Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Eu vi uns vídeos da neve em Bahia Blanca, e foi bastante precipitação ! :shock:

Nos bons tempos de São Joaquim e alhures, era relativamente comum isso acontecer também no Brasil (de 2 em 2 anos em média). Mas os tempos mudaram, então vamos ver se pelo menos dá uma paraguaia, kkkkkkkkkkkkk !

 

Enquanto isso, por aqui tenho agora 25,6C. Tá bonito de acompanhar este evento de frio 8-)

 

O que mais impressiona é que a neve de lá (forte) e as paraguaias daqui tão virando padrão de comportamento do clima.

 

O que está acontecendo em Bahia Blanca e Tandil não é normal. Isso tem que ficar bem claro. Assim como a nossa ausência de neve no planalto da neve também não é normal.

 

O nosso planalto da neve nesse momento vive momentos de Ctba (padrão normal), ou seja, o tempo está secando bem e o P.O. caindo com força com bastante vento noroeste. Enquanto isso muita neve nas Pca. de Buenos Aires.

Link to comment
Share on other sites

Eu acompanho o TN e hoje eles passaram o dia falando que no fim da tarde haverá ''aguanieve'' na cidade de Buenos Aires, vamos acompanhar. Por enquanto o canal mostra 7,0°C de temperatrua e 3,8°C de térmica, com tempo nublado.

 

Enquanto isso, aqui em São Paulo registrei máxima de 27,6°C até agora, segue o sol e o vento noroeste.

Link to comment
Share on other sites

Eu vi uns vídeos da neve em Bahia Blanca, e foi bastante precipitação ! :shock:

Nos bons tempos de São Joaquim e alhures, era relativamente comum isso acontecer também no Brasil (de 2 em 2 anos em média). Mas os tempos mudaram, então vamos ver se pelo menos dá uma paraguaia, kkkkkkkkkkkkk !

 

Enquanto isso, por aqui tenho agora 25,6C. Tá bonito de acompanhar este evento de frio 8-)

 

O que mais impressiona é que a neve de lá (forte) e as paraguaias daqui tão virando padrão de comportamento do clima.

 

O que está acontecendo em Bahia Blanca e Tandil não é normal. Isso tem que ficar bem claro. Assim como a nossa ausência de neve no planalto da neve também não é normal.

 

O nosso planalto da neve nesse momento vive momentos de Ctba (padrão normal), ou seja, o tempo está secando bem e o P.O. caindo com força com bastante vento noroeste. Enquanto isso muita neve nas Pca. de Buenos Aires.

 

He he he. Eu bem qeu falei que Bahia Blanca teria um evento de neve a La NY ou a La Chicago! Dias de clima continental por lá, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Eu vi uns vídeos da neve em Bahia Blanca, e foi bastante precipitação ! :shock:

Nos bons tempos de São Joaquim e alhures, era relativamente comum isso acontecer também no Brasil (de 2 em 2 anos em média). Mas os tempos mudaram, então vamos ver se pelo menos dá uma paraguaia, kkkkkkkkkkkkk !

 

Enquanto isso, por aqui tenho agora 25,6C. Tá bonito de acompanhar este evento de frio 8-)

 

O que mais impressiona é que a neve de lá (forte) e as paraguaias daqui tão virando padrão de comportamento do clima.

 

O que está acontecendo em Bahia Blanca e Tandil não é normal. Isso tem que ficar bem claro. Assim como a nossa ausência de neve no planalto da neve também não é normal.

 

O nosso planalto da neve nesse momento vive momentos de Ctba (padrão normal), ou seja, o tempo está secando bem e o P.O. caindo com força com bastante vento noroeste. Enquanto isso muita neve nas Pca. de Buenos Aires.

 

Resultado: Não podemos fazer absolutamente NADA quanto a isso, a não ser chorar, hahaha ! :cry:

Se olharmos o satélite na América do Sul, fica mais claro o que tu disse: O forte ciclone, rumando rapidamente

para o sul, jogando muita umidade e neve para a província de Buenos Aires, e puxando ar mais seco de oeste em direção

ao sul do Brasil. Com a frequente formação de ciclones mais ao sul, fica difícil mesmo de nevar aqui....e quando se formaram mais ao norte, ou mesmo naquele evento do dia 12 que ficou rente à costa de SC, aí o frio é que era

insuficiente, hehehehe ! OU SEJA, A ZICA ESTÁ BRAVA ! O PADRÃO MUDOU, E SÓ NOS RESTA ADMITIR, hehhehe....

Mas repito: Ao menos poderemos ver o Pericó caindo a -10 ! Espero ver isso, tem bem mais chances do que nossa

neve !!!

Link to comment
Share on other sites

Agora o Boldrini não me liga mais pra saber como tá Belém Novo. Perdi o amigo.

Só vais perder o amigo se eu sober ONDE está o link com as estações. Como sei que tu me odeias, então vai me dizer onde está. :D

 

Abraços inimigos!

 

Marcos, no lado da previsão há uma aba. Clique nela e verás online os dados das estações da Metsul.

 

PS: Mínima de -2C prevista pela Metsul no sábado em POA. Será que desta vez negativa no INMET :?:

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/metroclima/ Que legal!!!! :D:D:D

 

No mapa da cidade é so clicar em "Agora", hehehe. Faz 20,6° na Zona Norte e 19,5° na Lomba do Pinheiro. Aqui em casa está 20,6° com 58% e vento O a 18,2 km/h. A rajada atingiu 36,1 km/h.

 

Existem muitas cidades na província de Buenos Aires. Acredito que muitas dezenas (quem sabe centena) de cidades tenham observado a neve por lá! O crítico é que já nevou em cidades muito próximas da capital, mas na cidade grande mesmo, nada até agora! Imagine se o Marcos fosse um bonaerense!! :lol: :lol: 8-) :roll:

Me genocidaria!! :D

 

Mas a neve em B.A. é questão de tempo, ao meu ver. Em Mar del Plata chovia com 3° às 14 h.

 

Abraços nivosos!

Link to comment
Share on other sites

E ainda vai te muita nebulosidade passando por Buenos Aires até a noite, e mais frio em altura entrando...diria que muito dificil não ocorrer no minimo uma paraguaia por la...

 

Ja aqui em Ctba, estranhamente esfriou mais rapido que o previsto. As 13:00 tinha 16ºC com algum sol, e as 15:00 ja tinha caido pra 13ºC (sem chuva), com vento oeste, e ceu bem nublado...

 

Ponta Porã tem ceu claro e 13ºC :shock:

Assim como o oeste do PR, onde ja esfriou bem desde a madrugada...

 

Pareçe que tem ar frio entrando pelo oeste do PR/MS...

Link to comment
Share on other sites

Sensação térmica de -12°C é projetada pelo wrf para sexta de manhã. Como ele costuma subestimar bem os valores de sensação, imaginem o quanto pode fazer nas Serras e na Campanha:

Obs: os valores são tão grandes e diferentes que deixaram até a escala do mapa toda errada... :twisted:

 

chilld116.png

O modelo acertou bem o vento de ontem Marcelo, mas a sensação continua a desejar, eu aposto que vai dar sensação aqui mais baixa do que ele está prevendo :lol:

Link to comment
Share on other sites

Não sei de onde vcs tiraram que o tempo está limpando, to dizendo, a nebulosidade se manterá por aqui,em maior ou menor escala.

Sinceramente, mesmo admitindo meu otimismo, estou sendo realista, vcs não tão vendo quanta nuvem ainda entrando da Argentina pra nós?????????????????????????? :ugeek:

Olhem o setor de nuvens classificadas.

Já não chega o Marquito secando as benditas, agora tem mais gente secando... :lol: :lol:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não sei de onde vcs tiraram que o tempo está limpando, to dizendo, a nebulosidade se manterá por aqui,em maior ou menor escala.

Sinceramente, mesmo admitindo meu otimismo, estou sendo realista, vcs não tão vendo quanta nuvem ainda entrando da Argentina pra nós?????????????????????????? :ugeek:

Olhem o setor de nuvens classificadas.

 

Essas nuvens entram na Argentina e saem pelo Uruguai.

 

Se quiséssemos neve, essas nuvens teriam que entrar pelo Uruguai e sair pelo Planalto da Neve.

Link to comment
Share on other sites

O modelo acertou bem o vento de ontem Marcelo, mas a sensação continua a desejar, eu aposto que vai dar sensação aqui mais baixa do que ele está prevendo :lol:

Sim Paulo, é apenas uma referência. O Ronaldo e a Metsul falaram em -20°C ou mais, não me lembro corretamente.

Eu sei Marcelo, to só mexendo contigo. :D

Link to comment
Share on other sites

Não sei de onde vcs tiraram que o tempo está limpando, to dizendo, a nebulosidade se manterá por aqui,em maior ou menor escala.

Sinceramente, mesmo admitindo meu otimismo, estou sendo realista, vcs não tão vendo quanta nuvem ainda entrando da Argentina pra nós?????????????????????????? :ugeek:

Olhem o setor de nuvens classificadas.

 

Essas nuvens entram na Argentina e saem pelo Uruguai.

 

Se quiséssemos neve, essas nuvens teriam que entrar pelo Uruguai e sair pelo Planalto da Neve.

Desta vez vou teimar Bruno, elas não estão apenas ali na grande B Aires, me refiro as que vão descer do Paraguai e as que vem de oeste para leste, que estão no norte da Argentina.Já vi este filme,alguma banda de nebulosidade passa por aqui, pode crer amigo!

Link to comment
Share on other sites

Não sei de onde vcs tiraram que o tempo está limpando, to dizendo, a nebulosidade se manterá por aqui,em maior ou menor escala.

Sinceramente, mesmo admitindo meu otimismo, estou sendo realista, vcs não tão vendo quanta nuvem ainda entrando da Argentina pra nós?????????????????????????? :ugeek:

Olhem o setor de nuvens classificadas.

 

Essas nuvens entram na Argentina e saem pelo Uruguai.

 

Se quiséssemos neve, essas nuvens teriam que entrar pelo Uruguai e sair pelo Planalto da Neve.

Desta vez vou teimar Bruno, elas não estão apenas ali na grande B Aires, me refiro as que vão descer do Paraguai e as que vem de oeste para leste, que estão no norte da Argentina.Já vi este filme,alguma banda de nebulosidade passa por aqui, pode crer amigo!

 

Nisso até posso concordar, hipoteticamente. Os modelos que colocam máx. na ordem de 5ºC para cá durante a sexta colocam nebulosidade média a partir de determinado momento do dia.

Link to comment
Share on other sites

o tempo abriu rapidamente e o sol javoltou ganhar força em Cascavel. A temperatura agora é 14,6 com céu limpo e umidade de 81%. As fortes rajadas de ontem acabaram e o vento sopra calmo ed SO a 2km/h

 

a previsão é de frio nas madrugadas seguintes, sexta e sábado com valores por volta do ponto de congelamento atingindo 1 grau negativo.

a previsão detalhada em video, no blog http://blogtempo.blogspot.com/

Link to comment
Share on other sites

CREIO QUE O FRIO TENHA SE ANTECIPADO E AVANÇADO MAIS QUE O PREVISTO PELO GFS E DEMAIS MODELOS.

 

O QUE O GFS PREVIA PARA CURITIBA HOJE AS 15:00 ERA:

TEMP.20º 0,6MM

OBSERVADO 13º 00MM

 

O QUE O WRF 12Z PREVIA PARA CURITIBA HOJE AS 15:00:

22º NNO 4MM

OBSERVADO 13º SO 00MM

 

O QUE O ETA PREVIA PARA CURITIBA HOJE AS 15:00:

24º NNO 1MM

OBSERVADO 13º SO 00MM

 

O QUE O MBAR 12Z PREVIA PARA CURITIBA HOJE AS 15:00:

22,7º NO 0,5MM

OBSERVADO 13º SO 00MM

 

TODOS OS MODELOS PREVIRAM A TEMPERATURA ÀS 15H EM TORNO DE 20º OU MAIS, VENTO ENTE NNO E NO ALÉM DE ALGUMA CHUVA.

O QUE SE VERIFICOU É QUE A TEMPERATURA FICOU 06º OU MENOS ABAIXO DO PREVISTO PARA POUCAS HORAS, ALÉM DE O VENTO ESTAR DE SO DESDE AS 10:00HORAS O QUE NENHUM PREVIU ALÉM DA CHUVA QUE AINDA NÃO CHEGOU...

O QUE PODE TER OCORRIDO PARA ERROS TÃO SIGNIFICATIVOS EM POUCAS HORAS? O AR FRIO AVANÇOU MAIS QUE O PREVISTO?

Link to comment
Share on other sites

 

Nisso até posso concordar, hipoteticamente. Os modelos que colocam máx. na ordem de 5ºC para cá durante a sexta colocam nebulosidade média a partir de determinado momento do dia.

E o ETA aponta a maior precipitação aí na tua região Ricardo! :D

 

Paulo, não tô encontrado a dita precipitação, aonde? :?

Link to comment
Share on other sites

RICARDO, o mapa é animador, porém não há chuva em volta dessa precipitação de neve, e isso é estranho :shock:

 

Na realidade, não é estranho. É o esperado (tomara!). Com todo RS muito frio e temp. negativa a 850hpa, antes neva do que chove. :lol:

 

Né, quem sabe... como o Caio disse, será uma previsão "ao vivo" esta da neve no Sul. Serão momentos emocionantes, para possíveis paraguaias, hehehe

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo, cuidado para não PHPear! :lol: :lol:

Algumas rodadas do GFS chegavam a dar a entrada do ar frio em Curitiba, até mesmo pelo MBAR. Acho que praticamente decorei a maioria das saídas do sistema! hehe

 

Ele só estava divergindo, mas que bom que ele optou pela solução, digamos, otimista (ou uma das mais) das que vimos aqui!!

 

Até mesmo para POA o frio segue intensificado pelo GFS nas últimas rodadas!

Link to comment
Share on other sites

CREIO QUE O FRIO TENHA SE ANTECIPADO E AVANÇADO MAIS QUE O PREVISTO PELO GFS E DEMAIS MODELOS.

Concordo Rodrigo, por isso estou esperando um resfriamento um pouco maior aqui para SP. O pré-frontal aqui era para ser amanhã, não hoje. O sistema está adiantando em relação ao previsto, tomara que ele adiante (reforce) o frio para cá também!

Link to comment
Share on other sites

 

Nisso até posso concordar, hipoteticamente. Os modelos que colocam máx. na ordem de 5ºC para cá durante a sexta colocam nebulosidade média a partir de determinado momento do dia.

E o ETA aponta a maior precipitação aí na tua região Ricardo! :D

 

Paulo, não tô encontrado a dita precipitação, aonde? :?

Abre previsão numérica no Cptec, de cara tem o mapa do ETA e aí clique nos horários de previsão de precipitação, isto que nem é nebulosidade ,é precipitação, por vezes o modelo coloca nebulosidade e ocorrem precipitações.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.