Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Joinville: Planície x Serra Dona Francisca x Serrana


DSoares
 Share

Recommended Posts

Tópico para exposição dos dados climáticos das minhas duas estações.

 

Neste primeiro momento, as duas estações ESTAVAM NO MESMO LOCAL....Dentro de uma semana a Davis estará no seu devido local, instalada em um sítio na região serrana de Joinville.

 

OBS: estações não se encontram mais no mesmo local há muito tempo!

 

Aqui vai um breve comparativo entre elas, no período de 16/01/2011 até 31/01/2011.

 

Davis Vantage Pro 2 Wireless 6152

FechamentoJAN-2011.jpg

 

Oregon Scientific WMR 968 Wireless

Janeiro2011.jpg

 

Conclusões até o momento:

- Sensor de temperatura/umidade da Oregon mais sensível a mudanças. Aumenta e diminui a temperatura e umidade com maior frequência que a Davis. Isso implica em maior variação em pouco tempo. A Davis segue uma linha mais linear, mais homogênea.

- A Oregon está registrando mínimas mais baixas que a Davis. Isso vem ao contrário, a princípio, do que eu imaginava. De qualquer forma, ambas têm registrado valores bem próximos, tanto em máximas quanto em mínimas.

- O pluviômetro da Davis consegue captar com maior precisão as chuvas, registrando até mesmo valores baixos de pluviosidade. Já a Oregon tem o corpo do pluviômetro menor e registra bem as chuvas, mas sem a acurácia da Davis.

- Leituras do anemômetro bestialmente mais rápidas na Davis. Isso é fato consumado para todos que participam deste fórum.

 

 

É isso até agora. Lembrando que nas próximas leituras, estarei comparando os valores das estações, mas elas já se encontrarão em locais DISTINTOS. Esse será o intuito do tópico. Mostrar as diferenças de temperatura dentro dos limites do município de Joinville.

 

Valeu!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 184
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Isso é muito interessante, meu amigo.

 

Fazer um pararelo da serra aí com a serra aqui (Ctba-Morretes), por exemplo, salpicaria mais ainda.

 

Abçs

 

Verdade, amigo Shima...

 

Curitiba e Antonina, que é próximo a Morretes, tem estações oficiais, certo?

 

Aqui em Joinville estão montando uma rede de monitoramento meteorológico..Mas enquanto ela não sai, vamos nos balizando por dados das minhas estações particulares mesmo... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Isso é muito interessante, meu amigo.

 

Fazer um pararelo da serra aí com a serra aqui (Ctba-Morretes), por exemplo, salpicaria mais ainda.

 

Abçs

 

Verdade, amigo Shima...

 

Curitiba e Antonina, que é próximo a Morretes, tem estações oficiais, certo?

 

Aqui em Joinville estão montando uma rede de monitoramento meteorológico..Mas enquanto ela não sai, vamos nos balizando por dados das minhas estações particulares mesmo... :laugh:

 

Isso. Antonina tem. Pena que a estação de Campo Alegre não funciona.

Gostava muito daquele monitoramento...

 

Shima, onde vou colocar minha estação fica, em linha reta, a aproximadamente 10 Km da estação do Saltinho, em Campo Alegre e que agora está inativa. Mas a minha estação vai se localizar dentro dos limites do município de Joinville ainda. Latitude e altitude semelhantes. Espero obter bons valores com a Davis instalada lá. :good:

 

E vou entrar em contato com o Climerh para ver o motivo da desativação.

 

___________________________________________________________________________________

 

Fechamento do mês de JANEIRO-2011 - Minha estação (Zona Sul de Joinville - 23 m)

 

Mínima absoluta: 20,0°, dia 1º às 01:49:00.

 

Máxima absoluta: 36,7°, dia 27 às 16:14:00.

 

Maior mínima: 23,4° dia 25.

 

Menor máxima: 26,4° dia 21.

 

Maior amplitude: 13,5° dia 27: (23,2°/36,7°).

 

Menor amplitude: 4,7° dia 21: 21,7°/26,4°

 

Amplitude absoluta: 16,7°

 

Umidade relativa mínima: 36 % às 15:51:00 de 27 janeiro

 

Umidade relativa mínima média: 46,82%

 

Média mínima: 22,0°

 

Média máxima: 32,36°

 

Amplitude média: 10,36°

 

Média simples: 27,2°

 

Marcos, peguei emprestado teu roteiro pois o acho bem elucidativo, ok?? caso tenha algum problema, é só avisar!

 

Ah o relatório completo, para quem interessar, segue abaixo!

 

FreeWX-Wi monthly summary for janeiro 2011

 

There are 28 entries in the selected almanac file

covering the period 1 janeiro to 31 janeiro.

------------------------------------------------------------

 

Maximums and minimums

 

Maximum temperature: +36,7 °C at 16:14:00 on 27 janeiro

Minimum temperature: +20 °C at 01:49:00 on 01 janeiro

 

Maximum humidity: 98 % at 07:54:00 on 31 janeiro

Minimum humidity: 36 % at 15:51:00 on 27 janeiro

 

Maximum dew point: +25 °C at 21:44:00 on 27 janeiro

Minimum dew point: +14 °C at 14:51:00 on 14 janeiro

 

Minimum wind chill: +20 °C at 01:50:00 on 01 janeiro

Maximum heat index: +40,9 °C at 16:13:00 on 28 janeiro

 

Maximum barometric pressure: 1014 hPa at 11:48:00 on 24 janeiro

Minimum barometric pressure: 1000 hPa at 18:48:00 on 12 janeiro

 

Maximum wind gust: 42,1 km/h from 118° at 21:55:00 on 16 janeiro

 

Maximum indoor temperature: +31,4 °C at 15:23:00 on 09 janeiro

Minimum indoor temperature: +22,6 °C at 07:10:00 on 01 janeiro

------------------------------------------------------------

 

Averages

 

Average temperature: +27,2 °C

Average maximum temperature: +32,3 °C

Average minimum temperature: +22 °C

 

Average humidity: 72 %

Average maximum humidity: 98 %

Average minimum humidity: 47 %

 

Average dew point: +20,5 °C

Average maximum dew point: +23,3 °C

Average minimum dew point: +17,6 °C

 

Average minimum wind chill: +22 °C

Average maximum heat index: +35,8 °C

 

Average barometric pressure: 1007,8 hPa

Average maximum barometric pressure: 1010,1 hPa

Average minimum barometric pressure: 1005,4 hPa

 

Average indoor temperature: +26,7 °C

Average maximum indoor temperature: +28,3 °C

Average minimum indoor temperature: +25 °C

------------------------------------------------------------

 

Rainfall summary:

(Entries are for the 24 hours Midnight to Midnight on the indicated dates)

 

5th janeiro - (54 mm)

6th janeiro - (49 mm)

9th janeiro - (4 mm)

10th janeiro - (35 mm)

11th janeiro - (4 mm)

12th janeiro - (1 mm)

14th janeiro - (12 mm)

16th janeiro - (72 mm)

17th janeiro - (39 mm)

18th janeiro - (14 mm)

19th janeiro - (66 mm)

20th janeiro - (84 mm)

21st janeiro - (145 mm)

23rd janeiro - (6 mm)

28th janeiro - (30 mm)

29th janeiro - (23 mm)

 

Number of rainfall days: 16

Maximum rainfall rate: 152 mm/hour at 22:05:00 on 16 janeiro

Total rainfall for janeiro: 638 mm

 

 

Average of daily peak wind gusts: 18,9 km/h

Average of daily peak wind gust direction: 198°

Link to comment
Share on other sites

Lucas, a Davis tem se mostrado muito boa. Dentro das minhas expectativas. Final de semana devo colocá-la no seu local definitivo. Vai até dar uma saudade dela, já que vou vê-la somente de semana em semana ou mesmo de 15 em 15 dias... :laugh:

 

O abrigo que uso na Oregon é o mesmo que o Ilson Tessaro de Santa Rosa usava na sua Oregon. Aliás, comprei dele o abrigo.

 

Aqui vão algumas fotos das duas estações, que dividem o mesmo local de instalação.

 

DSC01039.jpg

 

DSC01041.jpg

 

Lucas, é bom lembrar que aqui é quente no verão e chove bastante, mas este Janeiro foi atípico. Veja porque:

 

Pelos dados do TempoAgora

 

Média Mínima 19.4ºC

Média Máxima 29.4ºC

TMédia Simples 24,4ºC

Precipitação 220.9 mm

 

(reza a lenda que os dados são da normal 61-90)

 

Dados da Univille: (media entre os dados de 96 até 2008)

 

Precipitação 368 mm

Tmédia Simples 26ºC

 

Meus dados em Janeiro-2011

 

Média Mínima 22ºC (+2,6ºC em comparação com a normal 61-90)

Média Máxima 32,36ºC (+2,96ºC em comparação com a normal 61-90)

Precipitação 638 mm (+417,1 mm em comparação com a normal 61-90 e +270 mm em relação aos dados da Univille)

 

TMédia Simples 27,2ºC (+2,8ºC em comparação com a normal 61-90 e +1,2ºC em relação aos dados da Univille)

 

Ou seja, um mês muito quente e muito chuvoso!

Link to comment
Share on other sites

Que legal, suas instalações estão ótimas. Eu deixaria a davis ai e mandava a oregon pra lá. Já comprei um abrigo deste uma vez, mas a finada La Crosse não coube dentro. Devolvi. Mas que bom, prova ser um excelente abrigo!!! Tua estação está de parabéns!

 

Lucas, ocorre que não tenho um datalogger para a Oregon, e no local aonde estou instalando não tenho luz, internet, nada! hahahahha

 

Um datalogger para a Oregon custa o absurdo de R$600,00 reais....então vale mais eu deixar a Oregon aqui rodando no wunderground.com do que eu deixar minha Davis com datalogger aqui...

Link to comment
Share on other sites

O cercado está pronto! Essa semana devo ir instalar os equipamentos!

 

Algumas fotos do decorrer do trabalho para montagem da cerca.

 

Aqui ainda sem a tela de proteção

DSC00029.jpg

 

Agora, já com tela de proteção e devidamente chumbados os postes e a haste em que a estação vai ser fixada

DSC01056.jpg

 

Só falta pintar o portão e instalar o equipamento!

DSC01055.jpg

 

Assim que puder, vou atualizando as informações...

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA DE 19,6 DE MÍNIMA EM JOINVILLE, JANEIRO, DUVIDIODÓ! TEM ERRO. JOINVILLE, NÍVEL DO MAR, FICA ENTRE 21/23°C

 

coutinho, como eu coloquei logo abaixo destes dados. São do Tempo Agora...mas eu duvido muito também....

 

Pelos dados do TempoAgora

 

Média Mínima 19.4ºC

Média Máxima 29.4ºC

TMédia Simples 24,4ºC

Precipitação 220.9 mm

 

(reza a lenda que os dados são da normal 61-90)

 

Aliás, não sei como que foi calculada essa normal de 61-90 aqui em Joinville....Sei que existia/existe uma estação na Escola Técnica Tupy, mas foi ativada no início da década de 70...E sei que na década de 90 começaram a pegar dados...

 

De qualquer forma, a média simples entre os anos de 96-2008 na estação da Univille indicaram temperaturas médias em torno de 26ºC durante os Janeiros em questão...abaixo do que foi verificado no mesmo mês de 2011...

Link to comment
Share on other sites

Os dados de Jvlle pelo T.Agora são interpolados. E os seus dados estão perfeitos e coerentes: média das mínimas de 22ºC. Aqui em Ctba a média de Janeiro ficou em 18,2ºC: nada destoante.

 

Mas Dsoares, nota 10 com louvor pelas instalações. Muito boas mesmo. Onde e a que altitude ficam?

 

Abçs

 

Valeu, Shima...estou me esforçando para que fique uma proteção efetivamente segura tanto para que pessoas e animais como cavalo e bois não invadam o espaço da minha PWS....

 

Elas ficam as margens do rio Cubatão, em seu curso alto, aqui mesmo em Joinville. O acesso se dá através de estradas rurais partindo de Campo Alegre. Fica no terreno de uma trutera de um conhecido meu...

 

Aqui vão os dados da localização (pelo Google Earth)

 

Graus decimais:

 

Latitude: -26.108783º

Longitude: -49.120273º

 

ou

 

Latitude: 26º06'31.60" S

Longitude: 49º07'13" W

 

Altitude: 863 m

Link to comment
Share on other sites

SOMENTE O LITORAL SUL E PERTO DO COSTÃO DA SERRA É QUE TEM MÉDIAS MÍNIMAS ENTRE 18/20°C EM JANEIRO ENTRE 20/100 m. O LITORAL NORTE ABAIXO DOS 100 m A MÉDIA MÍNIMA É ACIMA DE 21/22°C. 19,6 LÁ POR ABRIL.

 

Mas estes 19,6 em janeiro não pode ser uma estação mais ruralizada e mais afetada por efeito baixada? Vide Itapoá do Inmet, que apesar de estar ao nível do mar, pelo fato de não estar colada na orla, mas estar a meio caminho entre o mar e um ramo da Serra do Mar, tem boa mínimas.

Link to comment
Share on other sites

SOMENTE O LITORAL SUL E PERTO DO COSTÃO DA SERRA É QUE TEM MÉDIAS MÍNIMAS ENTRE 18/20°C EM JANEIRO ENTRE 20/100 m. O LITORAL NORTE ABAIXO DOS 100 m A MÉDIA MÍNIMA É ACIMA DE 21/22°C. 19,6 LÁ POR ABRIL.

 

Mas estes 19,6 em janeiro não pode ser uma estação mais ruralizada e mais afetada por efeito baixada? Vide Itapoá do Inmet, que apesar de estar ao nível do mar, pelo fato de não estar colada na orla, mas estar a meio caminho entre o mar e um ramo da Serra do Mar, tem boa mínimas.

 

NÃO NO VERÃO, MÍNIMA ABAIXO DE 20,0 ATÉ TEM, MAS MÉDIA NÃO.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente, pessoal! Está instalada no seu local definitivo minha estação meteorológica Davis Vantage Pro2!

 

Aqui vão algumas fotos...poucas, porque já estava escurecendo e logo em seguida choveu intensamente....

 

DSC01061.jpg

 

DSC01059.jpg

 

Este aqui é o console dela...fizemos aqui na empresa aonde eu trabalho essa caixa de plástico (PP), com uma chapa de acrílico parafusada....achei bacana! Esse console já está em área coberta, então não precisei de uma excelente vedação para ele...

 

DSC01063.jpg

 

Assim que eu for coletar alguns dados, eu tiro novas fotos... :good:

Link to comment
Share on other sites

Xou essa estação. Parabéns piá!

 

Valeu, Lucas....assim que a chuva der uma trégua por aqui eu devo ir recolher os meus primeiros dados da estação....

 

Agora, pergunto pro pessoal: qual a pressão atmosférica correta? a dos relatórios dos aeroportos ou a aquela das estações do Inmet? Há uma considerável diferença entre as duas...por que?

Link to comment
Share on other sites

Ficou muito massa a estação lá "encima" Parabéns DSoares. Agora Vamos monitorar as temperaturas da região serrana de Jlle,que é muito semelhante ao clima de Campo Alegre.

 

A apenas em 2009 que rigistrei médias abaixo dos 19 graus nas temperatura mínimas, o resto todos ACIMA DOS 20,0 média das minimas em Jlle fica ali entre 21,5 e 22,5

Link to comment
Share on other sites

Ficou muito massa a estação lá "encima" Parabéns DSoares. Agora Vamos monitorar as temperaturas da região serrana de Jlle,que é muito semelhante ao clima de Campo Alegre.

 

A apenas em 2009 que rigistrei médias abaixo dos 19 graus nas temperatura mínimas, o resto todos ACIMA DOS 20,0 média das minimas em Jlle fica ali entre 21,5 e 22,5

 

Valeu, David....ontem fui buscar os meus primeiros dados da estação, que seguem abaixo...

 

Parcial-Fevereiro - Joinville Serrana - 864m

 

Fevereiro-parcial-Truteira.jpg

 

Obs.: favor desconsiderar o dia 10/02/2011. Foi o dia em que instalei a estação no local, então os dados não refletem como foram as condições do dia inteiro.

 

Parcial Fevereiro - Joinville Planície - 23m

 

FevereiroParciaalKS-pdf.jpg

 

Logo vou calcular a ponderada entre as duas estações, no período do dia 11 ao 22 de fevereiro :good:

Link to comment
Share on other sites

Show mto profit isso ai

 

Aqui em Blumenau nao temos uma area "serrana" mas temos locais um pouco mais altos e com mto verde preservado tbm e apresenta boa diferença em relacao ao cento da cidade, o Inmet de Indial já eh perceptivel essa diferença.

 

Verdade, Beto...há várias regiões mais arborizadas que por si só já contribuem com a queda na temperatura...sem contar que ainda há alguns morros em Blumenau com altitude considerável, como o Spitzkopf...em entradas de mP, os valores lá devem ser bem baixos....

 

Aqui há variações consideráveis entre áreas mais verdes também...extremo sul, extremo norte, região de pPirabeiraba e Vila Nova...geralmente são mais frias...

 

Outra curiosidade que tenho é em saber valores da região costeira de Joinville, tipo Morro do Amaral, que fica de cara para a Baia da Babitonga...queria saber se as máximas sofrem influência dos ventos do mar e se são ligeiramente mais baixas que algumas regiões que mais parecem fornos aqui de Joinville...

Link to comment
Share on other sites

Show de bola Dsoares, muito massa mesmo. pow bem que Joinville pudesse ter sido erguida no local da sua estação,clima totalmente serrano.

 

Pois é David, também já me questionei acerca disto. Mas a cidade perderia sua posição estratégica e não seria metade do que é atualmente....então, prefiro ainda ter estes rincões preservados e viver no forninho durante o verão, embora eu prefira ao frio que calor :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Show de bola Dsoares, muito massa mesmo. pow bem que Joinville pudesse ter sido erguida no local da sua estação,clima totalmente serrano.

 

Pois é David, também já me questionei acerca disto. Mas a cidade perderia sua posição estratégica e não seria metade do que é atualmente....então, prefiro ainda ter estes rincões preservados e viver no forninho durante o verão, embora eu prefira ao frio que calor :laugh:

 

 

Pois é vc tem razão, já que a discussão para a capital sair de Floripa, pensou se Joinville não se revolta e constrói uma capital na área serrana? hhaahah duas Joinville, hehhe viajei até Júpiter agora. hahaha

Link to comment
Share on other sites

Não dá né cara...grande parte da água de Joinville vem daquela região...mas eu ainda defendo o uso do local para turismo rural, condomínios devidamente ecológicos, campo de golfe (tem uma área gigantesca da Comfloresta que abrigaria um campo de golfe com hotel que ia ficar uma maravilha!)....

 

Mas vamos aguardar as primeiras incursões de ar frio para termos ideia do que essa região é capaz de nos mostrar... ;)

Link to comment
Share on other sites

Espetacular dados, DSoares! Tenho certeza que sua estação vai ser uma grata revelação nesse inverno. Acho que o mais forte dela vão ser as máximas baixas!

 

Eu diria diferente: como o Coutinho falou, o Planalto Norte de SC é uma mega baixada, então acredito em mínimas espetaculares, isto sim. Tem uma tia minha que tem casa em Campo Alegre, e algumas vezes levei o termômetro pra brincar no inverno. Em dias que Curita (urbano) tinha mínimas de 10,X, CA chegava aos 5,X. Mas as máximas eram parelhas com Curita.

Link to comment
Share on other sites

Espetacular dados, DSoares! Tenho certeza que sua estação vai ser uma grata revelação nesse inverno. Acho que o mais forte dela vão ser as máximas baixas!

 

Valeu, Marcelo! Também estou com uma boa expectativa, mas espero obter bons dados de mínimas também, embora concorde que as máximas podem ser baixas em alguns casos, já que a estação fica próxima a borda da serra do mar.

Link to comment
Share on other sites

Espetacular dados, DSoares! Tenho certeza que sua estação vai ser uma grata revelação nesse inverno. Acho que o mais forte dela vão ser as máximas baixas!

 

Eu diria diferente: como o Coutinho falou, o Planalto Norte de SC é uma mega baixada, então acredito em mínimas espetaculares, isto sim. Tem uma tia minha que tem casa em Campo Alegre, e algumas vezes levei o termômetro pra brincar no inverno. Em dias que Curita (urbano) tinha mínimas de 10,X, CA chegava aos 5,X. Mas as máximas eram parelhas com Curita.

 

Pois é Luciano...em Campo Alegre as mínimas são mto boas...Esta estação fica bem no início do que convencionamos chamar de Planalto Norte...próximo à borda da serra do mar...

 

Tanto é que dia 1 de março a região deveria estar nublada e Rio Negrinho registrou mínima mais baixa do que a minha PWS...mas a minha máxima foi 1,5 graus mais baixa...

 

Mas é bom lembrar: a estação fica no município de Joinville :D

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...

Aqui vi um pacotão sobre a minha estação "Joinville Planície"

 

 

FreeWX-Wi monthly summary for março 2011

 

There are 31 entries in the selected almanac file

covering the period 1 março to 31 março.

------------------------------------------------------------

 

Maximums and minimums

 

Maximum temperature: +33,2 °C at 14:03:00 on 24 março

Minimum temperature: +17,3 °C at 06:40:00 on 16 março

 

Maximum humidity: 98 % at 23:59:00 on 31 março

Minimum humidity: 35 % at 13:24:00 on 16 março

 

Maximum dew point: +24 °C at 08:13:00 on 24 março

Minimum dew point: +9 °C at 09:10:00 on 15 março

 

Minimum wind chill: +17,3 °C at 06:40:00 on 16 março

Maximum heat index: +35,3 °C at 14:03:00 on 24 março

 

Maximum barometric pressure: 1019 hPa at 22:07:00 on 30 março

Minimum barometric pressure: 999 hPa at 16:04:00 on 26 março

 

Maximum wind gust: 27 km/h from 304° at 19:12:00 on 10 março

 

Maximum indoor temperature: +28,6 °C at 11:36:00 on 27 março

Minimum indoor temperature: +21,7 °C at 07:13:00 on 21 março

------------------------------------------------------------

 

Averages

 

Average temperature: +24,1 °C

Average maximum temperature: +27,8 °C

Average minimum temperature: +20,4 °C

 

Average humidity: 74 %

Average maximum humidity: 97 %

Average minimum humidity: 51 %

 

Average dew point: +18,3 °C

Average maximum dew point: +21,3 °C

Average minimum dew point: +15,4 °C

 

Average minimum wind chill: +20,4 °C

Average maximum heat index: +29,2 °C

 

Average barometric pressure: 1011 hPa

Average maximum barometric pressure: 1013,2 hPa

Average minimum barometric pressure: 1008,7 hPa

 

Average indoor temperature: +24,9 °C

Average maximum indoor temperature: +26,3 °C

Average minimum indoor temperature: +23,6 °C

------------------------------------------------------------

 

Rainfall summary:

(Entries are for the 24 hours Midnight to Midnight on the indicated dates)

 

1st março - (5 mm)

2nd março - (1 mm)

3rd março - (24 mm)

4th março - (1 mm)

5th março - (8 mm)

6th março - (30 mm)

7th março - (11 mm)

8th março - (1 mm)

9th março - (7 mm)

10th março - (55 mm)

11th março - (5 mm)

12th março - (51 mm)

13th março - (27 mm)

14th março - (1 mm)

18th março - (15 mm)

21st março - (6 mm)

22nd março - (5 mm)

23rd março - (1 mm)

24th março - (10 mm)

25th março - (7 mm)

26th março - (11 mm)

28th março - (21 mm)

29th março - (12 mm)

30th março - (29 mm)

31st março - (9 mm)

 

Number of rainfall days: 25

Maximum rainfall rate: 112 mm/hour at 20:08:00 on 10 março

Total rainfall for março: 353 mm

 

 

Average of daily peak wind gusts: 15,4 km/h

Average of daily peak wind gust direction: 184°

Link to comment
Share on other sites

Aqui vai um comarativo entre as estações que eu monitoro e que são relativamente próximas e na mesma mesorregião do Planalto Norte, (a minha estação fica na serra Dona Francisca, em Joinville, meio que na borda do Planalto)...A exceção fica com a minha estação Joinville Planície, que não é páreo para nenhuma das outras três estações.

 

MaroCOMPparte1.jpg

MaroCOMPparte2.jpg

MaroCOMPparte3.jpg

 

Trocando em miúdos:

 

SBSRNJOINVILLE.jpg

 

Obs1: maior número de mínimas em comparação a outras duas estações (Rio Negrinho/INMET e São Bento do Sul/SAMAE)

Obs2: As O maior número de máximas mais baixas ficou com SBS. Atribuo isso a localização da minha estação. A vento não é o forte no local aonde ela está inserida. Mesmo assim, 13 dias com a menor temperatura é uma boa marca, sendo que ela não tem o fan aspirated da Davis.

Link to comment
Share on other sites

Diego, muito bons os dados. QUal a altitude da sua estação mesmo?

Outra coisa, como foi esse mês em Curitiba? Sua estação é realmente bem fria cara. E que diferença da planicie, maxima absoluta de apenas 28,5ºC.

Sua estação é a mais a leste dessa três, deveria ter uma pior constância de mínimas baixas, mas mostrou justamente o contrário. Ela esta em zona rural né? Talvez seja isso. Estou curioso pelos dados de inverno tambem. Abs

Link to comment
Share on other sites

Diego, muito bons os dados. QUal a altitude da sua estação mesmo?

 

João, a altitude em que ela se encontra, pelo Google Earth, é de 864 m. Tenho um relógio com altímetro e alcancei apenas 842 metros. Mas até onde eu sei a altitude que o GE passa tem uma boa acurácia, na maioria das vezes.

 

Outra coisa, como foi esse mês em Curitiba? Sua estação é realmente bem fria cara. E que diferença da planicie, maxima absoluta de apenas 28,5ºC.

 

Não sei como foi o mês em Curitiba, mas o Carlos deve ter esse valor...A diferença entre a minha estação aqui na cidade e na serra é de mais de 800 metros, o que ajuda nesta diferença de temperaturas.

 

Sua estação é a mais a leste dessa três, deveria ter uma pior constância de mínimas baixas, mas mostrou justamente o contrário.

 

Tucci, também pensei da mesma forma. Minha estação está bem mais sujeita a períodos nublados do que as outras, haja vista que ela está relativamente próxima da borda da Serra do Mar aqui em Joinville. Entretanto, ela tem apresentado bons valores até o presente momento. Eu realmente esperaria que ela mesclasse um pouco das duas condições: tempo bem aberto pela manhã, mas sofrendo infiltração de umidade proveniente do mar durante o período mais quente do dia; e depois abrisse o tempo novamente, para que as temperaturas despencassem durante a noite. Sonho meu! hehehehe

 

Ela esta em zona rural né? Talvez seja isso. Estou curioso pelos dados de inverno tambem. Abs

 

Sim, está em zona totalmente rural. As intervenções perto dela são: um pequeno tanque de peixe, situado a aproximadamente 15-20 metros; um galpão, situado a 80-100 metros; pasto, gados e cavalos ao redor dela. Ela se situa a 20 metros de um rio, também. A propósito, o rio em questão é o principal manancial de água potável de Joinville. Quero apresentar esses dados, também, as entidades responsáveis pela manutenção deste manancial de água aqui de Joinville.

E quanto aos dados do inverno, acho que todos estamos curiosos heheheh..Realmente espero obter dados interessantes com esta estação!

Link to comment
Share on other sites

Show de bola Diego! Bem completo o comparativo, mal posso esperar pelo inverno!

 

Estou na mesma expectativa, Caio! Mas a julgar pela lerdeza do deslocamento das mPs, que por vezes não chegam até o amanhecer aqui na região (caso de hoje, poir exemplo), espero não ser surpreendido negativamente heheheh

Link to comment
Share on other sites

Muito bom Diegão!

Ah se o mês de março fosse assim aqui, estaria feliz!!

Continuo achando que as máximas no inverno serão o destaque!!

abração

 

Marcelo, como já falei ao Tucci, espero que minha estação seja uma mistura de mínimas baixas e máximas por diversas vezes baixas tb, devido a proximidade com a borda da serra do mar....vamos ver e viver essa expectativa! hehe :good:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, estive em Campo Alegre hoje de madrugada e aproveitei para coletar alguns dados da minha estação "Joinville Serrana", que fica, como o nome diz, em Joinville.

 

Aqui vai o comparativo entre mínimas e máximas da estação.

 

Dias com menor mínima absoluta (Até dia 14):

 

Rio Negrinho-INMET: 2

SBS-Samae: 0

Joinville Serrana: 12

 

Dias com menor máxima absoluta (Até dia 13):

 

Rio Negrinho-INMET: 2

SBS-Samae: 7

Joinville Serrana: 4

5a4e8928b9479_ComparativoABRILPARCIAL.thumb.JPG.76a8e9563ea56a6ad79f4299b1437bad.JPG

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.