Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Joinville: Planície x Serra Dona Francisca x Serrana


DSoares
 Share

Recommended Posts

Caraca! 6 em Jlle divisa com CA! :clapping:

Enquanto isto, tenho comemorado o fato de passar pouco calor usando camisa e calça nos últimos dias, e tenho aprendendo a dar um certo valor a mínimas de 16,1 em abril... :heat:

 

Realmente, gostei bastante deste valor para a região...e também tenho dado valor as mínimas deste mês....até agora, um sufoco para baixar dos 15ºC...e em apenas uma oportunidade...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 184
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

É uma estação de padrão muito confiável como se nota na foto. Ta bonita hein? Serve de modelo pra muita gente...

 

Valeu, Caio! Realmente eu me esforcei para deixar a estação bem abrigada, evitando que gados e cavalos pudessem danificar o equipamento, bem como pessoas no mínimo "curiosas" pudessem mexer e interferir na qualidade dos dados...foram algumas viagens até o local para chumbar os pilares, colocar a cerca e montar e fazer o startup da estação, mas até agora tem valido a pena!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, hj de madrugada estive na minha estação Joinville Serrana...e ela voltou a marcar os dados. Entratanto, tudo que tinha antes foi apagado...menos mal que tenho todos os relatórios anteriores..

 

Aqui vão os dados, não tenho a mínima verdadeira do dia 24/04/2011, pois ela voltou a funcionar apenas as 11:00 da manhã....e hoje não tenho a máxima ainda, por motivos óbvios...

 

Por enquanto, sem comparativos...quando sobra tempo, devo fazer minhas correlações...

 

Mas nas mínimas, com exceção de hoej, deu um banho em RN e SBS...

5a4e89292e15e_imagemAbril2011.thumb.JPG.7324047060dde125b9202596b319bdbe.JPG

Link to comment
Share on other sites

FreeWX-Wi monthly summary for the current month

 

There are 28 entries in the selected almanac file

covering the period 1 abril to 30 abril.

------------------------------------------------------------

 

Maximums and minimums

 

Maximum temperature: +34,2 °C at 13:47:00 on 14 abril

Minimum temperature: +14,9 °C at 06:53:00 on 07 abril

 

Maximum humidity: 98 % at 23:59:00 on 30 abril

Minimum humidity: 29 % at 15:35:00 on 05 abril

 

Maximum dew point: +22 °C at 14:47:00 on 29 abril

Minimum dew point: +9 °C at 12:56:00 on 26 abril

 

Minimum wind chill: +14,9 °C at 06:53:00 on 07 abril

Maximum heat index: +35,4 °C at 13:30:00 on 14 abril

 

Maximum barometric pressure: 1025 hPa at 10:37:00 on 27 abril

Minimum barometric pressure: 1007 hPa at 16:21:00 on 04 abril

 

Maximum wind gust: 24,1 km/h from 40° at 14:26:00 on 23 abril

 

Maximum indoor temperature: +27,9 °C at 10:49:00 on 03 abril

Minimum indoor temperature: +21,7 °C at 07:24:00 on 26 abril

------------------------------------------------------------

 

Averages

 

Average temperature: +23,1 °C

Average maximum temperature: +27,7 °C

Average minimum temperature: +18,5 °C

 

Average humidity: 72 %

Average maximum humidity: 97 %

Average minimum humidity: 47 %

 

Average dew point: +16,7 °C

Average maximum dew point: +19,8 °C

Average minimum dew point: +13,6 °C

 

Average minimum wind chill: +18,5 °C

Average maximum heat index: +28,4 °C

 

Average barometric pressure: 1015 hPa

Average maximum barometric pressure: 1017,2 hPa

Average minimum barometric pressure: 1012,9 hPa

 

Average indoor temperature: +24,4 °C

Average maximum indoor temperature: +25,5 °C

Average minimum indoor temperature: +23,2 °C

------------------------------------------------------------

 

Rainfall summary:

(Entries are for the 24 hours Midnight to Midnight on the indicated dates)

 

1st abril - (2 mm)

2nd abril - (3 mm)

10th abril - (2 mm)

12th abril - (1 mm)

14th abril - (17 mm)

21st abril - (4 mm)

23rd abril - (13 mm)

26th abril - (5 mm)

27th abril - (8 mm)

28th abril - (11 mm)

29th abril - (2 mm)

 

Number of rainfall days: 11

Maximum rainfall rate: 87 mm/hour at 14:30:00 on 23 abril

Total rainfall for abril: 68 mm

Days Since Rain: 1

Last rainfall amount: 2 mm

 

 

Average of daily peak wind gusts: 12,9 km/h

Average of daily peak wind gust direction: 203°

 

É lógico que houveram mais dias de chuva neste mês, mas em outros locais ou mesmo em quantidade que o pluviômetro não conseguiu registrar...

 

Mesmo assim, ridícula as chuvas na região neste mês de abril!

Link to comment
Share on other sites

Bem interessante o comparativo Diego!!

Ate o final desse mes, provavelmente teremos uma onda de frio "invernal" e sera o primeiro bom teste para o comparativo!!!

 

Sds.

 

Valeu, Silvio! Realmente estou ansioso por uma onde de frio forte. Aí teremos ideia de como ficará a diferença entre ambas...Uma pena que eu perdi 10 dias de dados de abril, por isso nem fiz o comparativo entre as médias de Joinville Planície e Joinville Serrana.

 

Mas quero ainda fazer o comparativo das mínimas registradas em SBS e Rio Negrinho.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Tem muita diferença do clima de Joinville e do litoral do Paraná? Principalmente se comparado com Morretes ou Antonina, ali na planice.. Morretes me parece mais quente e com extremos maiores, o que acha?

 

Delai, acho que a diferença é pequena. Não acompanhei os dados de Morretes, mas por ser uma estação do INMET seus dados devem ser mais confiáveis que os meus daqui de Joinville.

 

Também tenho a impressão, quando estive por lá inclusive, de que Morretes é mais quente. Quanto aos extremos, só chegaria a uma conclusão analisando os dados. O que acho uma boa idéia! Assim que sobrar um tempo vou pegar os dados de Morretes.

 

Já Antonina registra valores por vezes mais baixos que aqui. Assim como Iguape, no litoral de SP! Mas credito isso muito mais à localização da estação do que a outro fator.

Link to comment
Share on other sites

Tem muita diferença do clima de Joinville e do litoral do Paraná? Principalmente se comparado com Morretes ou Antonina, ali na planice.. Morretes me parece mais quente e com extremos maiores, o que acha?

 

Morretes esta meio que encravado no "meio" da Serra, ja numa area baixa proxima ao mar, mas tem muito morro ao "redor", o que acaba colocando a cidade numa especie de panelao, potencializando as maximas, e as vezes produzindo um efeito baixada!

Acredito que possa ter alguns extremos maiores mesmo do que Joinville planicie, mas so conferindo mesmo pra ver!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Tem muita diferença do clima de Joinville e do litoral do Paraná? Principalmente se comparado com Morretes ou Antonina, ali na planice.. Morretes me parece mais quente e com extremos maiores, o que acha?

 

Morretes esta meio que encravado no "meio" da Serra, ja numa area baixa proxima ao mar, mas tem muito morro ao "redor", o que acaba colocando a cidade numa especie de panelao, potencializando as maximas, e as vezes produzindo um efeito baixada!

Acredito que possa ter alguns extremos maiores mesmo do que Joinville planicie, mas so conferindo mesmo pra ver!

 

Sds.

 

Falou tudo o que eu penso, Silvio.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
1 mm??

 

No Parana ate o momento, boa parte do Estado, com excecao do Norte, recebeu ate 10mm de chuva nesse mes!! Tem sido um Maio seco realmente! No final do mes deve chover, mas se o frio vier forte, algumas regioes devem receber apenas aquela garoa que antecede a entrada do ar frio!

Sds.

 

Pois é, Silvio. Fiquei de cara mesmo, ainda mais se tratando de Joinville. Lógico que isso retrata o local da minha estação. Em outros pontos de Joinville com certeza choveu mais. Além disso, o pluviômetro da Oregon não é tão preciso quanto da Davis, por exemplo. Pude constatar isso quando instalei as duas no mesmo local por um determinado período.

 

Mesmo assim, valor extremamente baixo. Abril também foi muito pouca chuva, depois de um janeiro e fevereiro muito chuvosos e um março regular.

Link to comment
Share on other sites

Nada de excepcional....apenas uma temperatura de 4 graus, que nao chegou na menor mínima do ano até o momento...

 

Hoje pela manhã meus pais estavam em Campo Alegre, relativamente próximo do local da estação (menos de 10 km em linha reta). Por lá, a temperatura chegou a 6,6 graus. Estimo no mínimo o mesmo para lá.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, fechamento do mês de maio na zona sul de Joinville

 

Joinville - Planície: 18,8 ( 15,1 / 24,4 / 8,6 / 29,9 / 19,8) - 52 mm

 

Logo logo devo coletar os dados da estação Joinville Serrana.

 

Qual o grau de urbanização da sua estação litorânea? Impressionante a diferença de 6 graus em apenas quase 900m!

Eu achava q a dife era menor...

Por este coeficiente, de 1 grau/150m, não é de duvidar que o interior profundo da RMC ainda registre temps de 11,9 na média de julho, como ocorria na área "urbana" de Curita no final o século XIX!

Ontem mesmo, depois de voltar de uma trilha no Caratuva, cheguei no bairro Portão com 14,0 quase 18h00. 1h30 antes, ainda com sol, tinha áreas na estradinha de chão que vai da 116 até o sítio do Dílson, que estavam registrando piauíenses 10,5!

Link to comment
Share on other sites

Luciano, se olhares no mapa do local da minha estação no wunderground.com (http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISCJOINV2) verás que a região nem é tão urbanizada. Entretanto, tem um baita galpão próximo dela, que talvez prejudique os dados. Digo isso porque uns 2 kilometros mais ao sul a temperatura é sensivelmente mais baixa que aqui...

Link to comment
Share on other sites

Luciano, se olhares no mapa do local da minha estação no wunderground.com (http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISCJOINV2) verás que a região nem é tão urbanizada. Entretanto, tem um baita galpão próximo dela, que talvez prejudique os dados. Digo isso porque uns 2 kilometros mais ao sul a temperatura é sensivelmente mais baixa que aqui...

 

Mas um mero galpão numa área pouco concretada, acho que nem faz tanta dife, no máximo 0,5! :hi:

Link to comment
Share on other sites

As tuas fotos, Soares, mostram claramento ser uma baixada! A diferença dela para o Castelinho é que a tua é mais suave, enquanto que o Castelinho é mais profundo. Não é a toa que pegas sol por muito mais horas que no Castelinho, pois as elevações ao redor da estação são bem suaves. No Castelinho demora praticamente uma hora depois do amanhecer para o sol sair por de trás dos morros, he he he he

Link to comment
Share on other sites

Legal, Diego !

 

Chama a minha atenção as árvores aí na Joinville serrana. Pelas fotos, posso ver coqueiros, mas

não achei araucárias. Imagino eu que, no entanto, deve ter estes pinheiros na região. Quando fui

a São Joaquim, lembro-me que não consegui avistar absolutamente nenhum coqueiro.

Link to comment
Share on other sites

Junho até dia 11 as 16:00 da tarde...

 

A minha tabela no Castelinho também é até o dia 11 às 16hs!!

 

Coletamos juntos as informações, hehehehe

 

hehehe coincidência hein? Eu fiz um passeio de quadriciclo da chácara da família até a região da minha estação, daí levei meu laptop na mochila já.... É mais perto do que ir de Joinville hahahha

Link to comment
Share on other sites

As tuas fotos, Soares, mostram claramento ser uma baixada! A diferença dela para o Castelinho é que a tua é mais suave, enquanto que o Castelinho é mais profundo. Não é a toa que pegas sol por muito mais horas que no Castelinho, pois as elevações ao redor da estação são bem suaves. No Castelinho demora praticamente uma hora depois do amanhecer para o sol sair por de trás dos morros, he he he he

 

Pois é, Bruno. Infelizmente não tive muita escolha, pois esse local é o que me restou, já que era o único habitado, pertencente ao município de Joinville, e ainda por cima é de um conhecido meu! Menos mal que é uma baixada, suave, mas é. Não tive outra escolha. Mas agora esbarro na falta de internet no local. Estou fazendo testes e mais testes, e é de interesse do proprietário colocar internet lá também, mas quem disse que pega sinal de celular??

Link to comment
Share on other sites

Legal, Diego !

 

Chama a minha atenção as árvores aí na Joinville serrana. Pelas fotos, posso ver coqueiros, mas

não achei araucárias. Imagino eu que, no entanto, deve ter estes pinheiros na região. Quando fui

a São Joaquim, lembro-me que não consegui avistar absolutamente nenhum coqueiro.

 

Renan, como o Bruno bem disse, são palmeiras que existem pela região. E são naturais da região da Floresta Ombrófila Mista, onde ocorre a araucária. Aliás, na última foto, é possível ver dois exemplares de araucária, de pequeno porte.

Em anexo vou deixar uma foto de outra araucária do local. E quando voltar para minha casa, vou postar outras fotos da região, que contemplem pinheiros. Aliás, o terreno que está minha estação tem muito pouco. O antigo dono simplesmente cortou quase tudo. :negative:

 

 

Renan, será que tu não tá confundindo coqueiro com Chachim?

 

Acho que pode ser, sim, Bruno. Confundiu ou não, Renan?? :D

DSC01085.thumb.JPG.cc9c4ed3b0a00ceb45aa1010bfb9d751.JPG

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.