Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Para hoje era esperado tempo fechado, mais que ontem, e muuuuuita chuva. Mas acordei com o céu me decepcionando. Agora, céu aberto, com algumas nuvens, agora vançando mais de Sudoeste, mínima de 11,2°C e agora tenho 14,6°C. Estou esperando ansiosamente pelos ventos e raios...e a chuva forte.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Não sei se os demais bazianos de SP concordam, mas este junho tem sido o melhor dos últimos anos por aqui, frio intenso no início do mês e manutenção de quadro frio a ameno durante todo o periodo. O principal para a sensação de frio, as temperaturas máximas, estão bem comportadas, tanto que em viracopos a média das max está em 21ºC, uma bela marca.

Não é frio intenso, mas com constância, o que há muito tempo não tínhamos!!

 

 

Concordo! Eu que registro desde 2001, nunca vi um mês de Junho tão frio quanto este! Frio intenso, constante e mês bem ATIVO. Nevoeiros fortíssimos e duradouros (e que chegaram de forma e horários surpreendentes), geadas severas (foram 4 ao longo do mês), chuvas torrenciais e a mais intensa chuva de granizo do ano. Mínima absoluta de 0°C e máxima absoluta de tímidos 26,2°C. Definitivamente ótimo! Foi o 2º melhor mês que eu já presenciei, só perdendo pra Julho/2007 que parece ser quase imbatível!

Link to comment
Share on other sites

o tempo nos pampas.

 

imagem1d.png

 

Segue o frio no Rio Grande do Sul. Frio este que não avançou mais aqui para o Paraná. Mas em terras gaúchas as temperaturas estão baixas. No começo desta madrugada os termômetros registram o menor valor em Quaraí: 3°C. É na divisa com o Uruguai. Aliás, o país vizinho tem temperaturas bem baixas. No interior os termômetros estão entre 3 e 4 graus. Só não faz mais frio por conta das terras baixas. Mesmo caso da campanha gaúcha. Em Bagé 4°C no começo desta noite. Em Porto Alegre também faz frio com temperatura agora de 8 graus. Quem deixa a desejar é a serra. Em S J Ausentes algo em torno de 6 graus.

 

Nas áreas azuis a temperatura está abaixo de 10 graus e nas áreas verdes entre 10 e 15!

 

O Shimutz precisava ver isto... como o bloqueio atmosférico não deixou o ar frio subir mais... :mrgreen:

Expliquei isto pra ele né Shima, que em situações de bloqueio o ar frio avança e o limite é Soledade(norte),indo o ar frio em direção ao leste, até parece que tem um paredão invisível Toma que não deixa o frio chegar em PF :lol: :lol: :lol:

OBS: Em situações de bloqueio mais forte, até a cidade de Soledade sente a influência do mesmo, em contra-partida cidades mais ao sul tem plenitude de atuação do ar frio, como exemplo citoBarros Cassal, Lagoão, Sobradinho, Herveiras, Gramado Xavier, Boqueirão do Leão, Sério, Progresso, São José do Herval.

Link to comment
Share on other sites

Lembro-me de algumas respostas falando sobre como medir as horas de insolação, não me lembro em qual tópico que está. Gostaria de saber como eu faço, se há alguma forma de medir isso sem um heliometro.

18,4°C

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Guess what?

 

O tempo fechou aqui em Canela a partir da 1:15hs e a minha geada e a minha negativa foram para o espaço!! Tá difi´cil negativar e dar geada aqui este ano!

 

Imaginem se eu fosse o Marcos, hehehehe :mrgreen:

 

O consolo é que para o sul conseguir um julho pior que 2008 vai ser muito difícil, tudo indica que será melhor só não sei o quanto, enquanto isso aqui outro dia detestável com céu 100% encoberto, chuvisco isolado e temperatura estacionada perto de 20 graus, o terceiro dia seguido assim, e as previsões só dão umidade a perder de vista.

 

Por sinal, um dos inícios de verão mais quentes dos últimos anos!! Estou esperando para ver o que terei na semana que vem, no Texas!! :o

 

Depende, no nordeste está fresco e chegaram a prever "ano sem verão" em 2009 (até agora estão acertando), mas a onda de calor no sul é/foi mesmo intensa, Houston teve 40 graus em junho pela primeira vez em mais de 100 anos de observaçao e Nova Orleans teve 40 graus pela primeira vez em qualquer mês, ou novo recorde absoluto, até a moderada Miami teve 37 graus só superados em 1942. Semana que vem vai estar menos quente que agora no Texas, mas quente vai estar.

Link to comment
Share on other sites

Agora céu nublado por aqui, temperatura estancada em 18,2C. Há chuva forte em parte dos estados do PR, SP e MS. A previsão é de que esta instabilidade chegue até MG no decorrer deste sábado/domingo.

 

Uma bela frente para o inverno, acho que chega aqui em Sao Bernardo do Campo antes das 16h.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Finalmente chegou minha Estação Meteorológica... Estou ainda em fase de testes com ela mas seguem os primeiros registros aqui em casa, no bairro Guabirotuba, Curitiba:

 

Temp. Mín: 12.3°C

 

Temperatura no momento 13,9°C, com 87% U.R e pressão em 1023.9 Hpa. Vento SE 1,4 Km/h .

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Farroupilha às 14:00

 

current.jpg?1246121889

 

NO MOMENTO FAZ 10 GRAUS NA CIDADE

E aqui em Gramado/Canela faz 8,0c com cerração! Gelado!

 

Tô babaaaando vendo essa foto.

Aqui em Matão, o céu já começa a ficar cheio de nuvens e vem um alinhamento bem consistente de sul. Faz 22,9°C.

Link to comment
Share on other sites

O cenário projetado pelos modelos para o Uruguai e RS para o domingo e segunda é de alerta, devido as fortes instabilidades que irão se formar com a baixa.

A queda de pressão no sul do RS é impressionante, pelo WRF o sudeste do RS hoje está com 1028 e no domingo a noite a projeção é de 1008! :shock: , bem como altos índices de instabilidade no oeste gaúcho e Uruguai.

Link to comment
Share on other sites

O cenário projetado pelos modelos para o Uruguai e RS para o domingo e segunda é de alerta, devido as fortes instabilidades que irão se formar com a baixa.

A queda de pressão no sul do RS é impressionante, pelo WRF o sudeste do RS hoje está com 1028 e no domingo a noite a projeção é de 1008! :shock: , bem como altos índices de instabilidade no oeste gaúcho e Uruguai.

 

Pressão atmosférica que superou 1030hpa ontem já baixou para 1023hpa hoje... GFS coloca 1009 para segunda-feira e 54mm de chuva, nada de alarmante por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

Céu negro e chuva forte, além dos ventos que geraram rajadas de até 60km/h na cidade. E a temperatura caiu mais que o PIB Japonês, faz apenas 12,1°C e creio que a mínima possa ainda ser atingida.

A mesma linha de chuva causa temporal na região de Campinas, na cidade de Paulínia muita chuva e vento.

Em viracopos, rajada de 67 Km/h, com trovoada.

Link to comment
Share on other sites

Sábado frio e chuvoso em Florianópolis. Assim temos mais um dia para marcar a característica de frio quase ininterrupto neste mês de junho. E as rodagens que entram nesta tarde mostram que teremos pela frente pelo menos mais uma semana com temperaturas abaixo da média. Junho termina frio e úmido, julho começa frio e seco.

 

A umidade que se faz presente agora sobre a Região Sul deve dar origem a áreas de instabilidade mais intensas, principalmente sobre o RS e o Uruguai. Chamando atenção os possíveis eventos severos associados ao aprofundamento de uma baixa no Prata, que além de chuva forte deve ocasionar vento intenso na costa destas regiões. Após a passagem desta característica mais intepestuosa um bolsão de ar mais frio e seco entra pelo oeste do Sul do Brasil na quarta-feira, ganhando um reforço na quinta, garantindo assim marcas mais baixas até a outra segunda-feira. Essa sequência de invasões de ar frio ainda expressa uma característica bem marcante de anos sob atuação de La Nina, mas já há quem diga que o padrão a seguir será o de eventos de frio e calor intercalados, comum a característica invernal do Sul do Brasil.

 

A longo prazo ainda não aparecem soluções indicando uma erupção de ar frio mais intensa. Há tendência é de que tenhamos um período de calmaria nas erupções de ar frio após a próxima semana. Um esperado descando do Pacífico Sul parece estar a caminho, e a sustentação deste período de dormência ainda é uma incógnita. É chegada a hora dos primeiros sinais de mudança de fase no Pacífico influenciarem a característica que vem dominando este começo de inverno? Esta fase de calmaria determinaria um divisor de águas do que foi e do que será o restante da estação? São questões interessantes, até porque os modelos de clima ainda não apontaram um julho no mesmo padrão de junho. E nas rodadas de longo prazo não vejo o jato subtropical se fortalecendo a ponto de preocupar. Pessoalmente até gostaria que houvesse uma mudança de padrão, e que viesse intercalando períodos de frio intenso com alguns breves dias de temperatura acima da média. O gradiente entre o calor e o frio costuma ser o combústível explosivo dos grandes e potentes ciclones extratropicais, aqueles responsáveis pelos diversos e mais intensos fenômenos que mais nos interessam.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A chuva parou aqui em Matão, por enquanto, e em 15 minutos acumulou 10mm.

Agora, vendo o radar, há outra mancha de chuva forte vindo para cá. Faz 11,6°C.

 

E a boa notícia é que esta instabilidade vai "varrer" todo o sudeste, ou seja, por aqui também teremos chuvas intensas ! :mrgreen:

Não tanto quanto aí, mas espero ao menos uns 10mm. Pelo satélite, observa-se a instabilidade já entrando no sul mineiro. Vem chuva aí, gente !

Link to comment
Share on other sites

E chove novamente em Matão, e o céu está de tal escuridão que nunca vi antes, sério mesmo. A mínima foi atingida: 11,1°C e deve cair ainda mais. Veja a foto:

 

dsc01369e.th.jpg

 

Esse abaixo é o mapa térmico do estado, segundo a ultima atualização do INMET:

 

27-06-09.jpg

Peço desculpas ao meu amigo Bruno por não ter colocado a temperatura de Araçatuba, mas eu desconheço-a.

Link to comment
Share on other sites

MUITO CALOR NOS EUA.

O oeste e meio-oeste americana está passando um fim de semana de muito sol e calor, e amanhã promete mais. Em Houston temos 37°C, Dallas registra 38°C, o mesmo em San Antonio, 35°C em El Paso, a 1150 metros de altitude. Em Las Vegas temos 37°C, onde amanhã pode chegar a 42°C. Em Death Valley, a -80 metros temos 39°C, onde amanhã pode chegar a 49°C, em Palm Springs temos 40°C, onde amanhã deve chegar aos 45°C. Na Capital californiana, Sacramento temos 34°C, onde amanhã deve atingir os 42°C. Em L.A, onde o Pacífico dá sua contrinuição, temos 26°C, e amanhã deve fazer 28°C. L.A que, este ano está sendo bem privilegiada na questão de ondas de calor. Em San Francisco temos 24°C :( , e amanhã deve chegar a 27°C :o:o .

 

Interessante seu relato Matheus, mas esta mensagem teria que ser postada no *Topico Internacional » América do Norte* e não neste espaço..

 

abs..!!

Obrigado Carlos, as mensagens do Matheus e do Rafael já foram movidas para o tópico correto.

Marcelo - Eq. de moderação

Link to comment
Share on other sites

E chove novamente em Matão, e o céu está de tal escuridão que nunca vi antes, sério mesmo. A mínima foi atingida: 11,1°C e deve cair ainda mais. Veja a foto:

 

dsc01369e.th.jpg

 

 

Vinicius, tem MP para você!

 

Seguinte, me dei o trabalho para reduzir a sua foto nesta página. A imagem original tinha 1024pixel!

Procure postar suas imagens em tamanho grande ou no Fotografia e Vídeo - Brasil (local mais apropriado).

Seu mapa está muito bonito, e, de fato, se enquadra no monitoramento. Parabéns.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia muito excitante para os cariocas, no aeroporto Santos Dumont foi só emoção hoje: entre 0:00 e 1:00 temperatura de 19 graus, entre 2:00 e 8:00 temperatura de 20 graus, as 9:00 21 graus, entre 10:00 e 17:00 22 graus, e de 18:00 até agora 21 graus, céu muito nublado em todas as observações do dia com exceção de 18:00 (pouco nublado), amanhã mais capítulo do emocionante clima carioca exclusivamente aqui no BAZ.

 

O céu até abriu parcialmente durante a tarde, mas instabilidades que se deslocam de SP devem provocar chuva fraca talvez começando esta madrugada, e a umidade elevada continua a perder de vista, o clima insosso de primavera já marcando presença.

Link to comment
Share on other sites

A chuva está chegando. Já chove forte em boa parte do sul de Minas. Na última hora, 7,6mm acumulados em Maria da Fé e 4,8mm em Passa Quatro. :mrgreen:

 

Engraçado é q os modelos não tão pegando essa chuva toda que parece que vem. Mas o Climatempo tá colocando 64 mm para amanhã aqui em BH....kkkkkkkkkkkkkkk...

Link to comment
Share on other sites

Esse inverno, apesar de abaixo da média, ainda não consegue deixar o pasto amarelado aqui na região das hortências. A falta de geada ainda deixa os gramados esverdeados.

 

Em Ctba e região está tudo amarelo de geada, he he he. Na verdade a situação de Canela é bem pontual. OS ciclones mantiveram a umidade na maioria das massas mais fortes e a maritmização nas mais fracas... Como lá não tem a altitude de uma SJ... É isso que dá!

Link to comment
Share on other sites

E chove novamente em Matão, e o céu está de tal escuridão que nunca vi antes, sério mesmo. A mínima foi atingida: 11,1°C e deve cair ainda mais. Veja a foto:

 

dsc01369e.th.jpg

 

 

Vinicius, tem MP para você!

 

Seguinte, me dei o trabalho para reduzir a sua foto nesta página. A imagem original tinha 1024pixel!

Procure postar suas imagens em tamanho grande ou no Fotografia e Vídeo - Brasil (local mais apropriado).

Seu mapa está muito bonito, e, de fato, se enquadra no monitoramento. Parabéns.

 

Abraço

 

Desculpe o transtorno e muito obrigado!!

Isso é trabalho de quem aprendeu a mexer no SURFER sozinho xD.

Agora ainda chove; há 30 minutos tivemos outra chuva forte, mas foi menos duradoura. Acumulou até agora 15,5mm. Agora faz 11,4°C, muito frio por causa do vento e da umidade.

Link to comment
Share on other sites

A chuva está chegando. Já chove forte em boa parte do sul de Minas. Na última hora, 7,6mm acumulados em Maria da Fé e 4,8mm em Passa Quatro. :mrgreen:

 

Engraçado é q os modelos não tão pegando essa chuva toda que parece que vem. Mas o Climatempo tá colocando 64 mm para amanhã aqui em BH....kkkkkkkkkkkkkkk...

 

kkkkkkkkkkkkkkk, 64mm em pleno inverno ! :lol:

Enfim, mas a chuva vem mesmo, o satélite mostra isso ;) ! Mesmo que não venha a ser muito intensa, ao menos para JF é fato que ela virá, inclusive o ETA coloca para amanhã um dia nublado e chuvoso com máxima não passando dos 18 graus por aqui. A chuva será mais significativa no centro-sul do estado, mas acho que sobra pra BH tb heim

Link to comment
Share on other sites

O tempo aqui segue nublado e chuvoso desde quarta, tempo fechado e sensação de friozinho e bastante úmido, 4 dias seguidos na mesma condição e temp diurna na casa dos 16/18°C, a minha máxima dos mês até agora é de 24.7°C no Inmet, mas a predominância maior são de dias com máximas acima dos 20°C, sigo com média de 13.9°C +/- 2 abaixo da média. Principalmente quinta/sexta e hoje foram dias muito escuros e molhados, e pela a previsão vem mais chuva para os próximos dias, será que a dinâmica do La Nada já se faz sentir? apesar de tudo isso desde o dia 15 que a temperatura mínima não baixa dos 10°C, tá na hora de baixar de novo! Sei não mas acho que as coisa vão começar a mudar no cone-sul.

Link to comment
Share on other sites

NÃO TEM NENHUM BLOQUEIO. SIMPLESMENTE O FLUXO É MAIS ZONAL. ALÉM DO QUE ESTÁ FRIO NO PR, SC E PARTE DO MS E SP.

 

O QUE CHAMA A ATENÇÃO É A CHUVA FREQUENTE DO CENTRO-NORTE DO PR PARA CIMA.

 

PERDEMOS FEIO MESMO, 3,8 A MÍNIMA COM CÉU NUBLADO E 9,2 COM CHUVA. MUITO QUENTE...

 

O que você me dizia, Caco? Bloqueio, meu amigo? Olhe mapas de altitude. E de fato o frio não veio aqui... :lol: :lol: :lol:

 

A exemplo que o Alexandre disse com a propriedade costumeira, Ctba está gelada desde o fim de maio. Já tivemos 2 negativas. É uma pena que não conhece Ctba e por isso darei um desconto.

 

Antes era a seca no inverno em Ctba, agora é o "bloqueio"... :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Dedida-se. ;)

 

Quem fala que PoA e Curitiba é tudo subtropical é você, não sou eu... Eu estou é vendo, é que a dinâmica de Curitiba tá é mais para SP; a FF fica bloqueada e o ar mais frio simplesmente não sobe em todo seu apogeu (gostou do vocabulário? :lol: ). E tem mais dinâmica diferente de Curitiba e PoA para o meio desta semana..., e mais similaridade de Curitiba com SP, rsrsrs

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia muito excitante para os cariocas, no aeroporto Santos Dumont foi só emoção hoje: entre 0:00 e 1:00 temperatura de 19 graus, entre 2:00 e 8:00 temperatura de 20 graus, as 9:00 21 graus, entre 10:00 e 17:00 22 graus, e de 18:00 até agora 21 graus, céu muito nublado em todas as observações do dia com exceção de 18:00 (pouco nublado), amanhã mais capítulo do emocionante clima carioca exclusivamente aqui no BAZ.

 

Essas são as temperaturas de maior conforto para o ser humano. :)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.