Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio em agosto: pode nevar de quarta pra quinta ????


Recommended Posts

 

Existe uma das correntes dos defensores do aquecimento global que prega que, por causa das emissões de CO2, o futuro seria um El Niño permanente!!! Estou começando a achar esta idéia razoável.........

 

acho isso um exagero, bobagem!

 

resta apreciar as condições exoticas do calor, torço para novidades. Aprecio também o dia de hj, meio nublado, quente, abafado, seco...

 

Não, obrigado ! O único tipo de calor que aprecio é aquele típico de praias do NE, no qual vem junto uma brisa marítima. Não sou masoquista... :twisted: :twisted: :twisted:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 759
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

2000 - Onda de frio traz temperaturas mais baixas em quase meio século para o sul do Brasil.

Ninguem considera 2000, o mês de Julho foi bem abaixo da média e todo o ano ficou dentro do normal. Olha só, muito próximo dos dias de hoje, depois de anos que foram extremamente quentes (1998/1997)

Anos de frio rigoroso são sempre isolados, a única decada recente realmente fria foi a de 70, mas houve períodos bem secos e quentes em tal período!

Link to comment
Share on other sites

 

Existe uma das correntes dos defensores do aquecimento global que prega que, por causa das emissões de CO2, o futuro seria um El Niño permanente!!! Estou começando a achar esta idéia razoável.........

 

acho isso um exagero, bobagem!

 

resta apreciar as condições exoticas do calor, torço para novidades. Aprecio também o dia de hj, meio nublado, quente, abafado, seco...

 

Não, obrigado ! O único tipo de calor que aprecio é aquele típico de praias do NE, no qual vem junto uma brisa marítima. Não sou masoquista... :twisted: :twisted: :twisted:

 

então continue se remoendo por conta de que o frio não vem! 8)

Link to comment
Share on other sites

2000 - Onda de frio traz temperaturas mais baixas em quase meio século para o sul do Brasil.

Ninguem considera 2000, o mês de Julho foi bem abaixo da média e todo o ano ficou dentro do normal. Olha só, muito próximo dos dias de hoje, depois de anos que foram extremamente quentes (1998/1997)

Anos de frio rigoroso são sempre isolados, a única decada recente realmente fria foi a de 70, mas houve períodos bem secos e quentes em tal período!

 

Não sei quanto ao oeste em 2000.

Mas no leste do PR (capital), maio foi normal, junho teve uma alta anomalia positiva acima de +2, julho foi bem abaixo da normal (como em todo o estado), agosto foi ligeiramente abaixo, setembro foi praticamente dentro da normal, outubro foi acima de +2 graus de anomalia, novembro pouco acima e dezembro cerca de +2 acima.

Não sei quanto a janeiro a abril, mas se não me engano foi razoável a bom.

No geral, mesmo com junho, outubro e dezembro péssimos, 2000 foi muito positivo por causa do frio contínuo de quase 1 mês, julho muito abaixo da média e agosto um pouco abaixo.

Bom ano esse...

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

DOM 14 AGO 2005 - 05:00

 

SEMANA SERÁ DE CALOR E INSTABILIDADE

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana alerta para a possibilidade de temporais na segunda metade da semana

 

Uma massa de ar quente vai deixar o tempo abafado e instável no Rio Grande do Sul durante a semana. É o que indica o prognóstico da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo. Um bloqueio atmosférico impede o avanço das massas de ar polar em direção ao estado, o que mantém o ingresso de ar quente a partir do norte.

 

Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, a temperatura vai se manter ao longo de toda a semana. Nachtigall destaca que a sensação será de abafamento, sobretudo a partir de quarta-feira, quando se espera o ingresso de ar úmido.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbanba de São Leopoldo prevê a possibilidade de chuva esparsa no sul e oeste gaúcho segunda e terça-feira com a instabilidade tomando conta das demais regiões de quarta em diante. A Climatologia Urbana alerta que a combinação de ar muito quente e umidade deve favorecer a ocorrência de trovoadas e de temporais, especialmente a partir de quarta-feira, com chance de queda de granizo e vento forte em pontos localizados. Na análise do meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, o risco de temporais será maior no oeste e noroeste do estado. Alguns temporais podem ser de forte intensidade e nos próximos dias estaremos detalhando, seja em boletins de previsão ou alerta, o risco de tempo severo.

 

Responsável Técnico: Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall

Esse quadro é praticamente o mesmo da primeira quinzena de junho passado. Calor e umidade, tempo abafado e muita nebulosidade. Já estou antevendo aquele monte de cumulus e altocumulus nos céus do Rio Grande.

Eu tenho lembranças do calor em agosto com tempo mais seco. Lembro também das violentas trovoadas que aconteceram no ano de 1997. Nunca me esqueço de um dia pouco antes de 20/8 que tivemos uma Sessão Terror com mega-trovoadas em enormes CB´s sobre POA. Foi uma das tempestades de raios mais assustadoras que vi. Culpa do El Niño. 8)

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

 

Existe uma das correntes dos defensores do aquecimento global que prega que, por causa das emissões de CO2, o futuro seria um El Niño permanente!!! Estou começando a achar esta idéia razoável.........

 

acho isso um exagero, bobagem!

 

resta apreciar as condições exoticas do calor, torço para novidades. Aprecio também o dia de hj, meio nublado, quente, abafado, seco...

 

Não, obrigado ! O único tipo de calor que aprecio é aquele típico de praias do NE, no qual vem junto uma brisa marítima. Não sou masoquista... :twisted: :twisted: :twisted:

 

Assino embaixo!

 

A respeito deste inverno, é dose ir para a serra em pleno mês de agosto e ter temperaturas de 22°C como máxima. Até os nordestinos que visitavam a região das hortências reclamavam do calor...

 

Assim como o Alexandre comentou, já tinha percebido sobre o azar do BAZ. De 2001 pra cá o clima foi muito anômalo

 

Ronye, mais uma vez, esta situação é atípica e não é correto dizer que é raríssimo nevar no Brasil. Se estamos todos comentando e reclamando da atual situação é porque ela não é usual. Lembro de como era frequente, na minha adolescência, os episódios de neve na serra. Os noticiários de POA volta e meia anunciavam precipitação de neve em Garibaldi (ao redor de 620 metros de altitude). Hoje mal se registra precipitação em Ausentes...

 

Não estou tão pessimista quanto o restante do site, estou apenas revoltado, pois agora sou independente e posso subir a serra a hora que quiser para ver a neve que frequentemente caia por lá e isso não mais ocorreu nos últimos 5 anos. Parece castigo... O meu otimismo vem dos dados históricos relatados pelo Alexandre; já tivemos situações semelhantes no passado.

 

Torçam pelos próximos anos!! Vamos ter outros ingressos polares ainda este ano, mas nada que seja do nosso agrado...

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

2000 - Onda de frio traz temperaturas mais baixas em quase meio século para o sul do Brasil.

Ninguem considera 2000, o mês de Julho foi bem abaixo da média e todo o ano ficou dentro do normal. Olha só, muito próximo dos dias de hoje, depois de anos que foram extremamente quentes (1998/1997)

Anos de frio rigoroso são sempre isolados, a única decada recente realmente fria foi a de 70, mas houve períodos bem secos e quentes em tal período!

 

Não sei quanto ao oeste em 2000.

Mas no leste do PR (capital), maio foi normal, junho teve uma alta anomalia positiva acima de +2, julho foi bem abaixo da normal (como em todo o estado), agosto foi ligeiramente abaixo, setembro foi praticamente dentro da normal, outubro foi acima de +2 graus de anomalia, novembro pouco acima e dezembro cerca de +2 acima.

Não sei quanto a janeiro a abril, mas se não me engano foi razoável a bom.

No geral, mesmo com junho, outubro e dezembro péssimos, 2000 foi muito positivo por causa do frio contínuo de quase 1 mês, julho muito abaixo da média e agosto um pouco abaixo.

Bom ano esse...

 

Aqui não tivemos meses acima do normal, junho teve dias muito frios mas a maioria amenos. O outono e a primavera foram bem amenos e fez pouco calor nestas estações (menos depois de outobro). Por aqui, a primavera de 2000 foi muito chuvosa, em novembro chovia quase todos os dais. Houve uma onda de frio em Dezembro. Em 2000, não tivemos máximas absurdas, se não me falha a memória, a máxima do ano não chegou aos 33 graus.

Bom ano esse...

Link to comment
Share on other sites

 

Existe uma das correntes dos defensores do aquecimento global que prega que, por causa das emissões de CO2, o futuro seria um El Niño permanente!!! Estou começando a achar esta idéia razoável.........

 

acho isso um exagero, bobagem!

 

resta apreciar as condições exoticas do calor, torço para novidades. Aprecio também o dia de hj, meio nublado, quente, abafado, seco...

 

Não, obrigado ! O único tipo de calor que aprecio é aquele típico de praias do NE, no qual vem junto uma brisa marítima. Não sou masoquista... :twisted: :twisted: :twisted:

 

Assino embaixo!

 

A respeito deste inverno, é dose ir para a serra em pleno mês de agosto e ter temperaturas de 22°C como máxima. Até os nordestinos que visitavam a região das hortências reclamavam do calor...

 

Assim como o Alexandre comentou, já tinha percebido sobre o azar do BAZ. De 2001 pra cá o clima foi muito anômalo

 

Ronye, mais uma vez, esta situação é atípica e não é correto dizer que é raríssimo nevar no Brasil. Se estamos todos comentando e reclamando da atual situação é porque ela não é usual. Lembro de como era frequente, na minha adolescência, os episódios de neve na serra. Os noticiários de POA volta e meia anunciavam precipitação de neve em Garibaldi (ao redor de 620 metros de altitude). Hoje mal se registra precipitação em Ausentes...

 

Não estou tão pessimista quanto o restante do site, estou apenas revoltado, pois agora sou independente e posso subir a serra a hora que quiser para ver a neve que frequentemente caia por lá e isso não mais ocorreu nos últimos 5 anos. Parece castigo... O meu otimismo vem dos dados históricos relatados pelo Alexandre; já tivemos situações semelhantes no passado.

 

Torçam pelos próximos anos!! Vamos ter outros ingressos polares ainda este ano, mas nada que seja do nosso agrado...

 

Abs!

 

Um dado interessante:

 

Acho que se juntar toda a neve que caiu nos pontos mais altos da serra de SC desde que surgiu o BAZ, não dá 15 cm de acumulação!!!!!!! O BAZ realmente nasceu e os eventos legais de invenroi no Brasil deixaram de ocorrer!!!

 

Não consigo enxergar nas estatísticas de neve de SJ período menos nivoso do que 2001-2005!!!!!!!!! Desafio alguém a achar!!!!!! Historicamente nunca ficou mais de 5 anos sem uma nevasca (+de 20cm) na CIDADE DE SJ!!!!

 

Se for, algo me diz que seria entre 1959-1963!!!! Mas eu não tenho dados de neve de então!! O que sei é que 1963 conseguiu ser o ano de outono-inverno mais quente da história de SJ até hoje. Quer dizer, pode ser que 2005 ainda o vença, he he he he!!!!

Link to comment
Share on other sites

Abril recorde de calor,

 

maio recorde de calor,

 

junho recorde de calor,

 

julho normal,

 

 

agosto recorde de calor!!

 

Só uma palavra, com o perdão dos administradores: Pu.. que Pa...

 

Se não entrar um fri osignificativo no final do mês, é o pior dos mundos! 2002 é fichinha!!

 

 

E mais, pelo silêncio dos profissionais, antevejo mais um longo período com anomaia positiva no pacífico......

 

Existe uma das correntes dos defensores do aquecimento global que prega que, por causa das emissões de CO2, o futuro seria um El Niño permanente!!! Estou começando a achar esta idéia razoável.........

 

AO PESSIMISTA DE PLANTÃO...RS RS...

 

PARA AGRICULTURA O INVERNO É UM POUCO PIOR DO QUE O DE 2004, MAIS NEM DE LONGE O PIOR, FICA UM POUCO ABAIXO DA MÉDIA. PARA FRUTICULTURA DE CLIMA TEMPERADO.

 

PARA OS DO BAZ UM QUASE FRACASSO, AINDA TEM A DATA DO DIA 20/23 DE AGOSTO EM DIANTE E 15/20 DE SETEMBRO.

 

A PRIMAVERA PODERÁ SER UMA MONTANHA RUSSA MUITO MAIS ACENTUADA, VERÃO FRIO E ANO DE 2006 MAIS PARA FRIO, INCLISIVE O INVERNO.

Link to comment
Share on other sites

O desperdício começa a se confirmar.

 

Neste momento as últimas rodadas de alguns modelos concordam que a massa polar no pacífico sul será desviada na altura da Patagônia, fazendo exatamente a trajetória que eu já havia mostrado antes na imagem do snow-forecast como exemplo.

 

Os efeitos deste anticiclone começam a ser sentidos na próxima sexta-feira no sul gaúcho com chuva e ligeira queda na temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, esse ano em termos de ondas de frio, ta bem semelhante a 2001 e 2002, onde também foram anos de vários desperdicios polares. Em 2003 e 2004 acho que o problema maior foi a falta de ondas de frio mesmo, apesar de ter tido algumas boas, mas em quantidade deixou a desejar.

 

Rodrigo, em 2003 a porteira estava aberta e desde abril as massas de ar frio avançavam derrubando as temperaturas, tanto que elas cairam abaixo dos 6 graus em muitas cidades do Paraná em Abril. O problema de 2003 foi Junho, que não teve nenhuma onda de frio, nem sequer fraca, e a mínima do ano que foi elevada em todo Paraná, se não me engano 2 graus em Curitiba e 1.7 em Cascavel e 1 em Foz do Iguaçu. Mas Abril e Maio foram bons, julho teve lá alguns episodios bons (acho q dois capazes de cair bem abaixo de 5) mas o destaque foi para agosto, que em 2003 deu um xou. Agosto era frio toda a semana, e frio forte. Em 2003 em Cascavel a temperatura baixou de 3,0ºC +-10 vezes, e houve uma sequencia de dias, no Oeste, centro-sul e Sudoeste de 5 dias seguidos com minimas entre 0 e 2 graus, algumas vezes com céu nublado. Ao meu ver, 2003 foi um ano BOM!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Realmente, esse ano em termos de ondas de frio, ta bem semelhante a 2001 e 2002, onde também foram anos de vários desperdicios polares. Em 2003 e 2004 acho que o problema maior foi a falta de ondas de frio mesmo, apesar de ter tido algumas boas, mas em quantidade deixou a desejar.

 

Rodrigo, em 2003 a porteira estava aberta e desde abril as massas de ar frio avançavam derrubando as temperaturas, tanto que elas cairam abaixo dos 6 graus em muitas cidades do Paraná em Abril. O problema de 2003 foi Junho, que não teve nenhuma onda de frio, nem sequer fraca, e a mínima do ano que foi elevada em todo Paraná, se não me engano 2 graus em Curitiba e 1.7 em Cascavel e 1 em Foz do Iguaçu. Mas Abril e Maio foram bons, julho teve lá alguns episodios bons (acho q dois capazes de cair bem abaixo de 5) mas o destaque foi para agosto, que em 2003 deu um xou. Agosto era frio toda a semana, e frio forte. Em 2003 em Cascavel a temperatura baixou de 3,0ºC +-10 vezes, e houve uma sequencia de dias, no Oeste, centro-sul e Sudoeste de 5 dias seguidos com minimas entre 0 e 2 graus, algumas vezes com céu nublado. Ao meu ver, 2003 foi um ano BOM!

 

Junho de 2003 teve um mega bloqueio, que parece uma cerquinha de sapê de 30 cm de altura se comparado ao atual!!!! Teve uma semi-estacionária que fez Caxias do Sul ficar 8oC mais fria que SJ ao longo de dois dias!!! Em seguida Curtiiba teve um dia com máxima de 15oC e chuva. E foi só!!!

 

Julho teve uma onda forte, que poderia ter sido um espetáculo se tivesse ciclone(se.......). Agosto daquele ano foi frio, mas a total ausência de ciclones impediu uma queda de neve mais significativa do que alguns floquinhos no final da tarde no Morro da Igreja!!

 

2003 só pode ser considerado bom se comparado a 2001, 2002 e 2005. Mesmo assim, perde feio em neve para 2001 e 2002!!!!

 

Valeu!!

Link to comment
Share on other sites

MINHA OPINIÃO, O GRANDE RESPONSÁVEL POR TODA ESTA BAGUNÇA....

 

GRANDE MANCHA DE ÁGUA QUENTE NO PACÍFICO SUL, QUE IRÁ SUMIR NO FIM DO ANO, TENDO LA-NINA PURA OU QUASE, POIS A ÁGUA QUENTE ABAIXO DO PRATA CONTINUARÁ...RUIM PARA AGRICULTURA E BOM PARA FRIO.

 

Graaande Ronaldo!!!

 

Estamos desde o final de 2003 entre ter uma la Niña ou um outro El Niño e ficamos alternando, sem se decidir. Daí estes períodos malucos mais quentes ou mais frios!!!

 

Acredito que esta mancha de água quente pode ser a responsável pela bagunça, realmente!!!

 

Quanto a água abaixo do Prata, ela vai seguir o pacífico rapidinho!!!! Se vier la Niña mesmo, ela esfria rápido, não??? O Atlântico é muito raso, e como isso, muito mais elástico que o Pacífico!!! As águas abaixo do Prata só deverã ocontinuar a ser um tormento se permanecermos oscilando indefinidamente entre niño e niña, como estamos desde 2003.

 

Abração!!

Link to comment
Share on other sites

Imagino que a trajetória dos anticiclones polares seriam mais favoráveis às ondas de frio caso o anticiclone subtropical do atlântico sul se posicionasse mais ao sul, forçando a trajetória continental... daí peço auxílio aos meteorologistas. Imagino que o anticiclone posicione-se mais ao sul caso a ZCIT também o faça. Isso procede? E quando geralmente ocorre?

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Começou a desgraça do gradiente térmico por causa do bloqueio!!!

 

Agora as 17:00:

 

Santa Vitória do Palmar : 13oC (às 15:00)

 

POA: 18oC

 

Floripa: 21oC

 

Curita:24oC!!!!!!!!!! A 900 m de altitude, he he he!! Lógico que só subiu tanto por que temos um dia desértico. A umidade do ar agora é de 35%!!!

 

E vamos sofrer até o final do inverno!!!!

 

Mais um ano perdido!!!!

 

E não me venham mais com o papo dos ciclos!!!!!

 

Vejam só:

 

Dentro do período que o Alexandre descreveu como sendo frio, está a época mais quente da história de São Joaquim desde que se tem dados!!! Os anos entre 1963 e 1978 foram tórridos (e os invernos também), mesmo com a PDO favorável!!!!! É a maior meia normal da história por lá, tanto no inverno quanto no ano. As únicas exceções foram 1974-1975. A grande diferença é que tinha neve suficiente para se esquiar por alguns dias por lá, mesmo nos anos mais quentes!!!! Isso é frio?????

 

Entrar num período semelhante a esse agora é um tiro na cabeça, por que provavelmente a neve não voltaria, só as temperaturas (mais altas que as dos últimos quinze anos)!!!!!!!!!!! Ou seja, esquentaríamos!!!!

 

Pensem a respeito!!!! Será que estes ciclos de PDO/ENSO fazem mesmo sentido em relação aos nossos invernos?????

Link to comment
Share on other sites

Zé, acalme-se!

 

E lembre-se que os ciclos não representam períodos homogêneos, veja que no ciclo que engloba o ano que você citou ocorreram as menores temperaturas do país! Mesmo assim os anos quentes estavam lá! Não que esse calor todo que está fazendo no país seja o normal, claro que não. Mas não vamos colocar o carro à frente dos bois!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Concordo plenamente com aquele membro que diz que acompanhar a neve no Brasil é um exercicio de masoquismo, o proximo encontro do BAZ terá que ser na Patagônia. :shock:

 

Do jeito que anda o nosso clima, sugiro que o próximo encontro anual do BAZ seja feito em um dos seguintes locais:

 

- Portillo

- Valle Nevado

- Bariloche

- Las Leñas

- Chillán

- Chapelco

- Cerro Catedral

 

podem escolher... :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA entrou um vento sul e a temperatura caiu legal. Tinha 24C às 14hs e agora 15C às 19hs

 

Mínima no Bairro Moinhos de Vento na madrugada: 16,7

Temperatura às 18:00 agora: 17,7

Temperatura às 21:00 de ontem: 21,1

 

Acabou de sair no ClicRBS:

 

Temperatura cai mais de 7ºC em duas horas na Capital

Frente fria sobre o oceano derrubou a temperatura

 

Por volta de 15h, uma Porto Alegre ensolarada vivia sua rotina a 25,1ºC. Menos de duas horas depois, a temperatura caiu para 18ºC, influenciada por uma frente fria que agia desde a manhã sobre o oceano.

 

O inverno com cara de início de primavera, marcado pelas temperaturas altas ao longo do dia e baixas pela manhã e à noite, deve permanecer até o final de agosto, de acordo com os meteorologistas gaúchos. Até então, não há previsão de ingresso de massas de ar polar – as causadoras de frio, geadas e neve no Rio Grande do Sul.

 

Com a proximidade da primavera, crescem as chances de que frentes frias tragam chuvas eventuais ao Estado, porém sem temperaturas negativas.

 

– Mas não podemos afirmar que o inverno de 2005 acabou – adverte Leandro Puchalski, meteorologista da Central de Meteorologia.

 

Hoje, segundo o 8º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e temperatura oscilou entre 14,2ºC e 25,1ºC em Porto Alegre. No Interior, a mínima – 7,3ºC – foi registrada em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. Na divisa com Santa Catarina, a máxima alcançou 28,6ºC em Iraí.

 

Nesta terça, pode haver chuvas isoladas no sudeste do Estado, região de Pelotas e Rio Grande. Já na quarta, o tempo será parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia. A temperatura deve variar entre 10ºC e 30ºC.

Link to comment
Share on other sites

Pouco antes das quatro da tarde, a temepratura iniciou um ritmo de queda absurdo, chegando a cair um décimo a cada 30s egundos. Isso sem chuva !!!

 

05/08/15 15:58:59 0 25.9 0 45 13 0

05/08/15 15:59:36 0 25.8 0 45 13 0

05/08/15 16:00:13 0 25.7 0 45 13 0

05/08/15 16:00:50 0 25.6 0 45 13 0

05/08/15 16:01:27 0 25.5 0 45 13 0

05/08/15 16:02:04 0 25.4 0 45 12 0

05/08/15 16:02:41 0 25.3 0 46 13 0

05/08/15 16:03:18 0 25.2 0 46 13 0

05/08/15 16:03:55 0 25.2 0 46 13 0

05/08/15 16:04:32 0 25.1 0 46 13 0

05/08/15 16:05:09 0 25.0 0 47 13 0

05/08/15 16:05:46 0 24.9 0 47 13 0

05/08/15 16:06:23 0 24.8 0 47 13 0

05/08/15 16:07:00 0 24.7 0 48 13 0

05/08/15 16:07:37 0 24.7 0 48 13 0

05/08/15 16:08:14 0 24.6 0 48 13 0

05/08/15 16:08:51 0 24.5 0 48 13 0

05/08/15 16:09:28 0 24.5 0 48 13 0

05/08/15 16:10:05 0 24.4 0 48 12 0

05/08/15 16:11:19 0 24.3 0 49 13 0

05/08/15 16:11:56 0 24.2 0 49 13 0

05/08/15 16:12:33 0 24.2 0 49 13 0

05/08/15 16:13:10 0 24.1 0 50 13 0

05/08/15 16:13:47 0 24.1 0 50 13 0

05/08/15 16:14:24 0 24.0 0 50 13 0

05/08/15 16:15:01 0 24.0 0 50 13 0

05/08/15 16:15:38 0 23.9 0 51 13 0

05/08/15 16:16:15 0 23.9 0 51 13 0

05/08/15 16:16:52 0 23.8 0 51 13 0

05/08/15 16:17:29 0 23.8 0 51 13 0

05/08/15 16:18:06 0 23.7 0 51 13 0

05/08/15 16:18:43 0 23.7 0 52 14 0

05/08/15 16:19:20 0 23.7 0 52 14 0

05/08/15 16:19:57 0 23.6 0 52 14 0

05/08/15 16:20:34 0 23.6 0 52 14 0

05/08/15 16:21:11 0 23.6 0 52 14 0

05/08/15 16:21:48 0 23.6 0 52 14 0

05/08/15 16:22:25 0 23.5 0 52 14 0

05/08/15 16:23:02 0 23.5 0 52 14 0

05/08/15 16:23:39 0 23.5 0 52 14 0

05/08/15 16:24:16 0 23.3 0 53 13 0

05/08/15 16:24:53 0 23.4 0 53 13 0

05/08/15 16:25:30 0 23.4 0 53 13 0

05/08/15 16:26:07 0 23.4 0 53 13 0

05/08/15 16:26:44 0 23.4 0 53 13 0

05/08/15 16:27:21 0 23.3 0 53 13 0

05/08/15 16:27:58 0 23.3 0 53 13 0

05/08/15 16:28:35 0 23.3 0 53 13 0

05/08/15 16:29:12 0 23.3 0 53 13 0

05/08/15 16:29:49 0 23.2 0 53 13 0

05/08/15 16:30:26 0 23.2 0 54 13 0

05/08/15 16:31:03 0 23.2 0 54 13 0

05/08/15 16:31:40 0 23.1 0 54 13 0

05/08/15 16:32:17 0 23.1 0 54 13 0

05/08/15 16:32:54 0 23.1 0 54 13 0

05/08/15 16:33:31 0 23.1 0 55 14 0

05/08/15 16:34:08 0 23.0 0 55 14 0

05/08/15 16:34:45 0 23.0 0 55 14 0

05/08/15 16:35:22 0 23.0 0 55 14 0

05/08/15 16:35:59 0 22.9 0 55 14 0

05/08/15 16:36:36 0 22.9 0 55 14 0

05/08/15 16:37:13 0 22.9 0 55 14 0

05/08/15 16:37:50 0 22.9 0 55 14 0

05/08/15 16:38:27 0 22.8 0 55 14 0

05/08/15 16:39:04 0 22.8 0 55 14 0

05/08/15 16:39:41 0 22.8 0 55 14 0

05/08/15 16:40:18 0 22.7 0 55 14 0

05/08/15 16:40:55 0 22.7 0 55 14 0

05/08/15 16:41:32 0 22.7 0 56 14 0

05/08/15 16:42:09 0 22.7 0 56 14 0

05/08/15 16:42:46 0 22.6 0 56 14 0

05/08/15 16:43:23 0 22.6 0 56 14 0

05/08/15 16:44:00 0 22.6 0 56 14 0

05/08/15 16:44:37 0 22.6 0 56 14 0

05/08/15 16:45:51 0 22.5 0 56 14 0

05/08/15 16:46:28 0 22.5 0 56 14 0

05/08/15 16:47:05 0 22.4 0 56 13 0

05/08/15 16:47:42 0 22.4 0 57 13 0

05/08/15 16:48:19 0 22.4 0 57 13 0

05/08/15 16:48:56 0 22.3 0 57 13 0

05/08/15 16:49:33 0 22.3 0 57 13 0

05/08/15 16:50:10 0 22.2 0 57 13 0

05/08/15 16:50:47 0 22.2 0 57 13 0

05/08/15 16:51:24 0 22.2 0 58 13 0

05/08/15 16:52:01 0 22.1 0 58 13 0

05/08/15 16:52:38 0 22.1 0 58 13 0

05/08/15 16:53:15 0 22.1 0 58 13 0

05/08/15 16:53:52 0 22.0 0 58 13 0

05/08/15 16:54:29 0 22.0 0 58 13 0

05/08/15 16:55:06 0 22.0 0 58 13 0

05/08/15 16:55:43 0 21.9 0 59 14 0

05/08/15 16:56:20 0 21.9 0 59 14 0

05/08/15 16:56:57 0 21.9 0 59 14 0

05/08/15 16:57:34 0 21.8 0 59 14 0

05/08/15 16:58:11 0 21.8 0 59 14 0

05/08/15 16:58:48 0 21.8 0 59 14 0

05/08/15 16:59:25 0 21.7 0 59 14 0

05/08/15 17:00:02 0 21.7 0 60 14 0

05/08/15 17:00:39 0 21.7 0 60 14 0

05/08/15 17:01:16 0 21.6 0 60 14 0

05/08/15 17:01:53 0 21.6 0 60 14 0

05/08/15 17:02:30 0 21.5 0 60 14 0

05/08/15 17:03:07 0 21.5 0 60 14 0

05/08/15 17:03:44 0 21.5 0 61 14 0

05/08/15 17:04:21 0 21.4 0 61 13 0

05/08/15 17:04:58 0 21.4 0 61 13 0

05/08/15 17:05:35 0 21.3 0 61 13 0

05/08/15 17:06:12 0 21.3 0 61 13 0

05/08/15 17:06:49 0 21.3 0 61 13 0

05/08/15 17:07:26 0 21.2 0 62 13 0

05/08/15 17:08:02 0 21.2 0 62 13 0

05/08/15 17:08:39 0 21.1 0 62 13 0

05/08/15 17:09:16 0 21.1 0 62 13 0

05/08/15 17:09:53 0 21.1 0 62 13 0

05/08/15 17:10:30 0 21.0 0 62 13 0

05/08/15 17:11:07 0 21.0 0 62 13 0

05/08/15 17:11:44 0 20.9 0 63 14 0

05/08/15 17:12:21 0 20.9 0 63 14 0

05/08/15 17:12:58 0 20.8 0 63 14 0

05/08/15 17:13:35 0 20.8 0 63 14 0

05/08/15 17:14:12 0 20.7 0 63 14 0

05/08/15 17:14:49 0 20.7 0 64 14 0

05/08/15 17:15:26 0 20.6 0 64 14 0

05/08/15 17:16:03 0 20.6 0 64 14 0

05/08/15 17:16:40 0 20.5 0 64 14 0

05/08/15 17:17:17 0 20.5 0 64 14 0

05/08/15 17:17:54 0 20.4 0 64 13 0

05/08/15 17:18:31 0 20.4 0 65 13 0

05/08/15 17:19:08 0 20.3 0 65 13 0

05/08/15 17:19:45 0 20.3 0 65 13 0

05/08/15 17:20:22 0 20.2 0 65 13 0

05/08/15 17:20:59 0 20.2 0 65 13 0

05/08/15 17:21:36 0 20.1 0 65 13 0

05/08/15 17:22:13 0 20.1 0 66 13 0

05/08/15 17:22:50 0 20.0 0 66 13 0

05/08/15 17:23:27 0 20.0 0 66 13 0

05/08/15 17:24:04 0 19.9 0 67 14 0

05/08/15 17:24:41 0 19.9 0 67 14 0

05/08/15 17:25:18 0 19.8 0 67 14 0

05/08/15 17:25:55 0 19.8 0 67 14 0

05/08/15 17:26:32 0 19.8 0 67 14 0

05/08/15 17:27:09 0 19.7 0 67 14 0

05/08/15 17:27:46 0 19.7 0 68 14 0

05/08/15 17:28:24 0 19.6 0 68 14 0

05/08/15 17:29:00 0 19.6 0 68 14 0

05/08/15 17:29:37 0 19.6 0 68 14 0

05/08/15 17:30:14 0 19.5 0 68 14 0

05/08/15 17:30:51 0 19.5 0 68 14 0

05/08/15 17:31:28 0 19.5 0 69 14 0

05/08/15 17:32:05 0 19.4 0 69 13 0

05/08/15 17:32:42 0 19.4 0 69 13 0

05/08/15 17:33:19 0 19.3 0 69 13 0

05/08/15 17:33:56 0 19.3 0 69 13 0

05/08/15 17:34:33 0 19.3 0 69 13 0

05/08/15 17:35:10 0 19.2 0 69 13 0

05/08/15 17:35:47 0 19.2 0 70 13 0

05/08/15 17:36:25 0 19.1 0 70 13 0

05/08/15 17:37:02 0 19.1 0 70 13 0

05/08/15 17:37:39 0 19.1 0 70 13 0

05/08/15 17:38:16 0 19.0 0 70 13 0

05/08/15 17:38:53 0 19.0 0 70 13 0

05/08/15 17:39:30 0 19.0 0 71 14 0

05/08/15 17:40:07 0 18.9 0 71 14 0

05/08/15 17:40:44 0 18.9 0 71 14 0

05/08/15 17:41:21 0 18.9 0 72 14 0

05/08/15 17:41:58 0 18.8 0 72 14 0

05/08/15 17:42:35 0 18.8 0 72 14 0

05/08/15 17:43:12 0 18.8 0 72 14 0

05/08/15 17:43:49 0 18.7 0 72 14 0

05/08/15 17:44:26 0 18.7 0 72 14 0

05/08/15 17:45:03 0 18.7 0 72 14 0

05/08/15 17:45:40 0 18.6 0 73 14 0

05/08/15 17:46:17 0 18.6 0 73 14 0

05/08/15 17:46:54 0 18.6 0 73 14 0

05/08/15 17:47:31 0 18.5 0 73 14 0

05/08/15 17:48:08 0 18.5 0 73 14 0

05/08/15 17:48:45 0 18.5 0 73 14 0

05/08/15 17:49:22 0 18.4 0 74 13 0

05/08/15 17:49:59 0 18.4 0 74 13 0

05/08/15 17:50:36 0 18.4 0 74 13 0

05/08/15 17:51:13 0 18.4 0 74 13 0

05/08/15 17:51:50 0 18.3 0 74 13 0

05/08/15 17:52:27 0 18.3 0 74 13 0

05/08/15 17:53:04 0 18.3 0 74 13 0

05/08/15 17:53:41 0 18.2 0 75 14 0

05/08/15 17:54:18 0 18.2 0 75 14 0

05/08/15 17:54:55 0 18.2 0 75 14 0

05/08/15 17:55:32 0 18.2 0 75 14 0

05/08/15 17:56:09 0 18.2 0 75 14 0

05/08/15 17:56:46 0 18.1 0 75 14 0

05/08/15 17:57:23 0 18.1 0 75 14 0

05/08/15 17:58:00 0 18.2 0 76 14 0

05/08/15 17:58:37 0 18.1 0 76 14 0

05/08/15 17:59:14 0 18.1 0 76 14 0

05/08/15 17:59:51 0 18.1 0 77 14 0

05/08/15 18:00:28 0 18.0 0 77 14 0

05/08/15 18:01:05 0 18.0 0 77 14 0

05/08/15 18:01:42 0 18.0 0 77 14 0

05/08/15 18:02:19 0 18.0 0 77 14 0

05/08/15 18:02:56 0 18.0 0 77 14 0

05/08/15 18:03:33 0 18.0 0 77 14 0

05/08/15 18:04:10 0 17.9 0 78 14 0

05/08/15 18:04:47 0 17.9 0 78 14 0

05/08/15 18:05:24 0 17.9 0 78 14 0

05/08/15 18:06:01 0 17.9 0 78 14 0

05/08/15 18:06:38 0 17.9 0 78 14 0

05/08/15 18:07:15 0 17.9 0 78 14 0

05/08/15 18:07:52 0 17.9 0 78 14 0

05/08/15 18:08:29 0 17.9 0 78 14 0

05/08/15 18:09:06 0 17.9 0 79 14 0

05/08/15 18:09:43 0 17.8 0 79 14 0

05/08/15 18:10:20 0 17.8 0 79 14 0

05/08/15 18:10:57 0 17.8 0 79 14 0

05/08/15 18:11:34 0 17.8 0 79 14 0

05/08/15 18:12:11 0 17.8 0 79 14 0

05/08/15 18:12:48 0 17.8 0 79 14 0

05/08/15 18:13:25 0 17.7 0 79 14 0

05/08/15 18:14:02 0 17.7 0 79 14 0

05/08/15 18:14:39 0 17.7 0 79 14 0

05/08/15 18:15:16 0 17.7 0 79 14 0

05/08/15 18:15:53 0 17.7 0 79 14 0

05/08/15 18:16:30 0 17.7 0 80 14 0

05/08/15 18:17:07 0 17.7 0 80 14 0

05/08/15 18:17:44 0 17.7 0 80 14 0

05/08/15 18:18:21 0 17.7 0 80 14 0

05/08/15 18:18:58 0 17.6 0 80 14 0

05/08/15 18:19:35 0 17.6 0 80 14 0

05/08/15 18:20:12 0 17.6 0 80 14 0

05/08/15 18:20:49 0 17.6 0 80 14 0

05/08/15 18:21:26 0 17.6 0 80 14 0

05/08/15 18:22:03 0 17.6 0 80 14 0

05/08/15 18:22:40 0 17.6 0 80 14 0

05/08/15 18:23:17 0 17.6 0 80 14 0

05/08/15 18:23:54 0 17.5 0 80 14 0

05/08/15 18:24:31 0 17.5 0 80 14 0

05/08/15 18:25:08 0 17.5 0 80 14 0

05/08/15 18:25:45 0 17.5 0 81 15 0

Link to comment
Share on other sites

No meio de toda essa choradeira me bateu uma certa melancolia e resolvi rever as minhas anotações do ano de 1996. Além de dois episódios de neve consistente na serra gaúcha, as médias dos meses de junho e julho que coletei em POA foram de 12,1ºC (-2,5ºC de anomalia) e 11,5ºC (-3,0ºC de anomalia) respectivamente. A máxima absoluta daquele mês de julho foi 23ºC :shock: e, em junho, tive um dia com 28ºC e dois de 26ºC

 

Recordar é viver!

Link to comment
Share on other sites

Pensem a respeito!!!! Será que estes ciclos de PDO/ENSO fazem mesmo sentido em relação aos nossos invernos?????

 

Ou será que faz menos frio do que se pensa aqui no Brasil e que massas de ar muito fortes são exceção e não regra no inverno?

 

O Cacella deve dar risadas com o clima de lamentação e/ou realidade que os Bazianos vivem.

 

Estava ele tão errado assim?

Link to comment
Share on other sites

Os constantes ciclones extratropicais registrados neste inverno no pacífico tem proporcionado uma das mais nivosas temporadas de toda a história no Andes centrais. Hoje outro ciclone proporciona boa queda de neve em várias estações de esqui e em algumas cidades mais baixas. A poucos instantes o fenômeno começou a ser registrado nos planalto da Pca Mendoza.

 

Malargue: 2oC cubierto con nevada.

Link to comment
Share on other sites

Os constantes ciclones extratropicais registrados neste inverno no pacífico tem proporcionado uma das mais nivosas temporadas de toda a história no Andes centrais. Hoje outro ciclone proporciona boa queda de neve em várias estações de esqui e em algumas cidades mais baixas. A poucos instantes o fenômeno começou a ser registrado nos planalto da Pca Mendoza.

 

Malargue: 2oC cubierto con nevada.

 

Ou seja (me corrijam se eu estiver errado), o inverno está sendo péssimo para nós aqui do Brasil. :evil:

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Pensem a respeito!!!! Será que estes ciclos de PDO/ENSO fazem mesmo sentido em relação aos nossos invernos?????

 

Ou será que faz menos frio do que se pensa aqui no Brasil e que massas de ar muito fortes são exceção e não regra no inverno?

 

Pô, Alexandre, eu não tõ nem falando muito de frio, e sim de neve!!!!!!!!!!!

 

Cara, o jejum que nós temos atualmente de acumulação decente no Planalto da Neve é INÉDITO!!!!!!

 

Quanto ao frio, o período 1979-1993 foi bem frio, com invernos rigorosos sendo a regra, e os do tipo 2001-2005 sendo a exceção!!!! Ali tinha claramente um período frio!!!!

 

A partir de 1994 as exceções começaram a virar regra! Mas mesmo assim, tinha neve com acumulação boa praticamente todos os anos no planalto da neve!!!

 

Vejam o terrível 1995!!!! Duas nevadas com acumulação em agosto e setembro. 1998, nevasca no Morro da Igreja!!!!

 

De 2001 pra cá, virou um filme de terror esperar neve no sul do Brasil!!!

 

Mas antes não era assim, é só ver as fotos e os dados!!!!

 

Não estou nem falando das décadas de 1930-1940-1950, quando tinha uma nevasca animal (mais de 30 cm de acumulação em um evento) a cada 3-5 anos no Planalto Sul!!! As pessoas bricavam de esquiar nos morros de SJ!!! Ali não temos dados oficiais, pelo menos de locais altos como SJ!!!!

 

Acho que as massas muito fortes são exceção sim!! Mas para nevar forte no Planato da Neve, nunca precisou ser um cavalo!! Foi assim em anso supepr-nivosos em termos de acumulaçção, como 1988, 1990, 1996 e 1998. Nenhuma destas vezes teve neve ao nível do mar no RS!!!! Hoje, nem cavalos fazem nevar!! O problema é a trajetória das massas e a ausência de ciclones, JUNTOS e NA HORA CERTA. O PROBLEMA É A FORÇA E A POSIÇÃO DOS BLOQUEIOS, QUE NUNCA FORAM TÃO FORTES E TÃO PRA BAIXO SIMULTANEAMENTE.

 

Para se ter idéia, 1990 foi ano de El Niño, teve bloqueio, e nevou 15 vezes, sendo mais de 5 com acumulação pelo menos razoável (+ DE 5 CM). Os bloqueios ficaram todos acima de 28S!!!!

Link to comment
Share on other sites

Agora teremos dias primaveris, bem como tivemos hoje aqui em POA, segundo meu relato logo abaixo.

Desse inverno eu já desencanei. Confesso que sinto um pouco de falta dos períodos de calor e, claro, quando chegarmos lá, sentirei falta do inverno, hehe.

 

Aqui em POA entrou um vento sul e a temperatura caiu legal. Tinha 24C às 14hs e agora 15C às 19hs

 

Mínima no Bairro Moinhos de Vento na madrugada: 16,7

Temperatura às 18:00 agora: 17,7

Temperatura às 21:00 de ontem: 21,1

Que maravilha! E eu saí de casa de calça em manga curta às 13:55 com 24,7°, se não me engano. Estive na rua mais tarde às 15:15 e já pude sentir o vento friozinho que soprava de sul.

E o dia hoje estava com legítima cara de primavera!!! Dia agradável e cirrustratus. O vento S trouxe estratus e quase nublou o tempo no meio da tarde, fechando em definitivo à noite. Bati 24,9° de máxima, mas meu querido sensor externo ficou sem sinal. ](*,) Está na hora de trocar esse aparelho o mais rápido possível ou vou perder muitas extremas nos próximos meses. Pelo menos a máxima de hoje eu peguei.

Link to comment
Share on other sites

AQUI TAMBÉM ESTÁ UM FORNO, MAIS UMA NOITE COM GEADA BEM FRAQUINHA, QUE TRISTEZA..........

 

SÃO.JOAQUIM, 15/08/05. 04:16

 

SECO; 7,3°C.

 

U.R.; 72%

 

PRESSÃO; 1020 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); NNE E 3

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -°C

 

CÉU QUASE CLARO. (10%). GEADA FRACA. .

 

CLIMATERRA DIA 16/8/05; MÍNIMA: 5,5°C ATÉ AGORA, MÁXIMA: -°C, RELVA: -1,8°C ATÉ AGORA, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 72%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 0 mm.

 

RAJADA 10 Km/h COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: 4,5°C. RAJADA MÁXIMA: 13 Km/h ÀS 03h:05 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: 1,6°C AS 03h:05

 

EXTREMAS EM SC DIA 15/8/05:

 

MÍNIMA: 3,6°C EM PONTE SERRADA/EPAGRI. (2,4°C/BANDEIRA/S.JOAQUIM, TERMÔMETRO NÃO ABRIGADO)

 

MÁXIMA EM SC DIA 14/8/05; 26,8°C EM S.MIGUEL DO OESTE/EPAGRI.

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 14/8/05.; MÁXIMA; (14/08/05) 22,0°C, MÍN.: 6,0°C E RELVA: -4,5°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 15/8/05: 2,4°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 12/8/05; MÍN; -°C E MÁX. -°C (12/08/05):

 

MÁXIMA: 26,6°C E MÍNIMA DE 9,9°C EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT NO DIA 15/8/05.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 15/08/05;

 

20,8°C/9,9°C/1,2°C. 0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

Link to comment
Share on other sites

OLHA A VARIAÇÃO EM APENAS 1 SÃO.JOAQUIM, 16/08/05. 06:55

 

SECO; 6,8°C. 5,4°C/BANDEIRA PARTE BAIXA (MÍNIMA DE 1,8°C) E 11,0°C/PARTE ALTA DO BANDEIRA E 9,5°C/INMET.

 

U.R.; 60%

 

PRESSÃO; 1018 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); NE E 4

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; 6,0°C

 

CÉU QUASE CLARO. (10%). GEADA MODERADA. .

 

CLIMATERRA DIA 16/8/05; MÍNIMA: 5,5°C ATÉ AGORA, MÁXIMA: -°C, RELVA: -2,8°C ATÉ AGORA, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 60%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 0 mm.

 

RAJADA 11 Km/h COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: 2,8°C. RAJADA MÁXIMA: 14 Km/h ÀS 06h:26 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: 1,1°C AS 06h:26

 

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonteKM!!

Link to comment
Share on other sites

De 2001 para cá, estamos enfrentando um comportamento climático que eu definiria como atípico.

E se fizermos um comparativo com o clima de antigamente, chega-se a conclusão que o número de geadas era muito maior e a neve um pouco mais frequente.

Ainda não joguei a toalha e acho que agosto pode virar o placar :D:D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Pensem a respeito!!!! Será que estes ciclos de PDO/ENSO fazem mesmo sentido em relação aos nossos invernos?????

 

Ou será que faz menos frio do que se pensa aqui no Brasil e que massas de ar muito fortes são exceção e não regra no inverno?

 

O Cacella deve dar risadas com o clima de lamentação e/ou realidade que os Bazianos vivem.

 

Estava ele tão errado assim?

 

O Cacella tem toda a razão se pegarmos a "micro-normal" 2001-2005!!!!!!!

 

Se pegarmos normais 1931-1960 e 1961-1990, ou melhor, a micro-normal 1988-1993, ele está totalmente equivocado!!

 

Nesta micro-normal de que vos falo a média anual de acumulação de neve na região foi de mais de 50 cm!!!!! Além disso, junho-julho ficou com média em torno de 8,0 em SJ! Isso é frio de clima temperado!! E detalhe: não houve no perído NENHUMA MASSA HISTÓRICA!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Muito bem lembrado Jonathan, também tenho acompanhado esta baixa com o anticilone no continente por volta do dia 24, seria a salvação do mês.

 

 

Agora vejam que não é só no Brasil que a neve bate na trave ou cai misturada a chuva como em São Joaquim na semana passada

 

Malargue 1400m 36o Sul

ESTADO DEL TIEMPO Cubierto con lluvia

TEMPERATURA 1.2 ºC

SENSACION TERMICA -1,7 ºC

HUMEDAD 93 %

VIENTO Oeste 9 km/h

PRESION NIVEL LOCALIDAD 849,8 hPa

 

 

10h Cubierto con lluvia 1.2oC

09h Cubierto con lluvia 0.4oC

08h Parcialmente nublado con neblina 0.4oC

07h Parcialmente nublado 0.8oC

06h Parcialmente nublado con lluvia en la hora anterior 1.2oC

05h Cubierto con lluvia y nevada 0.8oC

Link to comment
Share on other sites

Galera tem muita gente que pode se surprender em olhem esse modelo, mas nao é so ele sao varios que apontam esse cenario.. olha o ciclo do professor Eugenio

 

atest8728gh.png

 

Se essa massa entra com trajetória continetal, com esta baixa no Prata. poderíamos ter um potrinho de 1022 provocando pancadas de neve forte com mais de 5 cm de acumulação em SJ!! Vejam o que falei: neve boa sem necessidade de uma massa fenomenal!!! Essa sempre foi a realidade do Planalto Sul, que sumiu nos últimos anos!!!

 

Pena que o modelo é de 25 de agosto!! Faltam só 10 dias e tudo vai mudar (daqui a alguns dias para melhor e em cima da hora para pior, he he he he)!!!

 

Valeu!!!

Link to comment
Share on other sites

Pensem a respeito!!!! Será que estes ciclos de PDO/ENSO fazem mesmo sentido em relação aos nossos invernos?????

 

Ou será que faz menos frio do que se pensa aqui no Brasil e que massas de ar muito fortes são exceção e não regra no inverno?

 

O Cacella deve dar risadas com o clima de lamentação e/ou realidade que os Bazianos vivem.

 

Estava ele tão errado assim?

 

O Cacella tem toda a razão se pegarmos a "micro-normal" 2001-2005!!!!!!!

 

Se pegarmos normais 1931-1960 e 1961-1990, ou melhor, a micro-normal 1988-1993, ele está totalmente equivocado!!

 

Nesta micro-normal de que vos falo a média anual de acumulação de neve na região foi de mais de 50 cm!!!!! Além disso, junho-julho ficou com média em torno de 8,0 em SJ! Isso é frio de clima temperado!! E detalhe: não houve no perído NENHUMA MASSA HISTÓRICA!!!!!!

[-X

 

87, 88 E 89 AS MAIS FORTES FICARAM ENTRE 1039/1041, FORAM MUITO FORTES SIM SENHOR :finga:

Link to comment
Share on other sites

Galera tem muita gente que pode se surprender em olhem esse modelo, mas nao é so ele sao varios que apontam esse cenario.. olha o ciclo do professor Eugenio

 

atest8728gh.png

 

Se essa massa entra com trajetória continetal, com esta baixa no Prata. poderíamos ter um potrinho de 1022 provocando pancadas de neve forte com mais de 5 cm de acumulação em SJ!! Vejam o que falei: neve boa sem necessidade de uma massa fenomenal!!! Essa sempre foi a realidade do Planalto Sul, que sumiu nos últimos anos!!!

 

Pena que o modelo é de 25 de agosto!! Faltam só 10 dias e tudo vai mudar (daqui a alguns dias para melhor e em cima da hora para pior, he he he he)!!!

 

Valeu!!!

 

NÃO CONFUNDA O VALOR DA ALTA COM A POTÊNCIA, UMA DE 1022 PODE SER BEM MAIS FORTE QUE UMA DE 1036, BASTA A ESPESSURA SER BEM MENOR...

Link to comment
Share on other sites

Mas é justamente isso que eu falo!!!! Historicamente altas de pressão mediana conseguiram causar neve muito boa em SJ, nâo??? Lógico que tinham trajetória continental e o ar frio estava mais concentrado, mas os valores das altas de diversas nevadas significativos estão longe de serem históricos!!!

 

Quanto às altas no período que citei (1988-1993), relaemnte não sabia que havia "crianças" em torno de 1040hpa!!!!!!!!!!! Talvez por só ter estudado o caso das maiores nevascas do período, nas quais tenho impressão que o potencial era sempre inferior a 1034 hpa, não?? Talvez eu possa estar equivocado em relação a grande nevasca de 1988!!

 

Valeu Ronaldo!! Sempre contribuindo com sua vasta enciclopédia climatológica, he he he!!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.