Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Joinville: Planície x Serra Dona Francisca x Serrana


DSoares
 Share

Recommended Posts

  • Replies 184
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Destaque para a mínima de apenas 0,2 graus no dia 1 de maio. Gente, essa mínima é inferior a quase todas as mínimas registradas nas estações do Planalto Norte neste dia, perdendo apenas para Monte Castelo!

 

Destaque 2: mínima espetacular no dia 19 de maio de 2012. Espetacular pois TODAS as estações do Planalto Norte ficaram com temperatura de 2 a 5 graus mais altas que a Joinville Serrana!

 

Não fiz o estudo que prometi ainda, mas posso adiantar que a Joinville Serrana tem menores mínimas (algumas com grande diferença) que a Joinville Dona Francisca que deixei online, porém tem máximas maiores. Isso indica muita coisa no estudo dos microclimas...

Link to comment
Share on other sites

Muito show essa Joinville Serrana, Diego. Tá funcionando que é um relógio, pena não estar on-line. Pois me parece melhor para mínimas do que a atual on-line aí na Dona Francisca. Belo monitoramento!

 

Caio, agradeço pelas palavras e concordo com tudo. Pena não estar online. Tomara que Campo Alegre leve internet rural para essas regiões, aí mesmo estando nos limites de Joinville a chácara do meu amigo seria agraciada!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Considerações:

 

- Mínima de junho simplesmente ridícula! 4 graus no alto de uma serra a mais de 800 metros é deplorável!! Para ter noção, essa mínima absoluta de junho é SUPERIOR a mínima de MARÇO e MAIO, e praticamente IGUAL a ABRIL. É de chorar em grego!!!!

 

- Apenas UMA mínima negativa até agora! UMA!! Ano passado eu tive 16 negativas até o final do inverno!!!!

Link to comment
Share on other sites

Considerações:

 

- Mínima de junho simplesmente ridícula! 4 graus no alto de uma serra a mais de 800 metros é deplorável!! Para ter noção, essa mínima absoluta de junho é SUPERIOR a mínima de MARÇO e MAIO, e praticamente IGUAL a ABRIL. É de chorar em grego!!!!

 

- Apenas UMA mínima negativa até agora! UMA!! Ano passado eu tive 16 negativas até o final do inverno!!!!

 

 

Se está ruim agora, imagina só na época da Copa! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Me chamou a atenção a diferença na direção dominante do vento entre as "duas Joinvilles". A variação

na direção do vento é maior na Joinville planície. Creio que isso se deve ao fato de que a serrana fica

numa localização que não capta direito os ventos, ou estou errado? Aqui em casa acontece o mesmo,

às vezes o aeroporto tem vento de sudoeste e aqui está de leste/nordeste, hehehe!

Link to comment
Share on other sites

Me chamou a atenção a diferença na direção dominante do vento entre as "duas Joinvilles". A variação

na direção do vento é maior na Joinville planície. Creio que isso se deve ao fato de que a serrana fica

numa localização que não capta direito os ventos, ou estou errado? Aqui em casa acontece o mesmo,

às vezes o aeroporto tem vento de sudoeste e aqui está de leste/nordeste, hehehe!

Também reparei nisso. Na Dona Francisca foram 28 dias com vento do quadrante N e suas variações, NNE, NNO, NE. Ao menos foram 15 dias de mínimas abaixo de 10°.

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

Me chamou a atenção a diferença na direção dominante do vento entre as "duas Joinvilles". A variação

na direção do vento é maior na Joinville planície. Creio que isso se deve ao fato de que a serrana fica

numa localização que não capta direito os ventos, ou estou errado? Aqui em casa acontece o mesmo,

às vezes o aeroporto tem vento de sudoeste e aqui está de leste/nordeste, hehehe!

 

O anemômetro dela está em uma baixada, e o termômetro numa encosta. Ela é a minha antiga Oregon (por isso a distância tão grande entre um equipamento e outro, já que a WMR 968 vem com sensores separados). O Torales verificou in loco a estação.

 

Aproveitando o quote: O PLUVIÔMETRO ESTÁ ESTRAGADO!. Infelizmente, ele não está funcionando há algum tempo. Assim, esqueçam os dados de chuva. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Também reparei nisso. Na Dona Francisca foram 28 dias com vento do quadrante N e suas variações, NNE, NNO, NE. Ao menos foram 15 dias de mínimas abaixo de 10°.

 

Abraços climáticos!

 

Vou tentar mudar o anemômetro para um ponto mais alto da próxima manutenção nesta estação. Aí creio que a maioria dos ventos será do quadrante leste. :good:

 

Marcola, as mínimas abaixo de 10ºC salvaram o mês. Quando eu baixar os dados da Joinville Serrana, que não está online, as mínimas abaixo de 10ºC deverão ser ligeiramente em maior número.

Link to comment
Share on other sites

Será que não há obstáculos que causam turbulência sobre o anemômetro da estação? Se houverem árvores altas ao redor dela será muito complicado melhorar esse problema.

 

Na minha estação acontece exatamente isso. O meu sítio inteirinho é rodeado por uma floresta, não há escapatória, hehehe. A estação fica a poucos metros de uma araucária

e uns 15m de várias árvores altas. A turbulência é intensa, quando venta forte o ponteiro do anemômetro fica basicamente rodando de um lado pro outro :laugh: :laugh: .

 

Todos os dados da minha Davis são confiáveis, exceto a direção do vento. Quando eu quero saber a direção eu olho os dados do aeroporto.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

A primeira quinzena de Outubro foi muito agradável na Joinville serrana. O dia

14/10 foi muito bom!

 

Então Diego, ano que vem vou traçar uns comparativos entre a Joinville planície e

minha estação Bandeirantes aqui em Juiz de Fora. Será nível do mar contra 720m,

porém 6 graus de latitude a mais para Joinville. JF leva a melhor no verão, isso é

certeza, mas eu estou interessado para o inverno. :ok:

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

DSoares, qual é a precipitação média da região? Foi um ano seco para a tua estação. A precipitação foi igual a POA.

 

O local é literalmente uma serra: verão fresco e inverno frio mesmo com bloqueios e falta de mp´s decentes. E parece que houve só uma negativa o ano todo, a despeito da altitude.

 

Abraços serranos!

Link to comment
Share on other sites

DSoares, qual é a precipitação média da região? Foi um ano seco para a tua estação. A precipitação foi igual a POA.

 

O local é literalmente uma serra: verão fresco e inverno frio mesmo com bloqueios e falta de mp´s decentes. E parece que houve só uma negativa o ano todo, a despeito da altitude.

 

Abraços serranos!

 

Não tenho dados concretos, pois não há histórico na região. Entretanto, aqui na planície o índice passa facilmente dos 2000 mm anuais. Tanto nesta estação na serra quanto na estação aqui na planície os índices ficaram semelhantes, ou seja, pouquíssima precipitação.

 

Esse ano foi muito fraco em termos de frio, Marcos. Tive uma negativa apenas. Ano passado, foram 16! Sem contar mais um punhado de dias em que a temperatura ficou em 0,0 graus ou 0,x graus. Deprimente este ano por aqui...

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Maio 2013 até o dia 18 na Joinville Serrana

 

MaioTruteira_zps060f4f56.jpg

 

Maio 2013 até o dia 18 na Serra Dona Francisca - Joinville

 

MaioDonaFrancicsa_zpse4df6eda.jpg

 

Gráfico comparativo entre as mínimas das duas estações

 

MiacutenimasMaio_zps36ab2d31.jpg

 

Considerações:

 

- Incrivelmente a Dona Francisca foi ligeiramente mais fria que a Joinville Serrana (em outras observações que eu havia feito o contrário tinha sido verificado).

- Mesmo não registrando as menores mínimas, a Joinville Serrana teve 5 geadas seguidas contra 3 da Dona Francisca, a julgar pelos dados e pelo horário que foi registrada as mínimas).

- A chuva foi incrivelmente mal distribuída. Teve um dia que a Serrana registrou 28 mm contra nada da Dona Francisca. Fui ao local e liguei para a pessoa que cuida da chácara na Dona Francisca e ele verificou que o pluviômetro estava desobstruído e fez um teste na estação jogando água no pluviômetro que registrou perfeitamente, ou seja, nada de erro na medição.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.