Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Climática (ENSO/SST/AAO/PDO) 2023


LucianoD
 Share

Recommended Posts

Em 20/07/2023 em 15:40, edsr97 disse:

E agora?

1982
 

sstanom_world-ced2_1982_d182.thumb.png.2c7559e9135f350a50fba41ac670e00d.png

 

1997

 

sstanom_world-ced2_1997_d182.png

2015

sstanom_world-ced2_2015_d182.thumb.png.a9a6530f92b4212897278f5695e3735d.png
 

 

2023


sstanom_world-ced2_2023_d182.png


Será que em 2030 não haverá uma única mancha azul nos oceanos ? A impressão que tenho é que os oceanos não conseguem mais absorver o calor crescente da atmosfera, devido às mudanças proporcionadas pelo ser humano. Quem acredita que isso é um ciclo natural só pode estar de sacanagem ….

  • Like 7
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 20/07/2023 em 00:58, jrmartinisp disse:

Meu medo é entrar no próximo verão com valores assim, deve gerar muito desprendimento glacial e afinamento do gelo e gerar um efeito dominó. 

 

Se não me engano, o ano com o menor máximo da história da Antártica foi 1986... como 2023 já bateu o recorde de mínimo teremos que aguardar até setembro para descobrir se vai bater 1986 (tem grande chance)!

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 24/07/2023 em 10:46, LucianoD disse:

Regiões niño, monitoramento semanal NOAA (variação em relação a semana anterior)

 

Niño 4: 0,8 ºC (+0,1)

Niño 3.4: 1,1 ºC (0,0)

Niño 3: 1,7 ºC (+0,1)

Niño 1+2: 3,5 ºC (+0,1)

 

 

 

 

Na atualização da semana que vem talvez tenhamos queda nos valores!

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 06/06/2023 em 09:01, jrmartinisp disse:

Acho que a analogia a 2009 esta acontecendo,  naquele ano Maio não foi nada demais assim como este, mas Junho foi bom, a  atmosfera começou a responder depois de um período de frio em Junho, está bem parecido com o que vai ocorrer agora, resta só saber a intensidade.

Revisitando tópicos, eu vou falar por SP, nada como comparar as coisas e ver que cada evento é único. 2009 teve um bom frio em Junho o que não se repetiu agora, Julho tbm não foi nada demais este ano, Sp teve mínima abaixo dos 10 sofrida. 

Ainda não teve o evento do ano.

A chuva tbm não se repetiu como 2009.

Ainda que ano passado Julho tenha sido ruim outros meses como Maio, Setembro e até Novembro tiveram Mps de respeito. 

E este ano? Eu não vi nada, ok teve aquela MP hiper continental, mas pra SP e o Leste do sudeste foi ruim, no Sul pelo que vejo está ruim tbm, se não for Agosto, será mais um ano que cairá no esquecimento, assim como 2015. Só não será pior pq pelo menos o Mirante teve sub 10, mequetrefe, mas teve.

 

 

 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 01/04/2023 em 10:31, jrmartinisp disse:

" se este El niño vier forte pode fazer a temperatura média global passar dos 1,5° mesmo que momentaneamente.

Aí para na primavera prevejo muitas notícias como o Setembro, Outubro, Novembro o x mês mais quente da história "

 

Mas nem chegou nestes meses ainda, que coisa.

 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-07/junho-foi-mes-mais-quente-ja-registrado-globalmente-diz-meteorologia

 

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2023/07/apos-sucessivos-recordes-de-calor-julho-e-o-mes-mais-quente-ja-registrado-na-historia.shtml

 

  • Like 3
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 02/08/2023 em 21:53, jrmartinisp disse:


Seus palpites estão dando certo, hehehe. Então fala pra gente aí: você acha que a gente vai sofrer demais no próximo verão brasileiro ? 🥲

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 03/08/2023 em 08:18, Renan disse:


Seus palpites estão dando certo, hehehe. Então fala pra gente aí: você acha que a gente vai sofrer demais no próximo verão brasileiro ? 🥲

Atualizando

 

https://metsul.com/brasil-teve-julho-mais-quente-em-ao-menos-sessenta-anos/

 

 

Olha Renan

Não sou meteorologista, me guio pela história e a história mostra que deverá ser um verão de chuva irregular, vai faltar ZCAS, pq o sul tende a sofrer com tempo severo formação  de CCMS, etc, este padrão  é anti correlacionado com ZCAS, então será quente, a chuva dependerá mais da termodinâmica, se vai ser de recordes ou não aí são outros 500

Lembrando que em 2014 qdo fez muito calor principalmente  em Fevereiro, não era El niño, outros fatores geraram a onda de calor fora da casinha e a falta de chuva no verão ,como emendou um 2015 aí sim com el niño na jogada foram 2 verões seguidos de chuva irregular e rolou o perrengue da seca nos reservatórios. Chuto o próximo verão como um 2015 da vida.

 

Uma curiosidade é que SP as vezes tem verão chuvoso com el niño pq muitas vezes os sistemas de sul o atingem, não é incomum avanço de CCMS pelo interior de SP, então por SP não dá para dizer nada o Atlântico tbm influência e acho ele é muito volátil para prever o que vai rolar no trimestre DJF.

 

Atenção aos vídeo do coutinho eles dão uma boa noção do que vem por aí.

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 20/07/2023 em 15:40, edsr97 disse:

E agora?

1982
 

sstanom_world-ced2_1982_d182.thumb.png.2c7559e9135f350a50fba41ac670e00d.png

 

1997

 

sstanom_world-ced2_1997_d182.png

2015

sstanom_world-ced2_2015_d182.thumb.png.a9a6530f92b4212897278f5695e3735d.png
 

 

2023


sstanom_world-ced2_2023_d182.png

Só costa da Califórnia e Pacífico sul/leste, estão mais frios, no resto do planeta, bem quente. Vai provocar chuvas intensas em partes do mundo.

Edited by Ernani de Paula
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 08/08/2023 em 20:22, Moretão disse:

ocean2.PNG.281195436e4d316dc1e9ca7baeedc00c.PNG

Essas imagens mostram bem porque o El Niño 2023 está patinando para se consolidar: as áreas referentes à ODP insistem em ficar negativas, diferente de 2015, impactando diretamente na região 3.4.

 

Outro detalhe: em 2015 o El Niño era do tipo misto, enquanto 2023 está parecendo um clássico canônico, com anomalias mais intensas na região 1+2. Se continuar assim, 2023 terá um Niño moderado a forte, longe do super El Niño que vinha sendo previsto!

 

Agora, quanto ao contexto global, quanta diferença!!! Oceanos fervendo infelizmente 😭 Aguardando os próximos capítulos...

Edited by Flavio Feltrim
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Agora começaremos a ter a real noção da intensidade do evento, que pelo que se desenha será forte, mas menos intenso que 2015, logo, nada de super.

Porém a combinação com outras regiões aquecidas em nível global como um todo gera uma combinação que eu não arriscaria dizer nada, tô achando tudo até muito comportadinho por aqui, mas.... tem muito chão pela frente.

Edited by jrmartinisp
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 14/08/2023 em 17:00, jrmartinisp disse:

Agora começaremos a ter a real noção da intensidade do evento, que pelo que se desenha será forte, mas menos intenso que 2015, logo, nada de super.

Porém a combinação com outras regiões aquecidas em nível global como um todo gera uma combinação que eu não arriscaria dizer nada, tô achando tudo até muito comportadinho por aqui, mas.... tem muito chão pela frente.

 

Exato, o cenário de aquecimento generalizado nos oceanos do planeta pode ter efeitos imprevisíveis aqui para o Brasil, mas não consigo acreditar em outro cenário além daquele que vimos em 2014 e 2015: ondas de calor bizarras e tempestades severas.

  • Like 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 14/08/2023 em 17:12, Renan disse:

 

Exato, o cenário de aquecimento generalizado nos oceanos do planeta pode ter efeitos imprevisíveis aqui para o Brasil, mas não consigo acreditar em outro cenário além daquele que vimos em 2014 e 2015: ondas de calor bizarras e tempestades severas.

Os evento de 2014 foi originário de perturbação no índico pelo menos sobre o que eu li fuçando  por aí, tanto que algo parecido teria acontecido em 1984.

E realmente olhando dados históricos de precipitação fevereiro de 1984 choveu apenas 32,5, março ficou em 53,6 (Mirante)

Mas no resto do ano choveu bem e isto não foi muito percebido

Já 2014 foi bem pior.

Mas, quando eu resolvo olhar o blog do Carlos Alberto e me deparo com 1963 e fico imaginando algo assim acontecendo nos dias de hj.

 

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com/2010/08/1963-ano-extremamente-seco-de-norte-sul.html?m=1

 

A conclusão que eu tiro é que existem outras combinações difíceis de acontecer, mas que quando  acontecem,podem gerar eventos raros.

Temos uma combinação de oceanos mais aquecidos e el.niño, pra mim isto entra em terreno desconhecido.

 

Nenhuma previsão climática colocava o verão de 2014 como seco, mesmo porque houve uma ZCAS muito danosa no norte de Minas e ES em dezembro de 2013, a chave mudou em Janeiro e em fevereiro as imagens de satélite pareciam dias de Agosto. 

Edited by jrmartinisp
  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 16/08/2023 em 00:31, jrmartinisp disse:

Mas, quando eu resolvo olhar o blog do Carlos Alberto e me deparo com 1963 e fico imaginando algo assim acontecendo nos dias de hj.

 

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com/2010/08/1963-ano-extremamente-seco-de-norte-sul.html?m=1

 

Anos atrás, eu tinha feito um tópico sobre a seca de 1963.

Mas... não consegui mais encontrá-lo no BAZ.

Assim como outros tópicos, deve ter se perdido nas mudanças que aconteceram no fórum.

 

Talvez aqui não seja o local adequado, mas a tabela abaixo, com a pluviometria daquele ano em vários locais, que fazia parte do tópico perdido que eu mencionei, dá uma boa idéia do que foi aquele ano.

Seca1963a 001.jpg

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 7
  • Thanks 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 16/08/2023 em 15:46, Aldo Santos disse:

 

Anos atrás, eu tinha feito um tópico sobre a seca de 1963.

Mas... não consegui mais encontrá-lo no BAZ.

Assim como outros tópicos, deve ter se perdido nas mudanças que aconteceram no fórum.

 

Talvez aqui não seja o local adequado, mas a tabela abaixo, com a pluviometria daquele ano em vários locais, que fazia parte do tópico perdido que eu mencionei, dá uma boa idéia do que foi aquele ano.

Seca1963a 001.jpg

 

O que me chama a atenção é BH com 497 na anual, sem registrar chuva acima de 1mm em 5 meses e significativa em 7 meses, mais da metade do ano e ainda os 2 meses tradicionalmente mais chuvosos Nov e Dez com menos de 100mm.

 

Vai saber a combinação atmosférica que gerou isto.

Edited by jrmartinisp
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 16/08/2023 em 23:35, jrmartinisp disse:

O que me chama a atenção é BH com 497 na anual, sem registrar chuva acima de 1mm em 5 meses e significativa em 7 meses, mais da metade do ano e ainda os 2 meses tradicionalmente mais chuvosos Nov e Dez com menos de 100mm.

 

Vai saber a combinação atmosférica que gerou isto.

 

Pois é...

A estação do INMET em Brasília ficou 162 dias seguidos sem registrar chuva, de 06/05 até 15/10/1963.

Curvelo-MG, ficou 182 dias, de 19/04 até 18/10.

 

Não coloquei várias cidades porque estavam com dados incompletos no banco de dados do INMET, geralmente faltando 1 mês.

Mas Vitória-ES, por exemplo, que está sem os dados de janeiro, com certeza teve menos de 1.000 mm naquele ano.

Cidades do norte de MG e do vale do Jequitinhonha, como Pirapora, Januária, Salinas, etc, tiveram totais anuais entre 200 e 350 mm em 1963.

 

Aqui na cidade de São Paulo, a chuva só foi normalizar mesmo no 2º semestre de 1964.

O começo do ano ainda foi complicado, conforme dados do Mirante abaixo:

 

Mirante em 1964:

Jan :  94,8 mm

Fev: 230,7 mm

Mar:   51,5 mm

Abr:   36,0 mm

Mai:   76,0 mm

Jun:   38,5 mm

 

Foi a partir de julho que a chuva efetivamente encostou na (E eventualmente passou da) média.

Mesmo assim, novembro ainda foi abaixo, com 91,9 mm.

 

Pra dizer a verdade, eu não pesquisei o sul.

Mas certa vez, mais recentemente, o Coutinho me disse que grande parte do sul também teve problemas de seca em 1963.

 

E 1963 foi também o ano do grande incêndio no Paraná, que queimou cerca de 20.000 km², cerca de 10% do estado.

Até hoje ainda está entre os maiores incêndios já registrados no planeta.

 

https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/quando-o-parana-virou-um-inferno-cek86t5u466b3ztyk8vor6jim/

https://www.gazetadopovo.com.br/parana/parana-registrou-maior-incendio-florestal-do-pais-1963/

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 3
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Parece que nos próximos dias o El Niño finalmente vai dar uma engrenada! O curioso é que esse evento não tem se configurado muito "profundo", as águas mais aquecidas tem se concentrado bem superficialmente (acima de 150 metros de profundidade), o que poderia impactar na manutenção e fortalecimento.

 

O mais curioso será observar esse evento no contexto atual de mares fervendo!

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 17/08/2023 em 14:34, Flavio Feltrim disse:

Parece que nos próximos dias o El Niño finalmente vai dar uma engrenada! O curioso é que esse evento não tem se configurado muito "profundo", as águas mais aquecidas tem se concentrado bem superficialmente (acima de 150 metros de profundidade), o que poderia impactar na manutenção e fortalecimento.

 

O mais curioso será observar esse evento no contexto atual de mares fervendo!

 

 

Oi Flávio, desculpa se essa pergunta já foi respondida por aqui (eu posso ter me passado), mas me surgiu uma dúvida: com essa entrada em território desconhecido, com mares fervendo já, e El Niño podendo fortalecer, vc acha que haveria chance  de um bloqueio Megazord como aquele de Jan e Fev de 2014? Ou o El Niño poderia trazer mais umidade, cobertura de nuvens, e prevenir um bloqueio daqueles? Sou bem leigo e acho que to começando a misturar alguns conceitos hahaha valeu!

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 17/08/2023 em 15:05, Eclipse POA disse:

 

 

Oi Flávio, desculpa se essa pergunta já foi respondida por aqui (eu posso ter me passado), mas me surgiu uma dúvida: com essa entrada em território desconhecido, com mares fervendo já, e El Niño podendo fortalecer, vc acha que haveria chance  de um bloqueio Megazord como aquele de Jan e Fev de 2014? Ou o El Niño poderia trazer mais umidade, cobertura de nuvens, e prevenir um bloqueio daqueles? Sou bem leigo e acho que to começando a misturar alguns conceitos hahaha valeu!

 

Uma coisa que aprendi em climatologia (e com El Niños) é que um evento NUNCA é igual ao outro! E como estamos vendo também, essa situação de oceanos fervendo é algo novo, portanto não temos em nosso histórico um evento ocorrendo nesse tipo de situação. Mas se palpite estiver valendo, o meu é de que não teremos situação parecida com 2014, assim como não acredito em super El Niño...

  • Like 8
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 17/08/2023 em 12:53, Aldo Santos disse:

 

Pois é...

A estação do INMET em Brasília ficou 162 dias seguidos sem registrar chuva, de 06/05 até 15/10/1963.

Curvelo-MG, ficou 182 dias, de 19/04 até 18/10.

 

Não coloquei várias cidades porque estavam com dados incompletos no banco de dados do INMET, geralmente faltando 1 mês.

Mas Vitória-ES, por exemplo, que está sem os dados de janeiro, com certeza teve menos de 1.000 mm naquele ano.

Cidades do norte de MG e do vale do Jequitinhonha, como Pirapora, Januária, Salinas, etc, tiveram totais anuais entre 200 e 350 mm em 1963.

 

Aqui na cidade de São Paulo, a chuva só foi normalizar mesmo no 2º semestre de 1964.

O começo do ano ainda foi complicado, conforme dados do Mirante abaixo:

 

Mirante em 1964:

Jan :  94,8 mm

Fev: 230,7 mm

Mar:   51,5 mm

Abr:   36,0 mm

Mai:   76,0 mm

Jun:   38,5 mm

 

Foi a partir de julho que a chuva efetivamente encostou na (E eventualmente passou da) média.

Mesmo assim, novembro ainda foi abaixo, com 91,9 mm.

 

Pra dizer a verdade, eu não pesquisei o sul.

Mas certa vez, mais recentemente, o Coutinho me disse que grande parte do sul também teve problemas de seca em 1963.

 

E 1963 foi também o ano do grande incêndio no Paraná, que queimou cerca de 20.000 km², cerca de 10% do estado.

Até hoje ainda está entre os maiores incêndios já registrados no planeta.

 

https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/quando-o-parana-virou-um-inferno-cek86t5u466b3ztyk8vor6jim/

https://www.gazetadopovo.com.br/parana/parana-registrou-maior-incendio-florestal-do-pais-1963/

 

Aldo Santos,

aqui no Noroeste do RJ, também choveu pouquíssimo, em todos meses do ano, mas em janeiro e fevereiro de 1964, choveu muito aqui no vale do Rio Muriaé, na estação pluviométrica da ANA, na  cidade de Patrocínio do Muriaé(fica apenas 10,5 km linha reta a noroeste de Laje), choveu acima de 300 mm em jan e fev.

Os moradores acima de 70 anos, contam de um temporal fortíssimo, que ocorreu em Laje do Muriaé, no dia 9 fevereiro 1964, um domingo de carnaval, formou uma tempestade rápida, onde choveu muito forte por 90 minutos perto de 17 h, a praça da matriz, foi inundada por uma volume extraordinário de enxurrada, deu tempo de moradores retirar os poucos automóveis da época, para não ser carregado para dentro do rio Muriaé. Tem um córrego que desce de uma montanha, fica ao sul/sudoeste da área urbana, no horário da chuva os blocos de carnaval, desfilavam pelos dois bairros da cidade, tivemos a primeira e única morte por desabamento de uma encosta de um morro até hoje, era um senhor de origem libanesa, a filha ficou soterrada, mas ainda respirava e foi salva. Uma semana depois outra chuva bem forte, mas com alagamento menor, mas mesmo assim inundou a praça.

Nunca mais tivemos um alagamento como esse na praça da matriz. Acredito que tenha chovido uns 150 mm em 90 minutos.

O resto do ano de 1964, foi de boas chuvas, principalmente nov e dez com volumes acima da média na estação pluviométrica de Patrocínio do Muriaé.

Esse El-Niño, ainda vai trazer grandes transtornos no mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A partir da semana que vem o El Niño volta a dar uma patinada... a TSM de algumas áreas Niño vai diminuir pelo menos até o início de outubro.

 

Curioso observar também que a TSM na região 3.4 se mantém "estável" desde o pico alcançado em 28/08 (a quase 1 mês)... o mesmo vale para a região 3 que vem mantendo a tendência de queda desde a mesma data também. Já a região 1+2 está em queda desde 21/07!!!

 

Se o El Niño não tiver um fortalecimento espressivo no mês de outubro talvez já tenha atingido seu máximo (pelo menos na TSM) e seguirá apenas mantendo esse patamar até o início de 2024.

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Vamos ver se a SOI continua mantendo a queda e respondendo melhor ao aquecimento da TSM nos últimos 3 meses, porque até o momento a teleconexão não tem se consolidado como esperado. Abaixo um gráfico mensal da SOI de janeiro de 2015 (na escalada para o super El Niño) até agosto de 2023:

 

image.png.e8d9ccfea14a30a6e0874bcb01166491.png

 

 

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 22/09/2023 em 19:00, jrmartinisp disse:

Nas previsões do Coutinho percebe-se que aquele pico de Outubro Novembro enfraqueceu, talvez já seja o máximo.

Além do mais na última previsão em Junho já estaríamos em neutro, talvez o final do inverno e primavera de 2024 poderia se dar com neutro frio.

 

 

@jrmartinisp e @Flavio Feltrim , acho que aí teríamos um cenário parecido/análogo (em termos de ENSO) com 2016 para 2024 né?

 

image.png.cba2470ebbec4050b8354355a845d8ec.png

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 25/09/2023 em 13:47, Eclipse POA disse:

 

 

@jrmartinisp e @Flavio Feltrim , acho que aí teríamos um cenário parecido/análogo (em termos de ENSO) com 2016 para 2024 né?

 

image.png.cba2470ebbec4050b8354355a845d8ec.png

 

 

Muito longe ainda... até onde os modelos climáticos conseguem "enxergar", a tendência para 2024 é de neutralidade, quiça uma neutralidade Niña (com tendência negativa na temperatura do Pacífico, mas sem estabelecimento de La Niña por enquanto). Se for assim, teremos uma condição parecida com 2016 conforme você pode observar no gráfico da SOI que postei acima.

  • Like 5
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 18/07/2023 em 13:35, edsr97 disse:

oisst2.1_world2_sst_day.thumb.png.373414896522407332a2138806d54c12.pngseaice_extent.thumb.png.a24538af104e9a13e2bd6651b72fac3d.pngcfsr_world_t2_day.thumb.png.2f0e92d2e52f7156be1b588e82ed94d6.png

Pessoal,

 

Chegou Setembro e me parece que batemos o recorde de menor cobertura de gelo no mês que seria o auge disso.

 

https://nsidc.org/arcticseaicenews/

 

https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/09/26/nivel-de-gelo-marinho-atinge-baixa-historica-na-antartida-e-gera-preocupacao.ghtml

 

 

 

 

  • Like 5
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Em 26/09/2023 em 08:11, jrmartinisp disse:

Pessoal,

 

Chegou Setembro e me parece que batemos o recorde de menor cobertura de gelo no mês que seria o auge disso.

 

https://nsidc.org/arcticseaicenews/

 

https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/09/26/nivel-de-gelo-marinho-atinge-baixa-historica-na-antartida-e-gera-preocupacao.ghtml

 

 

 

 

 

Incrível como os El Niños penalizam os polos, principalmente a Antártica! E num cenário de aumento global da temperatura só piora mais a situação!

  • Like 2
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 22/09/2023 em 15:16, Flavio Feltrim disse:

A partir da semana que vem o El Niño volta a dar uma patinada... a TSM de algumas áreas Niño vai diminuir pelo menos até o início de outubro.

 

Curioso observar também que a TSM na região 3.4 se mantém "estável" desde o pico alcançado em 28/08 (a quase 1 mês)... o mesmo vale para a região 3 que vem mantendo a tendência de queda desde a mesma data também. Já a região 1+2 está em queda desde 21/07!!!

 

Se o El Niño não tiver um fortalecimento expressivo no mês de outubro talvez já tenha atingido seu máximo (pelo menos na TSM) e seguirá apenas mantendo esse patamar até o início de 2024.

 

BINGO! Segue a patinação... até quando???

 

nino34.png

 

cdas-sflux_ssta7diff_global_1.png

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 04/10/2023 em 18:15, Edison Bocorny Jr disse:

O Coutinho falou que ganharia força novamente em novembro e dezembro.

Tenho dúvidas quanto a isso... pelos dados existentes o El Niño já teria atingido seu pico (pelo menos pela TSM). A região 3.4, mais importante do El Niño,  está em queda (embora lenta) desde o dia 28/08! Como essa região é a mais estável do Pacífico, o que vale é a tendência, que no caso não é mais crescente a quase dois meses:

 

nino34.thumb.png.6a41157b262b5db22091e5baefbb6589.png

 

Já a região 1+2 em queda mais acentuada desde o dia 21/07:

 

nino12.thumb.png.9df433693dfe21424454b12c2d589272.png

 

Além disso, a SOI não anda contribuindo muito e demonstrando dificuldade em fazer uma boa teleconexão, principalmente nos últimos 30 dias:

 

soi.png.113987d0b5fcfdbd14ffa94a93dd2209.png

 

Claro que tem muita água pra rolar, ainda mais em tempos de ebulição global, mas por hora o cenário é esse!

Edited by Flavio Feltrim
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured and unpinned this topic
  • Renan locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.