Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio em agosto: pode nevar de quarta pra quinta ????


Recommended Posts

  • Replies 759
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ontem eu me perguntava pq mesmo com uma temperatura de 11ºC em Floripa não lá na serra nada de neve.

Resolvi olhar na radiosondagem do Aero de Floripa (que mostra temperatura, vento em vários níveis) para ver o que estava acontecendo aqui em cima, e descobri que a temperatura na região só tava chegando a zero em torno do nível de 730 hPa, e que tinha uma pequena inversão térmica em torno de 810 hPa.

link da radiosondagem: http://www.master.iag.usp.br/ind.php?inic=00&prod=sondagem'>http://www.master.iag.usp.br/ind.php?inic=00&prod=sondagem

http://www.master.iag.usp.br/ind.php?inic=00&prod=sondagem

Abaixo segue o gráfico da radiosondagem.

 

83899.2005080900.gif

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

Pois é Delcio e Tomasini,Alex de Panambi, nós moramos mesmo é numa fronteira climática, no limite das neves,quando o RS foi feito, bem que poderia ser inverso em seu relevo,Gramado poderia estar localizada em Bagé, Soledade em Uruguaiana....

Sendo como é ,quando está frio em superfície, falta em altitude,quando está tudo frio, falta precipitação...

Quanto à observação da neve não me engano mais... Depois daquela ducha de água fria quando confundi neve com garoa,4º lá por 2003, resolvi tirar minha dúvidas e dá-lhe livros da aeronáutica, meteorologia, enciclopédias e tudo mais da área, afinal cachorro mordido de cobra,tem medo de linguiça tche. :lol: :lol:

Hoje me considero craque e já sei distingüir tranquilamente,capuchos,flocos,grânulos,chuva congelada e garoa :wink: :wink: E tem mais para certificar tenho minha lona preta lá fora para certificar,no momento em que os pingos tocam o solo.

Que saudade da neve de 08 e 09 de julho de 94, quando deu de tudo,granular, flocos, capuchos.....

A de 2002 granular, a de 2000 capuchos, a de 99 flocos,a de 93 flocos e aí por diante... :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Poxa, Zé! Se essa previsão de neve do Accuweather estivesse certa, não ia apenas ser uma nevasca, mas uma tempestade de neve! Imaginem neve com rajadas de até 172 km/h!!!!! :shock: Sensação de -200° e o Ronaldo já era. #-o

 

E não deu outra: a massa de ar já está praticamente maritimizada! POA tem rajadas de 40 km/h com vento SE e a temperatura nesse momento é de decepcionantes 14,6°!! :( U.r. de 72%. Pior que a mínima dessa noite foi à meia-noite passada com 10,8°. Depois a temperatura foi subindo e já fazia 11° às 2 h com chuva e o vento já estava de SE. Acordei com 13,2° às 8:45. Eu já tinha ido dormir quase sem a esperança de acordar com a notícia da neve. Essa virada do vento de S para SE detonou por completo com essa possibilidade e a mínima foi decepcionante!

Quem continua dando show é o oeste, com a estação do Clóvis em Pato Branco dando 6,1° agora!

Se tivéssemo ficado com o tempo fechado ontem, POA teria tido a menor máxima desde 2000. Torres foi a grande surpresa de ontem com máxima em apenas 11,2°!! :shock: Isso quer dizer que a cidade teve o menor valor do gênero desde os anos 90, já que em 2000, ao que eu lembre, a menor máxima por lá foi de 12°.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Destaco a cobertura que a RBS dá a essa onda de frio:

 

1)o reporter em Gramado se baseou em termometros de rua para dizer a temperatura (termometros de rua na minha opinião deveriam marcar somente as horas)

2)a Zero Hora de hoje ainda mantem a chance de neve, mas todos nós sabemos que na madrugada de hoje não neva nem com banda de música

 

Puro amadorismo

Link to comment
Share on other sites

Pessoal!!

 

Imagine toda a chuva que será provocada pro esse ciclone o que não faria se a massa polar tivesse realmente "subido"??? Teríamos uma nevasca!! Teria neve entre ontem e hoje por causa da frente e neve até quarta a noite por causa do ciclone!! Acredito que poderia repetir agosto de 1999 na pior das hipóteses, ou, na melhor das hipóteses repetir 1957, he he he!!!

 

Mas chega de "se isso, se aquilo"!! O fato é que o frio continental subiu em forma de língua, como os modelos já previam, sem bater em cheio na região das serras do RS e SC.

 

Estou definitivamente filiado a ala dos pessimistas do fórum!!

 

Caio, Bruno e Alexandre,

 

 

Vamos comprar logo uma canto numa parte bem alta da serra e racharmos um canhãozinho de neve. Para ver as psisagens brancas de neve por estas bandas, recentemente, só com um canhão de neve mesmo!!

 

Quanto a segunda quinzena: a estatística agora está contra nós!!! Outra alta gigante formando ciclone na costa??? DUVIDO!!! E mais: mesmo que venha outro monstro, essa FDP da alta do Atlântico não vai deixar ela subir de novo, e vai ser outra língua de frio pelo este.

 

Percebam que a demora na formação do ciclone deve-se justamente a força da alta do Atlântico, que retarda o avanço da frente.

 

É REVOLTANTE VER A PREVISÃO DO ACCUWEATHER, HE HE HE!! SE FOSSE REAL, PODERIA SER UM BLIZZARD A LA 1999.

Link to comment
Share on other sites

Piada do século: no momento tenho 16,1°!!! ](*,) U.r. em 69%. E na minha postagem às 11:6 eu tinha 14,6°. Salto de 1,5° em 20 minutos!!! E isso que estou com tempo praticamente nublado com o sol aparecendo muito timidamente, além do vento fraco com rajadas moderadas a fortes!

Todas as estação do E da Região Sul estão em franco aquecimento. É só ver pelo site do projeto Meteopesca do Climerh (http://www.climerh.rct-sc.br/meteopesca/estacoes/tramandai.html - nesse caso entrando por Tramandaí). Reparem nos gráficos que, no que muda a direção do vento de S para SE, a temperatura sobe.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal!!

 

Imagine toda a chuva que será provocada pro esse ciclone o que não faria se a massa polar tivesse realmente "subido"??? Teríamos uma nevasca!! Teria neve entre ontem e hoje por causa da frente e neve até quarta a noite por causa do ciclone!! Acredito que poderia repetir agosto de 1999 na pior das hipóteses, ou, na melhor das hipóteses repetir 1957, he he he!!!

 

Mas chega de "se isso, se aquilo"!! O fato é que o frio continental subiu em forma de língua, como os modelos já previam, sem bater em cheio na região das serras do RS e SC.

 

Estou definitivamente filiado a ala dos pessimistas do fórum!!

 

Caio, Bruno e Alexandre,

 

 

Vamos comprar logo uma canto numa parte bem alta da serra e racharmos um canhãozinho de neve. Para ver as psisagens brancas de neve por estas bandas, recentemente, só com um canhão de neve mesmo!!

 

Quanto a segunda quinzena: a estatística agora está contra nós!!! Outra alta gigante formando ciclone na costa??? DUVIDO!!! E mais: mesmo que venha outro monstro, essa FDP da alta do Atlântico não vai deixar ela subir de novo, e vai ser outra língua de frio pelo este.

 

Percebam que a demora na formação do ciclone deve-se justamente a força da alta do Atlântico, que retarda o avanço da frente.

 

É REVOLTANTE VER A PREVISÃO DO ACCUWEATHER, HE HE HE!! SE FOSSE REAL, PODERIA SER UM BLIZZARD A LA 1999.

 

Não dá pra dizer se será um belo frio no dia 19, mas que vai esfriar isso vai.

Pela última rodada do Ncep não será nada de excepcional. Da negativa em 850mb em POA assim como nessa que nos atinge, situação muito parecida por sinal.

 

Pela força do anticiclone e por essas últimas projeções eu arrisco dizer que será mais um desperdício polar. Pelo menos é isso que nos mostra a última saída do Americano, alta 1035mb continental até a Argentina e quando encontra a corrente de jato no Brasil...(já sabemos de cor e salteado)

Link to comment
Share on other sites

Atenção:

Informação de populares, dando conta de que caíram flocos em Soledade na madrugada, o Sr Raul vigilante ,disse que observou flocos por volta das 4hs, o outro é o proprietário do Café Elite, que ao sair do seu estabelecimento verificou neve, em torno de 1 da madrugada.

OBS: são informações de pessoas da comunidade e desde já para evitar polêmica,deve-se levar em conta que estas pessoas são leigas ,portanto tentarei buscar mais fontes sobre o que houve por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Chutando o balde!! Ou melhor: chutando uma piscina olímpica!!! :evil: No momento já atinjo caribenhos 17,4°!! O aquecimento é surpreendente! POA está 10° mais quente que a serra!

Ademais, ainda não sei porque POA se torna a cidade mais quente do RS em dias sob mPa com vento SE e com variação de nebulosidade ou mesmo nublado.

Ademais, bem como a Climatologia postou, nos próximos dias ficaremos com mínimas entre 7° e 9°, mas com as condições atuais nós não baixaremos dos 13° na próxima noite.

Sem comentários...

Link to comment
Share on other sites

Frio intenso e alagamentos em Santa Catarina.

 

A frente fria que chegou a Santa Catarina já se afastou para o Sudeste, mas áreas de instabilidade continuam atuando no Estado, mantendo o tempo fechado com chuva e chuvisco em todas as regiões catarinenses. A massa de ar frio que acompanha a frente fria mantém as temperaturas baixas. A forte umidade e o frio intenso no Planalto Sul favoreceram a ocorrência de neve no Morro da Igreja por volta das 20 horas do dia 08 (segunda-feira). Mas a neve durou de 15 a 20 minutos, sendo de fraca intensidade e logo dissolvida pela chuva. Nas estações meteorológicas de Urubici, Urupema, São Joaquim e Lages, não houve registro desse fenômeno. O frio vai continuar e como a umidade persiste sobre a região, as condições continuam favoráveis para a ocorrência de neve, especialmente entre a noite de terça e madrugada de quarta-feira.

 

 

 

ALERTA PARA TEMPORAIS NO LITORAL SUL:

 

A instabilidade que está sobre o estado provoca chuva forte no Litoral Sul e já reflete em alagamentos em alguns municípios. Em 24 horas, o volume de precipitação já superou 50 mm em Siderópolis, Urussanga e Timbé do Sul. A previsão é de que as chuvas continuem e, com o aumento da maré, associado à presença de um ciclone extratropical no litoral Sul do Brasil, agrava-se a situação de alagamentos, podendo refletir em enchentes na Bacia do Araranguá.

 

 

 

ALERTA PARA MAR GROSSO:

 

Entre esta terça e o dia de quarta-feira o mar estará passando de muito agitado a grosso em todo litoral catarinense. Os picos de ondas estarão variando de 2,5 a 3,0 metros podendo chegar a 4,0 metros ao sul de Florianópolis. Além da agitação marítima, os ventos estarão fortes, soprando de sudoeste a sudeste com rajadas de 60 a 70km/h. Essa situação, além de pôr em risco a navegação de pequenas e médias embarcações, favorece a ocorrência de RESSACA ao longo do litoral, especialmente de Florianópolis a São Francisco do Sul.

 

 

 

Maurici Monteiro e Laura Rodrigues – Meteorologistas

 

Fonte: CIRAM

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 09/08/05. 12:44

 

SECO; 6,1°C.

 

U.R.; 96%

 

PRESSÃO; 1019 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); SE E 45

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -7,5°C

 

CÉU ENCOBERTO COM CHUVA BEM FRACA. (100%). VENTANIA, NEVE E CHUVA DE GELO NO VALE DA NEVE, 5,0°C E MUITO VENTO .

 

CLIMATERRA DIA 09/8/05; MÍNIMA: 2,4°C, MÁXIMA: -°C, RELVA: 2,5°C, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 96%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 15,6 mm.

 

RAJADA 65 Km/h COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -9,4°C. RAJADA MÁXIMA: 66 Km/h ÀS 12h:00 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -12,4°C AS 00h:44

 

EXTREMAS EM SC DIA 09/8/05:

 

MÍNIMA: 1,0°C EM S.JOAQUIM/CRUZEIRO/CLIMATERRA.

 

MÁXIMA EM SC DIA 07/8/05; 28,2°C EM VIDEIRA/EPAGRI.

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 09/8/05.; MÁXIMA; (07/08/05) 2,5°C, MÍN.: 1,0°C E RELVA: -°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 09/8/05: 3,4°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 09/8/05; MÍN; 2,1°C E MÁX. 7,6°C (07/08/05):

 

MÁXIMA: 15,4°C (ONTEM A NOITE) E MÍNIMA DE 7,4°C EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT NO DIA 08/8/05.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 09/08/05;

 

-°C/2,0°C/2,0°C. 12,3 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Definitivamente para nós que somos amantes da neve, nascemos no pais errado. Não adianta! Esperar por neve no Brasil é um exercício de masoquismo. Com o lento e contínuo passar dos anos aumenta em mim a convicção que a nevasca de 1965 foi uma aberração climática.

 

Sds!

 

Fala Tomasini!!!

 

Acredito que nevascas abrangentes como a de 1965 são episódios realmente muito raros!!! São aberrações climáticas que ocorrem 1 ou 2 vezes a cada 30-40 anos.

 

O nosso problema é outro!!! O Planalto da Neve, que engloba o quadrilátero São Joaquim-Urupema-Urubici e São José dos Ausentes não passa 2 anos sem ter uma acumulação decente. Que eu saiba isso nunca aconteceu na história recente. Anos péssimos de frio tinham nevascas enormes (como 1998 no Morro da Igreja) e outros razoáveis o mesmo!! Veja bem: 1988, 1989, 1990, 1991, 1993, 1994, 1995, 1996, 1998, 1999, 2000, 2002. TODOS ESTES ANOS TIVERAM NEVADAS COM ACUMULAÇÃO MAIOR QUE 5 CM NO PLANALTO DA NEVE PELO MENOS UMA VEZ!!!!!! ALGUNS TIVERAM QUASE UM METRO, COMO 1990 E 1988.

 

Veja que em todo o período citado, só 1992 e 1997 não tiveram acumulação digna de nome, daquelas em que a neve pode ser vista por um louco que saia de Curitiba (6 horas de carro) assim que descobre que está nevando!!!!

 

Portanto, entende-se que o jejum 2003-2005 é sim, ABERRANTE, e não o contrário!!

Link to comment
Share on other sites

Quanto aos modelos:

 

O americano só tem acertado em cima da hora!! Se foi bom em pegar que não haveria toda a neve que outros prometiam, não dava nada de frio praticamente com 4-5 dias de antecedência.

 

 

Portanto, não dá pra dizer nada sobre o frio do dia 19/08. POde ser um ponei quanto um cavalo. Se for desse último tipo, eu aposto que vai desviar pro oceano.

 

Lembram-se do ano passado quanto o cavalo de julho foi pro mar depois do encontro do BAZ. NA época o ALexandre e todos nós aqui nos lamentamos da ausência do ciclone. Pois bem, memso tendo ciclone, desta vez não teremos nevasca e sim um temporal de sleet na região de SJ. É lamentável: MESMO COM AS CONDIÇÕES GERAIS ESTANDO PERFEITAS, ALGO TEM SAÍDO ERRADO PARA A NOSSA NEVE RECENTEMENTE, SEMPRE!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 09/08/05. 15:20

 

SECO; 4,8°C.

 

U.R.; 97%

 

PRESSÃO; 1019 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); SE E 36

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -8,9°C

 

CÉU ENCOBERTO COM CHUVA BEM FRACA E VENTANIA. (100%). HOUVE NEVE COM CHUVA EM PONTOS DA CIDADE ENTRE O MEIO DIA E AS 15 HORAS E AGORA NA CLIMATERRA, CAPUCHO COM CHUVA. .

 

CLIMATERRA DIA 09/8/05; MÍNIMA: 2,4°C, MÁXIMA: 6,2°C, RELVA: 2,5°C, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 95%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 15,6 mm.

 

RAJADA 63 Km/h COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -12,4°C. RAJADA MÁXIMA: 71 Km/h ÀS 15h:16 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -12,4°C AS 00h:44 E 15h:20

 

EXTREMAS EM SC DIA 09/8/05:

 

MÍNIMA: 1,0°C EM S.JOAQUIM/CRUZEIRO/CLIMATERRA E SÃO MIGUEL DO OESTE/EPAGRI.

 

MÁXIMA EM SC DIA 07/8/05; 15,8°C EM CAÇADOR/EPAGRI.

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 09/8/05.; MÁXIMA; (07/08/05) 2,5°C, MÍN.: 1,0°C E RELVA: -°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 09/8/05: 3,4°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 09/8/05; MÍN; 2,1°C E MÁX. 7,6°C (07/08/05):

 

MÁXIMA: 15,4°C (ONTEM A NOITE) E MÍNIMA DE 7,4°C EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT NO DIA 08/8/05.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 09/08/05;

 

5,4°C/2,0°C/2,0°C. 12,3 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Frio intenso e alagamentos em Santa Catarina.

 

A forte umidade e o frio intenso no Planalto Sul favoreceram a ocorrência de neve no Morro da Igreja por volta das 20 horas do dia 08 (segunda-feira). Mas a neve durou de 15 a 20 minutos, sendo de fraca intensidade e logo dissolvida pela chuva.Maurici Monteiro e Laura Rodrigues – Meteorologistas

 

Fonte: CIRAM

 

afinal, nevou de acumular ou não? foi de uma hora ou de 20 min.? :?

Link to comment
Share on other sites

TEMPO EXTREMAMENTE SEVERO EM FLORIANÓPOLIS!

 

VENTO DE 57KM/H COM MUITA CHUVA.

 

NA ESTAÇÃO DA ILHA DO ARVOREDO VENTO MÉDIO DE 75KM/H COM RAJADAS DE 126 KM/H

 

09/08/05 às 15:00 h

 

A presença de um Vortice Ciclônico de Altos Níveis, (sistema de baixa pressão na alta atmosfera) localizado sobre parte do sul do Brasil, organiza áreas de instabilidade que ocasionam pancadas fortes de chuva e intensas rajadas de vento em SC, especialmente no Oeste, nas áreas de divisa com o RS e entre o Planalto e Litoral catarinense. As rajadas de vento alcançaram 93,6km/h na estação meteorológica de São José e na região do Morro da Igreja, ventos da ordem de 100km/h. Na área oceanica de Florianópolis, ventos de 80km/h na Ilha do Arvoredo.

FONTE: CIRAM

Link to comment
Share on other sites

ALERTA ATUALIZADO NO SITE DA DCE E LEIAM O MINITORAMENTO EM TEMPO REAL!!!

 

PODE NEVAR EM VÁRIOS MOMENTOS NAS PRÓXIMAS HORAS NOS APARADOS DA SERRA E/OU PLANALTO SUL CATARINENSE.

 

CAI GRANIZUDO MIUDO EM GUARAPUAVA-PR !!!

 

 

Neve alternada com chuva e sleet em SJ e no Vale da Neve, ventos de mais de 100 km/h, possibilidade de neve a qualquer momento nas serras....

 

Acho que ainda pode não ser o fim do mundo!! Quem sabe um mini-blizzard nos Morros da Igreja e das Antenas. A temperatura agora deverá cair até a madrugada. Deve estar em torno de 0oC lá em cima!!!

 

Vamos torcer!!!!

Link to comment
Share on other sites

http://www.clicrbs.com.br

 

09/08/2005 16h50min

Clima

Aeroporto de Florianópolis está fechado

Parte do telhado do Hercílio Luz foi arrancada com o vento que chega a 90 km/h

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, está fechado para pousos e decolagens desde as 15h desta terça, dia 9, devido ao mau tempo. Além da forte chuva, a velocidade do vento no aeroporto está entre 50 e 60 quilômetros por hora, com rajadas que chegam a 90 quilômetros por hora.

Com a ventania, uma área do aeroporto que não é protegida por laje teve parte do telhado arrancada. São cerca de 100 metros quadrados que foram isolados. Uma aeronave que estava na pista chegou a girar com o vento. Não havia tripulantes ou passageiros no avião e ninguém se feriu.

 

Não há previsão para a retomada dos vôos que saem da Capital catarinense. Os aviões que deveriam pousar na cidade estão sendo desviados de acordo com cada companhia.

Link to comment
Share on other sites

Torales, ontem às 16 h eu estava num ônibus na Azenha e o sol apareceu. Olhei para o leste (na verdade quase sobre nossas cabeças) e reparei exatamente no visual que o Jornal do Comércio estampou na capa. Era realmente maravilhoso!! Dava para ver em detalhes o "tampão" de estratus que estava mantendo POA gelada em sua máxima de 13,2° aqui em casa. Na hora imaginei também que a dona Jaqueline deveria estar tirando suas fotos lá na Cidade Baixa! =D>

 

As informações do Wather Channel pra Floripa (aero) apontam vento de 47 km/h com rajadas de 66 às 18 h. Chuva, 100% e 14°. A coisa está feia por lá!!

Aqui em POA as rajadas provavelmente atingiram 40 km/h perto do meio-dia e a temperatura disparou 3° entre às 11 e ao meio-dia, batendo 17,6°, minha máxima do dia. Agora estou com 13,9° e 75%. O ar morno trazido de alto-mar pelo ciclone está indo embora e a temperatura está em rápida queda. Esse frio mais intenso deve atingir a serra nas próximas horas e é bem provável que a neve volte a ocorrer. Nessa tarde Caxias do Sul estava com 8° e Passo Fundo com 11°. Se SJ está com 4° e´nossa serra a 760 m com 8° e a temperatura cair, é possível que o prognóstico da Climatologia de neve para o RS se concretize, especialmente nos Aparados.

Por fim, continuo tirando o chapéu para o oeste e o PR. Foi surpresa, ainda que os modelos estivesse subestimando o frio para o estado.

 

Abraços!

 

p.s.: Zé, me mato rindo com tua "neve paraguaia". :lol:

Link to comment
Share on other sites

O tempo continua muito instável em Florianópolis. Muita chuva e quase metade da Região Metropolitana está sem luz. Muitos pontos de alagamentos e muitos registros de destelhamentos e embarcações a deriva, as rajadas ainda superam os 50km/h. O pior foi entre as 15h00 e 19h00.

 

Ultimo informe:

 

Wind: 18 mph / 30 km/h from the South

Wind Gust: 31 mph / 50 km/h

Link to comment
Share on other sites

O tempo continua muito instável em Florianópolis. Muita chuva e quase metade da Região Metropolitana está sem luz. Muitos pontos de alagamentos e muitos registros de destelhamentos e embarcações a deriva, as rajadas ainda superam os 50km/h. O pior foi entre as 15h00 e 19h00.

 

Ultimo informe:

 

Wind: 18 mph / 30 km/h from the South

Wind Gust: 31 mph / 50 km/h

 

Nossa!!

As preocupações do Duquia com a formação desta baixa eram mais que justificadas.

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Caramba!!!!

Às 18:57 eu marcava exatos 12 graus, vento praticamente calmo. Vinte minutos depois, após chuva, vento de até 40km/h, raios e trovões, marquei 8.7 graus.

Agora chuva fraca, vento SW de 10km/h na média e 8.9 graus.

 

Alex,

 

Marquei minha máxima em 9,8 graus no CIC e agora a temperatura segue caindo aqui no Boquera - no momento chuva forte e 7,3 graus

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 09/08/05. 21:00

 

SECO; 6,0°C. 5,3°C NO VALE DA NEVE

 

U.R.; 96%

 

PRESSÃO; 1021 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); SE E 25

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -3,3°C

 

CÉU ENCOBERTO E VENTANIA. (100%). HOUVE NEVE COM CHUVA EM PONTOS DA CIDADE ENTRE O MEIO DIA E AS 15 HORAS E AGORA NA CLIMATERRA, AS 15:20 E 15:50, CAPUCHOS DE NEVE COM CHUVA.. NO CRUZEIRO DEU 10 MINUTOS DE NEVE MODERADA ENTRE 15:30/16:00 .

 

CLIMATERRA DIA 09/8/05; MÍNIMA: 2,4°C, MÁXIMA: 6,2°C, RELVA: 2,5°C, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 94%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 15,6 mm.

 

RAJADA 40 Km/h COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -6,7°C. RAJADA MÁXIMA: 71 Km/h ÀS 15h:16 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -13,8°C AS 00h:44 E 17h:58

 

EXTREMAS EM SC DIA 09/8/05:

 

MÍNIMA: 1,0°C EM S.JOAQUIM/CRUZEIRO/CLIMATERRA E SÃO MIGUEL DO OESTE/EPAGRI.

 

MÁXIMA EM SC DIA 07/8/05; 15,8°C EM CAÇADOR/EPAGRI.

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 09/8/05.; MÁXIMA; (08/08/05) 4,3°C, MÍN.: 1,0°C E RELVA: -°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 09/8/05: 3,4°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 09/8/05; MÍN; 2,1°C E MÁX. 5,6°C (08/08/05):

 

MÁXIMA: 15,4°C (ONTEM A NOITE) E MÍNIMA DE 7,4°C EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT NO DIA 08/8/05.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 09/08/05;

 

5,8°C/2,0°C/2,0°C. 12,3 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Caramba!!!!

Às 18:57 eu marcava exatos 12 graus, vento praticamente calmo. Vinte minutos depois, após chuva, vento de até 40km/h, raios e trovões, marquei 8.7 graus.

Agora chuva fraca, vento SW de 10km/h na média e 8.9 graus.

 

Alex,

 

Marquei minha máxima em 9,8 graus no CIC e agora a temperatura segue caindo aqui no Boquera - no momento chuva forte e 7,3 graus

 

Máxima abaixo de 10?

O aero, Simepar, INMET e eu marcamos 12 de máxima. Seu termômetro deve estar bem abrigado, certo?

Link to comment
Share on other sites

Não sei se to falando besteira, mas será que o problema dessa massa polar num foi o ciclone estar muito perto da costa? Pelo que sei, nas areas mais ativas do ciclone, não tem ar frio, e como o ciclone se aproximou muito da costa (visto pelos ventos fortes em SC), pode ter trazido um ar menos frio contra o ar gelado do oeste. Claro, se fosse uma massa polar monstruosa, poderiamos ter uma mega neve, mas como não foi, acho que o ideal poderia ter sido um ciclone mais afastado, pegando a serra só de raspão, o suficiente aepnas para jogar um pouco de umidade.

 

Acho que da pra ver bem isso, pois proporcionalmente a cada região, o frio ta bem mais forte no oeste do PR e no sul do RS.

 

E acredito que o corredor de ar frio que ta sobre o PR, pegou Curitiba agora a noite. Ventou forte, deu temporal, raio, trovoadas e a temperatura caiu bastante agora. Aqui em casa ja tenho 7,7ºC (desabrigado), a minima do dia, com garoa e vento.

Ou seja, o frio não é tão fraco como imaginavamos, mas sua tragetória foi meio estranha.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.