrependi, mas eu aguentei.

 

Rodada das 18Z foi ainda mais longe, a intensidade do ciclone começa assustar!

 

 

A PRIMEIRA NEVE? Com uma massa no meio do oceano é muito raro, até acontece, não se pode descartar!

Link to comment
Share on other sites

Não paro de me impressionar com o ciclone que está indicando e crescendo de intensidade a cada rodada. Situação muito, mas muito delicada na costa. Minha última leitura leva a crer que pode ser pior que os dois eventos semelhantes que tivemos no ano passado, um bem forte em SC e o outro não menos intenso no RS.

Link to comment
Share on other sites

Não vamos a público, por enquanto, preferindo aguardar outras saídas e as soluções de outros modelos. Entretanto, pelo que vê, trata-se de uma situação de excepcional preocupação para áreas costeiras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

...e por conseguinte, litoral do Paraná, mesmo que em menor intensidade, certo?

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

A DROGA DE INVERNO, É MUITO MAIS NO SENTIDO AGRONÔMICO QUE OUTRA COISA, POIS CALOR FORTE NO MEIO DO INVERNO É MUITO RUIM PARA AS FRUTEIRAS TEMPERADAS, ESPECIALMENTE AS DE CAROÇO. COMO O ALEXANDRE FALOU, TEREMOS FRIO, SÓ NÃO CONTÍNUO. NÃO SERÁ AUSÊNCIA DE FRIO, MAIS MUITO IRREGULAR. 7/10 DIAS DE FORTE CALOR E O ESTRAGO ESTARÁ FEITO NOS PÊSSEGOS E SIMILARES!! ALÉM DA CONTINUIDADE DA ESTIAGEM.

 

QTO AO CICLONE, VAMOS VER O QUE MOSTRARÁ AS RODADAS DE AMANHÃ.

Link to comment
Share on other sites

Quando começam a prever inverno do samba do criolo doido,frio irregular, possibilidades de frios monstruosos em rodadas de 15 dias de antecedencia, me leva a crer uma coisa. Aqui no PR mais uma vez sera uma porcaria.

Ou ficamos sob bloquio e veranicos de 30 dias, ou ficamos bem na regiao da frente fria estacionada com dias cinzentos, chatos, temperaturas estaticas, sem ser nem frio nem calor....

Link to comment
Share on other sites

Não vamos a público, por enquanto, preferindo aguardar outras saídas e as soluções de outros modelos. Entretanto, pelo que vê, trata-se de uma situação de excepcional preocupação para áreas costeiras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

E como excelente profissional que você é acertou na cautela. A rodada das 0Z mantém o ciclone monstro só que desta vez ele ganha a maior força ao se afastar da costa, o que amenizou em muito os seus efeitos na áreas costeiras, em mar aberto a coisa deve ser feia demais.

 

O principal fator que abrandou o ciclone foi o gradiente de pressão da baixa em relação ao anticilone no oceano. Antes ele sempre vinha acima dos 1032mb nas rodadas, agora baixou do 1030mb. Mas ainda coloco os meus dois pés atrás com relação a esta rodada pois é quase unanimidade entre os modelos que esta alta passa fácil dos 1030mb, sendo assim o gradiente de pressão é abissal entre a alta e a baixa. O que fortecele em muito os ventos.

 

Mas a tendência segue. o ciclone vem aí com muita força, resta esperar pela definição quanto ao seu posicionamento.

 

E para os bazianos outra excelente notícia: o anticilone marítimo puxado pelo ciclone será muito interessante.

Link to comment
Share on other sites

É, mas esta bomba não é fato consumado. Discordamos do Ronaldo que o inverno vai ser uma droga.

 

 

Algum tempo atrás foi muito comentado no BAZ que em alguns anos o inverno na américa do Norte dá uma prévia de como será o inverno por aqui!!!

 

Lembram-se do início do último inverno na América do Norte!! Na verdade ainda era outono por lá em dezembro de 2005 quando foram quebrados diversos recordes de frio de mais de 100 anos em alguns locais!!!

 

Depois veio aquele janeiro incrivelmente quente, intercalado com algumas ondas de frio!!! Depois desse Maio frio que tivemos por aqui, será que manteremos o padrão do inverno de lá?? Julho muito quente???

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

É, mas esta bomba não é fato consumado. Discordamos do Ronaldo que o inverno vai ser uma droga.

 

 

Algum tempo atrás foi muito comentado no BAZ que em alguns anos o inverno na américa do Norte dá uma prévia de como será o inverno por aqui!!!

 

Lembram-se do início do último inverno na América do Norte!! Na verdade ainda era outono por lá em dezembro de 2005 quando foram quebrados diversos recordes de frio de mais de 100 anos em alguns locais!!!

 

Depois veio aquele janeiro incrivelmente quente, intercalado com algumas ondas de frio!!! Depois desse Maio frio que tivemos por aqui, será que manteremos o padrão do inverno de lá?? Julho muito quente???

 

Sds.

 

A tese dos EUA é do Ronaldo. No caso, os recordes foram observados na primeira semana de dezembro, o que para nós corresponderia agora à primeira semana de junho. Já o final de dezembro foi quente. Entretanto, estamos acreditando numa forte a intensa onda de frio na segunda quinzena de junho. Dentre os vários dias da escala que apresentamentos (1,15,21) que marcaram os ingressos de ar frio em abril e maio, nos parece que o sinal do dia 21 está mais forte. Logo, esperamos que a próxima massa de ar polar de maiores proporções possa ingressar ao redor do dia 20 de junho. OK ? Abração.

Link to comment
Share on other sites

É, mas esta bomba não é fato consumado. Discordamos do Ronaldo que o inverno vai ser uma droga.

 

 

Algum tempo atrás foi muito comentado no BAZ que em alguns anos o inverno na américa do Norte dá uma prévia de como será o inverno por aqui!!!

 

Lembram-se do início do último inverno na América do Norte!! Na verdade ainda era outono por lá em dezembro de 2005 quando foram quebrados diversos recordes de frio de mais de 100 anos em alguns locais!!!

 

Depois veio aquele janeiro incrivelmente quente, intercalado com algumas ondas de frio!!! Depois desse Maio frio que tivemos por aqui, será que manteremos o padrão do inverno de lá?? Julho muito quente???

 

Sds.

 

SEGUINDO ESTÁ, NÃO DÁ PARA DIZER SE SERÁ NO MESMO GRAU QUE FOI PARA ELES. COMO JÁ DISSE TEMPO ATRÁS, VAI SER MUITO ALTERNADO ENTRE JULHO E AGOSTO.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que se tem apresentado na últimas rodadas o ciclone (vamos colocar um nome?) já pode ser considerado uma realidade, e vai impressionar a todos pelo pontencial e tamanho quando do seu deslocamento para o oceano. Podemos ter uma das maiores ressacas da história em toda a costa centro-sul brasileira. Em mar aberto realmente estrá muito complicado para todos os tipos de embarcações, seja ela uma canoa, seja ela um navio petroleiro.

 

A última rodada ainda coloca em risco as áreas próximas principalmente ao litoral gaúcho. Quando na quarta-feira a baixa começa a afundar e despencar a sua pressão. Ainda posicionado muito próxima a esta costa o ciclone começa a tomar forma e vai varrer ocenao a dentro causando ainda transtorno na quinta-feira.

 

O anticilone marítimo ainda é uma incógnita. Os modelos ainda divergem bastante quanto o seu potencial. Alguns o colocam com até 1040mb (!) já outros optam por algo em torno dos 1030mb (!). De qualquer modo esta combinação baixa - anticilone vai trazer de volta o frio com muita força ao centro-sul do Brasil. Na quarta o RS começa sentir o minuano bem forte e depois os outros estados vão sendo pegos pelo ar gelado.

Link to comment
Share on other sites

Pela última rodada tirou qualquer possibilidade do fenômeno para a próxim semana, muito em conta da diminuição do potencial do anticilone marítimo que era de 1036mb para 1028mb.

 

E acreditem se quiser, está indicando a formação de um novo ciclone já no dia 5 muito semelhante ao que se formará entre os dias 31 e 1o. Mais uma vez mostra a baixa bem em frente ao litoral da região sul e um anticilone no oceano. Muito, mas muito interessante este cenário.

 

Tudo leva a crer que pelo menos os primeiros dez dias de junho devem ficar abaixo da média climatológica.

Link to comment
Share on other sites

Acho que o ar frio ja enfraqueceu bastante, ou completamente, mas tivemos hoje queda nas minimas, mais devido a secura do ar, nas regioes elevadas aqui do Parana.

Castro teve 4°C, Irati 5°C e Curitiba 7°C, que é menor que as minimas ocorridas durante a semana.

 

So estranhei a minima de Sao Joaquim...9,5°C no inmet, enquant Lages teve 5,4°C!!

A diferença de temperatura entre regioes de baixada e topo em SJ deve te sido bem grande.

 

Em Campos do Jordao minima de 6°C, mas como ainda vai seca mais por la nos proximos dias, as minimas ainda vao abaixar, e acho que pode até zerar no horto.

Link to comment
Share on other sites

Estou com palpite de neve à la anos 50, em junho...
:lol: :lol: :lol:

Não sei o porquÊ DA GRAÇA??

Acho que vc não viu as fotos da nevasca de 18 de junho de 1952 aqui em Soledade, também nevou em 50,55,57.

 

Qual é a graça. Eu estou com a pulga atras da orelha que podemos ter algo ao redor do dia 20 de junho que pode alegrar a turma. Se vai ser a la 50 eu nao sei. Mas dado o historico recente, qualquer 01.09.2002 já é lucro.

Link to comment
Share on other sites

Estou com palpite de neve à la anos 50, em junho...
:lol: :lol: :lol:

Não sei o porquÊ DA GRAÇA??

Acho que vc não viu as fotos da nevasca de 18 de junho de 1952 aqui em Soledade, também nevou em 50,55,57.

 

Qual é a graça. Eu estou com a pulga atras da orelha que podemos ter algo ao redor do dia 20 de junho que pode alegrar a turma. Se vai ser a la 50 eu nao sei. Mas dado o historico recente, qualquer 01.09.2002 já é lucro.

 

Vou ser sincero com vocês: Se esse ano não tiver uma nevada ao menos igual a esta que o Alexandre citou (1o de setembro de 2002), eu desisto!! Para mim estará mais do que claro que as mudanças climáticas, sejam elas provocadas pelo homem ou não, acabaram com o atrativo da neve na região de SJ!!

 

Se vericarmos os últimos anos em termos de acumulação (e não em termos de dias de ocorrência, pois isso pouco mudou e até aumentou em função da melhor medição), SJ e o Morro da Igreja tem tido um desempenho digno de Lages e região (500 m a menos no caso de SJ) nas décadas de 1970-1990.

 

Desistir significaria inclusive colocar a venda minha parte no terreno! Perderia totalmente a razão de ser (ver meu filho crescer brincando na neve no quintal de casa). Neste caso, esperar pela década de 2020 também não adiantaria, pois o mesmo já estaria crescido. Isso sem contar com o fato de que eu não acredito nessa história de mínimo hiper super multi solar!! Se pegarem uns tópicos antigos aqui no BAZ, verão que 2005 e 2006 deveriam ser frios em função do mínimo solar!! E o que vemos: meses frios isolados, em meio a estações totalmente descaracterizadas, bloqueios históricos, recordes de calor (juntos com recordes de frio em meses que não fedem nem cheiram) e uma total ausência de nevadas decentes!

 

Começarei a economizar para comprar um terreno na Região de Pucón! Lá existe a certeza da neve sempre. Se este ano não nevar de verdade, passarei a ser um discípulo do Cacella: "não neva no Brasil!"

Link to comment
Share on other sites

Estou com palpite de neve à la anos 50, em junho...
:lol: :lol: :lol:

Não sei o porquÊ DA GRAÇA??

Acho que vc não viu as fotos da nevasca de 18 de junho de 1952 aqui em Soledade, também nevou em 50,55,57.

 

Qual é a graça. Eu estou com a pulga atras da orelha que podemos ter algo ao redor do dia 20 de junho que pode alegrar a turma. Se vai ser a la 50 eu nao sei. Mas dado o historico recente, qualquer 01.09.2002 já é lucro.

 

Vou ser sincero com vocês: Se esse ano não tiver uma nevada ao menos igual a esta que o Alexandre citou (1o de setembro de 2002), eu desisto!! Para mim estará mais do que claro que as mudanças climáticas, sejam elas provocadas pelo homem ou não, acabaram com o atrativo da neve na região de SJ!!

 

Se vericarmos os últimos anos em termos de acumulação (e não em termos de dias de ocorrência, pois isso pouco mudou e até aumentou em função da melhor medição), SJ e o Morro da Igreja tem tido um desempenho digno de Lages e região (500 m a menos no caso de SJ) nas décadas de 1970-1990.

 

Desistir significaria inclusive colocar a venda minha parte no terreno! Perderia totalmente a razão de ser (ver meu filho crescer brincando na neve no quintal de casa). Neste caso, esperar pela década de 2020 também não adiantaria, pois o mesmo já estaria crescido. Isso sem contar com o fato de que eu não acredito nessa história de mínimo hiper super multi solar!! Se pegarem uns tópicos antigos aqui no BAZ, verão que 2005 e 2006 deveriam ser frios em função do mínimo solar!! E o que vemos: meses frios isolados, em meio a estações totalmente descaracterizadas, bloqueios históricos, recordes de calor (juntos com recordes de frio em meses que não fedem nem cheiram) e uma total ausência de nevadas decentes!

 

Começarei a economizar para comprar um terreno na Região de Pucón! Lá existe a certeza da neve sempre. Se este ano não nevar de verdade, passarei a ser um discípulo do Cacella: "não neva no Brasil!"

 

É CADA COISA QUE SAI NO BAZ...... :lol:

Link to comment
Share on other sites

POis é Zé, parece difícil mesmo a nossa neve.E depois a gente vê o pessoal brincando na neve com, 6º,8º na Europa, e aqui muitas vezes abaixo dos cinco com chuva e nada...

Mas sempre resta uma esperança.

Afinal por vários fatores pelo menos teoricamente deveria nevar com mais frequencia nas serras de SC e RS.

Link to comment
Share on other sites

Zé suas mensagens em letras grandes e em negrito são impagaveis!!!! Alguem leu o artigo da Science, dizendo que a zona tropical do mundo cresceu um grau nos ultimos 20 anos? (24ºs PRA 25ºs)

 

Se não me engano saiu na edição do dia 19/05 da revista. Pelo estudo de 27 anos, iniciado em 1979, as correntes de jato se deslocaram em direção aos pólos em um grau de latitude em cada hemisfério, o que representa cerca de 112 km (225 km se considerarmos os dois hemisférios).

Link to comment
Share on other sites

Quem ser Cacella :?:

 

Quanto aos europeus brincando na neve com 6 ou 8 graus, provavelmente nevou antes com uma temperatura bem mais baixa e num grande volume, fazendo com que a neve demore pra derreter completamente a essa temperatura.

 

Quanto a dificuldade em ter neve, desde quando nevar foi fácil no Brasil :?: Devido ao formato da América do Sul, um cone voltado para a Antártida, todas as MP's que nos atingem são de origem oceânica, diferindo apenas de trajetória, e nunca na mesma intensidade das ondas de frio do Hemisfério Norte.

Link to comment
Share on other sites

Quem ser Cacella :?:

 

Quanto aos europeus brincando na neve com 6 ou 8 graus, provavelmente nevou antes com uma temperatura bem mais baixa e num grande volume, fazendo com que a neve demore pra derreter completamente a essa temperatura.

 

Quanto a dificuldade em ter neve, desde quando nevar foi fácil no Brasil :?: Devido ao formato da América do Sul, um cone voltado para a Antártida, todas as MP's que nos atingem são de origem oceânica, diferindo apenas de trajetória, e nunca na mesma intensidade das ondas de frio do Hemisfério Norte.

 

Mas o passado até recente nos mostra muitas nevascas fantásticas!! O período 2001-2005 é inédito em termos de acumulação na região de SJ! Peguem qualquer outro período de 5 anos que qualquer um deles terã no mínimo o triplo de acumulação!!!

 

E outra! A California, Austrália e Portugal só recebem massas oceânicas, e tem muito, mas muito mais neve que o Brasil, he he he!!! Somos um aborto da natureza em termos de neve!! Deus só deixou aquele pedacinho ali do Planalto Sul Catarinense e extremo nordeste do RS como regiões capazes de receber neve decente todo ano!! Só que estes anos vão longe!!

 

 

É um jejum inédito e lamentável!!

 

Quanto ao Cecella, era um cara que vivia brigando com todos por aqui por dizer que no Brasil não tinha neve de verdade!! Depois de um tempo ele desistiu e sumiu!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Lembremo-nos dos ciclos.

ciclos de 10-20 anos de frio, ciclos de 10-20 anos de calor.Digo que o normal não deixa lembranças. O Extremo deixa!!!

Maio? Será que foi quente? Acho um dos mais frios dos últimos anos.

Ninguém se lembrará...somente o extremo

 

SOMENTE O EXTREMO NOS MARCA!!

O BRASIL GANHOU O TETRA NOS PENALTIS!!

MAS, TODOS SE LEMBRAM DA SELEÇÃO DE 82-86...AINDA!!!

O QUE FICARÁ NA LEMBRANÇA É O TETRA...!!!

COMO FICOU EM MINHA LEMBRANÇA UMA NEVASCA EM SÃO FRANCISCO DE PAULA EM AGOSTO DE 1999!!

Link to comment
Share on other sites

Lembremo-nos dos ciclos.

ciclos de 10-20 anos de frio, ciclos de 10-20 anos de calor.Digo que o normal não deixa lembranças. O Extremo deixa!!!

Maio? Será que foi quente? Acho um dos mais frios dos últimos anos.

Ninguém se lembrará...somente o extremo

 

SOMENTE O EXTREMO NOS MARCA!!

O BRASIL GANHOU O TETRA NOS PENALTIS!!

MAS, TODOS SE LEMBRAM DA SELEÇÃO DE 82-86...AINDA!!!

O QUE FICARÁ NA LEMBRANÇA É O TETRA...!!!

COMO FICOU EM MINHA LEMBRANÇA UMA NEVASCA EM SÃO FRANCISCO DE PAULA EM AGOSTO DE 1999!!

 

Beleza! Mas em nenhum período de 5 anos, quer seja quente ou frio, desde que se tem notícias de neve no Brasil, houve tão pouca acumulação quanto os últimos cinco anos!! Só não ver isso quem não quer!!

Link to comment
Share on other sites

As mensagens do Zé chegam a assustar, mas tenho que admitir que, na minha opinião, estás sendo profundamente pessimista, meu amigo! Estamos saindo de um maio histórico (onde ainda não vi a temperatura subir dos 25ºC aqui em Porto Alegre. Inédito!!!) entrando num junho promissor que, se ficar na média, será no mínimo sensacional se compararmos ele com o do ano anterior. Com qualquer sinal de veranico no meio do inverno e a galera começa a entrar em estado febril...isso é resultado da nossa imensa secura de neve nos últimos anos. Esse ano tem que atropelar! Não aguento mais essa lenga-lenga aqui no BAZ!!!

 

Não podemos esquecer que esta é a característica do nosso clima: a instabilidade e a variabilidade. O nosso clima não devia se chamar subtropical, mas, sim, o clima do "Crioulo-Doido". Acho que isso faria com que a galera criasse menos padrões em relação a ele, pois eles inexistem aqui! Portanto, esqueçam normais e esqueçam estatisticas, pois vivemos no clima do Crioulo-Doido (by Ronaldo). Teremos invernos ruins, verânicos, máximas negativas na serra, nevascas, regatas no Pq do Barigui em Curitiba em pleno julho e adolescentes voltando da festa gripados após serem surpreendidos pela noite fria na Praia de Atlântida em pleno janeiro! Enfim, este é o nosso clima e as nevascas logo virão! Se vivêssemos em Bariloche e as médias de temperatura, regime de neves, chuvas de lá comessacem a sofrer alterações drásticas, daí, sim, teríamos que ficar alarmados....

 

Falou!!!

Link to comment
Share on other sites

As mensagens do Zé chegam a assustar, mas tenho que admitir que, na minha opinião, estás sendo profundamente pessimista, meu amigo! Estamos saindo de um maio histórico (onde ainda não vi a temperatura subir dos 25ºC aqui em Porto Alegre. Inédito!!!) entrando num junho promissor que, se ficar na média, será no mínimo sensacional se compararmos ele com o do ano anterior. Com qualquer sinal de veranico no meio do inverno e a galera começa a entrar em estado febril...isso é resultado da nossa imensa secura de neve nos últimos anos. Esse ano tem que atropelar! Não aguento mais essa lenga-lenga aqui no BAZ!!!

 

Não podemos esquecer que esta é a característica do nosso clima: a instabilidade e a variabilidade. O nosso clima não devia se chamar subtropical, mas, sim, o clima do "Crioulo-Doido". Acho que isso faria com que a galera criasse menos padrões em relação a ele, pois eles inexistem aqui! Portanto, esqueçam normais e esqueçam estatisticas, pois vivemos no clima do Crioulo-Doido (by Ronaldo). Teremos invernos ruins, verânicos, máximas negativas na serra, nevascas, regatas no Pq do Barigui em Curitiba em pleno julho e adolescentes voltando da festa gripados após serem surpreendidos pela noite fria na Praia de Atlântida em pleno janeiro! Enfim, este é o nosso clima e as nevascas logo virão! Se vivêssemos em Bariloche e as médias de temperatura, regime de neves, chuvas de lá comessacem a sofrer alterações drásticas, daí, sim, teríamos que ficar alarmados....

 

Falou!!!

 

PERFEITO...MAIS O QUE SERIA DO BAZ SEM OS CHORÕES.... :lol:

 

MELHOR AINDA, MORANDO NA CIDADE MAIS FRIA E CURTINDO O INVERNO E OS GEADÕES. QTO A NEVE, É APENAS QUESTÃO DE TEMPO....

Link to comment
Share on other sites

Essas últimas mensagens do tópico está sensacionais!! Resumem claramente os sentimentos e as reflexões decorrentes do BAZ. "Ah, se não fizer frio eu chuto o balde..." de um lado (eu já chutei milhares de vezes, hehe); "...mas tem que ver que nosso clima é assim..." do outro.

 

O dia de hoje também resume esse nosso clima maluco. Como bem disse o Bruno, ainda não passamos dos 25° (ou seja: 25,9°) aqui em POA. Já bati 25,1°, e hoje tive 24,7° com uma estranha sensação de abafamento. Isso mesmo: com menos de 25° o ar parecia "pesado" graças ao nosso costume com o frio prolongado desse mês de maio. E mais: tivemos uma inesperada trovoadas e forte pancada de chuva com direito de elevação da temperatura (modestos 0,2°) enquanto começava a chover!! :-k Culpa do vento NO que soprou com a proximidade do Cb.

Link to comment
Share on other sites

As mensagens do Zé chegam a assustar, mas tenho que admitir que, na minha opinião, estás sendo profundamente pessimista, meu amigo! Estamos saindo de um maio histórico (onde ainda não vi a temperatura subir dos 25ºC aqui em Porto Alegre. Inédito!!!) entrando num junho promissor que, se ficar na média, será no mínimo sensacional se compararmos ele com o do ano anterior. Com qualquer sinal de veranico no meio do inverno e a galera começa a entrar em estado febril...isso é resultado da nossa imensa secura de neve nos últimos anos. Esse ano tem que atropelar! Não aguento mais essa lenga-lenga aqui no BAZ!!!

 

Não podemos esquecer que esta é a característica do nosso clima: a instabilidade e a variabilidade. O nosso clima não devia se chamar subtropical, mas, sim, o clima do "Crioulo-Doido". Acho que isso faria com que a galera criasse menos padrões em relação a ele, pois eles inexistem aqui! Portanto, esqueçam normais e esqueçam estatisticas, pois vivemos no clima do Crioulo-Doido (by Ronaldo). Teremos invernos ruins, verânicos, máximas negativas na serra, nevascas, regatas no Pq do Barigui em Curitiba em pleno julho e adolescentes voltando da festa gripados após serem surpreendidos pela noite fria na Praia de Atlântida em pleno janeiro! Enfim, este é o nosso clima e as nevascas logo virão! Se vivêssemos em Bariloche e as médias de temperatura, regime de neves, chuvas de lá comessacem a sofrer alterações drásticas, daí, sim, teríamos que ficar alarmados....

 

Falou!!!

 

O problema é que eu estou falando justamente da mudança dentro dos praâmetros de subtropicalidade!!!!

 

Nosso clima não é um clima de médias, e sim de extremos!!Isso eu sempre soube!!Afinal nossa cidade "gélida" tem médias de inverno igual a cidades litorâneas e de clima oceânico a 40-42 graus de latitude, o que não é nada gélido! A diferença sempre foram os extremos, uma vez qeu a Cidade do Porto e Valdívia tem temperaturas negativas e neve de forma bissesta!!

 

O problema é quando a nossa neve de verdade começa a virar bissesta também!! Ou seja, os extremos começam a ficarem raros!!

 

Este fórum só existe graças a SJ e sua neve!!! Se não fosse isso, ele não existiria! A minha preocupação é justamente o fim da neve joaquinense!!

 

Todos ficam falando bonito para me retrucar, mas ninguém conseguiu desmentir o fato de o período 2001-2005 ter sido o menos nivoso em toda a história!!! E não conseguirão, pois tratam-se de fato!!

 

Não comecei a "chorar" por causa de um veranico!! Comecei a "chorar" pela bruta reversão do la niña e pela perspectiva de que 2007 e 2008 sejam quentes!! Sabemos que em invernos quentes recentes a neve decente não dá as caras! Aliás não dá nem em invernos mais frios (como 2004)!

 

Todos os meses que o Ronaldo definiu recentemente (desde 2001)como "samba do crioulo doido" foram meses quentes e não doidos!!! Não houve neve e nem extremos de temperatura! Nenhum deles foi o samba do crioiulo doido "padrão" de SJ, como agosto de 1965, ou o período de inverno de 1994. Nestes anos, houve calor no inverno, oscilações enormes e neve e frio extremo em abundância e médias da normal apra baixo!! O samba do crioulo doido de agora é uma massa polar forte a cada 30 dias e méias bem aciam da normal, com uma nevezinha que só o Ronaldo e outros fanáticos como nós conseguem ver!!!

 

Será que vcs não percebem as mudanças???!!! Acham que está tudo normal!!???

 

Quem aqui tem coragem de dizer que a acumulação de neve entre 2001-2005 não foi a menor em períodos de 5 anos na história da região, perdendo por no mínimo 100%???!!!!!

 

Estudos diversos dizem que os trópicos desceram no hemisfério sul!! Alguém aí acredita que isso não influenciaria os fatores que causam nossa rara neve!!??!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.